Sudoeste: Polícia prende suspeitos de roubos, homicídios e tráfico de drogas

  • g1 BA
  • 08 Fev 2023
  • 07:07h

Foto: Blog do Anderson

Onze pessoas foram presas nesta terça-feira (7), nas cidades de Ibicuí, no sul da Bahia, e Iguaí e Nova Canaã, no sudoeste do estado, conforme informação da Polícia Civil. Eles são suspeitos de roubos, homicídios e tráfico de drogas e foram encontrados durante a 2ª fase da Operação Terra Prometida.

Agentes das unidades que compõem a 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) participaram da ação e não foi informado quantas pessoas foram presas em cada cidade. A polícia disse apenas que seis mandados de prisão foram cumpridos e dois flagrantes foram realizados.

Além disso, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão contra três presos que estão custodiados e, segundo a Polícia Civil, fazem parte do mesmo grupo criminoso.

Em Iguaí, a polícia especificou que três armas de fogo, 21 munições, quatro granadas, cinco radiocomunicadores, três balanças, 465 pinos de crack, 27 papelotes de cocaína e 37 buchas de maconha foram apreendidos.

Todo material apreendido será submetido à perícia e os suspeitos serão encaminhados ao sistema prisional.

Mortes passam de 5 mil após terremoto na Turquia e na Síria

  • g1
  • 07 Fev 2023
  • 19:19h

Foto: Khalil Hamra/AP

A contagem oficial de mortos por conta do maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, na madrugada de segunda-feira (6), subiu nesta terça-feira (7) para 5.161.

Mais de 30 horas após o tremor, que durou um minuto e meio e abalou fortemente a região central da Turquia e o noroeste da Síria, milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas, e outras milhares seguem desaparecidas.

O número total de mortos leva em conta as contagens dos dois países. Na manhã desta terça-feira, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que o número de mortos em seu país por conta do tremor aumentou para 3.419. Na Síria, o balanço de mortos é de 1.612.

Até agora, sabe-se que:

 

  • O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.
  • O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros e, portanto, foi fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.
  • O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície — esta é uma profundidade considerada baixa e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada.
  • O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas ou feridos nesses países.
  • Foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas.
  • Cerca de 70 réplicas também foram registradas após o primeiro tremor.
  • Segundo o último balanço do governo turco, 3.419 pessoas morreram na Turquia.
  • Na Síria, foram 1.612 mortos, segundo levantamento do governo e da ONU.
  • A OMS afirmou que o número de vítimas pode ser até oito vezes maior.
  • Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas.
  • Segundo o governo turco, mais de 70 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca, entre eles EUA, Reino Unido, Alemanha e Israel.

CONTINUE LENDO

Guanambi: Grupo fica perdido em trilha e é resgatado por bombeiros

  • g1 BA e TV Sudoeste
  • 07 Fev 2023
  • 17:15h

Foto: Reprodução TV Sudoeste

Após um dia perdidas em trilha, sete pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na zona rural de Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com a corporação, o grupo se perdeu no sábado (5) e o resgate foi feito no domingo (6). Ninguém ficou ferido.

Ao serem encontrados, eles apresentavam desidratação e desgaste físico. O grupo tinha como destino a Cachoeira de Mandiroba, mas não conseguiu chegar até o local.

O resgate chegou após um dos trilheiros conseguir entrar em contato com os bombeiros.

Para chegar ao ponto do resgate, os agentes precisaram usar técnicas de rapel, pois o ponto era íngreme e com muitas pedras.

Sudoeste: Homem é morto a facadas e companheira suspeita é presa; mulher disse que crime aconteceu durante briga do casal

  • g1 BA
  • 07 Fev 2023
  • 15:03h

(Foto: Reprodução/G1)

Uma mulher foi presa em Palmas de Monte Alto, a 320 km de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, suspeita de matar o marido a facadas na noite de sábado (4). A vítima, identificada como Valquimar Cruz de Oliveira, de 32 anos, morreu no local. As informações são da Polícia Militar.

