Conquista: Acidente vitima idoso em estrada da zona rural

  • Vitória da Conquista Notícias
  • 09 Jun 2017
  • 15:00h

Foto: Reprodução

Nessa tarde desta quinta-feira (8), foi registrado um trágico acidente no Km 639, da estrada que liga a BR-116 à Veredinha, próximo ao Povoado de Baixão, zona rural de Vitória da Conquista. A vítima fatal foi identificada como sendo o senhor Manoel B. Leal, 57 Anos, morador daquele distrito. Ele estava retornando de bicicleta do trabalho, onde era vaqueiro quando, no momento do acidente, acompanhado do seu neto de 11 anos, em um determinado local este fez atravessou da pista. Ao acompanhá-lo, o idoso foi atropelado por um veiculo Fiat Palio. Pela gravidade dos ferimentos, ele foi à óbito ainda no local do acidente. O neto presenciou a tragédia, entrando em estado de choque. Equipe do DPT de Vitória da Conquista se deslocou ao local do acidente.

Barra: Idoso é agredido e perde visão de um dos olhos durante assalto

  • Informe Barra
  • 09 Jun 2017
  • 14:11h

Foto: Reprodução

Um senhor de 88 anos de idade foi agredido durante assalto a sua residência situada na Fazenda Salinas, zona rural do município de Barra da Estiva, por volta das 21h de quarta-feira, dia 07. Segundo informações do filho da vítima, três indivíduos armados com pedaços de madeira desligaram o padrão de energia da casa do senhor e encapuzados invadiram o imóvel. Apesar da pouca luminosidade, o senhor conseguiu pegar um fação para se defender, mesmo após ser agredido por um dos criminosos. Os bandidos fugiram em seguida levando R& 70 reais em espécie. Ao ouvir barulhos, o filho do senhor, que mora nas imediações, chegou a ir até o local, mas encontrou apenas o seu pai muito ferido, principalmente na região do olho. No hospital, foi constatado que o senhor perdeu a visão do olho esquerdo, sendo verificada a possibilidade de transferi-lo para outra unidade de saúde em Vitória da Conquista, tendo em vista a gravidade da lesão.

Guanambi: MEC suspende seleção para funcionamento de curso de medicina

  • Bahia Notícias
  • 09 Jun 2017
  • 13:01h

Foto: Reprodução-DOU

O Ministério da Educação (MEC) decidiu suspender a autorização para o funcionamento de cursos de Medicina em Guanambi até a decisão final do processo que investiga fraude no edital de licitação para escolha da empresa que iria ofertar a graduação. Estão suspensas não apenas as atividades pedagógicas, mas também os procedimentos administrativos em andamento, a adjudicação de proposta vencedora e a assinatura de Termo de Compromisso. A portaria, que já está em vigor, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6). A decisão foi tomada cerca de um mês depois que o MEC instalou um processo administrativo para apurar uma suposta fraude, que consagrou como vencedora a Sociedade Padrão de Educação Superior, mantenedora das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc). A pasta investiga se a troca de pareceres no edital – fases de avaliação foram invertidas e novos critérios de análise foram incluídos, segundo informações d’O Estado de S. Paulo – foi feita para beneficiar a FIPMoc, empresa que possui sociedade com a Samos Participações, de propriedade de Walfrido Moraes, ministro do Turismo de 2003 a 2007.  O edital, lançado em dezembro de 2014, tinha o objetivo de reduzir a carência de profissionais de Medicina no país em médio prazo. Prevista para ser inaugurada ainda neste mês de maio, a sede da FIPMoc em Guanambi está em fase de conclusão. O Bahia Notícias tentou contato com a instituição de ensino, mas não houve retorno.

