Caetité: Dupla atrapalhada é presa após bater F-1000 roubada

  • 20 Mar 2014
  • 07:27h

Na fuga, ao que tudo indica os meliantes perderam o controle do veículo, vindo a colidir frontalmente em uma árvore. (Fotos: Jorge Santana / Sudoeste Bahia)

Uma dupla de ladrões resolveu agir na noite desta quarta – feira (19) em Caetité, e, ao melhor estilo "Trapalhões" entraram para a história da página policial do município. Segundo informações levantadas pela equipe de reportagem do Sudoeste Bahia, por volta das 23h30min, dois elementos identificados como sendo: Marcos Cardoso França, 18 anos e Antonio de Souza Rodrigues, 28 anos, residentes em Guanambi, roubaram uma F-1000 branca, placa policial MUS – 6361 de Palmeira dos índios – AL, pertencente ao comerciante de prenome Hibelmont. Na fuga, ao que tudo indica, os meliantes perderam o controle do veículo, vindo a colidir frontalmente em uma árvore na Praça do Mercado. Populares acionaram a Polícia Militar que rapidamente chegou ao local, prendendo em flagrante delito os meliantes, os quais foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para receberem os primeiros socorros na UPA 24hs. Um fato curioso é que durante revista aos pertences da dupla, foram encontrados pelos policiais, diversos folhetos apelativos, com o objetivo de obter esmolas, pedintes profissionais usam de artifícios como receitas e outros documentos para sensibilizar os seus bem feitores, os quais chegam a lucrar mais de R$ 100 diariamente, somente pedindo esmolas pelas ruas. 

Jean Wyllys propõe descriminalização do uso e produção da maconha

  • Informações da Agência Brasil.
  • 20 Mar 2014
  • 07:19h

(Foto: Reprodução)

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) protocolou ontem (19) na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados projeto que prevê a descriminalização do consumo, produção e comércio da maconha. O parlamentar decidiu apresentar a proposta após o Uruguai ter regulamentado. De acordo com o projeto, o plantio, o cultivo e a colheita da planta para o consumo pessoal serão liberados no país, desde que restrito a “até seis plantas de cannabis maduras e seis plantas de cannabis imaturas, por indivíduo”. O texto estabelece ainda a “obrigatoriedade do registro, da padronização, da classificação, da inspeção e da fiscalização de tais atividades”. A proposta prevê a regulamentação do plantio, cultivo e da colheita para uso medicinal. O texto proíbe processos de manipulação para aumentar ou produzir artificialmente a maconha e estabelece que a colheita que não exceder 480 gramas ficará isenta de registro, da inspeção e fiscalização. O projeto proíbe propaganda e a venda a menores de 18 anos e a venda e uso perto de escolas durante o horário escolar ou em estabelecimentos educacionais e sanitários. “Nas ruas, não vai se poder fumar, sobretudo próximo às escolas. O projeto estabelece que, nos lugares de venda, a exposição do produto tem que estar regulamentada e o consumidor tem que estar a par dos danos que ocorrem com o consumo”, ponderou o deputado. “Além disso, estabelece que o Poder Executivo deverá delimitar zonas de cultivo e levar em consideração critérios de preservação ambiental e limites máximos para a extensão de terras destinadas ao plantio e fabricação de produtos derivados da maconha”, disse.

Governo e municípios assinam Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

  • Política Livre
  • 20 Mar 2014
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

O Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foi assinado nesta quarta-feira (19) pelo governador Jaques Wagner e 116 prefeitos baianos. O ato, realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, formaliza o compromisso de municípios, Estado e União em estabelecer cooperação visando a execução de políticas públicas com foco na redução dos índices de violência contra a mulher. “Estamos nos esforçando para ampliar a rede de atendimento e de acolhimento à mulher, vítima de violência. Essa é um luta diária. Além disso, trabalhamos com a conscientização por meio de palestras em escolas, em associações porque acreditamos que o combate à violência começa com a conscientização”, comentou o governador. De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, a Bahia está na 6ª posição do ranking nacional de homicídios femininos praticados no âmbito doméstico e familiar.

