Remédio derivado da cannabis começa a ser vendido no Brasil

  • Veja
  • 16 Jan 2017
  • 17:18h

(Foto: Reprodução)

A empresa Hemp Meds Brasil recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para importar um remédio derivado da cannabis livre do tetrahidrocanabinol (THC). Criado nos Estados Unidos, o Real Scientific Hemp Oil-X (RSHO-X) é indicado para crianças que precisam usar o canabidiol no tratamento de epilepsia, mas não devem consumir a substância psicoativa responsável pelos efeitos da maconha. O remédio também pode ser prescrito para os atletas que passam por testes antidoping. Isso porque o THC é proibido no meio esportivo e o RSHO-X não deixa qualquer traço de THC no corpo.

Jussiape: Abairense morre afogado em Balneário do Rio da Barra

  • 16 Jan 2017
  • 16:25h

(Foto: Reprodução)

Na tarde deste domingo (15), uma morte foi registrada no Balneário do Rio da Barra, em Caraguataí, no município de Jussiape. Aildo Silva Pereira, morador da comunidade da Barra, em Abaíra, morreu afogado após realizar um mergulho em área sinalizada por representar riscos de afogamento. A possibilidade de mal súbito não foi descartada, mas somente laudo do Instituto Médico Legal deve confirmar a verdadeira causa da morte. O balneário de Caraguataí, que costuma ficar lotado nesta época do ano, não conta com salva-vidas do bombeiros, como geralmente ocorre em locais semelhantes em outros balneários da Chapada Diamantina, em especial da região de Lençóis. Apenas o policiamento ostensivo realizado pela polícia militar é reforçado.

Menina de 11 anos é vítima de estupro coletivo no DF: 'Está meio desorientada', diz mãe

  • Correio 24 horas
  • 16 Jan 2017
  • 16:15h

(Foto: Reprodução)

Uma menina de 11 anos foi vítima de um estupro coletivo em Recanto das Emas, no Distrito Federal. De acordo com a TV Globo, o caso aconteceu em uma casa, na terça-feira (10). O caso só foi divulgado agora e é investigado sob sigilo pela polícia do Distrito Federal. Segundo informações da polícia, cinco jovens, com idades entre 13 e 20 anos, estão envolvidos no crime. O suspeito de 20 anos está preso em Papuda, presídio de Brasília, e vai responder pelo crime de estupro de vulnerável. Todos os suspeitos moram próximos à vítima. A mãe da vítima prestou depoimento na delegacia de Recanto das Emas. Ela conta que descobriu que a filha não estava em casa pouco depois da hora do almoço, após chegar da rua. Ela procurou pela filha e a encontrou bastante nervosa. “De momento, ela não queria me falar o que tinha acontecido. Aí, eu pressionei, aí ela pegou e resolveu falar a verdade. Ela tá meio desorientada, né? Pelo que aconteceu com ela que não é fácil. Se não é fácil pra mim, imagine pra uma criança que acabou de completar 11 anos", contou a mulher à TV Globo. Pouco depois do crime, o jovem de 20 anos foi preso pelo abuso e os quatro adolescentes foram apreendidos. De acordo com a polícia, além do suspeito de 20 anos, dois adolescentes de 17 anos praticaram o ato sexual. Os adolescentes de 15 e 13 assistiram a cena. No celular dos suspeitos foram encontradas imagens do estupro. Os adolescentes foram apreendidos e levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente, onde foram entregues à Justiça. Um deles era namorado da vítima. Os quatro vão responder por ato infracional análogo ao crime de estupro. 

