Brumado: Candidatos a deputados vão acelerar a 'corrida maluca' para conquistar os 60% de indecisos

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 24 Set 2014
  • 08:56h

(Composição: Brumado Urgente)

A treze dias para as eleições, uma pesquisa feita pelo instituto Babesp mostra que 60,15% dos baianos não sabem em quem votará para deputado estadual. O cenário é parecido quando o assunto é a escolha para deputado federal, onde 67,70% ainda não decidiram seu voto. Em Brumado, o índice estaria dentro desta estatística, o que irá provocar uma verdadeira “corrida maluca” dos candidatos a deputado estadual e federal nesta “hora final” para convencer os indecisos, que, ao que tudo indica, parecem “osso duro de roer”. A indecisão estaria sendo causada por um volume muito grande de candidatos, muitos deles que, pouco, ou quase nunca  aparecem no município, mas que, mesmo assim, “arregalam” os olhos sobre eleitorado brumadense. Outro fator que têm feitos os brumadenses se manterem distantes da campanha é o “Bloco do Juntos & Misturados”, ou seja, não há uma linha de fidelidade, “tá todo mundo no mesmo barco”, sendo que, alguns políticos representativos da cidade resolveram fazer escolhas pessoais, se alinhando a rivais históricos, o que aumentou ainda mais a confusão nos “neurônios” do eleitorado. Existem casos que o candidato a estadual de alguns líderes políticos locais é forte aliado de Paulo Souto e ferrenho crítico da gestão de Jaques Wagner, mas o federal, em contrapartida, já é um grande aliado; já o senador é novamente tenaz adversário do PT e, pra finalizar, a majoritária não é nem de um e nem de outro. É bem possível que esse “vale tudo” deixe mesmo a cabeça do eleitorado toda confusa, mas, nesta reta final, a projeção é que a confusão se dissipe e todos façam as suas escolhas e esse índice de 60% de indecisão tenha uma queda vertiginosa.  Caso isso não aconteça vai ter muito candidato que gastou saliva, raspou os bolsos para se eleger, mas, os seus esforços terão sido em vão, o que comprovaria uma tese de que as sucessivas ondas de corrupção generalizada em todas as escalas do poder criaram mesmo um ceticismo nos eleitores que estariam com ojeriza da classe política.  

Menor com cemitério tatuado no corpo é detido em operação policial

  • A10
  • 24 Set 2014
  • 07:15h

(Foto: Reprodução)

Uma operação conjunta entre policiais civis e militares da cidade de Ribeira do Pombal, localizada a 271 km de Salvador, prendeu na madrugada desta terça-feira nove pessoas envolvidas em assaltos e tráfico de drogas na cidade. O delegado Equiber dos Santos Alves informou ao Aratu Online que a operação aconteceu no centro da cidade, na Saída da Juliana e também na Fazenda Caboré. Entre os nove detidos, seis são menores com idades entre 15 e 17 anos. Os maiores foram identificados como Everton Souza Santos, Marcos Ribeiro Lima - conhecido como Bambam, e Linduarte Conceição do Rosário. Entre os menores está A.N.L., que tem 17 anos e é conhecido por ter tatuado a imagem de um cemitério. "Ele disse que, na tatuagem, usaria as tumbas para colocar os nomes dos policiais que ele matou e viria a matar", disse o delegado.

Está chegando o grande dia da estréia do FEMP-B ANO III

  • Divulgação
  • 24 Set 2014
  • 07:02h

A partir desta quinta-feira, dia 25 até sábado, dia 27, todos os brumadenses terão um importante compromisso com a boa música. Acontecerá a terceira edição do FEMP-B (Festival de Música Popular – Brumado) no anfiteatro da praça da prefeitura, a partir das 20h. Todos estão convidados a compartilhar momentos muito especiais da nossa cultura musical.

