SUS usará supercomputadores para integrar dados de prontuários eletrônicos

  • 10 Dez 2016
  • 15:04h

(Foto: Reprodução)

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou, nesta quinta-feira (8), a instalação de três supercomputadores recém-adquiridos pelo ministério para integração e informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Com projetos como o Prontuário Eletrônico, o governo pretende reunir e processar as informações de cada unidade de saúde do país. Os municípios têm até o dia 10 de dezembro para se integrar ao sistema. Até o momento, segundo o ministro, 4400 municípios responderam ao chamado do governo federal. No dia 14 de dezembro, o Ministério irá dovulgar um balanço das cidades e unidades que já aderiram a essa informatização e aquelas que não o fizeram. Será a partir dessas respostas que o governo federal pretende levantar um número de quantas unidades não possuem computadores, quantas não têm conectividade e quantas não contam com pessoal capacitado para trabalhar com o sistema integrado e informatizado. Os supercomputadores já estão instalados, mas os softwares que serão utilizados para implantação desse sistema integrado serão licitados em 2017. A previsão do ministro é de que, em março, o sistema fique pronto para funcionamento, mas a partir daí a efetivação dessa troca de dados dependerá da integração dos municípios no sistema e na sua aplicação em cada cidade.

Possível fim da aposentadoria especial faz professores pensarem em 'plano B'

  • 10 Dez 2016
  • 12:02h

(Foto: Reprodução)

Quando soube da proposta que muda as regras da Previdência, a professora do ensino infantil Vivian Adorno dos Santos, de 35 anos, chegou a pensar em pedir exoneração de um dos cargos que tem na prefeitura. A ideia é trabalhar menos horas por dia para suportar mais anos em sala de aula. “Não dá para trabalhar tanto tempo até se aposentar”, diz. Pelo desgaste da profissão, hoje os professores podem se aposentar mais cedo que outras categorias com a chamadaaposentadoria especial. Quem leciona nos ensinos infantil, fundamental e médio pode pedir o benefício do INSS com 25 anos de contribuição e 50 de idade, para mulheres, e com 30 de contribuição ou 55 de idade, para homens. O professor universitário está fora dessa regra. A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso prevê que os professores passem a se aposentar pela idade mínima de 65 anos e contribuam por pelo menos 25 anos, assim como os outros trabalhadores. Se a reforma valesse hoje, Vivian teria que atingir 40 anos de contribuição para atender à nova regra – 15 anos a mais que o previsto. Ela planejava se aposentar com, no máximo, 55 anos de idade. Numa situação parecida, a professora da rede municipal Fabrícia Santos Amaral, que leciona há 15 anos, diz que não consegue se imaginar em uma sala de aula com 65 anos de idade, devido ao esgotamento da profissão. No ano passado, ela ficou afastada da função por estresse. “A aposentadoria especial do professor não é frescura. É para manter a sanidade mental”, defende Fabrícia. “Não sei o que vou fazer da vida se essa reforma passar, mas considero até largar o magistério.”

Uso moderado de redes sociais é bom para saúde mental, diz pesquisa

  • 10 Dez 2016
  • 10:02h

(Foto: Reprodução)

O uso regular de redes sociais contribui para a saúde mental, de acordo com uma pesquisa australiana. O estudo, publicado pela Universidade de Melbourne e pela Universidade de Monash nesta sexta-feira (9), analisou 70 pesquisas que examinaram a relação entre as redes sociais e depressão, ansiedade e bem-estar. Pesquisadores descobriram que as redes sociais muitas vezes se revelaram úteis para conectar as pessoas e fazer com que elas recebam apoio social, além de fornecerem uma fonte única de apoio para indivíduos que têm dificuldade com interações face a face. No entanto, as redes sociais não foram boas para todos, já que algumas pessoas frequentemente se comparavam a outras, afixavam pensamentos negativos ou eram viciadas em redes sociais, correndo maiores riscos de desenvolverem depressão e ansiedade. 

