Brumado: Reunião define novo planejamento de mobilidade urbana

  • 30 Mar 2015
  • 15:42h

(Foto: Ascom | PMB)

Na última quinta feira (26), o Gabinete do secretário de Infraestrutura o Eng.º André Luis Cardoso a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Dr.ª Fabrícia Pinchemel, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transporte- SMTT Senhor Clidemar Amorim Rizério e as Funcionárias Senhoras: Rosa Ataíde e Viviane Alves reuniram-se objetivando a elaboração do “Termo de Referência” do Plano de Mobilidade Urbana em obediência a Lei 12.587/2012.Após 17 anos de tramitação no Congresso Nacional as diretrizes da política nacional de Mobilidade Urbana, foram regulamentadas pela Lei 12.587/2012 e foi sancionada em 03 de Janeiro de 2012. A Lei visa contribuir para instituir as diretrizes e dotar os Municípios de instrumentos que melhorem as condições de mobilidade nas cidades brasileiras. Além de priorizar veículos não motorizados e o transporte público coletivo define os princípios de acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável, equidade no acesso ao transporte público coletivo, eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte e na circulação urbana, segurança nos deslocamentos, justa distribuição dos benefícios e ônus no uso dos deferentes modos no uso do espaço de circulação nas vias e logradouros públicos. A reunião dos secretários com os setores que abrangem a mobilidade urbana no município de Brumado é muito importante na elaboração do “Termo de Referência” da mobilidade urbana exigindo atenções especiais desses setores, pois levarão adoções de medidas que interferirão na vida dos munícipes pela amplitude e a complexidade imposta pela Lei 12.587/2012.    

Grande promoção de Ovos de Páscoa no Comercial Vitória

  • 30 Mar 2015
  • 15:00h

Todos já sabem que o Comercial Vitória é sinônimo de economia e qualidade, então, você não precisa pensar muito e nem correr por aí para deixar a sua Páscoa muito mais saborosa e feliz. O Comercial Vitória lança a sua promoção de Ovos de Páscoa, com grande variedade e preços imbatíveis. Ovos das melhores marcas, dos mais diversos tamanhos e, o que é melhor, com preços que se ajustam totalmente ao seu bolso. No Comercial Vitória você também irá encontrar os deliciosos e irresistíveis Perus, Tenders e a tradicional Colomba Pascal. Lembrando que para a Semana Santa o Comercial Vitória dispõe também de uma grande variedade de Peixes, que farão a sua mesa ficar ainda mais saborosa. Então vá agora mesmo ao Comercial Vitória que fica localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, 93, no Bairro do Tanque e garanta a qualidade de sua Páscoa.

Vereador Weliton Lopes solicita interdição da Praça da Prefeitura para lazer dos brumadenses

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 30 Mar 2015
  • 13:30h

O projeto visa dar um incremento para o lazer na cidade (Fotos: Brumado Urgente)

O vereador Weliton Lopes dará entrada nessa segunda-feira (30.03) em proposição solicitando do Executivo Municipal, que através da Superintendência Municipal de Trânsito, interdite a Praça Coronel Zeca Leite, mais conhecida como Praça da Prefeitura, parcial ou totalmente, para o trânsito de veículos automotores e de tração animal, ao menos aos domingos e feriados. O parlamentar justifica que esta medida dará mais segurança e conforto aos frequentadores do local, principalmente às crianças e aos idosos, que são os que mais fazem uso da Praça para lazer. Observa que o lazer é um dos direitos sociais reconhecidos na carta Magna de 1988, portanto, deve ser acessível a todos os cidadãos. “Aos domingos, sobretudo, inúmeros brumadenses buscam aquele espaço como lazer, consumo, diversão e encontro com amigos e familiares. Mas, dado ao grande número de freqüentadores e veículos que por ali trafegam, está cada dia mais iminente o risco de acidentes tais como atropelamentos”. Weliton Lopes salienta que esse é um pleito dos frequentadores da Praça e conta com a sensibilidade do gestor público para atendimento a solicitação, fazendo com que a referida Praça Pública cumpra com seu papel social.

