Alerta: Furto em Supermercado é cada mais fácil de se comprovar

  • Brumado Urgente
  • 10 Set 2014
  • 11:31h

Vários casos de furtos em supermercados vêm se espalhando pela mídia do país (Foto: Reprodução Youtube)

A realidade que fazia parte do cotidiano dos adolescentes dos anos 80 de que “surrupiar” coisas dos supermercados é “moleza”, agora, realmente faz parte do passado, já que com os grandes avanços tecnológicos é fácil pegar os “gatunos” de plantão com a “boca na botija”. Brumado ainda registra alguns casos dessa natureza, mas, a grande maioria dos estabelecimentos comerciais já se adequou à nova realidade e instalou modernos sistemas de monitoramento, os quais capturam todas as ações da clientela. Então, diante disso, se estabelece um grande desafio para os cleptomaníacos de plantão, muitos dos quais têm um poder aquisitivo acima da média, mas que não conseguem controlar a sua gana em adquirir, por vias ilícitas, os seus desejos incontroláveis de consumo. Recentemente um episódio com essas características aconteceu em um supermercado da cidade, onde uma mulher foi flagrada pelas câmeras de monitoramento, sendo que ela só “adquiria” cosméticos de primeira linha, o que poderia comprovar a sua “doença”, além do que existia a forte possibilidade de que ela estaria fazendo isso já há algum tempo em vários estabelecimentos da cidade. Após a análise das imagens ficou fácil efetuar o flagrante e a devida ação policial. Fica aqui a mensagem da lição que furtar em supermercado hoje é um crime que cada vez mais não compensa e, ainda por cima, pode dar muito constrangimento. Confira as imagens do “modus operandi” da ação citada: 

Brumado: Nova Ponte do São Félix está com obras em fase final

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 10 Set 2014
  • 10:08h

A Nova Ponte vai dar um ganho muito grande para a mobilidade urbana na região do Bairro São Félix (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Considerada uma das obras de maior importância do setor de infraestrutura do município de Brumado, a Nova Ponte do Bairro São Félix está com suas obras em fase final. Depois de um longo processo de construção, a etapa de conclusão está com seu ritmo acelerado, a qual compreende a construção de dois pontilhões laterais, sendo um que dá acesso à saída para a BA-148 e o outro ao centro da cidade. O Brumado Urgente entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, na manhã desta quarta-feira (10) para saber mais detalhes da obra. Segundo ele “só estão falando os dois pontilhões para a conclusão dos trabalhos”. Cardoso ainda destacou que “acredito que nos próximos 30 dias poderá ser realizada a inauguração”.  A nova ponte deverá desafogar o tráfego na região e fazer com que a velha ligação do São Félix com o centro da cidade tenha uma diminuição considerável em seu fluxo, que hoje é feito em condições deficitárias, já que a estrutura está totalmente ultrapassada e não condiz mais com a nova realidade de Brumado, de um município que está se desenvolvendo estruturalmente.  

Barulho Proibido: Justiça determina expulsão do Inquilino do 'Balanço Erótico'

  • Com informações do "Woman Acid"
  • 10 Set 2014
  • 08:56h

(Composição: Brumado Urgente)

Tribunal decidiu que a proprietária de uma residência alugada tinha direto de expulsar seu inquilino por usar um balanço erótico, o que causava muito barulho durante a noite. Ele regularmente perturbava seus vizinhos com “gemidos, respiração alta e rangidos” até tarde da noite, causando várias reclamações. O tribunal de Munique observou que seu contrato de locação incluía uma cláusula que obrigava o inquilino a não fazer barulho entre 22h e 7h, portanto, que ele estava violando essa cláusula, justificando sua expulsão. O tribunal acrescentou que seu uso do balanço tarde da noite “já não correspondem à utilização normal de aluguel, e não deve, portanto, ser tolerado como socialmente aceitável”. Em Brumado existem várias reclamações nesse sentido e, caso os proprietários queiram entrar com uma ação na Justiça para retirarem os seus "inquilinos libidinosos" o processo é mais complicado, porque a jurisdição brasileira não é igual a europeia, mas caso o "barulho do prazer" esteja causando muitas reclamações o jeito é apelar para os tribunais para que a paz reine durante a madrugada. 

