Na primeira fase, Brasil jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília

  • por Cláudia Callado
  • 06 Dez 2013
  • 19:58h

(Foto: Getty Images)

A Seleção Brasileira, durante a primeira fase da Copa do Mundo, visitará três cidades: São Paulo, Fortaleza e Brasília. O jogo de abertura, contra a Croácia, será na Arena Corinthians, no dia 12 de junho, às 17h. O Castelão, no Ceará, receberá a partida do Brasil contra o México, no dia 17 de junho, desta vez às 16h. Para encerrar a primeira fase, a equipe de Luiz Felipe Scolari viajará até a capital federal para enfrentar Camarões no Mané Garrincha, no dia 23 do mesmo mês, às 17h. Caso passe em primeiro lugar do grupo, o time canarinho jogará as oitavas-de-final no Mineirão, em Belo Horizonte. No entanto, uma possível classificação em segundo fará com que a disputa seja novamente em Fortaleza. Se a equipe de Neymar e companhia se classificar para as quartas-de-final, o jogo será ou no Castelão, mais uma vez, ou na Arena Fonte Nova, em Salvador. A semifinal acontecerá ou no Mineirão ou no mesmo local da abertura, a Arena Corinthians. A final será no Maracanã e a disputa pelo terceiro lugar no Mané Garrincha.Confira a tabela completa!

Oportunidade: Agregando caminhões Truck para transporte de cimento

  • Divulgação
  • 06 Dez 2013
  • 17:58h

Arrocha Verão e Chopada Vip: Para fechar 2013 em alto estilo e iniciar 2014 em alto astral

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 15:25h

(Divulgação)

Depois do grande sucesso do Brumado Indoor 2013, o promoter Ney Trindade, que comprovou, mais uma vez, a sua competência, vai realizar mais dos grandes eventos, um para fechar 2013 em grande estilo e outro para começar 2014 em alto astral. O primeiro deles acontecerá nos dias 21 e 22 de dezembro, que é o Arrocha Verão, que vai trazer para o palco do Planet Show II os artistas Renato Rocha, Os Tekilaz, Os Clones e Swing do Maluco, além da sensacional boite que será comandada pelos DJs Guetona e Daniel Simurro Filho. O próximo evento, para iniciar um novo ano no pique total, será a Chopada Vip 2014, que trará os grandes sucessos do momento, Léo Magalhães, Gabriel Gava, É Paixão e o DJ Rafa Gouveia. Então, não marque outros compromissos na sua agenda, pois os dias 21 e 22 de dezembro e 19 de janeiro já estão reservado à alegria, a boa música e muita diversão no Espaço Top de Brumado para eventos, o Planet Show II que foi totalmente aprovado pela crítica e pelo público, devido à sua infraestrutura de primeira, que oferece segurança, conforto e comodidade, além de um local muito agradável para se curtir um grande show.

 

(Foto: Divulgação)

Ironia: Na onda dos assaltos em Brumado, jornalista acaba virando manchete policial

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 14:07h

O jornalista Leonardo Oliva, ao lado do governador Wagner, durante cerimônia de inauguração em Barra da Estiva (Foto: Tribuna do Sertão)

