Brumado: Criminalidade 'gafanhoto' mira a 'ruralização' dos assaltos

  • Brumado Urgente
  • 15 Ago 2014
  • 11:59h

(Imagem Ilustrativa)

Mesmo diante do reforço policial e da recente atuação fulminante da Polícia, os assaltantes continuam agindo, não dando trégua à população brumadense. Quando todos projetavam dias de tranqüilidade, novos roubos aconteceram na cidade, nesta quinta e sexta-feira, mas em bem menor número do que antes. Agora a zona rural, vem tendo várias residências e pessoas sendo alvo da ação de bandidos, os quais visavam principalmente dinheiro, veículos e motocicletas. Seria a tese da “migração gafanhoto”, já que as “lavouras” urbanas estão muito arriscadas, a tendência é mesmo o aumento dos assaltos na zona rural, que vinha registrando uma queda na taxa criminal.  Segundo relatos policiais um cidadão foi vítima de um assalto no Bairro do Hospital, onde um meliante armado o ameaçou levando o celular e alguns pertences. Outra ocorrência aconteceu nas proximidades da Vila Presidente Vargas, onde um vendedor acabou tendo a sua motocicleta levada por dois homens armados, os quais, também são suspeitos de outros roubos no interior do município. Com o reforço policial na cidade esta tendência de “ruralização” dos assaltos parece ser bem factível, o que deverá desencadear novas ações específicas da Polícia, que garantiu que continuará implacável no combate ao crime no município. A Polícia Civil já iniciou as investigações para que os autores desses delitos possam ser autuados. 

O candidato à presidência pelo PV pede suspensão da propaganda eleitoral por três dias

  • Wilma Santana | Brumado Urgente
  • 15 Ago 2014
  • 10:25h

Foto: Divulgação

Eduardo Jorge, candidato á presidência pelo Partido Verde (PV), enviou carta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo suspensão por três dias da propaganda eleitoral programada para começar na próxima terça-feira (19) em cadeia nacional de rádio e televisão. O referido candidato sustenta a ideia de que o tribunal deveria dar um tempo para que a família de Eduardo Campos e das outras vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta quarta (13) possam se recuperar da tragédia. Eduardo Jorge sugere ainda que o TSE dê tempo para que a coligação da chapa do PSB possa adaptar seu programa caso escolha Marina Silva como candidata no lugar de Campos. Na carta, o candidato diz que: "O objetivo é permitir que a coligação que tinha Eduardo Campos à frente possa ter um pouco mais de tempo e tranquilidade para se organizar e adaptar seus programas de divulgação política previstos em lei".

Chapa 1 apresenta proposta para as eleições na AABB Brumado

  • Divulgação
  • 15 Ago 2014
  • 09:10h

Divulgação

Acontecerá nesse domingo, dia 17 das 08h30 ás 17h30, a eleição para escolha da nova diretoria da AABB, conheça as propostas da Chapa 1 A AABB NÂO PODE PARA DE CRESCER, encabeçada por Maxuell Barreto Presidente. 

IBGE anuncia concurso com 1.500 vagas para nível médio e superior

  • Da Redação
  • 15 Ago 2014
  • 07:54h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enviou um pedido de autorização ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para a realização de um novo concurso para os níveis médio e superior ainda este ano. A informação foi confirmada pelo diretor-executivo do IBGE, Fernando Abrantes, em coletiva à imprensa, na manhã de quarta-feira (13). Segundo Abrantes, serão oferecidas cerca de 1.500 vagas, sendo 1.044 vagas de técnicos, de nível médio, e cerca de 300 para os cargos de analista, de nível superior. O objetivo do órgão é recompor o quadro de funcionários efetivos, devido ao alto número de pedidos de aposentadoria nos últimos anos. O último concurso do IBGE foi realizado em 2013 pela Fundação Cesgranrio e ofereceu 420 vagas nos níveis intermediário e superior. As remunerações variaram de R$3.186,10 a R$8.303,24, dependendo da escolaridade exigida pelo cargo e da titulação do aprovado.