 

Oficiais da PM querem chamar Ministério Público por acordos não cumpridos pelo governo

  • Por Maria Garcia
  • 10 Set 2014
  • 07:47h

(Foto: Reprodução)

Cinco meses depois de acordo firmado com o governador Jaques Wagner e a Polícia Militar (PM), militares querem tomar medidas legais para que o governo do Estado cumpra com o que ficou acertado. A próxima etapa, segundo a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) – Força Invicta, será comunicar ao Ministério Público (MP) para que haja intermediação com o governador Jaques Wagner. O principal ponto de reivindicação da associação seria o pagamento da gratificação do Regime de Tempo Integral (RTI) em substituição à gratificação de Condições Especiais de Trabalho (CET). “A mudança seria um aumento do salário que não está sendo pago até agora”, diz o presidente da Força Invicta, Edmilson Tavares. Os advogados já foram prontificados para reverter a situação. Em nota, o coordenador-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Fábio Brito, afirmou que os direitos dos policiais estão sendo alvitados por ausência de uma “mísera regulamentação”. “Enquanto isso, os policiais padecem”, afirmou. O acordo firmado entre as associações, após greve, também contemplava o aumento da CET dos praças na proporção de 25% para os praças em função administrativa, 45% para os praças operacionais e 60% para os praças motoristas e RTI para os oficiais, com atualização da Lei. Foi inclusa, também, a rediscussão das propostas do Estatuto e Plano de Carreira, esta última em tentativa para ser votada na Assembleia Legislativa (AL-BA) pela bancada governista. 

Minissérie Sexo e as Negas já é alvo de três denúncias na secretaria de Igualdade Racial

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 10 Set 2014
  • 07:19h

(Foto: Reprodução)

Três denúncias de racismo já foram recebidas pela ouvidoria da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Seppir) por conta da minissérie Sexo e as Negas, com estreia prevista para o dia 16 deste mês na Rede Globo. Idealizada para ser um Sex and the Citybrasileiro, de acordo com o autor Miguel Falabella, a série não foi vista com bons olhos pelas diversas organizações do movimento negro. A insatisfação já levou o grupo a criar uma campanha de boicote ao programa, cuja página pode ser acessada na rede social Facebook. Mulheres inconformadas com a temática da minissérie já empenham cartazes contra o que, para elas, seria considerada uma “representação negativa” da mulher negra. A Seppir está analisando as queixas e decidirá que providências serão tomadas, de acordo com coluna Poder Online, do Portal IG. A Seppir já chegou a solicitar ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária a suspensão de uma campanha da cerveja Devassa, em 2011, em que dizia que “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra”. A denúncia foi feita junto ao Ministério Público (MP).

Após tomar banho no Congresso, mulher ganha R$ 20 reais

  • Da Redação
  • 10 Set 2014
  • 07:12h

(Foto: Reprodução)

Policiais detiveram nesta terça-feira (9) uma mulher que tomava banho no espelho d’água do Congresso Nacional. Segundo o G1, Célia Souza Cruz, de 34 anos, afirmou que queria “se refrescar” da temperatura de 29° C que faziam no momento. A mulher natural de Parauapebas, no Pará, disse que está na capital federal há quatro dias, mas que não tinha dinheiro para voltar para casa. Os agentes da Polícia Legislativa deram R$ 20 para Célia, que após tomar o “banho”, calçou um tênis e pôs um chapéu rosa. Ela carregava um saco plástico amarelo. A secretaria-geral do Senado disse não ter informações sobre o caso.

Moradores do Olhos dÁgua protestam pelo estado precário na infraestrutura do bairro

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Set 2014
  • 15:53h

A situação de inúmeras ruas do bairro é muito deficitária (Fotos: Leitor Brumado Urgente)

O Bairro Olhos d´Água é um dos bairros com maior déficit estrutural em Brumado, já que, há alguns anos, moradores vêm fazendo diversos protestos, reclamando da situação. Foi ter caído somente uma chuva de cerca de 30mm recentemente, que fez com que as ruas do bairro ficassem numa situação ainda pior. Inúmeros moradores entraram em contato por meio do Whatsapp do Brumado Urgente comunicando a atual conjuntura estrutural da localidade. Segundo eles já foi feito um apelo as autoridades municipais, para que se venham a agir com urgência, pois o quadro é muito preocupante, já que existem ruas praticamente intransitáveis, as quais necessitam com urgência de uma reestruturação. O Brumado Urgente entrou em contato com o secretário de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, para saber qual o planejamento para o referido bairro, o qual explicou que “o bairro Olhos d´Água está realmente necessitando de uma ação especial, já que várias ruas estão muito danificadas” e continuou dizendo que “existe uma emenda parlamentar para ser liberada para a reestruturação, mas, como estamos em período eleitoral, as verbas não podem ser utilizadas neste momento, mas, acredito, que, assim que acabar a eleição, o processo de recuperação começará a ser executado, atendendo assim o grande clamor dos moradores”. 