Mesmo diante da banalização da situação da segurança pública em Brumado, onde os bandidos estão cada vez mais ousados, a população, se vê cada vez como alvo fácil, já que, apesar dos esforços dos bravos policiais militares e civis, o contingente ainda é totalmente insuficiente, tendo a agravante que, até agora, o Estado vem fazendo “vistas grossas” com a situação. Nessa nova onda de assaltos, que era mais que previsível, já que o clima de festas de final de ano é totalmente convidativo para a bandidagem, as vítimas vêm se multiplicando, sendo que, em alguns casos, existe um peculiaridade maior como foi o caso de um assalto que aconteceu na tarde de ontem (05), numa vidraçaria, onde o assaltante entrou disfarçado com uma farda de uma empresa que presta serviços para o consórcio de empresas da Fiol e levou cerca de 70 mil reais. No “sweel” desta nova onda de assaltos que assola a capital do minério, o conceituado jornalista Leonardo Oliva, - editor do Jornal Tribuna do Sertão, o pioneiro do jornalismo brumadense -, acabou, por ironia do destino, se tornando manchete das páginas policiais, já que ele se tornou mais uma vítima dos bandidos. Na noite desta quinta-feira (05) ele foi abordado por dois elementos armados em uma motocicleta, que levaram o seu veículo, um Montana de placa policial OKX 8466, além de todos os pertences que estavam em seu interior (uma máquina fotográfica, um notebook e um aparelho celular). O fato aconteceu no conjunto de quebra-molas, depois da Vila Presidente Vargas, local que já foi palco de vários assaltos. O jornalista caminhou alguns quilômetros até chegar a Vila Presidente Vargas e conseguiu uma carona até a 20ª Coorpin, onde ele registrou uma ocorrência. Nessa nova investida da criminalidade, até os que levam informação para a população, acabaram entrando na triste lista de vítimas dos assaltantes. 

Brumado: Prefeitura realiza sorteio de 200 unidades residenciais do 'Minha Casa, Minha Vida'

  • Sérgio Mauro de Oliveira / Ascom / PMB
  • 06 Dez 2013
  • 13:07h

Foto: Sérgio Mauro de Oliveira / Ascom / PMB

Nesta quinta feira, (05/12), procedeu-se ao sorteio e a titularidade das 200 (duzentas) unidades residenciais construídas pelo “Programa Minha Casa, Minha Vida!”, do Governo Federal em Convênio com a Prefeitura Municipal de Brumado. Em solenidade realizada nas instalações do Ginásio de Esporte Antonio Alves Ribeiro com a presença dos beneficiados pelo Programa e de autoridades Municipais e de empresas; Vice-Prefeita Municipal Dr.ª Cristina Gondim, Miguel Lima Dias, Secretário Municipal de Administração, Themis Narvaes, Secretária Municipal de Assistência Social e idadania, Pastor Ângelo Mario de Carvalho Araújo, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Senhor Fredson da Mota – Gerente da Agência da Caixa Econômica Federal de Brumado, Senhora Natália Sagae representante da Regional do setor de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista e o Sr. Rubens de Oliveira Fernandes – Engenheiro da Construtora “Gráfico Empreendimentos”.

O empreendimento desenvolvido pelos princípios do Programa “Minha Casa, Minha Vida.”, e, nesta etapa de Brumado, consolidou-se no “Loteamento Bom Jesus”, bairro da Malhada Branca contemplando 200(duzentos), mutuários e, se, consideramos, o número médio de membros das famílias brasileiras, são aproximadamente 800(oitocentas), pessoas atendidas no sonho de possuírem a casa própria dentro das possibilidades financeiras de cada família contemplada. O Secretário Municipal de Administração Sr. Miguel Lima Dias, que no uso das palavras ressaltou a importância daquele ato para 800 (oitocentas), pessoas que a partir de agora contam com a realização do sonho da casa própria. Os demais representantes se manifestaram valorizando a importância de participarem do ato que felicitará tantas famílias oferecendo moradia com dignidade a tantos pais e filhos na educação e de seus futuros. A Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e Cidadania – SESOC, Sr.ª Themis Narvaes em suas palavras, abrangeu a importância de um Lar. Afirmando; ... lar não é cimento, porta, parede, piso ou teto. Lar é a família, pais com filhos educando e formando o cidadão ou a cidadã de amanhã, e neste momento, essas famílias que estão sendo beneficiadas com suas moradias, tem a estrutura para viverem e educar com honradez seus filhos. Finalizou. 

