Bahia: Oito pessoas morrem e uma fica ferida em acidente com carreta na BR-101

  • 30 Abr 2017
  • 22:40h

O acidente foi no KM 772 da BR-101 (Foto: PRF/Divulgação )

Oito pessoas morreram e uma ficou ferida em um grave acidente na BR-101, na madrugada deste domingo (30). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Palio branco (placa MPN-7057) colidiu frontalmente com uma carreta dos Correios e Telégrafos por volta das 3h da manhã, na KM-772, na região de Eunápolis, no Sul do estado.  Todas as vítimas eram ocupantes do Palio, que estava com super lotação: com capacidade para cinco pessoas, transportava nove passageiros. Entre as vítimas fatais, há três adolescentes: duas meninas de 14 anos e outra de 13. Ainda de acordo com a PRF, a carreta seguia no sentido Rio de Janeiro, enquanto o Palio vinha no sentido contrário. Vindos de uma festa em Itamaraju, eles tentavam voltar à Itabela, onde moravam. 

À polícia, o motorista da carreta contou que, ao chegar na curva da rodovia, avistou o Palio vindo na contramão. No escuro, o condutor disse que achou que o motorista do carro de passeio faria uma conversão proibida para pegar um atalho. Por isso, levou o caminhão para o outro sentido da via. No entanto, quando viu a aproximação da carreta, o motorista do Palio também voltou à sua faixa, o que teria provocado a colisão.  Entre os mortos, há quatro homens e quatro mulheres: Êmilly Gomes Santana, 14 anos, Ianka Souza Silva, 21, José Carlos de Jesus Gonçalves, 32, Marlene Santos Nascimento, 14, Marciel Silva de Jesus, 19, Mateus Souza, Santos, 18, Rodrigo da Silva Santos, 27, e Sidiane de Jesus Lopes, 13. O motorista era Rodrigo, que, segundo a polícia, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  Todos morreram no local. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis, no início da manhã. Além deles, Ezequias Santos Santana, 19, também ficou ferido no acidente. Até o fim da tarde deste domingo, o jovem, que foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), continuava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Eunápolis. 

CONTINUE LENDO

É preciso falar sobre bullying, depressão e suicídio, alertam especialistas

  • 30 Abr 2017
  • 13:12h

(Foto: Reprodução)

“Depressão é uma doença que faz a gente parar de enxergar a realidade que está a nossa volta. Por mais que alguém diga que você é bonita, bem-sucedida, nada disso adianta quando a gente está com esse defeito na cabeça, que diz exatamente o contrário”, conta Nauzila Campos, de 25 anos. A jornalista, advogada e modelo convive com a doença desde 2015. No mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o aumento de casos de depressão, especialistas e pessoas em tratamento destacam a necessidade de debater o assunto e de lidar com a influência do bullying sobre a depressão e da depressão sobre o suicídio. O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a OMS, cresceu 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é de que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença no mundo. “No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos”, destaca a OMS. “O problema da depressão é que, mesmo que ela não seja crônica, ela é um fantasma que fica ali na moita, à espreita, pronta para atacar novamente”, acrescenta Nauzila. Em uma das crises, a advogada ficou horas vagando pelas ruas. Hoje, ela usa as redes sociais para falar do problema. 

A coordenadora da Comissão de Estudo e Prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria, Alexandrina Meleiro, destaca que a falta de conhecimento faz com que o assunto se torne tabu, por isso, é tão importante discutir o tema. “Só sabe o que é depressão quem já passou ou está passando [por isso]. Quem está de fora claro que tem preconceito: é por que não tem o que fazer, é por que é preguiçoso. Então, [o doente] tem mil rótulos.” O quadro de diminuição de autoestima, tristeza, desânimo e perda cognitiva é resultado de alterações nos neurotransmissores. “Então, a pessoa fica mais lenta nas reações emocionais, no sono, no peso que pode alterar para mais ou para menos. Uma infinidade de sintomas vai expor o quadro depressivo”, conta Alexandrina. Segundo a OMS, a depressão será em uma década a doença que mais vai afastar as pessoas do seu dia a dia. Além das redes sociais, séries na internet, desafios virtuais e brincadeiras perigosas colocam esses assuntos em destaque.