Aos policiais, a suspeita contou que o crime aconteceu durante uma briga do casal. O marido tentava esfaqueá-la. Neste momento, os dois entraram em luta corporal, quando a suspeita teria usado a faca para se defender.

A mulher foi presa em flagrante e levada para a Delegacia de Guanambi, onde ficará à disposição da Justiça.

Neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella assume a Funarte

  • g1 BA
  • 07 Fev 2023
  • 13:16h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella, a vereadora de Salvador, atriz e produtora cultural Maria Marighella foi nomeada para o comando da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (7) do "Diário Oficial da União (DOU) e foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A ministra da Cultura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Margareth Menezes, convidou Maria Marighella no início de janeiro.

Ao ser convidada, Maria Marighella disse que vai ter a missão de retomar a reconstrução da Política Nacional das Artes, que segundo ela, foi interrompida em 2016, com o fim do governo de Dilma.

"Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes - a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência", disse a nova representante da Funarte.

"Refundaremos também a Funarte com a força da Cultura de todo Brasil. À reconstrução do Min, à refundação do Brasil".

Maria Marighella foi eleita vereadora da capital baiana pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em novembro de 2020, com 4.837 votos.

Nascida em Salvador, em 16 de janeiro de 1976, é atriz graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Filiou-se ao PT em fevereiro de 2020, após uma longa trajetória em governos petistas, nos âmbitos federal e estadual, como gestora de políticas públicas para a cultura.

Foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), tendo acumulado mais de dez anos de experiência na gestão de políticas culturais e contribuído com diversas instituições do país.

Em sua passagem mais recente pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, atuou na construção e aprovação da Lei Aldir Blanc - que, dentre outras medidas, possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19.

Feminista e antirracista, Maria Marighella exerceu o primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador com a pauta da cultura na centralidade de um projeto de desenvolvimento para a capital baiana que tenha como meta a justiça social e o bem-estar de todas as pessoas na cidade.

Ativista da cultura, sendo também professora e produtora teatral, Maria Marighella traz em seu nome e na sua história a luta por democracia no Brasil que tem em seu avô, Carlos Marighella, um de seus maiores símbolos.

Quando Maria nasceu, ainda na época da ditadura, seu pai, Carlos Augusto Marighella, se encontrava preso por causa de uma operação comandada pelo coronel Brilhante Ustra, que encarcerou dezenas de militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na Bahia.

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, Maria Marighella foi indicada pela Presidência da Câmara para assumir a gestão do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, além de ter sido eleita membro das comissões permanentes de Cultura e de Defesa dos Direitos da Mulher.

CONTINUE LENDO

IFBA oferece mais de 1.500 vagas no Sisu em 16 cidades baianas

  • 07 Fev 2023
  • 10:07h

Foto: Reprodução/Site do IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai ofertar 1.555 vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no primeiro semestre de 2023.

De acordo com o instituto serão disponibilizadas 694 vagas para ampla concorrência, 778 vagas para reserva de cotas e 83 para ações afirmativas próprias da instituição, que são voltadas para as comunidades quilombolas.

Os cursos estão distribuídos em 16 campi do IFBA: Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Para participar, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022. A seleção será feita através da nota obtida em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e também na Redação.

As incrições começam a partir das 8h, do dia 16 de fevereiro de 2023. Os candidatos poderão se inscrever no link do Sisu.

Será possível fazer a inscrição até o dia 24 de fevereiro de 2023. O resultado da chamada regular acontecerá quatro dias depois, em 28 de fevereiro, e a manifestação de interesse em participar da lista de espera pode ser feita de 28 de fevereiro a 08 de março de 2023.

A lista completa de cursos ofertados em cada campus pode ser acessada no site do IFBA.

