Brumado: Clínica de Hemodiálise passa por ampliação

  • Ascom | PMB
  • 23 Jan 2015
  • 18:07h

Os proprietários da Clínica agradeceram ao prefeito Aguiberto e ao secretário Claudio Feres pela parceria (Foto: Ascom | PMB)

No último dia 21/01, o Prefeito Aguiberto Lima Dias e o Secretário Municipal de Saúde o Farmacêutico Claudio Feres receberam a visita dos empresários Roberto Novaes e Senhora Edna Silva, responsáveis pela o Instituto de Nefrologia de Brumado – INEB, para agradecerem a parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado e informarem ao Prefeito e ao Secretário a ampliação da Clinica de Hemodiálise equipando-a, com mais 10 (dez), máquinas que se incorporarão a bateria das 17 (dezessete) máquinas hoje existentes, para maior comodidade aos pacientes. Os pacientes que necessitam do tratamento nefrológico passam por grande desconforto, pois suportam três seções semanais e cada seção com a duração de 4 horas e, muitos, residem em Municípios que compõem o Pólo Regional de Saúde que Brumado sedia, e esses pacientes, após o tratamento são obrigados a viajarem de volta aos seus Municípios de origem. Hoje são atendidos 100 (cem), pacientes e com as novas máquinas este número será ampliado para 160 (cento e sessenta), pacientes. O Prefeito parabenizou os empresários por esta demonstração de competência empresarial e pela preocupação em oferecer um atendimento mais dinâmico, eficiente e humano aos que necessitam do tratamento nefrológico.    

Por estar inadimplente, Brasil perde direitos na ONU

  • 23 Jan 2015
  • 17:42h

Dima discursando recentemente na ONU, mas a partir de agora os direitos não serão os mesmos do Brasil (Foto: Reprodução)

O acúmulo de mais de US$ 6 milhões em dívidas com o Tribunal Penal Internacional (TPI), das Organizações das Nações Unidas (ONU), causou a perda de alguns direitos do Brasil no órgão. A suspensão é a primeira punição sofrida pelo Itamaraty desde que os cortes orçamentários começaram no órgão que comanda a política externa do País, de acordo com informações do Estado de S. Paulo. A diplomacia brasileira conta com a segunda maior dívida de um país nas Nações Unidas. O Estatuto do TPI prevê a perda temporária do direito de voto na Assembleia caso o país esteja em atraso no pagamento de sua contribuição financeira, que seria o caso do Brasil. Na prática, a suspensão impede o Brasil a votar na escolha de novos juízes, por exemplo.

MPF pede anulação da redação do Enem por vazamento do tema

  • 23 Jan 2015
  • 16:07h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí está pedindo, em ação civil pública na Justiça Federal, a anulação da 2ª fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e a aplicação de nova prova. O motivo é o vazamento do tema da redação para alunos, constatado pela Polícia Federal em pelo menos quatro Estados: Piauí, Paraíba, Ceará e Maranhão. Em liminar, o MPF também requereu à Justiça que suspenda imediatamente as etapas seguintes a aplicação da prova: inscrição no SISU, matrículas nas Universidades que adotam o Enem como sistema único de classificação e torne sem efeito as notas gerais divulgadas no dia 13 de janeiro de 2015. Foi solicitada ainda a aplicação de multa em caso de descumprimento da decisão. O procurador da República, Kelston Lage, responsável pela ação, disse ao Terra não ser possível determinar quantas pessoas tiveram acesso antecipadamente ao tema, sendo necessária a realização de nova prova para garantir o princípio da igualdade de disputa. "À PF, quatro estudantes confessaram terem recebido a prova por WhatsApp e repassado para outros grupos no aplicativo.

