Artigo de Opinião: Paraíso? de que?

  • Dr. Cleio Diniz
  • 26 Jan 2015
  • 15:19h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Pelas posições adotadas internacionalmente, vários Países passam a ser rotulados de paraíso em determinadas áreas. Alguns de forma positiva, outros nem tanto. Restringido as nomenclaturas conferidas a aqueles que, por razões distintas adotam posturas não muito ortodoxa e apreciada pela lisura social. Assim temos os conhecidos paraísos fiscais, ou outros conhecidos pela produção de produtos falsificados.


Nesta linha, nosso País já cultua uma imagem e impunidade e tolerância, principalmente em crimes conhecidos como de “colarinho branco”, mas parece que isto não preocupa muito nossos governantes, os quais em uma política no mínimo estranha vêm adotando posturas que, apesar de qualquer justificativa, tem semeado a imagem que aqui é o paraíso da criminalidade.


Alguns episódios recentes tem apoiado esta ideia, assim vejamos, recentemente durante a Copa do Mundo de Futebol, um grupo de turistas chilenos cometeram atos de vandalismos, forma presos e extraditados. Em entrevista sobre o episódio, o embaixador Chileno declarou que as sanções aplicadas pelo governo brasileiro e que os autores do vandalismo seriam duramente punidos quando retornasse ao Chile por exporem a imagem do País.


Recentemente um brasileiro, após ser julgado e condenado por trafico internacional de entorpecente, recebeu a pena capital (pena de morte). Estranhamente o nosso governo saiu em defesa do criminoso chegando ao ponto de rogar por clemencia e ao não obter êxito mandou chamar o embaixador sediado naquele País em demonstração de repúdio e desagravo diplomático. Ora, falar que o fato se deu apenas contra a pena capital é hipocrisia, pois um dos maiores parceiros comercial do nosso País, tido como exemplo de democracia adota em alguns de seus estados a mesma pena capital, e nem por isto é criticado. Lei é Lei, e deve ser seguida para a segurança jurídica do estado e preservação do equilíbrio da sociedade.


Em concreto temos estampado a imagem de tolerância com a criminalidade, a qual não repensada e revertida poderá nos conferir o rótulo de paraíso da impunidade.

Domingo de muitos acidentes nas estradas da região, inclusive com vítimas fatais

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Jan 2015
  • 14:06h

Em Brumado um motorista deu muita sorte ao sair praticamente ileso de um capotamento na BR-030 (Foto: Brumado Urgente)

Esse período de férias de janeiro nas estradas da região sempre teve registros de acidentes graves, com vítimas fatais e, nesse ano de 2015, não está sendo diferente com várias ocorrências nesse sentido. Neste domingo vários acidentes ocorreram na região, em Brumado, um motorista que pegou o carro da namorada escapou por pouco da morte ao capotar o Siena praticamente 0KM, na altura da Lagoa do Arroz. O carro ficou muito danificado, mas o motorista teve apenas ferimentos leves. Já em outros dois acidentes o final foi trágico.

 

 

O estado em que ficou a Hilux comprova a gravidade do acidente (Foto: Brumado Urgente)

 

O primeiro aconteceu na BA-122, próximo ao Lixão, onde o mototaxista Juarez Souza Rodrigues (35), que estava conduzindo um veículo gol, acabou colidindo brutalmente contra um Palio prata que vinha na pista contrária. A colisão foi tão forte que o corpo do mototaxista foi arremessado a cerca de 5 metros. Já os ocupantes do Palio tiveram ferimentos leves. Já o segundo também teve desfecho trágico, onde o funcionário da Fiol, Wallas Almeida Horonato dos Santos (27) acabou falecendo instantaneamente quando colidiu a sua motocicleta numa Hilux, no trecho entre Ibiassucê e o Pancadão na BA-167. Fica então o alerta para os motoristas redobrarem os cuidados ao transitarem pelas estradas da região nessa época de férias. 

