Alessandro Lôbo buscará reversão da exclusão de Brumado da lista dos municípios contemplados com doação de maquinários do antigo Derba

  • Ascom | Eliana Costa | CMB
  • 30 Jul 2015
  • 15:05h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A notícia de que 158 municípios (integrantes de dez consórcios intermunicipais) foram contemplados com transferência de maquinário e trabalhadores do antigo Derba causou uma grande surpresa para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva. O motivo do assombro foi em virtude do fato de Brumado ter sido a sede do antigo órgão e não estar entre os municípios beneficiados, significando que os maquinários que se encontravam no município foram transferidos para outras localidades, excluindo a cidade sede. As cidades que foram contempladas receberão máquinas como retroescavadeiras, moto niveladoras, tratores e caminhões-pipa para a realização de obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais. Alessandro Lôbo destaca que esse maquinário é de grande importância, pois possibilita a realização de importantes obras. “Em todas as sessões do legislativo os vereadores realizam proposições solicitando patrolamento das estradas, reparo de ruas dos bairros e a carência de água nas localidades rurais é de conhecimento de todos. Não podemos aceitar que máquinas que se encontravam em nossa cidade tenham sido transferidas para outros municípios, sem que tenhamos sido beneficiados. A sede do órgão era em nossa cidade”, alerta o vereador. “Nossa decepção é tamanha, visto que a cidade vizinha de Caetité foi contemplada. Não que não seja merecedora, mas gostaríamos de saber qual a explicação do governador do Estado em não contemplar Brumado. Para o município o maquinário representa a realização de obras a baixo custo e maior agilidade. A população brumadense mais uma vez foi lograda. Vamos buscar as explicações para tal absurdo,” desabafa Alessandro Lôbo. “Estamos encaminhando ofícios para todos os deputados que foram votados em Brumado, assim como para o secretário de infraestrutura do Estado e para o diretor do DERBA, para que esse quadro seja revertido e Brumado também seja contemplado com o maquinário. Já estamos também agilizando o agendamento de audiências. Uniremos forças nesse sentido”, finalizou o parlamentar.

Barra do Choça: Mel é transformado em combustível

  • 30 Jul 2015
  • 15:03h

Mel é transformado em álcool para veículo na Bahia (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)

Proprietário de uma empresa produtora de mel no município de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, o apicultor Luiz Jordans desenvolveu um projeto que possibilita a transformação do alimento em álcool combustível. Por meio da ideia, o empresário diz que zerou o descarte de mel no empreendimento e hoje mantém um veículo usado nos negócios apenas com o combustível alternativo. Ao G1, Jordans explicou que a empresa produz dez mil quilos de mel por mês. Neste período, 100 quilos, que equivale a 1% da produção, acabavam sendo descartados por oferecerem risco ao consumo humano. O produtor tinha opção de transformar o percentual de descarte em ração para as próprias abelhas, entretanto, o risco de fermentação poderia colocar a vida dos insetos também em risco. “Temos uma produção sustentável e não queríamos jogar esse percentual descartado no meio ambiente. Isso nos incomodava”, ressaltou sobre o incentivo para o início dos estudos.

Sissa Night será a atração do Projeto Música & Petiscos desta sexta-feira (31)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Jul 2015
  • 11:04h

(Composição: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Em pouco tempo, o Projeto Música & Petiscos já se tornou um grande sucesso, que já conquistou o reconhecimento dos amantes da boa música e dos petiscos irresistíveis. Nesta sexta-feira a atração será o intrépido compositor, cantor e intérprete Sissa Night que é um dos percussores da música de barzinho em Brumado. Com uma longa história musical, Sissa Night é autor de canções como a “Bahia é do Brasil” e “Adoiê, Adoiá”, as quais cada vez mais ganham notoriedade no Youtube. Então não marque nada na sua agenda para o seu tradicional “Happy Hour” de sexta-feira, por que o seu destino será o Projeto Música & Petiscos que acontece no Restaurante Fogão a Lenha, que fica situado na Rua Sergipe, ao lado da Praça da Prefeitura. 

