Vereador Édio Pereira marca presença na visita do governador Wagner à Malhada de Pedras

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 09 Nov 2013
  • 09:38h

O vereador Édio Pereira (direita) caminhando ao lado do governador Wagner durante a visita à Malhada de Pedras nesta sexta-feira (08) (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Várias lideranças políticas brumadenses estiveram presentes à visita do governador Jaques Wagner à Malhada de Pedras nesta sexta-feira (08). Dentre essas lideranças o vereador Édio Pereira (PC do B) teve um destaque especial, já que tem sido, de forma disparada, o parlamentar brumadense que mais vem conquistando obras e recursos para Brumado através do deputado federal Daniel Almeida (PC do B). Em meio às várias conquistas, uma deverá ganhar ainda mais notoriedade que é a total reforma e estruturação da área da Cesta do Povo, que deverá ter o seu processo licitatório realizado na próxima semana. Visando estreitar ainda mais os laços com o governador, já que o PC do B é um forte aliado do governo, o vereador Édio Pereira aproveitou a oportunidade e falou rapidamente com o governador. Pereira relatou ao Brumado Urgente que “conseguimos uma palavrinha com o governador que nos comunicou que a inauguração das obras da reforma do Ginásio Antônio Imbassahy deverá acontecer em dezembro, o que nos deixou muito satisfeito, já que lutamos muito para a realização daquela obra, que tem a participação também da Prefeitura Municipal de Brumado”. E finalizou “foi muito proveitosa a nossa vinda a Malhada acompanhar a visita do governador Wagner, que vem trabalhando muito pela Bahia, fazendo um governo democrático que vem mudando a história da nossa terra”. 

Governo do Estado garante que a segunda etapa da Barragem de Cristalândia será feita em 2014

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 09 Nov 2013
  • 08:15h

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, garantiu aos vereadores Zé Carlos de Jonas, Zé Ribeiro e Catoze a construção da segunda etapa em 2013 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Os vereadores José Carlos de Jonas, Catoze e Zé Ribeiro, todos do PT, estiveram acompanhando a visita do governador Jaques Wagner ao município de Malhada de Pedras, onde foram feitas uma série de inaugurações de obras, sendo a de maior destaque o sistema de abastecimento que é alimentado pela sub-adutora de Cristalândia. Durante a visita os vereadores aproveitar o “gancho” e buscaram junto ao governador um posicionamento sobre a construção da segunda etapa da referia barragem, já que outros sistemas, via sub-adutora, estão em estudo e em vias de viabilização, o que poderia comprometer de alguma forma o abastecimento da população brumandense. Como o governador foi muito assediado durante a visita, o trio de vereadores conseguiu uma “audiência extraordinária” com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, que hoje goza de um prestígio imenso junto ao governador. Questionado de forma contundente sobre a realização ou não das obras da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, Rui Costa foi taxativo ao afirmar que “a segunda etapa será feita em 2014” e ainda acrescentou que “o governo do estado tem consciência da necessidade da obra e ela está incluída na agenda, por isso passamos uma mensagem de tranquilidade aos brumadenses que essa reinvindicação será atendida pelo governador Wagner”. Logo após a afirmação, que também foi registrada pelo Brumado Urgente, os vereadores citaram que “é uma notícia que nos traz alívio, já que com a construção de novos sistemas como esse de Malhada de Pedras o abastecimento para Brumado poderia sofrer um déficit”. E finalizaram argumentando que “sabemos que existem outras prioridades, mas a construção da segunda etapa da barragem é imprescindível, pois já sentimos na pele o colapso do desabastecimento em 1998 e ninguém quer que isso se repita, por isso, a nossa cobrança insistente para que a obra seja feita”.  

Os vereadores insistiram junto ao secretário quanto a urgência da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Brusque: cidade catarinense tem quase 10 mil baianos

  • Informações do Pimenta na Muqueca
  • 09 Nov 2013
  • 07:41h

(Foto: Reprodução)

A notícia de que sul-baianos estão sendo alvo de ameaças no município catarinense de Brusque levou preocupação à pequena Buerarema. Dos mais de 118 mil habitantes do município do sul do País, cerca de 6 mil são bueraremenses e estima-se que outros quatro mil tenham nascido em Itabuna e Ilhéus. São pessoas que deixaram o sul da Bahia em busca de emprego em indústrias e setores de serviços e do comércio em Brusque. Hoje, dois bairros da cidade catarinense são habitados apenas por famílias oriundas de Buerarema. Há quase dois meses, o vereador Jean Pirola (PP) esteve no sul da Bahia com uma missão de empresários interessados em investir no Sul da Bahia. Pirola demonstrou, em Brusque, preocupação com a possibilidade de mais pessoas migrarem do Sul da Bahia para Santa Catarina devido não apenas à crise na cacauicultura, mas ao processo de demarcação de terras numa área de 47 mil hectares nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Uma fonte ouvida pelo blog do Pimenta e que trabalha na área social em Buerarema afirmou que uma média de dois ônibus, a cada mês, saem do sul da Bahia levando migrantes para Santa Catarina. “Vão atraídos pela possibilidade de emprego nos setores da indústria e de serviços”, disse.

