Uesb pede maior prazo ao MP-BA para solucionar ocupação

  • 21 Nov 2016
  • 16:14h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos, solicitou à promotora Guiomar Miranda uma dilatação do prazo concedido para a desocupação dos prédios da Universidade. A ocupação estudantil completou um mês nesta segunda-feira (21). Segundo o relatório circunstanciado entregue ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), o prazo de 20 dias “foi insuficiente em função do número pequeno de dias úteis e da complexidade das decisões que a situação requer, inclusive com o envolvimento de órgãos internos da Uesb, como Consu, e externos, a exemplo da PGE”.

Confira a nota na íntegra:

O reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos, em atenção à Recomendação nº 04/2016, da ilustre Representante da 11ª Promotoria de Justiça, encaminhou, nesta data (21), dentro do prazo estabelecido, o relatório circunstanciado das medidas adotadas para o cumprimento das recomendações, objetivando a busca da normalidade das atividades da Instituição. No Ofício, informa que o Conselho Universitário (Consu) foi convocado, assim como, por ser a matéria tratada comum às diversas instituições de ensino da Administração Pública Estadual, a mesma foi submetida à apreciação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a qual a Procuradoria da Universidade tem vinculação técnica. Considerando a necessidade de se observar os prazos para convocação do CONSU e obter um posicionamento da PGE, foi solicitada à Excelentíssima Senhora Promotora uma dilatação do prazo concedido, visto que o mesmo foi insuficiente em função do número pequeno de dias úteis e da complexidade das decisões que a situação requer, inclusive com o envolvimento de órgãos internos da Uesb, como Consu, e externos, a exemplo da PGE. Ressalta, ainda, que nesse período a administração da Universidade vem dialogando com os representantes do Movimento “Ocupa Uesb”, a fim de viabilizar a realização de atividades essenciais da Instituição.

CONTINUE LENDO

Black Friday deve atrair 20% mais consumidores aos sites e lojas físicas na BA

  • 21 Nov 2016
  • 15:31h

(Foto: Reprodução)

A expectativa dos lojistas baianos para a sétima Black Friday no Brasil, a ser realizada na próxima sexta-feira, cresceu em comparação às edições anteriores: a procura deve ser, pelo menos, 20% maior que no ano passado, conforme prevê o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas). De acordo com o portal idealizador do evento (blackfriday.com.br) somente com as vendas pela internet (e-commerce), os negócios relativos à data no estado devem superar R$ 67 milhões este ano. A estimativa é feita com base no histórico de tráfego no portal. Em Salvador, o montante previsto com o e-commerce é de R$ 38,5 milhões, conforme foi antecipado, com exclusividade, pela coluna Tendências & Mercado, de A TARDE. Segundo o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, a Black Friday tornou-se mais uma alternativa de estímulo ao mercado, em meio à recessão no país: "Temos um consumidor ainda extremamente receoso com a crise e, por outro lado, lojistas em busca de reverter desempenhos negativos sucessivos, buscando, portanto, cada vez mais consolidar a Black Friday no nosso calendário comercial", afirma.

Na internet e na loja

Foi pela mesma razão, como explica Motta, que as lojas físicas brasileiras acabaram abraçando a ação comercial que, no Brasil, foi lançada, originalmente, apenas para o comércio via internet. Hoje, boa parte das expectativas de preços mais vantajosos na data ainda é esperada mais na rede que nas lojas físicas. É, entretanto, o meio de compra que, segundo os especialistas, exige ainda mais atenção de quem está ávido pela oportunidade de fazer bons negócios em época de crise. Com a maioria dos brasileiros ainda pouco familiarizada com as vendas pela internet, a data, nas primeiras edições, foi usada como chamariz por parte de alguns estelionatários para ludibriar os menos precavidos - o que fez com que o evento fosse até apelidado de "Black Fraude" pelos consumidores enganados com produtos de qualidade duvidosa ou que não chegaram a ser entregues .

