Começam as inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

  • Brumado Urgente
  • 01 Jun 2017
  • 11:00h

Foto: Divulgação

Começam, nesta quinta-feira (1º), e segue até o próximo dia 8 de junho, as inscrições para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O curso é promovido pela Secretaria da Educação do Estado e oferece 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no Portal da Educação educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Poderá concorrer a uma vaga o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia. A seleção é feita através das médias de Português e de Matemática que são lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.

SMTT encerra ciclo de palestras para apresentação do Maio Amarelo nas escolas de Brumado

  • PMB
  • 01 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Divulgação

Na última semana, a Coordenação de Educação no Trânsito esteve em várias escolas falando sobre o Movimento Maio Amarelo. As palestras educativas fazem parte do projeto SMTT nas Escolas, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. Na Escola Municipal Eny Novais Mafra, o Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, orientou os estudantes e a equipe de colaboradores acerca dos riscos de um comportamento imprudente na via, seja como condutor, passageiro ou pedestre. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. No Centro Integrado de Educação Maria Sônia Meira Gomes e Prof. Sá Teles, na Vila Presidente Vargas, a palestra contou com a participação do Coordenador de Habilitação da 18ª Ciretran, Diego Dias, e do Comandante da Guarda Civil Municipal - GCM, Jussimar Santos. Por fim, a coordenação também esteve presente no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana - CMEAS, no Colégio Estadual Getúlio Vargas e na Escola Municipal Professora Zilda Neves. Nas ocasiões, foram ministradas palestras educativas sobre segurança no trânsito e os alunos também puderam tirar dúvidas sobre os assuntos abordados. O Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, está otimista quanto aos resultados a serem alcançados através das ações desenvolvidas nas escolas, especialmente por acreditar que os alunos são multiplicadores dos conhecimentos transmitidos.

Livramento: automóvel colide com caçamba na ba-152

  • Brumado Urgente
  • 01 Jun 2017
  • 09:30h

Foto: Reprodução

Um automóvel colidiu contra uma caçamba na BA-152, no trecho próximo ao antigo aterro sanitário da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo informações do site L12 Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 11:40 desta terça-feira (30). O automóvel, um corsa Sedan de cor verde, colidiu na traseira de uma caçamba, após o motorista perder o controle da direção. A mulher, que viajava no banco carona do corsa, foi conduzida à UPA 24h, com suspeita de fratura na perna. Os ocupantes do corsa seriam moradores da comunidade da Várzea, em Livramento. Não houve feridos por parte de ocupantes da caçamba. Uma viatura da polícia militar e uma equipe de resgate do SAMU estiveram no local prestando os devidos atendimentos.   

PIB brasileiro sobe pela primeira vez desde 2014 e registra alta de 1%

  • Veja
  • 01 Jun 2017
  • 09:00h

Foto: Ilustração

A economia brasileira subiu 1% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao último do ano anterior, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho positivo encerra uma série de oito resultados negativos nesse tipo de comparação. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todas as riquezas produzidas no país e serve de indicador da atividade econômica. Também é usado como referência para o reajuste do salário mínimo e para contas do governo, como no Orçamento e arrecadação. Ele é calculado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para chegar ao total, o IBGE faz as contas usando dois métodos, que têm que dar o mesmo resultado: pela produção e pela demanda. No lado da produção, considera-se o quê foi feito nos setores agropecuária, indústria e serviços. Pelo consumo, entram os gastos das famílias, do governo, os investimentos realizados pelas empresas, exportações e importações.

Fique atento: Inscrições do Sisu 2017.2 acabam hoje

  • 01 Jun 2017
  • 08:00h

Foto: Reprodução

As inscrições para o Sisu do meio do ano começaram segunda(29) e acabam hoje, 1º de junho. Para ter acesso às vagas, é necessário entrar no site do Sisu e clicar no botão 'pesquisar vagas'. É possível fazer buscas por curso, instituição ou município. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e não tenham zerado na redação. Os estudantes podem escolher até duas opções de cursos. O sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada vaga. No primeiro semestre de 2017, foram oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O Ministério da Educação liberou, na manhã de sexta-feira (26), a consulta às vagas oferecidas no segundo semestre de 2017 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. tos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Brumado: 1º Torneio da Unopar foi um sucesso

  • 01 Jun 2017
  • 07:04h

Foto: Divulgação

A Unopar pensando em  promover a integração entre alunos do curso de Ed. Física EAD – Unopar e a sociedade brumadense  realizou o I torneio de Futsal e Baleado organizado pelos tutores e alunos do Curso de Educação Física que aconteceu nos dias 25 e 27 de maio, com o intuito de motivar cada cidadão a  praticar exercícios físicos que é essencial para quem está em busca de uma vida saudável.  Os exercícios físicos proporcionam ao indivíduo benefícios incríveis no corpo e na mente, portanto, divulgue essa ideia! A Unopar de Brumado agradece a todos pela presença! Até a Próxima!