“Sou um prefeito light, que nunca mente para o povo”, afirmou Ceará durante visita do governador

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 08 Nov 2013
  • 16:45h

O prefeito Ceará (esquerda) ao lado do governador Wagner durante a visita (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A visita do governador Wagner a Malhada de Pedras na manhã desta sexta-feira (08) acabou tendo um viés humorístico devido à declaração “arrojada” do prefeito Valdeci Alves Bezerra, o popular Ceará. Após receber uma forte bajulação dos políticos presentes, os quais o classificaram como um dos melhores prefeitos da Bahia, ele ficou muito “empolgado” e durante o seu discurso, ao melhor estilo pândego, subiu no “alto do pódio” e disparou “sou um prefeito light, que nunca mente para o povo”. A declaração, no mínimo, fora do comum, causou risos velados em grande parte dos presentes e, algumas correntes mais “venenosas” aproveitaram o momento para classificar o alcaide como “Prefeito Pinóquio”, em alusão à fábula infantil do menino que não podia mentir, pois se o fizesse o seu nariz iria crescer. Ceará que vive um momento complicado em sua administração, com baixa popularidade e uma avaliação de gestão muito negativa, tanto que o número de pessoas presentes ao evento foi muito abaixo do esperado, já que a obra era grandiosa, pois trouxe a redenção para a população, que vinha sofrendo há muitos anos com um abastecimento sempre à beira do colapso. A declaração caiu como um “prato cheio” para os seus opositores, que vão aproveitar a pândega e criar um estigma do deboche “pinoquiano” para o prefeito Ceará, já que ele garantiu em alto e bom som que só anda com a verdade e que nunca mente para o povo. 

“Admitimos que o momento financeiro do Estado não é bom”, declara governador Jaques Wagner

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 08 Nov 2013
  • 15:36h

O governado fez o desabafo durante o seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O governador Jaques Wagner e sua comitiva estiveram visitando o município de Malhada de Pedras na manhã desta sexta-feira (08). Acompanhado de sua comitiva, o chefe do executivo baiano foi cumprir sua agenda de trabalho inaugurando a Praça Monsenhor Fagundes e o Sistema de Abastecimento de Água, que é alimentado por uma sub-adutora que tem sua capitação na Barragem de Cristalândia em Brumado. Após receber inúmeros pedidos e solicitações dos prefeitos da região que estavam presentes ao evento, o governador Wagner, durante do seu pronunciamento disparou que “temos que admitir que o momento financeiro do governo não é bom”, e dando a justificativa arrematou que “a crise mundial bateu a nossa porta e, com isso, o momento é de pé no freio”. A declaração, que veio em tom de desabafo, seria a explicação para a forte crise que o governo atravessa, com salários atrasados e vários obras que tiveram que ser paralisadas devido à falta de verbas”. No final Wagner deu uma deixa fazendo a projeção de que “sabemos que a região necessita de inúmeras obras, mas acreditamos que a partir de fevereiro de 2014 iremos retomar o nosso ritmo normal. Vamos terminar o nosso governo cumprindo as metas propostas, temos certeza disso”.  

Chael Sonnen teme recepção no TUF Brasil, mas volta a atacar: ‘Luta fácil. Wanderlei é horrível’

  • GLOBOESPORTE.COM
  • 08 Nov 2013
  • 10:42h

(Foto: Reprodução)

Chael Sonnen já admitiu que, por se considerar um lutador mediano, usa o dom de provocar e se vender bem para conseguir bons combates e chamar os holofotes para si. Ele não teve filtro na hora de provocar Anderson Silva, Vitor Belfort, Minotauro, Minotouro e, com força ultimamente, Wanderlei Silva. Já falou muito mal também do Brasil, o que piorou a imagem dele para o público verde-amarelo. E não é que Sonnen será treinador do terceiro TUF Brasil e virá ao país tanto para o período em que estiver gravando o reality show quanto para o evento que terá o confronto com Wand, o outro técnico do programa? Em entrevista exclusiva ao Combate.com, por telefone, Sonnen admitiu pela primeira vez que está preocupado com sua segurança no Brasil: – Sim – limitou-se a responder ao ser questionado se tinha a mesma preocupação que o presidente do UFC, Dana White, em relação à recepção que terá por parte do povo brasileiro.