A matrícula dos aprovados na chamada regular está programada para acontecer entre os dias 2 e 8 de março de 2023 - de acordo com o cronograma de matrícula de cada campus. Ainda não há uma definição sobre os dias para convocação na lista de espera do IFBA e para realização da matrícula.

CONTINUE LENDO

Justiça baiana paga R$ 769 milhões em precatórios para beneficiários em 2022

  • Bahia Notícias
  • 07 Fev 2023
  • 08:29h

Foto: Reprodução / TJ-BA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), através do Núcleo de Precatórios, repassou o montante de R$ 769.063.566,69 em precatórios ao longo do ano de 2022. Segundo o artigo 100 da Constituição Federal, o benefício, referente aos pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, é liberado pelo Banco Regional de Brasília (BRB) e o depósito ocorre diretamente na conta bancária informada nos autos.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o pagamento é feito exclusivamente por ordem cronológica de protocolamento no sistema PJe 2º Grau, onde o processo tramitará. A lista dos precatórios, que é separada por devedor, Municípios, Estado e INSS, pode ser acompanhada  aqui.

Saber como consultar o benefício e as formas oficiais envolvendo o seu repasse contribui para impedir a ação de fraudadores. O TJBA, por meio do Núcleo de Precatórios, segue alertando os jurisdicionados para evitar que o recurso caia em mãos erradas. Assim, ocorreu com a campanha: ‘‘Cuidado. Não caia no golpe. Precatório é um dinheiro que é só seu’’.

Cabe salientar que o TJ-BA não mantém contato telefônico com os credores de precatórios para solicitar qualquer pagamento. Quando ocorre a necessidade de estabelecer comunicação com o beneficiário, é feita a intimação por meio do advogado ou do Oficial de Justiça devidamente identificado.

CONTINUE LENDO

Terremoto de magnitude 7,8 na Turquia é o mais forte desde 1939

  • g1
  • 06 Fev 2023
  • 19:42h

Louai Beshara/AFP

Mais de 2,7 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido a um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi tão forte quanto um registrado no país em 1939 e que vitimou mais de 30 mil pessoas.

Esse foi um dos abalos sísmicos mais mortais que ocorreram nas últimas décadas na Turquia, uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo. Até a última atualização desta reportagem, milhares de pessoas ainda estavam desaparecidas.

Segundo especialistas e centros de pesquisa de atividades sismológicas, os principais pontos que podem explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada são:

 

  • O fato de que a Turquia fica espremida entre três placas tectônicas que se atritam — a da Eurásia ao norte, a da África-Arábia ao sul, e a Placa da Anatólia.
  • Desta vez, o epicentro do tremor, ou seja, o ponto da superfície onde o terremoto é primeiro sentido, foi perto da cidade de Gaziantep, uma região no centro-sul da Turquia bem perto da fronteira com a Síria e próxima do encontro dessas placas.
  • Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, esse epicentro foi a 10 quilômetros da superfície, uma profundidade considerada baixa, muito próxima ao solo. O tremor de 1939, por exemplo, aconteceu a uma profundidade equivalente, cerca de 20 quilômetros.
  • Outro fator importante foi a força do abalo sísmico. Ao jornal "The New York Times", Januka Attanayake, sismólogo da Universidade de Melbourne, na Austrália, disse que a energia liberada pelo tremor desta segunda foi equivalente a 32 petajoules, uma quantidade suficiente para abastecer a cidade de Nova York por mais de quatro dias.
  • Além de toda essa enorme quantidade de energia liberada inicialmente, de acordo com o USGS, o terremoto desta segunda foi seguido, 11 minutos depois, por um tremor secundário de magnitude 6,7 e, horas mais tarde, por um de magnitude 7,5, que provocaram maiores destruições.
  • Fora isso, houve mais de 40 réplicas — tremores menores que sucederam o principal.
  • Por causa das mudanças na crosta terrestre, grandes terremotos são frequentemente seguidos por esses tremores secundários. O de 1939, por exemplo, também produziu tremores do tipo. Contudo, com o passar do tempo e a consequente recuperação das falhas, esses eventos se tornam cada vez mais raros.
  • Apesar disso, ainda de acordo com o USGS, terremotos mais rasos como esse da Turquia são muito mais prováveis ??de serem seguidos por tremores secundários do que terremotos mais profundos, com epicentros maiores que 30 km de profundidade.