Peggy Kern, líder do estudo da Universidade de Melbourne, disse que as pessoas com ansiedade social eram mais propensas a usar passivamente as redes sociais ao invés de se envolver diretamente, enquanto indivíduos com sintomas depressivos eram mais suscetíveis a postar seus pensamentos negativos. "A mídia social fornece não apenas uma janela para os pensamentos e emoções que as pessoas escolhem compartilhar, mas também alguns de seus padrões comportamentais que podem ajudar ou prejudicar a saúde mental", disse Kern em um comunicado na sexta-feira. "Ao compreender as ligações entre as redes sociais e a saúde mental, podemos fazer melhores escolhas sobre como usar de maneira produtiva as redes sociais e promover uma boa saúde mental". Elizabeth Seabrook, pesquisadora da Universidade de Monash, disse que a pesquisa mostra que as mídias sociais poderiam ser usadas no futuro para identificar e prever a presença de depressão e ansiedade social em um usuário. "A continuidade da pesquisa pode ser uma ferramenta poderosa para a identificação precoce do risco da saúde mental," disse Seabrook.

CONTINUE LENDO

Governo federal quer empresas dos EUA como concessionárias em infraestrutura no Brasil

  • 10 Dez 2016
  • 08:04h

(Foto: Reprodução)

O governo brasileiro quer estimular empresas norte-americanas a serem concessionárias em projetos de infraestrutura no Brasil, como em aeroportos, rodovias e ferrovias. "Hoje não temos nenhuma empresa americana concessionada em infraestrutura no Brasil. Nosso objetivo é que, a partir desse diálogo, venhamos ter empresas americanas na área de concessão no Brasil", afirmou o ministro Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que participa nesta quinta-feira (8) da 1ª Reunião Anual Brasil-Estados Unidos sobre Desenvolvimento de Infraestrutura. De acordo com o ministro, atualmente o estoque total de investimentos dos Estados Unidos no Brasil é de US$ 110 bilhões. 

"Podemos imaginar que qualquer pequeno percentual disso é um valor extremamente significativo. Não estamos fixando uma meta. Nossa expectativa é que tenhamos uma carteira relevante, em algum tempo, considerando essa base extremamente grande", acrescentou, segundo a Agência Brasil. No evento, serão discutidas a identificação e solução para barreiras que impendem os investimentos. A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, disse que o evento é uma forma prática de identificar oportunidades. Questionada sobre a possibilidade de mudança de estratégia com a eleição do Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, Liliana disse que levará tempo para o novo governo formar equipe e essa ação é prioridade para o Brasil e o seu país. "O que estamos fazendo gera benefício para os dois países. Gera trabalho aqui e nos Estados Unidos. É uma prioridade para os dois". Ela acrescentou que acompanha o cenário político no Brasil, mas o foco está no trabalho a ser feito.

CONTINUE LENDO

Dilma Rousseff é eleita uma das mulheres do ano pelo jornal Financial Times

  • 09 Dez 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

Retirada da Presidência da República por um processo de impeachment concluído em 31 de agosto deste ano, a ex-presidente Dilma Rousseff foi escolhida como uma das mulheres do ano pelo jornal britânica Financial Times. Na mesma lista, aparecem também a primeira-ministra britânica Theresa May; a ex-candidata a presidente dos EUA, Hillary Clinton; a ginasta Simone Biles; a cantora americana Beyoncé, entre outras. A publicação descreveu a petista como alguém com mais talentos de “tecnocrata nerd” do que para política nata. "Ela nunca está mais feliz do que quando discute os detalhes íntimos do Orçamento federal, com auxílio de PowerPoint", caracterizou o correspondente do "Financial Times" no Brasil, Joe Leahy. Ao jornal, a ex-presidente afirmou que não pretende mais disputar cargos eletivos, mas continuará “politicamente ativa”. "Rousseff deve ainda estar chocada com a reviravolta em sua fortuna –inversão que correspondeu à de sua nação, que em poucos ano passou de milagre econômico a desapontamento", afirmou o jornal sobre o impeachment. A publicação britânica ainda caracterizou o processo de afastamento como julgamento político e apontou que a “verdadeira razão” para sua saída do poder foi a “queda da popularidade em meio a uma recessão crescente e a uma investigação de corrupção na estatal Petrobras".

Desde 2003, quase 4 mil servidores foram expulsos por corrupção

  • 09 Dez 2016
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União informou nesta sexta-feira (9) que 6.130 servidores foram expulsos do serviço público entre 2003 e 2016. Destes, 65% estavam envolvidos em corrupção, o que representa quase 4 mil servidores. Apenas em 2016, foram expulsos do serviço público 471 funcionários. Em balanço apresentado durante o Dia Internacional contra a Corrupção, o ministério informou que desde 2003 foram deflagradas 247 operações de combate a corrupções. Essas operações foram realizadas em ações que somam R$ 4 bilhões. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Transparência, Wagner Rosário, 67% dos atos de corrupção investigados nessas operações ocorreram em áreas de saúde e educação. "São obras inacabadas, desvios em merenda escolar, medicamentos vencidos e mal amarzenados que não servem ao seu propósito", disse Rosário. O secretário afirmou ainda grande parte das ações ocorrem em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "O baixo IDH é uma das consequências das ações de corrupção."