O cantor e compositor Sissa Night promete uma apresentação com os maiores sucessos do momento (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Governo publica lei do salário mínimo com veto à ampliação da regra a aposentados

  • por Luci Ribeiro | Estadão Conteúdo
  • 30 Jul 2015
  • 10:41h

(Foto: Ilustração)

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a lei que estende a atual política de reajuste do salário mínimo até 2019. Resultado da aprovação da Medida Provisória 672, o texto está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30) e, como já anunciado, veio com veto à extensão da regra aos benefícios e aposentadorias pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pela política sancionada, o salário mínimo continuará sendo reajustado com base na correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de um ano antes, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Ontem, o governo antecipou que iria vetar o reajuste aos aposentados vinculado ao mínimo. A extensão da regra, incluída pelos parlamentares durante a tramitação da medida provisória, foi aprovada pelo Congresso no início deste mês. 

O ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, um dos responsáveis pela articulação política do governo, disse que "esta conta é impagável" e "a solução é vetar". "Não tem outra saída", informou ontem. Segundo a Previdência Social, se fosse mantida, a medida geraria um gasto extra estimado em R$ 9,2 bilhões por ano. Nas razões do veto enviadas ao Congresso, o governo justificou que a ampliação da regra do mínimo violaria disposição constitucional que veda sua vinculação para qualquer fim. O governo alegou ainda que o veto não retira a garantia, também constitucional, de que nenhum benefício do INSS poderá ter valor mensal inferior ao salário mínimo. "Ao realizar vinculação entre os reajustes da política de valorização do salário mínimo e dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS, as medidas violariam o disposto no art. 7º, inciso IV, da Constituição. Além disso, o veto não restringe a garantia constitucional prevista no art. 201, ? 2º", argumentou Dilma.

CONTINUE LENDO

Título de Cidadão Brumadense: Vereador Zé Ribeiro homenageará 4 notáveis

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Jul 2015
  • 10:12h

O vereador Zé Ribeiro foi criterioso em suas escolhas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O Título de Cidadão Brumadense é uma das honrarias mais representativas que uma pessoa que não é nascida na cidade pode receber. A homenagem é feita pelos vereadores que fazem uma pesquisa e escolhem aqueles que realmente mereçam receber a titularidade. O vereador Zé Ribeiro (PT), que sempre fundamental as suas escolhas nesse sentido, vem, mais uma vez homenagear 4 personalidades que irão receber o Título de Cidadão Brumadense na próxima segunda-feira (03), numa sessão solene que irá acontecer a partir das 18h30m na Câmara de Vereadores de Brumado, que fica situada na Praça Abias Azevedo. Serão homenageados o empresário João Wanderley da Silva; a defensora pública, Angélica Coelho de Oliveira; o empresário do ramo cultural José de Souza Ribeiro e o escritor Antônio Novais Torres, os quais prestaram, prestam e prestarão grandes feitos no município na geração de emprego, na contribuição do progresso, na amplitude e inclusão social, no fomento da cultura e da memória do município. “Essas 4 grandes personalidades da nossa história merecem, sem dúvida, serem homenageados com o título de cidadão brumadense pela sua história de dedicação ao nosso município”, ressaltou Zé Ribeiro que ainda fez questão de destacar que "eu tenho outros personalidades também ilustres de grande relevância para serem homenageados, mas, infelizmente, a mesa diretora limitou a quantidade, o que nos deixou insatisfeitos, já que acabou ferindo o regimento interno da casa, no qual fica bem claro que não há limitação para entrega de títulos durante o ano". 

Justiça cassa regra que permite a procurador viajar de classe executiva

  • Por Marcelo Galli
  • 30 Jul 2015
  • 10:09h

(Foto: Ilustração)

