'Deus me guardou', diz repórter da Globo após bandidos atirarem três vezes em assalto

  • Correio 24 horas
  • 11 Jan 2017
  • 20:33h

(Foto: Reprodução)

A repórter Nathália Dielú, da Globo Nordeste, sediada em Recife, passou por um susto na última segunda-feira (9). Ela foi assaltada por quatro homens armados e teve o seu carro e pertences levados. Nas redes sociais, Nathália relatou o caso e contou que andava pelo centro da capital pernambucana quando os criminosos a abordaram de forma violenta. Ela lembra que eles atiraram três vezes, mas que em todas a arma falhou. “Em nenhum momento pedi nada nem reagi, mas ele (um dos assaltantes) quis olhar nos olhos e dizer que tudo ia passar. Eles discutiram entre si, tentaram atirar, mas os olhos daquele garoto jamais vão sair da minha mente”, escreveu. "Tentaram disparar três vezes, mas a arma falhou. Nas três vezes. Deus me guardou, me amparou. Entendi o recado: tenho muito a fazer nessa vida ainda. Estou agradecida, ao mesmo tempo que sinto o corpo arrasado. Mas no fim, tá tudo bem. Tou viva. Viva!", continuou.

Lula é anunciado em Salvador como candidato à presidência em 2018

  • Tribuna da Bahia
  • 11 Jan 2017
  • 19:49h

(Foto: Reprodução)

Em seu primeiro ato público do ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se necessário vai ser candidato a presidente da República. A declaração foi dada durante o 29º Encontro Estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Salvador, na Bahia. "Se preparem, porque, se necessário, eu serei candidato à Presidência. Se eu for candidato, é para a gente ganhar as eleições desse país", disse Lula, a uma plateia que usava bonés vermelhos com a inscrição "Estamos com Lula". Mais cedo, no mesmo evento, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido ainda não tomou a decisão sobre uma eventual candidatura do ex-presidente, mas que ele é "aspiração nacional".O ex-presidente fez um discurso defendendo que o País volte a crescer através de investimentos do governo. "O único jeito desse país voltar a crescer é o Estado investir, pode mexer no compulsório, pode aumentar a dívida. A melhor forma de diminui a dívida com proporção do PIB, é fazer o PIB crescer", afirmou. Lula destacou que o Brasil precisa fazer a reforma agrária e voltar a usar os bancos públicos para financiar a agricultura familiar, os pequenos empresários e os consumidores.

Guardas municipais e de trânsito poderão ter aposentadoria especial

  • Tribuna da Bahia
  • 11 Jan 2017
  • 18:27h

(Foto: Reprodução)

Guardas municipais e agentes de trânsito podem ganhar direito a aposentadoria especial, com 30 anos de trabalho para os homens e 25 para as mulheres, estabelece  o PLS 214/2016, do senador Paulo Paim (PT-RS). A proposta aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde a relatora é a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). De acordo com o projeto, a aposentadoria especial dentro do Regime Geral da Previdência Social poderá ser concedida a guardas municipais e agentes de trânsito aos 30 anos de contribuição se for homem, com pelo menos 20 anos na atividade, e aos 25 anos se mulher, desde de que tenha o mínimo de 15 anos na atividade. Para Paim, a legislação é omissa em relação aos guardas municipais e agentes de fiscalização de trânsito, pois são profissionais que atuam em condições de alto risco. Assim, o senador afirma que esses servidores também merecem a aposentadoria especial em virtude da periculosidade de suas atividades. Várias categorias já têm direito a aposentadorias especiais, pois atuam em atividades que podem por em risco a saúde do trabalhador, como policiais, médicos, eletricistas, enfermeiros, pedreiros de grandes obras e outros.

Marcell Moraes crítica desfile dos jegues na Lavagem do Bonfim

  • Tribuna da Bahia
  • 11 Jan 2017
  • 17:02h

(Foto: Reprodução)

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) lamentou a manutenção da decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) que autoriza o desfile dos jegues durante a Lavagem do Bonfim. O parecer outorgado em 2013, quando os desembargadores do TJBA decidiram por 24 votos a 10 pela suspensão de uma liminar que vetava o desfile de animais, permanece em vigência sob a alegação da preservação das tradições populares. "É um verdadeiro retrocesso. O Tribunal de Justiça deveria rever essa decisão porque é inadmissível que em pleno século XXI o judiciário se posicione a favor dos maus tratos dos animais em nome da manutenção da tradição. A festa do Senhor do Bonfim é marcada pela fé e as pessoas não aceitam mais esse tipo de prática que expões os jegues de forma cruel", declarou o parlamentar. O deputado afirmou ainda que articulará conjuntamente com o prefeito ACM Neto a criação de um dispositivo legal promulgado pelo executivo municipal que proibirá o desfile dos animais durante a festa popular. "Vou conversar com  o prefeito. Ao invés de ser projeto de lei ou ação no Ministério Público, vou pedir para ACM Neto que coloque um decreto municipal proibindo a participação dos animais no cortejo. A gente precisa desmotivar que pessoas levem animais em festas. Um exemplo disso é que no bloco Camaleão levam os camaleões, em pleno carnaval. Tenho certeza que o prefeito é sensível à causa animal", afirmou.

