Conquista: Adolescente é assassinado a tiros no bairro Patagônia

  • Vitória da Conquista Notícias
  • 21 Jan 2017
  • 09:00h

(Foto: Reprodução)

A violência volta a assustar moradores do bairro Patagônia. Após a madrugada com registro de um tiroteio na av. Itabuna, desta vez um adolescente foi morto.  O jovem identificado como Gabriel Silva Oliveira de 16 anos, foi executado a tiros na Av. Ilhéus, bairro Patagônia por volta das 20h30 de ontem (20). A vítima caminhava em via pública, quando foi perseguido por dois atiradores que efetuaram vários disparos, 3 deles atingindo a cabeça do adolescente. O que chama a atenção, é que o mesmo se encontrava a 300 metros de sua residência. Uma guarnição da 78 esteve no local para preservar a cena do crime. Com a chegada da pericia técnica o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde passará por necropsia. Esse é o terceiro homicídio registrado no mês de janeiro em Vitória da Conquista.

Ufba e Uneb divulgam notas de corte do Sisu do último vestibular; veja aqui

  • G1
  • 21 Jan 2017
  • 08:17h

(Foto: Reprodução)

As Universidades Federal  e Estadual da Bahia (Ufba) e (Uneb) divulgaram as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do vestibular 2017, nesta sexta-feira (20). A média do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usada pelos estudantes como base para escolher os cursos aos quais se candidatar na seleção deste semestre. A lista com todas as notas está disponível na internet, por meio do site da Ufba e da Uneb. Nas duas instituições, Medicina é o curso com a pontuação mínima mais alta.  Quem disputa uma vaga na categoria ampla concorrência no campus da Ufba em Vitória da Conquista, região sudoeste, precisa ter, no mínimo 773.34 pontos. Já os candidatos de escola pública de qualquer renda e qualquer etnia, devem alcançar 747.03 pontos. Os que se declararam pretos, pardos ou índios e estudaram em escola pública devem atingir 735.67 pontos. Para os candidatos de qualquer etnia que estudaram em escola pública e têm renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, a média é menor, de 691.28 pontos. Os inscritos no Enem que se declaram pretos, pardos ou índios, com renda igual ou inferior a 1,5, devem atingir  725,26 pontos para se candidatar à uma vaga no curso mais cobiçado da universidade. Já na Uneb, para se candidatar a uma vaga no curso de Medicina, o candidato deve ter média de, pelo menos, 779.97 pontos para as vagas de ampla concorrência, 732.18 para negros optantes e 716.69 para indígenas. O curso só é ofertado no campus de Salvador.

Seleção natural pode estar reduzindo ‘genes da educação’ humanos

  • Veja
  • 20 Jan 2017
  • 16:03h

(Foto: Reprodução)

Um estudo divulgado nesta terça-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences revela que os genes que predispõem as pessoas a passarem mais anos estudando vêm diminuindo nos últimos 80 anos. Curiosamente, segundo eles, o motivo é a seleção natural: pessoas com maiores graus de instrução estão tendo menos filhos, contribuindo menos para a transmissão dos genes às gerações futuras. Coordenada por cientistas da deCODE, empresa de pesquisa em genética localizada em Reykjavik, na Islândia, a pesquisa avaliou um banco de dados com informações sobre o genoma de quase 130.000 cidadãos islandeses. “Essas descobertas são exemplos de como nós podemos usar a genética para esclarecer as causas e consequências evolucionárias de tendências sociais observadas na sociedade humana moderna”, afirma Kari Stefansson, CEO da deCODE e um dos autores do estudo, em comunicado. “Como uma espécie, somos definidos pelo poder dos nossos cérebros. A educação é o treinamento e refinamento das nossas capacidades mentais. Por isso, é fascinante descobrir que fatores ligados ao maior tempo gasto com educação está ficado cada vez mais raro no fundo genético.”

Brumado: Comerciantes da Euclides da Cunha reclamam de esgoto estourado

  • Brumado Urgente
  • 20 Jan 2017
  • 11:31h

Foto: Leitor Brumado Urgente via whatsapp

Um esgoto estourado vem deixando os comerciantes da Rua Euclides da Cunha bastante chateados, já que o mesmo exala um odor insuportável. Segundo um comerciante que entrou em contato com a redação do Brumado Urgente e nos enviou a foto do esgoto estourado, o mau cheiro atrapalha o bom desempenho das atividades comerciais da região, já que o odor desagradável afugenta a clientela, e, no atual momento ficar sem esses clientes não é uma boa ideia. E para finalizar o comerciante pede aos órgãos competentes que tome uma providência eficaz o quanto antes, para que este problema não venha a atrapalhar as vendas dos comércios que estão localizadas nessa área.