Vítimas de ligações 06565 podem solicitar bloqueio

  • Informações do Mega Rádio
  • 23 Set 2014
  • 22:13h

(Foto: Reprodução)

O celular toca e o número que aparece no visor tem as iniciais 06565. Assim que é atendida, a ligação é finalizada. Se você ainda não viveu esta experiência, possivelmente deve conhecer alguém que passou por ela. Isto porque casos como este têm se tornado frequentes na telefonia móvel baiana nas últimas semanas. E o mistério em torno da origem destas ligações também aumenta. Mensagens compartilhadas pelas redes sociais e aplicativos como o Whatsapp teorizam sobre seu verdadeiro objetivo. A maioria delas trata de um novo golpe aplicado por uma quadrilha que, supostamente, clona e rouba os dados pessoais cadastrados no celular. Entretanto, isto ainda é uma incógnita, visto que seria necessário a própria pessoa passar suas informações para os criminosos. Outra teoria, defendida pelo professor Jorge Fernandes, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UNB), é a de um golpe feito por um serviço de discagem.

 

“A pessoa contrata um serviço de discagem com minutagem e estipula um preço pelo minuto. É o mesmo funcionamento dos tele-sexos de antigamente”, disse ele em entrevista ao jornal O Tempo, acrescentando que as pessoas que retornaram as ligações de seus celulares tiveram os créditos gastos rapidamente. Uma das vítimas foi a técnica em Segurança do Trabalho Luciana Almeida, que recebeu a ligação no último domingo, 21. “Achei que era algum parente que mora em outra cidade, mas foi estranho porque foi apenas um toque. Antes de pensar em retornar, busquei logo na internet se havia casos parecidos e achei informações sobre um possível golpe”, diz ela. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de sua assessoria, informou não atuar sobre casos criminosos. Já a Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) de Salvador disse não ter conhecimento sobre a situação. As reclamações sobre o recebimento de chamadas do tipo só aumentam. No site unknownphone.com, inúmeros usuários denunciam diariamente os números para tentar identificar a origem das ligações. “Recebi uma ligação com esse número e com outro número com essa mesma inicial. A primeira ligação eu não atendi, porém retornei. Quando atenderam, foi uma voz de um computador desejando um ótimo dia e coisas do tipo”, escreveu uma dos internautas, que não se identificou.

Bloqueio das ligações


Por conta do código de área 65, a operadora de telefonia Telecom 65 – com sede no Rio de Janeiro e atuação em diversas cidades, entre elas Salvador – foi apontada como autora das ligações e recebeu diferentes queixas sobre o caso, principalmente de vítimas que estavam sendo importunadas durante a noite e madrugada. De acordo com a ouvidoria da empresa, quem se sentir lesado pode entrar em contato através dos canais de atendimento e pedir o bloqueio do celular para ligações com iniciais 065. Para isso, basta ligar para o número 10365 ou enviar um e-mail para [email protected] e informar o número do seu celular.

CONTINUE LENDO

Nascente do rio São Francisco secou, afirma diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra

  • De Redação
  • 23 Set 2014
  • 18:58h

(Foto: Reprodução)

Em entrevista ao portal G1, Luiz Arthur Castanheira, diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, afirmou que a nascente do Rio São Francisco secou. "Isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando", afirmou ele. De acordo com Castanheira, a situação crítica já é notada faz tempo e é inédita na história do rio, o maior de águas totalmente brasileiras - o São Francisco nascen na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Atlântico entre Alagoas e Sergipe. "Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, disse Castanheira. Com a estiagem, as represas ligadas ao São Francisco já apresentam níveis alarmantes. A Três Marias, primeira barragem construída ao longo do rio, registrou 6% de seu volume útil nesta semana.