CONTINUE LENDO

Cartórios disponibilizam plataforma online para autorização de viagens internacionais de menores

  • Bahia Notícias
  • 06 Fev 2023
  • 17:35h

Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

Os Cartórios de Notas do Brasil passarão a emitir a Autorizações de Viagens Internacionais para Menores por meio eletrônico a partir desta terça-feira (7). O documento poderá ser obtido após os responsáveis do menor de idade realizarem um reconhecimento de firma por videoconferência disponibilizado pela plataforma online e-Notariado.

Após o consentimento dos responsáveis, a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) internacional será enviada para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.

Com a AEV, o menor ou acompanhante responsável poderá acessar seu documento por meio de aplicativo de celulares Android ou IOS e apresentá-lo por QR Code nos guichês de atendimentos de aeroportos, evitando a perda de documentos impressos durante a viagem e assegurando a atualização constante de dados e permissões, podendo os responsáveis até mesmo cancelar o ato à distância.

Para a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, "a AEV Internacional propicia um novo cenário de garantia de segurança jurídica e desburocratização de procedimentos para a vida dos brasileiros”, destaca. “Desde o início da pandemia, em 2020, os Cartórios de Notas deram início a um movimento sem retorno de digitalização de seus atos, e hoje contam com 100% de seus serviços em formato eletrônico, em uma plataforma única, nacional e online disponível a qualquer cidadão”, completa.

 

A novidade, fruto de um convênio com a Polícia Federal (PF), expande os serviços disponibilizados pela plataforma digital nacional e-Notariado e atende pais de crianças ou adolescentes de até 16 anos que necessitam viajar por transporte aéreo para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.

Depois da parceria com a Polícia Federal, responsável pela segurança aeroportuária do País, o módulo da AEV nacional foi atualizado para integrar voos internacionais, tendo passado por uma sequência de testes práticos junto às principais companhias aéreas do país, garantindo a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores.

A opção pelo modelo físico permanece disponível, sendo este realizado por meio de reconhecimento de firma feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso.

COMO FAZER A AEV
O processo de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem Internacional é realizado por meio da plataforma e-Notariado, ambiente digital nacional para realização de atos notariais, onde os responsáveis pelo menor deverão abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site, preenchendo as informações necessárias.

Com a solicitação completa os requerentes poderão escolher se preferem emitir o documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento no Cartório mais próximo do CEP de sua residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Para a emissão do ato por videoconferência os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, este último emitido gratuitamente e também de forma online pelos Cartórios de Notas.

Uma vez realizada, a AEV terá a validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado.

CONTINUE LENDO

Covid-19: Bahia tem cerca de 6 milhões de pessoas com esquema vacinal incompleto ou não vacinadas

  • 06 Fev 2023
  • 15:27h

Foto: Bruno Concha/Secom

A Bahia tem 5.960.660 pessoas não vacinadas contra a Covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto até terça-feira (31), segundo informações da Secretaria da Saúde (Sesab).

Mais de 12 milhões de pessoas com 12 anos ou mais fazem parte do público-alvo da imunização. Destes, de acordo com a Sesab, 995.420 (7,8%) estão com a 1ª dose em atraso e 902.861 (7,7%) não receberam a 2ª dose.

O número é ainda maior quando se trata de doses de reforço em atraso: 2.803.116 (25,8%). Outras 1.259.263 (16,3%) não tomaram a quarta dose.

Salvador retoma nesta segunda-feira (6) a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades, com a Pfizer Baby. A aplicação de doses para este público ficou suspensa por cerca de um mês por falta de doses, mas uma remessa do imunizante chegou na Bahia no último sábado (4).