STF reconhece validade da Lei de Cotas para negros em concursos públicos

  • 09 Jun 2017
  • 12:02h

Foto: Ilustração

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu hoje (8) a validade da lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal direta e indireta, no âmbito dos Três Poderes. A decisão foi unânime. O julgamento teve início em maio, quando o relator do caso no STF, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela constitucionalidade da norma. Em seu voto, o relator afirmou que a Lei de Cotas (12.990/2014), embora crie uma vantagem competitiva para um grupo de pessoas, não representa nenhuma violação ao princípio constitucional da igualdade. Barroso considerou, entre outros fundamentos, que a lei é motivada por um dever de reparação histórica decorrente da escravidão e de um racismo estrutural existente na sociedade brasileira. “É uma reparação histórica a pessoas que herdaram o peso e o custo social e o estigma moral, social e econômico que foi a escravidão no Brasil e, uma vez abolida, entregues à própria sorte, sem condições de se integrarem à sociedade”, argumentou. A ação que defendeu a constitucionalidade da Lei de Cotas foi apresentada  pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Prorrogadas as inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

  • ASCOM-Secretaria da Educação
  • 09 Jun 2017
  • 11:04h

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou, até a próxima segunda-feira (12), as inscrições para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo ofertadas 16.400 em toda Bahia. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos). Poderá concorrer a uma vaga o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia. Matrícula - A seleção é feita através das médias de Português e de Matemática que são lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.

Aventura 4x4: Dupla brumadense representará a Bahia no Rally Mercosul

  • Brumado Urgente
  • 09 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Divulgação

O Club Amarok Bahia, que já realizou inúmeros eventos "off-road" na Bahia e no Brasil, adquirindo um grande conceito no setor, agora, irá ter um novo e grande desafio, já que a dupla composta pelos brumadenses Alessandro Silva e Glauber Bacelar irão participar de um dos eventos mais notáveis e charmosos da categoria 4X4 do Continente Sul Americano, o Rally Mercosul, que terá o seu início no dia 07 de julho na moderna Curitiba com o seu destino final em Buenos Aires, Argentina, que é considerada uma das cidades mais charmosas da América Latina. A prova, que é organizada pela TSO BRASIL, uma das maiores empresa especializadas em eventos offroad do Brasil, também passará pelo Uruguai, em mais de 3 mil km de muita emoção que percorrerá as cidades de Curitiba/PR; Blumenau/SC; Bom Jardim da Serra/SC; Bento Gonçalves/RS; São Miguel das Missões/RS; Termas del Arapey/UR; Santa Fé/AR e Buenos Aires/AR. Em contato com a dupla Alessandro Silva, - que pilotará uma Amarok de última geração que está sendo preparada especialmente para a prova - e com Glauber Bacelar, - que irá fazer a navegação -, eles relataram que a expectativa é enorme, já que o Rally Mercosul é considerado atualmente uma das competições mais emblemáticas do calendário esportivo off-road sulamericano. "Estamos nos preparando, tanto física, como psicologicamente, para representar da melhor forma possível o Club Amarok Bahia, pois seremos a única dupla baiana na competição", relataram. 

A prova que também terá também um forte conteúdo gastronômico e cultural, pois nos intervalos serão realizadas nas cidades sedes, eventos que irão exaltar as características e padrões comportamentais dos referidos locais. A adrenalina estará em seu estado mais puro e, diante disso, a dupla brumadense está realizando os últimos acertos para fazer bonito na 4ª Edição do Rally Mercosul. A dupla estará passando todos os dias o seu relatório de bordo por meio de blogs regionais e nas redes sociais, contando e mostrando todos os detalhes desse desafio fantástico. Um dos pontos que vêm recebendo uma atenção especial é a área do marketing, já que está sendo aberta a possibilidade de empresas de Brumado e região serem parceiras do projeto, dando visibilidade às suas marcas para o Mercosul. Confira todo o plano de mídia e conheça os detalhes desta aventura fantástica que terá Brumado representada pela dupla Alessandro Silva e Glauber Bacelar.

