Jequié: Operário cai de andaime ao levar choque durante obra e morre

  • 10 Abr 2015
  • 17:20h

(Foto: Reprodução)

Um operário caiu de um andaime após sofrer um choque elétrico, na tarde desta quinta-feira (9/4), enquanto fazia reparos num telhado de um posto de combustíveis, Posto Curvelo, no bairro Cidade Nova, em Jequié. De acordo com a Polícia Militar, que esteve no local, a vítima, que atuava como serralheiro, Erisvaldo Eloy dos Santos, 54 anos, caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros, batendo com a cabeça sobre o solo. Uma equipe do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros esteve no local, mas ao chegar no estabelecimento Erisvaldo já estava sem sinais vitais. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié. As causas do episódio serão apuradas. Informações do blog Marcos Frahm.

Agachamento completo. Fazer ou não fazer? Eis a questão.

  • Vitor Cotrim
  • 10 Abr 2015
  • 15:42h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Existe um conceito entre professores de educação física, atletas e praticantes de musculação que o agachamento é o exercício mais potente para o desenvolvimento dos membros inferiores. Porem há uma discordância entre alguns profissionais quando se fala em agachamento completo, onde o praticante ultrapassa os 90º defendidos ferrenhamente por alguns profissionais, acreditando que ultrapassar os 90º estariam induzindo seus alunos a lesões no joelho. Entretanto, estudos comprovam que o agachamento completo desde que se respeite as particularidades de cada indivíduo e se mantenha o equilíbrio pélvico, preservando as curvaturas anatômicas e fisiológicas da coluna vertebral, pode e deve ser executado, mas sempre sobre supervisão de um professor de educação física experiente, capaz de detectar até que ponto seu aluno deve descer, e é prudente que para uma maior amplitude do movimento se reduza a quantidade de peso. E não devemos nos preocupar apenas com os joelhos, pois, a parede abdominal e a musculatura lombar bem fortalecidas auxiliarão na postura correta durante o exercício.

Para sua segurança procure sempre por um profissional de Educação física. 

Weliton Lopes comemora liberação de recursos para construção do Parque da Cidade em Brumado

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 10 Abr 2015
  • 13:47h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A conquista dos frutos de um trabalho que é realizado com empenho e determinação é com certeza uma das maiores satisfações. Essa alegria está sendo vivida pelo vereador Weliton Lopes que foi informado através do Ofício n° 377/2015/SR da Caixa Econômica Superintendência Regional Sudoeste da Bahia da liberação dos recursos para construção do parque da Cidade em Brumado. O Parque da Cidade foi objeto de proposição do parlamentar que solicitou do executivo municipal a construção de uma área de lazer para as famílias brumadenses, local este onde poderiam contar com equipamentos específicos para realização de diversas atividades e também de uma ampla área verde. Segundo o ofício foi celebrado o contrato de repasse entre o Ministério do Turismo e o Município estando disponibilizado o valor de R$ 1.940.250,00 (um milhão, novecentos e quarenta mil, duzentos e cinqüenta reais), tendo a contrapartida de 2,99% do valor do empreendimento, correspondendo ao valor de R$ 59.750,00 (cinqüenta e nove mil, setecentos e cinqüenta reais) da Prefeitura Municipal de Brumado.   “Estamos extremamente felizes com essa notícia, pois a construção do Parque da Cidade é uma obra de grande relevância para a cidade, já que oferecerá um local aprazível para as famílias. Hoje vivemos um tempo em que o trabalho, a vida corrida, os estudos e as outras diversas atividades que temos que desempenhar acaba por nos impossibilitar o desfrute de momentos de prazer e com certeza esse local oportunizará esse desfrute”, pontuou Weliton. “Agradecemos ao prefeito Aguiberto Lima Dias e ao deputado federal Arivelton Santana que tem direcionado todas sua atenção para nossa cidade, buscando a liberação de emendas para a concretização de obras tão importantes como essa do parque da Cidade”, finalizou o parlamentar. 