A portaria que manda as unidades do Ministério Público da União comprar passagem aérea de classe executiva para os procuradores é "intolerável na atual ordem constitucional republicana”. Por isso, a juíza federal Célia Regina Ody Bernardes, da 21ª Vara Federal de Brasília, cassou a Portaria 41/2014, da Procuradoria-Geral da República. De acordo com a liminar, assinada nesta quarta-feira (29/7), a portaria, assinada pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, ultrapassou os limites legais e constitucionais para instituir privilégio aos procuradores. Os artigos 1º e 2º do texto dizem que os membros do MPU, em viagens internacionais de mais de oito horas, têm direito a passagem na classe executiva.A portaria foi editada para regulamentar o artigo 227 da Lei Complementar 75/1993, a Lei Orgânica do MPU, e a Lei 8.112/1990. Mas, segundo a juíza, nenhum dos dois textos legais permite a compra de passagens de classe executiva. “Se o servidor público viajar a trabalho e quiser desfrutar da comodidade e do luxo disponíveis na classe executiva ou na primeira classe, pode, se assim o quiser, custear a mordomia, desde que o faça com seus próprios recursos – jamais com dinheiro público”, escreveu a juíza. A ação é de autoria da Advocacia-Geral da União. Questiona o fato de a portaria, ao regulamentar a Lei Orgânica do MPU, extrapolou as atribuições regulamentadores do PGR. De acordo com a AGU, a protaria viola os princípios republicanos da moralidade, da economicidade e da razoabilidade. Segundo a liminar, uma viagem de Brasília a Nova York, na classe econômica, custa R$ 2.497. Na executiva, o mesmo trecho, na mesma data hipotética, custa R$ 12.628. “É muito mais econômico pagar uma diária a mais para que o servidor descanse um dia e uma noite no local de destino e esteja em condições ideais de descanso, ao custo de US$ 416,00, do que pagar uma passagem na classe executiva", conclui a juíza. "É mais econômico porque a diferença na classe do voo permitiria o pagamento de aproximadamente mais oito diárias.” De acordo com o Portal Transparência do MPF na internet, os membros do órgão gastaram em viagens, que inclui passagens terrestres ou aéreas e valor de diárias, R$ 20,2 milhões em 2014. A juíza também determinou o encaminhamento da liminar à Assessoria de Comunicação Social da Seção Judiciária do Distrito Federal e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região para divulgação, “a fim de garantir aos cidadãos seu direito à informação e à formação de opinião quanto a esta decisão”. Clique aqui para ler a decisão. Processo 0034957-22.2015.4.01.3400

 

Bahia registra mais de 94 mil casos de dengue, zika e chikungunya até julho

  • 30 Jul 2015
  • 09:38h

(Foto: Reprodução)

Até o fim de julho deste ano, a Bahia registrou 94.723 casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta quarta-feira (29). O boletim aponta que deste montante, 50.896 das suspeitas são de dengue. As notificações de zika vem na sequência: foram 34.518 casos. Segundo informações do portal G1, a pasta ainda verificou 9.312 ocorrências de chikungunya. Das 417 cidades do estado, 371 apresentaram casos de dengue registrados pela Vigilância Epidemiológica. Lideram as ocorrências Itabuna (5.817), seguida de Ilhéus (5.106), Salvador (3.662), Luis Eduardo Magalhães (2.523), Feira de Santana (2.075), Jequié (1.963), Simões Filho (1.598), Arací (1.177), Serrinha (1.000) e Barra (953). Juntos, esses municípios concentram 50,84% dos casos. Dos casos confirmados na Bahia, 12 receberam sinal de alarme e 19 foram registrados como graves. Nove pessoas morreram da doença. 

Em relação à chikungunya, as cidades com maior incidência da doença são: Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador, Simões Filho, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima e Pé de Serra. A Sesab também investiga casos em Cansanção, Gavião, Lauro de Freitas, Pintadas, Serrinha, Ichu, Retirolândia, Santaluz, Una, Banzaê, Cruz das Almas, Mata de São João e Ponto Novo. A zika ocorreu em 199 cidades, com destaque para Salvador (44,16%), Camaçarí (15,90%), Jequié (3,63%) e Porto Seguro (3,11%), com 82% dos casos. Segundo a Sesab, das 34.518 notificações da doença, a maioria dos casos foi observada em pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos. Até o dia 23 de julho ainda foram registrados 115 casos da Síndrome de Guillan-Barré, relacionada a pacientes de zika. Do total, 53 foram confirmadas, 24 foram descartadas e 32 ainda são investigados. (*Bahia Notícias). 

CONTINUE LENDO

Dilma se reúne hoje com governadores por apoio no Congresso e tratar de prioridades para o ajuste fiscal

  • 30 Jul 2015
  • 09:12h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta quinta-feira (30), em Brasília, com 26 governadores de todo País para pedir apoio na aprovação de pautas de interesse do governo no Congresso Nacional.  Apenas Reinaldo Azambuja (PSDB), governador do Mato Grosso do Sul, não poderá comparecer ao encontro por causa de uma viagem ao exterior. O Estado será representado pela vice-governadora, professora Rose, também do PSDB. A aproximação com os governadores faz parte da estratégia do Planalto de tentar evitar a “pauta-bomba” programada para o segundo semestre no Legislativo. Tratam-se daquelas votações no Congresso que podem gerar mais despesas à União ou abalar ainda mais a popularidade do governo.

