Aracatu: Moradores do meio rural atingidos por chuva de granizo clamam por ajuda

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 25 Set 2014
  • 10:10h

Em alguns locais as casas foram totalmente destruídas pela forte ventania e pelas pedras de granizo (Reprodução)

A forte ventania, que foi acompanhada de uma chuva de granizo, que atingiu várias comunidades do meio rural de Aracatu, trouxe com ela, medo e muitos prejuízos, já que em alguns locais como na região da Serra Negra, várias residências foram destruídas pelo fenômeno natural, totalmente atípico na região. O Brumado Urgente falou nesta quarta-feira (24) com alguns moradores das localidades de Piabanha e Cacimbas, umas dos mais atingidas, os quais que relataram que “parecia um filme de ficção, porque o tamanho das pedras de granizo que caiam do céu era de assustar” e ainda descreveram que “pelo que sabemos isso nunca aconteceu por aqui”. Eles aproveitaram para pedir ajuda para reconstruir suas residências dizendo que “em alguns locais a destruição foi completa, casas foram totalmente devastadas e os moradores estão totalmente desamparados, por isso precisamos da ajuda”. Para contribuir com a reconstrução das comunidades atingidas entrar em contato com o telefone: (77) 3446-2062. 

Caetité: jovem é vítima de latrocínio na zona rural

  • Informações do Sudoeste Bahia
  • 25 Set 2014
  • 09:28h

(Foto: Sudoeste Bahia)

Um Jovem foi vítima de latrocínio no final da tarde desta quarta-feira, dia 24 de setembro na localidade de Lagoa Azul, região de Santa Luzia, zona rural de Caetité. De acordo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, dois adolescentes trafegavam em duas motocicletas pela vicinal que dá acesso a localidade, quando foram abordados por dois elementos, que de arma em punho anunciaram o assalto. A polícia acredita que o menor se assustou e tentou fugir, sendo baleado pela dupla, vindo a colidir com uma estaca, tendo morte instantânea. O outro menor entregou a motocicleta saindo sem ferimentos. O delegado titular Dr Clécio Magalhães e o Coordenador do Serviço de Investigações Alves, juntamente com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e a Polícia  Militar estiveram no local realizando o levantamento cadavérico. As investigações estão em andamento. O crime chocou a comunidade caetiteense.

Ataques ao PT marcam última caminhada liderada por Eduardo Vasconcelos

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 25 Set 2014
  • 09:00h

O evento foi marcado por duras críticas ao PT (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O grupo liderado pelo candidato a vice-governador na chapa do PSB, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, realizou na noite desta quarta-feira (24), no Bairro Jardim Brasil. Saindo da Praça Hélio Contrim, Eduardo, acompanhado do deputado Domingos Leonelli, lideraram o grupo que caminhou por várias ruas do bairro, que “aportou” na Praça do Sindicato, onde foram feitas vários pronunciamentos. Diferente de caminhadas anteriores, o tom dos discursos foi altamente ácido, carregados de ataques ao Partido dos Trabalhadores. O candidato a deputado estadual Emanuel Araújo, que foi muito aplaudido durante sua fala, se disse vítima de perseguição direta por parte de Rui Costa, que, segundo ele, entrou com um processo para fechar a Rádio Alternativa, da qual ele é o presidente da fundação que rege o veículo de comunicação. “Manelão está incomodando tanto que eles tiveram que apelar e querer tirar a rádio Alternativa do ar, mas a rádio é do povo de Brumado, que saberá dar a resposta à altura”, esbravejou o candidato durante sua fala. Eduardo Vasconcelos finalizou os pronunciamentos e também não poupou críticas aos petistas, os quais, segundo ele “estão carregados com a manha da corrupção”. No final ele conclamou os presentes a votar em Lídice da Mata e em Marina Silva e aproveitou para agradecer a todos e anunciar a carreata que será realizada no dia 04 de outubro, a qual fechará os eventos eleitorais do PSB de Brumado.  