Os moradores esperam por ações urgentes, pois segundo eles existem locais que os carros já não passam (Fotos: Leitor Brumado Urgente)

Liga Brumadense de Futebol está com seu futuro em jogo

  • Brumado Urgente
  • 09 Set 2014
  • 15:18h

(Imagem Ilustrativa)

O imbróglio envolvendo a participação da Seleção Brumadense de Futebol no Intermunicipal 2014 está ganhando cada vez mais musculatura, já que novos fatos vêm sendo divulgados, o que pode gerar o cancelamento da inscrição por parte da Federação Baiana. O incidente ocorrido no último domingo (07), onde o time brumadense não compareceu ao jogo em Itapetinga, acabou gerando um grande desconforto, colocando em jogo o futuro da participação de Brumado na competição. Segundo fontes ouvidas pelo Brumado Urgente, o relato do atual presidente interino da entidade, que teria dado declarações de que o time não pode chegar ao seu destino porque o ônibus quebrou na estrada, próximo ao município de Anagé, começou a ser desmentido, pois algumas testemunhas afirmaram que o ônibus nem chegou a sair de Brumado. Uma reunião acontecerá na tarde de hoje (09) para esclarecimentos e também para decidir o futuro da Liga, se continuará, ou não, tendo o apoio da Prefeitura Municipal. Acredita-se que haverá uma penalização pelo fato ocorrido no último domingo. Até o momento a Liga não emitiu uma nota de esclarecimento sobre a questão. 

PM morta em acidente foi enterrada vestida de noiva

  • Informações do G1
  • 09 Set 2014
  • 15:03h

(Foto: Reprodução TV Bahia)

A policial militar que morreu após ser atingida por um carro durante uma abordagem na BA-052, no norte da Bahia, foi enterrada no final da tarde de segunda-feira (8), com o vestido de noiva, o véu e a aliança que usaria no dia do casamento. A jovem lotada na 24ª Companhia Independente da Polícia Militar de Jacobina iria se casar no civil na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro. Segundo o G1, a informação foi confirmada por colegas do noivo de Geise Lima Santana, que presenciou o momento do acidente. Ainda segundo colegas do noivo, que também é PM, a festa seria realizada no dia 20 de setembro.

'Se for votar por votar, que se anule o voto', afirma vereador Santinho

  • Brumado Urgente
  • 09 Set 2014
  • 10:46h

A declaração do vereador Santinho causou muita estranheza (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A sessão desta segunda-feira (08) do Poder Legislativo de Brumado acabou tendo um forte embate entre situação e o oposição, mas não no âmbito local, mas sim no estadual e federal. Após as declarações “provocantes” do líder do prefeito José Carlos dos Reis (PDT), que disparou críticas severas contra o atual sistema do Programa Bolsa Família, que segundo ele “é deficitário”, a oposição, leia-se PT e PC do B, partiram para cima e bombardearam o sistema neoliberal e fizeram uma forte apologia ao atual governo da Bahia e do Brasil, que, segundo eles “realizaram a verdadeira transformação social do país”. Entrando na “briga”, o vereador Santinho (PTC), conhecido por suas declarações “sui generis”, fez uma citação que chamou a atenção de todos os presentes, ao bradar que “se for votar, por votar, que se anule o voto, não vote”. Ao que tudo indica o vereador quis explicar uma coisa e acabou falando outra, pois, ao que parece, ele quis descrever que o voto tem que ser dado de forma consciente, pensando-se no coletivo e não nos interesses particulares, mas, acabou não se expressando de forma clara e sua declaração foi vista como “infeliz”, já que anular o voto é uma manifestação totalmente antidemocrática. 

