Brumado: Sessão do Legislativo teve que ser suspensa devido a apagão localizado

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 20:52h

A sessão teve que ser suspensa pela falta de energia (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um fato incomum aconteceu na noite desta segunda-feira (11) durante a sessão ordinária do Legislativo de Brumado. Quando a sessão começava a esquentar, onde os debates pareciam  caminhar para o solo quente das discussões, um fato inesperado aconteceu, que foi um apagão localizado, o que acabou fazendo com que a presidência, após um período de espera de 10 minutos, tivesse que suspender a sessão. Não se teve um diagnóstico oficial do apagão localizado, somente algumas especulações que houve queda de um dos disjuntores. A situação inusitada ocorreu minutos após o vereador Weliton Lopes (SDD) ter feito críticas à operadora dos serviços de energia, que segundo ele estaria usando de arbitrariedades contra os consumidores em Brumado.

Brumado: Vereador denuncia arbitrariedade das operadoras dos serviços de água e luz

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 20:17h

A suspensão dos serviços vêm sendo feitas muitas vezes beirando o final de semana (Foto: Reprodução)

Um fato que está cada vez mais comum em Brumado e que vem gerando revolta e indignação dos consumidores da Embasa e da Coelba, que muitas vezes vêm tendo a suspensão dos serviços de forma arbitrária, sem maiores esclarecimentos, muitas das vezes, na tarde das sexta-feiras, sem ter um serviço de plantão de religação nos finais de semana. Visando sair em defesa dos consumidores, o vereador Weliton Lopes (SDD) fez um pronunciamento contundente contra essas ações arbitrárias, as quais estão cada vez mais comuns na cidade, o que vai gerar um Projeto de Lei de sua autoria.  “É um absurdo essas ações que vêm sendo feitas pelas operadoras, muitas das vezes suspendendo os serviços na sexta-feira à tarde, causando um terror nos consumidores, que ficam impotentes na busca da religação, já que não existe um serviço de plantão”. E ainda descreveu que “tem que ser observado que esses serviços são essenciais e estão amparados pelo Código de Defesa do Consumidor, então essa arbitrariedade não pode continuar e vamos lutar nesse sentido e espero contar com o apoio de todos os vereadores”. E finalizou que “não estamos fazendo apologias à inadimplência, de forma alguma, mas estamos buscando a defesa dos direitos dos consumidores e que a Lei seja cumprida, evitando-se assim o constrangimento público, pois têm que se fazer uma verdadeira “via crucis” para que os serviços sejam reestabelecidos”. 

Brumado: Coordenadora do Auau denuncia maus tratos a animal e aproveita para pedir ajuda

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 18:45h

O animal ficou muito ferido (Foto: Auau)

Atos de crueldade contra animais vêm sendo veementemente combatidos pela sociedade, que vem tendo uma postura de forte enfrentamento a essas atitudes bárbaras, que vem causando forte revolta e indignação. Em Brumado algumas entidades e grupo de pessoas vem vestindo a camisa contra os maus tratos a animais, onde se destaca a Ong Auau, a qual vem fazendo um trabalho árduo para atender a grande demanda de animais abandonados e vítimas de maus tratos. Na manhã desta segunda-feira (11) a coordenadora da referida Ong, Caroline Lima Santos, recebeu um telefonema de uma moradora do Bairro Maria de Lourdes relatando que uma cadela tinha recebido vários disparos de arma e estava sangrando muito. Imediatamente os membros da Ong foram ao local e conseguiram resgatar o animal, que tinha recebido 6 tiros de arma de pressão, sendo que apenas um foi retirado. Em contato com o Brumado Urgente a coordenadora fez um apelo para que pessoas possam colaborar com os exames de Raio X e com a transferência do animal para o município de Vitória da Conquista, já que será necessária uma cirurgia. Ela relatou que “A cachorrinha levou 6 tiros e ficou muito debilitada. Fico indignada com tanta crueldade do ser "humano". Conseguir retirar apenas um dos chumbinhos, o restante ainda continua na cachorra . Precisamos de ajuda para os possíveis gastos como Raio X, consulta, medicamentos, Gasolina e com a cirurgia”. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo fone: (77) 9934-3785.