A mobilização contempla ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade, residentes na capital baiana, e a aplicação da 1ª a 5ª dose. O atendimento nos postos é das 8h às 16h.

Consulta ao abono do PIS e do Pasep é liberada neste domingo; veja passo a passo

  • Folhapress
  • 06 Fev 2023
  • 11:05h

Foto: Divulgação/Sedec

O governo federal liberou a consulta ao abono salarial do PIS e do Pasep de 2023 neste domingo (5). As informações podem ser acessadas pelo site gov.br e pelo aplicativo Carteira de Trabalho.

O abono de 2023 é pago aos trabalhadores que, em 2021, receberam em média até dois salários mínimos por mês, trabalharam ao menos 30 dias com carteira assinada e cumpram alguns outros requisitos.

Veja o passo a passo para consultar se você tem direito ao benefício:

Pela internet 1. Acesse o site https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique em 'Entrar com gov.br"

2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível fazê-lo neste site.

3. Em seguida, clique em Abono Salarial. Em seguida, aparece a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício.

Pelo aplicativo
 

1. No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha.
 

2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível fazê-lo neste site.
 

3. Na tela inicial, clique em Abono Salarial - Consultar. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois Benefícios e Abono Salarial. Em seguida, aparece a informação sobre os valores a receber.
 


 

Lotes de liberação começam em 15 de fevereiro
 

O abono liberado agora é relativo ao ano de 2021. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, serão beneficiados 22,9 milhões de trabalhadores, sendo 20,4 milhões com direito ao PIS e outros 2,5 milhões ao Pasep, totalizando cerca de R$ 22 bilhões.
 

Os lotes de liberação do abono começam no dia 15 de fevereiro e seguem até o dia 17 de julho. O PIS é pago na Caixa, para quem trabalhou em empresas privadas em 2021 e se encaixa nas regras do programa. Já o Pasep é liberado pelo Banco do Brasil para trabalhadores de empresas públicas, como servidores e funcionários de estatais, além de militares. O prazo para sacar o valor termina em 28 de dezembro de 2023.
 

O abono é de até R$ 1.302 e varia de com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2021. O valor do benefício é calculado considerando 1/12 do salário mínimo multiplicado pelo número de meses trabalhados. Se o beneficiário trabalhou o ano todo de referência, receberá um salário mínimo. Se trabalhou dois meses em 2021, receberá R$ 217, por exemplo.
 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a lei 7.998/1990 determina que no ato do pagamento, os valores serão arredondados para unidade imediatamente posterior. Como 1/12 do salário mínimo dá R$ 108,50, quem tiver direito a esse valor receberá R$ 109. O mesmo ocorre com outros valores com centavos quebrados.
 


 

Calendário de pagamento do PIS 2023
 

Abono do PIS, pago pela Caixa
 

Para trabalhadores de empresas privadas
 

Nascidos em Recebem a partir de Recebem até
 

Janeiro e fevereiro 15/02/2023 28/12/2023
 

Março e abril 15/03/2023 28/12/2023
 

Maio e junho 17/04/2023 28/12/2023
 

Julho e agosto 15/05/2023 28/12/2023
 

Setembro e outubro 15/06/2023 28/12/2023
 

Novembro e dezembro 17/07/2023 28/12/2023
 


 

Abono do Pasep, pago pelo Banco do Brasil
 

Para quem trabalhou em empresas públicas, como servidores e funcionários de estatais, e militares
 

Final da inscrição Recebem a partir de Recebem até
 

0 15/02/2023 28/12/2023
 

1 15/03/2023 28/12/2023
 

2 e 3 17/04/2023 28/12/2023
 

4 e 5 15/05/2023 28/12/2023
 

6 e 7 15/06/2023 28/12/2023
 

8 e 9 17/07/2023 28/12/2023
 


 