Com apoio do vereador Zé Carlos de Jonas, Zé Ribeiro realiza reuniões com lideranças rurais

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Set 2014
  • 16:21h

Zé Ribeiro falando de seus propostas para o meio rural (Foto: Divulgação)

O candidato a deputado estadual pelo PT de Brumado, Zé Ribeiro, que esta fazendo dobradinha com o deputado Waldenor Pereira, acelerou o ritmo da sua campanha, tendo uma atenção especial pelo meio rural. Neste final de semana, Ribeiro fez um verdadeiro “tour” pelo interior do município e visitou várias comunidades. Tendo sempre a companhia do vereador Zé Carlos de Jonas, do assessor do deputado Waldenor Pereira, Zé Luiz Ataíde, da ex-deputada Marizete e do ex-vice-governador Edmundo Pereira,  Zé Ribeiro teve importantes encontros com lideranças, onde ele teve a oportunidade de ouvir as principais reivindicações dos moradores. As comunidades que foram visitadas foram as de: Barreiro Branco I e II, Comunidade do Estoque e região de Itaquaraí, onde vários encontros foram realizados. Segundo o candidato “as reuniões foram muito produtivas, pois as lideranças além de confirmar o apoio, também se prontificaram a multiplicar as propostas, o que para nós foi altamente positivo”. Zé Ribeiro ainda citou que “a partir dessa semana vamos intensificar ainda mais a nossa agenda,  - a qual é feita juntamente com o deputado Waldenor Pereira -, pois temos tido uma receptividade acima das melhores expectativas, o que nos anima ainda mais para dar continuidade ao nosso planejamento eleitoral”. 

Zé Ribeiro sempre esteve acompanhado do vereador Zé Carlos de Jonas, e também de Edmundo e Marizete (Foto: Divulgação)


Brumado: Veja imagens da forte ventania desta segunda-feira (22)

  • Brumado Urgente
  • 23 Set 2014
  • 13:39h

(Foto: Leitor Brumado Urgente)

O número 22 é considerado altamente místico por alguns, já que o numeral teria uma forte representividade holística, sendo que algumas correntes acreditam que ele estaria sempre associado a mensagens transcendentais. Essa segunda-feira foi justamente dia 22, mas não foi simplesmente um 22 de setembro qualquer, já que trouxe consigo a Primavera, a estação mais reverenciada e esperada do ano, que é acompanhada da atmosfera do amor, das flores  desabrochando e da harmonia da natureza. Em Brumado, terra de clima singular, este 22 de setembro foi marcado por uma forte ventania em quase toda a cidade, que assustou alguns e deixou outros que acreditam no sobrenatural atentos, já que até um olho apareceu no céu da cidade (Matéria). Mas não se pode esquecer  das grandes prejudicadas da história, que foram as incansáveis donas de casa, as quais tiveram muito trabalho para tirar a areia e a poeira que invadiu as residências. O Brumado Urgente recebeu várias imagens da ventania, mas uma em especial, mostrou muito boem como foi o fato. As imagens foram  enviadas pelo leitor Anderson Brito. Confira: 

Brumado: Resgate de Cão chama a atenção na Praça da Prefeitura

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Set 2014
  • 12:08h

(Foto: Reprodução Youtube)

Um cãozinho acabou virando o centro das atenções na manhã desta terça-feira (23) na Praça Coronel Zeca Leite, onde várias pessoas se mostraram muito preocupadas com a situação do animal, que entrou numa das fontes luminosas e se agarrou ao sistema de iluminação não querendo sair de forma alguma. Várias mulheres começaram a pedir socorro, tanto que uma tentou tirar o animal, que se mostrou muito irritado, mas não teve sucesso. Foi necessária a intervenção de um funcionário de uma empresa de limpeza pública para tirar o animal de dentro da fonte, sendo que ele parecia muito irritado, latindo e ameaçando morder. Confira as imagens que foram enviadas por um leitor do Brumado Urgente que estava no local e registrou as cenas e nomeou o episódio de: "O Resgate do Cachorro Raiva". Veja:  

Conveniados do CASSI reclamam da falta de cobertura do plano em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Set 2014
  • 11:17h

(Divulgação)