Com Bíblia na mão, homem é morto ao invadir prefeitura e ameaçar prefeito

  • G1
  • 23 Jan 2015
  • 14:24h

(Foto: Reprodução)

Um homem de 28 anos foi morto na manhã desta sexta-feira (23) durante um atentado a prefeito de Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo o portal G1, Diego Biasutti entrou na prefeitura, por volta das 7h30, dizendo que queria matar o prefeito Rodney Miranda. A polícia não confirmou se Diego estava armado. Ainda de acordo com a publicação, Diego chegou ao local transtornado. Ele cuspiu no rosto de um vigilante, subiu uma rampa que dá acesso ao gabinete do prefeito. No local, ele teria entrado em luta corporal com um segurança e acabou sendo atingido por um tiro na cabeça. Segundo a família, Diego usava drogas e teria começado a fazer uso de anabolizantes após entrar em uma academia. Ainda de acordo com a família, antes de ser morto, o rapaz saiu de casa nervoso, usando apenas de sunga e portando a bíblia. Ele voltou para a casa da mãe, onde vestiu uma roupa e saiu novamente. Após o tiro, a área foi isolada pela Guarda Municipal e a Polícia Militar. A prefeitura não informou se Rodney Miranda estava no local no momento do atentado.

Vereador Zé Carlos de Jonas visita prima biomédica brumadense que está atuando na Santa Casa de BH

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Jan 2015
  • 11:58h

O vereador Zé Carlos de Jonas e sua prima, a biomédida Rayomara Lima em frente ao hospital em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

“Foi uma grande honra para mim”, afirmou o vereador Zé Carlos de Jonas ao relatar ao Brumado Urgente o encontro recente que ele teve na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte com a sua prima, a biomédica Rayomara Lima, a qual, em cerca de um ano, já esta tendo grande destaque na referida unidade médica. Ela que é brumadense, nascida na Vila Presidente Vargas, filha do casal Evandro e Gildete, é um grande exemplo de garra e determinação, já que não mediu esforços em realizar o seu sonho de ser uma biomédica. Ela que foi exercer a sua atividade em Belo Horizonte ficou muito satisfeita com a visita do seu primo. “Realmente foi uma surpresa muito agradável em receber o meu primo aqui em Belo Horizonte”. O parlamentar ainda fez questão de declarar que “eu acompanhei de perto os esforços dessa guerreira e hoje ela merece o sucesso que ela está conquistando, fazendo brilhar o nome de Brumado aqui na capital de Minas Gerais”. 

O vereador ainda aproveitou para conhecer a estrutura do hospital (Foto: Divulgação)

Caso Dires 19: Reunião que iria tratar sobre o assunto na manhã de hoje (23) teve que ser cancelada

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Jan 2015
  • 11:00h

O movimento de protesto contra a extinção das Dires na Bahia está sendo chamado de Janeiro Sombrio, Saúde de Luto (Foto: Reprodução)

A extinção das Dires na Bahia está produzindo uma verdadeira avalanche de críticas, inclusive até dos aliados do governador Rui Costa, dentre eles o ex-secretário de Saúde do governo de Jaques Wagner, Jorge Solla, que vem dando entrevistas em todo o estado, onde ele afirma que o ato foi um erro, já que as 32 Dires se transformaram no NRS – Núcleo Regional de Saúde, sendo que, a partir de agora, serão somente 9 em todo o estado. A região sudoeste foi “contemplada” com um núcleo em Vitória da Conquista, ao qual Brumado será subordinado a partir de agora. Buscando reverter essa quadro, vários profissionais, servidores do órgão e alguns políticos se mobilizaram e tinham conseguido o positivo de Jorge Solla que estaria em Brumado na manhã de hoje (23) para participar numa reunião na Câmara de Vereadores de Brumado para explicar os efeitos negativos da extinção do órgão, que segundo ele irá prejudicar a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a distribuição de vacinas e muitos outros serviços na área de Saúde, tanto que há quem especulou que até o Hospital de Brumado seria prejudicado. Mas, para decepção dos idealizadores da reunião, Jorge Solla não pode vir, já que tinha que participar, em Salvador, da Assembleia do Sindicato dos Profissionais de Saúde da Bahia, justamente para tratar dessa questão da extinção da Dires. 