Conquistenses suspeitos de aplicar golpes pela internet são presos pela Polícia Civil

  • Blog do Léo Santos
  • 11 Jan 2017
  • 16:22h

(Foto: Reprodução)

Dois integrantes de uma quadrilha que praticava golpes pela internet em todo o Brasil, foram presos na segunda-feira (9), na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. A Polícia Civil efetuou a prisões e informou que os suspeitos,   são naturais de Vitória da Conquista e  já estavam a três meses no Vale do Mucuri aplicando golpes. Um adolescente que também estava no local foi detido.De acordo com a polícia, a quadrilha agia rastreando os dados bancários das empresas e pessoas físicas na internet e, em seguida, os criminosos invadiam as contas e faziam retiradas de dinheiro das vítimas. Os dois homens, que não tiveram as identidades reveladas, tinham a função de aliciar os moradores da região onde foram presos, para trabalharem no esquema. Esses moradores forneciam os dados bancários pessoais para que o dinheiro desviado fosse depositado por meio de transferências fraudulentas nessas contas, de maneira que as pessoas que gerenciavam os golpes não fossem associadas ao desvio. Ainda segundo a polícia, o líder da quadrilha que agia na região, confirmou sua participação no crime e revelou que apenas 10% de cada transação ficava com ele como forma de pagamento. O restante do dinheiro era enviado para os hackers, que segundo ele, nunca teria conhecido pessoalmente, apenas por mensagens na internet. Os golpes aplicados já chegaram a desviar uma quantia R$ 90 mil.

PF pede prorrogação de inquérito sobre Lula, Dilma e Cardozo no STF

  • 11 Jan 2017
  • 16:13h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais tempo para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo por suposta obstrução da Justiça nas investigações da Operação Lava Jato. O pedido foi apresentado nesta terça-feira (10) pela PF e encaminhado ao relator do inquérito, ministro Teori Zavascki, responsável na Corte pelos casos do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Como o caso está sob segredo de Justiça, não é possível consultar publicamente por quanto tempo a PF quer prorrogar o inquérito, nem as medidas a serem executadas na apuração. Apesar de a PF ter pedido a prorrogação, o ministro também poderá consultar a Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu a investigação dos três políticos em maio do ano passado e responsável por uma eventual denúncia a ser formulada no caso, se forem encontradas provas. O caso envolve a nomeação, por Dilma, do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2015. Em delação premiada, o senador cassado Delcídio do Amaral disse que a escolha tinha por objetivo conceder liberdade a donos de empreiteiras presos na Operação Lava Jato, suspeita já negada pelo ministro.

Centro de formação de professores na BA tem livros e móveis abandonados

  • G1 Bahia
  • 11 Jan 2017
  • 15:21h

(Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)

Um imóvel onde deveria funcionar um centro de formação, treinamento e capacitação para professores da rede municipal de Itabuna, na região sul da Bahia, está desativado e com diversos livros e móveis abandonados. O local que, segundo populares, virou espaço para moradores de rua e usuários de drogas, está tomado pelo mato, por sujeira, além do mau cheiro. O portão possui um cadeado, mas fica aberto, conforme relato de quem mora na região. A Casa do Educador, como é chamada, tem nas salas dezenas de livros com selo do Ministério da Educação datados de 2012. Também carcaças de móveis e computadores espalhados pelo chão. No local, ainda é possível ver uma placa informando sobre uma reforma que começou em 2012, mas que ainda não foi concluída, cinco anos depois. "Nós estamos assustados com a situação que nos deparamos com a Casa do Educador. Vamos tomar as providências junto à Procuradoria do município. É lamentável uma situação dessas, porque é um espaço público totalmente destruído", afirmou a atual secretária da educação do município, AnorinaSmith. 

A atual secretária disse, ainda, que fará um levantamento dos livros encontrados no local e vai checar com o Ministério da Educação como as pessoas que deveriam distribuir esses livros podem ser responsabilizadas. Ela disse que o problema ocorreu na gestão anterior a dela.A reportagem procurou a ex-secretária da educação de Itabuna, Dinalva Melo, que informou que os livros e todos os demais materiais abandonados na casa já estavam no local quando ela assumiu a pasta, em 2013.