Cassi é a sigla para Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, e é uma empresa de autogestão voltada à administração do plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil. A Cassi oferece planos do tipo ambulatorial (cobre consultas e exames) + hospitalar com obstetrícia (cobre internações e partos) aos funcionários, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. A Cassi possui uma rede credenciada de mais de 21 mil profissionais da saúde, 12 mil clínicas, 3 mil laboratórios e 2 mil hospitais em todos os estados do Brasil, mas, mesmo como toda essa estrutura, que é considerada uma das melhores, os brumadenses conveniados do referido plano se dizem desamparados em sua cidade, já que, não existe nenhuma clínica médica que faz internamento que esteja aceitando o Cassi no município. Segundo o contabilista Lúcio Cruz, que é há muito tempo conveniado do plano “o que está havendo é um total desrespeito aos conveniados, pois, atualmente, ficamos totalmente descobertos em Brumado, já que a única clínica que estava atendendo, suspendeu esse atendimento”. Questionado sobre os motivos ele explicou que “há cerca de dez anos atrás, em Brumado, tinham 2 clínicas (São Lucas e Somepe) que atendiam pelo Cassi, mas, agora, a situação mudou totalmente, porque, primeiramente uma já não existe mais e, há cerca de 90 dias, suspendeu o atendimento sem dar maiores explicações, tanto que esses dias fui solicitar uma consulta e não tive sucesso”. E finalizou desabafando que “isso é um absurdo, pois tive que me deslocar para Vitória da Conquista, tendo gastos extras, o que irá acabar acontecendo com todos os associados locais. Então fica o questionamento de que como um dos melhores planos de saúde do país não tem uma clínica conveniada em Brumado?”. Uma outra conveniada do Cassi entrou em contato com 0800 da empresa e foi informada que o atendimento estaria sendo feito na Clínica São Lucas, a qual já foi desativada há muitos anos, o que só aumentou a insatisfação, já que não foi dada nenhuma outra explicação, além do que o sistema público de sáude poderá ter um aumento no atendimento. 

Presidente do PT de Brumado exalta carreata de Rui Costa e destaca empenho do prefeito Aguiberto

  • De Redação
  • 23 Set 2014
  • 09:40h

O presidente do PT, Fredinho ao lado do candidato ao senado Otto Alencar (Foto: Divulgação)

“Superou todas as expectativas”. Assim o Presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, Fredinho, definiu o sentimento em relação à carreata da chapa majoritária do PT ocorrida em Brumado na última quarta-feira (17/09). Fredinho, que acompanhou a Caravana de Rui Costa em Brumado, Ibitira e Ibiassucê na semana passada, ressaltou que tanto os candidatos ao governo e ao Senado (Otto Alencar), como a equipe de coordenação da campanha ficaram surpresos com a dimensão do evento e com a receptividade do povo de Brumado. “Rui, Otto, Leão e os organizadores sabiam que Brumado os receberia bem, mas foi um clima de festa, praticamente uma micareta no meio da semana, porque numa tarde ensolarada de uma quarta-feira o evento superou as expectativas, até o pessoal de Salvador telefonou para comentar isso”. Na avaliação do Presidente do PT de Brumado, o empenho do prefeito anfitrião, Aguiberto Lima Dias (SDD), foi essencial para o sucesso do evento. “Rui é candidato por uma coligação ampla, com partidos como o PSD, PP, PDT e PCdoB, entre outros. Todos eles têm dado uma contribuição significativa nessa campanha. Em Brumado, as lideranças do PT tem se empenhado em cumprir essas tarefas, e estamos fazendo a nossa parte, mas em especial é preciso destacar que o prefeito Aguiberto tem sido aliado desde o primeiro momento e se empenhou para o evento ter a magnitude que teve. Agora esperamos continuar tocando a campanha com a mesma energia”, destacou o petista.