Brumado: Agora é a vez do 'Golpe da Carinhosa'

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Jan 2015
  • 09:19h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A criatividade dos golpistas não cessa e, em Brumado ela se prolifera ainda mais, já que parece que os brumadenses têm uma queda para cair em golpes, já diria o velho promoter da festa do avião. Agora o novo golpe é o da “Mulher Carinhosa” que entra na casa, principalmente de idosos, e aproveita para fazer uma verdadeira “limpeza” nas finanças de suas vítimas. Meticulosa, bela e bem vestida, ela deve estudar muito o perfil de suas presas, as quais sempre têm um bom padrão de vida e são aposentados ou pensionistas. A última ação da “Carinhosa” aconteceu na tarde desta quinta-feira (22) no Bairro Ginásio Industrial, aonde ela chegou numa residência e chamou pelo nome de um senhor de idade. Inocente ele abriu a porta e recebeu a mulher, a qual logo começou a fazer carinho no ancião. Enquanto ele recebia os afagos da devoradora, a sua carteira com todos os cartões bancários, os quais, inclusive, estavam com a senha, foram “surrupiados” pela larapia, que ainda aproveitou para levar a quantia de R$ 700,00. Depois de dar bastante carinho ao idoso ela se despediu e sumiu no mundo. Após algum tempo a filha da vítima ficou sabendo do ocorrido e saiu ao encalço da golpista, mas já era tarde demais, pois ela já deveria ter sacado o dinheiro nos caixas eletrônicos. Fica o alerta, principalmente para os idosos, se a “Carinhosa” bater na sua porta, não a receba.

 

Sisu já registra mais de 2,5 milhões de inscritos

  • Agência Brasil
  • 23 Jan 2015
  • 07:12h

Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos | Foto: Reprodução

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h desta quinta-feira, 22, 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes. Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu. O sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação. Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos. O resultado será divulgado dia 26. Os candidatos que não forem selecionados, poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

Brumado: Em ritmo de Marcha Azul, guardas municipais participam de campanha de doação de sangue

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 21:02h

O guarda municipal Jerry Adriano na hora da doação (Foto: Brumado Urgente)

Sob o lema “doar sangue é doar vida”, um número de guardas municipais esteve nessa quinta-feira (22) na unidade do Hemoba de Brumado para fazer uma doação coletiva, a qual, a princípio, visa suprir os apelos que vêm sendo feitos na mídia de brumadenses que se acidentaram e necessitam de sangue com urgência. Mostrando uma forte consciência cidadão, os 8 componentes da GMC fizeram a doação com muita alegria e satisfação. “É um grande prazer poder ajudar as pessoas e doar sangue é uma das ações mais importantes nesse sentido, pois pode salvar vidas”, afirmou o guarda municipal Jerry Adriano Garcia. Eles aproveitaram para lembrar que no próximo dia 31 haverá a Marcha Azul Marinho, que reunirá guardas municipais de toda a Bahia, num evento histórico, que será um divisor de águas para a Guarda Municipal de Brumado. “Dia 30, Brumado irá presenciar um dos maiores eventos em segurança pública que é a Marcha Azul, então aproveitamos o momento para convidar a todos a participarem do intenso dia de atividades”. 

A doação foi feita em ritmo de Marcha Azul (Foto: Brumado Urgente)

Artigo de Opinião: O CULPADO

  • Dr. Cleio Diniz
  • 22 Jan 2015
  • 19:37h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Com certa frequência escuto comentários sobre nossas leis estarem defasadas, serem velhas e não corresponderem às necessidades e anseios, de não serem capazes de responderem a onda de crimes das mais diversas espécies acometido no País, desde crimes de corrupção a própria violência. Percebo um sentimento de indignidade e a escolhida foram às leis.

Não que as mesmas não mereçam serem atualizadas, adequadas às inovações impostas por uma evolução acelerada e desenfreada. Ora, se prestarmos um pouco de atenção a nossa cronologia histórica, iremos perceber que a esmagadora evolução se deu nos últimos 200 anos, o que não é nada comparado à existência da raça humana.