CONTINUE LENDO

TSE deve concluir nesta sexta-feira julgamento da chapa Dilma-Temer

  • G1
  • 09 Jun 2017
  • 09:00h

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve concluir nesta sexta-feira (9) o julgamento da ação apresentada pelo PSDB que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014. A sessão está prevista para as 9h. A expectativa é que, durante a sessão, o relator do processo, Herman Benjamin, conclua a leitura do parecer dele sobre a ação e os demais ministros da Corte votem sobre condenar ou absolver a chapa. Segundo o vice-presidente do TSE, Luiz Fux, cada um dos seis ministros terá 20 minutos. Nesta quinta (8), ao iniciar a leitura do voto, Herman Benjamin disse que houve abuso de poder político e econômico na campanha de 2014. Ele também disse que, para cassar mandato, não é necessário o recebimento de propina, basta ter havido caixa 2 (doações e gastos de campanha não declarados à Justiça).

Último dia de campanha contra gripe

  • Brumado Urgente
  • 09 Jun 2017
  • 08:00h

Foto: Reprodução

A vacina contra a gripe foi liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários, a partir de segunda (05) e acaba hoje (09). A decisão de liberação se deu porque ainda restavam 10 milhões de doses de vacina contra a gripe em todo o país. A campanha nacional de vacinação contra a gripe não será mais prorrogada, segundo o Ministério da Saúde.  A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Livramento: Presidente de associação quilombola é denunciada à Justiça

  • G1 Bahia
  • 08 Jun 2017
  • 20:00h

Foto: Reprodução- Tv Globo

A Presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário Cultural Educacional e Social do Quilombo de Rocinha e Região (Acooped), Maria Regina Bonfim, foi denunciada à Justiça por falsidade ideológica, após emitir falsas declarações para que estudantes pudessem ingressar em universidades públicas como cotistas, alegando ser quilombolas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Millen Castro. Segundo ele, 13 estudantes utilizaram os documentos emitidos ou assinados por Maria Regina para obter acesso ao ensino superior, entre os anos de 2011 e 2015. Conforme o MP, Maria Regina Bonfim tinha ciência de que os documentos seriam usados para tal finalidade. A comunidade quilombola da Rocinha fica no município de Nossa Senhora do Livramento. Nas universidades e institutos federais, as vagas de cotas são destinadas a estudantes vindos de escolas públicas, de baixa renda ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, conforme a classificação oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os documentos falsos, segundo o MP, foram utilizados para acesso às universidades Federal da Bahia (Ufba), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Barra do Choça: Homem é encontrado morto em estrada na zona rural

  • Vitória da Conquista Notícias
  • 08 Jun 2017
  • 18:15h

Foto: Reprodução

Aguinaldo Morais da Silva, de 55 anos, foi encontrado morto na noite de ontem, quarta-feira, 07 de junho, na estrada entre Barra do Choça e o São Sebastião, de onde ele é natural. De acordo informações, Agnaldo pode ter sido vítima de um atropelamento, no entanto, outras possibilidades não foram descartadas. Ele deixa, pais, filhos, netos e amigos. Guina era uma pessoa muito querida no município e atualmente, trabalhava com criação de frangos em sua propriedade no São Sebastião. 

Inscrições do Prouni vão até sexta: São 10.617 bolsas na Bahia

  • Brumado Urgente
  • 08 Jun 2017
  • 17:00h

Foto: Reprodução

A edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece 10.617 bolsas para ensino superior na Bahia. As inscrições estão abertas até a sexta-feira (9) no site do Prouni e é necessário ter o número de inscrição do Enem e senha. Em todo o país, são oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos. A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimos.

Nova função para o WhatsApp: transferência de dinheiro do Banco do Brasil

  • 08 Jun 2017
  • 16:05h

Foto: Ilustração

O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira (7) um novo recurso para que seus clientes deem ainda mais uma utilidade ao WhatsApp. A novidade vai utilizar o aplicativo de bate-papo do Facebook para transferências de dinheiro. Segundo a empresa, a função chega para evitar ao máximo que seus correntistas precisem fornecer informações sigilosas como números de sua agência e de sua conta corrente pela internet. Para acessar o recurso, o usuário só precisa abrir o aplicativo do próprio Banco do Brasil. Logo na tela inicial ele verá um código que representa as informações do seu número da agência e da conta corrente. A partir daí, só é necessário enviar essa imagem para outras pessoas por meio do WhatsApp. A pessoa que receber esse código pelo WhatsApp deverá escaneá-lo. Fazendo isso, o aplicativo do Banco do Brasil será automaticamente aberto, já com as informações da conta bancária preenchidas nos campos necessários. Restará então apenas confirmar a transação com o código de segurança. A novidade foi apresentada pela empresa durante o congresso CIAB Febraban 2017, que acontece em São Paulo.