 

Além da crise política desencadeada pela Operação Lava Jato, o rompimento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pode prejudicar a votação de matérias de interesse do Executivo. Dilma deve pedir aos governadores que mobilizem as bancadas no Congresso para aprovar a reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o projeto que revê as desonerações da folha de pagamento das empresas, visto como "prioritário" para o ajuste fiscal. O receio do Planalto em relação ao julgamento das contas do governo pelo TCU (Tribunal de Contas da União) também deve ser tratado no encontro. Em decisão inédita tomada no mês passado, os ministros do TCU adiaram a análise dos gastos do governo por 30 dias e pediram informações ao Planalto sobre indícios de irregularidades no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. As “pedaladas fiscais”, praticadas pelo governo, preocupa governadores que também utilizaram da mesma estratégia para atingir a meta fiscal — caso do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).Uma eventual rejeição das contas do governo pelo TCU, poderia abrir precedente para os tribunais dos Estados tomarem decisões semelhantes. Além disso, a decisão do Tribunal vai servir de base para a apreciação do Congresso Nacional, responsável pelo julgamento das contas do governo. Nesse cenário, a rejeição das contas pelo TCU alinhada com o rompimento de Cunha com o governo poderia desencadear um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.   Para isso, Dilma buscará o apoio, inclusive, de governadores da oposição. Perillo já se mostrou aberto ao diálogocom a presidente e afirmou que “não interessa a nenhum de nós o prolongamento da crise econômica”. Alckmin segue na mesma linha e reivindica mais espaço no diálogo com o governo. Ao todo, o PSDB governa 5 Estados — São Paulo, Paraná, Pará, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Sem bandeira branca

Apesar dos sinais de aproximação mostrados pelos governadores do PSDB, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), afirmou que “não se cogita qualquer manifestação de apoio ao governo”. Neves disse que o PSDB “agirá com a responsabilidade com que sempre agiu, governando bem os Estados e fazendo oposição clara e firme a esse governo que tanto mal tem feito ao País, especialmente aos estados e municípios."

CONTINUE LENDO

Projeta Móveis - Personalizados

  • 30 Jul 2015
  • 09:00h

Taigun Auto - Gol G4 Trend

  • 30 Jul 2015
  • 08:47h

Advogada baiana quer impedir 'mensagem subliminar' da Jequiti na novela Carrossel

  • 30 Jul 2015
  • 08:22h

(Foto: Reprodução)

Uma advogada baiana resolveu ingressar com representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o SBT em oposição a uma prática comum da emissora de Sílvio Santos: as curtas (de cerca de um segundo) inserções publicitárias de produtos da marca Jequiti durante programas do canal, consideradas como mensagens subliminares. A causídica se sentiu incomodada com o fato de sua filha, telespectadora da novela Carrossel, ser obrigada a assistir às peças sobre a empresa de cosméticos do apresentador, exibidas durante a atração.

 Na representação, que já virou alvo de inquérito do MP-BA, Roxana Cardoso Borges alegou que as ações publicitárias veiculadas durante a novela infanto-juvenil “desrespeitam as normas jurídicas vigentes e a condição de hipervulnerabilidade dos jovens”. Em entrevista ao Bahia Notícias, a advogada considerou as ações como abusivas e de má-fé. “Eu ingressei com a representação como mãe, não como advogada. Eu assistia à novela com minha filha, quando comecei a perceber que eles lançavam as peças publicitárias durante as cenas, sem nenhum tipo de anúncio de que aquilo é uma publicidade”, explicou. Para ela, o público infantil não tem discernimento para diferenciar a novela dos anúncios publicitários. “Não é só a exposição à publicidade. É a questão da publicidade de má-fé. No caso de Carrossel, era acintosa a má-fé”, criticou a causídica. Ela afirmou que, além da representação no MP estadual, recorreu também ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Entretanto, a entidade afirmou não considerar a publicidade abusiva. Roxane ainda defende regras mais duras para a publicidade infantil no Brasil. “Publicidade existe, mas temos que demarcar bem cada um. Na TV fechada, ela existe, mas é durante o intervalo comercial, sabemos que se trata de publicidade”, opinou.  (*Bahia Notícias).