 

CONTINUE LENDO

Cirurgião americano afirma que homens que fumam maconha podem desenvolver seios

  • Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 12:58h

(Foto:Reprodução)

Um cirurgião plástico de Detroit, nos Estados Unidos, afirmou em entrevista à CNN, que homens que fumam maconha podem desenvolver ginecomastia (crescimento das glândulas mamárias), por causa dos efeitos da droga sobre os níveis de hormônios. De acordo com Anthony Youn, o consumo da droga provoca um distúrbio do equilíbrio entre a testosterona e o estrogênio. "Quando a relação favorece o estrogênio, o corpo responde criando um excessivo tecido nos seios. Portanto, mamas masculinas", explicou. Youn afirmou também que este efeito só não está já confirmado devido ao estatuto ilegal da droga, que impede várias investigações, e que espera poder conduzir novos estudos em estados onde a droga é legalizada. Além do aumento das glândulas mamárias, o médico afirmou que estudos com animais mostram que a exposição ao THC (tetrahidrocanabinol, substância psicoativa da maconha) pode baixar os níveis de testosterona, a redução do volume testicular e anormalidades no sêmen. 

Super Promoção das Amarelas Internet e CDL oferece um carro e uma moto 0 km

  • Izidy Ramel
  • 06 Dez 2013
  • 12:18h

Pára, pára tudo, essa é a sua chance de ganhar um carro e uma motocicleta 0 km. Anunciando a sua empresa ou atividade comercial nas Amarelas Internet - A sua lista telefônica na internet. São 06 tipos de anúncios, quanto melhor for o seu anúncio, mais cupons você vai ganhar para concorrer a esses prêmios incríveis. Ligue 9955-5504 ou 8807-6615. Amarelas Internet - anúncios com fotos, localização no mapa e muito mais. Seja encontrado, anuncie nas Amarelas Internet e ainda concorra a um carro e uma motocicleta 0 km. Essa promoção é uma parceira entre as Amarelas Internet e a CDL de Brumado, com apoio do Brumado Urgente. Veja o vídeo abaixo e conheça melhor a promoção: 

W/MAN: Elegância, Requinte e Glamour para o seu final de ano

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 11:47h

(Foto: Láercio de Morais / Brumado Urgente)

Se vestir bem nunca esteve tão em alta, já que o novo padrão da moda vem definindo conceitos e promovendo um "line-up" da elegância. Em Brumado esse padrão atual tem um endereço certo que é a W/MAN, uma boutique que é a cara da modernidade. Regida pelo bom gosto da empresária Paula Gomes, a W/MAN trabalha com as melhores marcas do mercado como Levi's, Zinco, Osmoze, Ogochi entre outras, tendo sempre a opção certa para você fazer bonito nas "passarelas da vida". Localizada no coração da cidade, na Av. Coronel Tibério Meira, 201, oferecendo aos seus clientes um atendimento diferenciado, numa loja ampla e confortável, que trabalha com as bandeiras HiperCard, Visa e Mastercard, a W/MAN, oferece o melhor da moda masculina e feminina, com um setor de acessórios de fino trato, onde se podem encontrar carteiras, cintos e os melhores perfumes importados. Agora no final de ano a W/MAN estará com grandes promoções para você arrasar nas passarelas da vida. Então não perca a oportunidade e faça uma visita ao endereço da elegância em Brumado, onde você vai encontrar requinte e glamour, além de um ótimo atendimento. 

Na W/Man você encontro os últimos sucessos da moda (Foto: Láercio de Morais / Brumado Urgente)

MPF participa de ação de rua contra a corrupção neste domingo (8)

  • MPF/Ba
  • 06 Dez 2013
  • 11:39h

O Ministério Público Federal (MPF) participará, neste domingo, 8 de dezembro, de uma ação de rua em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, das 7h às 11h, no Jardim de Alah, em Salvador/BA. A atividade, realizada em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Governo Federal, visa mobilizar a sociedade e prestar esclarecimentos sobre o tema à população. Além de um toldo montado no local, onde os representantes dos órgãos estarão reunidos, uma unidade móvel de saúde, obtida com o apoio da Fundação José Silveira, realizará exames como medição de pressão, glicemia e consultas com clínico geral e nutricionista. Para ser atendido é preciso levar o cartão do SUS, a identidade (ou outro documento com RG) e informar o endereço de residência. Seminário - o MPF integrará, ainda, o evento “Combate à corrupção: mais transparência, menos impunidade", organizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) que visa discutir a corrupção no Brasil. O evento, que reúne instituições que atuam no combate à corrupção, será realizado na segunda-feira, 9 de dezembro, das 13h30 às 18h30, no auditório do MP/BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador/BA.Apoiam as atividades o Sebrae, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, a Polícia Federal, e os Correios.

