Bahia tem 3 policiais militares assassinados em intervalo de 5 dias

  • G1 Bahia
  • 18 Jan 2017
  • 17:19h

(Foto: Ilustração)

Três policiais militares foram mortos em um intervalo de cinco dias em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. Os casos ocorreram entre os dias 13 e 17 de janeiro e, segundo a corporação, todos as vítimas foram assassinadas a tiros quando estavam de folga. Até agora, somente um suspeito foi preso e outro morto. Desde o início do ano, quatro PMs foram mortos no estado. Em 2016, 23 foram vítimas de homicídios, sendo que somente três estavam de serviço. O último caso ocorreu em uma farmácia do bairro da Pituba, na capital baiana. O sargento Aldo Carvalho Santos, 46 anos, tinha ido ao local fazer compras quando cinco assaltantes invadiram o estabelecimento. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informações preliminares apontam que o policial reagiu e foi baleado pelos criminosos. A vítima foi encaminhada para o Hospital da Bahia, localizado na Av. Prof. Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos. Após a ação, os assaltantes fugiram. Aldo chegou a ser encaminhado para o Hospital da Bahia, localizado na Avenida Professr Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, afirmou que câmeras da região que possam ter registrado o crime contra o militar estão sendo analisadas. Até a manhã desta quarta-feira (18), nenhum suspeito havia sido preso.

Jovem é morto com 11 tiros na janela de casa ao fugir de atentado na Bahia

  • 18 Jan 2017
  • 16:10h

(Foto: FRNoticia.com)

Um jovem de 27 anos foi assassinado a tiros na janela da casa onde morava quando tentava fugir de um ataque, no município de Capim Grosso, a cerca de 260 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Civil do município, a residência foi invadida por dois homens armados que efetuaram cerca de 11 disparos contra a vítima e, em seguida, fugiram. O crime ocorreu na terça-feira (17), na Rua Benjamim Maciel, localizada no Bairro Oliveira. De acordo com a polícia, a vítima, Thomas Henrique Pereira Rios, que é ajudante de pedreiro, tinha acabado de chegar em casa do trabalho quando foi surpreendido. Thomas tentou pular a janela, mas foi atingido por vários tiros e morreu no local. Conforme a polícia, a principal hipótese é de que o homicídio tenha sido cometido por conta de uma briga por causa de uma dívida de drogas. A delegacia informou que familiares de Thomas, que não tinha passagem pela polícia, disseram que ele era viciado em entorpecentes. A companheira dele já foi presa em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, por tráfico. Ela não ficou ferida. Além da mulher, o homem deixou um filho, que é menor de idade.

Camelôs comercializam vídeos do massacre de Manaus em DVD

  • Correio 24 horas
  • 18 Jan 2017
  • 16:07h

(Foto: Reprodução)

À primeira vista a capa do DVD "FDN x PCC - O Massacre" lembra um filme caseiro de terror ou um jogo violento de vídeo-game. Na verdade, a produção é um conjunto de vídeos da chacina do Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj). O DVD, que está sendo comercializado - ou estava, até se esgotarem - nos camelôs de Manaus, mostra o embate dos presidiários e diversos corpos mutilidos. Na capital amazonense a produção custava entre dois e três reais. Segundo a Folha de S. Paulo, além do DVD, o massacre também ganhou um jogo para celular. No aplicativo o jogador ajuda o fugitivo a pular muros e passar por obstáculos.

Começa terça-feira a matrícula nas escolas estaduais

  • Ascom/Educação
  • 18 Jan 2017
  • 15:15h

Foto: Emerson Santos

A matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima terça-feira (24) e segue até o dia 31 de janeiro. O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 06 de fevereiro. De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, o primeiro dia de matrícula (24/01) é direcionado ao estudante da rede estadual de ensino nas seguintes situações: deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subsequente, não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Entre os dias 25 e 26/01, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão das escolas não oferecerem a série subsequente. Alunos novos - A matrícula de novos estudantes que forem cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 de janeiro e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31 de janeiro, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino. 