Reforma prevê novo cálculo para aposentadoria na regra de transição

  • 09 Dez 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

A Proposta de reforma da Previdência apresentada nesta semana pelo governo federal prevê uma regra de transição para homens acima de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. A regra permite que essas pessoas se aposentem em um prazo intermediário entre a regra atual e a nova proposta. Para o cálculo do benefício, no entanto, valerá a regra nova mesmo para quem está na fase de transição, de acordo com a Secretaria de Previdência. Simulações feitas por especialistas consultados pelo G1 mostram que a maioria das pessoas que estão na regra de transição receberá um benefício menor quando se aposentar (veja exemplos abaixo). A nova regra ainda será submetida à avaliação do Congresso Nacional antes de entrar em vigor. Pela regra atual, o valor do benefício é calculado a partir de uma média de 80% dos salários maiores do contribuinte. A nova regra prevê um cálculo pela média simples de todos os salários. A partir dessa média, será aplicado 51% mais 1% para cada ano de contribuição, conforme a tabela abaixo.

Segundo a advogada Jane Berwager, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), na prática, a regra de transição irá impor valores de aposentadorias menores do que os que seriam conquistados pela regra atual. “Não consigo enxergar um caso em que seja mais vantajosa [a regra de transição]. O valor vai ficar sempre muito abaixo. Integral nunca mais”, critica. Em simulações com especialistas, a reportagem do G1 encontrou apenas uma situação em que o benefício seria maior na regra nova - para pessoas que se aposentam precocemente por tempo de contribuição. Nesses casos, o valor do benefício sofre um desconto elevado pelo fator previdenciário na regra atual, o que pode tornar a conta mais interessante para a aposentadoria após o pagamento do pedágio da regra de transição, explica o economista Fábio Klein, da consultoria Tendências. Essas pessoas, no entanto, estão perto de se aposentar com o aposentadoria integral, possibilidade que é adiada por muitos anos na regra nova. As regras para o acesso à aposentadoria integral endureceram na proposta do governo e valem para os mais velhos que ainda não se aposentaram. Veja a tabela abaixo.

CONTINUE LENDO

MPF em Brasília denuncia Lula, filho dele e mais dois na Operação Zelotes

  • 09 Dez 2016
  • 16:46h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) informou nesta sexta-feira (9) que denunciou à Justiça o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele Luiz Cláudio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia foi presentada no âmbito da Operação Zelotes. De acordo com o MPF, a denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento do petista e de seu filho, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni – que também foram denunciados – em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro. Também há indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória. O Instituto Lula informou por telefone que não tem conhecimento da denúncia e que os advogados do ex-presidente responderão assim que souberem do teor da acusação. 

Contatado pelo G1, o advogado de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, Roberto Podval, afirmou que a denúncia tem motivação política, visando atingir o ex-presidente Lula. “Não vi absolutamente nada que levasse a qualquer irregularidade na compra dos caças. [...] Isso é factoide, criado por quem tem interesse em processar o ex-presidente Lula. Para chegar nele, tem que passar pelos Marcondes. Lamento que as acusações, denúncias, feita sem seriedade. Qualquer um chega à conclusão que não há elemento”, disse. O advogado confirma que a companhia sueca Saab, que vendeu os caças ao governo brasileiro, contratou o escritório do casal, mas somente para representa-la no Brasil, sem qualquer crime.Segundo o MPF, os crimes foram praticados entre 2013 e 2015, quando Lula já era ex-presidente. O Ministério Público afirma que ele integrou um esquema que visava beneficiar empresas automotivas, clientes da Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M). De acordo com as investigações, o ex-presidente prometia interferir junto ao governo federal para beneficiar as empresas. Em troca, o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, donos da M&M, teriam repassado ao filho de Lula pouco mais de R$ 2,5 milhões. Veja abaixo por quais crimes cada um dos quatro envolvidos foram denunciados:

  • Luiz Inácio Lula da Silva – tráfico de influência (três vezes), lavagem de dinheiro (nove vezes), organização criminosa;
  • Luis Cláudio Lula da Silva – lavagem de dinheiro (nove vezes) e organização criminosa;
  • Mauro Marcondes – tráfico de influência (três vezes), lavagem de dinheiro (nove vezes), organização criminosa e evasão de divisas (uma vez);
  • Cristina Mautoni – tráfico de influência ( três vezes), lavagem de dinheiro ( nove vezes), organização criminosa e evasão de divisas (três vezes).