Oportunidade: Vende-se casa com ótimo preço na Lagoa da Tapagem

  • Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 10:27h

(Foto:Divulgação)

Vende-se uma casa na Lagoa da Tapagem, próximo à entrada de Itaquaraí, na antiga entrada para a Xilolite. Com 2 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, a casa é toda forrada com gesso, com água encanada e luz, tendo também o documento do Incra, numa área de 1 hectare. O preço é R$ 18 mil. Então você que está querendo adquirir um imóvel na zona rural de Brumado, que seja bem localizado e que não seja tão distante da cidade, esta aí uma ótimo oportunidade. Aceita-se também troca em terreno ou outro imóvel que fique localizado na zona urbana. Os interessados podem ligar para os números: (77) 9934-5523 ;  3171-2910 ou 3471-2910.

Estudantes brumadenses participam do Quadragésimo Congresso da UBES

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Dez 2013
  • 09:06h

Os estudantes brumadenses durante a passeata que foi realizada nas ruas de Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

Os estudantes brumadenses vêm tendo uma participação cada vez mais ativa em vários setores da sociedade, mostrando uma consciência critica e contextualizada, o que projeta um futuro muito mais dinâmico para as próximas gerações da capital do minério. Dos dias 28 a 01 de dezembro, uma delegação de estudantes secundaristas de Brumado participou do 40º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, que foi realizado, concomitantemente, nas cidades de Contagem e de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no qual estiveram reunidos mais de sete mil estudantes secundaristas de todo Brasil, formando debates e construindo pautas como a democratização da mídia, reforma politica, 10% do Pib para a educação, passe livre dentre outros debates de suma importância para construir um modelo educacional que atenda aos anseios de todos. A delegação brumadense, composta pelos estudantes Thaillan Canguçu, Ruimar Britto, Joanne Vale e Ediane Araujo, representaram a classe estudantil de Brumado, participando também de uma grande passeata estudantil, que ganhou as ruas de Belo Horizonte, onde houve uma grande manifestação pelos direitos dos estudantes, que buscam uma Educação cada vez melhor.

Sorteio define hoje os primeiros rivais do Brasil na Copa-2014

  • Informações da Folha.
  • 06 Dez 2013
  • 07:34h

(Foto: Divulgação)

A sorte do Brasil na Copa será lançada nesta sexta-feira. A partir das 14h40, no sorteio dos grupos realizado na Costa do Sauipe, na Bahia, a seleção conhecerá os seus três primeiros adversários. Antes, às 14h, acontecerão espetáculos de música e dança. Como país-sede, o Brasil será o cabeça de chave do Grupo A. Jogará em São Paulo (12/6), Fortaleza (17/6) e Brasília (23/6) na primeira fase. Ao menos um europeu estará na chave brasileira. Outro europeu ou um africano e um asiático ou um país da Concacaf (Confederação de Futebol da Américas do Norte, Central e Caribe) completarão a chave brasileira. Alemanha, Argentina, Espanha, Uruguai, Bélgica, Colômbia e Suíça são os outros sete cabeças de chave, escolhidos com base no ranking Fifa. Eles serão sorteados para encabeçar as chaves B à H. Equipes tradicionais como Holanda, França e Itália poderão enfrentar qualquer um dos cabeças de chave. Há a possibilidade da criação de "supergrupos da morte", com a presença de três campeões mundiais, pois há nove europeus no pote quatro. Por sorteio, um deles irá para o pote dois, com sul-americanos e africanos. Se a Inglaterra mudar de pote, por exemplo, abre a chance de um grupo com Brasil, Itália, Inglaterra e EUA.

Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial

  • Do G1, em São Paulo
  • 05 Dez 2013
  • 20:47h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, anunciou nesta quinta-feira (5) o atual presidente, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. “Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.” Conhecido como “Madiba” na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993. Foram quatro internações desde dezembro. Em abril, as últimas imagens divulgadas do ex-presidente mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava emoção. Em março de 2012, o ex-presidente sul-africano havia sido hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira.

Em dezembro, porém, ele permaneceu 18 dias hospitalizado, em decorrência de uma infecção pulmonar. No fim de março de 2013, ele passou 10 dias internado, também por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada às sequelas de uma tuberculose que contraiu durante sua detenção na prisão de Robben Island (ilha de Robben), onde ficou 18 anos preso, de 1964 a 1982.

Histórico

Ele ficou preso durante 27 anos e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, sendo eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país. Mandela é alvo de um grande culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu rosto aparece em todos os tipos de recordações para turistas.

Havia algum tempo sua saúde frágil o impedia de fazer aparições públicas na África do Sul - a última foi durante a Copa do Mundo de 2010, realizada no país. Mas ele continuou a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Mandela passou por uma cirurgia de próstata em 1985, quando ainda estava preso, e foi diagnosticado com tuberculose em 1988. Em 2001, foi diagnosticado com câncer de próstata e hospitalizado por problemas respiratórios, sendo liberado dois dias depois.

Biografia
Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 no clã Madiba no vilarejo de Mvezo, no antigo território de Transkei, sudeste da África do Sul. Seu pai, Henry Gadla Mphakanyiswa, era chefe do vilarejo e teve quatro mulheres e 13 filhos - Mandela nasceu da terceira mulher, Nosekeni. Seu nome original era Rolihlahla Mandela.

Após seu pai morrer em 1927, ele foi acolhido pelo rei da tribo, Jongintaba Dalindyebo. Ele cursou a escola primária no povoado de Qunu e recebeu o nome Nelson de uma professora, seguindo uma tradição local de dar nomes cristãos às crianças. Conforme as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental. Na adolescência, praticou boxe e corrida.

Mandela ingressou na Universidade de Fort Hare para cursar artes, mas foi expulso por participar de protestos estudantis. Ele completou os estudos na Universidade da África do Sul. Após terminar os estudos, o rei Jongintaba anunciou que Mandela devia se casar, o que motivou o jovem a fugir e se mudar para Johanesburgo, em 1941.

Em Johanesburgo, ele trabalhou como segurança de uma mina e começou a se interessar por política. Na cidade, Mandela também conheceu o corretor de imóveis Walter Sisulu, que se tornou seu grande amigo pessoal e mentor no ativismo antiapartheid. Por indicação de Sisulu, Mandela começou a trabalhar como aprendiz em uma firma de advocacia e se inscreveu na faculdade de direito de Witwatersrand.

Mandela começou a frequentar informalmente as reuniões do Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942. Em 1944, ele fundou a Liga Jovem do Congresso e se casou com a prima de Walter Sisulu, a enfermeira Evelyn Mase. Eles tiveram quatro filhos (dois meninos e duas meninas) – uma das garotas morreu ainda na infância.

Em 1948, ele se tornou secretário nacional do Congresso Nacional Africano (CNA) – no mesmo ano, o Partido Nacional ganhou as eleições do país e começou a implementar a política de apartheid (ou segregação racial). O estudante conheceu futuros colegas da política na faculdade, mas abandonou o curso em 1948, admitindo ter tido notas baixas - ele chegou a retomar a graduação na Universidade de Londres, mas só se formou em 1989 pela Universidade da África do Sul, quando estava preso.