Para o presidente do PT de Brumado, a carreata superou as expectativas e comprovou o empenho do prefeito Aguiberto Lima Dias (Foto: Divulgação)

Notícia sobre falência se espalha por redes sociais, mas UNIMED diz ser sólida e em ampla expansão

  • Blog do Anderson
  • 23 Set 2014
  • 09:24h

(Foto: Blog do Anderson)

Uma série de boatos tem sido divulgados em redes sociais sobre a falência do Plano de Saúde da Unimed do Sudoeste. Preocupados, diversos associados à Unimed entraram em contato com o Blog do Anderson para saber sobre o assunto. Na manhã desta segunda-feira (22) a instituição lançou uma nota lamentando a ação que não passa de boatos. Confira a nota a seguir. “A Direção da Unimed do Sudoeste, em respeito aos contratantes, vem a público esclarecer que a notícia veiculada nas redes sociais do encerramento de suas atividades não passa de um boato desarrazoado e sem nenhum fundamento. Com 25 anos de funcionamento na região, a Unimed do Sudoeste é uma operadora sólida e em ampla expansão. Integrante do maior sistema cooperativo de saúde do país e líder do segmento no âmbito da saúde suplementar, a Unimed do Sudoeste, seguindo uma tendência do sistema, acaba de inaugurar mais um serviço próprio em Vitória da Conquista (Núcleo de Saúde). Os 20 milhões de clientes Unimed em todo o Brasil contam com mais de 110 mil médicos ativos, 107 hospitais próprios e 11 hospitais dia, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos. 

PORTANTO, ASSEGURAMOS AOS NOSSOS CONTRATANTES QUE A NOTÍCIA VEICULADA É MENTIROSA E DIFAMATÓRIA, RAZÃO PELA QUAL NÃO É MERECEDORA DE NENHUMA CREDIBILIDADE. O departamento jurídico da operadora já foi acionado para adotar as providências legais cabíveis para que o responsável pelo crime seja punido de forma exemplar. Para maiores informações sobre a regularidade da Unimed do Sudoeste acesse o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar [clique aqui e digite o número de registro da operadora – 35.037-1]. Por fim, gostaríamos de reafirmar, neste ato, nosso compromisso, principalmente, social firmado com a população regional e, acima de tudo, com todos os nossos clientes, fornecedores, colaboradores e demais parceiros comerciais”.

CONTINUE LENDO

Miss Brasil 2014: Beleza da mulher baiana será representada pela Miss Caetité

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Set 2014
  • 08:29h

A caetiteense Anne Lima irá representar a Bahia no Miss Brasil 2014 (Foto: Reprodução)

Segundo os especialistas em beleza feminina a região sudoeste da Bahia foi uma das mais agraciadas nesse sentido, já que em todas as cidades que compõe esse eixo é facilmente notável a graça e o encanto das mulheres. Essa beleza, agora, participará da Edição 2014 do Miss Brasil, já que a caetiteense Anne Lima, que venceu o Miss Bahia 2014, irá representar a Bahia no concurso que elegerá a mulher mais linda do Brasil. Muito animada a representante da “Boa Terra” está muito confiante na vitória, já que sua beleza é singular e vem representar com muita fidelidade o encanto da mulher brasileira. Ele que tem 20 anos de idade concorrerá com outras 27 candidatas dos outros estados. A votação acontecerá pela Internet, por meio da página oficial do concurso. O Brumado Urgente está na torcida por Anne Lima e lhe deseja toda a sorte nessa disputa. 

Brumado: A ENSF realizou a 39a Feira de Ciências

  • Laércio de Morais / Barra Urgente
  • 23 Set 2014
  • 08:18h

Foto: Laércio de Morais

Totalmente contextualizada aos novos padrões da escola moderna, a ENSF – Escola Nossa Senhora de Fátima, realizou durante os dias 18 e 19 deste mês na Praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura), a 39ª feira de ciências e iniciação científica, que contou com a participação maciça de todo o alunato e professores da entidade, que como sempre deram um show à parte, com estandes muito bem ornamentados, que abordaram as mais variadas temáticas, a praça ficou lotada tanto de pais, que vieram prestigiar os filhos que participavam do evento, quanto de populares interessados em conhecer os estandes montados pelos grupos de alunos e professores, como também de populares que estavam interessados em conhecer a metodologia vanguardista desenvolvida pela ENSF.