Eduardo liderou a caminhada pelas ruas do Bairro Jardim Brasil (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Lula diz que também ‘ama’ Marisa, mas eleição não é amor

  • Carla Araújo e Valmar Hupsel Filho, Agência Estado
  • 25 Set 2014
  • 07:47h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira, 24,, durante comício em Santo André, no Grande ABC (SP), que ouviu hoje de um eleitor que a candidata Marina Silva (PSB) o ama e retrucou: “Eu disse que também amo a Marina, mas eleição não é questão de amor, se não eu escolhia a Marisa”. O ex-presidente voltou a dizer que escolheu como sucessora a atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), por ela ser a mais preparada. Ele disse que Dilma era a “mais competente” e “mais preparada” para o cargo. Lula disse ainda que eleição para presidente “não é brincadeira” e “nem um teste”. Durante o discurso, Lula voltou a criticar a imprensa e disse que leu livros a respeito de ex-presidentes recentemente e percebeu que todos também sofriam com ataques da imprensa. “Eu estou lendo muito”, afirmou. Segundo o ex-presidente, ele leu as histórias de Roosevelt, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Gourlart.

Paulo Souto tem 43%, Rui Costa 27%, e Lídice 7%, aponta Ibope

  • De Redação
  • 25 Set 2014
  • 06:51h

(Reprodução)

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo da Bahia: Paulo Souto (DEM): 43%; Rui Costa (PT): 27%; Lídice da Mata (PSB): 7%; Da Luz (PRTB): 0%; Renata Mallet (PSTU): 1%; Marcos Mendes (PSOL): 1%; Brancos e nulos: 10% e Indecisos: 11%. No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 6 e 9 de setembro, Paulo Souto tinha 46%, seguido por Rui Costa (24%) e Lídice da Mata (6%). A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 23 de setembro de 2014. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 83 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Pastor Behnam Irani pode ser condenado à morte no Irã

  • Da Redação
  • 25 Set 2014
  • 06:48h

(Foto: Reprodução)

O pastor iraniano Behnam Irani, 43 anos, está enfrentando diversos problemas na prisão, incluindo de saúde. Ele foi preso em 2006 e condenado em 2011 a seis anos de prisão em Ghezal Hesar, na cidade de Karaj, por estar pregando o Evangelho. Em junho deste ano Irani foi levado a um centro de detenção do Ministério da Inteligência e Segurança Nacional do Irã, ali ele passou por cinco interrogatórios tendo quatro horas de duração cada um. A justiça local incluiu 18 novas acusações contra ele, incluindo a de “Mofsed-e-filarz”, que quer dizer “espalhar a corrupção na Terra”, um crime que pode levá-lo à pena de morte. Esse tipo de acusação foi muito utilizada durante os primeiros dias da revolução iraniana e já levou muitos “inimigos do Estado” à morte. Além de Irani, outros dois pastores da igreja evangélica em Karaj foram condenados por este crime: Matthias Haghnejad e Silas Rabbani. Acredita-se que os três homens tenham sido forçados a confessar as acuações de espionagem. Irani se tornou cristão em 1992 e foi ordenado a pastor dez anos mais tarde passando a pastorear a igreja em Karaj até que foi preso. Casado com Kristina, uma cristã armênia, o iraniano é pai de dois filhos: Rebecca, de 11 anos, e Adriel, de 5. O ministério Portas Abertas tem acompanhado o caso de Behnam Irani e tem pedido para que os cristãos brasileiros aceitem o desafio de escrever cartas de encorajamento para ele e seus dois amigos pastores. Os textos serão entregues na prisão para que eles saibam que não foram esquecidos pelos seus irmãos de fé.