Em 1951, Mandela se tornou presidente do CNA. Em 1952, ele abriu com o amigo Oliver Tambo o primeiro escritório de advocacia do país voltado para negros. No mesmo ano, Mandela foi escolhido como líder da campanha de oposição encabeçada pelo CNA e viajou pelo país, em protesto contra seis leis consideradas injustas. Como reação do governo, ele e 19 colegas foram presos e sentenciados a nove meses de trabalho forçado.

Em 1955, ele ajudou a articular o Congresso do Povo e citava a política pacifista de Gandhi como influência. A reunião uniu a oposição e consolidou as ideias antiapartheid em um documento chamado Carta da Liberdade. No fim do ano, Mandela foi preso juntamente com outros 155 ativistas em uma série de detenções pelo país. Todos foram absolvidos em 1961.
Em 1958, Mandela se divorciou da enfermeira Evelyn Mase e ele se casou novamente, com a assistente social Nomzamo Winnie Madikizela. Os dois tiveram dois filhos.

Em março de 1960, a polícia matou 69 manifestantes desarmados em um protesto contra o governo em Sharpeville. O Partido Nacional declarou estado de emergência no país e baniu o CNA. Em 1961, Mandela tornou-se líder da guerrilha Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação), após ser absolvido no processo da prisão de 1955. Logo após a absolvição, ele e colegas passaram a trabalhar de maneira escondida planejando uma greve geral no país.

Ele deixou o país ilegalmente em 1962, usando o nome de David Motsamayi, para viajar pela África para receber treinamento militar. Mandela ainda visitou a Inglaterra, Marrocos e Etiópia, e foi preso ao voltar, em agosto do mesmo ano. De acordo com o jornal “Telegraph”, a organização perdeu o ideal de protestos não letais com o tempo e matou pelo menos 63 pessoas em bombardeios nos 20 anos seguintes.

Mandela foi acusado de deixar o país ilegalmente e incentivar greves, sendo condenado a cinco anos de prisão. A pena foi servida inicialmente na prisão de Pretória. Em março de 1963, ele foi transferido à Ilha de Robben, voltando a Pretória em junho. Um mês depois, diversos companheiros de partido foram presos.         

Em 1963, Mandela e outras nove pessoas foram julgadas por sabotagem, no que ficou conhecido como Julgamento Rivonia. Sob o risco de ser condenado à pena de morte, Mandela fez um discurso à corte que foi imortalizado.

“Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”, afirmou.

Em 1964, Mandela e outros sete colegas foram condenados por sabotagem e sentenciados à prisão perpétua. Um deles, Denis Goldberg, foi preso em Pretória por ser branco. Os outros foram levados para a Ilha de Robben.

27 anos de prisão

Mandela passou 18 anos detido na ilha de Robben, na costa da Cidade do Cabo, e nove na prisão Pollsmoor, no continente – a transferência ocorreu em 1982. Enquanto esteve preso, Mandela perdeu sua mãe, que morreu em 1968, e seu filho mais velho, morto em 1969. Ele não foi autorizado a participar dos funerais.

Durante o período em que ficou preso, sua reputação como líder negro cresceu e sedimentou a imagem de liderança do movimento antiapartheid. A partir de 1985, ele iniciou o diálogo sobre sua libertação com o Partido Nacional, que exigia que ele não voltasse à luta armada. Neste ano, ele passou por uma cirurgia na próstata e, ao voltar para a prisão, passou a ser mantido em uma cela sozinho.

Em 1988, Mandela passou por um tratamento contra tuberculose e foi transferido para uma casa na prisão Victor Verster. Em 2 de fevereiro de 1990, o presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk reinstituiu o Congresso Nacional Africano (CNA). No dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi solto e, em um evento transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país.

Prêmio Nobel e presidência

Em 1991, Mandela foi eleito novamente presidente do CNA. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993, por seus esforços para trazer a paz ao país.

Mandela encabeçou uma série de articulações políticas que culminaram nas primeiras eleições democráticas e multirraciais do país em 27 de abril de 1994.