(Reprodução)

Brumado: Policial civil reage a assalto e faz dupla de bandidos fugir aos berros de 'sujou, sujou'

  • Brumado Urgente
  • 10 Abr 2015
  • 12:05h

(Foto: Reprodução Google Maps)

Um policial civil que é lotado em Brumado decidiu não ser mais uma vítima dos assaltantes e acabou indo “contra a maré” e reagindo a um assalto e colocou os bandidos para correr. O fato aconteceu por volta das 21h20m na Av. Centenário, onde ele estava com sua esposa e ao ser abordado por dois assaltantes em um moto que deram voz de assalto e pareciam estar com arma na cintura, disparou “segura que lá vai bala” e, em seguida, deu uma voadora, ao melhor estilo Bruce Lee nas costas do garupa que gritou “sujou, sujou”. Com medo de levar bala, a dupla acelerou e fugiu do local. O policial acabou tendo uma distensão na perna, devido ao seu golpe acrobático. Mas no fundo ele levou sorte, porque os bandidos, com medo, fugiram, diferente de outros casos que vêm acontecendo no Brasil a fora, onde, ao reagir, policiais acabaram mortos em confronto com os bandidos, que sempre estão em maior número. Especialistas em segurança pública aconselham a nunca se reagir a um assalto, pois os bandidos, na hora do assalto, estão sempre com a adrenalina em alta e dispostos a tudo, perdendo completamente a noção das consequências.  

Brumadenses disparam críticas ferrenhas contra a SMTT

  • Brumado Urgente
  • 10 Abr 2015
  • 11:07h

A construção da barreira (balizador) na Rua Euclides da Cunha despertou a

As últimas ações da SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes despertou a “cólera” de milhares de brumadenses que não “engoliram” as mudanças e começaram a “esbravejar” de forma iracunda contra o órgão e o seu comandante. As redes sociais foram invadidas por comentários cheios de acidez que revelam um descontentamento geral. O clímax da insatisfação eclodiu com a instalação de um balizador na Rua Euclides da Cunha, que para muitos foi um ato de tamanha insanidade, que vem revelar uma mentalidade retrógada e insensível do órgão. O Brumado Urgente recebeu inúmeras opiniões de seus leitores, sendo que algumas são “impublicáveis”, mas algumas vêm comprovar o alto grau de insatisfação com o SMTT, que se defende alegando que o grande objetivo das mudanças é salvar vidas, o que é interpretado de forma contrária pela grande maioria das pessoas. Confira alguns comentários sobre a questão:


“Este órgão é uma vergonha, dirigido por uma pessoa sem capacidade alguma, agora mostrando um absurdo com esta barreira quando em outros pontos que precisa de cuidados urgentes, o transito continua uma bagunça que parece proposital e o interesse único seria multar para arrecadar”, Vladimir Diniz.

“Sinceramente este povo que organiza o trânsito de Brumado está com o juízo em perfeito estado? Ora eles estão preocupados com veículos e esqueceram que uma criança pode descer aquela via de bicicleta e chocar naquela barreira e até perder a vida. Mais é muita falta de sensibilidade com tamanha falta de criatividade, parece que estamos vivendo na época medieval aonde se construía as muralhas para proteger dos inimigos, moro nesta cidade desde que nasci e o índice de acidentes naquela localidade é baixo em relação a outros pontos, O povo precisa se educar e adequar as normas e não de barreiras”, Autamir Araújo.

“Sinalização aqui em Brumado está uma palhaçada ... em vez de melhorar está ficando uma bagunça ! . . .”, Maria Aparecida Gomes Cerqueira. 

Luiz Argôlo é preso na Operação A Origem

  • 10 Abr 2015
  • 10:14h

(Foto: Lúcio Bernardo Jr / Câmara dos Deputados)

Sete pessoas foram presas na Operação A Origem, deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (10). Entre elas, o ex-deputado federal baiano, Luiz Argôlo (SD). Também foram detidos os ex-deputados federais André Vargas (sem partido) e Pedro Corrêa (PP-PE), Leon Vargas, irmão de André, Ivan Vernon da Silva Torres, Elia Santos da Hora, secretária de Argôlo, e Ricardo Hoffmann, diretor de uma agência de publicidade. Eles podem responder pelos crimes de organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência.