Bullying

Rebeca Cavalcanti, de 24 anos, não tem boas recordações do primário. “Foi um período muito complexo para mim, e o tipo de bullying que eu sofri foi por causa das minhas características físicas. Hoje em dia em tenho um sério problema por causa da minha aparência”, lembra a estudante. Assim como Rebeca, dezenas de crianças e adolescentes são alvo de piadas e boatos maldosos, além de serem excluídos pelos colegas. Um em cada dez estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Dados do relatório mostram que 17,5% dos alunos brasileiros, na faixa dos 15 anos, sofreram algum tipo de bullying “pelo menos algumas vezes no mês”. Segundo a psiquiatra, estudos mostram que casos de ansiedade e depressão podem estar relacionados ao bullying. “Ele vai massacrando a autoestima e isso favorece desenvolver alguns quadros, entre eles, de ansiedade e principalmente de depressão. Há estudos nacionais e internacionais mostrando que pessoas vítimas de bullying são mais suscetíveis a desenvolver quadros depressivos.” Desde o ano passado, está em vigor a lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate o bullying por meio da capacitação de professores e equipes pedagógicas. A norma também estabelece que sejam oferecida assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.

13 Reasons Why

A série 13 Reasons Why, disponível no catálogo de filmes do Netflix, aborda casos de bullying entre adolescentes. A primeira temporada do enredo conta a história de um jovem estudante que encontra uma caixa com várias fitas cassete na porta de sua casa, gravadas por sua amiga que se suicidou. Em cada fita, a menina dá treze motivos pelos quais cada pessoa a quem as fitas foram enviadas, contribuíram para que ela se suicidasse.

CVV

A série fez com que aumentasse a procura pelo serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV). Para a voluntária do CVV, que prefere ser chamada apenas de Leila, além de tratar como política pública, é preciso incentivar formas de ajuda em casos de depressão. “A gente não pode ficar de braços cruzados vendo isso. É uma questão de política pública. Quando a gente está com uma dor no pé, a gente vai ao ortopedista, se o problema é o coração, com taquicardia, a gente vai ao cardiologista. Então, quando a gente está com uma dor emocional uma dor que não é física, a gente tem que tratar também buscar auxílio para essas emoções.” Leila conta que as pessoas que recorrem ao CVV querem falar de suas angústias, de seus problemas de uma forma sigilosa, de uma forma acolhedora. “[Agimos] para que ela se sinta à vontade ali para falar coisas que talvez de outra forma ela não teria com quem falar. Ela se sentiria julgada.” Além das unidades em diversas regiões do país, o CVV atende pelo número 141.

Suicídio

De acordo com a OMS, o suicídio é atualmente um problema de saúde pública, sendo uma das três principais causas de morte, entre pessoas de 15 a 44 anos, e a segunda entre as de 10 a 24 anos. A cada ano, aproximadamente 1 milhão de pessoas tira a própria vida, o que representa uma morte a cada 40 segundos. O Brasil tem cerca de 10 mil registros anuais. Estudos revelam que a maioria dos suicídios está ligada a transtornos psiquiátricos como explica a psiquiatra Alexandrina Meleiro. Em meio a informações sobre desafios virtuais e suicídios supostamente associados a jogos o médico Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, defende que o tema seja conversado entre pais e filhos. “Os pais têm o papel de ajudar os filhos a lidar com as informações que eles recebem do mundo. Não adianta você falar eu não vou conversar com o meu filho sobre isso, porque seu filho vai conversar sobre isso com outras pessoas. Então, é melhor você passar sua versão”, destacou o psiquiatra. “Às vezes, a criança e o adolescente não conseguem elaborar muito essa sensação de tristeza, mas ficam mais irritados, às vezes mais agressivos, mais inquietos. Começam a influenciar nos relacionamentos, no rendimento escolar. São mudanças que você só percebe estando atento, estando envolvido com seus filhos.” E é possível reagir. “Eu sei o que é chegar ao fundo do poço e eu sei que é possível sair, não importa quão fundo você chegue. Eu sei o que é você acreditar que nada tem saída em relação àquele problema, que nada se pode fazer em relação à doença que você tem. Mas eu quero dizer que tem sim. É possível sair dessa”, disse a advogada Nauzila Campos.