Mas as leis por si só, mesmo atualizadas não compensaram o desequilíbrio que nos assola em prol da ilegalidade. Existe algo maior que denominamos de sistema, ou seja, não adianta termos leis severas se não temos como aplica-las decentemente, não adianta ter leis se ainda nos arrastamos por anos a fio para obtermos um julgamento, seja na esfera cível, seja na esfera criminal. Não adianta condenar se não tem onde prender, quiçá ressocializar.  A letargia do Estado em todas suas esferas propiciam e incentivam a ilegalidade, criando a imagem que o risco ainda é pequeno para quem navega no lado oposto da lei. Quando se beneficia da corrupção do dinheiro público, sendo pego não se devolve, não se tem o patrimônio escondido em nomes de terceiros alcançado pelo braço da lei.  Quando se é pego na criminalidade do trafico, do roubo e afins, mesmo sendo preso ainda se beneficia das benesses do sistema e a vítima arca com o total prejuízo.


A lei é apenas uma engrenagem dentro de um sistema e indiferente de sua modernização, a condição arcaica das demais peças a torna obsoleta e nada acontece. Mas ela acaba por levar a culpa, por servir de bode expiatório. Na verdade a lei é a grande desculpa encontrada por aqueles que prezam pela permanência de um sistema entravado e inoperante. Não podemos nos esquecer de que, este sistema é alimentado pela falta de conduta e apreço a responsabilidade individual de cada ente de um todo, a sociedade.

Brumado: Após tropeçar em bloco no meio da calçada, idoso fica muito ferido

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 17:01h

O obstáculo fica no meio da calçada e já causou vários acidentes (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Existem alguns absurdos urbanos que mostram o quanto o cidadão ainda está desamparado pelos poderes constituídos, ainda mais em cidades de menor porte, onde os órgãos de defesa muitas vezes não possuem uma estrutura atualizada aos avanços que estão ocorrendo na sociedade moderna. Brumado se encaixa nesse perfil, ainda mais agora, após o impactante choque de gestão que vem sendo empreendido pelo novo governo. O Brumado Urgente teve acesso a um caso que exemplifica muito bem essa situação, um caso que tem dois protagonistas, a vítima, o idoso Dácio Gomes, residente no Bairro Novo Brumado e o vilão, um obstáculo de concreto que é um misto entre tartaruga e gelo baiano, que está localizado em uma loja ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, que acabou sendo o responsável por um grave acidente ocorrido na última terça-feira (20), com o referido senhor de idade, que, após tropeçar no bloco que fica (pasmem) no meio da calçada (espaço que deveria ser exclusivo dos pedestres), acabou tendo uma forte queda, machucando a cabeça, as mãos e fraturando o joelho.

 

O idoso teve ferimentos na cabeça e teve que tomar vários pontos, pois os cortes foram profundos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

A nossa equipe de reportagem foi na tarde desta quinta-feira (22) na residência do idoso que está tentando se recuperar do acidente. Ele explicou como aconteceu descrevendo que “estava indo para a procissão e a missa de São Sebastião, quando, de repente tomei uma queda feia e quando me dei por mim estava todo ensanguentado”, tomando fôlego ele continuou dizendo que “quando fui ver, já meio desacordado, o que tinha acontecido, percebi que tinha tropeçado num bloco que estava no meio da calçada”. Ele que foi removido para o hospital e recebeu cuidados médicos faz um apelo ao setor de infraestrutura clamando que “pelo amor de Deus tirem aquele bloco de lá, porque sei que outras pessoas fora eu se acidentaram lá também e qualquer hora um pode morrer naquele local”.

 

                     As mãos do idoso ficaram feridas e o joelho fraturado                                     (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

A nossa equipe buscou respostas para explicar o motivo porque aquele bloco estava no meio da calçada atrapalhando o ir e vir dos pedestres e a primeira explicação que nos foi dada é que a loja, visando impedir que pessoas que não sejam clientes estacionem seus carros no local, já que lá é área de carga e descarga, decidiu colocar o obstáculo no local. Buscamos contato com o secretário municipal de infraestrura, engenheiro André Cardoso que garantiu que “pelo que sei já há uma notificação para o estabelecimento retirar o obstáculo, mas, mesmo assim, nesse momento foi enviar o fiscal ao referido local para atestar a irregularidade e, em seguida, fazer o auto de infração para que o objeto seja o quanto antes retirado para que outros acidentes não aconteçam e mais pessoas venham a se machucar”.   