Já em Caetité houve outra forte colisão, onde a vítima foi arremessada para fora do veículo (Foto: Brumado Urgente)

A força da fé: Em franca recuperação, Andreza deverá sair da UTI já nesta segunda-feira (26)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Jan 2015
  • 11:03h

(Foto: Arquivo Familiar)

Um acidente que chocou os brumadenses que aconteceu há exatamente uma semana atrás na Av. Centenário com a jovem Andreza Pereira Dias, no qual ela ficou gravemente ferida, tendo que ser removida às pressas para Vitória da Conquista para ser internada em uma UTI. Uma grande corrente de oração pela vida de Andreza e, com uma grande alegria, o Brumado Urgente que participou dessa campanha tem a grata satisfação de anunciar a franca recuperação da jovem, que já começou a falar neste sábado. Em um vídeo ela aproveita para agradecer as orações de todos, mostrando uma franca evolução em seu quadro clínico. Segundo informações de parentes passadas ao Brumado Urgente ela já deve sair da UTI já nesta segunda-feira, o que é uma grande notícia para todos nós, já que havia um grande temor de que ela não fosse resisti. A recuperação de Andreza é uma prova que á fé remove montanhas. 

A campanha teve uma grande dimensão (Foto: Reprodução Whatsapp)

Conquista: Tempestade de verão causa estragos e transtornos em vários bairros da cidade

  • Daniel Simurro | Conquista Urgente
  • 26 Jan 2015
  • 08:01h

Foto: Marina Guedes I Conquista Urgente

O forte calor dos últimos dias em Vitória da Conquista vem protagonizando um dos verões mais quentes dos últimos anos na “Suiça Baiana”. Então, neste clima de temperaturas elevadas e, seguindo a norma que verão que é verão tem que ter temporal, na tarde deste domingo (25), por volta das 14h10m, uma tempestade, típica de verão, inclusive com a presença de granizo em alguns locais como próximo ao Shopping Conquista Sul. A chuva foi acompanhada de forte ventania que, inclusive, chegou a derrubar vários outdoors pela cidade, inclusive deslocou um semáforo da Av. Juracy Magalhães. Como era domingo o trânsito não chegou a ser muito afetado. Segundo a previsão existe a possibilidade de chuvas fracas nesta segunda-feira (26), mas a possibilidade de precipitações pluviométricas mais intensas será a partir da próxima quinta-feira (05).Confira a previsão do tempo (clique aqui)

MLU realiza primeira reunião da campanha 'Por uma Brumado Forte'

  • Ascom Abracadabra
  • 25 Jan 2015
  • 12:50h

(Divulgação)

Na primeira reunião apartidária "Por uma Brumado Forte" compareceram Sr. Miguel Lima Dias, o ABRACADABRA (Paulo Esdras), a Associação dos Portadores de Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB - Lázaro Landulfo Rocha), o MODERA (Aurino Ferreira dos Anjos), a APLB (Gilvan Moreira da Silva) e outros cidadãos interessados em debater sobre o que ocorre atualmente em Brumado com a saída de órgãos importantes do município. Miguel Lima Dias - Secretário de esportes, cultura e lazer - afirmou que o que está acontecendo é uma grande surpresa também para a administração municipal e que o prefeito Aguiberto Lima Dias já marcou uma reunião com o secretário de Educação e de Saúde para próxima terça-feira e que a reunião com o governador só será possível em março. Após ser questionado, informou que a notícia da saída do Detran e do SAC não procede. Gilvan Moreira da Silva questionou como será a dinâmica sem os órgãos. As pessoas que dependem dos serviços terão atendimento no SAC Educação, como ocorre em Salvador? Teremos a resposta após a reunião do prefeito com os secretários. Tanto Gilvan quanto Queila Pereira Santos - aluna da UNEB -  questionaram a falta de apoio a candidatos de Brumado nas últimas eleições como fator da falta de representatividade política de Brumado na câmara dos deputados.  Paulo Esdras, coordenador do ABRACADABRA, sugeriu que fizessem uma manifestação e todos aprovaram a passeata para o dia 06 de fevereiro, às 08h00, saindo da feira e acabando com um abraço simbólico na Igreja Matriz, sugerido por Gilvan. Margarida dos Santos e Eliene dos Santos sugeriram marcar uma reunião de planejamento antes da manifestação. A próxima reunião aberta do MLU será no sábado (31/01), pontualmente às 18h00, na Biblioteca Municipal.