Quem tem direito ao PIS/Pasep que será pago em 2023
 

O ano de referência para este abono é 2021. O trabalhador precisa:
 

- Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no Cnis (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos
 

- Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou Pasep
 

- Ter trabalhado formalmente pelo menos 30 dias no ano-base de 2021
 

- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos em 2021
 

- O empregador precisa ter informado os dados do funcionário corretamente na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base
 

Quem não tem direito ao abono
 

- empregado(a) doméstico(a)
 

- trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física
 

- trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica

CONTINUE LENDO

Presidente Lula vem à Bahia no dia 14 para retomada do Minha Casa, Minha Vida, diz Rui

  • Bahia Notícias
  • 06 Fev 2023
  • 09:10h

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou neste domingo (5), a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Bahia no próximo dia 14 de fevereiro para entrega de um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

"Neste dia, entregaremos quase 3 mil unidades habitacionais pelo país. #EspecialdeDomingo", garantiu o ministro.

A informação já havia sido anunciada anteriormente pelo governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nas redes sociais. Na ocasião, o gestor baiano disse que o presidente faria a entrega em Santa Amaro, e também lançaria novas mudanças no programa do governo federal.

"Terá uma vertente para que todos os conjuntos tenham atenções sociais, a exemplo de creches, de acordo com tamanho do posição para que não haja dificuldade de quem ali mora, de acesso à transporte coletivo, saúde", explicou na ocasião.

Brasil tem ao menos 4 processos por dia por registro e divulgação de imagens íntimas sem consentimento

  • g1
  • 06 Fev 2023
  • 07:14h

Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta

O Brasil registrou ao menos 5.271 processos judiciais envolvendo o registro e a divulgação de imagens íntimas sem consentimento. Eles foram abertos entre janeiro de 2019 e julho de 2022.

A média é de 4 registros por dia, sendo que o estado com o maior número de casos é em Minas Gerais (18,8%), seguido de Mato Grosso (10,93%) e Rio Grande do Sul (10,17%).

É o que aponta um levantamento do g1 feito a partir de informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da consulta aos Tribunais de Justiça dos estados.

São processos que se baseiam em duas leis criadas em 2018:

 

  • lei Rose Leonel (13.772/18), considera crime o "registro não autorizado da intimidade sexual"; punição é seis meses a 1 ano de detenção;
  • lei 13.718/18: criminaliza a "divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, sexo ou pornografia sem consentimento", inclusive o compartilhamento; a pena varia de 1 a 5 anos de reclusão.

 

Especialistas dizem que não se sabe o tamanho do problema no Brasil. Muitos dados ainda são desconhecidos: o CNJ não tem informações do Rio de Janeiro e outros 5 estados em relação aos processos que envolvem uma das leis, por exemplo. O g1 procurou os TJs desses estados e também não obteve os dados (leia mais ao fim da reportagem).

Outros fatores que contribuem para o "apagão", segundo especialistas, são o medo das vítimas de denunciar e o fato de que práticas como divulgar nudes e cenas de sexo sem consentimento só receberam legislação específica no Código Penal em dezembro de 2018.

Culpa, medo e pouca informação

 

Boletins de ocorrência registrados no Rio de Janeiro entre 2019 e 2022, relacionados ao registro de imagens íntimas sem autorização, citam que, de 194 vítimas, 67% delas eram próximas dos agressores.

A lei 13.718/18, que criminaliza a divulgação dessas imagens, prevê agravamento da pena de 1 a 5 anos de prisão se o autor mantém ou manteve relação íntima de afeto com a vítima ou se o ato for por vingança ou humilhação. É o que acontece na chamada "pornografia de vingança".

Mulheres são a maioria dos alvos. Em São Paulo, por exemplo, elas foram 87% das vítimas citadas em boletins de ocorrência no estado envolvendo o registro de imagens íntimas sem autorização.