Sem "fraude"

A estudante Itana Alencar, ao contrário, tem ótimas experiências na Black Friday. Ela espera a data para comprar livros "que saem realmente bem mais baratos e até mesmo sem cobrança de frete, principalmente quando adquiridos em grande quantidade", como ressalta. Precavida, a estudante compra sempre nos sites de livrarias tradicionais. "Tanto na internet quanto nas lojas físicas, o varejo aposta agora mais ainda na credibilidade junto ao consumidor", diz Paulo Motta, do Sindilojas. As lojas oferecem descontos de até 70%. E atenção: a velha prática de aumentar os preços nos dias que antecedem a ação para, depois, anunciar uma falsa promoção será coibida pelo Procon (veja nesta página).

CONTINUE LENDO

Temer decide que ministro Geddel Vieira Lima permanece no cargo

  • 21 Nov 2016
  • 14:51h

(Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer decidiu que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, responsável pela articulação política do governo, permanecará no cargo. Nesta segunda-feira (21), a maioria dos integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência votou favoravelmente à abertura de um processo para investigar a conduta do ministro no episódio que levou à demissão de Marcelo Calero do Ministério da Cultura. No entanto, um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) de um dos integrantes da comissão adiou a abertura oficial do procedimento investigatório. Após pedir demissão, Marcelo Calero disse que o motivo principal de sua saída foi a suposta pressão que sofreu de Geddel para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão subordinado ao Ministério da Cultura, liberasse um empreendimento imobiliário de alto luxo no centro histórico de Salvador. Geddel comprou um apartamento nesse empreendimento. Na avaliação de Temer, ainda que Geddel tenha tratado de assunto pessoal, a decisão do Iphan é técnica e é a que prevalece. Para o presidente, a Comissão de Ética Pública da Presidência avaliará se o ministro agiu sem adotar um critério de impessoalidade.

MP-BA investiga denúncias de torturas praticadas por policiais militares

  • 21 Nov 2016
  • 14:04h

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abriu, no mês de maio, uma série de inquéritos para investigar denúncias contra policiais militares que atuam na Bahia. Entre as denúncias, há suspeitas de espancamento, tortura e condução de investigações ilegais por parte da PM, sobretudo no interior do estado. À frente das investigações está a promotora pública Isabel Adelaide, que decidiu abrir os inquéritos após solicitação de juízes baianos. Até o momento, segundo publicou o portal de notícias UOL, além dos casos de tortura, também é investigado se policiais militares conduziram, por conta própria, investigações criminais, o que é proibido por lei, já que investigações cabem à Polícia Civil. O CORREIO procurou o MP-BA, mas o órgão informou que a promotora Isabel Adelaide não falará sobre o assunto a fim de não atrapalhar as investigações. Na manhã desta segunda-feira (21), o governador Rui Costa (PT) disse que "o Ministério Público cumpre o seu dever de apurar" e que "o governo do estado estará aberto num diálogo franco para identificar possíveis erros ou desvios".

No entanto, Rui disse não ter conhecimento de irregularidades apontadas pelo Ministério Público, que não pela imprensa, e demonstrou insatisfação com o fato de a investigação ter sido publicizada. "Sentei com a representante do MP e disse o que eu achava que não estava correto e não fui pra imprensa para anunciar que não estava sendo feito de maneira correta. Estou disposto a corrigir qualquer problema que tenha sido identificado", disse. Ainda segundo Rui, o MP não fez pedidos de reunião para falar com o Executivo sobre o assunto. "Quando o MP achar conveniente, procura o secretário de Segurança, o Comando da Polícia Militar para resolver o que deve ser resolvido", completou, durante visita a obras no Centro Antigo de Salvador. O CORREIO procurou o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Polícia Militar (PM-BA) para comentar as investigações, mas ainda não obteve resposta dos dois órgãos.