Márcio Moreira agradece empenho de Aguiberto e de João Bonfim para calçamento do Olhos d'Água

  • Brumado Urgente
  • 24 Set 2014
  • 18:19h

(Foto:CMBrumado)

A atual situação das ruas do Bairro Olhos d’Água é um dos maiores problemas estruturais da cidade de Brumado, mas, para o vereador Márcio Moreira, ele está prestes a ser resolvido, já que, segundo ele “as obras devem ser iniciadas no próximo dia 29”. Ele foi ouvido pelo Brumado Urgente na tarde desta quarta-feira (24) e fez questão de citar que “eu falo primeiramente como morador do bairro, já que moro aqui há muitos anos”. Moreira ainda destacou que “então, primeiro como morador e, depois, como vereador, quero agradecer o empenho do prefeito Aguiberto e do ex-deputado João Bonfim em atender os apelos dos moradores dos Olhos d’Água e resolver esse sério problema do calçamento das ruas do bairro, inclusive da rua principal que circunda a praça”. E finalizou dizendo que “realmente temos que reconhecer os esforços de ambos, que mostraram mais uma vez o compromisso com o nosso município. No caso de João Bonfim (que não é mais deputado) estamos ainda colhendo os frutos de suas ações”. 

Fiol: Navio com o segundo lote de trilhos chegou no Porto de Ilhéus

  • Da Redação
  • 24 Set 2014
  • 17:22h

Operação de desembarca dos trilhos deve durar 48 horas | Divulgação | Amanda Oliveira | GOVBA

Um navio com o segundo lote com trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegou nesta quarta-feira, 24, no Porto de Ilhéus, no sul da Bahia. São 6.616 peças que saíram de barco do Puerto de Gijón, na Espanha, para o interior baiano. A previsão é que a operação de desembarque do material seja concluído em 48 horas. Até abril de 2015, a Espanha deve enviar 53 mil toneladas de trilhos para a Fiol, que também vai trazer 93 toneladas da China. A Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão, ligando Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul de Ilhéus. A ferrovia deve começar a funcionar em 2016, de acordo com o governo baiano. A obra é estimada em R$ 6 bilhões.

Funcionário da Uefs morre ao tentar recuperar carro roubado

  • Da Redação
  • 24 Set 2014
  • 16:25h

Frame do vídeo mostra quando Pedro encosta a moto no carro roubado numa sinaleira e é baleado (Reprodução: Youtube)

O funcionário público da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Pedro Iago de Oliveira, 22 anos, foi morto por bandidos que teriam roubado seu carro depois de persegui-los numa motocicleta. Pedro estava numa academia quando soube que seu automóvel havia sido levado por ladrões. Junto com um amigo, ele perseguiu o grupo e parou a moto ao lado do veículo onde estariam os assaltantes. Ao tentar abrir a porta do veículo, Pedro é baleado. Ele foi socorrido, mas morreu no hospital. Uma câmera de vigilância flagrou o momento Pedro leva o tiro, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O crime aconteceu na segunda-feira, 22, mas até esta quarta-feira, 24, ninguém havia sido preso. A polícia também não conseguiu identificar Os suspeitos ainda. O vídeo foi publicado na conta de um programa no Youtube e já tinha sido visto, na tarde desta quarta, quase 30 mim vezes. Veja:

Digna de Aplausos: Baiana é finalista em concurso de Harvard

  • Alean Rodrigues | Sucursal Feira de Santana
  • 24 Set 2014
  • 16:12h

Com os pais, Geórgia Gabriela comemora seleção do projeto que visa combate à endometriose (Luiz Tito | Ag. A TARDE)