Baleia Azul

O jogo virtual Baleia Azul é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e Whatsapp e instiga os participantes, em maioria adolescentes, a cumprir 50 tarefas, sendo a última delas o suicídio. Pelo menos três mortes suspeitas de estarem relacionadas ao suposto jogo são investigadas pelas autoridades locais de Belo Horizonte, Pará de Minas (MG), Arcoverde (PE). No Rio de Janeiro, a Polícia Civil investiga, pelo menos, quatro casos suspeitos, todos envolvendo adolescentes a prática do jogo no estado. A Polícia Federal busca os envolvidos com o jogo. Na tentativa de proteger crianças e adolescentes nas redes sociais, o Safernet, entidade que aborda a questão da privacidade e segurança na internet, abriu uma linha para falar com os usuários sobre o Baleia Azul. Por meio de um post no Facebook, a instituição se põe à disposição para responder e-mail por 24h, para conversar em tempo real com os internautas e em oferecer atendimento psicológico a quem precisar.

CONTINUE LENDO

Escolas públicas terão vacinação e ações de promoção à saúde

  • 30 Abr 2017
  • 11:11h

(Foto: Reprodução)

Escolas públicas de todo o país terão, a partir deste ano, atualização do calendário vacinal de alunos e ações de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). As estratégias fazem parte do novo edital do Programa Saúde na Escola, lançado nesta terça-feira (25) pelo governo federal. A portaria, assinada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo ministro da Educação, José Mendonça Filho, estabelece 12 ações a serem cumpridas pelos gestores por dois anos. Anualmente, serão destinados R$ 89 milhões para realização das ações. O período de adesão será entre 2 de maio e 14 de junho. "O Governo é um único serviço à disposição da sociedade e temos que integrar para dar mais segurança, qualidade, acesso às pessoas. Essa articulação de saúde e educação possibilita mais controle com relação à alimentação nas escolas, com orientação sobre a obesidade; regularização vacinal; além de ações de saúde auditiva, visual, bucal, mental. 

Queremos identificar quais crianças e adolescentes precisam de assistência e, caso seja preciso, encaminhá-los para acompanhamento nas unidades de saúde", pontuou Barros. De acordo com a pasta, a iniciativa conta com o envolvimento de mais de 32 mil equipes da atenção básica distribuídas em 4.787 municípios. São profissionais da saúde que já atuaram em ações de promoção e prevenção da saúde nas escolas. A nova portaria, além de prever valor anual 2,5 vezes maior que o executado nos anos anteriores, altera a forma de repasse, que antes era feito em duas parcelas e agora passará a ser pago em parcela única, facilitando a realização das ações e o cumprimento das metas. O ciclo de adesão será de dois anos, com liberação dos recursos a cada 12 meses. Outra mudança é que, a partir de agora, os municípios farão adesão por escola, e não mais por níveis de ensino como era feito antes. A expectativa é que o programa alcance 144 mil escolas e atenda o maior número de estudantes com monitoramento mensal. Atualmente, o Saúde na Escola está em 79 mil unidades e atinge aproximadamente 18 milhões de alunos.