CONTINUE LENDO

Banco do Brasil divulga lista de agências fechadas na Bahia; veja relação

  • 21 Nov 2016
  • 13:08h

(Foto: Reprodução)

O Banco do Brasil divulgou a lista das agências que serão fechadas na Bahia. Salvador é o município que terá mais perdas, três: as agências do Pelourinho, do Salvador Shopping e na Petrobras. Os demais a perder agências do BB são: Antas, Apora, Barreiras (Rio de Ondas), Biritinga, Boninal, Caem (Caem), Candeal (Candeal), Conceição da Feira (Conceição da Feira), Conceição do Almeida (Conceição do Almeida), Crisópolis (Crisopolis)Feira de Santana (Av. Getúlio Vargas, Ibititá (Ibititá), Iguai (Iguai), Itapitanga (Itapitanga), Juazeiro (Shopping Águas Center), Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico), Lençóis (Lençóis), Luís Eduardo Magalhães (Mimoso do Oeste), Mata de São João (Costa do Sauípe), Olindina, Ribeira do Amparo, São Felipe, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Serrolândia, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Uibaí e Vitória da Conquista (Praça Barão Rio Branco). O BB decidiu neste domingo (20) encerrar a atividade de 402 agências bancárias e transformar outras 379 em postos de atendimento.

Estudante conquistense morre em acidente de ônibus na BA 680

  • 21 Nov 2016
  • 12:13h

Um ônibus fretado para excursão estudantil caiu em uma ribanceira, no município de Potiraguá, matando uma estudante conquistense. O veículo retornava de Porto Seguro para Vitória da Conquista, quando o motorista perdeu o controle e desceu uma ribanceira da BA 680, localizada no distrito Coréia. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus caiu de uma altura de 30 metros. Ao descer até o local, a polícia avistou uma idosa de 70 anos e mais três pessoas do lado de fora do veículo, todos conscientes. A estudante do curso de Técnico em Enfermagem, Erica Costa, de 22 anos, morreu no local. O corpo foi recolhido por agentes do DPT de Itapetinga e foi conduzido para Vitória da Conquista, onde será necropsiado. Diversas ambulâncias foram até o local. A falta de estrutura nas cidades vizinhas dificultou o atendimento. Até o momento o número de feridos não foi divulgado

Bahia: Estuprada pelo pai pediu ajuda em carta ao Conselho Tutelar

  • 21 Nov 2016
  • 11:31h

Agressor usava camisa com piada pornográfica quando foi preso (Foto: Rafael Vedra / Liberdadenews)

O caso da jovem de 16 anos, que era estuprada desde os dez anos de idade no município de Vereda, no extremo sul da Bahia, foi descoberto pela polícia após a vítima ter entregue uma carta ao Conselho Tutelar durante um mutirão de paternidade, que celebrava o Dia Nacional da Cidadania. No texto, que foi escrito a próprio punho, a vítima "pedia socorro e dizia que não aguentava mais aquela situação". A informação foi divulgada ao G1, na manhã desta segunda-feira (21), pelo delegado responsável pela prisão, Manoel Andreetta. Conforme o delegado, a carta evidenciava o terror psicológico enfrentado pela vítima. "Ela conta na carta que ele [o agressor] ameçava matar a mãe dela, caso ela contasse o que estava acontecendo. Ela aproveitou o mutirão para pedir socorro", contou. No momento da prisão, o pai e agressor, que tem 47 anos, usava uma camisa com frase pornográfica "Pinto educado é o meu. Que levanta para a mulher sentar". Incluída ao processo, a carta entregue ao Conselho Tutelar não foi apresentada à reportagem. 

Entretanto, Manoel Andreetta destaca que o texto foi fundamental para interromper o ciclo criminoso que se desenrolava por seis anos. "A carta foi entregue ao Ministério Público e, então, tudo começou. Foi fundamental para a prisão", relatou. A jovem estuprada pelo pai está grávida. Como ela tem namorado, a polícia irá esperar o resultado do teste de paternidade para saber se o filho da vítima é fruto das agressões sexuais que sofreu do pai. Não há previsão para divulgação do resultado dos exames. Preso no dia 17 de novembro, o agressor, que segundo o delegado confessou o crime e tratou os estupros com naturalidade, foi encaminhado para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde é mantido em cela diferenciada. "Sabendo que há uma cultura de intolerância no próprio meio prisional, diante desse tipo de crime, ele teve transferência imediata para o Conjunto Penal, que tem celas especiais para atender esses casos", explica o delegado.