Vereador José Carlos de Jonas visita a Comunidade de Lagoa do Facão para elaboração final de projeto

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 08 Nov 2013
  • 09:26h

O vereador José Carlos de Jonas ao lado da funcionária da Cerb e de representantes da Comunidade de Lagoa do Facão (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador José Carlos de Jonas (PT) tem uma forte identidade com o meio rural, tanto que a grande maioria dos seus votos conquistados na eleição de 2012 veio de eleitores que residem no interior do município. Diante disso, a agenda de trabalho do vereador vem dando uma atenção muito grande às reivindicações que vêm sendo feitas pelas comunidades rurais, as quais vêm sendo muito castigadas pela forte estiagem que vem assolando a região. Visando uma convivência com a seca melhor, José Carlos de Jonas vem intensificando as suas ações, principalmente junto ao deputado federal Waldenor Pereira (PT), que vem se mostrando receptivo aos pleitos a ele direcionados. Dentro deste planejamento, o vereador esteve visitando, na última terça-feira (05) a Comunidade de Lagoa do Facão, acompanhado da projetista da CERB, Nájila Silva, para que fossem observados os últimos detalhes da elaboração do projeto de instalação de uma rede de distribuição para as residências da referida comunidade. O poço já foi instalado a pedido da ex-deputada Marizete Pereira e do próprio deputado Waldenor Pereira e, agora, as cerca de 500 famílias da comunidade irão poder ter água encanada em suas casas. “Nosso mandato parlamentar vem dando uma atenção muito grande a ações como essas, já que a seca está sendo muito intensa e o abastecimento dos nossos irmãos da zona rural está cada vez mais precário, então, buscando amenizar essa situação temos buscado junto ao deputado Waldenor a instalação de sistemas como esses”. E finalizou destacando que “vamos dar continuidade a essas ações, mantendo firme o compromisso que fizemos de lutar pelas grandes necessidades da zona rural”. 

Brumado: Abertura da Vª Edição do JEB comprova evolução dos esportes escolares

  • Divulgação
  • 08 Nov 2013
  • 08:22h

Os jogos em 2013 terão muita disputa e emoção (Foto: Divulgação)

A Vª Edição do JEB – Jogos Escolares de Brumado teve a sua abertura oficial na noite desta quinta-feira (07) feita pelo prefeito Aguiberto Lima Dias e pela secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, os quais estavam acompanhados de membros do secretariado e também de vereadores da base. Primeiramente foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, em seguida a aluna do CMEAS, Larissa Alves, cantou a música da pastora Ludimila Ferber, “Nunca Pare de Lutar”, emocionando o público presente, que aplaudiu de pé a apresentação. Após se apresentou a Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo, regida pelo renomado Antonio Costa e, por fim, alunos da Escola Oscarlina Silva, fizeram uma apresentação comandados pelo  professor Zezinho. O juramento dos atletas coube a aluna Mirla Raiara do CMEAS. Os jogos que neste ano de 2013 irão reunir 2.500 alunos das redes municipal, estadual e particular, terão uma concepção organizacional ainda maior, resultado de uma evolução que vem sendo adquirida ao longo dos anos. 
 

A aluna Larissa Alves foi muito aplaudida durante a sua apresentação (Foto: Divulgação)
 

Durante a cerimônia de abertura o prefeito Aguiberto destacou que “é uma grande satisfação para nós estarmos participando de um momento tão importante como esse, onde que vai brilhar é o esporte”. E ainda fez questão de salientar que “a nossa gestão está cada vez mais voltada para ações na área esportiva e vamos continuar nesse ritmo, pois sabemos o valor que o Esporte tem para formar cidadãos participativos. Hoje, aqui, é facilmente perceptível uma atmosfera positiva, porque sabemos que a juventude quer ter acesso às práticas esportivas, então, diante disso vamos ampliar as nossas ações sistematicamente visando o atendimento a esse desejo”. A secretária Acácia Gondim também fez questão de declarar que “O JEB a cada ano vem mostrando a força dos esporte em nossas escolas e, nesse ano de 2013, podemos notar uma grande evolução, onde, com certeza, haverão grandes disputadas. Essa integração por meio das práticas esportivas vem tendo uma grande atenção de nossa gestão e vamos continuar ampliando essas ações, pois reconhecemos o poder transformador que o Esporte possui”. O JEB terá sua continuidade nesta sexta-feira (08) e terá o seu encerramento no sábado, com a cerimônia de entrega de medalhas e troféus aos vencedores.  