Ufba oferece novos cursos de especialização à distância; são 1.980 vagas

  • Correio 24 horas
  • 16 Jan 2017
  • 15:18h

(Foto: Reprodução)

Dez cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração serão ofertados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) na modalidade de Educação à Distância (EAD), neste primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão 1.980 vagas de especialização, com a vantagem de que o estudante pode acompanhar as atividades sem precisar deslocar-se para a Universidade, utilizando-se da plataforma online, segundo informa a superintendente de Educação à Distância da Ufba (Sead/Ufba), Márcia Rangel. Segundo ela, é uma oportunidade para profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Os cursos à distância oferecidos pela Sead/Ufba têm o objetivo de atender principalmente à demanda de formação e especialização de professores que atuam no ensino público fundamental e médio e gestores da administração pública.

Entre as opções, estão sete novos cursos: Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (150 vagas); Educação em Direitos Humanos (120 vagas); Produção de Mídias para Educação Online (240 vagas); Educação em Gênero e Direitos Humanos (240 vagas); Saúde Coletiva, área de concentração em Saúde da Família (160 vagas); Gênero e Diversidade na Escola (100 vagas); Atividade e Saúde no Contexto da Educação Básica (90 vagas) e Gestão de Pessoas com Ênfase em Formação de Competências na Gestão Pública (200 vagas), além de três cursos que já são normalmente ofertados: Ensino da Filosofia no Ensino Médio (200 vagas); Ensino da Sociologia no Ensino Médio (280 vagas) e Gestão Pública Municipal (200 vagas). Os editais serão publicados e disponibilizados nos próximos dias no site da Sead (https://sead.ufba.br/), orientando para o processo seletivo que acontecerá no mês de março. A previsão é de que as aulas comecem em maio, com duração de dois anos. Grande parte das atividades acontecerá no ambiente digital, usando a plataforma Moodle (AVA), que pode ser acessada pela Internet no www.moodle.ufba.br. Apenas alguns encontros destinados às aulas complementares e avaliações serão realizadas presencialmente, em frequência a ser definida pelo coordenador do curso.

CONTINUE LENDO

Conquista: Homem é atingido por golpes de picareta em suposta tentativa de assalto

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 16 Jan 2017
  • 14:12h

(Foto: Reprodução)

“Quem deve tem que pagar!”: essa foi a frase dita pelos três criminosos que tentaram matar um homem no loteamento Morumbi, próximo ao Centro Industrial de Vitória da Conquista, na noite deste domingo, 15 . Manoel Dias, mais conhecido por Neto, estava acompanhado da sua companheira, Marcela Batista, quando chegava a sua residência e foi surpreendido por três homens armados, usando capuz vermelho. Eles amarraram a mulher no banheiro e com um pedaço de pau e uma picareta tentaram matar Manoel com vários golpes na cabeça. De acordo com Marcela, os bandidos levaram R$ 2 mil, um veículo Fiat Tempra, uma espingarda e um equipamento de som. Mesmo amarrada, Marcela conseguiu sair de casa e pedir ajuda a vizinhos, que socorreram Manoel. Aparentemente a vítima lutou com os supostos assaltantes. Porém, Manoel não conseguiu vencer a agressividade dos autores. Marcas de sangue ficaram por toda parte. Até no teto. A vítima permanece internada no hospital de Base e luta contra a morte. A polícia esteve no local, juntamente com a perícia técnica. Aparentemente a subtração de bens foi uma forma de forjar um roubo. Ainda segundo a polícia, no imóvel foi encontrado um documento referente a um processo que a vítima responde por furto de veículo, porém, não há nada que ligue o crime a ilícitos praticados por Manoel.