'Esse episódio envolvendo a LBF beira a insanidade', afirma vereador Weliton Lopes

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Set 2014
  • 08:45h

O vereador Weliton Lopes chamou a atenção para o fato durante a sessão do Legislativo dessa segunda-feira (08) (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O episódio ocorrido neste último domingo (07) envolvendo a LBF – Liga Brumadense de Futebol, em que a seleção brumadense não pode se apresentar para o jogo em Itapetinga pelo Intermunicipal 2014, acabou sendo um dos assuntos mais abordados durante a sessão do Legislativo desta segunda-feira. Segundo informações da mídia itapetinguense, o presidente interino da Liga, “Totó”, teria dado explicações, as quais foram colocadas no “viva voz”, inclusive com veiculações em uma rádio, de que a seleção não pode comparecer ao confronto porque o ônibus que levava o elenco acabou quebrando e, os jogadores, sem ter o que fazer acabaram ingerindo bebidas alcoólicas, o que impossibilitou de vez a situação. Visando a obtenção de esclarecimentos sobre a questão, o vereador Weliton Lopes (SDD) fez um pronunciamento contundente durante a sessão declarando que “essa situação beira o absurdo e a insanidade, pois, caso essas afirmações do presidente interino da LBF sejam verdadeiras, essa entidade está colocada em xeque, pois não podemos deixar que o nosso município seja representado de uma forma tão negativa”. Lopes ainda fez questão de afirmar que “a Liga tem que emitir com urgência uma Nota de Esclarecimento sobre essa situação que acabou maculando a imagem do nosso esporte na região”. E finalizou de forma impactante ao citar que “a Secretaria de Esportes, enquanto esse impasse não for totalmente esclarecido, não pode liberar, em hipótese alguma, nenhum centavo a partir de agora para a continuidade da participação da seleção no Intermunicipal 2014, pois a irresponsabilidade, caso seja comprovada, não pode ser patrocinada com dinheiro público”. 

Benito Gama é acusado de fazer contratações irregulares para a sua campanha eleitoral

  • Folha de São Paulo
  • 09 Set 2014
  • 07:46h

(Foto: Paulo M. Azevedo)

Candidato a deputado federal pela Bahia, o presidente nacional do PTB, Benito Gama, contratou ilegalmente aliados políticos e distribuiu entre eles R$ 2,2 milhes com dinheiro da campanha. Esses pagamentos foram incluídos na primeira prestação de contas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na rubrica "serviços prestados por terceiros". Estão na lista ex-vereadores, ex-prefeitos e até pastores evangélicos. Cada um recebeu até R$ 300 mil para subcontratar serviços para a campanha. Essa contratação indireta de serviços, porém, vedada pela legislação, segundo o TSE. Na prestação de contas, Benito declarou gasto de R$ 3 milhões, ante arrecadação de R$ 2,2 milhes. Deputado federal de 1990 a 2002, ele assumiu a presidência do PTB em 2012, quando Roberto Jefferson, preso pelo mensalão, afastou-se do cargo. Em 2013, assumiu uma vice-presidência do Banco do Brasil, mas, neste ano, levou a sigla para a oposição, apoiando Aécio Neves para o Planalto. Ao todo, 40 pessoas foram contratadas como prestadoras de serviço da sua campanha. A Folha conversou com alguns dos que receberam mais de R$ 100 mil. O ex-prefeito de Cícero Dantas, Zelito Ribeiro (PDT), a pastora Ana Cláudia Leite, o dentista Olympio Junior e o advogado Erivan Rodrigues, por exemplo, afirmam que a verba foi repassada para fazer a campanha de Benito em suas regiões da Bahia. Com o dinheiro, dizem, contrataram cabos eleitorais, fizeram pintura de muros e pagaram pela impressão de materiais. Esses serviços, porém, no constam da prestação de contas do candidato. Militante do PT no Estado, Ricardo Lealdade aparece como beneficiário de R$ 300 mil, mas ele nega ter recebido o recurso. "Isso é muito dinheiro. Estão me confundindo com outra pessoa." Gama confirma o pagamento.

