Acordo entre Governo do Estado e servidores põe fim a longa greve da EBDA

  • Da Redação
  • 17 Jul 2014
  • 07:38h

Em Brumado os servidores do órgão já voltaram às suas atividades normais (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

Chegou ao fim a greve dos funcionários da EBDA. O Governo do Estado e os trabalhadores fizeram um acordo que garante o pagamento do passivo trabalhista dos dissídios coletivos dos anos 1997, 1999 e 2003, no valor de R$ 90 milhões. Os funcionários que receberão menores valores, serão pagos no próximo mês, enquanto que os demais que receberão valores maiores, o pagamento será parcelado em 59 meses. O Governo se comprometeu a atender a reivindicação em torno da reestruturação do órgão, antiga luta dos funcionários. Os estudos serão iniciados ainda neste ano.

Compartilhar a cama com os bebês é o maior fator de risco para morte infantil

  • Revista Nossa Saúde
  • 17 Jul 2014
  • 07:24h

(Foto: Reprodução)

Compartilhar a cama é o maior fator de risco de morte súbita infantil, particularmente entre bebês muito pequenos, afirmaram cientistas americanos nesta segunda-feira (14). De acordo com artigo publicado no jornal "Pediatrics", 69% dos bebês falecidos subitamente compartilhavam o local onde dormiam com outra pessoa quando faleceram. As descobertas se basearam em dados oficiais referentes a 8.207 mortes de crianças relacionadas com o sono em 24 estados americanos entre 2004 e 2012. Os cientistas descobriram que os riscos eram diferentes para crianças com idades de até três meses do que para aquelas entre os 4 e os 12 meses. As crianças mais jovens que faleceram eram mais propensas a ter dividido a cama (73,8% contra 58,9%). Os cientistas definiram compartilhar a cama como dormir na cama de um adulto. Bebês maiores que morreram durante o sono eram mais propensos a dormir de bruços com objetos como cobertores ou bichos de pelúcia no local de dormir. A AAP (Academia Americana de Pediatria) recomenda que os bebês durmam em uma superfície firme, em um berço perto dos pais, ou dos cuidadores, mas não na mesma cama para evitar o risco de sufocamento acidental. Os bebês também deveriam ser colocados de costas para dormir. Travesseiros, cobertores e brinquedos deveriam ser colocados fora da cama da criança, acrescentou a AAP.

Terror em Amargosa: Homens invadem delegacia, soltam presos e queimam veículos no centro da cidade

  • Voz da Bahia - Marcello Dial
  • 17 Jul 2014
  • 07:21h

(Foto: Voz da Bahia)

O município de Amargosa (cerca de 230 km de Salvador) no recôncavo baiano viveu momento de terror no início da noite desta quarta-feira (16), por volta das 18h, após uma criança de um ano ser atingida por bala perdida. Segundo informações de testemunhas, alguns homens da Avenida São Cristóvão, bairro da Catiara invadiram e destruíram a delegacia revirando móveis e soltando os presos que ali estavam custodiados. De acordo com a PM, os homens ainda teriam levado vários objetos da delegacia, entre armas e veículos apreendidos. Os invasores ainda atearam fogo em caminhões e dois carros no Centro da cidade causando pânico a população. A reportagem da Voz da Bahia foi informada, que a revolta se deu por uma suposta ação da Polícia Civil, onde em uma troca de tiros uma bala perdida atingiu uma criança de 1 ano de idade na cabeça. O menor foi encaminhado para o HGE em Salvador e se encontra em estado grave. Guarnições do 14º Batalhão da Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus foram chamadas para prestar reforço policial na cidade e conter os manifestantes.
 