 


Testemunhas de Jeová irão realizar Assembléia Especial no próximo domingo (10)

  • Divulgação
  • 08 Nov 2013
  • 08:13h

(Foto: Divulgação)

As Testemunhas de Jeová tem o prazer de convidar a todos para o programa de Assembleia ‘A PALAVRA DE DEUS EXERCE PODER’ – HEB. 4:12. No decorrer do programa serão abordados vários discursos dando ênfase à importância de permitir que a Jeová de Deus exerça poder em nossa vida; um dos discursos terá o tema: “SINTA O PODER DA PALAVRA DE DEUS”. Haverá também o seguinte tema destinado aos jovens: “JOVENS, VOCÊS CONFIAM NO PODER DE DEUS?”. Na conclusão do programa teremos este emocionante discurso: “PERMITA QUE O PODER DA PALAVRA DE DEUS CONTINUE A TRANSFORMAR VOCÊ”. Todos estão convidados para ouvir essas instruções espirituais no próximo fim de semana, no domingo dia 10/11/2013, terá inicio às 9:00 da manhã, no Ginásio de Esportes Antônio A. Ribeiro, Brumado,BA.

Entidade muda idade mínima para exame de próstata de 45 para 50 anos

  • Informações da Folha.
  • 08 Nov 2013
  • 07:20h

Uma nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) muda de 45 para 50 anos a idade para que seja feito o primeiro exame de próstata. Segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros e o sexto em ocorrência no mundo entre todos os tumores, a neoplasia é motivo de ação de entidades de saúde durante o Novembro Azul. A SBU informa que homens negros ou com casos da doença na família devem fazer o teste a partir dos 45 anos. Anteriormente, a idade mínima para esses casos era de 40 anos. A entidade ressalta, porém, que a idade mínima para o exame é apenas uma orientação, por conta de já existir um protocolo nacional de rastreamento para este tipo de câncer. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) não recomenda exames de rastreamento na ausência de sintomas. A SBU diz que a mudança de idade para o exame de próstata está de acordo com as últimas descobertas científicas e deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos.

Suspeitos de assalto a BB de Mucugê morrem em troca de tiros com a PM

  • 08 Nov 2013
  • 07:04h

(Foto: Reprodução)

Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (6). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê.

Polícia mata quase uma pessoa por dia na Bahia

  • Informações do Correio
  • 07 Nov 2013
  • 17:44h

“A polícia de um modo geral tem um grau de letalidade grande e histórico, pois não temos o hábito do uso de armas não letais. Temos a cultura da arma de fogo”, diz especialista | FOTO: Reprodução |

A polícia baiana é a que, em números relativos, mais matou em 2012. Ao todo, foram 344 pessoas mortas em confrontos com as polícias Civil e Militar, o que dá uma taxa de 2,4 mortes por cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, onde a polícia matou 563 pessoas, a taxa é de 1,3. Na Bahia, a PM registrou 284 autos de resistência seguidos de morte no passado, enquanto a Polícia Civil contabilizou 60 casos. A soma indica quase uma morte por dia no ano. Os dados fazem parte do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado ontem. Na avaliação do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, os números da Bahia são elevados porque são fornecidos com “lisura”. “Dos 19 estados do grupo que fornece dados confiáveis, somente nove, entre eles a Bahia, registraram as informações (das mortes em confronto com a polícia). É comparar o igual aos desiguais. Tem estado que não quer fornecer os dados e quem fornece, e com lisura, é penalizado”, argumentou Barbosa, sem entrar no mérito sobre atuação dos policiais. Já o coronel Antônio Jorge Ferreira Melo, pesquisador do Programa de Gestão e Estudo de Segurança Pública da Ufba, observa que é preciso diferenciar os verdadeiros confrontos das execuções. “Tem que se apurar se esses confrontos não foram armados. Hoje, a violência está gratuita. A polícia de um modo geral tem um grau de letalidade grande e histórico, pois não temos o hábito do uso de armas não letais. Temos a cultura da arma de fogo”. O especialista, entretanto, fez uma ponderação: “Hoje, a população tem facilidade de se armar e qualquer boca de fumo tem uma guarda armada, então existem confrontos”. De acordo com o anuário, em 2012 houve uma queda no número de policiais militares mortos em serviço na Bahia: foram três registros contra seis em 2011. Mas, com os PMs fora de serviço, a situação é inversa. As mortes cresceram de uma em 2011 para 23 em 2012. Em relação aos policiais civis, foram contabilizadas três mortes fora de serviço no ano passado e nenhuma em 2011. Com os policiais em serviço, não houve registros de morte em 2012. No ano anterior, foram quatro assaltos.