Lídice negocia Eliana Calmon como vice-presidente na chapa de Marina

  • Folha Baiana
  • 15 Ago 2014
  • 07:30h

Dentro do PSB baiano, especula-se que as chances são grandes de se concretizar as negociações capitaneadas pela candidata do PSB ao governo da Bahia. (Foto: Val Cabral)

Ainda abalados com a tragédia aérea que vitimou o candidato à Presidência, Eduardo Campos, na manhã de quarta-feira (13), em Santos, os integrantes da cúpula do PSB evitam falar abertamente sobre a confirmação de Marina Silva no comando da chapa. A legenda tem o prazo de dez dias para anunciar o substituto do ex-governador Pernambucano, mas o tempo joga contra neste caso. Por isso, internamente, o partido se movimenta. Informações cruzadas de fontes do PSB baiano dão conta de que a senadora Lídice da Mata, que viajou para Santos, negocia com a cúpula nacional da legenda a entrada de Eliana Calmon como vice na chapa de Marina Silva. Dentro do PSB baiano, especula-se que as chances são grandes de se concretizar as negociações capitaneadas pela candidata do PSB ao governo da Bahia. Nome conhecido nacionalmente após ser a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013. Apesar da projeção nacional, a candidatura de Eliana Calmon ao Senado ainda não decolou. A jurista aparece na terceira posição nas pesquisas de intenções de voto, atrás de Geddel Viera Lima e Otto Alencar, respectivamente. Nessa perspectiva, a candidatura de Eliana Calmon à vice-presidente da República pode se apresentar uma solução para o partido para “tapar o buraco” causado pela perda de Campos e da quase automática ida de Marina para a “cabeça” da chapa.

 

Chapa da oposição cancela viagens de final de semana

  • Política Livre
  • 15 Ago 2014
  • 06:38h

Candidato Paulo Souto (DEM) | Foto: Valter Pontes/Coperphoto

A chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia” cancelou a programação de viagens ao interior deste final de semana, em razão do falecimento de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente da República pelo PSB. “O trágico acontecimento abalou a todos no Brasil. Neste momento, não há clima para comícios nem atividades de rua. A política brasileira ainda se encontra de luto pela perda prematura do jovem e talentoso homem público Eduardo Campos”, explica o candidato a governador, Paulo Souto. Assim será transferida para novas datas a ida dos candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) a Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Riachão das Neves, que estava prevista para esta sexta-feira (15). O comando da coligação “Unidos pela Bahia” comunica ainda que serão reprogramadas as viagens de sábado (16) para Irecê, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana e Lapão. Todas elas também foram suspensas. O evento político com o candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), do qual participaria a chapa, marcado para domingo, em Juazeiro, também foi cancelado. Os candidatos Paulo Souto, Joaci Góes e Geddel Vieira Lima aproveitam a permanência em Salvador para se reunirem com equipe de campanha e gravar programas para o horário eleitoral que começa na semana que vem, dia 19.

Coligação de Rui Costa cancela eventos de sexta-feira (15)

  • Rui Costa (PT), candidato a governado
  • 15 Ago 2014
  • 06:36h

(Foto: Reprodução)

A coligação Pra Bahia Mudar Mais cancelou toda a programação de eventos que seria cumprida por seus candidatos da chapa majoritária nesta sexta-feira (15), em razão da morte trágica de Eduardo Campos, candidato a presidência da República, e de seus acompanhantes, em acidente aéreo ocorrido em S​antos, S​ão Paulo. A programação previa uma caminhada pelas ruas de Feira de Santana e comício ​em ​Conceição do Coité , eventos que serão transferidos para uma nova data ainda a ser definida.

Brumado: Polícia realiza vistoria nas celas da carceragem da 20a Coorpin

  • Brumado Urgente
  • 14 Ago 2014
  • 19:31h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Policiais civis e militares realizaram mais uma vistoria geral e pessoal nas celas da 20ª Coorpin na tarde desta quinta-feira (14), onde foram encontrados 5 celulares, carregadores, barras de ferro e uma quantidade de bicarbonato de sódio, que, provavelmente deveria estar sendo utilizado para o beneficiamento de crack para uso dos custodiados. A operação contou com o apoio do TOR – Tático Operacional Rodoviário, que está em Brumado para reforçar a segurança na cidade. Segundo informações da própria Polícia, durante a vistoria os policiais receberam ameaças de alguns menores que estão em um compartimento separado à espera de uma decisão judicial. 