CONTINUE LENDO

Mulher supera depressão e síndrome do pânico após adotar mais de 50 animais

  • 30 Abr 2017
  • 09:02h

Uma paulista cuidadora de 53 gatos e sete cachorros, Katiusca Angélica Lopes Ribeiro, de 38 anos, afirmou ter sido curada da síndrome do pânico e da depressão por conta de seus animais. "Tudo começou quando eu ainda estava noiva e encontrei um cachorro da raça Perdigueiro, que estava abandonado. Na época, meu marido morava em uma casa de dois cômodos e lá acolhemos esse cão que tinha quase o meu tamanho. Em dezembro de 2016 fui diagnosticada com síndrome do pânico e começo de depressão por ser muito nervosa. Alguns dias não tinha vontade de sair da cama, mas sempre levantava, pois sabia que eles dependiam de mim. Eles me salvaram", afirmou. Para ela, o desenvolvimento da síndrome foi ocasionada por uma sobrecarga de tarefas. Para ela, o que a ajuda é cuidar todos os dias de seus animais. "É graças a eles que eu tenho vontade de sair de casa", afirmou.

Receita diz ter recebido 28,5 milhões de declarações do Imposto de Renda

  • 29 Abr 2017
  • 19:10h

A Secretaria da Receita Federal informou ter recebido 28.524.560 de declarações do Imposto de Renda até o fim do prazo, que terminou às 23h59 de sexta-feira (28). Foram mais declarações do que o governo esperava (a expectativa da Receita era receber 28,3 milhões de declarações neste ano). Os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições, caso tenham direito. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. O envio começou em 2 de março. As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina. Contribuintes que não enviaram a declaração no prazo precisarão pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

Pressão alta é a doença que mais mata no Brasil

  • 29 Abr 2017
  • 17:11h

(Foto: Reprodução)

Um dos grandes e mais comuns problemas de saúde no mundo todo é a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como pressão alta. Seu diagnóstico consiste no paciente apresentar níveis de pressão arterial superiores a 140x90 mm hg, acima dos 120x80 mm hg, considerados padrão.  De acordo com o clínico geral do Hospital e Maternidade São Cristóvão em São Paulo, Vagner Sanches Nakayama, os portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica têm um significativo aumento de risco quanto a eventos cardiovasculares a curto ou longo prazo, devendo o quanto antes iniciar tratamento. “Uma grande preocupação com relação ao diagnóstico da pressão alta é sua traiçoeira natureza assintomática em grande parte da população hipertensa. Então, demora para ser diagnosticada e tratada. Normalmente, só é descoberta quando há uma primeira complicação cardiovascular, normalmente um Acidente Vascular Cerebral (geralmente um AVC isquêmico, gerando uma espécie de obstrução ao fluxo arterial, impedindo a passagem de oxigênio e nutrientes para as células cerebrais)”, explica o especialista.  

No entanto, nos pacientes sintomáticos, alguns indícios podem ser observados como suspeita de pressão alta, são eles: cefaleia, tonturas, fadiga, alterações visuais, palpitações, sudorese, perda ou ganho de peso, entre outros sintomas. Segundo Vagner, cerca de 95% dos casos têm causa desconhecida e são chamados de Hipertensão Primária ou Hipertensão Essencial. Os outros 5% com causa conhecida são chamados de Hipertensão Secundária.  “Acredita-se que a Hipertensão Primária seja uma consequência de fatores genéticos associados a diversos fatores ambientais, como ingestão excessiva de sal na dieta, obesidade, estresse, entre outros. Já na Hipertensão Secundária, é mais comum que a causa seja por doenças renais, uso de anticoncepcional oral, doenças das glândulas adrenais, doenças cardíacas, doenças da tireoide, doenças hematológicas, uso de drogas ou determinadas medicações”, esclarece. No Brasil, estudos de prevalência estimam que a pressão alta acometa aproximadamente 35% da população adulta, chegando a cerca de 75% naqueles acima de 75 anos. As consequências da pressão alta não controlada ocorrem no corpo todo, como: lesão vascular nos vasos sanguíneos (que dificulta a passagem do sangue e afeta a irrigação de todos os órgãos e tecidos) e no coração (insuficiência cardíaca, infarto, morte súbita); doença cerebrovascular (afeta os vasos cerebrais, sendo a maior causa de óbito no Brasil); nefropatia (alteração da função renal); retinopatia (lesão das pequenas artérias e arteríolas da retina, gerando o comprometimento da visão); além de outras lesões, como risco de surgimento de aneurisma da aorta (dilatação) e trombose arterial nos membros inferiores (coágulo sanguíneo). 