CONTINUE LENDO

Líderes de massacre em presídio no AM embarcam para presídios federais

  • G1
  • 11 Jan 2017
  • 14:42h

(Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Um total de 17 detentos do Amazonas começou a ser transferido para presídios federais no fim da manhã desta quarta-feira (11). Às 11h30, um comboio da Polícia Militar acompanhou o traslado dos presos até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. O grupo é apontado como líder do massacre que resultou na morte de 56 internos do Complexo Peniteciário Anísio Jobim (Compaj), no primeiro dia do ano. Ainda não há informações sobre quais unidades federais irão receber os detentos. Os presos estavam encarcerados no Compaj e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). Ainda na terça-feira (10), eles foram conduzidos ao Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Manaus, por um comboio formado por carros de polícia e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram deslocados ao Batalhão para realizar exames de corpo de delito nos detentos, antes da viagem. Após os procedimentos, o grupo seguiu às 11h30 para o Aeroporto Internacional da capital. Os detentos foram levados dentro de um caminhão-baú da Seap. O trajeto até o aeroporto recebeu forte esquema de segurança, com batedores e um helicóptero da Polícia Militar. Ao todo, 80 policiais participam da operação, segundo o comandante geral da PM, Augusto Sérgio. A Seap ainda não informou para quais unidades federais os detentos devem ser levados. O Ministério da Justiça afirmou que apura, junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o local para onde eles serão encaminhados.

Suspeito de amarrar, torturar e jogar comerciante em rio é morto na Bahia

  • G1 Bahia
  • 11 Jan 2017
  • 14:23h

Comerciante foi achado morto às margens de rio na região de Feira de Santana, na Bahia. (Foto: Imagem/TV Subaé)

Um homem suspeito de envolvimento no homicídio de um comerciante da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, que foi amarrado, torturado e jogado ainda com vida em um rio, foi morto pela polícia após um confronto nesta quarta-feira (11). Um adolescente de 15 anos que estava com o suspeito também foi baleado pela polícia na troca de tiros e não resistiu. Outro homem foi preso. De acordo com informações da 1ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Feira de Santana), o crime contra o comerciante Aristides Santos Barbosa, de 56 anos, ocorreu em novembro do ano passado  e, desde então, os supeitos estavam com mandado de prisão em aberto.

OAB emite primeira carteira com nome social de pessoa transexual

  • Correio Brasiliense
  • 11 Jan 2017
  • 12:53h

(Foto: Reprodução/Facebook)

A secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) pôs em prática um importante passo rumo ao reconhecimento dos direitos de travestis e transexuais. Pela primeira vez no país, uma advogada trans foi autorizada a utilizar o nome social no registro da entidade. Márcia Rocha, 51 anos, é a primeira a desfrutar da novidade, anunciada na segunda-feira (9/1), e avalia a oportunidade como "extremamente importante". "Vai ser muito bom poder usar o nome social para trabalhar, tanto para mim, quanto para outras pessoas que podem entrar com o pedido também. Além disso, tem a questão de abrir precedentes para que outras entidades reconheçam o nome social também", pondera. O uso do nome social foi aprovado em maio do ano passado, por unanimidade, no Conselho Pleno da OAB — a maior instância da entidade. Até chegar a esse ponto, no entanto, o processo passou quase quatro anos tramitando. Márcia foi uma das precursoras da iniciativa, ao lado da presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP, Adriana Galvão. "Nós fizemos um estudo e elaboramos um parecer técnico em São Paulo, antes de enviar o pedido para Brasília. (Depois de aprovado no Conselho Pleno,) Foi pedido um prazo para que o regimento fosse modificado", explica Galvão, justificando o tempo transcorrido entre a aprovação da autorização e a emissão do primeiro certificado.

Bahia:Doença misteriosa que causa urina escura é pesquisada em SP, RJ e EUA

  • A tarde/Uol
  • 11 Jan 2017
  • 11:27h

(Foto: Reprodução)

Quase um mês após o registro do primeiro caso, a chamada “doença misteriosa” ainda intriga os órgãos de saúde do estado e da prefeitura. Sem resultados concretos, amostras de sangue, fezes e urina de pacientes com sintomas suspeitos foram enviadas para análise na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a um laboratório do Alabama, nos Estados Unidos (EUA). Não há previsão de quando os resultados da investigação ficarão prontos. Enquanto isso, o número de pessoas que apresentaram os sintomas da enfermidade – dores musculares intensas súbitas no pescoço e tórax e urina escura –  saltou, na última semana, de 30 para 52 novos casos. Os registros foram feitos em Salvador (50), Lauro de Freitas (1) e Vera Cruz (1). A expectativa das secretarias da Saúde do Estado (Sesab) e do Município (SMS) é que os laudos dos exames realizados fora da Bahia consigam apontar alguma pista sobre a causa da doença, pois as análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen), não apontaram anormalidades. Parte das estudos foi financiada pelo Governo do Estado e, outra, por intermédio do Ministério da Saúde (MS). A assessoria da Sesab não soube informar os custos da análises. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab (Divep), Maria Aparecida Araújo, até que os resultados fiquem prontos, a doença continua sendo uma incógnita para os profissionais da saúde e médicos do estado. Por isso, segundo ela, postos e hospitais  estão redobrando a atenção para a entrada de pacientes com qualquer um dos sintomas suspeitos. 