Restos mortais de Mané Garrincha somem de cemitério em Magé, RJ

  • G1
  • 31 Mai 2017
  • 20:00h

Foto: Reprodução

Os restos mortais do craque Mané Garrincha foram exumados do cemitério onde estavam enterrados, e agora ninguém sabe onde estão. Essa confusão foi descoberta pela filha do jogador, que pretendia fazer uma homenagem ao pai no túmulo, e revelada nesta quarta-feira (31) pelo jornal Extra. O corpo de Garrincha, que morreu em janeiro de 1983, foi enterrado no cemitério de Raiz da Serra, em Magé, Região Metropolitana do Rio. O túmulo do craque já mostra um erro, pois a data da morte que consta na lápide é 1985. Ao jornal, uma funcionária do cemitério disse que o corpo foi exumado e levado para uma gaveta, mas não há documento que comprove essa informação. A filha do jogador, Rosângela, conversou com o RJ TV na manhã desta quarta e disse que o corpo do pai foi retirado do jazigo da família porque outro familiar precisou ser enterrado lá. Segundo ela, nenhuma das filhas participou da exumação nem tem qualquer documento que comprove que o corpo foi retirado do túmulo. Ainda de acordo com a reportagem do Extra, o atual prefeito de Magé, Rafael Tubarão, queria homenagear Garrincha, que completaria 84 anos em outubro. Tubarão procurou saber o local exato do sepultamento e recebeu um relatório da Secretaria de Ação Social do município, informando sobre a exumação. A equipe do RJ TV que esteve no cemitério de Raiz da Serra nesta quarta encontrou um cenário de muita desordem e desrespeito com a memória de quem foi enterrado ali. Há túmulos mal conservados, ossadas à mostra, entulho espalhado e restos mortais exumados de outros jazigos acondicionados em sacos plásticos, sem qualquer informação. O prefeito afirmou que está reformando todos os cemitérios de Magé e que o de Raiz da Serra é um dos próximos a passar por melhorias.

CCJ aprova diretas se Presidência vagar até 1 ano antes do fim do mandato

  • G1
  • 31 Mai 2017
  • 18:00h

Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (31) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece eleições diretas se a Presidência da República ficar vaga nos três primeiros anos do mandato. A eleição direta ocorreria caso os cargos de presidente e vice-presidente fiquem vagos. A CCJ é responsável por analisar se os projetos apresentados no Senado ferem algum princípio da Constituição. Com a aprovação da PEC pelos senadores do colegiado, o texto será enviado ao plenário do Senado. A inclusão da proposta na pauta depende de decisão do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Se os senadores aprovarem o texto em plenário, a PEC seguirá para a Câmara. Atualmente, a legislação prevê que, na hipótese de presidente e vice deixarem o comando do país nos últimos dois anos do mandato, deve ser realizada eleição indireta, em até 30 dias, pelo Congresso Nacional. A PEC, apresentada pelo senador Reguffe (sem partido-DF) em 2016, altera o artigo que trata da vacância da Presidência. O texto aprovado nesta terça pela CCJ prevê que, na ausência definitiva do presidente e do vice, o Congresso elege indiretamente o chefe do Executivo federal se a vacância ocorrer no último dos quatro anos de mandato. Caso a PEC seja aprovada neste ano, uma eventual saída do presidente Michel Temer ainda em 2017 levaria a uma eleição direta, já que o mandato do peemedebista se encerra em 31 de dezembro de 2018. Desde o impeachment de Dilma Rousseff, o Brasil não tem um vice-presidente.