Brumado Indoor 2013: Corra e garanta o seu ingresso do 1º lote antes da virada de preço

  • Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 16:00h

(Divulgação)

Aumentam as expectativas para a realização da festa mais esperada do Verão, o Brumado Indoor que este ano terá uma estrutura e atrações de primeira grandeza. Com um grande volume de vendas, a produção do evento anuncia que hoje (11) é o último dia para se adquirir ingressos do 1º lote, já que a partir desta terça-feira (12) vigorão novos preços que já farão parte do 2º lote. Então, não perca tempo e vá correndo até o Boca’s Grill ou um dos revendedores autorizados e garanta o seu ingresso, já que a venda será limitada. 

Eserval Rocha é favorito para assumir presidência do TJ-BA, diz pesquisa

  • Informações do Metro1
  • 11 Nov 2013
  • 15:40h

(Foto: Reprodução)

Segundo pesquisa feita pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), o desembargador Eserval Rocha, presidente interino do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aparece como favorito para presidir o órgão. Ele soma 84,5%, seguido da desembargadora Licia Laranjeira, com 6,6% da intenção de votos dos magistrados. Ivete Caldas figura em terceiro lugar com 5,8%, já as desembargadoras Vera Lúcia Freitas, com 2,2% e Maria da Purificação, com 0,9%, aparecem em quarto e quinto lugar respectivamente. No total, dos 226 votos do levantamento, Eserval Rocha tem 191. Ele permanece no cargo até a eleição do novo presidente, que acontece no dia 20 de novembro. 

Brumado Urgente Cultura: Reveja o penúltimo show de Waldick Soriano na capital do minério

  • 11 Nov 2013
  • 12:39h

(Foto: Reprodução)

Nascido no município vizinho de Caetité em 13 de maio de 1933, Waldick Soriano se tornou um símbolo da música brasileira, por seu estilo incomparável, que contestava as classes sociais. Atuando em um cenário de uma manifestação cultural, pulsante e criativa, Waldick embalou gerações, se tornando a trilha sonora preferida de milhões de brasileiros. Waldick veio a falecer em 4 de setembro de 2008 no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, vítima de um câncer de próstata. Ele veio à capital do minério por diversas oportunidades e o Brumado Urgente conseguiu resgatar uma delas, o seu penúltimo show em maio de 1997 no Espaço Disbel. Numa realização de Lúcio Carlos Cruz dos Santos e Walmir Porto Filho, o show foi um grande sucesso e os internautas poderão conferir os melhores momentos no vídeo abaixo: 

ENSF realizara 38ª Feira de Iniciação Científica

  • Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 11:04h

A ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA no próximo ano completará 39 anos educando crianças, jovens e adolescentes. As inovações e mudanças têm acompanhado esta Instituição de Ensino ao longo desse tempo. Dando continuidade a esta proposta, a ENSF no próximo dia 14 de novembro realizará sua 38.a Feira de Iniciação Científica na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). A Abertura no anfiteatro será 19h e, em seguida, os stands serão abertos às visitações públicas. Serão apresentados mais de 50 trabalhos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental II (6.o ao 9.o ano) e Ensino Médio (1.a à 3.a série). As experimentações serão diversificadas levando o público, ao visitar os stands, a um verdadeiro Parque Científico, distribuídos com os seguintes temas: Ciência Maluca, Show Científico, Química das Cores, Eletronoptica, Novos Cientistas, A tecnologia tornando seus piores sonhos em realidade e Mais cabeça, menos força. Além disso, a ENSF apresentará a toda comunidade o seu novo parceiro o SISTEMA POSITIVO DE ENSINO que atua no mercado há mais de 38 anos e hoje é o melhor e um dos maiores grupos de ensino do país, atuando, também, no exterior. O material didático é elaborado por professores atuantes no mercado – o que faz com que seja todo atualizado e voltado às competências do ENEM – e os nossos professores poderão interagir com os elaboradores. Unindo a Ciência e a Tecnologia, a ENSF comprovará que trabalha a tecnologia com inteligência. A 38.a Feira de Iniciação Científica conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e a Polícia Militar. Visite,conheça e aprenda com os alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima.