CONTINUE LENDO

Perícia inicial em helicóptero que caiu na Cidade de Deus não encontra marcas de tiros

  • 21 Nov 2016
  • 10:51h

(Foto: Reprodução)

A perícia preliminar feita no helicóptero da Polícia Militar (PM) que caiu no sábado na comunidade da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, não encontrou perfurações por arma de fogo. Segundo informações da Agência Brasil, a informação foi confirmada pelo secretário estadual de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, após o velório de três dos quatro policiais mortos no acidente. “O laudo de necropsia dos quatro policiais que estavam no helicóptero já saiu, a perícia foi muito rápida e muito eficiente, não há perfuração por arma de fogo nos corpos. A perícia está sendo feita pela Delegacia de Homicídio e pela Aeronáutica. Na aeronave, até o momento, não se encontrou nenhum tipo de perfuração, mas é muito cedo ainda para qualquer conclusão. 

A perícia vai levar mais tempo, para ser uma perícia conclusiva. Então, não se descarta nada até o presente momento”, detalhou. O helicóptero, um Esquilo AS 350 B3, sobrevoava a comunidade como apoio a uma operação, a uma altura de cerca de 2 mil pés. O secretário afirmou que a PM garantiu que a manutenção da aeronave estava em atualizada. Durante a cerimônia, o secretário se emocionou e falou sobre o número de mortes de policiais no Rio e sobre a necessidade de um debate nacional sobre as penas para criminosos violentos. “Nesse sábado, eu lamentava a morte desses cinco policiais militares e hoje eu começo lamentando a morte de nossos 124 policiais militares este ano, são 33 em serviço. É inaceitável o número de mortes de policiais no Brasil. Mas também é inaceitável o número de mortes violentas por causa externa de todas as pessoas. Eu sempre falei, mas infelizmente essa fala não encontra eco. A gente vive, no Brasil, uma crise de segurança pública e a gente tem que rever, tem que ter um novo pacto. A polícia sangra, temos verdadeiros heróis morrendo de forma anônima todos os dias. E ontem tivemos mais cinco”.

CONTINUE LENDO

Corpo é encontrado dentro de poste de alta tensão; vítima estava morta há 15 dias

  • 21 Nov 2016
  • 10:14h

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um corpo ainda não identificado foi encontrado dentro de um poste na noite deste domingo (20), em Goiânia (GO). Moradores do Setor Jardim Europa sentiram um forte odor e acionaram os bombeiros, que encontraram o cadáver em avançado estado de decomposição. "O poste estava deitado no canteiro central. Agora, como a pessoa entrou lá dentro eu ainda não sei", disse ao G1 o delegado Francisco Costa Júnior. A suspeita é que a pessoa tenha morrido há cerca de 15 dias. A vizinhança já tinha acionado o Corpo de Bombeiros há alguns dias em razão do cheiro forte, mas como o odor piorou, a corporação foi novamente chamada. Peritos estiveram no local para recolher os restos mrotais e levá-los ao Instituto Médico Legal (IML).

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

  • 21 Nov 2016
  • 09:34h

Comissão de Ética discute nesta segunda (21) se investigará caso Geddel

  • 21 Nov 2016
  • 08:53h

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, em entrevista à Rede Bahia neste sábado (Foto: Reprodução/Rede Bahia)

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República vai analisar nesta segunda-feira (21) se abre ou não processo para investigar a conduta do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, no episódio que culminou na demissão de Marcelo Calero do comando do Ministério da Cultura. O colegiado se reunirá a partir das 8h30 no Palácio do Planalto, mas só deve divulgar a decisão sobre o caso Geddel no início da noite. Calero disse em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" e confirmou posteriormente em um evento com artistas no Rio de Janeiro que o motivo principal de sua saída da Esplanada dos Ministérios foi a pressão que sofreu do titular da Secretaria de Governo para liberar um empreendimento imobiliário de alto luxo em Salvador no qual Geddel tinha comprado um apartamento. Ele pediu demissão do Ministério da Cultura na última sexta-feira (18) e será substituído pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP). Órgão vinculado à Presidência, a Comissão de Ética Pública fiscaliza a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal e eventuais conflitos de interesse envolvendo integrantes do governo. O colegiado não tem poder para punir nenhum servidor público, no entanto, como é um órgão consultivo do presidente da República, pode recomendar ao chefe do Executivo sanções a integrantes do governo, entre as quais demissão. 