O MPF diz na denúncia ter encontrado indícios da existência de “uma relação triangular” entre os investigados formada por clientes da M&M (que aceitaram pagar cifras milionárias por acreditar na promessa de que poderiam obter vantagens do governo federal"; pelos intermediários (Mauro Marcondes, Cristina Mautoni e Lula); e pelo agente público que poderia tomar as decisões que beneficiariam os primeiros (a então presidente da República Dilma Roussef). Durante as investigações, porém, não foram encontrados indícios de que Dilma tivesse conhecimento do esquema criminoso.

Compra de caças 

Em 2014, o governo brasileiro comprou 36 caças da empresa sueca Saab destinados à Força Aérea Brasileira (FAB) por US$ 5,4 bilhões, após mais de uma década de negociações entre o governo e outras duas concorrentes: a americana Boeing, que segundo o MPF era a empresa preferida da então presidente Dilma Rousseff para firmar o negócio, e a francesa Dassault, que chegou a ser anunciada por Lula como a vencedora da licitação em 2009.De acordo com o MPF, durante as investigações, documentos e depoimentos colhidos apontam que o processo de compra dos aviões tornou-se mais político do que técnico e contou com a interferência de Lula em favor da empresa sueca. A denúncia afirma ainda que a empresa sueca, que fechou o contrato de venda dos caças, tinha um contrato indireto com a M&M e que, em agosto de 2012, passou a trabalhar diretamente com os brasileiros. As investigações realizadas por integrantes da força tarefa da Operação Zelotes revelaram que, ao todo, a M&M recebeu da SAAB € 1,84 milhão, sendo € 744 mil apenas entre 2011 e 2015, para viabilizar o negócio. De acordo com o MPF, o reforço nos pagamentos está, segundo os investigadores, no fato de os lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni terem convencido os suecos que possuíam proximidade com Lula e que a empresa sueca poderia contar com a influência do ex-presidente junto ao governo para assegurar uma vitória na disputa. “Assim, argumentos técnicos e indicadores de eficiência tornaram-se meros detalhes diante das jactadas proximidade e amizade a agentes públicos federais”, afirma a denúncia. O MPF diz ter enviado à Justiça documentos que "não deixam dúvida" quanto à estratégia adotada pela M&M para convencer os parceiros da SAAB que poderia contar com o prestígio do ex-presidente para interferir na decisão governamental. O MPF afirma ainda que, em dezembro de 2013, houve uma reunião de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff com o líder do Partido Sindical Democrata e futuro primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven. A reunião foi intermediada, segundo o MPF, pela M&M junto ao Instituto Lula. Lofven, segundo a denúncia, defendia a escolha do modelo fabricado pela SAAB. Nove dias após a reunião, o governo brasileiro anunciou a decisão de comprar de 36 caças do modelo Grippen.

CONTINUE LENDO

Brasil: Bebê é operada após ficar 24h com caneta no olho

  • G1
  • 09 Dez 2016
  • 15:38h

Exame de raio-x mostra caneta cravada em olho de criança (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no AP)

Um exame de raio-x feito na menina de 1 ano e 11 meses, que teve o olho esquerdo perfurado acidentalmente por um caneta, mostra a profundidade que o objeto atingiu na cabeça da criança, ficando próximo ao globo ocular. A paciente passou por cirurgia na quarta-feira (7) e permanece internada no Hospital de Clínicas Alberto Limas (HCAL), em Macapá. O objeto atingiu uma região próxima do globo ocular da menina, entretanto, a possibilidade de cegueira foi descartada pelos oftalmologistas. Por outro lado, demais sequelas na visão podem ser avaliadas somente após a recuperação. Para o Conselho Tutelar de Macapá, que acompanha o caso, a imagem do exame impressiona. "Foi assustador para a família ver essa imagem e vamos encaminhá-los para o psicólogos, para orientar os pais sobre isso. Graças a Deus deu tudo certo, mas vamos conversar para que isso não aconteça mais", disse o conselheiro Marcio Barreto. 