"Eu já quebrei paradigmas, pois sou negra, nordestina e de uma cidade do interior. Mesmo assim consegui ficar entre os finalistas desse concurso fora do meu país. Para mim, já é uma vitória". A frase é da jovem de Feira de Santana (a 109 km da capital) Geórgia Gabriela da Silva Sampaio, 18, que participa de um concurso da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, junto com estudantes do mundo todo. Foram 40 trabalhos inscritos,  16 do Brasil, sendo o dela o único da Bahia. Uma votação na internet escolheu os 15 melhores trabalhos como finalistas, o de Geórgia foi o quinto mais votado. "Foi difícil chegar até aqui, pois os trabalhos podem ser feitos em grupo ou individualmente. Estou concorrendo com alguns grupos e isso não deixa de ser um ponto a menos para mim, que estou sozinha. Mas creio que chego lá", diz a estudante.Geórgia sonha  cursar engenharia em uma universidade no exterior. O trabalho selecionado para o concurso é a criação de um kit para diagnosticar de forma rápida e barata a endometriose, doença que atinge nada menos que seis milhões de mulheres no Brasil e 170 milhões no mundo. A ideia surgiu com a experiência obtida com uma tia, que passou pelo problema."Comecei a pesquisar e notei que a falta de um diagnostico precoce é que aumenta o risco da doença e de outros estágios dela. Como o sintoma principal é a dor durante a menstruação, as mulheres passam muito tempo sem procurar tratamento", disse. "A média de atraso na busca de tratamento é sete anos. Enquanto isso, a endometriose avança e pode atingir outros órgãos. O tratamento e o diagnóstico são muito caros", explica. De família humilde, a estudante conta que desenvolveu o trabalho pensando nas pessoas com menor poder aquisitivo. Dessa forma, investiu num kit que pudesse ser barato e acessível aos serviços públicos.

Incrível: Cidade com 11 mil habitantes licita construção de 38 cemitérios

  • De Redação
  • 24 Set 2014
  • 16:03h

(Foto: Reprodução)

Um fato curioso despertou a atenção e indignação da população da cidade de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, Sul do Piauí. Ao descobrir que a prefeitura abriu uma licitação para construir 38 cemitérios, os moradores avaliaram ser desnecessário o gasto de quase R$ 1 milhão, valor previsto no edital. Levando em consideração os 11,7 mil habitantes, a cidade teria em média um cemitério para cada grupo de 300 pessoas. Enquanto isso, a capital Teresina que possui quase 830 mil habitantes dispõe de apenas 20 cemitérios. A licitação chamou a atenção do Ministério Público que solicitou a suspensão do processo. Pimenteiras registra por ano uma média de 124 mortes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com pouco mais de 3,1 mil domicílios, a cidade tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), renda per capita de R$ 3,3 mil e um dos menores Fundos de Participação dos Municípios (FPM), R$ 529 mil por mês.

Jovem esfaqueada 8 vezes quer marido solto: 'a culpa foi minha'

  • A10
  • 24 Set 2014
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

A jovem Vanessa Lima, de 22 anos, sofreu uma tentativa de homicídio no último dia 3 de agosto. Moradora da cidade de Tarauacá, no interior do Acre, ela foi esfaqueada pelo marido, com quem vivia desde os 13 anos, enquanto tomava banho. Ele foi preso pela polícia e, agora, ela pede que o agressor e pai dos seus filhos seja solto. Segundo Vanessa, a agressão só aconteceu porque ela "deu motivo". "Eu me sinto culpada. Vou falar a verdade, se eu não tivesse dado motivos, ia pedir justiça, mas eu dei. Eu saía de casa, abandonava minhas filhas e voltava dias depois. Fui muito influenciada por amigos que diziam que a vida de solteiro era muito boa e eu acreditava nisso", disse em entrevista ao G1 Acre. Vanessa tem dois filhos com o marido. O casal tem uma menina de 4 anos e outra de 7. Em depoimento à polícia, Vanessa contou que se reconciliou com o marido três semanas após o crime. Ela disse ainda que só denunciou o marido porque no dia do crime estava "com muita raiva e não conseguia enxergar nada".

Prefeitura de Brumado realizará inauguração de praça nesta quinta-feira (25)

  • Ascom | PMB
  • 24 Set 2014
  • 10:32h

(Foto: Divulgação)

A Administração "Por Uma Cidade Cada Vez Melhor!” dando prosseguimento as ações que ofereçam uma cidade confortável e mais humana aos seus habitantes realizará nesta quinta feira (25), ás 19hs00, a inauguração da Praça Edmundo Dantas Coelho, na Avenida Osvaldo M. de Souza em frente á Escola Élcio José Trigueiro no Bairro São José (antiga Urbis 1). A Praça Edmundo Dantas Coelho assim denominada, é uma homenagem “Post Mortem”, a uma dos mais antigos moradores daquele bairro e, ao qual, os moradores fazem questão de prestar uma homenagem. A praça está localizada em uma área, que há muito a população cobrava a sua urbanização. A área com seu aspecto de abandono servia para a concentração de desocupados e de animais vadios inclusive, ameaçando a segurança do local. O prefeito Aguiberto Lima Dias, sensibilizou-se diante dos apelos dos moradores e reconhecendo a necessidade em transformar a área em ponto de lazer devolvendo aos moradores segurança e conforto.