 

Até quando?: Bandido invade residência e causa terror em família brumadense

  • Brumado Urgente
  • 25 Jan 2015
  • 11:10h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A situação da violência em Brumado já está atingindo um ponto tão crítico que os brumadenses se trancam em suas residências com medo de sair às ruas para ser assaltado, mas, a situação já extrapolou os limites das ruas, tanto que alguns casos de invasão de residências por parte de bandidos começa a aparecer com maior frequência, o que pode representar uma nova face mais cruel do crime, já que invadir o território sagrado do lar, seria a maior prova de que o caos estaria instalado na segurança pública local. Um caso desse gênero aconteceu neste sábado (24) numa residência na região central da cidade. O fato foi notabilizado nas redes sociais e ganhou muito repercussão. Segundo o proprietário da residência o bandido invadiu a sua casa e, com uma faca, ameaçando de morte a sua mulher o tempo todo exigindo dinheiro. Ele afirmou que foram momentos de puro terror e, no final, fez o seguinte questionamento: A que ponto chegamos? E o que fazer com um vagabundo desses? Fica ai essa pergunta no ar, principalmente para as autoridades responderem. Confira  abaixo o relato feito pelo proprietário da residência invadida

(Reprodução Facebook)

Pesquisa mostra que situações de stress intenso faz com que o ser humano venha agir como uma criança

  • 25 Jan 2015
  • 09:15h

(Foto: Reprodução)

De acordo com uma pesquisa britânica, situações de estresse nos fazem agir como crianças. Para confirmar essa teoria, os pesquisadores entrevistaram 200 pessoas, que foram desafiadas a tomar decisões enquanto os estudiosos analisavam a agilidade mental de cada um. Segundo a pesquisa, as situações criadas para que os voluntários tomassem decisões não fugiam de fatos cotidianos e rotineiros. A diferença é que, para realizar o teste, alguns participantes tiveram que passar por tarefas estressantes antes. Ao fim, chegou-se à esperada conclusão de que aqueles que estavam estressados tinham mais dificuldades em tomar decisões – muitos acabaram partindo para a emoção, e não à razão. “Quando estamos estressados, nosso foco e atenção se estreitam. Se associados à fortes emoções, tendemos a agir menos racionalmente”, explicou David Lewis, um dos autores da pesquisa. “E isso pode ser comparado a uma criança pequena, que responde emocionalmente às situações frustrantes ou estressantes”, concluiu.

Além de reduzir o colesterol, Açaí é um poderoso aliado contra o câncer

  • 24 Jan 2015
  • 20:00h

(Foto: Reprodução)

O açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecimento. O frutinho de um roxo intenso é um arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. É rico em polifenóis que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem. Antioxidante poderoso - Açaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce. O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos.

Micro e pequenas empresas tem até a próxima sexta para aderir ao Simples Nacional

  • 24 Jan 2015
  • 18:07h

(Foto: Reprodução)

As micro e pequenas empresas que queiram alterar o regime de tributação ao qual estão submetidas para aderir ao Simples Nacional têm até a próxima sexta-feira (30/01) para fazer a mudança. Segundo informações da Agência Brasil, se o pedido for aceito, a adesão ao Simples retroagirá ao dia 1º de janeiro. Os empresários que perderem o prazo, só poderão fazer a migração no início de 2016. O Simples Nacional é um regime simplificado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, destinado às micro e pequenas empresas. “Se essa empresa paga 5% de Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) fora do Simples Nacional, é vantajoso ele trocar se forem destinados 13% em salário ou pro labore(remuneração dos sócios) na conta. Ou seja, para cada R$ 100 de faturamento, ser forem destinados R$ 13, no caso. A partir daí, o Simples se torna mais vantajoso quanto maior for a mão de obra empregada”, explica o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), Silas Santiago.