Faculdade e Pós Graduação é na UNINTER

  • 11 Nov 2013
  • 08:34h

As inscrições para o vestibular UNINTER estão abertas. São 16 opções de cursos de nível superior para você escolher e assim estudar em uma das mais importantes e maiores Universidades a distância do país – Centro Universitário Uninter. Material Didático (livros de verdade e NÃO apostilas xerocadas) + DVD’s com todas as aulas para você assistir de onde estiver, além das aulas no polo de apoio presencial e todo o suporte que é oferecido aos alunos de maneira presencial e a distância é realmente um diferencial de mercado.E quem já fez a sua Faculdade, pode procurar a UNINTER para realizar a sua Pós Graduação, são mais de 40 opções de cursos de especialização à sua disposição! Nas Pós Graduações os alunos também recebem livros, que como na graduação, são escritos pelos próprios professores que ministram as aulas, para garantir que seja extremamente didático. Mais de 150 mil alunos em todo o país estudam na UNINTER, são 425 polos distribuídos em todo o território nacional.

GRADUAÇÕES E PÓS GRAUDAÇÕES COM INCRIÇÕES ABERTAS PARA INÍCIO DAS AULAS EM 2014.

Uninter – Av. Otávio Mangabeira, 157 – Centro  Brumado/BA

3441-3268 – após 13:30hs

Padrasto e mãe de Joaquim são presos

  • por Agência Estado
  • 11 Nov 2013
  • 08:25h

(Foto: Reprodução)

A mãe e o padrasto de Joaquim Pontes Marques, 3 anos, que desapareceu na terça-feira passada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foram presos na cidade na noite desse domingo (10), por decisão da Justiça. A psicóloga Natália Ponte e o técnico em informática Guilherme Longo devem permanecer detidos por 30 dias. O corpo do menino foi encontrado no domingo, boiando no Rio Pardo, em Barretos, no interior de São Paulo. O dono de um rancho avistou o corpo por volta das 11h30 e acionou a polícia. Exames preliminares feitos por peritos do posto do Instituto Médico-Legal (IML) de Barretos apontaram que não havia água nos pulmões da criança. Isso afasta a hipótese de afogamento. Para os legistas, Joaquim morreu antes de ser jogado no córrego que deságua no Rio Pardo. Em matéria do programa Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo, o padrasto demonstrou frieza ao saber que o corpo foi encontrado. "Foi reconhecido? Maravilha. A gente vai dar uma ligada para os advogados para ver o que está acontecendo". Policiais e os peritos criminais que investigam o caso já trabalham com a tese de que ele foi vítima de uma agressão, de algum tipo de violência ou até mesmo de envenenamento. "A hipótese de que ele teria sido morto e jogado no rio foi confirmada, mas ainda é preciso saber o que o matou", disse o delegado João Osinski Júnior, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3). Joaquim desapareceu de casa na madrugada da terça-feira (5). A mãe do garoto disse que a última pessoa a ter contato com o filho foi Guilherme, que é usuário de drogas e admitiu ter saído naquela noite para comprar cocaína. Ele negou ter agredido o menino.

Prefeito Aguiberto participa da recepção ao governador Wagner

  • Divulgação
  • 11 Nov 2013
  • 08:01h

O prefeito Aguiberto no momento de recepção ao governador Wagner (Foto: Divulgação)

A visita do governador Wagner ao município de Malhada de Pedras nesta sexta-feira (08) foi muito concorrida e contou com a participação de inúmeros políticos da região, que foram recepcionar o chefe do executivo baiano no Estádio “Minhocão”, onde pousou o helicóptero oficial do Governo do Estado. O prefeito Aguiberto Lima Dias fez parte da recepção e aproveitou a oportunidade para dinamizar a relação institucional com o Governo do Estado. Na oportunidade o governador inaugurou o Sistema de Abastecimento, que é alimentado através da adutora de Cristalândia. Na oportunidade o prefeito aproveitou para falar com o governador sobre as diversas obras que estão na pauta de trabalho para Brumado e foi informado que estão sendo feitos alguns ajustes administrativos, mas que os compromissos serão todos cumpridos.