Internet é fundamental para liberdade de expressão, diz presidente da OAB

  • OAB Notícias
  • 20 Jan 2017
  • 10:16h

(Foto: Ilustração)

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, concedeu entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" sobre a situação da internet e da telefonia no Brasil. Ele afirma que um amplo acesso à rede mundial de computadores é essencial para a liberdade de expressão, sendo urgente um debate profundo sobre o que se passa no Brasil.A possibilidade de fixar uma franquia para a banda larga de internet no País é vista com preocupação pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia. Para ele, o ‘amplo acesso à internet é fundamental para a liberdade de expressão’. Na semana passada, em entrevista ao site Poder 360, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab disse que o modelo de franquias de dados na banda larga fixa pode se tornar uma realidade em 2017. Na sexta-feira, 13, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou que não tem planos de retomar as discussões sobre a adoção de franquia em planos de banda larga fixa. A mais influente entidade da Advocacia no País tem adotado postura contrária à franquia de internet desde que o tema veio à tona. Lamachia vê como ‘fundamental’, ainda, ‘o profundo debate sobre a situação da telefonia e da internet no Brasil’. “É absolutamente necessário que o cidadão tenha um serviço minimamente decente por parte das empresas, o que não se vê hoje”, afirmou.

'Atletas de fim de semana' também reduzem chances de morrer prematuramente, diz estudo

  • Uol
  • 20 Jan 2017
  • 08:01h

(Foto: Ilustração)

Usar o sábado e o domingo para cumprir toda a cota de exercícios recomendada para a semana pode ser suficiente para gerar benefícios à saúde, revela um novo estudo. Os resultados se baseiam no monitoramento de 64 mil pessoas com mais de 40 anos na Inglaterra e na Escócia. Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram a saúde dos participantes e o tempo usado por eles para exercícios durante 18 anos. E concluíram que, independentemente da frequência da prática de exercícios ao longo de uma semana ou de quanto tempo uma pessoa se exercita, os benefícios à saúde são similares desde que sejam seguidos alguns parâmetros. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte alerta, porém, sobre alguns riscos para a saúde quando a prática de exercícios físicos é feita apenas aos finais de semana, sem maior regularidade. Um deles seria para o coração, que não está com o condicionamento cardiorespiratório adequado para a prática de um atividade física intensa - sendo assim, exercícios como caminhadas mais prolongadas, corridas, futebol ou outros esportes aumentariam em até oito vezes o risco de parada cardíaca para pessoas que praticam atividade de forma irregular. Outro problema seriam as lesões de músculo e tendão que são mais comuns nos atletas de fim de semana pela falta de preparo da musculatura.

Ministro Teori Zavascki, do Supremo, morre em desastre aéreo no Rio

  • Correio 24 horas
  • 19 Jan 2017
  • 20:00h

(Foto: Reprodução)

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, morreu na tarde desta quinta (19) em acidente aéreo. O seu filho, Francisco, confirmou a informação através de redes sociais. Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio, ao menos três pessoas morreram na queda. Os bombeiros tentam trazer o avião à superfície para fazer a retirada de corpos. O avião caiu no mar de Paraty, próximo da chamada Ilha Rasa, que fica a cerca de dois quilômetros do litoral. Paraty fica a 250 quilômetros da capital do Rio. A informação sobre o acidente chegou à Aeronáutica a partir do Corpo de Bombeiros do Rio. O braço regional do Cenipa no Rio enviou uma equipe à região. Devido a “intensas chuvas” que caem na região, segundo a Aeronáutica, a equipe teve que deslocar de carro, devendo chegar ao local do acidente no início da noite desta quinta-feira (19). A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), está retornando de Belo Horizonte para Brasília para acompanhar a apuração sobre a queda do avião. A informação é da assessoria de imprensa da ministra. Cármen Lúcia avisou Michel Temer quando foi informada por assessores do ocorrido. 