Emissoras de rádio AM poderão migrar para FM a partir de 1° de janeiro

  • Informações da Agência Brasil.
  • 07 Nov 2013
  • 17:03h

Um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (7) permitirá a migração das rádios AM para a faixa FM. O ato acontece no Dia do Radialista e atende a um pleito do setor, que reclamava do aumento dos níveis de interferência. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), cerca de 90% das 1.784 emissoras AM passarão a operar na faixa FM. Nessa frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares, de acordo com a associação. O presidente da Abert, Daniel Slavieiro, considerou o termo como “fato mais relevante para o rádio AM nos últimos 50 anos”. O dirigente informou que o custo da migração para as rádios na compra de equipamentos está estimado em R$ 100 milhões. De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, emissoras interessadas na migração poderão protocolar requerimento na pasta a partir de 1º de janeiro de 2014. Ficou definido também que os veículos que quiserem se manter em AM poderão ampliar a cobertura na faixa. O ministro disse ainda que, durante um tempo, será permitido que as rádios transmitam em AM e FM, para que haja a migração da audiência “sem sobressaltos”.  

Tanhaçu e Malhada de Pedras receberão a visita do governador nesta sexta-feira (08)

  • Brumado Urgente
  • 07 Nov 2013
  • 16:05h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O governador Jaques Wagner visitará, nesta sexta-feira (8), os municípios de Tanhaçu e Malhada de Pedras, no Sudoeste Baiano, onde inaugurará várias obras que beneficiarão a população dos distritos e povoados dos dois municípios. Em Tanhaçu, às 9 horas, o governador inaugura a iluminação pública e quadra coberta do distrito de Sussuarana, a quadra poliesportiva do povoado de Tucum, além de fazer a entrega da pavimentação em paralelepípedo e passeio e duas unidades de Saúde da Família na sede municipal e no distrito de Sussuarana. Foram investidos nestas obras o montante de R$ 1,38 milhão. Já em Malhada de Pedras, às 11 horas, Wagner inaugura a ampliação do sistema de abastecimento de água, cujo investimento foi da ordem de R$ 2,03 milhões, e entrega duas praças à população, Monsenhor Antonio Fagundes e a Quadrangular, onde foram investidos um total de R$ 400 mil.  

Prefeito Aguiberto Lima Dias realiza visita de trabalho a diversas obras que estão sendo realizadas

  • Ascom / PMB
  • 07 Nov 2013
  • 15:42h

O prefeito Aguiberto Lima Dias ao lado do secretário André Cardoso visitando as obras de calçamento no Bairro São José (Foto: Divulgação)

O ritmo frenético que vem sendo adotado na área de infraestrutura municipal vem tendo um grande reconhecimento da população brumadense, que vem aprovando as inúmeras ações que vêm sendo realizadas. Dentro desta atmosfera progressista, a administração municipal vem adotando uma postura dinâmica, executando um planejamento arrojado que vem transformando o cenário estrutural de Brumado, elevando a autoestima dos cidadãos e projetando um clima de grande otimismo quanto ao futuro. Dando sequência à agenda produtiva que vem sendo cumprida à risca, na manhã desta quinta-feira (07), o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado do secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, visitaram inúmeras obras que estão em andamento na cidade, muitas das quais estão em fase de conclusão. A primeira parte da visita aconteceu no Bairro São José, onde foram vistoriadas as obras do Ginásio Antônio Imbassahy, do calçamento da Rua Elias Alves Ataíde, as quais deveram ser entregues à comunidade no próximo mês de dezembro; da praça que fica em frente à Escola Élcio José Trigueiro, que dever ser concluída no início de 2014 e do Posto de Saúde, que dever ficar pronto em março de 2014. Na segunda parte foram observadas as obras do Setor de Hortifrúti do Mercado Municipal, que está passando por uma total transformação. 

As obras de reforma do Setor de Hortifrúti do Mercado Municipal irão dar uma nova estética ao local (Foto: Divulgação)