Autoridades policiais afirmam que os motéis se tornaram um dos refúgios preferidos da criminalidade

  • Brumado Urgente
  • 14 Ago 2014
  • 18:24h

(Composição: Brumado Urgente)

O incidente ocorrido na última segunda-feira (11), que acabou resultando na morte de 4 pessoas, as quais estavam dentro de um quarto de motel em Brumado, acabou ganhando uma grande repercussão midiática, o que acabou levantando um clima de receio sobre o uso destes locais reservados à práticas do prazer. Vários foram os usuários brumadenses que postaram nas redes sociais o medo em frequentar, a partir de agora, principalmente no período noturno, os motéis da cidade. Em entrevista ao Brumado Urgente, tanto o comandante da 34ª CIPM, major Silvio Berlink, como o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabello, confirmaram essa tendência. Segundo o major Berlink “as pessoas que costumam utilizar estes estabelecimentos estão realmente temerosas, pois o uso, por parte de marginais, está cada vez maior, já que existe uma blindagem das identidades, o que facilita o acesso. Eles, após terminarem suas ações, preferem ir para os motéis do que ir para casas ou outros esconderijos, pois o local proporciona lazer, diversão e alimentação, além do anonimato”. O coordenador da 20ª Coorpin ainda complementou que “realmente os motéis estão se tornando um dos refúgios preferidos dos assaltantes, que, após terminar o seu ato criminoso, vão para estes locais, que são restritos, comemorar e desfrutar do fruto do roubo e também planejar suas próximas ações, como aconteceu neste último episódio ocorrido em Brumado no início desta semana, onde o grupo comandado pelo Chinha, - que estava se tornando uma lenda viva do crime regional -, estava comemorando o roubo que tinham feito em Paramirim, onde eles levaram cerca de R$ 40 mil reais da prefeitura daquela cidade”. 

Brumado: SMS lança Programa 'Domingo em Movimento'

  • B.B.Com
  • 14 Ago 2014
  • 15:52h

(Divulgação| Foto: Reprodução Google Maps)

A Secretaria Municipal de Saúde e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Secretária Municipal De Esporte, Cultura, lazer e Turismo comunica que está lançando o Projeto “Domingo em Movimento” e aproveita para convidar toda a comunidade para estar presente em seu lançamento, que acontecerá no próximo domingo, dia 17, na Praça Senhor do Bonfim, com início às 06h e término às 08 horas. Esse projeto visa fomentar a prática de atividades físicas com regularidades, tendo sempre a orientação de profissionais capacitados na área de educação física, nutrição e fisioterapia. Contamos com a participação de toda a população neste projeto que vai fazer a diferença e que vai movimentar os domingos em diversas praças da cidade de agora em diante.

'Não haverá tréguas para a criminalidade em Brumado', afirma comandante da 34a CIPM

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Ago 2014
  • 14:51h

Major Silvio Berlink garantiu que não haverá tréguas para a criminalidade em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira (14), o comandante da 34ª CIPM, major Silvio Berlink fez um balanço das últimas ações da Polícia Militar, as quais resultaram em 4 mortes, além de várias operações de cumprimento de mandado de prisão, bem como apreensões de armamentos e autuações. Muito convicto, ele iniciou declarando que “a Polícia teve que agir com rigor, já que existiu um enfrentamento muito agudo da criminalidade. No incidente ocorrido no motel, a Polícia agiu, primeiramente, no intuito de prender os criminosos, sendo que, dentre eles, estava um dos mais perigosos bandidos que estavam atuando na região, o qual era foragido e suspeito de ter praticado um grande número de assaltos em Brumado, então, como houve resistência armada, a força letal, infelizmente, teve que ser utilizada, mas não era essa a intenção, pois o nosso objetivo era prender os criminosos”. Sobre a continuidade das operações de combate à criminalidade na cidade, Berlink declarou que “atualmente temos 10 viaturas patrulhando a cidade, mas, se preciso for, virão 20,30, 50 viaturas e até helicóptero virá, pois sabemos que a situação é delicada, então se for necessário uma força tarefa específica será enviada para Brumado para combater com severidade os focos da criminalidade na cidade”. Ele ainda fez questão de destacar que “estão colocando sobre os ombros da Polícia a total responsabilidade pela Segurança Pública, mas não podemos deixar de lembrar que a busca pela segurança é um dever coletivo, pois, cada cidadão, tem que dar a sua contribuição, então diante disso deixo um questionamento: o que cada um está fazendo em prol da melhoria da segurança no município?”. 

'A situação exigiu que a força letal fosse aplicada', declara coordenador da 20a Coorpin

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Ago 2014
  • 13:46h

O coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo garantiu que todo empenho está sendo feito pela Polícia no combate à criminalidade em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A ação fulminante da Polícia Militar que resultou em 4 mortes no episódio da “Segunda Sangrenta” chamou a atenção da mídia em escala nacional, o que veio constatar a gravidade da onda criminosa que paira sobre a cidade. Visando buscar um balanço das operações, o Brumado Urgente ouviu, na manhã desta terça-feira (14), o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabello, que iniciou citando que “a Polícia não tinha deixado de trabalhar e só agiu no momento deste embate, quero deixar claro que o nosso trabalho não para, mesmo nos momentos de calmaria, nós estamos exercendo com o máximo empenho as nossas funções de investigar os crimes que acontecem em nossa região. A força letal só foi utilizada porque estamos combatendo uma criminalidade armada e cada vez mais audaciosa”. Rabello ainda fez questão de destacar que “tudo tem os dois lados, mas a tecnologia vem sendo uma ferramenta muito utilizada pelos criminosos, especialmente os smartphones, em específico o ‘WhatsUp’, que vem sendo a bola da vez, então temos que estar sempre atualizados para podermos exercer com eficácia as nossas ações”.