Jardim de Alah: Bandidos aterrorizam família na manhã de hoje (30)

  • Brumado Urgente
  • 30 Mar 2015
  • 12:45h

A invasão a residências em Brumado por parte dos bandidos continua acontecendo, o que está deixando as famílias brumadenses muito preocupados. Na manhã desta segunda-feira (30), uma família residente no Bairro Jardim de Alah passou por momentos de terror em ação de dois bandidos que chegaram à residência em uma motocicleta por volta das 07h15m. Determinados eles exigiram um malote, só que os integrantes da família garantiram que não havia nenhum malote na casa. Após revirarem toda a casa e virem que o objeto que buscavam não estava mesmo no interior da mesma, eles fugiram sem levar nenhum objeto de valor. Segundo os moradores eles pareceram muito perigosos e gritavam “onde está o malote, queremos o malote”. Ainda segundo informações colhidas pela nossa equipe, o chefe da família trabalha em uma empresa e estaria encarregado em transporte de bens, o que despertou a ganância dos bandidos, que, desta feita, não tiveram êxito em sua empreitada delituosa. A Polícia já tem pistas dos bandidos e espera prendê-los o mais rápido possível.

Contribuinte deve ter cuidado com e-mail falso em nome da Receita

  • Daniel Lima, Agência Brasil
  • 30 Mar 2015
  • 11:40h

(Divulgação)

Mensagens eletrônicas (e-mails) em nome da Receita Federal continuam a ser enviadas aos contribuintes neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Um das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. De acordo com a Receita, as mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras do cidadão desavisado. Os links contidos nas mensagens falsas, normalmente, abrem brechas no computador para a instalação de vírus e malwares, que são pragas digitais. Em todas as situações, sendo da Receita ou não, os internautas devem sempre evitar abrir arquivos anexados de mensagens desconhecidas pois as mesmas podem conter programas que causam danos ao computador ou capturam indevidamente dados do internauta. O mesmo procedimento deve ser adotado quando a mensagem possuir links mesmo que informando ser da Receita Federal ou de outros órgãos quaisquer. A Receita Federal, por exemplo, não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da RFB na Internet. O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começou no dia 2 de março e termina no dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não preencham a declaração com erros ou omissões. Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental. Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita.

PRF resgata mais de 50 aves silvestres na Chapada Diamantina

  • 30 Mar 2015
  • 09:57h

(Foto: Divulgação PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou no fim da tarde deste domingo(29), 56 aves silvestres mantidas em cativeiro de forma irregular e sem autorização legal. O flagrante ocorreu por volta de 17h54, no KM 199 da BR 242, trecho do município de Itaberaba/BA. A ação foi desencadeada no povoado conhecido como “Zuca”, que fica às margens da rodovia, onde os policiais perceberam diversas gaiolas contendo espécies de pássaros silvestres, em residências. Entre as espécies resgatadas estavam azulões, papagaios, canários da terra, bigodinhos, papa-capins, e cardeais. Nenhum dos animais possuía autorização ambiental. Segundo consulta feita pelos PRFs a uma veterinária do IBAMA, o papagaio encontrado é originário da Região Sudeste e estaria ameaçado de extinção. Os responsáveis e as aves resgatadas foram encaminhadas para a Polícia Militar Ambiental na cidade de Lençóis/BA.

Jornais: entregando os anéis para salvar os dedos

  • Carlos Castilho | OI
  • 30 Mar 2015
  • 09:34h

(Imagem Ilustrativa)

Caso avancem as negociações entre um grupo de jornais, revistas e páginas noticiosas na Web com pelo menos duas grandes redes sociais virtuais, cairá por terra um dos mais tradicionais valores da imprensa mundial e estaremos cada vez mais próximos da possibilidade de o Facebook se transformar numa outra internet. Um número ainda não revelado de empresas jornalísticas, algumas delas bem tradicionais como o The New York Times, estuda a possibilidade de publicar notícias, reportagens e análises em redes sociais como o Facebook. Esta possibilidade, que rompe a histórica tradição de cada veículo possuir também a sua própria plataforma de publicação, é estimulada pelo desejo de pegar carona nas redes sociais que são hoje o grande ponto de encontro de pessoas na internet. É um esforço para ampliar audiências visando aumentar o faturamento com publicidade online, mesmo perdendo parte importante da autonomia corporativa. Seria o equivalente a entregar os anéis para não perder os dedos.