CONTINUE LENDO

Brumado: Ladrão de clínica é preso pelas polícias civil e militar

  • ASCOM: 20ª COORPIN
  • 30 Jul 2015
  • 07:51h

Foto: 20ª COORPIN

Foi preso hoje (30), em operação conjunta das polícias civil e militar (CIPE Sudoeste), o indivíduo Eric Meira Santana, de 26 anos, pela prática de dois roubos na cidade de Brumado, um deles ocorrido no dia 03/07/2015 em uma clínica da cidade; o outro acontecido em uma loja de rações em 15/06/2015.

Brumado: Jovem morre após sofrer uma descarga elétrica

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Jul 2015
  • 07:21h

O jovem era muito querido pela sua postura íntegra e por ser muito amoroso, trabalhador e querido de todos (Foto: Reprodução Facebook)

Os casos de descarga elétrica em Brumado já fizeram muitas vítimas e, na tarde desta quarta-feira (29), um novo episódio trágico aconteceu na Comunidade de Espinheiro, onde o jovem Antônio Carlos Santos Silva (22) acabou sendo a vítima fatal. Segundo informações ele estava no rio armando uma rede de pesca quando encostou em uma cerca e recebeu uma forte descarga elétrica, ficando desacordado. O pai do rapaz, José Carlos Silva, estava ao lado e prestou rapidamente o socorro, levando o jovem de carro para o hospital. No caminho encontraram uma ambulãncia do SAMU 192, onde ele recebeu o atendimento médico, mas não resistiu e acabou falecendo antes de chegar ao HMPMN. O jovem era conhecido como  "Kakau" e muito querido por ser amigos e familiares. Ele era um rapaz muito trabalhador e amoroso com a família que é muito conhecida e respeitada. O clima de dor foi muito grande e o velório foi realizado na própria comunidade do Espinheiro. O sepultamento acontecerá às 17h30m no Cemitério da Vila Presidente Vargas. O Brumado Urgente se solidariza com a família enlutada e presta os seus sentimentos de pesar pela perda irreparável. 

Mundo: Pai de três filhos, fisiculturista famoso troca de gênero e surpreende

  • iBahia
  • 29 Jul 2015
  • 20:02h

Antes e depois de Matt, que agora prefere ser chamada de Janae

Pai de três filhos, ex-fuzileiro naval e campeão de fisiculturismo, Matt Kroczaleski, de 42 anos, mudou de vida radicalmente. Ele agora prefere ser chamado de Janae Marie Kroc. A mudança de gênero do norte-americano teve início em meados de 2014 e ainda está em andamento.Matt é bastante conhecido no mundo das academias gringas e autor de diversos livros sobre exercícios físicos. Ele surpreendeu seus amigos e fãs do Facebook ao fazer um desabafo emocionado na terça-feira (28)."Eu nunca quis e nem pedi por isso e lutei o quanto pude por muito tempo. Mas finalmente cheguei a um ponto onde estou confortável e com orgulho de quem sou, mesmo que muitas pessoas não entendam", assegurou.

 

Em entrevista ao jornal 'Mirror', Matt disse que, antes de se assumir transgênero, já havia pensado em suicídio. "Era muita pressão na minha cabeça, vergonha de alguns amigos, medo, insegurança". Para se aceitar melhor em frente ao espelho, ele já fez diversas cirurgias como afinar o queixo e o nariz e também colocou silicone. Além disso, toma hormônios femininos regularmente. Matt ainda tem o órgão sexual masculino e não revela se pretende trocar de sexo definitivamente. "Estou em fase de transição", assegurou durante a entrevista. Ele mantêm o mesmo Facebook, mas criou um novo Instagram. Nas redes sociais, o campeão de fisiculturismo pretende divulgar sua nova trajetória: "vou compartilhar minha história com mais detalhe nas próximas semanas".

CONTINUE LENDO

Criatura bizarra assusta moradores na Índia

  • Tribuna da Bahia
  • 29 Jul 2015
  • 19:02h

Alguns acreditam que seria um alien e outros acham que se trata de um animal com má formação

Uma criatura bizarra e chocante tem intrigado e assustado os moradores da aldeia de Bawadi, em Jodhpur, na Índia. Segundo jornais locais, a figura foi encontrada enquanto habitantes cavavam a terra para instalar uma tubulação de água. Há quem diga que se trata de um alien ou um animal com má formação genética. Já outros acreditam até que seja um humano. Mas, depois de analisar a foto, alguns internautas acham que tudo não passa de uma montagem.