Conquista: Suspeito de estupro e estelionato é preso em flagrante

  • Blitz Conquista
  • 19 Jan 2017
  • 18:12h

(Foto: Ilustração)

José Paulo Bonfim foi preso em flagrante no final da tarde desta quarta-feira, 18, por suspeita de estupro. Houve denúncia ao Centro Integrado de Comunicação das Polícias sobre prática criminosa de José Paulo, no bairro Urbis 6, em Vitória da Conquista. Ele estaria lesando aposentados, coagindo e abusando sexualmente de funcionárias. No imóvel indicado, a polícia encontrou o suspeito e uma jovem que estaria em situação análoga a cárcere privado. Ela contou a polícia que estava há quase duas semanas trabalhando no local e que José a obrigava fazer sexo oral. De acordo com a polícia, quando os militares estavam no imóvel, outra garota que trabalhou com o suspeito chegou ao local e confirmou a história da vítima. Ela relatou que também foi assediada por José e denunciou outras práticas ilícitas dele. José foi apresentado na delegacia e, diante das evidências apresentadas, autuado em flagrante pelo crime de estupro. A Polícia Civil investiga a suspeita de estelionato e de supostos abusos sexual contra outras jovens.

Avião bimotor cai em Paraty com quatro passageiros

  • Correio 24 horas
  • 19 Jan 2017
  • 17:11h

(Foto: Sonia Barcelos/Arquivo pessoal)

Um avião bimotor modelo King Air caiu hoje (19) à tarde em Paraty, na região da Costa Verde fluminense. Segundo o Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato, pode estar entre os passageiros. Ainda não há a confirmação de que ele realmente estava à bordo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, com quatro pessoas a bordo. A aeronave pertence a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras. O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. Além dos bombeiros da cidade, homens do quartel de buscas e salvamento da Barra da Tijuca, no Rio, se deslocam para o local para auxiliar nas buscas. Os bombeiros não informaram se há sobreviventes. Na hora do acidente, chovia forte em Paraty e a região estava em estágio de atenção.

Morre a cantora Loalwa Braz; suspeito é preso e confessa crime

  • Correio 24 horas
  • 19 Jan 2017
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

Corpo da artista, conhecida pela música 'Chorando se foi', foi encontrado em carro incendiado na tarde desta quinta (19). Um homem foi preso por suspeita de participação na morte da cantora.  A Polícia Civil afirma que ele confessou ter matado a artista e era ex-funcionário da pousada de Loalwa.  Ainda segundo a polícia, ela vivia na pousada e teve o local invadido por homens que a colocaram no carro onde o corpo foi encontrado. Quem investiga o caso é a 124ª Delegacia (Saquarema). O comandante do Corpo de Bombeiros, Leonardo Couri, informou que a propriedade também foi incendiada. A equipe foi chamada na madrugada desta quinta para combater o fogo, que acabou por consumir o sótão. Enquanto o incêndio estava sendo controlado, houve outro chamado. "Era para conter as chamas que consumiam um carro. Dentro do automóvel, a equipe identificou que havia um corpo carbonizado e a perícia foi acionada", afirmou Leonardo Couri. As informações são do Portal G1.

Itabuna: Menina de 4 anos é estuprada por vizinho

  • G1 Bahia
  • 19 Jan 2017
  • 15:36h

(Foto: Ilustração)

Um trabalhador rural de 33 anos foi preso na tarde da quarta-feira (18) e confessou ter abusado sexualmente de uma menina de 4 anos, no município de Itabuna, no sul da Bahia. Segundo a polícia, a vítima teve ferimentso causados pelo abuso e precisou passar por uma cirurgia após o estupro e está internada em um hospital da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde da criança. "Ele (preso) confessou friamente, com riqueza de detalhes", afirmou ao G1 nesta quinta-feira (19) a delegada Ivete Silva Santana, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade, que interrogou o homem. Segundo a delegada, o crime ocorreu no domingo (15), no distrito de Ribeirão Seco, na zona rural do município, região onde o homem e a criança moravam. "Ele atraiu a menina oferecendo doce e arrastou ela para uma casa vazia da vizinhança. Ele arrombou a porta, cometeu o abuso e depois foi embora", contou. Segundo a delegada, a vítima foi encontrada pelo dono do imóvel, horas após ter sido estuprada. O homem socorreu a criança e chamou a família dela, que procurou a polícia para denunciar o crime. Conforme a polícia, o suspeito preso foi levado para a Colônia Penal de Itabuna, onde está à disposição da Justiça.