Mas, segundo especialistas, esses casos raramente chegam à Justiça por conta do constrangimento e do risco que a denúncia traz para a mulher, dizem os entrevistados.

 

“As vítimas que passam pela pornografia de vingança acreditam que colaboraram para que aquilo pudesse acontecer. A mulher vem acompanhada da culpa”, explica a advogada Mariana Tripode, que é especialista em direitos das mulheres.

 

Além disso, existe uma dificuldade da percepção de quem é alvo dessa prática: “Muitas vezes, ela também nem está informada ou tem consciência de que aquilo é um crime”, afirma a advogada Juliana Cunha.

A subnotificação dos casos contribui para que a sociedade desconheça o tamanho do problema e aja para solucioná-lo, aponta a especialista.

 

“Isso não é uma questão de ativistas ou de grupos ou de feministas. Isso é um problema real que atinge muitas pessoas, mas que, por não ter tantos dados robustos, acaba dificultando que as pessoas entendam”, afirma Juliana.

 

O g1 entrevistou vítimas desses atos, entre elas a jornalista Rose Leonel, que inspirou a lei que leva seu nome. Após o fim do relacionamento, o ex-namorado dela se vingou com a divulgação de diversas imagens íntimas. Ela perdeu o emprego e teve de se separar do filho, ridicularizado pelo vazamento.

O tema acabou sendo mais conhecido após alguns casos, como o de Rose, virem a público. Inclusive alguns em que, desesperadas, as vítimas cometeram suicídio.

Foi o que aconteceu com Júlia Rebeca, de 17 anos, encontrada morta em seu quarto após ter um vídeo íntimo compartilhado na internet no Piauí, em 2013.

CONTINUE LENDO

Bancos de leite humano têm estoque crítico na Bahia; menos da metade possuem alimento suficiente para bebês internados

  • g1 BA e TV Bahia
  • 05 Fev 2023
  • 17:26h

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia tem oito unidades de bancos de leite humano para recolhimento e amamentação de bebês em todo o estado e, desse total, cinco estão com o estoque crítico – a maioria delas em Salvador.

O aleitamento materno é a principal medida para evitar a mortalidade infantil, além de infecções, como explica a enfermeira Ívina Baqueiro, da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, uma das unidades que precisam de doações.

“A amamentação é o padrão ouro da alimentação infantil. É a única estratégia de saúde pública que, de forma isolada, consegue reduzir a mortalidade infantil. Os bebês morrem menos e adoecem menos. E os números são expressivos. A redução da mortalidade chega a 70%, nas crianças no primeiro ano de vida”.

Nesta unidade, apenas sete litros de leite estão armazenados no estoque, quando a média é de 20 litros por mês – um número que já é quatro vezes menor que o volume necessário para amamentar as crianças que precisam do alimento no local.

Pacientes de hospital de Conquista dizem que cirurgias são canceladas na unidade por falta de roupas de cama

  • g1 BA e TV Sudoeste
  • 05 Fev 2023
  • 15:13h

Foto: Reprodução TV Sudoeste

Pacientes do Hospital Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, estão com as cirurgias atrasadas por causa de falta de roupas de cama. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a empresa que prestava o serviço de lavanderia descontinuou o serviço antes do término do contrato.

A filha da artesã Eliane Luedy está internada na unidade. Nos últimos dias ela não pôde usar lençol, porque a roupa de cama foi levada para a sala de cirurgia.

"Já vi médicos cancelarem a cirurgia de uma outra jovem que estava aguardando há oito dias, porque não tinha roupa para os profissionais de saúde", contou Eliane.

Os pacientes ainda contaram que, além das roupas de cama, faltam toalhas. Em alguns casos, os profissionais de saúde têm levado os materiais de casa para que as cirurgias e outros procedimentos possam acontecer.

Em nota, a Sesab afirmou que, após a desistência da empresa contratada, ela acionou a empresa que havia vencido o processo licitatório para que assumisse o serviço e a situação já está sendo resolvendo.