 

A lógica econômica faz sentido para um segmento corporativo que ainda não encontrou um modelo de negócios compatível com a nova realidade digital no consumo de informações jornalísticas. A publicação de conteúdos jornalísticos em redes sociais equivale ao surgimento de franquias noticiosas na internet (o que os marqueteiros chamam de conteúdos distribuídos) e à institucionalização da figura do jornalista terceirizado.


A mudança é muito grande e pode não acontecer da forma como esperam tanto as redes sociais como os jornais que namoram a fórmula dos conteúdos distribuídos. Para o The New York Times, por exemplo, o interesse óbvio é comercial e financeiro. Só a ampliação das receitas online poderia explicar por que o jornal decide alterar uma cultura secular em matéria de produção jornalística e independência editorial.


Embora os detalhes do projeto ainda não tenham sido divulgados oficialmente, experiências feitas por outros sites, como o Snapchat, indicam que as redes compartilhariam o faturamento resultante do aumento de visitações com as empresas jornalísticas responsáveis pela produção dos conteúdos informativos.


O fenomenal crescimento dos usuários de redes sociais (só o Facebook tem quase 1,4 bilhão de usuários frequentes em todo mundo) está levando empresas produtoras de conteúdos a pegar carona no sucesso o alheio. Em termos de negócio é atraente usar a popularidade alheia em vez de gastar rios de dinheiro para cativar e fidelizar internautas. Para as redes, é um atrativo a mais para manter as pessoas conectadas, sem trocar de endereço na Web. Em princípio seria um bom negócio para ambas partes.


Acontece que as redes sociais na internet não são algo permanente e sólido. O fenômeno das redes vai continuar, mas a volatilidade dos usuários em matéria de marcas é muito grande. Uma pesquisa do instituto Pew Research Center mostrou que os norte-americanos estão, em média, vinculados a cinco redes sociais virtuais diferentes. Também é histórico o processo de migração de usuários de uma rede para outra.


O Facebook cresceu à custa da importação de usuários do MySpace e do Orkut. Hoje, já ocorre uma migração similar em relação ao Facebook, com a redução acentuada do público mais jovem e um sensível “envelhecimento” da média da audiência. Redes como Instagram, Snapchat, Whatsapp, Pinterest e Linkedin, e até mesmo projetos mais recentes como a Ello e a Kik, são hoje o principal alvo dos anunciantes online, o que deixou os jornais numa situação difícil porque sua participação no bolo publicitário deixou de crescer desde 2013.


Estabelecer uma aliança estratégica com as redes sociais significa importar também a sua volatilidade e a cultura do risco permanente que elas trazem no seu DNA corporativo. A imprensa tradicional tem como um de seus principais valores a preocupação em errar o menos possível. Já as redes assumem os revezes como uma consequência inevitável da necessidade da inovação permanente, para manter-se num mercado em constante ebulição. Para analistas da imprensa digital, como o norte-americano Jeff Jarvis, “é como se o The New York Times, de repente abandonasse uma cultura centenária para incorporar o espírito da garotada do Whatsapp”.


As redes tentam seduzir os jornais com outras vantagens, como a maior rapidez no acesso a uma informação online. Atualmente quem está no Facebook e clica numa notícia tem que esperar de cinco a oito segundos para sair da rede social e entrar na página do jornal. Com o conteúdo distribuído, o acesso passa a ser de milissegundos porque o usuário não sai da página da rede social. No Brasil, esta perda de tempo não é notada por conta da lentidão de nossa internet, mas nos Estados Unidos e Europa a velocidade de acesso conta muito na hora de fazer negócios.