Pela internet – Além dos estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino em 2016, também podem fazer a matrícula pela Internet estudantes oriundos das redes municipais das seguintes cidades: Itabuna, Nordestina, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D’Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista. O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a Educação Básica e suas modalidades, incluindo a Educação Profissional, na qual são ofertados cursos técnicos de nível médio e de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), de nível Fundamental e Médio. Documentos necessários – Para a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias); original e cópia da certidão de registro civil ou da carteira de identidade (RG); original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e o código do SETPS (constante no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

 

CONTINUE LENDO

Inscrições do Sisu poderão ser feitas entre 24 e 27 de janeiro

  • Uol
  • 18 Jan 2017
  • 14:26h

(Foto: Reprodução)

Os candidatos que tiraram mais de 450 pontos nas provas objetivas e não zeraram a redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 poderão se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) entre os dias 24 e 27 de janeiro, segundo calendário divulgado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. As informações foram dadas durante entrevista concedida à imprensa no MEC (Ministério da Educação), em Brasília, nesta quarta-feira (18). Ao todo, serão disponibilizadas 238.397 vagas em 131 instituições. As inscrições deverão ser feitas somente pela internet, pelo endereço http://sisu.mec.gov.br. Além do Sisu, com a nota os inscritos podem concorrer a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). As inscrições para o Prouni acontecerão de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. As do Fies poderão ser feitas entre 6 e 9 de fevereiro. Todos os estudantes que participaram das últimas três edições do Enem podem se inscrever.

Por que periodizar o treino?

  • por: Vitor Cotrim
  • 18 Jan 2017
  • 12:22h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

O corpo humano está programado para se adaptar facilmente as condições propiciadas pelo meio onde vive, percebemos isso facilmente com as mudanças climáticas, pois o corpo humano tem mecanismos de equilíbrio para manter-se de acordo com o ambiente. Dessa mesma forma o corpo também reage aos treinamentos físicos.

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que o corpo acostuma com o exercício e não tem mais resultados, mas isso não é verdade, o corpo acostumou com a intensidade do exercício e não com o exercício em si. Por isso é de suma importância a periodização do treino,para que o sistema neuromotor não se adapte a uma determinada intensidade e fique estagnado, portanto é importante sempre progredir com novos estímulos dentro da periodização, prevenindo assim lesões e um overtraining.

A periodização adequada deve manter em um certo período uma intensidade máxima aceitável pelo corpo e isso faz toda diferença no treino. Procure sempre a orientação do profissional de Educação Física, ele faz toda diferença na periodização do seu treino.

Instagram lança transmissão de vídeos ao vivo no Brasil

  • Tribuna da Bahia
  • 18 Jan 2017
  • 12:05h

(Foto: Reprodução)

Usuários do Instagram já podem utilizar o recurso de vídeos ao vivo no Brasil. Nesta terça-feira (17), o aplicativo disponibilizou as transmissões e orientou os usuários a acessarem o Instagram Stories para selecionar a opção “Ao Vivo”. Diferente do Facebook, o Instagram apenas disponibiliza os vídeos no momento das transmissões. Isso quer dizer que os registros não ficam salvos para visualizações posteriores. O recurso pode ser acessado de forma simples. De início, é preciso abrir a câmera do Stories e escolher a “opção ao vivo”, disponível abaixo do botão de gravação. Segundo o Instagram, os vídeos serão sugeridos aos demais usuários.    