José Ribeiro solicita apoio a deputado para que Inspetoria não seja transferida de Brumado

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 19 Mar 2014
  • 19:49h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A veiculação da notícia da possível retirada da Inspetoria de Brumado deixou todos em alerta, já que nos últimos tempos a cidade tem perdido órgãos importantes e prestam relevantes serviços à comunidade. Na sessão da última segunda-feira (17) esse assunto foi discutido pelos parlamentares que ressaltaram a necessidade de se unir forças para que este fato não venha a se tornar uma realidade. O vereador José Ribeiro Neves (PT) em seu discurso declarou que ao saber da possível transferência do órgão para outro município e conhecendo a importância de sua permanência em Brumado, já que atende a mais de 15 municípios da região, solicitou apoio do deputado Waldenor Pereira (PT) para que interviesse a favor de Brumado, quando da visita do mesmo a cidade para participar da cerimônia de posse do atual presidente do partido. “O deputado Waldenor Pereira (PT) que tem demonstrado em sua atuação um sério compromisso com Brumado nos afiançou que irá buscar informações precisas e se confirmada entrará em contato com o governador do Estado para que Brumado não venha a ser prejudicado perdendo a Inspetoria”, salientou o vereador.

Barreiras: Colisão entre carro e caminhão na BR 242 deixa dois mortos

  • Sigi Vilares
  • 19 Mar 2014
  • 16:17h

Duas equipes do SAMU e uma equipe do Corpo de Bombeiros foram ao local para resgatar as vítimas. (Foto: Sigi Vilares)

A Polícia Rodoviária Federal registrou no final da noite desta terça-feira (18), um grave acidente, com duas mortes, na altura do km 808 da BR 242, em Barreiras. Segundo informações, Ana Luiza Cardoso Campelo, de 22 anos, conduzia um VW Fox, sentido Luís Eduardo Magalhães, quando numa curva, acabou perdendo o controle do veículo, invadindo a contramão, colidindo frontalmente com caminhão VW 15.180 de uma distribuidora de bebidas, que seguia no sentido contrário. No carona do veículo Fox, estava o primo da condutora, Luiz Augusto Cardoso Campelo de Barros, de 17 anos. Duas equipes do SAMU e uma equipe do Corpo de Bombeiros foram ao local para resgatar as vítimas. Após um trabalho árduo das equipes, os dois corpos foram retirados das ferragens. Os corpos da motorista e do passageiro foram removidos pelo rabecão para o IML do complexo policial.

Estudo diz que falta de saneamento afeta educação e produtividade do país

  • Brumado Urgente
  • 19 Mar 2014
  • 15:56h

Esgoto no Rio do Antônio em Brumado (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Estudo brasileiro divulgado nesta quarta-feira (19), indica que a falta de saneamento básico nas cidades pode afetar a economia nacional por reduzir a produtividade do trabalhador, impactar o aprendizado de crianças e jovens, além de afastar o interesse turístico de regiões que sofrem com o despejo de esgoto e ausência de água encanada. A pesquisa sugere que a queda na eficiência de trabalhadores e estudantes é causada por doenças provocadas pela ausência de saneamento, como as infecções gastrointestinais, que levam a diarreia e vômito – resultantes do consumo de água contaminada. Segundo o relatório "Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro", lançado nesta quarta-feira (19), essa deficiência de infraestrutura influencia a posição do país nos principais índices de desenvolvimento, como o de mortalidade infantil e longevidade da população. No contexto mundial, o país ocupa a 112ª posição num ranking de saneamento que engloba 200 países. 
 