A grande imprensa perdeu há tempos o controle dos acessos à suas páginas noticiosas na Web. O Facebook é responsável por 40% dos acessos à página do The New York Times. O Google teria outros 40%, o que limitaria a magros 20% o total de leitores que acessam diretamente a página do NYT. Caso a aliança jornais/redes sociais na Web avance, a imprensa perderá o controle sobre seus leitores e também sobre a publicidade, já que os dados sobre acessos de usuários e o relacionamento com anunciantes deve ser assumido pelas redes. É a quebra de um modelo histórico na imprensa mundial, que sempre foi muito ciosa dos segredos envolvendo o relacionamento com público e anunciantes.


Outra consequência relevante é o fato de os jornais publicados numa rede socialperderem também o controle do fluxo das notícias e informações. Numa rede social, as pessoas têm uma postura diferente da que têm diante de um jornal. No impresso, a leitura é sequencial, causal e reflexiva. Na internet, as pessoas só leem os dois ou três primeiros parágrafos e depois passam adiante, preocupando-se mais em elogiar ou criticar a notícia ou comentário. O elogio ou crítica é em seguida passado sucessivas vezes adiante, com a incorporação de novas observações. Geralmente depois de um certo número de compartilhamentos, o contexto da notícia é bem diferente do original. 

CONTINUE LENDO

Igreja Assembléia de Deus realizará Grande Culto de Avivamento

  • 30 Mar 2015
  • 09:05h

(Foto: Divulgação)

Citados na Lava Jato, Leão, Negromonte, Argolo e Brito serão ouvidos

  • Informações do A Tarde.
  • 30 Mar 2015
  • 08:38h

(Foto: Reprodução)

Ao aceitar denúncia contra as 27 investigadas, entre elas quatro são da Bahia, executada pela Polícia Federal, o juiz Sergio Moro deve começar a ouvir esta semana os depoimentos dos citados, que nesta fase podem apresentar defesa e indicar testemunhas. Entre os baianos estão o vice-governador, João Leão (PP); o conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia (TCM), Mario Negromonte; o deputado federal, Roberto Brito (PP) e o ex-deputado federal, Luiz Argôlo (SD). Um dos depoentes será o doleiro Alberto Yousseff, que negociou a delação premiada com a Justiça. O nome mais citado é o de Negromonte. No termo de declaração 14, explica que o PP possuía um grupo hegemônico que o liderou de 1994 a 2011 ou início de 2012, comandado pelo deputado José Janene. O gruó depois de morto passou a ser comandado pelo conselheiro baiano. Yousseff contou que entregou às vezes pessoalmente dinheiro a Negromonte na capital baiana e em Brasília. Já Leão, é citado juntamente com Brito repetidas vezes numa mesma circunstância, quando o doleiro se refere a supostas repartição de verba destinada ao PP, obtida através das propinas pagas pelas empreiteiras.
 

Jornalista da Globo morre aos 63 anos em São Paulo

  • 30 Mar 2015
  • 06:58h

Beatriz Thielmann (Foto: Renato Velasco/TV Globo)

A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu neste domingo (29) em São Paulo aos 63 anos. Ela lutava contra um câncer. Beatriz deixa dois filhos. Em mais de 30 anos de carreira, ela cobriu fatos importantes para o país como a eleição e morte de Tancredo Neves, os jogos Panamericanos e a visita do Papa Francisco ao Brasil, entre outros. A repórter chegou a cursar direito, mas trocou para o jornalismo depois de dois anos. Entrou na Globo no final de 1982. Na TV Globo, passou pelo Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter e a GloboNews, cobrindo diversas áreas. Em 2003, Beatriz lançou o livro "De mulheres para mulheres", com a médica Odilza Vidal, falando das novidades para a vida mulher depois dos 40 anos apresentadas pela medicina. Ela também dirigiu e roteirizou dois documentários - em 2005, "O Bicho Dá, o Bicho Toma", sobre a preservação de animais silvestres. Em 2007, "Vento Bravo", sobre a história musical de Edu Lobo.