A espera pelo procedimento durou mais de 24 horas, por não ser considerado uma emergência pela direção da unidade de saúde. O acidente com a criança ocorreu na manhã do dia anterior. Segundo o conselheiro, a criança permanece em observação e a previsão é que tenha alta no sábado (9). O pai da menina, que preferiu não se identificar, informou que o acidente ocorreu quando criança brincava na casa onde mora com a família em Santana, a 17 quilômetros da capital. Ela teria tropeçado com o objeto na mão, que a atingiu no rosto. O Conselho Tutelar foi acionado após a criança esperar por duas horas o primeiro atendimento médico no corredor do Hospital de Emergências (HE) de Macapá, logo após o acidente. De acordo com a diretora do Hospital da Criança, Zoraima Maramalde, não existiu demora no atendimento. Ela informou que após ser constatado que a criança não corria risco de morte, foi realizada a transferência para outro hospital, o HCAL, onde foi verificado se o objeto comprometia ou não o sistema neurológico e, em seguida, marcada a cirurgia para a tarde de terça-feira.

CONTINUE LENDO

PEC do Teto fere direitos humanos e vai prejudicar os mais pobres, alerta ONU

  • 09 Dez 2016
  • 14:49h

(Foto: Reprodução)

Relatores da Organização das Nações Unidas (ONU) criticam a PEC 55, que cria um limite para ao aumento dos gastos públicos, e alertam que a medida viola direitos humanos. Os especialistas ainda questionam a decisão do governo de Michel Temer de "congelar o gasto social no Brasil por 20 anos". Na avaliação do relator especial da ONU para extrema pobreza e direitos humanos, Philip Alston, a medida é "inteiramente incompatível com as obrigações de direitos humanos do Brasil". Sua posição foi apoiada pela relatora para Educação, Boly Barry. Num comunicado publicado em Genebra, o representante da ONU alerta que o "efeito principal e inevitável da proposta de emenda constitucional elaborada para forçar um congelamento orçamentário como demonstração de prudência fiscal será o prejuízo aos mais pobres nas próximas décadas". A emenda, conhecida como PEC 55, pode ser votada pelo Senado na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro. "Se adotada, essa emenda bloqueará gastos em níveis inadequados e rapidamente decrescentes na saúde, educação e segurança social, portanto, colocando toda uma geração futura em risco de receber uma proteção social muito abaixo dos níveis atuais", alertou. Alston pede, por meio da carta aberta, que o governo realize um debate público para, antes de sua votação, avaliar o impacto que a medida teria para "os setores mais pobres da sociedade e que identifique outras alternativas para atingir os objetivos de austeridade". Há cerca de uma década, o relator especial criticou duramente o comportamento da polícia brasileira, levando o Itamaraty sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva a criticá-lo. Agora, seu alvo são os gastos sociais. 

"Uma coisa é certa", disse Alston. "É completamente inapropriado congelar somente o gasto social e atar as mãos de todos os próximos governos por outras duas décadas. Se essa emenda for adotada, colocará o Brasil em uma categoria única em matéria de retrocesso social", insistiu. No comunicado, o relator alerta que a proposta é feita por um governo que "chegou ao poder depois de um impeachment e que, portanto, jamais apresentou seu programa a um eleitorado". "Isso levanta ainda maiores preocupações sobre a proposta de amarrar as mãos de futuros governantes", diz. Alston admite que o Brasil "sofre sua mais grave recessão em décadas, com níveis de desemprego que quase dobraram desde o início de 2015". Mas o relator alerta que a PEC 55 "terá um impacto severo sobre os mais pobres". "Essa é uma medida radical, desprovida de toda nuance e compaixão", disse. "Vai atingir com mais força os brasileiros mais pobres e mais vulneráveis, aumentando os níveis de desigualdade em uma sociedade já extremamente desigual e, definitivamente, assinala que para o Brasil os direitos sociais terão muito baixa prioridade nos próximos vinte anos". Alston chega a alertar que a proposta "evidentemente viola as obrigações do Brasil de acordo com o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais que o pais ratificou em 1992, que veda a adoção de "medidas deliberadamente regressivas" a não ser que não exista nenhuma outra alternativa e que uma profunda consideração seja dada de modo a garantir que as medidas adotadas sejam necessárias e proporcionais". Alston elogiou o combate à pobreza nos últimos anos no Brasil. "Essas políticas contribuíram substancialmente para reduzir os níveis de pobreza e desigualdade no país. Seria um erro histórico atrasar o relógio nesse momento," disse ele. Mas aponta que "mostrar prudência econômica e fiscal e respeitar as normas internacionais de direitos humanos não são objetivos mutuamente excludentes, já que ambos focam na importância de desenhar medidas cuidadosamente de forma a evitar ao máximo o impacto negativo sobre as pessoas".