Brumado: Carreta com trator que ia ser utilizado nas obras da Fiol acaba arrastando uma L200

  • 24 Jan 2015
  • 14:32h

O acidente ocorreu em um dos locais de maior tráfego em Brumado (Fotocomposição: Brumado Urgente)

Nem bem acabou de ser uma publicada uma matéria relatando um acidente em que um motorista perdeu a direção do seu veículo e acabou atingindo uma moto e um carro ao lado da Igreja Matriz, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, praticamente no mesmo local, cerca de 50 minutos após, outro acidente ocorreu, desta feita envolvendo uma carreta que vinha de Altamira, no Maranhão, com placa OVH - 4970 - Serra - ES, para entregar um trator para o Consórcio Andrade Gutierrez, o qual iria ser utilizado nas obras da Fiol e uma L200 Triton, placa ENF - 4341 - Brumado - Bahia, que acabou sendo arrastada por alguns metros quando a carreta manobrava. Uma guarnição da Polícia Militar teve que ser rapidamente acionada, já que o trânsito em toda a região ficou muito prejudicado, com os dois sentidos da Av. Exupério Cangucú com engarrafamentos. Estão sendo feitos os primeiros levantamentos para se apurar as causas do acidente, mas segundo o motorista da carreta a culpa foi do dono da L200 que teria estacionado o seu veículo em local proibido.

A Polícia chegou logo ao local para controlar o tráfego (Foto: Brumado Urgente)

Como uma luva para Brumado: Aplicativo da Avast localiza smartphone roubado e tira foto do ladrão

  • Brumado Urgente com informações da Avast
  • 24 Jan 2015
  • 13:22h

(Divulgação)

O número de assaltos de aparelhos celulares, leia-se smartphones em Brumado é altíssima, mas, agora, a vida dos assaltantes ficará bem mais complicada, já que a Avast criou o aplicativo Avast Anti-Theft, que localiza, rastreia via GPS e controla remotamente smartphones, também tablets Android, caso esses aparelhos sejam roubados. O programa também tira fotos remotamente e ouve o áudio do ambiente onde o telefone está localizado, facilitando, assim, o reconhecimento do ladrão. O Avast Anti-Theft é disponível nas versões gratuita e paga por US$ 1,99 por mês ou US$ 14,99 por ano. Invisível quando está sendo executado, o aplicativo impede que o ladrão tome conhecimento de sua utilização e, se o cartão SIM for modificado, o app pode ser configurado para enviar uma notificação a um aparelho eletrônico. O usuário pode acionar as características remotas por meio de um comando em SMS a partir do telefone de um amigo ou através do portal do Avast. A versão premium oferece outros recursos, como a Geoproteção, que executa ações específicas, por exemplo: bloqueio, sinal sonoro, envio de localização oudeterminação de perímetro. 

Brumado: Motorista perde a direção do veículo ao lado da Igreja Matriz na manhã de hoje (24)

  • Brumado Urgente
  • 24 Jan 2015
  • 11:58h

O acidente foi sem maiores gravidades e ninguém ficou ferido (Foto: Leitor Brumado Urgente)

O trânsito em Brumado está cada vez mais caótico, o que faz com que os condutores de veículos tenham que ter um cuidado redobrado ao transitarem pelas ruas da cidade. Após uma noite de sexta-feira com muitos acidentes, a manhã deste sábado parece ter seguido a tendência e um motorista, que poderia estar embriagado, por volta das 11h15m, acabou perdendo a direção do seu veículo, um gol vermelho, placa CGV 1729 – Brumado, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, bem próximo da Igreja Matriz, colidindo com uma motocicleta e com outro veículo, um Fiat Strada, pertencente a uma empresa de perfuração de poços artesianos. A Polícia chegou rápido ao local do acidente e realizou o teste do bafômetro, do qual não tivemos acesso até o momento. Um fato que aconteceu em seguida acabou dando uma intensidade ainda maior ao episódio, já que a mulher do condutor do gol, chegou numa motocicleta logo em seguida e acabou agredindo o seu companheiro com capacetadas, tendo que ser controlada pelos próprios policiais que foram atender a ocorrência. A Polícia inda está no local nesse momento, buscando esclarecer o ocorrido. 