Governador do RN afirma que situação em Natal está 'fora de controle'

  • G1/CBN
  • 19 Jan 2017
  • 14:49h

AFP / Andressa Anholete / Agência O Globo

Em entrevista à CBN, Robinson Faria disse que intenção é esvaziar e interditar o presídio de Alcaçuz. Ele pediu ao governo federal o envio imediato de homens das Forças Armadas. A ideia é que os militares atuem nas ruas de Natal, já que policiais serão deslocados para o presídio de Alcaçuz. O governador do RN, Robinson Faria, afirmou à CBN que a situação em Natal está 'fora de controle' após novo confronto no presídio de Alcaçuz, o incêndio de 14 ônibus e o ataque a pelo menos duas delegacias. Segundo Robinson, a intenção final do governo é esvaziar a penitenciária e interditá-la. Ele ligou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para pedir que ele interceda junto ao presidente Michel Temer na tentativa de arranjar o envio imediato de homens das Forças Armadas ainda nesta quinta-feira. A ideia é que os militares atuem nas ruas de Natal, já que policiais serão deslocados para o presídio de Alcaçuz. 'Estão botando fogo em ônibus como retaliação pela separação das facções nos presídios. Ambos os lados estão retaliando o governo. A situação está muito mais grave do que ontem. Precisamos de um socorro imediato.' Policiais militares usam armas não letais na tentativa de conter o novo motim na unidade onde pelo menos 27 detentos morreram nos últimos dias. Unidade está dividida em dois lados, cada um tomado por uma facção criminosa rival.

Itabuna: mulher morre após contrair chikungunya

  • Correio 24 horas
  • 19 Jan 2017
  • 14:13h

(Foto: Reprodução)

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna, no Sul do estado, investiga a causa da morte da paciente Dicilene da Silva Ribeiro, de 37 anos. Ela morreu na última terça-feira (17) após ficar internada por seis dias no Hospital Calixto Midlej Filho. O exame para detecção do vírus Chikungunya deu positivo. Dicilene morava em São Paulo e estava na Bahia para passar as férias de final de ano com a família na cidade de Buerarema. Segundo Manuela Serra Tanan, técnica da Vigilância, a paciente passou uma temporada com parentes em Porto Seguro e, ao retornar, começou a apresentar os sintomas de febre baixa, dores no corpo acentuadas, sangue nas fezes e desmaio. Segundo informações passadas pelo hospital para a Vigilância Epidemiológica, Dicilene não soube especificar onde contraiu a doença, por conta da viagem. Ela também fez uso, por conta própria, de nimesulida durante dois dias antes de dar entrada no hospital. "Isso é um fator agravante para arboviroses como dengue e chikungunya. Esse anti-inflamatórios não-esteroides pode, agravar um quadro que era benigno e tornar o caso hemorrágico", explica Tanan. De acordo com Manuela, a paciente deu entrada no hospital de Itabuna na última quinta-feira (12) e, desde então, seu quadro de saúde piorou. "Ela recebeu duas bolsas de sangue e em seguida foi encaminhada para o Centro de Tratamento Intensivo, apresentou derrame pleural bilateral e foi evoluindo para complicações gerais", disse. Ainda segundo a técnica, a paciente tinha histórico de obesidade, hipertensão e havia feito cirurgia bariátrica havia sete anos.

Empresário e filhos vivem momentos de terror em poder de assaltantes em Guanambi

  • 96 Fm-Guanambi FM
  • 19 Jan 2017
  • 12:15h

(Foto: Ilustração)

Um empresário passou momentos de terror juntamente com seus três filhos e a esposa na sua casa localizada em um loteamento que fica em frente ao Hospital Regional. Três indivíduos encapuzados e armados abordaram o empresário e invadiram a sua residência. O crime aconteceu por volta das 23h00 desta terça-feira. Eles amarraram uma das crianças que foi agredida por golpes de facão (parte da lâmina), o empresário foi agredido com coronhada de revólver, tapas e pontapés, sendo obrigado a ir até sua empresa, uma oficina mecânica, onde roubaram cheques que estavam em um cofre. A vítima acionou a polícia militar que foi até o local e realizou rondas em busca dos criminosos. O empresário relata que os criminosos levaram R$ 700 em espécie, três cheques que totalizam R$1200, um noetbook, um celular, uma TV de 40′, equipamentos de trabalho, vários eletrodomésticos e até um a par de sapatos. Além disso, os criminosos roubaram uma caminhonete Chevrolet S10 de cor branca, placa MOM 4554, ano 2003.

Guanambi: OAB emite nota sobre prisão de suspeito de estelionato

  • 96 Fm-Guanambi FM
  • 19 Jan 2017
  • 11:39h

(Foto: Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Guanambi, emitiu nota nesta quarta-feira (18) sobre a prisão de Renato de Souza Marques, suspeito de cometer fraudes em sites de vendas na internet. O motivo da nota é por conta da forma que foi veiculada a notícia sobre a prisão de Renato, alguns sites noticiaram que o suspeito é advogado, no entanto ele concluiu o curso de direito mas não se registrou na Ordem.Renato foi preso na tarde desta terça-feira (17) pela policia civil de Guanambi. A prisão foi expedida pela Justiça Criminal. O bacharel em direito é acusado da prática de estelionato.