Fotógrafo Ted Love pega 13 anos de prisão por prática de estupro de vulnerável

  • UN
  • 17 Jul 2014
  • 07:02h

Ted Love está preso no Complexo Policial (Foto: UN)

A Justiça de Ubatã sentenciou, nesta quarta-feira (16), o ubatense Adilson Lopes de Jesus (50), o Ted Love, a 13 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, acusado de estupro de vulnerável. De acordo com informações da Polícia Civil, Ted Love matinha relações sexuais com uma menor de 11 anos oriunda do município de Gongogi. Ted Love foi preso pela Polícia Militar no dia 11 de março deste ano, quando havia marcado um encontro com a menor. O encontro, no entanto, foi descoberto pela mãe da menor, que acionou a PM. Ted Love foi preso em flagrante delito. O fotógrafo tem 22 filhos e já havia se envolvido em outras encrencas envolvendo menores. 

100 anos de perdão: A nova onda em Brumado é roubar o ladrão

  • Brumado Urgente
  • 16 Jul 2014
  • 20:37h

(Montagem: Brumado Urgente | Charge do Bruno)

“Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”, talvez esse seja um dos ditados mais antigos da nossa civilização que desde os primórdios teve que conviver com os roubos e assaltos. A origem desta frase é atribuída à ação de um famoso pirata do século XVI, Francis Duke, que saqueava as caravelas do reino que continham material roubado e, por causa disso, acaba ficando ileso. Em Brumado, devido à nova onda avassaladora de assaltos, este ditado ganhou uma versão que começou a ser aplicada na atividade criminosa, onde grupos de assaltantes ficam “ligados” nos roubos e assaltos praticados na cidade e, assim que se abre a oportunidade, se efetua ação de “roubar o que já foi roubado’. Esses dias, após ter efetuado sua ação criminosa, um “assaltante”, pasmem, foi assaltado por dois outros “assaltantes” que levaram todo dinheiro que ele tinha em mãos, além de jóias, relógio e celular. Indignado ele teria dito “e agora o que eu vou fazer para pegar esses caras?” e acabou ouvindo de um chegado seu que “minha pedra, ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão, você se esqueceu disso. Agora é ficar ligado no movimento ou chamar o Chapolin Colorado”. Então na capital do minério surge uma nova estratégia do crime, grupos que ficam atentos nas ações de outros bandidos, para, depois, levar o que eles roubaram, na certeza de que o “perdão” está garantido. 

Pior não fica: Justiça barra comercial com Tiririca alegando favorecimento eleitoral

  • Informações da VEJA
  • 16 Jul 2014
  • 18:44h

Tiririca vira um cooler em comercial (Foto: Reprodução Youtube)

Não durou 24 horas. Uma liminar da Justiça Eleitoral de São Paulo mandou suspender a exibição do novo comercial da bomnegocio.com, que tem o deputado Tiririca como garoto-propaganda. A proibição se estende a todas as emissoras de rádio e televisão. No Youtube, porém, ele continua no ar e com o número de visualizações aumentando consideravelmente - foram mais de 600.000 somente no primeiro dia. Na decisão, o juiz Caduro Padin entendeu que o comercial pode favorecer Tiririca às vésperas da campanha eleitoral, com uma aparição maior do que os demais candidatos. O parlamentar do PR é candidato à reeleição. "É vedado às emissoras veicular propaganda comercial de produtos ou serviços, com participação de candidato a cargo eletivo", justificou o magistrado, citando o artigo 45 da lei 9.504/07. O bomnegócio.com comentou a determinação por meio de nota: "A empresa pensou em artistas, famosos por suas atitudes originais, que pudessem emprestar suas personalidades para explicar o que é um bom negócio. O comercial com o Tiririca segue o mesmo conceito que os anteriores, com a Narcisa Tamborindeguy, o Sergio Mallandro e Compadre Washington, por exemplo".

BR-030: Três irmãos ficam gravemente feridos em acidente com um caminhão carregado de palma

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Jul 2014
  • 16:19h

A carga ficou espalhada na pista e os três irmãos foram encaminhados ao hospital (Foto: Brumado Urgente)

Acidentes envolvendo caminhões e carretas no trecho da BR-030 que liga Brumado a Caetité são frequentes, tanto que no final da manhã desta quarta-feira (16) um caminhão Mercedez Bens com placa de Brumado, o qual estava carregado de palmas e acabou capotando nas proximidades da Vila Presidente Vargas. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente no caminhão estavam três irmãos Alberto, Roberto e Delson Muniz, os quais ficaram presos entre as ferragens da cabine e deram muito trabalho para as equipes do SAMU 192 para serem resgatados. Os três, que são de Brumado, ficaram gravemente feridos e foram levados para o pronto-socorro do HMMN. O acidente teria sido provocado por uma carreta que fechou o caminhão, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo e viesse a capotar. A carga ficou espalhada pela rodovia e a Polícia Rodoviária Estadual chegou para controlar o tráfego. 