Deu azar: Motociclista sem CNH e sem farol acabou colidindo com a viatura da Polícia Militar

  • Brumado Urgente
  • 24 Jan 2015
  • 08:42h

O motociclista estava sem farol e sem CNH (Fotocomposição: Brumado Urgente)

Um baita de um azar é assim que pode ser definido um acidente ocorrido na noite de ontem, por volta das 21h00m na Av. Auta Leite envolvendo um motociclista e uma viatura da Polícia. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o motociclista estava com um garupa, o qual no momento da colisão acabou se ferindo com certa gravidade necessitando ser levado pela equipe do Samu192 para o Hospital Professor Magalhães Neto para passar por procedimentos médicos. Ainda segundo as informações uma das prováveis causas da colisão foi que a motocicleta estava sem o farol dianteiro, além do que o motociclista não possuía habilitação. A motocicleta foi conduzida para a 20ª Coorpin, como também o condutor para prestar esclarecimentos sobre o fato. 

Brumado: Motorista quase provoca tragédia e por pouco não é linchado na noite desta sexta-feira (23)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 24 Jan 2015
  • 01:01h

Por pouco não houve um acidente com maior gravidade, já que várias pessoas estavam no local (Foto: Mário Trindade | Brumado Urgente)

“Graças a Deus não houve uma tragédia”, foi assim que definiram os clientes do Bar do Japa, que fica localizado na Praça Hélio Cotrim, conhecida como “Pracinha do Fogo”, na noite desta sexta-feira (23) por volta das 23h00m. Segundo testemunhas que foram ouvidas pelo Brumado Urgente, o motorista de um Polo preto, o qual estava em direção perigosa, acabou invadindo o espaço reservado aos clientes que fica no perímetro da praça e, por pouco, quase não atropela várias pessoas. “Foi um grande livramento”, disse uma jovem que estava com o namorado na mesa que quase foi atingida. Um homem relatou que “esse motorista é um total irresponsável, como que ele vai dar cavalo de pau num local como esse. Ao que tudo indica ele estava embrigado”. O veículo acabou colidindo com uma mureta e, ao tentar sair do carro, pessoas que quase foram atingidas, que estavam muito exaltadas, tentaram linchar o motorista, o qual foi rápido e conseguiu escapar. Existe a possibilidade do carro ter sido roubado, pois a dona apareceu momentos depois do acidente afirmando que não sabia quem poderia ter levado seu veículo. 

O condutor do veículo com medo de ser linchado acabou fugindo do local (Foto: Mário Trindade | Brumado Urgente)

O Dia da Sofrência tá chegando, então corra e garanta o seu ingresso antes da virada

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Jan 2015
  • 19:13h

(Divulgação)

Poucos eventos em Brumado tiveram uma expectativa tão grande, inclusive com a probabilidade de maior público da história de eventos em Brumado. esse é o clima que envolve o Arrocha Prime, que acontecerá no próximo sábado, dia 31 de Janeiro no Planet Show I, saída para Caetité. O motivo da grande expectativa é que o evento reunirá os dois grandes sucessos que estão dominando a Bahia, Pablo e O Rei da Cacimbinha, os quais, indiscutivelmente, são os cantores mais ouvidos na Capital do Minério. Com uma mega produção de show e luzes, o Arrocha Prime será o grande evento deste verão, então, você que ainda não adquiriu o seu ingresso corra logo porque haverá virada de preços na próxima segunda-feira (12). O Rei da Cacimbinha e o seu “melô” da Muriçoca vem contagiando a galera, e Pablo, hoje, dispensa comentários, então, se prepare porque o dia da sofrência está chegando. Arrocha Prime mais um espetáculo com a qualidade Ney Eventos e Empreendimentos. Então, aproveite a oportunidade e garanta já o seu ingresso antes da virada de preço.