CONTINUE LENDO

Estado concederá três mil bolsas para professores que preferirem não se aposentar

  • 29 Abr 2017
  • 15:07h

Três mil Bolsas de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe' serão disponibilizadas pelo Estado para professores. Para ter acesso, os orientadores da rede estadual que completaram as exigências para aposentadoria voluntária devem se dirigir ao SAC Educação ou às sedes do Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para formalizar o pedido. As normas foram divulgadas na quinta (27) no Diário Oficial pela Secretaria da Educação do Estado, por meio de Portaria. Para dar entrada com o pedido de aposentadoria voluntária, o professor deve preencher a documentação que está disponível no Portal da Educação. As escolas também disponibilizarão as inscrições. São três mil bolsas com valores de R$ 800 e R$ 1600 para os professores com carga horária de 20 e 40 horas, respectivamente. Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é uma iniciativa que reflete os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para melhorar a educação pública. Afinal, estamos tratando de professores com larga experiência, profissionais que dedicaram suas vidas à escola e que, portanto, podem optar em continuar contribuindo com a educação e com a formação dos nossos estudantes”, avalia. Os requisitos necessários são: ter completado as exigências para a aposentadoria, ter optado por permanecer em efetiva regência de classe, dentre outros. O benefício será pago durante dois anos, que são prorrogáveis por mais dois.

Temer diz que liberar dinheiro do FGTS foi para atender os mais pobres

  • 29 Abr 2017
  • 13:12h

(Foto: Reprodução)

O presidente da República, Michel Temer, afirmou que a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para saques pela população "foi para atender as famílias mais pobres". "Devolvi um dinheiro que era do povo para o povo", disse em entrevista ao "Programa do Ratinho", do SBT, veiculada na noite desta sexta-feira (28). Temer também destacou que o Cartão Reforma, voltado a reparos em moradias, deve ser aprovado "muito brevemente". O cartão prevê recursos de R$ 5 mil para famílias com renda de até R$ 2.800,00 que queiram executar obras em seus imóveis. Segundo o presidente, quem tomar esse dinheiro "não vai ficar devendo para o banco". O presidente também aproveitou para defender a "responsabilidade fiscal" de seu governo, citando a aprovação do PEC do Teto dos gastos públicos, a qual foi feita "para não quebrar o país precisamos fazer o teto de gastos públicos".

'Vamos ocupar Brasília', diz presidente da CUT

  • 29 Abr 2017
  • 11:22h

As centrais sindicais que organizaram a greve geral desta sexta-feira (28) afirmam que não contabilizaram números de adesões, mas, segundo a Força Sindical, mais de 40 milhões de pessoas pararam ou fizeram manifestações em todos os Estados. De acordo com as entidades, a última grande greve no País, em 1989, contra o Plano Verão, do governo Sarney, teve 35 milhões de adesões. "Fizemos a maior greve da história", afirma o presidente da CUT, Vagner Gomes. "Foi uma resposta ao presidente Michel Temer e ao Congresso de que a sociedade não concorda com o fim da CLT, da aposentadoria e com a terceirização". 

