Zé Raimundo comemora destaque nacional de Conquista em saneamento

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 21 Fev 2017
  • 09:32h

(Foto: Divulgação)

O destaque para Vitória da Conquista no “Fantástico” da rede Globo deste último domingo (19), como o município que figura entre os dez melhores do Brasil e o primeiro do Nordeste em indicadores de saneamento básico, foi um reconhecimento ao êxito das administrações petistas na cidade, no estado e no país.  Este foi o tema do deputado estadual Zé Raimundo Fontes, em pronunciamento de 25 minutos, hoje (25), no plenário da Assembleia Legislativa, quando foi parabenizado por colegas por ter priorizado a área de saneamento quando prefeito  do município, no período de 2002 a 2008. Zé Raimundo lembrou que  o alto índice alcançado em Conquista em saneamento básico, que chega a 87% em cobertura de esgoto e quase 100% de oferta de água potável, só foi possível graças às opções dos governos petistas em colocar como prioridade a melhoria de qualidade de vida da população, focando e priorizando as ações na área social. 

 

Atribuiu também à capacidade de sua gestão como prefeito de elaborar projetos e buscar apoios junto ao governos do ex-presidente  Lula e do governador Jaques Wagner. Foi na gestão de Zé Raimundo,  de Wagner e de Lula que Conquista foi contemplada  com investimentos  do PAC 1 para saneamento. O resultado desta parceria foi o salto de 45% para 87% de cobertura de esgotamento sanitário, com investimentos de recursos no valor de mais de R$ 180 milhões. “Os investimentos federais e estaduais, somados aos que fizemos diretamente pela Prefeitura para realização de mais de 4 mil ligações, permitiram que atingíssemos esses indicadores de primeiro mundo, atendendo tanto a população urbana, quanto as comunidades  de distritos e povoados rurais”, ressaltou Zé Raimundo. O deputado lembrou ações importantes como a construção do aterro sanitário,  a implantação de sistemas simplificados de água, construção de aguadas, açudes e pequenas barragens e ainda cisternas de captação de água da chuva. Além disso, observou, o governo municipal do PT deixou aprovado no Ministério das Cidades o projeto que visa atingir mais 95% de cobertura. Agora o governador Rui Costa mantém em curso o projeto da construção da barragem do rio Catolé, como também a melhoria e ampliação das redes de distribuição de água nas zonas urbana e rural. Deputados que acompanharam o discurso de Zé Raimundo pediram a palavra para parabeniza-lo: “Quem conhece Vitória da Conquista há mais de 30 anos, como conheço, sabe como o município mudou a partir das administrações do PT. E Vossa Excelência teve papel fundamental, invertendo as prioridades para melhorar a qualidade de vida da população”, elogiou Paulo Rangel (PT). Também Aderbal Caldas (PP) ressaltou: “Parabenizamos o deputado Zé Raimundo pelo esgotamento apontado entre os melhores do país, porque esgotamento é investimento na saúde”.

Novos investimentos

Em outra parte do seu discurso, Zé Raimundo registrou que, como deputado estadual e em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira, vem apoiando e viabilizando a construção de extensão de rede da Embasa, poços artesianos e aguadas em vários municípios da região do Sudoeste e da Serra Geral, contando com o decisivo apoio do governador Rui Costa. Ele aproveitou para anunciar no plenário a destinação de 4,5 milhões resultantes de emenda parlamentar de Pereira para elaboração de planos municipais de saneamento de mais de 20 municípios. Além disso, completou, está apoiando outros 20 municípios no mesmo sentido, através do governo do estado.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.