Definidos os semifinalistas do Intermunicipal 2013

  • Da Redação
  • 11 Nov 2013
  • 07:42h

Chegou ao fim mais uma etapa do Campeonato Intermunicipal 2013. Neste domingo (10), foi à vez das quartas de finais serem encerradas. E com ele, vão-se mais quatro seleções e apenas quatro seguem na briga pelo título da maior competição de futebol amador do país. Cipó, dona de boa campanha até agora, garantiu a vaga nos pênaltis. Após empate nos dois jogos por 1x1, a seleção chegará às semifinais após bater Piritiba por 4x2. Itajuípe, que venceu o Santo Amaro por 2x0 no jogo de ida, fez o dever de casa e após empate por 1x1, tentará o caneco da competição. Outras seleções da região do extremo sul baiano, também garantiram as respectivas vagas nesta fase decisiva. Itamarajú, que havia empatado com a seleção de Itapetinga por 0x0 fora de casa, venceu o confronto de volta por 1x0 e segue na briga. Já Porto Seguro, fez bonito pra cima do Conceição de Almeida. Depois do triunfo dentro de casa por 1x0, a seleção assegurou o empate por 1x1 e tenta o bicampeonato. Os quatro semifinalistas voltam a campo no próximo domingo (17). Confira abaixo os próximos confrontos do Intermunicipal 2013:

"O Brasil sabe que sou inocente", garante José Dirceu

  • Da Redação
  • 11 Nov 2013
  • 07:09h

Foto: Rose Dayanne

O ex-ministro José Dirceu reiterou neste domingo (10) sua inocência no escândalo do mensalão, do qual é réu no processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF). "O Brasil sabe que sou inocente e eu espero que o Supremo faça justiça", declarou ao O Globo, após votar no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em São Paulo. A assessoria de Dirceu não havia informado o local ou o horário de votação do ex-ministro, assim como a assessoria do deputado federal licenciado José Genoíno (SP), que nesta semana apresentou uma petição ao STF pedindo que se fizesse justiça. "Assino embaixo as palavras do Genoino na defesa dele. Como ele disse: que se faça justiça inclusive com relação ao mérito. Nós fomos condenados no mérito, não é só uma questão de redução de pena", considerou Dirceu. Na próxima quarta-feira (13), o Supremo começa a analisar os segundos embargos declaratórios do caso.

Bahia deve ampliar produção eólica

  • 10 Nov 2013
  • 14:16h

Os números do Novo Atlas Eólico da Bahia só serão conhecidos no lançamento da publicação, marcado para esta quarta (13), durante a abertura do Fórum Nacional Eólico, conhecido também como Carta dos Ventos. Segundo a Coluna Satélite do Correio, os resultados já animaram executivos da Renova, proprietária de quase todos os parques geradores instalados no estado. Baseado em dados compilados a partir de análises em 156 torres de medição, os resultados apontaram um potencial ainda desconhecido e os estudos indicam que o estado deve ampliar a liderança nacional no setor. A presidente Dilma Rousseff, aguardada no estado na mesma quarta para a cerimônia de lançamento do novo compacto da Ford, pode aparecer no Fórum eólico.

Apostas para a Mega da Virada começam na segunda-feira (11)