Atendimento aos contribuintes da região será concentrado no SAC de Brumado a partir de abril

  • Da Redação
  • 30 Mar 2015
  • 06:40h

(Divulgação)

O atendimento aos contribuintes da Fazenda Estadual em Brumado e região passará a ser feito, a partir de abril, exclusivamente na unidade do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão localizada no município (Rua Exupério Pinheiro Canguçu, térreo, 300 Centro). A medida é parte da estratégia da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) para otimizar as suas atividades, o que inclui a migração do atendimento para o SAC nos municípios que dispõem de postos do Serviço. As atividades específicas de fiscalização deixarão de ser feitas pela Inspetoria da Fazenda de Brumado, que será extinta, passando a ser centralizadas em Vitória da Conquista, município vizinho onde está instalada a Diretoria de Administração Tributária da região Sul (DAT-Sul). Com o desenvolvimento tecnológico da Sefaz-Ba, que permite a fiscalização cada vez mais baseada nos dados digitais dos contribuintes processados via Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), as medidas de otimização já resultaram na extinção de outras inspetorias fazendárias: Bom Jesus da Lapa, Ipiaú, Senhor do Bonfim, Santo Amaro e Itamaraju. Junto com a de Brumado, outra inspetoria que deixa de existir é a de Valença, que terá suas atividades de fiscalização absorvidas pela Infaz de Santo Antônio de Jesus. Na unidade da Sefaz localizada no SAC de Brumado, os contribuintes têm acesso aos serviços listados abaixo:

 

Apoio a golpe militar é crescente no Brasil desde 2012, revela pesquisa nos EUA

  • 29 Mar 2015
  • 15:34h

(Foto: Reprodução)

Em 22 de junho de 2013, quando 30 mil foram às ruas de São Paulo contra a proposta de limitar a capacidade de investigação do Ministério Público, uma grande faixa defendia a extinção de todos os partidos políticos para combater a corrupção. No protesto de 15 de março deste ano, as mensagens foram mais claras: cartazes da “Intervenção Militar Já” e “SOS Forças Armadas” eram exibidos por vários manifestantes. Neste sábado (28), um grupo reedita a Marcha da Família, antessala da ditadura iniciada em 1964, com um objetivo: instalar um regime de exceção controlado pela caserna. A mudança de tom reflete uma mudança na postura de parte dos brasileiros ante uma solução não-democrática para a criminalidade de colarinho branco no Poder Público. Entre 2012 e 2014, a fatia da população que acha justificável um golpe militar quando há corrupção cresceu de 36% para 48%. Ou seja, de pouco mais de um terço, passou a pouco menos da metade. O valor é o maior pelo menos desde 2007 e vai no sentido contrário da queda percebida entre 2008 e 2012, de 39,8% para 36,3%.

Correntistas do Banco do Brasil já podem efetuar pagamentos através do smartphone

  • 29 Mar 2015
  • 13:50h

(Foto: Divulgação)

Depois de desbancar o cheque na preferência dos consumidores, o cartão de plástico começa a ser ameaçado. Chegou ao Brasil a tecnologia que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de smartphones.Em vez de inserir ou passar o cartão na máquina, o cliente aproxima o celular de um leitor com a tecnologia Near Field Communication (NFC). Inicialmente disponível apenas para telefones com o sistema Android (clique aqui), a novidade foi lançada nesta semana pelo Banco do Brasil e vale tanto para operações de crédito quanto de débito. Diferentemente de outros países, onde os pagamentos por telefones móveis utilizam créditos de celulares, a solução adotada pelo Banco do Brasil (BB) usa cartões virtuais atrelados ao cartão físico. Por meio do aplicativo Ourocard-e, disponível no sistema Android, o correntista pode criar quantos cartões virtuais desejar, todos atrelados ao cartão de plástico do cliente e sem a cobrança de anualidade, que vale apenas para o cartão principal.