Inep divulga notas do Enem 2016; confira

  • 18 Jan 2017
  • 11:20h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou na manhã desta quarta-feira (18) a nota dos candidatos que participaram da prova em 2016. As notas podem ser conferidas no site da instituição, no entanto, já nas primeiras horas em que o acesso está dispinível, o site apresenta falhas ao carregar, o que é um problema comum devido ao grande número de participantes que desejam conferir o seu desempenho. As notas podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas na próxima quarta (25). Os estudantes que fizeram o exame em qualquer uma das duas datas podem participar da disputa. Logo após o Sisu, o MEC vai abrir o processo para a seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada. Os estudantes podem usar a nota ainda para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

INSS vai fazer "pente-fino" para revisar mais de 2 milhões de benefícios

  • Tribuna da Bahia
  • 18 Jan 2017
  • 11:10h

(Foto: Reprodução)

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário informou nesta terça-feira (17) que mais de dois milhões de pessoas serão convocadas por carta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por conta de uma revisão criteriosa que será realizada nos benefícios pagos atualmente pelo órgão. Serão notificados 840.220 beneficiários de auxílio-doença e 1.178.367 aposentados por invalidez. O objetivo do "pente-fino" é corrigir irregularidades na manutenção de benefícios. A previsão do Ministério é que todo o processo dure dois anos. A ação está regulada pela Medida Provisória 767, publicada do Diário Oficial da União no dia 6 de janeiro e pela Portaria Interministerial Nº 9, publicada nesta segunda-feira (16). A convocação dos segurados vai ser feita por meio de carta com aviso de recebimento. A partir do comunicado, o beneficiário tem cinco dias úteis para agendar a perícia médica pelo telefone 135. Se ele não cumprir esse prazo ou não comparecer na data agendada, terá o benefício suspenso. Nesse caso, o segurado deve procurar o INSS e agendar a perícia para reativar o auxílio. O INSS orienta que os segurados levem toda a documentação médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exames para serem apresentados no dia da perícia. O balanço feito até 31 de outubro de 2016 revelou que das 20.964 perícias realizadas no período, 16.782 benefícios foram encerrados na data de realização do exame, gerando uma economia de R$ 220 milhões para o Fundo da Previdência.

Guanambi: Polícia Civil prende advogado acusado de estelionato

  • Portal Lapa Oeste
  • 18 Jan 2017
  • 10:06h

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Guanambi cumpriu mandado de prisão contra o advogado Renato de Souza Marques, por volta das 17h desta terça-feira (17), expedido pela Juíza Adriana Silveira Bastos. O advogado é acusado da prática de estelionato juntamente com outros comparsas, aplicando golpe através de site supostamente criado para venda de produtos eletrônicos. Segundo a polícia, a quadrilha anunciava os produtos e efetuava a venda, mas não entregava a mercadoria aos clientes. Ainda segundo informações  do Portal Lapa Oeste, as investigações foram realizadas nos últimos dois anos, desde a abertura do inquérito policial. O advogado foi conduzido à sede da 22ª Coorpin, em Guanambi, onde ficou preso à disposição da justiça.

Carinhanha: Criminosos 'metralham' sede da PM, explodem banco e fogem com reféns

  • G1 Bahia
  • 18 Jan 2017
  • 09:18h

(Foto: Blog do Anderson)

Criminososo explodiram e roubaram uma agência do Banco do Brasil de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, durante a madrugada desta quarta-feira (18). O caso ocorreu pouco antes das 2h, no centro da cidade. Segundo a PM, testemuhas contaram que o grupo chegou em cerca de quatro carros. Antes do ataque ao banco, os criminosos ainda atiraram diversas vezes contra a sede da Polícia Militar do município. Não houve registro de feridos na ação. O grupo utilizou dinamites para explodir a agência bancária. Parte do teto caiu. A PM informou que dinheiro da unidade foi roubado, mas não soube precisar a quantia total levada. Na fuga, segundo a polícia, os criminosos ainda renderam moradores que estavam em uma praça da cidade e os levaram como reféns. O grupo ainda deu tiros para cima. De acordo com a PM, as vítimas foram deixadas na saída da cidade. Os criminosos, conforme a PM, ainda espalharam diversos grampos na estrada por onde fugiu com o objetivo de furar pneus de carros da polícia que pudessem segui-los. A PM informou que realizou rondas na região com o apoio de uma guarnição da cidade vizinha de Guanambi, mas nenhum suspeito foi localizado.