Guanambi: Polícia busca por elemento que deu 40 facadas na ex-namorada

  • Alô Cidade
  • 08 Jun 2017
  • 15:06h

Foto: Reprodução

Uma tentativa de homicídio chocou a comunidade guanambiense quando uma adolescente de 17 anos foi esfaqueada pelo ex-namorado. Ardilosamente o criminoso surpreendeu a vítima quando ia para um salão de beleza e desferiu de forma cruel, 40 facadas por todo o corpo de modo especial, no rosto, pescoço e tórax. Leanderson Rodrigues Carvalho inconformado com o fim do conturbado relacionamento, já havia sido preso por violência doméstica e encontrava-se em liberdade condicional tendo sido expedidos pela Justiça Criminal duas Medidas Protetivas de urgência em favor da vítima. A Polícia Civil imediatamente tomou todas as medidas e representou pela prisão do marginal, sendo prontamente decretada pela Juíza da Vara Crime a Prisão Preventiva de Leanderson Rodrigues Carvalho. Ao divulgar a foto, a polícia conta com o apoio da população para que denuncie e ajude a prender o elemento. Qualquer pessoa pode denunciar na delegacia de polícia mais próxima.

Gás de cozinha fica mais caro com reajuste de 6,7%

  • Tribuna da Bahia
  • 08 Jun 2017
  • 14:23h

Foto: Ilustração

O gás de cozinha vai subir de preço novamente. A Petrobrás anunciou ontem (7), uma nova política de preços para o gás de botijão, que passará a ser reajustado mensalmente. Este mês, os preços serão aumentados em 6,7%. O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos e passa a vigorar hoje (8). Segundo a estatal, se o repasse ao consumidor for integral, o aumento no preço final será de 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão do gás liquefeito de petróleo (GLP), o nome técnico do gás de cozinha. Conforme nota do SINDIGÁS, avalia como positiva a iniciativa da Petrobrás em adequar seus preços para o gás LP embalado em botijões de até 13 kg, e de uso residencial aos praticados no mercado internacional. É preciso ressaltar que é precipitado afirmar que esse percentual médio seja aplicado de forma linear. O impacto da nova política de preços pode variar bastante entre os pólos de abastecimento, dado que as componentes de custo que formam o preço final ao consumidor são muitas, além do valor de compra do produto nas refinarias. Em geral, observamos uma variação de 5% a 9% nos preços em diferentes pólos de suprimento.  

Bahia: Na mesma “Rave” acontece morte de turista, sumiço de rapaz e um picado por cobra

  • G1 Bahia
  • 08 Jun 2017
  • 12:09h

Foto: Reprodução

Jovem foi internado após ser picado por uma cobra enquanto participava da festa eletrônica Aurora, realizada em um sítio particular em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. No mesmo evento, um turista de São Paulo morreu após passar mal e um jovem de 22 anos desapareceu após sofrer um surto e sair correndo para o meio de uma mata. A mãe do rapaz picado pela cobra durante a festa disse, sem se identificar, que ele chegou a ser atendido em uma ambulância da festa, mas que foi liberado logo depois. Para ela, houve negligência por parte dos socorristas do evento. O organizador da festa Danilo Nazca Barreto diz que a festa estava legalizada e que lamenta pelos ocorridos. Procurada pelo G1 na terça-feira, a Prefeitura de Camaçari informou, por meio de nota, que "Os organizadores da festa não pediram qualquer autorização à Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Camaçari para realizar o evento por ter sido organizado em condomínio privado".