Jack White encerra jejum de 10 anos com show poderoso no Lollapalooza Brasil 2015

  • 29 Mar 2015
  • 12:59h

(Foto: Reprodução Multi Show)

Há 10 anos, a relação de Jack White com o Brasil parecia de amor incondicional. Um show surpreendente em 2003, uma turnê arrasadora em 2005 e uma sólida base de fãs indicavam que o guitarrista tinha tudo para virar o Jimmy Cliff da vez. Afinal, White até se casou nas águas do Rio Negro, no Amazonas. Só que, desde de então, Jack passou a tratar os brasileiros com certa frieza, e não só o White Stripes nunca voltou para cá, como também não vieram os vários outros projetos do rapaz, que é uma espécie de "funcionário do mês" do rock deste milênio. Se a fome era grande, Jack tratou de saciá-la no Lollapalooza Brasil 2015. Em quase duas horas de show, o guitarrista uniu os vários pontos díspares de sua carreira num belo (e azulado) resumo, que fez o tempo com Meg, o The Raconteurs e a fase solo parecerem uma coisa só. Acompanhado de uma banda com técnica e capacidade de improviso absurdas, Jack parecia um maestro, guiando seus músicos de 2007 ("Icky Thump") a 2014 ("Lazaretto", "High Ball Stepper"), de 2006 ("Steady As She Goes") a 2003 ("Hotel Yorba") e 2001 ("Dead Leaves And The Dirty Ground"). O público, faminto, pedia nos gritos e nos cartazes - "Oh", "Oh", "Oh", "Oh", "Oh", "Oh", "Oh", "Ooh" - e "Seven Nation Army" veio no fim, enchendo os ouvidos que jejuaram por tempo demais.

 

Mais cedo, os palcos principais ficaram divididos entre o rock, a música eletrônica e a interseção dos dois gêneros. Se Skrillex e Robert Plant polarizaram a agressividade tecnológica da EDM e a força dos clássicos do Led Zeppellin, Kasabian e Alt-Jmostraram que os beats e as guitarras podem conviver muito bem juntos. No início da tarde, Fitz & The Tantrums e Banda do Mar fizeram ótimos shows para um público que ainda chegava ao Autódromo de Interlagos. No Palco Axe, a história do dia foi o cancelamento do show de Marina & The Diamonds, que deixou vários órfãos no Lolla. Headliner, o Bastille mostrou um show bem animado e bem mais completo do que singles como "Bad Blood" sugeriam, arrastando uma pequena e jovem multidão ao palco mais afastado do festival. A cantora St. Vincent foi destaque com uma apresentação performática e Marcelo D2 fez São Paulo vibrar com seu rap essencialmente carioca. No Perry, Major Lazer repetiu a apresentação deliciosamente "bagaceira" de 2012, agora em proporções muito maiores. Além disso, a latinidade do Ritmo Machine trouxe uma cor diferente ao centro da música eletrônica no festival, que esteve lotado durante todo o sábado.

CONTINUE LENDO

Ações do Ciclo Preventivo da 34a CIPM continuaram na noite deste sábado (28)

  • Brumado Urgente
  • 29 Mar 2015
  • 11:34h

A intensidade das ações agradou a população (Foto: Ascom | 34ª CIPM)

O novo comando da 34ª CIPM, logo de início, adotou uma postura de impacto no combate ao crime na cidade. Dando continuidade ao ciclo de ações produtivas, policiais militares realizaram inúmeras abordagens a suspeitos em vários locais da cidade, inclusive em veículos e bares. A operação já está tendo resultados muito positivos, inclusive com a realização de algumas apreensões e prisões. Está forma mais impactante visa diminuir, principalmente, o número de assaltos na cidade, que vem tirando a tranquilidade da população, que já reconhece o trabalho, já que essa era a expectativa de ver uma polícia mais atuante nas ruas da cidade.  

As abordagens aconteceram em vários locais da cidade (Foto: Ascom | PMB)