As acusações de Calero contra Geddel também podem ser investigadas no Congresso Nacional. A oposição já está se movimentando para fechar o cerco em torno do ministro da Secretaria de Governo. No sábado, o deputado Jorge Solla (PT-BA) afirmou, por meio de nota, que iria apresentar nesta segunda à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara um requerimento para convocar o ex-ministro da Cultura a prestar esclarecimentos sobre o episódio. Geddel foi um dos principais articuladores políticos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. "É uma expressa acusação de crime de prevaricação [...]. Se Calero acusou outro ministro ao sair, é um caso muito grave e precisa comprovar o que diz para que o caso tenha a consequência devida", diz trecho da nota divulgada pelo deputado do PT. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), divulgou no sábado uma nota pedindo a demissão imediata de Geddel do primeiro escalão e informando que vai apresentar um requerimento de convite para que Calero vá ao Senado explicar a denúncia. Além disso, o líder petista afirmou que irá solicitar que o Ministério Público Federal apure o caso. "É escandaloso que um ministro extremamente poderoso dentro do governo, que trabalha na antessala de Temer, use do próprio cargo para coagir e ameaçar colegas em favor de interesses pessoais", destacou o senador do PT.À Rede Bahia, afiliada da TV Globo, Geddel admitiu no sábado ter conversado com o agora ex-ministro da Cultura sobre o embargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a uma obra da iniciativa privada na capital baiana, mas negou que tenha feito pressão. Na entrevista publicada na edição deste sábado (19) da "Folha", Marcelo Calero relatou que passou a ser pressionado pelo colega de ministério logo depois de assumir o comando da Cultura, em maio. Um dos ministros mais próximos ao presidente Michel Temer, Geddel é presidente do PMDB na Bahia e é um dos políticos mais influentes do estado. No Palácio do Planalto, ele é responsável pela articulação política do governo federal com o Congresso Nacional. O empreendimento imobiliário, segundo Calero, foi embargado pela direção nacional do Iphan em razão de estar localizado em uma área tombada como patrimônio cultural da União, sujeita a regramento especial. Os construtores, afirmou o ex-ministro à publicação, pretendem erguer um prédio com 31 andares, mas o Iphan autorizou a construção de, no máximo, 13 pavimentos. Com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, o condomívio La Vue começou a ser construído em outubro de 2015. O metro quadrado dos apartamentos – um por andar – custa em torno de R$ 10 mil. O edifício tem apartamentos com quatro suítes de 259m² e uma cobertura chamada "Top House" de 450 m². Os imóveis no La Vue variam de R$ 2,6 milhões a R$ 4,5 milhões. No sábado, o instituto informou que a obra foi embargada após estudos técnicos apontarem impacto do empreendimento em cinco imóveis tombados da vizinhança do condomínio: o forte e farol de Santo Antônio, o forte de Santa Maria, o conjunto arquitetônico do Outeiro de Santo Antônio (que inclui o forte de São Diogo), além da própria Igreja de Santo Antônio.Embora a sede nacional do Iphan tenha barrado a construção do empreendimento, relatou Calero, a superintendência regional do órgão na Bahia elaborou um parecer técnico liberando a obra. O ex-ministro ressaltou ao jornal que tinha informações de que a direção da superintendência baiana do Iphan foi indicada por Geddel. "Ele [Geddel] pede minha interferência para que isso acontecesse [liberar a construção da obra], não só por conta da segurança jurídica, mas também porque ele tem um apartamento naquele empreendimento. Ele disse: "E aí, como é que eu fico nessa história?", contou Calero ao jornal, relatando conversa que teria tido com o ministro da Secretaria de Governo no período em que comandou a pasta da Cultura.