O CNA ganhou com 62% dos votos, enquanto o Partido Nacional teve 20%. Com o resultado, Mandela tornou-se o primeiro líder negro do país e também o mais velho, com 75 anos. Ele tomou posse em 10 de maio de 1994. A gestão do presidente foi marcada por políticas antiapartheid, reformas sociais e de saúde.

Em 1996, Mandela se divorciou de Nomzamo Winnie Madikizela por divergências políticas que se tornaram públicas. Em 1998, no dia de seu 80º aniversário, ele se casou com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.

Em 1999, não se candidatou à reeleição e se aposentou da carreira política. Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa no vilarejo de Qunu, onde passou a infância, na província pobre do Cabo Leste.

Causas sociais

Após o fim da carreira política, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos.

Participou de uma campanha de arrecadação de fundos para combater a Aids que tinha como símbolo o número 46664, que carregava quando esteve na prisão.

Em 2008, a comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows em Londres, que contou com a presença de artistas e celebridades engajadas na campanha. Uma estátua de Mandela foi erguida na Praça do Parlamento, na capital inglesa.

Em novembro de 2009, a ONU anunciou que o dia de seu aniversário seria celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional de Mandela, uma iniciativa para estimular todos os cidadãos a dedicar 67 minutos a causas sociais - um minuto por ano que ele dedicou a lutar pela igualdade racial e ao fim do apartheid.

CONTINUE LENDO

Não foi desta vez: Resultado do processo de cassação do prefeito no TRE é adiado mais uma vez

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 05 Dez 2013
  • 19:43h

O suspense sobre o resultado do processo de cassação do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e de sua vice, Cristina Gondim (PSDB), que teria, para muitos, o seu desfecho na tarde desta quinta-feira (05), acabou sendo adiado mais uma vez, já que, segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, a votação na corte do TRE, se iniciou, com o voto do relator, mas, em seguida, o desembargador Dr. Cássio Miranda, pediu vistas ao processo, o qual acabou sendo transferido para o próximo dia 18 de dezembro, penúltimo dia dos trabalhos do Tribunal, que entrará em recesso de férias já no dia 19. Então ainda não foi desta vez que o desfecho deste suspense aconteceu e, com isso, o clima de expectiva continua pairando nos corredores da política brumadense. 

Brumado: Bandidos continuam aterrorizando a zona rural do município

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 05 Dez 2013
  • 18:22h

A violência continua sem limites na zona rural de Brumado (Imagem Ilustrativa)

A violência sem limites que vêm tirando a paz dos moradores do meio rural de Brumado se tornou o maior desafio da Polícia, que com baixo contingente, tem que se desdobrar para combater o crime em todo o município. A ação dos bandidos continua implacável e vários casos vêm sendo registrados na 20ª Coorpin, os quais comprovam a gravidade da situação, já que, além de serem cada vez mais comuns, na grande maioria das vezes, eles usam de um alto grau de violência, judiando de suas vítimas, às vezes com requintes de crueldade, como aconteceu recentemente na divisa com o município de Aracatu, onde uma idosa de 79 anos foi morta de forma brutal por dois elementos. Nesta semana mais um crime similar aconteceu na Fazenda Angico, próximo à Comunidade de Umburanas, onde duas idosas foram amarradas, amordaçadas e ameaçadas por bandidos, que armados, levaram a quantia de R$ 4 mil.
 


A arma de brinquedo, uma réplica de uma Ponto 40, provavelmente pode ter sido utilizada em outros assaltos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)


Na noite desta quarta-feira, um trio de bandidos, que seria composto por dois menores e um maior, invadiu a Fazendo Engenho Velho, nos limites da cidade e, com uma arma de brinquedo e um canivete muito sofisticado tentaram roubar dois cavalos de raça. Mesmo com a rápida ação da Polícia, dois deles conseguiram se evadir, mas foram entregues por um deles, um menor que acabou sendo apreendido, com o qual estava uma arma de brinquedo, uma réplica de uma Ponto 40, que, provavelmente foi usada em outros assaltos no município, inclusive neste que aconteceu na Fazenda Angico.