STJ lança amanhã campanha para incentivar participação feminina na política

  • Informações da Agência Brasil.
  • 19 Mar 2014
  • 15:51h

Bancada feminina da Câmara dos deputados (Foto: Reprodução)

Emissoras de rádio e televisão de todo o país começam a veicular amanhã (20) uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da participação da mulher na política. Com o slogan “Faça parte da política” e a hashtag #vempraurna, est será a primeira campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com tal objetivo. Em sessão solene do Congresso Nacional nesta quarta-feira (19) , o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, lembrou que a ação foi motivada pela minirreforma eleitoral aprovada pelo Legislativo no ano passado. A Lei 12.891/2013 estabelece que, em anos eleitorais, de março a junho, o TSE “poderá promover propaganda institucional, em rádio e televisão, destinada a incentivar a igualdade de gênero e a participação feminina na política”. De acordo com a legislação eleitora,l os partidos devem preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A lei também prevê o repasse de pelo menos 5% dos recursos do fundo partidário para criação de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres. A lei determina ainda que mulheres ocupem pelo menos 10% do tempo de propaganda partidária gratuita. Apesar das exigências da lei, movimentos feministas e defensores de uma maior participação feminina na política, reclamam que a norma ainda não é efetivamente cumprida, já que não há nenhum tipo de sanção para os partidos que descumprirem a exigência das cotas.

Natural Life: Excelência em produtos naturais e suplementos alimentares

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 19 Mar 2014
  • 12:39h

(Foto: Divulgação)

Encontrar uma loja específica de produtos naturais em que se acha tudo, é muito difícil, mas Brumado agora conta com a Natural Life, muito bem localizada na Av. Coronel Tibério Meira, 78 -  pertinho da sorveteria OÁSIS. A Natural Life tem também uma linha enorme de suplementos alimentares, para você que frequenta academia ou pratica qualquer esporte. De granola à linhaça, chás, barra de cereal até cosméticos naturais, camisetas, garrafas e dentre outros! Você encontra também produtos como Gogi Berry – em farinha, cápsula e fruta desidratada, Ômega Plus 3, 6 e 9, e mais uma infinidade de produtos de muita qualidade com PREÇOS MUITO BAIXOS! A loja cobre qualquer oferta do mercado! Confira de perto, vá pessoalmente à Natural Life e descubra que além de um ambiente agradável, com ótimo atendimento, você também vai se surpreender com tantas opções para atingir os seus objetivos com a sua saúde e o seu corpo! Natural Life, visite, veja de perto, encante-se! Há uma equipe preparada esperando por você! 

Na Natural Life você encontra as grandes novidades do mercado (Foto: Divulgação)

Livramentense é destaque no Tricolor Paulista

  • Informação do Livramento Esportes
  • 19 Mar 2014
  • 12:08h

João Neto tem apenas dez anos. (Foto: Divulgação)

João Neto, de apenas dez anos, natural do município de Livramento de Nossa Senhora, é a mais nova promessa do esporte brasileiro. Atualmente o jovem esportista atua noSão Paulo Futebol Clube. Contratado desde setembro de 2013, depois de ser selecionado em testes realizados na cidade de Cotia, SP, João Neto, que ainda está em observação, pois sua idade não permite o contrato para alojamento, vem se destacando cada vez mais no clube paulista. O garoto compartilha o sonho de muitos outros jovens, ser um grande atleta, e sem dúvidas terá um belo futuro pela frente.

Diretor interino do Campus XX da Uneb fala das expectativas para 2014

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 19 Mar 2014
  • 11:37h

Professor Manuel Castrillon destacou que a projeção é positiva para o Campus XX de Brumado (Foto:Laércio de Morais / Brumado Urgente)

O Campus XX de Brumado vem passando por algumas transformações importantes nos últimos tempos, tendo como destaque a implantação do Curso de Direito, que vem ganhando o status de excelência devido à qualidade do ensino e dos docentes. Nesta semana as aulas do departamento estão retornando com várias atividades e eventos que marcam o início do período só que, diferente dos anos anteriores, agora em 2014, existe uma expectativa no ar, já que a universidade está sob a regência do magnífico reitor José Bites de Carvalho que iniciou a sua gestão no dia 06 de janeiro. O Brumado Urgente esteve no Campus XX e ouviu o diretor interino, professor Manuel Castrillon, que falou sobre as novas perspectivas para 2014. Ele iniciou explicando que “logo após passar no concurso eu fui nomeado para Brumado, então quando eu ingressei na Uneb já vim direto para o Campus XX, então, desde o meu ingresso nesta universidade eu nunca me transferi, então, graças há esse tempo que estou aqui eu pude perceber diversos momentos, então, posso afirmar que criei uma interface muito positiva com esse departamento”.