Portal da praça do loteamento Santa Terezinha foi abençoado em homenagem a 1 ano da regularização

  • Izidy Ramel
  • 10 Abr 2015
  • 08:39h

Foto: Jannine Moreira

Em comemoração a um ano da regularização do loteamento Santa Terezinha, localizado do bairro Rodoviário, nessa quarta-feira, 08, padre Waldech, com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias e comunidade local, abençoou o portal com a imagem da santa que faz jus ao nome do espaço.

 

Durante o acontecimento, algumas pessoas deram o seu testemunho sobre o nível que aquela localidade alcançou, dentre elas, Adonato Moreira esboçou a sua gratidão pelo trabalho realizado pelo prefeito no sentido de agilizar a aprovação do loteamento que veio a contribuir para o crescimento do bairro rodoviário, bem como o da cidade.

 

Simone Monteiro, agente comunitária atuante no bairro em questão e Centenário falou do sentimento de vitória que viveu no momento da benção, e lembrou de todo constrangimento sofrido pelas famílias que lá moram, no caso dela, há 12 anos. Hoje ela atende 225 famílias nos dois bairros, e enquanto coordenadora da comunidade São Cristóvão e São Francisco Xavier acompanhou muito de perto a trajetória vivida até chegar ao ponto que hoje está.

 

Jorge da comunidade CARP ressaltou ‘tudo é no tempo de Deus’.

 

Aguiberto Lima Dias fez referência à promessa feita por Adonato, que culminou na imagem de Santa Terezinha lá colocada para celebrar a conquista daquelas pessoas que lutaram pela oficialização de seus lotes. Aguiberto continuou sua fala ao afirmar que um portal como aquele na cidade é inovador, assim como a arca Adonae ali próximo construída, que também é mais um sinal cristão. Ele afirmou também ser um homem de fé e por isso entende a importância da intercessão dos santos junto ao pai celestial vivida por Adonato.

 

Na oportunidade o gestor da cidade citou os 26 nomes oficiais colocados, por meio de decreto, nas ruas e avenidas daquele loteamento, sendo um deles D. Homero Leite Meira, um brumadense que muito representa para a cidade.

 

Na hora da benção, padre Waldech frisou que ‘Deus habita na cidade’ e a importância de uma cidade crescer de forma organizada como é o caso do loteamento que, desde o início, teve essa linha, assim atraiu pessoas com tal característica para ali firmarem residência, e finalizou dizendo que aquela benção no portal significa o marco entre o antes e o depois, caminhando para um tempo em que olhamos para frente com o crescimento da cidade.

 

Adonato Moreira findou o encontro da noite lembrando a frase de sua santa protetora ‘Não sou uma guerreira que combateu com armas terrestres, mas com a espada do espírito que é a palavra de Deus’.

Foto: Jannine Moreira

Leitura dos brasileiros é uma das piores do mundo

  • Paulo Esdras
  • 10 Abr 2015
  • 08:30h

Foto: Reprodução

As pesquisas e estatísticas da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em relação à leitura no mundo coloca o Brasil numa das piores colocações do ranking. A média em leitura dos países que integram a OCDE, na grande maioria economias desenvolvidas, foi de 496 pontos em leitura. O Brasil totalizou 410 pontos na matéria – resultado semelhante aos registrados pela Colômbia e Tunísia e abaixo da Costa Rica. A China, que liderou a classificação, também em matemática e ciências, obteve 570 pontos em leitura. O estudo revelou um dado alarmante em relação ao nível de leitura dos estudantes brasileiros: quase a metade (49,2%) ficou abaixo do nível de competências básicas. No estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) referente ao hábito da leitura em 52 países revela que o Brasil ocupa a 47ª posição. Em países desenvolvidos, uma pessoa lê em média 10 livros ao ano. No Brasil, segundo o estudo, a média é de 4 livros por ano. 