Presos fazem selfies e vídeos durante motim na BA e postam em rede social

  • G1 Bahia
  • 16 Jan 2017
  • 13:18h

(Foto: Reprodução)

Presos da delegacia da cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, fizeram selfies e postaram vídeos em redes sociais durante um um motim que ocorreu na carceragem da unidade policial durante o final de semana. A confusão começou após um detento passar mal e só foi controloda cerca de 3h depois. Em um dos vídeos, os detentos aparecem ostentando armas e mantendo um homem como refém. Nas imagens, disponíveis no You Tube, os presos ameaçam o homem, que aparece enrolado em lençóis. De acordo com a polícia, o homem que aparece como refém é um detento, que aguarda julgamento na carceragem após ter sido preso por suspeita de envolvimento em um estupro. O delegado Bernardo Pacheco confirmou ao G1, nesta segunda-feira (16), que o vídeo foi gravado pelos próprios detentos durante a confusão. Em outro trecho do vídeo, um preso pede melhorias. "Não invada com maldade com a gente. Se invadir com maldade , ele vai morrer. Vai morrer. Entra no sapatinho. Vamos negociar. Nós só queremos a melhoria. Queremos ser transferidos para o presídio, porque o preso passou mal aqui e vocÊs não atenderam. Nós só queremos a melhoria" (sic). A delegada Valéria Fonseca, coordenadora da Polícia Civil na Região (8ª Coorpin/Teixeira de Freitas), disse, no entanto, que a situação foi armada e que os presos simularam que um colega era feito réfem. Não houve feridos na rebelião.

Incêndio atinge parte de vegetação no Litoral Norte da Bahia

  • G1 Bahia
  • 16 Jan 2017
  • 12:14h

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um incêndio atingiu uma área de vegetação no Litoral norte da Bahia neste domingo (15). De acordo com a Centel, a área fica na região de Guarajuba e Itacimirim. A polícia não tem detalhes do tamanho da área devastada, mas disse que o incêndio se aproxima das residências. Conforme o Corpo de Bombeiros, a equipe está atuando no combate às chamas desde às 9h deste domingo. Não há informações de feridos, nem do que teria provocado o incêndio.

Prazo para rever e manter contratos já firmados do Fies começa hoje e vai até o dia 30 de abril

  • 16 Jan 2017
  • 11:03h

Começa hoje a renovação de contrato para os estudantes que pagam as mensalidades do ensino superior através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O processo, que é semestral e conhecido também como aditamento, é obrigatório para os contratos firmados até o final de 2016 e deve ser feito exclusivamente pela internet, através do SisFies. O prazo se encerra no dia 30 de abril. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz a gestão do Fies, estima que sejam realizados cerca de 1,4 milhão de aditamentos em todo o país – 2,5 milhões de jovens são financiados pelo sistema. Na Bahia, só no segundo semestre do ano passado, 6.485 estudantes de 30 municípios foram contemplados com o financiamento em faculdades particulares, sendo 2.367 deles em Salvador. Apesar do prazo estendido - a última renovação teve dois meses de duração, entre outubro e dezembro -, é melhor se antecipar. 

Presos se rebelam em mais um presídio do Rio Grande do Norte

  • G1
  • 16 Jan 2017
  • 10:16h

(Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cabugi)

Detentos do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal, estão rebelados desde as 3h (4h de Brasília) desta segunda-feira (16). Segundo o governo do Rio Grande do Norte, a situação está controlada. Não houve fugas e não há informações sobre feridos. No fim de semana, uma rebelião em outro presídio do estado deixou 26 mortos. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os presos tentaram derrubar uma parede do presídio, mas a polícia interveio e evitou a fuga. Eles ainda tentaram entrar em uma área de isolamento da unidade onde ficam os presos ameaçados de morte, mas não conseguiram. O Grupo de Operações Especiais da pasta entrou no presídio para debelar o motim. A nova rebelião atrasou uma revista prevista para ocorrer na manhã desta segunda-feira na Penitenciária de Alcaçuz, onde ocorreram as mortes no fim de semana. Conhecido como Cadeia Pública de Natal, o Presídio Provisório Raimundo Nonato não tem grades, que foram arrancadas em rebeliões anteriores. O estabelecimento tem 166 vagas projetadas, mas abriga 600 detentos, segundo um relatório de novembro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As condições são consideradas "péssimas".