 

O coordenador da 20ª Coorpin garantiu que se necessário for a força policial será ampliada na cidade nos próximos dias para dar continuidade às investigações e o combate à criminalidade (Foto: Brumado Urgente)

 

Sobre os posicionamentos de protesto contra a Polícia que vêm sendo postados nas redes sociais, ele foi taxativo ao afirmar que “quero lembrar a esses jovens que o Estado e, por consequência, a Polícia, tem o dever de proteger e combater o crime, justamente para se evitar que se faça justiça com as próprias mãos, então, não cabe à população querer agir por conta própria, ainda mais se exacerbando em citações irresponsáveis, que incitam à violência e que são passíveis de penalização” e ainda lembrou que “existem casos em que adolescentes de 12 anos de idade colocam um revólver na cintura e se acham super-heróis, mas se enganam os que assim pensam”. O coordenador também comunicou que “as operações e investigações irão continuar e, se preciso for, a força irá ser ampliada, pois vamos continuar agindo com rigor no combate ao crime em Brumado e em todas as cidades que pertencem à nossa jurisdição”. E finalizou com uma frase emblemática ao declarar que “o futuro de cada cidadão está sob o tripé da Educação, Trabalho e Família, quem fugir desse esteio estará correndo o risco de sofrer as consequências de seu caminho errado”. 

Ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, terá que devolver R$ 1,3 milhão, diz TCM

  • A10
  • 14 Ago 2014
  • 13:04h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A ex-prefeita da cidade de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) foi condenada a pagar R$ 1,3 milhão aos cofres municipais pela aplicação irregular de recursos públicos repassados ao Instituto Brasil Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e União Brasileira de Desenvolvimento Social. De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a ex-prefeita fez um pagamento ilegal de taxa de administração às OSCIPs, e a devolução do montante deve ser feita com recursos pessoais - além de aplicar uma multa de R$ 15 mil. A apuração do TCM julgada nesta quarta-feira (13) diz respeito ao primeiro mandato da petista à frente do município. Moema Gramacho ainda pode recorrer da decisão.

Diretora da Escola Nice Públio é convidada à participar de Seminário Internacional em Brasília

  • Wilma Santana | Brumado Urgente
  • 14 Ago 2014
  • 10:16h

Foto: Divulgação

A diretora Joelma Lima, da escola Municipal Prof.ª Nice Públio da Silva Leite, foi convidada a participar do I seminário Internacional de boas práticas em gestão escolar em Brasília/DF. O seminário acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto de 2014. O seminário é parte integrante do Prêmio Gestão Escolar – PGE 2013/2014, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, com o objetivo de fortalecer a escola pública por meio da auto avaliação como ferramenta para a melhoria da gestão. A Escola Municipal Prof.ª Nice Públio da Silva Leite têm se destacado como uma escola que preza pela inclusão social. Por conta disso a escola ganhou o prêmio gestão escolar 2013.

Rede de Farmácias Ultra Econômica irá inaugurar filial em Brumado neste domingo (17)

  • B.B.Com
  • 14 Ago 2014
  • 08:46h

(Foto: Divulgação)

O município de Brumado estará recebendo no próximo domingo um grande presente, pois estarão sendo inauguradas as novas e modernas instalações da Farmácia Ultra Econômica, que chega à cidade com uma proposta diferenciada, tendo em seus preços o grande referencial, já que oferece os menores do mercado. Integrada a Rede de Farmácias que mais cresce na Bahia, a Ultra Econômica tem o slogan marcante de “Ninguém, ninguém vende mais barato” e entra no mercado brumadense com um portfólio de serviços e, realmente, com preços imbatíveis, por isso vai valer à pena conferir. A inauguração acontecerá neste domingo (17) à partir das 9 horas da manhã, na Rua Coronel Tibério Meira, 206, com várias promoções e realização de sorteios de brindes. Então, agora, acabou a sua dor de cabeça para comprar medicamentos, pois a Farmácia Ultra Econômica chegou em Brumado.