CONTINUE LENDO

Conquista: Homem é preso com mais de 1.500 pinos de cocaína em rodovia

  • 09 Dez 2016
  • 14:06h

Homem foi apreendido com 1.630 pinos de cocaína, além de crack (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem foi preso na noite da quinta-feira (8) com 1.630 pinos de cocaína e 300 gramas de crack na BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (9) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, agentes realizavam abordagens no KM 830 da rodovia, quando encontraram a droga na mochila do suspeito, que viajava em um ônibus de transporte interestadual de linha São Paulo/SP - Petrolina/PE. Segundo a polícia, o homem informou aos policiais que transportava a mochila a pedido de um suposto primo, de São Paulo para Juazeiro, no norte da Bahia, e que no local do destino uma pessoa desconhecida entraria em contato para receber a mercadoria. Ainda conforme a PRF, o suspeito foi conduzido com as drogas para a delegacia da região, onde foi autuado por tráfico de drogas. Ele está à disposição da Justiça.

Professores homossexuais foram queimados vivos na Bahia, diz polícia

  • Correio 24h
  • 09 Dez 2016
  • 13:23h

Após seis meses de investigação, a Polícia Civil de Santa Luz, na Bahia, está mais perto de elucidar o caso do duplo homicídio dos professores da rede estadual de ensino da Bahia, Edivaldo Silva de Oliveira, o Nino, e Jeovan Bandeira. Os corpos professores, que eram amigos e muito queridos, foram encontrados carbonizados no porta-malas de um carro no dia 10 de junho às margens da rodovia BA-120. Segundo o delegado titular da cidade João Farias, que está responsável pela investigação, nesta quinta-feira (08), uma mulher foi presa e um menor foi apreendido, confessaram o crime e afirmaram que queimaram o carro com os professores dentro. “Eles estavam vivos quando o carro foi queimado pelos suspeitos”, afirmou o delegado. No momento do crime estavam no carro, além dos professores, Alan Militão Pires – que foi morto essa semana depois de sair da delegacia de Valente onde estava por tráfico de drogas – Gleice da Costa Anjos, de 19 anos, que era namorada de Alan e um adolescente de 17 anos. Gleice foi presa e o adolescente foi apreendido ontem depois de denúncia anônima. 

“Gleice e o adolescente contaram aqui na delegacia, na presença de seus familiares, que o objetivo era roubar objetos e bens na casa do professor Nino. Eles, com a orientação de Alan, pegaram os dois – Nino e Jeovan – e colocaram no fundo do carro, no porta-malas. Mas, quando estavam no carro, o veículo acabou capotando. Quando o carro capotou eles resolveram atear fogo no carro com os professores dentro” Apesar dos professores serem assumidamente homossexuais, o delegado acredita que esse não foi o motivo do crime. “Aqui na cidade não tem histórico disso (homofobia). O que está sendo apurado para esclarecer é que realmente tenha sido um roubo seguido de morte”, esclarece o delegado destacando que os criminosos mataram as vítimas independentemente da orientação sexual. “Eles queriam só o dinheiro mesmo”, reforça do delegado. Hoje, a Justiça determinou a prisão preventiva de Gleice e também a internação do menor para cumprir medida socioeducativa em Feira de Santana. Ontem quando eles estavam sendo ouvidos na delegacia a população tentou invadir a delegacia de Santa Luz. Por conta disso, eles estão em outra unidade policial – não divulgada – até serem transferidos para Feira de Santana. “Ainda estamos em diligência para ver se tem mais pessoas envolvidas no caso”, completa o delegado reforçando que o caso demorou a ser concluído por medo da população. “A população teve muito medo em denunciar. Mas, através de uma denúncia anônima conseguimos chegar aos envolvidos”, ressalta.