UNINTER: Graduação em Educação Física - Bacharel e Licenciatura

  • 31 Mai 2017
  • 17:35h

Taisan Auto: CrossFox 1.6 Imotiom Completo 2012/2013

  • 31 Mai 2017
  • 17:30h

A Taisan Auto está sempre renovando seu estoque para que você encontre o carro que precisa e com preços imperdíveis. Assim, se você busca um veículo bem equipado por um custo mais acessível, o CrossFox 1.6 Imotiom Completo 2012/2013 é a sua escolha, este que é a versão aventureira do Fox, fabricado pela Volkswagen está na Taisan Auto esperando por você e com IPVA 2017 já pago. Visite a loja ou entre em contato pelo fone; 3441-5551.

Shopping Byke - Campanha junina com preços imbatíveis!

  • 31 Mai 2017
  • 17:06h

Foto divulgação

Corpo do segundo adolescente que sumiu no mar da Barra ao tentar buscar bola é achado

  • G1 Bahia
  • 31 Mai 2017
  • 17:00h

Foto: Reprodução-Tv Bahia

O corpo do segundo adolescente que desapareceu no mar da Barra, na noite de sexta-feira (26), foi encontrado na manhã desta quarta (31), em Ondina, nas proximidades do Clube Espanhol. A remoção do corpo foi feita pelo Corpo de Bombeiros. Os dois jovens sumiram ao tentar buscar uma bola que havia caído na água. Eles jogavam uma partida de futebol com um grupo de amigos, em um trecho da Avenida Oceânica, próximo ao Barracenter, momentos antes de entrarem na água. De acordo com as testemunhas, quando a bola caiu na água, o mar estava agitado. Um outro adolescente que participava do jogo com eles também entrou no mar para tentar buscar a bola, mas conseguiu retornar. O corpo do primeiro garoto foi encontrado na manhã do último domingo (28), ainda na Barra.

Secretaria da Fazenda prorroga até o dia 9 de junho prazo para pagamento do IPTU

  • PMB
  • 31 Mai 2017
  • 16:02h

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Fazenda - Sefaz prorrogou até o dia 9 de junho de 2017 o prazo para pagamento do IPTU em cota única. Os contribuintes que quiserem obter o desconto de 10% devem realizar o pagamento da guia até a referida data. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou em um de seus correspondentes. Para emitir a guia de pagamento com o novo prazo de vencimento, os contribuintes devem se dirigir, obrigatoriamente, ao Departamento de Tributos, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Coronel Zeca Leite, 415, Centro. A guia com o novo prazo está sendo emitida apenas no departamento. Os contribuintes devem solicitar a emissão da guia no setor com antecedência para evitar transtornos e demora no atendimento.  

Carreata marca encerramento do movimento Maio Amarelo em Brumado

  • PMB
  • 31 Mai 2017
  • 15:00h

Foto: Divulgação

Para encerrar o Movimento Maio Amarelo, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT promoverá nesta quarta-feira (31), às 16h40, uma carreata com saída na Praça Coronel Zeca Leite. O movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e feridos no trânsito em todo planeta. De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde - OMS, caso a realidade não seja mudada, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030. Em Brumado, neste ano, o movimento contou com várias ações e a participação de diversos segmentos. Foram trinta dias de muita ação, incluindo seminários, congressos, palestras educativas, workshop, conferências, debates e uma série de blitz de orientação. A SMTT agradece aos parceiros, colaboradores e a população em geral pelo apoio ao movimento em favor da vida.

Delegado que abriu inquérito sobre Teori Zavascki é morto

  • Veja
  • 31 Mai 2017
  • 14:00h

Foto: Reprodução

O delegado Adriano Antônio Soares, da Polícia Federal do Rio de Janeiro, foi assassinado na madrugada desta quarta-feira em Florianópolis, após troca de tiros em uma casa noturna na capital catarinense. Soares foi o responsável pela abertura de inquérito para apurar a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), falecido na queda de um avião em janeiro. O delegado e o colega Elias Escobar estavam em Santa Catarina para participar de um curso de capacitação interna da Polícia Federal. Após a abertura da investigação sobre a morte de Teori, colocada por Adriano Soares sob sigilo, esta foi transferida para Brasília, presidida por outro delegado. Soares chefiava a delegacia de polícia em Angra dos Reis e Escobar, em Niteroi, ambas no litoral fluminense. Responsável pela investigação, o delegado Ênio de Oliveira Mattos aponta que o conflito se iniciou com “uma discussão banal que evoluiu para troca de tiros” entre os dois agentes e uma terceira pessoa, que encontra-se internada.