Pressões para que as reformas sejam negociadas vão continuar e uma nova greve geral não está descartada. O próximo passo é tentar convencer os senadores a rejeitarem a reforma trabalhista, já aprovada na Câmara. "Vamos ocupar Brasília para que o Senado não vote as reformas", avisa Gomes. A ideia, explica o presidente da UGT, Ricardo Patah, é visitar todos os senadores, em seus gabinetes ou residências. Na terça-feira, dirigentes das nove centrais que se uniram na organização da greve têm encontro marcado para traçar as próximas ações conjuntas. No dia 8 haverá mais uma reunião. O presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, afirma que a greve foi um recado para que o governo abra negociações para se fazer uma reforma "civilizada", sem retirar direitos conquistados, e que não seja feita só pelo governo e o Congresso, mas com a participação dos trabalhadores. Em resposta a críticas de que a greve só ocorreu porque houve piquetes e barreiras em importantes vias, com pneus incendiados, Gomes diz que é assim que ocorre na França, no Brasil e em outros países. "Greve não é um acordo entre a sociedade e o governo, é um confronto. Se o governo fizesse as coisas certas isso não ocorreria", concluiu.

CONTINUE LENDO

Brumado: Horário de funcionamento de posto do SAC é alterado

  • 29 Abr 2017
  • 10:34h

Unidades da Rede SAC de 12 municípios baianos terão os horários de funcionamento alterados a partir da próxima terça-feira (2). De acordo com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), responsável pelo serviço, o novo expediente será das 7h às 13h, de segunda a sexta, para os postos Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Valença, Feira de Santana I e Vitória da Conquista I. A mudança busca otimizar o atendimento, concentrando esforços e recursos nos horários em que há maior procura pela população, justificou a Saeb. Em nota, o superintendente do SAC, Carlos Henrique Martins, disse que foi observado que 90% dos serviços são procurados no turno da manhã. Após a mudança de horário, a adequação do funcionamento ao fluxo continuará sob avaliação. As unidades Feira de Santana II e Vitória da Conquista II continuarão com os horários habituais.

Greve não deve prejudicar votação da Previdência, diz Moreira Franco

  • 29 Abr 2017
  • 09:48h

(Foto: Reprodução)

O ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República, descartou prejuízo ao processo de votação da PEC da Previdência por causa dos protestos e paralisações contrários às reformas trabalhistas e previdenciária que acontecem nesta sexta-feira (28) por todo País. “Há uma consciência muito forte de que é preciso que nós enfrentemos a questão da reforma da Previdência. Se não tomarmos alguma medida urgente, vamos ter no governo federal o mesmo quadro do Rio de Janeiro, onde temos visto drama e desespero de pensionistas e aposentados que não estão recebendo”, disse em entrevista à Rádio CBN. Questionado sobre se o governo não deveria convencer sua própria base da necessidade das mudanças na Previdência, já que o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, tem se colocado contrário às reformas, Moreira Franco disse que não responde a provocações do senador. O ministro ainda reforçou que a medida é importante para tirar o País da “maior crise econômica da história” e recuperar a capacidade de gerar empregos.

Coreia do Norte reitera ameaça de atingir EUA com mísseis intercontinentais

  • 29 Abr 2017
  • 09:03h

A mídia estatal norte-coreana reiterou hoje que o objetivo do país é desenvolver um míssil nuclear capaz de atingir os Estados Unidos, no mesmo dia que os rivais sul-coreanos e americanos detectaram um lançamento de um míssil que falhou nas proximidades de Pyongyang. O jornal Rodong Sinmun ainda afirmou que o país revelou dois tipos novos de mísseis balísticos internacionais no desfile militar do último dia 15. "O amplo território norte-americano tem sido inteiramente exposto aos nossos meios de ataque nuclear preventivo". Sobre o envio de porta-aviões norte-americanos para as proximidades da Península Coreana, o jornal disse que "tornar os porta-aviões inúteis não é um problema". 