  • Brumado Urgentte
  • 10 Nov 2013
  • 14:04h

Nesta segunda-feira (11), começam as apostas com volante específico para a Mega da Virada. O concurso especial nº 1.560 da Mega-Sena será sorteado no dia 31 de dezembro e a estimativa do prêmio é de R$ 200 milhões. Caso um único ganhador aplique o valor integral do prêmio na Poupança da Caixa, poderá se aposentar e viver com rendimentos de R$ 1,2 milhões por mês, o que equivale a cerca de R$ 40 mil por dia. A fortuna também é suficiente para comprar um bairro inteiro com 400 casas, no valor de R$ 500 mil cada. A Mega da Virada é o mais popular dos concursos especiais das Loterias da Caixa, e teve sua primeira edição em 2009, no concurso nº 1.140, quando pagou R$ 144,9 milhões divididos por dois ganhadores, um de Santa Rita do Passa Quatro (SP) e outro de Brasília (DF). Já a última edição, em 2012, dividiu R$ 244,7 milhões para três ganhadores, de Aparecida de Goiânia (GO), Franca (SP) e São Paulo (SP). O prêmio da Mega da Virada não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será somado ao rateio dos acertadores de cinco números. Se não houver ganhadores nessa faixa, os acertadores da quadra dividirão todo o prêmio e assim sucessivamente. Os concursos especiais são sorteios que têm como objetivo mobilizar os apostadores para que participem cada vez mais, concorrendo a grandes prêmios. As apostas com volante específico terão o mesmo custo das apostas regulares, e podem ser feitas em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do país.

Saquinhos de sílica: eles têm mais utilidade do que você imagina

  • equipe eCycle
  • 10 Nov 2013
  • 10:02h

(Foto: Reprodução)

Você sabe o que é um saquinho de sílica? Talvez não haja associação direta com o nome, mas todo mundo já se deparou com algum pelo menos uma vez, seja em embalagem de bolsa, remédios ou de sapato novo. Os saquinhos de sílica em gel são dissecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos objetos. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.

Como a maioria das pessoas não sabe para que servem os sachês, muitos desses itens acabam indo para a lixeira comum, quando poderiam ter diversas outras funções. A sílica pode ser usada em lugares que necessitem de conservação, como gavetas, guarda-roupas, cofres, etc.

Abaixo, estão outras opções de como reaproveitar os sachês de sílica:

-Em quadros e fotografias, coloque um saquinho dobrado para evitar possíveis mofos;

-Guarde com sua câmera fotográfica. Caso a lente esteja molhada, o sachê vai absorver a umidade para evitar que sua lente fique embaçada;

-Em caixas de ferramentas, a sílica evita que elas enferrujem;

-Secar itens eletrônicos como celulares e iPods (veja no vídeo abaixo);

-Guarde a ração dos animais em latas e coloque os sachês por cima para evitar que ela murche ou mofe;

-Na hora de viajar, coloque alguns sachês dentro da bagagem;

-Sapatos e jaquetas de couro podem mofar facilmente. Guarde-os junto com saquinhos de sílica para prolongar sua vida útil;

-Coloque um sachê no painel de seu carro. Em dias de chuva, ele ajuda a manter o pára-brisa limpo e claro;

-Proteja documentos pessoais e importantes, colocando o sachê de sílica onde quer que eles estejam armazenados;

-Use o saquinho para secar flores;

-Esconda alguns saquinhos nos parapeitos das janelas, para banir a condensação;

-Coloque os sachês em caixas de joias e outras pratarias, para evitar manchas;

-Abra os sachês e sature o gel sólido com óleos essenciais, para criar um potpourri;

-Reúna as suas lâminas de barbear e as mantenha em um recipiente com vários pacotes de sílica, para evitar a oxidação;

-As suas coleções de fitas de vídeo (se você ainda as guarda) vão durar muito mais tempo com os saquinhos;

-Mantenha sementes livres de umidade até que você esteja pronto para plantá-las. Adicione um pacote de gel de sílica para cada frasco ou saco de sementes;

-Em geral, quando o gel de sílica está rosado, significa que ela já está com muita umidade, mas existe uma forma de reciclá-lo. Para fazer isso, você deve providenciar luvas resistentes à alta temperatura, uma jarra ou pote de vidro (ou qualquer recipiente que aguente o calor) e uma lâmpada de tungstênio de mais ou menos 150 watts.

Em seguida, coloque o gel de sílica no recipiente e insira a lâmpada no mesmo local. Ligue a lâmpada e deixe-a ligada por aproximadamente 3 horas. A umidade irá evaporar, e o seu gel retornará a cor azul. Espere esfriar e use a sílica novamente.

Confira o vídeo abaixo (em inglês): 

CONTINUE LENDO