Em resposta a uma consulta da Folha, o TSE informou que existe previsão legal para a contratação de serviços prestados por terceiros.Entretanto, diz o tribunal, "a subcontratação de outra pessoa física não se coaduna com a norma, visto que todos os gastos devem ser emitidos em nome do candidato, inclusive, no que diz respeito ao seu CNPJ de campanha".Segundo advogados especialistas em direito eleitoral, somente empresas contratadas pela campanha podem subcontratar funcionários. "O candidato que faz gastos indiretamente retira do órgão fiscalizador e até dos outros candidatos a possibilidade de fiscalizar a campanha", disse o advogado José Carlos Pires. Segundo ele, o candidato pode até ter o seu diploma cassado, caso eleito. O presidente do PTB, Benito Gama, defendeu os repasses de recursos a aliados políticos para subcontratações de serviços na Bahia. Segundo ele, trata-se de prática que "todo mundo faz" e não é novidade em campanha. "Tem uma legislação que prevê isso com detalhes. Não estou inventando nada, estou cumprindo a lei." Indagado sobre qual trecho da lei daria respaldo operação, ele disse que "as prestações de contas serão feitas dentro da lei".Benito disse que as pessoas físicas que receberam recursos atuam como coordenadores de campanha. "Como os voluntários são poucos, você tem de chegar ao eleitor através da liderança política." Afirmou que cada líder tem um contrato no qual são discriminados os serviços. "Não é doação de dinheiro, é trabalho. O que fiz foi uma coisa racional, de facilitar minha gestão [de recursos]."

CONTINUE LENDO

DataNilo mostra cenário favorável a Rui Costa

  • Política Livre
  • 09 Set 2014
  • 07:27h

Lídice, Souto e Rui: números diferentes do Ibope | Foto: Montagem Política Livre

Sob acusações de funcionar na Assembleia Legislativa e pertencer de forma indireta ao deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente do Legislativo baiano, o instituto Babesp, mais conhecido como DataNilo, deve divulgar logo mais os números de sua pesquisa sobre a sucessão estadual. No levantamento, divulgado na edição de hoje de A Tarde, Rui Costa, candidato a governador do PT, salta de 15%, na última sondagem, para 27%, Paulo Souto (DEM) registra 39% e Lídice da Mata (PSB), 9%. Quando os candidatos são apresentados aos entrevistados com seus respectivos apoios, Souto (que aparece apoiado por Aécio Neves e ACM Neto) desce para 37%, Rui (com Dilma, Wagner e Lula) vai a 32% e Lídice (com Marina Silva), a 10%. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 8 e ouviu duas mil pessoas em 80 municípios. Na disputa presidencial, os números são 54% para Dilma, 27% para Marina e 8% para Aécio Neves. Nilo garante que os números são verdadeiros, mesmo mostrando um cenário muito mais favorável ao candidato governista do que aquele descrito pelo Ibope. A campanha de Souto mostrou nos últimos dias que o instituto pertence ao funcionário público Roberto Martos, funciona num escritório virtual. O irmão de Roberto é assessor de Nilo na Assembleia.

Brumado: Polícia recupera motocicleta roubada a qual continha na numeração a sequência 666

  • Brumado Urgente
  • 08 Set 2014
  • 22:05h

A motocicleta foi recuperada em mais uma ação do núcleo de inteligência da PM (Fotos: Divulgação)

Os roubos e furtos de motocicletas em Brumado continuam no topo da lista dos crimes mais cometidos no município, o que continua dando muito trabalho para a Polícia, que tem que intensificar o seu trabalho de inteligência para recuperar as motocicletas e também colocar os bandidos atrás das grades. Na tarde desta segunda-feira (08) mais uma ação do núcleo de inteligência da Polícia Militar conseguiu recuperar uma motocicleta com restrição de roubo em uma construção abandonada localizada no Loteamento Malhada Branca. O que chamou a atenção foi a numeração da placa, 6661. Vale ressaltar que referida sequência tem uma simbologia teológica, já que o “666” é tido como o número do anticristo. 

Proprietário de Van que faz linha Guanambi / Brumado é assaltado por 4 elementos armados e perigosos

  • Brumado Urgente
  • 08 Set 2014
  • 18:21h

A onda de assaltos continua muito intensa em Brumado (Composição: Brumado Urgente)

O clima de velho oeste ainda continua em Brumado, com o registro de um grande número de assaltos, a grande maioria efetuado por elementos armados, os quais se mostram cada vez mais destemidos, impingindo terror na população. Após uma intensa movimentação no final de semana, inclusive com ato incendiário criminoso, a página policial da Capital do Minério continuou agitada, com vários delitos sendo cometidos, tanto na cidade como no meio rural. Na tarde desta segunda-feira (08), segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, um proprietário de uma Van que faz a linha Guanambi / Brumado foi assaltado por 4 elementos armados no momento em que chegava na cidade. Mostrando estarem muito agitados, eles deram voz de assalto e levaram dinheiro, pertences pessoais e algumas encomendas de clientes. “O Quarteto” como está sendo batizado é composto possivelmente por menores de idade que demonstram ser de alta periculosidade.