Taisan Auto: invista em você e saia da loja com selo de cliente feliz

  • 18 Jan 2017
  • 08:23h

Só na Taisan Auto você vai encontrar condições que cabem no seu bolso e financiamento facilitado para sair da loja com o seu sonho realizado e com o selo de cliente feliz. Invista em você e confie na loja que trouxe para Brumado e região uma nova experiência em automóveis. Visite a loja que está localizada na Av. Centenário, 853 , Novo Brumado - Brumado/BA ou ligue; 3441-5551. 

Quem chutou questões no Enem pode ter surpresa com notas nesta quarta (18)

  • Correio 24 horas
  • 18 Jan 2017
  • 08:13h

(Foto: Reprodução)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma verdadeira maratona de questões: são 180 delas, fora a redação. Então, diante da corrida contra o tempo, quem nunca chutou uma alternativa que atire a primeira caneta de tinta preta de corpo transparente. Acontece que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, adota um sistema “antichute”, que desprivilegia quem contou mais com a sorte do que com os livros. Trata-se da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por conta dessa metodologia, mesmo com a divulgação do gabarito no ano passado os candidatos não conseguiram calcular suas notas. Só nesta quarta-feira (18), com a antecipação do resultado final. A surpresa na nota fica por conta da TRI, que além do sistema “caça-chute”, traça perfis de acertos para cada candidato e qualifica o peso de cada questão de acordo com o número de estudantes que conseguiu acertá-la. Assim, a nota do candidato é obtida de acordo com o nível de  acertos e erros de  cada questão. É possível que candidatos com o mesmo número de acertos tenham notas diferentes, isso acontece por que a lógica é que os estudantes acertem as questões que estão no seu nível de proficiência, caso você acerte questões de peso alto e erre as de peso baixo pode ter nota inferior, pois se o nível de nível de proficiência é alto a probabilidade de acerto das questões fáceis seria maior. 

Forças Armadas poderão atuar em presídios para reforçar segurança

  • Correio 24 horas
  • 17 Jan 2017
  • 20:51h

(Foto: Reprodução)

O governo Michel Temer reconheceu nesta terça-feira (17) que a crise carcerária ganhou proporções nacionais e autorizou o uso das Forças Armadas no interior dos presídios pelo país. Eles vão fazer vistorias e revistas de presos, em busca de armas de fogo e armas branca, além de celulares e outros pertences proibidos. A decisão foi anunciada pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola. Em pronunciamento, Parola confirmou também que os agentes militares vão atuar também em conjunto com as polícias locais. Ele também disse que as ações vão precisar da autorização dos governadores, por as carceragens são responsabilidades dos estados. “Em uma iniciativa inovadora e pioneira, o presidente coloca à disposição dos governos estaduais o apoio das Forças Armadas. A reconhecida capacidade operacional de nossos militares é oferecida aos governadores para ações de cooperação específicas em penitenciárias”, disse Parola.

Feira: Jovem de 21 anos é morto a tiros ao tentar assaltar policial militar

  • G1 Bahia
  • 17 Jan 2017
  • 18:41h

(Foto: Ilustração)

Um jovem de 21 anos tentou assaltar um policial militar, que estava fora de serviço, e acabou morto a tiros na noite da segunda-feira (16), no município de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. De acordo as informações passadas pela delegada Dorean dos Reis Soares, da 1ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Feira de Santana), o suspeito foi baleado durante uma troca tiros com o agente, que reagiu ao assalto. Segundo a delegada, o policial conversava com o funcionário de uma loja de instalação de som automobilístico, em frente ao estabelecimento, no centro da cidade, quando o jovem chegou armado ao local com um comparsa, em uma moto. Ele anunciou o assalto, pediu para que o PM se afastasse do carro e, enquanto o policial cumpria a ordem, o assaltante atirou na direção do PM, que revidou. O suspeito foi atingido na perna e no tórax. O policial não foi ferido. Depois que o jovem foi baleado, ele tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime. O outro homem, que aguardava na moto, recolheu a arma usada na tentativa de assalto e fugiu. Ainda não há informações sobre a identidade dele.