É Lei: A partir de agora está proibido pet shops exibirem animais em vitrines ou gaiolas

  • 22 Jan 2015
  • 16:10h

A resolução do Conselho Nacional de Medicina Veterinária que proibia a exposição de animais em vitrines e gaiolas em pet shops entrou em vigor na última semana. De acordo com informação do jornal O Estado de S. Paulo, a norma foi publicada em outubro do ano passado. Além de não expor o animal, para garantir seu bem-estar “em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente”, como a livre manifestação de dor, sede ou fome, é preciso que sejam providenciados ambientes “livres do excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situação que causem estresse aos animais”. A nova regra determina também que os clientes do pet shop também devem ser orientados a evitar que os bichos de estimação fiquem estressados.

L. Eduardo Magalhães: Quadrilha destrói supermercado ao explodir caixa eletrônico

  • Informações do G1
  • 22 Jan 2015
  • 15:38h

(Foto: Reprodução)

Um supermercado ficou completamente destruído após cerca de seis homens armados com fuzis e metralhadoras renderem um segurança e explodirem um caixa eletrônico localizado no interior do estabelecimento, na madrugada desta quinta-feira (22). A ação que durou cerca de três minutos, de acordo com informações da polícia, ocorreu na cidade de Luis Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. Ainda segundo informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 3h, no bairro Jardim Imperial. Com a explosão, até uma cratera foi aberta na parede onde estava instalado o caixa eletrônico. A polícia não soube informar se alguma quantia em dinheiro foi levada pelo grupo. Conforme a polícia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi para o local. A PM faz buscas pela região para localização dos suspeitos. Por volta das 8h30 nenhum deles havia sido preso. A Polícia Civil investiga o caso. 

Brumado: Janeiro deve terminar sem chuvas e com a continuidade do forte calor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 12:59h

O mês de janeiro de 2015 está sendo um dos mais

O primeiro mês do ano que está sendo chamado de “Janeiro Sombrio”, devido ao choque de gestão que está sendo imposto pelo governador Rui Costa, que dentro da sua nova filosofia da “austeridade máxima” extinguiu vários órgãos causando muita indignação, teve, em Brumado, pelo menos no ponto de vista meteorológico, muita luz, já que o astro rei brilhou intensamente durante todo o mês e, segundo a previsão do respeito instituto Seagri, deverá continuar radiante até o final de janeiro. Então diante disso, os brumadenses irão continuar “escaldados” pelo forte calor e, paradoxalmente, na área politica, vão ficar amargando a “geladeira” que o governo do estado vem dando no município, pois ao invés de anunciar obras e investimentos, como todos esperavam, estão anunciando medidas que estão causando preocupação. Já o mesmo de fevereiro, segundo a mesma previsão, deverá se iniciar com chuvas, o que traria o alívio para essa época em que as temperaturas estão para lá de elevadas. Então, se espera que, com a chuva, o governador Rui Costa possa “quebrar o gelo” e fazer uma visita aos brumadenses, os quais estão muito ansiosos para dar as boas-vindas ao novo chefe do executivo baiano. Confira, abaixo, o gráfico da previsão do Seagri até o final do mês:

Prefeitura de Alagoinhas cancela Micareta de Carnaval de 2015

  • Bahia Notícias
  • 22 Jan 2015
  • 12:25h

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Alagoinha

A prefeitura de Alagoinhas, litoral norte, cancelou a Micareta de Carnaval da edição de 2015 da cidade. Anunciada nesta quarta-feira (21), a medida foi tomada após avaliações técnicas entre as diversas secretarias e órgãos – Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros – considerarem que o ano é atípico, principalmente pelo corte de gastos públicos no Brasil em todos os âmbitos. A Câmara de Vereadores da cidade aprovou a redução de custos da festa, de R$ 2 milhões para R$ 500 mil, para que os recursos sejam destinados a áreas de Educação e Saúde. A prefeitura, portanto, chegou à conclusão que seria inviável realizar a festa com o novo orçamento. A captação de patrocínios privados não foi o suficiente. Além disso, o MP também reforçou a determinação para que a festa não ocorra no centro da cidade, e o percurso da Micareta estará com canteiros de obras na época. Segundo informações do site Aratu Online, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Costa, afirmou que o Alafolia será reestruturado para que a festa seja maior em 2016.