CONTINUE LENDO

PF investiga desvios de R$ 5,8 milhões em programas de educação

  • Tribuna da Bahia
  • 09 Dez 2016
  • 12:41h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal deflagra na manhã desta sexta-feira, 9, a Operação PhD, que apura o desvio de recursos de programas federais de incentivo à pesquisa, especialmente do Projeto SUS Educador. Segundo nota da Federal, cerca de 70 policiais federais cumprem seis mandados de prisão, dez de busca e apreensão e dois de condução coercitiva no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Pelotas. Iniciada há seis meses, a investigação revelou a atuação de associação criminosa que se utilizava da coordenação de projetos relacionados à área de Educação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de desviar recursos, em especial, do Programa de Extensão em Saúde Coletiva: Educação Continuada (PESC) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL). 

A PF aponta que a fraude consistia na inclusão de bolsistas sem qualquer vínculo com a UFRGS para recebimento de valores de até R$ 6,2 mil, equivalente à Bolsa de Doutorado. "Os valores eram repassados, em parte ou até mesmo em sua integralidade, para coordenadores dos programas. Também eram custeados pagamentos de diárias e RPAs (Recibo de Pagamento Autônomo) indevidos, além de outras despesas, para pessoas indicadas pelos investigados", diz a nota. De acordo com a Polícia Federal, também ficou evidenciado o direcionamento de seleções, bem como, no mínimo um caso em que o aluno sequer frequentou o curso, não teve qualquer avaliação e foi "agraciado" com o título de Mestre. O valor dos projetos investigados está em torno de R$ 99 milhões e a quantia desviada apurada, até o momento, é de aproximadamente R$ 5,8 milhões. Os crimes identificados na Operação PhD são associação criminosa, estelionato, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação. A PhD é a primeira operação realizada pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul com o emprego do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro. O equipamento (hardware e software) é uma ferramenta de alta tecnologia para processamento de dados O Laboratório possibilita o rápido cruzamento de milhares de informações para gerar relatórios e organogramas para identificação de organizações criminosas.

CONTINUE LENDO

Após 19 anos, prefeitura de Vitória da Conquista cancela festa natalina

  • 09 Dez 2016
  • 12:03h

(Foto: Reprodução)

A prefeitura de Vitória da Conquista, anunciou o cancelamento do projeto da 20ª edição do “Natal da Cidade” que reúne programação musical e apresentações culturais populares. O motivo alegado pela prefeitura é a queda na arrecadação do município. Em nota, o secretário de Cultura, Nagib Barroso, disse que a gestão tentou reduzir o projeto, mas ainda assim a prefeitura não teve recursos. “Diante das dificuldades, só seria possível com a participação de parceiros externos”, afirmou. O secretário Nagib Barroso afirma ainda que a prioridade da prefeitura é manter os serviços públicos em funcionamento e as finanças equilibradas. A programação natalina já teve 19 edições e ocorria desde o ano de 1997 na cidade. Nomes como Milton Nascimento, Gal Costa e Nando Reis já haviam passado pelo palco da festa. A comemoração durava cerca de uma semana e incluía apresentações culturais populares, como o tradicional Terno de Reis.

Sudoeste: Treta iniciada no Facebook termina com adolescente esfaqueada dentro de casa

  • 09 Dez 2016
  • 11:23h

Uma discussão no Facebook pode ter sido a causa de uma tentativa de homicídio ocorrida no início da noite dessa quinta-feira (9) na Rua Pensilvânia, bairro Sítio do Pica Pau, em Ipiaú.De acordo com relatos de moradores, duas jovens, vizinhas, começaram uma discussão na rede social que por pouco não acaba numa tragédia. De acordo com informações repassadas à polícia, a vítima de 16 anos, identificada pelo prenome de Iolanda, estava dentro de sua residência quando foi esfaqueada pela vizinha Camila Soares, de idade não revelada. A adolescente foi ferida com três facadas na cabeça e uma no tórax. Ela foi socorrida até o HGI e depois transferida para o Hospital Prado Valadares em Jequié, onde foi submetida a uma cirurgia na madrugada dessa sexta-feira. O estado de saúde dela é estável, informou um parente. A autora das facadas ainda não foi localizada pela polícia. O motivo da discussão ainda é desconhecido. O caso será investigado pela polícia civil do município. // Giro em Ipiaú.