 

A diretora da ENSF, educadora Maria José de Meirelles 
(Foto: Laércio de Morais)

 

A diretora da ENSF, a educadora Maria José Ramalho de Meirelles falou ao Brumado Urgente sobre a importância da realização da 39ª feira de ciência da Escola Nossa Senhora de Fátima. ‘A feira de ciências e iniciação científica é um evento importantíssimo na grade curricular da escola, pois, quebramos paradigmas, o nosso aluno deixa as quatro paredes da sala de aula, e vem para praça pública interagir com a sociedade, e essa vinda à praça pública, consideramos de fundamental importância para crescimento de nossos discentes, não só academicamente, mas, um crescimento para à vida e para a sociedade como um todo’.  Ressaltou a educadora.


Ibama autoriza construção do Porto Sul da Bahia

  • André Borges | EC
  • 23 Set 2014
  • 07:46h

Detalhe do projeto de atracadouro no Porto Sul de Ilhéus (Imagem: Reprodução)

Depois de quatro anos de espera, saiu a licença de instalação do Porto Sul da Bahia, um complexo de R$ 5,6 bilhões previsto para ser erguido em Ilhéus. A autorização, que libera o início efetivo das obras, foi assinada na última sexta-feira, 19. Trata-se do maior projeto portuário previsto em todo o País. As obras serão tocadas pelo governo da Bahia. Também há previsão de construção de um terminal privado, pela mineradora Bamim, que retira minério de ferro da região de Caetité. Nos quatro anos de processo ambiental, o projeto polêmico chegou a ter seu local alterado por causa de impactos ambientais. Nesse período, o próprio Ibama chegou a reter o licenciamento. O Porto Sul será construído numa área de 1.865 hectares, na praia deserta de Aritaguá, a apenas 15 quilômetros de distância do atual Porto de Ilhéus. O governo federal acompanhava com apreensão o processo porque o cais é o ponto de chegada da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), obra da Valec de R$ 4,3 bilhões, em construção na Bahia. O complexo será formado pelo Terminal de Utilização Privada (TUP) da Bahia e pelo TUP da Bahia Mineração (Bamin). A estimativa é operar 100 milhões de toneladas anuais até o 25º ano de funcionamento.

Paulo Souto: 'O PT é um exterminador de emprego'

  • Política Livre
  • 23 Set 2014
  • 07:35h

(Foto: Reprodução)

“O governo do PT é um exterminador de empregos”, disse o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, em Cruz das Almas, na noite de ontem (22), reagindo à notícia do fechamento de novas fábricas na Bahia, dessa vez da Penalty, em Itabuna e Mutuípe, com previsão de demitir cerca de mil funcionários. “Fábricas que trouxemos para a Bahia com tanto esforço estão indo embora, sem que haja uma reação da atual administração. Isso precisa mudar”, afirmou, ao lado dos companheiros de chapa, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador).De acordo com Souto, caso eleito, a política de atração de empresas para a Bahia será retomada, descentralizando o desenvolvimento e ajudando a diminuir as desigualdades regionais existentes no estado. “Os empresários precisam voltar a perceber que existe aqui um ambiente saudável para seus negócios. Mas esse é um governo que deu as costas às empresas e, portanto, também para os trabalhadores, que estão perdendo seus empregos”, criticou o democrata.Paulo Souto lembrou que a Bahia, na sua gestão, era a sexta maior economia do país, enquanto, hoje, ocupa a oitava posição, tendo sido ultrapassada por Santa Catarina e Distrito Federal, que só tem uma cidade, Brasília. “O PT anuncia a chegada de uma indústria e deixa fechar cinco. A mesma situação ocorre na saúde, com hospitais sendo fechados no interior por falta de apoio desse governo insensível que aí está”, disse, ao lado dos candidatos José Carlos Aleluia, Antonio Imbassahy e Lúcio Vieira Lima, a deputado federal, e Edson Ribeiro e Pedro Tavares, a deputado estadual.