 

Como professor de Literatura e observador cultural, acredito que o estudo esteja errado. A média não pode ser de quatro livros por ano. Alguma coisa está elevando este número! Será que os pesquisadores incluíram os livros didáticos e as revistas sobre fofoca? Infelizmente os jovens com condições de comprarem livros não leem. Imagina a maioria das pessoas que não possuem esta condição? Que média seria essa? Será que fabricaram a amostra nas academias? É triste, pois a leitura é responsável por boa parte do entendimento de mundo não vivenciado na prática. Sem leitura, não é desenvolvido o senso crítico de forma ampla. Será que não é isso mesmo o que a mão invisível do poder almeja? 

 

A solução para mudar este quadro está diretamente ligada às escolas. O investimento na qualidade da educação e a mudança do currículo escolar que engessa o estímulo à leitura em obrigatoriedades que afastam os jovens dos livros serão passos fundamentais para esta transformação. Sonhemos com o dia em que nossos jovens realmente leiam uma média de quatro livros por ano.

 

Carro de adversário de prefeito de Macajuba é queimado

  • 10 Abr 2015
  • 08:03h

(Foto: Reprodução)

Um carro do presidente do PT de Macajuba, no Piemonte do Paraguaçu, Everaldo Macêdo, foi queimado na noite desta quarta-feira (8). O ato teria sido cometido por servidores da prefeitura, já identificados pela polícia local, e eleitores do grupo de Fernão Sampaio (PMDB), morto na quinta-feira (2). De acordo com Everaldo Macêdo, o vandalismo teria sido motivado por divergências políticas, o que não teria cabimento na visão do petista. "Nós sempre tivemos divergências históricas com o grupo de Fernão, mas esse crime não tem nada a ver com política. O suspeito não é e nunca foi militante nosso", disse em entrevista ao Bahia Notícias. Everaldo conta que ficou surpreendido com o ataque e prestou queixa na delegacia local contra os suspeitos. Ele ainda declarou que não vai admitir qualquer vinculação da morte do prefeito Fernão Sampaio com o grupo que representa no município. 

Brumado: Barreira em via pública vira motivo de grande polêmica que invadiu as redes sociais

  • Brumado Urgente
  • 09 Abr 2015
  • 17:20h

A 'Barreira da Euclides

Brumado é uma cidade com alto índice de pessoas de mentalidade fértil que conseguem fazer um “cavalo de batalha” se transformar no “ incrível exército de Brancaleone”. O “cavalo” da vez é uma barreira que está sendo construída pela Prefeitura Municipal na Praça Senhor do Bonfim com a Rua Euclides da Cunha. Quem passou pelo local nesta quinta-feira (09) se deparou com a cena de operários estarem levantando vários obstáculos para impedir a passagem de veículos na referida via. Segundo o SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, a edificação é legal e tem como objetivo a preservação da vida, já que o local é palco constante de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas. Mesmo diante da legalidade, a polêmica que está invadindo as redes sociais é a questão do bom senso, já que a “Barreira da Euclides” como está sendo chamada pelos motoristas, seria uma grande incongruência histórica, que mostraria uma total falta de sincronia com os novos tempos da tecnologia. Um internauta chegou ao ponto de comparar a barreira com a placa de cimento da “Curva Tamburello” no Circuito de Ímola na Itália que foi o cenário da tragédia da morte do inesquecível piloto brasileiro Ayrton Senna. “Isso é um crime e várias vítimas irão padecer por essa tão grande insensibilidade”, relatava um dos posts. O superintendente do SMTT disse que “a barreira é legal e visa preservar vidas e não acabar com elas”. Sobre a questão dos riscos no período noturno ele argumentou que “primeiramente caso alguém esteja dirigindo alcoolizado e se chocasse com a barreira, já estaria em desacordo com a lei. A sinalização é bem visível, mesmo durante à noite, então não há desculpas caso alguém venha a se chocar com a barreira”. 

Dica da Semana do Rei do Som

  • 09 Abr 2015
  • 15:35h

(Divulgação)

O Tweeter de painel automotivo Selenium 1TW1 é o melhor do mercado e foi projetado para reproduzir altas freqüências com qualidade e fidelidade, permitindo grande flexibilidade de instalação. Esse produto possui diafragma tipo domo de seda, imã de neodímio e divisor de freqüência de 18 dB/oct (1TW1) refrigerado com ferro fluido. Acompanha conjunto de suportes plano, inclinado e embutido para facilitar a instalação. Passe agora mesmo na loja REI do SOM e adquira o seu kit de Tweeter Selenium. 