CONTINUE LENDO

Banco do Brasil anuncia fechamento de 402 agências

  • 21 Nov 2016
  • 08:11h

(Foto: Reprodução)

O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou neste domingo (20) um conjunto de medidas de reorganização institucional, que será implementado ao longo do próximo ano, que prevê o fechamento de agências e um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada, disse o banco estatal em fato relevante. Após a reorganização da rede de atendimento, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas, disse o banco, acrescentando que as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua. "A economia anual com despesas administrativas, exceto pessoal, é estimada em 750 milhões de reais, sendo 450 milhões de reais decorrentes da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras", disse o banco.

Aposentadoria incentivada
Também foi aprovado um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar. O BB disse que vai divulgar o impacto financeiro do plano de aposentadoria incentivada após o período de adesão. Para incentivar a adesão, o banco vai oferecer valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa. O período de adesão ao plano vai até 9 de dezembro. Depois disso, o banco vai divulgar o impacto financeiro do plano. O BB também vai oferecer redução de jornada de 8 para 6 horas diárias a 6 mil assessores da direção geral e superintendências, com objetivo de diminuir em 16,25 por cento o salário médio. Simultaneamente ao processo de redução de agências, o banco pretende abrir 255 unidades de atendimento digital em 2017. Com isso, o banco espera elevar dos atuais 1,3 milhão para 4 milhões o número de clientes atendidos por esse canal até o fim do ano que vem. "As medidas anunciadas não impactam as projeções (Guidance) divulgadas para 2016", disse o Banco do Brasil.

Rentabilidade
Como resultado da malsucedida campanha do governo federal de usar os bancos públicos para ampliar a oferta de crédito na tentativa de reanimar a economia, o BB tem agora enfrentado perdas crescentes com calotes. A rentabilidade do BB sobre o patrimônio, que mede como os bancos remuneram o capital do acionista, foi de 9,6% no terceiro trimestre, queda de 4,6 pontos percentuais sobre mesma etapa do ano passado. Assim, o BB piorou pela segunda vez no ano a previsão de rentabilidade em 2016, de 9 a 12% para 8 a 10%. Para comparação, o índice do Bradesco no terceiro trimestre foi de 17,6%, enquanto o do Itaú Unibanco chegou a 19,9%. "Não estamos satisfeitos com a rentabilidade que temos hoje", disse dias atrás o diretor financeiro e de relações com investidores do banco, Maurício Coelho, ao comentar os resultados do terceiro trimestre. “Nossa meta é nos aproximarmos de índices de rentabilidade mais próximos aos de nosso rivais privados"

CONTINUE LENDO

Filhos de mulheres infectadas por Zika durante gravidez serão acompanhados até os 3 anos

  • 20 Nov 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Bebês cujas mães foram infectadas por Zika durante a gravidez serão acompanhadas até os três anos de idade, mesmo que não apresentem sintomas no nascimento. Além da medida da cabeça, principal critério para notificação de microcefalia, outras malformações decorrentes da infecção serão investigadas. As mudanças foram anunciadas nesta sexta-feira (18) pelo Ministério da Saúde. Para grávidas, a recomendação de ultrassonografias durante o pré-natal aumentou para duas, numa tentativa de identificar alterações neurológicas em meio à gestação. Além do exame realizado no primeiro trimestre, ele passa a ser repetido por volta do sétimo mês de gravidez. 

Os repasses para esse atendimento, segundo o ministério, serão de R$ 52,6 milhões, segundo a Agência Brasil. As medidas foram anunciadas após um ano da declaração de emergência nacional por conta do aumento de casos de microcefalia registrados no Brasil e, de acordo com o governo, atendem às recentes evidências científicas sobre efeitos da infecção por Zika na formação do bebê na gestação. "Foi um ano de aprendizado e acúmulo de conhecimento. O Brasil acumula 25% de todo o conhecimento, das pesquisas desenvolvidas em todo o mundo", avaliou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele lembrou que, além da microcefalia, foram identificadas outras malformações como problemas na visão, na audição ou nos membros. As alterações podem ser observadas ao longo dos três primeiros anos de vida da criança. O ministério anunciou ainda que, na classificação feita durante a notificação de casos de anomalias relacionadas ao Zika, além da confirmação, dos descartes e de identificações prováveis, será incorporado o caso inconclusivo por conta de resultados laboratoriais indefinidos e casos de recusa da investigação.