 

As expectativas são positivas nesse ano de 2014 para a Uneb de Brumado (Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

 

Castrillon ainda fez questão de salientar que “um desses momentos foi representativo, onde se criou a possibilidade de termos uma sede própria, com a doação de um terreno da União, que, por diversos motivos acabou não se consolidando, mas, mesmo assim, Brumado é uma cidade com sorte, porque foi aproveitado pelo IF-BA, mas a Uneb deixou um sentimento de dívida para com os brumadenses, que não se investiu o que se deveria investir”. Ele continuou explicando que “mas, agora, com a nova gestão, nós estamos com as esperanças renovadas, porque está no topo da pauta do novo reitor a construção das sedes próprias nos três campis que ainda não possuem a sua sede própria”. Questionado se a ampliação dos cursos passa necessariamente pela construção da nova sede, ele respondeu que “o que eu posso transmitir é que Brumado é a bola da vez, então as expectativas são as mais positivas possíveis, já que a consolidação do Curso de Direito é muito representativa, já que a UNEB está em segundo lugar na aprovação do exame de ordem da OAB, o que comprova que o nosso ensino é de excelência. Quanto a ampliação dos cursos podemos dizer que hoje não temos espaço físico, então, somente com a nova sede é qiue poderemos efetivar essa ampliação”. 

Governo diz que lei eleitoral não compromete reforma administrativa da PM-BA

  • Secom
  • 19 Mar 2014
  • 10:55h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado URgente)

A assessoria jurídica da Casa Civil do governo baiano afirma que não há impedimento legal para a reestruturação de carreiras específicas após o dia 8 de abril, a seis meses da eleição de outubro. De acordo com o Estado, após tal data está proibida somente a revisão geral anual dos servidores públicos, caso o reajuste salarial supere as perdas da inflação. Associações da Polícia Militar da Bahia têm argumentado que qualquer mudança significativa só pode ser realizada pelo governo até o dia 8 de abril. Por isso, pedem celeridade no processo de atendimento às reivindicações. Está marcada para esta sexta-feira (21) uma assembleia da categoria, na qual será discutida a possibilidade de greve. “O processo de modernização da Polícia Militar, que está sendo conduzido pelas associações da corporação e por membros do governo, não será comprometido pela lei eleitoral. Não é vedado ao governo, portanto, a reestruturação da categoria com o objetivo de promover a valorização, modernização ou correção de injustiças, no entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, diz o governo, que afirma estar amparado no artigo 73 da Lei das Eleições, número 9.504.

Promoter Ney Trindade recebe os parabéns de sua esposa Bia e de seu filho Gabriel

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 19 Mar 2014
  • 09:30h

Bia Trindade e seu filho Gabriel desejando os parabéns ao promoter Ney Trindade (Foto: Arquivo de Família)

O promoter Ney Trindade é um símbolo do empreendedorismo em Brumado, ele, que apesar de ter chegado há alguns anos à capital do minério, hoje é reconhecido por toda a sociedade pelos seus esforços e pelo seu trabalho de qualidade, que trouxe avanços significativos para os setores de entretenimento e restaurantes. Proprietário do Boca’s Grill, um dos points mais badalados da cidade e também sendo um promoter atuante que vem realizando grandes eventos em Brumado, Ney Trindade hoje está completando mais um ano de vida e vem receber os parabéns de sua esposa Bia Trindade e de seu filho Gabriel, que fizeram questão não deixar a data passar em branco. “Ney é um companheiro de todas as horas, bom pai, bom marido e que tem o temor de Deus no coração. Lutador incansável ele não vê os obstáculos no caminho e sim a vitória no final, já que é um homem de muita fé”, declarou a sua esposa, que ainda fez questão de citar que “nessa data tão especial eu e meu filho Gabriel nos unimos no mesmo coro dando os parabéns a esse grande homem. Parabéns Ney, parabéns papai”. O Brumado Urgente se une a essa homenagem e também parabeniza o promoter nessa data tão especial. 