Mortes por febre amarela põem Brasil em alerta

  • Veja
  • 11 Jan 2017
  • 10:38h

(Fio Cruz/Divulgação)

As mortes de duas pessoas e de vários macacos contaminados pela febre amarela puseram o país em alerta e fizeram o Ministério da Saúde reforçar a orientação sobre a importância da vacinação. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser dada a qualquer pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata. A febre amarela é provocada por um vírus, transmitido pela picada de mosquitos infectados. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. A maior preocupação das autoridades sanitárias é evitar o retorno da forma urbana da doença, feita por meio da transmissão do Aedes aegypti, cujo número de criadouros no País é considerado alto. O último caso registrado de febre amarela urbana no Brasil ocorreu no Acre, em 1942. A infecção se instala quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra a doença é picada por um mosquito infectado.

Crise leva 16.897 mil empresas a fechar as portas na Bahia em 2016

  • Correio 24 horas
  • 11 Jan 2017
  • 10:14h

(Imagem/ CORREIO Gráficos)

A crise na economia brasileira fez 16.897 empresas baianas fecharem as portas em 2016. Nos últimos dez anos, a quantidade de fechamentos mais do que dobrou e atingiu o recorde da série histórica divulgada pela Junta Comercial da Bahia (Juceb). Os setores de comércio e serviços foram os mais afetados, com 14.118 mil empresas, o que corresponde a 83,5% do volume total de empreendimentos que fecharam as portas no último ano. Nos últimos 10 anos, a Bahia também registrou o menor número de abertura de novos negócios, de acordo com um levantamento feito pelo CORREIO, a partir dos dados divulgados pela Juceb. “O fechamento, sem dúvida, foi maior este ano por conta da crise, mas também porque, do final de 2015 para cá, houve uma desburocratização maior para dar baixa nas empresas”, explica o presidente da Juceb, Antonio Carlos Tramm, ressaltando a possibilidade de transferir para o empresário o passivo da empresa. Muitas destas empresas foram abertas no período que antecedeu eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “As pessoas acabaram apostando nisso, mas não conseguiram se sustentar com a situação econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Foi um surto muito grande de empresas que não tiveram condições de continuar”, analisa. 

Taisan: iX35 2.0 Automático 2014/2015 Completo-Hyundai

  • 11 Jan 2017
  • 10:03h

Só na Taisan Auto você encontra carros novos e seminovos em condições imperdíveis! Lá está disponível para você o iX35 2.0 Automático 2014/2015 Completo da Hyundai, único dono e com apenas 30.000 Km rodados. Aproveite esta oportunidade para adquirir o seu carro seminovo na Taisan Auto. Vá até a loja ou entre em contato pelo fone; 3441-5551.

 

Bebê de 6 meses contrai herpes a partir de beijo da mãe e tem paralisia parcial

  • Extra
  • 11 Jan 2017
  • 09:07h

(Foto: Reprodução)

Pais e mães de bebês sabem que é difícil resistir à fofura sem cobri-los de beijos. Mas o carinho de uma mãe australiana quase levou uma garotinha de seis meses à morte. Sem perceber que estava com herpes, Helen Green transmitiu o vírus para a filha, Bonnie, o que desencadeou sérias complicações neurológicas na criança. Tudo começou numa viagem da família Green. Helen e o marido, Russell, levaram a pequena Bonnie à Inglaterra. Depois de alguns dias, a mãe da bebê percebeu que estava com herpes labial, provavelmente ocasionada pelo frio no avião. Na semana seguinte, os pais observaram uma lesão parecida na orelha da filha. Eles a levaram a um médico, que receitou antibióticos. Mas dias depois a menina teve uma convulsão de 20 minutos. Os pais, em pânico, a levaram de volta ao hospital. "Os médicos pergunraram se alguém com herpes labial havia entrado em contato com ela", contou Russell durante o programa de TV australiano Today Tonight. Bonnie contraiu herpes a partir dos beijos da mãe. O vírus se alojou no cérebro, causando encefalite viral — um inchaço intracraniano severo. Helen ficou devastada com a notícia. De acordo com especialistas, mesmo antes das lesões aparecerem, a herpes pode ser contagiosa. Segundo o neurologista pediátrico Simon Williams, do hospital Princess Margaret, da Austrália, metade da população adulta carrega o vírus, mas ele pode ficar adormecido por anos.