Volta às aulas CEMNAS COC: Todas as séries em plena atividade

  • Ascom | Izidy Ramel Comunicação
  • 16 Jul 2014
  • 15:48h

(Divulgação)

Os alunos do CEMNAS COC retornaram às aulas nessa segunda-feira, 14, iniciando o segundo semestre a todo vapor.Todos os alunos da escola estão em plena atividade que, como sempre, englobamações diversificadas buscando focar no que há de melhor no ensino de qualidade. A metodologia COC é cada vez mais utilizada, em todo o país, por muitas escolas. O CEMNAS, que teve essa iniciativa há vários anos, pode hoje afirmar que consegue, de maneira ainda mais eficiente, preparar os seus alunos para um futuro de excelentes oportunidades.

V.P. Vargas: Homem que estava aterrorizando a região é detido pela Polícia

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Jul 2014
  • 15:21h

(Composição: Brumado Urgente)

A Vila Presidente Vargas, que é o Distrito mais populoso de Brumado, vem tendo a sua página policial muito mais recheada nos últimos tempos, já que vários delitos, que antes não eram registrados na localidade, começam a se tornar cada vez mais comuns. Nestes últimos dias uma troca de tiros entre a Polícia e dois bandidos, deixou os moradores em pânico, já que alguns projéteis acabaram atingindo uma residência. Mas não foi somente isso que vem aterrorizando os moradores da Vila e das comunidades circunvizinhas, já que um homem de aproximadamente 40 anos, conhecido pela alcunha de “Wand Terror”, estaria impingindo o pânico nas residências, ameaçando mulheres e homens de morte, além de agredir a várias pessoas. Foi justamente uma dessas atitudes que o levou para a sede da 20ª Coorpin na noite desta terça-feira (15). Segundo ocorrência policial, a sua prisão foi devido uma denúncia de que ele teria ameaçado de morte uma ex-companheira. Segundo informações ele tem um mandado de recaptura pela Vara Crime de Araçatuba - SP, o que fez com que ficasse detido. 

Linha Dura: Luciano Ribeiro, Herzem Gusmão e Zé Raimundo estão na lista de impugnações da PRE

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Jul 2014
  • 14:16h

Luciano Ribeiro, Herzem Gusmão e Zé Raimundo estão com as candidaturas impugnadas pela PRE (Fotos: Divulgação)

A PRE - Procuradoria Regional Eleitoral vem demonstrando que irá ser implacável com os candidatos que estiverem em desacordo com as normas do “Ficha Limpa”. Após uma intensa averiguação dos pedidos de cancelamento das candidaturas, o MPE divulgou nesta quarta-feira (16) uma lista contendo 30 candidaturas que tiveram ações de impugnação, 7 de deputados federais e 23 de deputados estaduais. Da região sudoeste 3 conhecidos nomes da política foram incluídos na lista dos impugnados, são eles Herzem Gusmão e José Raimundo Fontes, ambos de Vitória da Conquista e Luciano Ribeiro, ex-prefeito de Caculé. Segundo as informações do MPE, tanto Luciano Ribeiro, como Zé Raimundo, tiveram a impugnação por terem contas reprovadas pelo TCM, já Herzem Gusmão foi condenado em segunda instância por ilícito eleitoral no TER/BA. Na Bahia, a estratégia da PRE é de ampliar, ao máximo, a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Os referidos candidatos têm 7 dias para contestar a impugnação. Vale ressaltar que cabe à Justiça Eleitoral deferir ou indeferir os registros.  Confira a lista oficial divulgada pela PRE (Clique).