O promoter Ney Trindade, seu filho Gabriel e sua esposa Bia num momento de alegria familiar (Foto: Arquivo de Família)

Brumado: PM abre diálogo produtivo com empresas de moto-táxi

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 19 Mar 2014
  • 09:00h

O major Silvio Berlink explanando as metas do planejamento que será operacionalizado pela 34ª CIPM aos representantes do setor de moto-táxi (Foto: Divulgação)

Os serviços de moto-táxi hoje são um dos mais utilizados pela população de Brumado, se constituindo numa grande fonte de renda para os moto-taxistas que prestam seus serviços para cerca de 25 empresas do setor. Devido ao momento de ajustes estruturantes na cidade e com o aumento significativo do trânsito nas vias públicas os referidos serviços ainda se mostram um tanto distante das normas exigidas, então, visando equalizar esta deficiência, o comando da 34ª CIPM formatou uma agenda positiva, a qual começou a ser operacionalizada na tarde desta terça-feira (18), onde foi realizado o primeiro encontro com os representantes do setor. Comandado pelo major PM Silvio Berlink, o encontro aconteceu nas dependências da 34ª CIPM e contou com uma ótima participação, já que estiveram presentes 22 proprietários de locadoras. Essa primeira etapa, segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, terá como meta a abertura de um diálogo produtivo, objetivando alertar as empresas prestadoras dos serviços sobre os procedimentos que serão adotados a partir de agora, como a regularização da documentação dos agentes que trabalham nessa modalidade de transporte, como também a exigência da CNH e CRLV. Atualmente cerca de mil mototaxistas estão atuando nas ruas de Brumado, os quais, terão que fazer os ajustes solicitados pela PM, que promete rigor na fiscalização a partir de agora, no intuito de garantir a qualidade dos serviços para milhares de brumadenses que utilizam os serviços todos os dias. 

Iniciado credenciamento de artistas para espaços culturais da Secult

  • JC
  • 19 Mar 2014
  • 08:28h

As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de abril para grupos com atividades ligadas à música, dança, circo, teatro, manifestações populares e voltadas para o público infantil | FOTO: Reprodução

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por intermédio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), começou credenciamento de artistas para apresentações artístico-culturais nos projetos e eventos dos espaços culturais da capital e do interior. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de abril para grupos com atividades ligadas à música, dança, circo, teatro, manifestações populares e voltadas para o público infantil. A iniciativa faz parte do conjunto de ações para consolidação de uma política pública democrática para a cultura baiana e é destinada a pessoas físicas (maiores de 18 anos) e jurídicas, inclusive proponentes que representem, no máximo até cinco artistas, grupos e bandas residentes ou com sede no estado. As propostas serão avaliadas, habilitadas e classificadas por uma Comissão Permanente formada por servidores da Secult e devem ser apresentadas por meio de formulário e enviadas pelos Correios, via Sedex, em envelope lacrado e identificado, ou protocoladas diretamente na Secult. As inscrições também podem ser realizadas nos 11 espaços culturais do interior, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h. É necessário anexar os documentos especificados no regulamento, disponíveis no site da secretaria, onde podem ser obtidas mais informações.

Atendendo a Pedidos: Saiba como bloquear solicitações de jogos no Facebook

  • Informações do Olhar Digital
  • 19 Mar 2014
  • 07:53h

(Imagem: Reprodução)

Os jogos são importante fonte de renda e diversão no Facebook, mas é fácil encontrar quem não suporta receber notificações sempre que os amigos acham que devem sugerir um FarmVille, Candy Crush etc. O que nem todo mundo sabe é que há como bloquear essas sugestões. Você não tem como optar por jamais ser convidado para um jogo ou aplicativo novo, mas pode riscar um título que já foi oferecido - e também o usuário que fez a recomendação. Para isso, vá ao link de jogos que fica na barra lateral esquerda e clique em "Solicitações" - ou neste link aqui. Lá, acione cada "X" que estiver ao lado de aplicativos e jogos. Quando fizer isso, você ainda poderá optar por nunca mais receber solicitações da pessoa que te mandou aquilo e bloquear de vez o app, evitando que outro usuário tente recomendá-lo.