CONTINUE LENDO

Ministro diz que estudantes tentaram inviabilizar o Enem e ‘quebraram a cara’

  • 20 Nov 2016
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, criticou nesta sexta-feira (18) as ocupações realizadas por estudantes em escolas e universidades, em protesto contra a proposta de emenda à Constituição que limita gastos públicos e a medida provisória que reforma o ensino médio, que tramitam no Congresso Nacional. O ministro participou de uma palestra sobre a reforma do ensino médio, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio. Durante o encontro, o estudante Leonardo Guimarães, da União Nacional do Estudantes (UNE), questionou o ministro sobre a PEC 55, que limita os gastos públicos por 20 anos. Para o jovem, que se identificou como estudante de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a medida vai na contramão da melhoria do ensino e acarreta perdas de recursos à educação. 

O ministro Mendonça Filho argumentou que a PEC 55 não retira recursos da educação e que o investimento mínimo na área, correspondente à inflação, está mantido. O ministro criticou “posturas intolerantes” que impedem o debate sobre a medida na sociedade. Ele contou ter sido recebido com hostilidade em instituições de ensino e revelou “quase ter sido agredido fisicamente”. Para ele, as táticas são fascistas, impulsionadas por partidos políticos. “Muitos de vocês da UNE imaginaram que iam inviabilizar o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] para 8,6 milhões de estudantes e quebraram a cara, garantimos 97% do Enem no país”, disse Mendonça Filho, sob aplausos de alunos e professores da FGV. “Essa tática fascista [de hostilizar] do PT e do PSOL não me intimidam. Vocês praticam a intolerância de um socialismo vencido e derrotado, essa é a verdade”, afirmou, encerrando a discussão. Mesmo com o tom crítico, Mendonça Filho afirmou que irá a escolas ocupadas discutir propostas do governo caso seja convidado e não haja nenhum risco de violência. “Se tiver ambiente de respeito, em qualquer lugar eu vou, desde que seja garantida minha integridade física e que me seja dado o direito de falar e de ser ouvido”, disse o ministro.

CONTINUE LENDO

Unicef quer levar teste da Bahiafarma a outros países

  • 20 Nov 2016
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

Os testes rápidos para diagnóstico de infecção pelo zika vírus, desenvolvidos pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), despertaram o interesse do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O diretor-presidente do laboratório público baiano, Ronaldo Dias, reuniu-se, nesta sexta-feira, 18, com a direção do órgão internacional para discutir um plano de uso dos dispositivos no mundo, em Copenhague, na Dinamarca. O objetivo do encontro é viabilizar os testes, para que se torne possível monitorar localidades onde a doença oferece maior risco de surto em crianças. 

Cabo Verde, Guiné-Bissau, Malásia e Tailândia são exemplos de países onde há a especulação de uso da ferramenta. Conforme Dias, o teste é uma forma rápida e econômica de identificar a doença na maioria dos países atingidos e contempla a preocupação do Unicef em detectar, com antecedência, a enfermidade causada pelo vírus, que está relacionado ao surgimento de casos de microcefalia em fetos. “Eles têm muito interessem em levar nossos testes para essas áreas onde há muito risco de contrair a doença, para acompanhar seu avanço e controlar os surtos. Vamos iniciar um plano de validação dos testes nos países para atender a essa demanda”, destacou o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

Expectativa

No Brasil, a previsão é que dois milhões de testes estejam disponíveis na rede pública em dezembro. A Bahiafarma estima, ainda, que outro 1,5 milhão seja disposto até o final do verão, época em que os mosquitos tendem a proliferar, por conta das elevadas temperaturas, que favorecem o desenvolvimento da larva.

CONTINUE LENDO