Em reta final da campanha, Eduardo e Leonelli realizarão caminhada no Jardim Brasil hoje (24)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 24 Set 2014
  • 10:08h

Eduardo Vasconcelos e Domingos Leonelli (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Chegou a hora da reta final da campanha eleitoral de 2014, onde os candidatos procurarão se esforçar ao máximo para conquistar o eleitorado. Neste contexto o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, companheiro de Lídice da Mata na chapa majoritária do PSB, é um dos mais ativos, já que tem que se desdobrar para cumprir uma agenda muito movimentada, que vai de entrevistas às grandes redes de TV da Bahia, compromissos ao lado de Lídice da Mata, além das tradicionais caminhadas em diversos bairros de Brumado. Nesta quarta-feira (24), Eduardo, juntamente com o candidato a deputado federal Domingos Leonelli, acompanhados de outros candidatos e lideranças locais e regionais realizarão uma caminhada e um minicomício no Bairro Jardim Brasil. A concentração acontecerá às 19 horas na Praça Hélio Cotrim (Praça do Fogo) e a caminhada seguirá pelas principais ruas do bairro em destino à Praça do Sindicato, onde acontecerão diversos pronunciamentos. Eduardo não esconde a sua animação e confiança neste momento decisivo da campanha, por isso vai intensificar ao máximo os seus esforços na busca da conquista do eleitorado de Brumado e região. 

Brumado: Candidatos a deputados vão acelerar a 'corrida maluca' para conquistar os 60% de indecisos

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 24 Set 2014
  • 08:56h

(Composição: Brumado Urgente)

A treze dias para as eleições, uma pesquisa feita pelo instituto Babesp mostra que 60,15% dos baianos não sabem em quem votará para deputado estadual. O cenário é parecido quando o assunto é a escolha para deputado federal, onde 67,70% ainda não decidiram seu voto. Em Brumado, o índice estaria dentro desta estatística, o que irá provocar uma verdadeira “corrida maluca” dos candidatos a deputado estadual e federal nesta “hora final” para convencer os indecisos, que, ao que tudo indica, parecem “osso duro de roer”. A indecisão estaria sendo causada por um volume muito grande de candidatos, muitos deles que, pouco, ou quase nunca  aparecem no município, mas que, mesmo assim, “arregalam” os olhos sobre eleitorado brumadense. Outro fator que têm feitos os brumadenses se manterem distantes da campanha é o “Bloco do Juntos & Misturados”, ou seja, não há uma linha de fidelidade, “tá todo mundo no mesmo barco”, sendo que, alguns políticos representativos da cidade resolveram fazer escolhas pessoais, se alinhando a rivais históricos, o que aumentou ainda mais a confusão nos “neurônios” do eleitorado. Existem casos que o candidato a estadual de alguns líderes políticos locais é forte aliado de Paulo Souto e ferrenho crítico da gestão de Jaques Wagner, mas o federal, em contrapartida, já é um grande aliado; já o senador é novamente tenaz adversário do PT e, pra finalizar, a majoritária não é nem de um e nem de outro. É bem possível que esse “vale tudo” deixe mesmo a cabeça do eleitorado toda confusa, mas, nesta reta final, a projeção é que a confusão se dissipe e todos façam as suas escolhas e esse índice de 60% de indecisão tenha uma queda vertiginosa.  Caso isso não aconteça vai ter muito candidato que gastou saliva, raspou os bolsos para se eleger, mas, os seus esforços terão sido em vão, o que comprovaria uma tese de que as sucessivas ondas de corrupção generalizada em todas as escalas do poder criaram mesmo um ceticismo nos eleitores que estariam com ojeriza da classe política.