Brumado: Água para a Comunidade de Campo Redondo

  • Ascom | PMB
  • 16 Jul 2014
  • 13:33h

(Foto: Ascom | PMB)

No domingo, 13/07, foi inaugurado o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na Comunidade do Campo Redondo. Na oportunidade estiveram presentes o Prefeito Aguiberto Lima Dias e os Secretários Municipais Fred Neves, André Cardoso e Miguel Lima Dias; Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, da Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, respectivamente e, ainda, os Vereadores Alessandro Lobo, José Carlos dos Reis e José Carlos de Jonas. O sistema é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambientes e sua inauguração proporcionará á Comunidade do Campo Redondo maior segurança e conforto no enfrentamento das dificuldades durante o período da seca, pois a recuperação do poço artesiano com vazão de 14.000 l/h, e a instalação do dessanilizador abastecerão 31 famílias daquela localidade. Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Brumado e Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e Meio Ambientes – SEMAR - sendo mais uma etapa na construção de Uma Cidade Cada Vez Melhor

Eleições 2014: PRE impugna 30 pedidos de registros de candidaturas na Bahia

  • MPE
  • 16 Jul 2014
  • 13:27h

Do último domingo até a noite de ontem, 15 de julho, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs, no total, 30 ações de impugnação de registro de candidatura no estado, sete referentes a candidatos a deputados federais e 23 a deputados estaduais. Só foram alvos de ações de impugnação na Bahia os candidatos às eleições 2014 que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010). Foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual). Rejeição de contas pelos Tribunais de Contas (da União, do Estado e dos Municípios) foi o motivo mais recorrente nos pedidos de impugnação da PRE/BA. No âmbito federal, as exceções ficam apenas por conta dos candidatos à deputado federal Adalberto Lélis Filho e Joseph Bandeira. Beto Lélis, como é conhecido, tornou-se inelegível por ter sido condenado pelo TRE pela prática de crime eleitoral, cuja sentença já transitou em julgado. Já Bandeira foi condenado por crime contra a administração pública, além dos Tribunais de Contas da União e do Estado. No âmbito estadual, Joseildo Ramos foi condenado por crime contra a Administração Pública, Herzem Gusmão condenado em segunda instância pelo TRE/BA por ilícito eleitoral, enquanto Carlos Augusto Rodrigues de Brito foi demitido da Administração Pública. Na Bahia, a estratégia da PRE é de ampliar, ao máximo, a aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Só impugnamos os candidatos que se enquadrem, em tese, nessa lei”, afirmou o procurador Regional Eleitoral José Alfredo de Paula Silva. De acordo com ele, os outros vícios referentes ao registro de candidatura – a exemplo de ausência de quitação eleitoral, falta de documentos obrigatórios como certidão criminal e contas julgadas como não prestadas em campanha anterior – serão apontados, para efeito de recusa do registro, nos pareceres que serão apresentados em cada processo individual de solicitação de registro. Há previsão legal para que a PRE se manifeste em todos os pedidos de registro. O entendimento da PRE segue uma decisão vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a qual o Ministério Público, por atuar também como fiscal da lei, pode sempre recorrer. Após as ações de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Os candidatos com registros impugnados têm sete dias para contestar a impugnação. Confira a no site da PRE/BA (preba.mpf.mp.br) com o nome, partido/coligação, cargo pleiteado e razão da impugnação.

Ministério Público pede interdição de carceragem da cadeia pública de Itinga

  • Informações do Voz da Bahia
  • 16 Jul 2014
  • 10:11h

Na última vistoria, realizada no dia 11 deste mês, pela equipe da própria delegacia, foram encontrados itens proibidos, a exemplo de drogas, uma peixera, diversas lâminas e sete aparelhos celulares.(F