Amigas são mortas dentro de casa na BA e bandido deixa bilhete: 'Não quis pagar'

  • Correio 24 horas
  • 16 Jan 2017
  • 09:05h

(Foto: Reprodução)

Duas mulheres foram achadas mortas na manhã deste domingo (15) dentro de uma casa em São Gonçalo dos Campos, a 134 km de Salvador. Daniela Dias Santana, 30 anos, e Evilyn Machado Vasconcelos de Souza, 27, foram achadas na casa da primeira, por volta de 7h, por familiares. A Polícia Civil da cidade acredita que o crime tenha acontecido ontem, quando as duas amigas voltaram de uma desfile de um bloco cultural na cidade. Preso ao corpo de Daniela, foi deixado um bilhete que teria sido deixado pelos criminosos, ligando as mortes a uma possível dívida. "A família eu peço desculpas, mas ela não quis pagar meu dinheiro, mais tem para festa (sic)", dizia o texto. A polícia investiga se Daniela tinha, de fato, alguma dívida ou se o bilhete foi deixado para confundir. As amigas foram mortas com golpes de arma branca no pescoço - a arma do crime ainda não foi localizada. A porta da casa, que foi deixada aberta, não tinha sinais de arrombamento.

Jovem paulistano morre afogado durante passeio em Cândido Sales

  • Vitória da Conquista Notícias
  • 16 Jan 2017
  • 08:43h

(Foto: Reprodução)

Um adolescente de 16 anos, conhecido pelo prenome “Cal”, morreu afogado neste domingo (15), na localidade conhecida como Porto de Santa Cruz, em Cândido Sales. Segundo informações obtidas, o jovem era morador de São Paulo e estava a passeio na cidade, quando acabou se afogando ao tentar atravessar o Rio Pardo, quando ocorreu a fatalidade. Não havia nenhum salva vidas no local e alguns banhistas ainda conseguiram tirá-lo das águas, tentando reanimar o jovem. Porém ele acabou indo a óbito na margem do Rio. A PM chegou ao local para registrar o acidente, acionando equipe do DPT, que removeu o corpo para o IML de Vitória da Conquista.

Número de mortos em presídios brasileiros chega a 134 em 2017

  • Correio 24 horas
  • 16 Jan 2017
  • 08:10h

(Foto: Reprodução)

Com mais 26 mortes durante a rebelião na Penitenciária Estadual Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, o número de assassinatos em presídios pelo país chega a 134 casos nas primeiras duas semanas do ano. As mortes já equivalem a mais de 36% do total registrado em todo ano passado. Em 2016, foram ao menos 372 assassinatos -média de uma morte a cada dia nas penitenciárias do país. O Estado do Amazonas lidera o número de mortes em presídios com 67 assassinatos, seguido por Roraima (33). No dia 1° de janeiro, um massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) deixou deixa 56 mortos em Manaus (AM), após motim que durou 17 horas. No dia seguinte, mais quatro detentos morrem na Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), também em Manaus. Seis dias depois, uma rebelião na cadeia de Raimundo Vidal Pessoa deixou quatro mortos. Logo em seguida, três corpos foram encontrados em mata ao lado do Compaj. Com isso, subiu para 67 o total de presos mortos no Amazonas. No dia 4 de janeiro, dois presos foram mortos em rebelião na Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos, na Paraíba. Dois dias depois, 33 presos foram mortos na maior prisão de Roraima, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista. Na  quinta , dois detentos foram mortos na Casa de Custódia, o  Cadeirão, em Maceió (AL). O presídio, destinado a abrigar presos provisórios, fica dentro do Complexo Penitenciário, em Maceió (AL). 