Ônibus com cerca de 35 homens cai em ribanceira e deixa um morto

  • 09 Abr 2015
  • 15:30h

(Foto: O Povo News)

Um ônibus caiu em uma ribanceira na manhã desta quinta-feira (09) no Km 902 da BR-101, perto do município de Teixeira de Freitas, a 811 Km de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem morreu e 30 ficaram feridos, sendo que dois com mais gravidade. Aproximadamente 35 homens viajavam no ônibus que estava fretado por uma empresa. Ainda segundo a PRF, uma perícia que está sendo feita na tarde de hoje pela delegacia de Teixeira de Freitas, vai dizer o que provocou o acidente. Os homens que se feriram levemente foram atendidos pelo Atendimento Móvel de Urgência, já os dois mais graves foram encaminhados ao Hospital Municipal. O corpo da vítima fatal foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

Tua piscina está cheia de ratos: Roedores são soltos por manifestantes durante CPI da Petrobras

  • 09 Abr 2015
  • 12:06h

(Foto: Reprodução)

Logo após o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, chegar nesta quinta-feira, 9, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, um homem soltou ratos no plenário. O ato causou tumulto e alguns deputados pediram o cancelamento dos trabalhos. O homem foi detido pela Polícia Legislativa e os ratos recolhidos. Vaccari iniciou o depoimento com a apresentação de power point.O tesoureiro é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acordo com delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Eles afirmaram que Vaccari intermediou doações de propina em contratos com fornecedores da Petrobras. O dinheiro seria usado para financiar campanhas políticas. Segundo a denúncia apresentada à Justiça Federal pelo Ministério Público Federal, no Paraná, Vaccari participou de reuniões com o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque nas quais eram acertados os valores de propina que seriam transferidos ao PT como doações legais. O tesoureiro do PT nega as acusações e diz que todas as doações foram feitas de acordo com a legislação do Tribunal Superior Eleitoral.

Brumado participa do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

  • 09 Abr 2015
  • 11:45h

(Foto: Divulgação)

III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS - realizando no período de 07 a 09 de abril de 2015, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O município de Brumado participa com a presença da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Dr.ª Fabrícia Pinchemel Amorim Castro, acompanhada pelo Chefe de Gabinete Senhor Sérgio Ricardo e da Assessora Parlamentar Senhora Helen Moure, ambos do Gabinete do Deputado Erivelton Santana. O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país. Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federal. E uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a Dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes á mobilidade urbana são alguns dos temas discutidos no encontro. A participação do Município de Brumado com a presença da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico em um evento de amplitude nacional influenciará ás futuras ações no planejamento de ações administrativas na construção de uma cidade cada vez melhor.

Polícia flagra menores que conduziam motocicletas na Praça Coronel Zeca Leite

  • Brumado Urgente
  • 09 Abr 2015
  • 09:58h

As motocicletas ficaram detidas no pátio da 20ª Coorpin (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Quem for menor de idade ou não possui habilitação para conduzir uma motocicleta é melhor nem arriscar sair pelas ruas de Brumado, pois, de agora em diante, a Polícia Militar está muito mais atenta a isso, tanto que continua realizando várias blitzes e diligências nesse sentido. Na noite desta quarta-feira (08), em realização de mais uma ação desse gênero, uma guarnição flagrou dois menores de idade conduzindo 2 motocicletas, os quais foram prontamente autuados e enviados para a Depol para prestar declarações, além dos pais serem comunicados. A ação aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, o “point” mais agitado da cidade, onde o exibicionismo é patente, o que faz com que muitos menores, “querendo aparecer”, desobedeçam à lei, mas, a partir de agora, esse procedimento “pavônico” vai ser rigorosamente vigiado pela Polícia. Outro fato que merece ser abordado é a questão da criminalidade, pois as motocicletas estão envolvidas na grande maioria dos assaltos na cidade, o que está fazendo com que as autoridades sejam cada vez mais rigorosas nas abordagens que continuaram constantes.