A carceragem da cadeia pública de Itinga, Lauro de Freitas, RMS (região metropolitana de Salvador), deve ser interditada dentro de 15 dias e todos os presos custodiados da unidade transferidos do local, caso a Justiça acate o requerimento feito pelo Ministério Público encaminhado nesta terça-feira (15), para a Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca. Segundo o promotor de Justiça Luciano Valadares Garcia, além da superlotação, a estrutura da carceragem é considerada “precária e insalubre, incapaz de albergar seres humanos” e que a atual situação “expõe a risco de morte os custodiados e servidores públicos que trabalham no prédio, diante da iminência de uma rebelião”.O órgão solicita ainda que seja suspenso, imediatamente, o ingresso de novos custodiados na cadeia, localizada no município de Lauro de Freitas. Encaminhado hoje, dia 15, para a Vara do Júri e Execuções Penais da comarca, o requerimento destaca que a cadeia, que funciona na 27ª Delegacia de Polícia Territorial de Itinga, está superlotada, com 59 presos onde caberiam apenas 16. Na última vistoria, realizada no dia 11 deste mês, pela equipe da própria delegacia, foram encontrados itens proibidos, a exemplo de drogas, uma peixera, diversas lâminas e sete aparelhos celulares. Luciano Valadares acrescentou ainda que a situação descrita no requerimento já perdura há pelo menos um ano, “sem que o Estado adote qualquer providência no sentido de interditar ou realizar obras de reforma no prédio”, mesmo tendo o fato sido objeto de reiteradas comunicações do MP.

Vocalista do Trio da Huanna se empolgou com fãs e acabou caindo do palco

  • Daniel Simurro | Com informações do Bahia Todo Dia
  • 16 Jul 2014
  • 09:51h

O vocalista foi imediatamente socorrido (Foto: Alex Barbosa / Bahia Todo Dia)

A performance de palco de alguns vocalistas, principalmente do gênero axé e pagode, vem produzindo algumas cenas dignas das videocassetadas. Apesar do grande susto, foi mais ou menos isso que aconteceu com o vocalista da Banda Trio da Huanna nesta terça-feira (16) no sul da Bahia, mais precisamente na cidade de Belmonte. “Luizinho”, como é popularmente conhecido,  estava se apresentando durante os festejos da padroeira da cidade, quando, elevou a sua performance junto com alguns fãs e acabou escorregando e sofrendo uma queda de uma altura de cerca de 3 metros. O show teve que ser imediatamente cancelado e ele teve que ser rapidamente hospitalizado. Segundo informações do empresário da banca, Leonardo Alves, Luizinho já passa bem e já deve estar “novinho em folha” para as próximas apresentações. Veja o momento da queda: 

Brumado: Pedreiro é autuado por estar dirigindo carro roubado com placa de Ipiaú

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Jul 2014
  • 09:00h

A restrição de roubo foi confirmada no momento da chegada à 20ª Coorpin (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A tecnologia vem sendo cada vez mais uma forte aliada das Polícias no combate à crescente criminalidade que assusta a sociedade. Uma das ferramentas mais úteis nessa luta são os aplicativos para android que revelam dados importantes como Sinesp Cidadão, que informam com precisão se os veículos são roubados ou não. Outra aplicação é a divulgação das placas dos carros roubados, que pode ser acessada por meio dos celulares e foi justamente isso que levou um jovem pedreiro a ser autuado pela guarnição da PM na noite desta terça-feira (15) no centro de Brumado. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, os policiais possuem a lista das placas dos carros roubados na região e, ao se depararem com um gol prata, placa de Ipiaú, não tiveram dúvidas e efetuaram a apreensão do veículo que foi levado para o pátio da 20ª Coorpin. O veículo, placa JQM 3318 – Ipiaú, era conduzido por um pedreiro que informou que tinha comprado o carro por R$ 20 mil, há cerca de três meses, na cidade de Ipiaú e nem imaginava que o mesmo era produto de roubo. Ele ficou detido, mas, como o crime de receptação de veículo roubado nesse caso é afiançável, já que ele não estava ocultando o carro, inclusive dirigindo tranquilamente pelas ruas da cidade, por isso não ficará detido. A Polícia investigará o caso para confirmar o envolvimento ou não do pedreiro e se existe alguma ligação de quadrilhas de assaltantes entre Brumado e Ipiaú.