Saiba por que cachorros grandes vivem menos

  • Veja
  • 15 Jan 2017
  • 18:07h

(Foto: Reprodução)

Na maioria dos mamíferos, quanto maior o tamanho do animal, maior é a sua expectativa de vida. No caso dos cães, no entanto, essa lógica é invertida. Cachorros menores tendem a viver mais do que os de grande porte. Segundo uma pesquisa da Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa, a causa mais provável é que a maior concentração de radicais livres de oxigênio presente nos filhotes de raças grandes esteja diminuindo sua expectativa de vida. Para conseguir energia suficiente para crescer e realizar suas atividades, o corpo precisa quebrar nutrientes presentes no alimento ingerido. Porém, quando isso acontece, algumas moléculas chamadas de radicais livres também são fabricadas no processo – moléculas instáveis que apresentam um elétron e reagem facilmente, podendo oxidar. O problema desses subprodutos é que eles podem danificar as membranas das células e eventualmente contribuir para o desenvolvimento de câncer e outras doenças. Alguns estudos também sugerem que eles podem contribuir para o envelhecimento, embora essa afirmação ainda não seja consenso entre especialistas.

 

UNEB encerrará inscrições para o vestibular 2017 hoje (15)

  • 15 Jan 2017
  • 16:31h

A universidade do Estado da Bahia – UNEB encerrará as inscrições para o Processo Seletivo/Vestibular 2017 hoje (15), na modalidade de ensino presencial, visando ao preenchimento de vagas destinadas aos seus cursos de graduação, no domingo (dia 15 de janeiro).Estão sendo disponibilizadas vagas distribuídas nos 29 departamentos da UNEB, localizados nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Para o Semestre Letivo 2017.2, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, em Brumado, está ofertando os cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas (32 vagas para o período noturno) e Bacharelado em Direito (40 vagas para o período vespertino) na modalidade presencial.Os interessados deverão acessar o site www.vestibular.uneb.br, onde poderão ler o Edital N.º 111/2016 na íntegra e realizar a inscrição para o curso desejado. O valor da inscrição é R$ 70, 00 (setenta reais).As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de abril de 2017. Portanto, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular UNEB 2017 terminam amanhã! Quem ainda não se inscreveu, deverá correr e evitar transtornos de última hora. A UNEB é a maior universidade pública do Norte e Nordeste do Brasil. Para quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2017, na UNEB de Brumado, através do telefone: (77) 3441 3278. Garanta já a sua inscrição! Seja Você! Seja UNEB! Junte-se a Nós!

'Guru' russo da segurança digital diz que trabalha para evitar ciberguerra

  • G1
  • 15 Jan 2017
  • 15:58h

(Foto: Divulgação)

Você já deve ter pensado nisto. E se em vez de usarem drones, bombas e armas, a próxima grande guerra fosse no ciberespaço? Eugene Kaspersky, especialista russo em segurança digital, é (bem) pago para que isso não aconteça. Em entrevista ao G1, o bilionário dono da Kaspersky Lab fala do perigo das ciberarmas e dos ataques de hackers, muitos deles brasileiros. "Cibercriminosos brasileiros são provavelmente os líderes mundiais em malwares para bancos", conta Eugene. Yevgeny Valentinovich Kaspersky, nome real de Eugene, é um analista e executivo de 51 anos, nascido em Novorossiysk, na Rússia. Após se formar em um instituto patrocinado pela KGB, a polícia secreta russa, fundou sua empresa em 1997. Hoje, tem clientes em mais de 200 países e protege 400 milhões de usuários. O perigo de que ataques digitais gerem crises entre nações fora do ciberespaço é real. No fim do ano passado, os Estados Unidos anunciaram a expulsão de 35 agentes de inteligência russos do país e o fechamento de complexos de inteligência russos. A medida foi, segundo Obama, uma resposta ao "roubo de dados e a exposição de informações durante a eleição"Em 2014, a Sony foi ameaçada e hackeada por causa de "A entrevista", filme paródia sobre o regime totalitário da Coreia do Norte. O FBI informou ter localizado vestígios que ligam os ataques aos norte-coreanos, que receberam sanções dos EUA pela ação.