PRE identifica motoqueiro morto na BA-262, Serra dos Pombos

  • BDM
  • 29 Abr 2017
  • 08:19h

A Polícia Rodoviária Estadual identificou a vítima fatal de trágico acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (28), na rodovia BA-262, trecho conhecido como Serra dos Pombos, entre Aracatu e Anagé. O motoqueiro William Stener Oliveira bateu na traseira de um caminhão, sendo arrastado por vários metros. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local, tem uma das pernas dilacerada. O motorista do caminhão, Marcos Daniel Gabriel, que não sofreu ferimentos, aguardou a chegada da PRE para dar sua versão do acidente. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Vitória da Conquista e em seguida liberado aos familiares.

Greve geral: Imprensa internacional repercute manifestações no Brasil

  • 28 Abr 2017
  • 20:07h

A mobilização no Brasil contra as reformas trabalhista e da Previdência e a greve geral repercutiram na imprensa internacional nesta sexta-feira (28). No jornal espanhol El País a manchete diz: "Uma greve geral desafia as reformas do governo brasileiro". Já o norte-americano The New York Times destaca: "Cidades do Brasil paralisadas por greve geral contra austeridade". Na Itália, o La Repubblica diz: "Brasil, greve geral contra reforma do trabalho, a primeira depois de 20 anos". E o argentino El Clarín publica: "Brasil: começou a primeira greve geral em 21 anos".

Bahia investe o dobro da média nacional

  • 28 Abr 2017
  • 19:07h

A Bahia investiu o dobro da média nacional em 2016 e está, junto com o Ceará e o Piauí, no grupo dos três únicos estados brasileiros a destinar cerca de 11% de suas receitas a investimentos,conforme destacou o jornal Valor Econômico em sua edição desta quinta-feira (27).Tomando por base estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o jornal ressalta que o investimento é um índice de saúde financeira dos estados por constituir um “gasto de qualidade”, em contraposição, por exemplo, às despesas com a manutenção ou custeio do setor público.Os três estados nordestinos contrariam o desempenho do conjunto das administrações estaduais no país, que reduziram os investimentos. Ainda de acordo com o Valor, Bahia, Ceará e Piauí também têm em comum o endividamento baixo, distante do limite de 200% da receita previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, e o fato de contarem com recursos mais do que suficientes para cobrir imprevistos orçamentários este ano.

De acordo com o economista-chefe da Firjan, Guilherme Mercês, citado no texto, investir ou reforçar o caixa são opções à disposição dos estados nessas condições. “É uma decisão de gestão, mas tecnicamente tanto o caixa alto quanto o investimento alto são indicadores de saúde financeira, já que o investimento é possível de cortar em períodos de crise”, afirmou o economista.No caso da Bahia, o investimento aumentou 41,42% em 2016, na comparação com 2015. O total investido em infraestrutura, infraestrutura hídrica, mobilidade urbana, saúde, educação, desenvolvimento rural e combate aos efeitos da seca, entre outros itens, somou R$3,24 bilhões no ano passado.O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, lembra que este montante correspondeu a 7,58% da despesa total de R$ 42,8  bilhões do Estado, o que torna a Bahia líder entre as administrações estaduais no que se refere a este critério. Em 2017, de acordo com Vitório, a Bahia deve manter os investimentos no mesmo patamar.“Estes gastos são importantes inclusive como medida anticíclica em um momento de recessão, quando os investimentos estaduais estimulam a economia, não apenas criando a infraestrutura necessária ao desenvolvimento como gerando emprego e renda”.De acordo com Vitório, o equilíbrio fiscal é a condição necessária para a manutenção dos investimentos, e na Bahia esta condição tem sido assegurada principalmente pelo esforço do fisco estadual na arrecadação própria, associado à contenção das despesas que vem sendo assegurada por medidas de qualidade do gasto adotadas desde o início da atual gestão: houve corte de quatro secretarias, extinção de dois mil cargos públicos e uma nova estrutura criada na Sefaz, a Coordenação de Qualidade do Gasto Público, passou a monitorar as despesas com custeio da máquina, tendo alcançado uma economia real de R$ 1,2 bilhão no período 2015-2016.

CONTINUE LENDO