Aprovados em concurso para Defensoria Pública da Bahia pedem convocação para posse dos cargos

  • BM
  • 16 Fev 2014
  • 09:27h

(Foto: Reprodução)

Durante encontro com o pré-candidato ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT), em Vitória da Conquista na manhã deste sábado (15), chamou atenção um pequeno protesto defronte ao local do evento.Um grupo candidatos aprovados em concurso público, realizado em 2011, para preenchimento de vagas na Defensoria Pública da Bahia, estendeu um cartaz pedindo a nomeação de todos aqueles que ainda não receberam seus cargos. Eles fazem parte da Comissão de Aprovados do 6º Concurso Público para Defensor do Estado da Bahia. Sua intenção, com o protesto, é sensibilizar Rui Costa e usar sua influência para dar celeridades nestas nomeações. Os aprovados aguardam há mais de 3 anos por estes cargos.

Horário de verão acabou em 10 estados e no DF

  • Da Redação
  • 16 Fev 2014
  • 09:08h

Reprodução

Terminou à 0h deste domingo (16), o horário de verão. Devem atrasar seus relógios em uma hora moradores dos estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para reduzir o consumo de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a medida foi responsável por economizar R$ 405 milhões e uma redução de energia, no horário de maior uso, de 2.565 megawatts, durante os 119 dias do período. A redução de demanda representa cerca de 4% do consumo médio de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Radical: Nova lei prevê prisão perpétua a homossexuais na Uganda

  • Da Redação
  • 16 Fev 2014
  • 08:22h

(Foto Ilustrativa)

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, assinará a lei que prevê prisão perpétua para quem realizar determinados atos sexuais com pessoas do mesmo sexo depois que cientistas ugandenses tiverem determinado que a homossexualidade "não é genética", mas uma conduta social "anormal". Museveni decidiu sancionar a Lei Homofobia, aprovada pelo Parlamento ugandense em dezembro passado, após conhecer o relatório de um painel de especialistas que elucida "se se pode ou não nascer homossexual", informa hoje o jornal local New Vision. "Definitivamente, não há uma responsabilidade genética para a homossexualidade", concluíram 14 cientistas convocados pelo Ministério da Saúde ugandense para assessorar Museveni sobre a relação entre a genética e a homossexualidade. O relatório, encomendado após várias críticas recebidas pela comunidade internacional e organizações defensoras dos Direitos Humanos, sustenta que "a homossexualidade não é uma doença, simplesmente um comportamento anormal que é aprendido através das experiências da vida. Há um pequeno número de pessoas com tendências homossexuais em cada sociedade", diz o texto.

É neste domingo (16) o Esquenta Carnaval 2014

  • Divulgação
  • 15 Fev 2014
  • 14:06h

Divulgação

Não marque nada na tua agenda de eventos para esse domingo, dia 16 de fevereiro, porque, a partir das 17:00hrs, quem vai comandar a festa é a alegria com a maior banda de pagode da Bahia, A BLITZ, que será a grande atração do Iº Esquenta Carnaval, que será realizado na APAE de Brumado. Pontos de venda: Tiazinha Distribuidora, Bocas Grill, Rei do Espetinho e Rosa do São Felix. Participação Especial da banda ORGULHO DO SAMBA, um dos grandes sucessos do momento da música brumadense. Venha e cole nesta festa porque vai ser bom demais.

Caetité: Mais um acidente com vítima fatal na BR-030

  • Sudoeste Bahia
  • 15 Fev 2014
  • 12:26h

(Fotos: Sudoeste Bahia)

Por volta das 21:40 hs desta sexta-feira(14), na altura do Km 12 da BR-030, em uma curva conhecida como “Curva da Condoga”, foi registrado um grave acidente envolvendo um veículo Vectra, placa policial GKM 7030 – Caetité, conduzido por Ronaldo Mario Silveira Couto, natural de Caetité, e um Palio, placa policial OKM 8520 – Guanambi, conduzido por Roberto Fialho de Carvalho, 31 anos, natural de Pindaí. Segundo informações obtidas pela reportagem do Sudoeste Bahia, o Vectra trafegava sentido Caetité x Brumado, quando ao entrar na curva, o condutor perdeu o controle da direção, colidindo com o palio que vinha sentido contrario, com o impacto o Vectra veio a capotar diversas vezes, arremessando o seu condutor a cerca de cinco metros fora da pista, Ronaldo, morreu no local.No palio estavam cinco ocupantes, sendo eles: Roberto Fialho de Carvalho, natural de Pindaí. José de Jesus Cruz, natural de Guanambi. Paulo Alberto Souza Santos, natural de Guanambi. Anita Rodrigues de Souza, natural de Guanambi. Suzane Ladeia, natural de Caetité. O Serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU esteve no local prestando socorro às vítimas que sofreram fraturas e escoriações. A morte de Ronaldo causou comoção na região de Santa Luzia, distrito de Caetité, pois ele era muito conhecido.

Policial militar morre em perseguição a motorista que furou blitz na BA-210

  • informações Correio24Horas
  • 15 Fev 2014
  • 12:18h

(Foto: Reprodução)

Um policial militar de 40 anos morreu  e outro ficou ferido na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 17h,  em um acidente na altura do quilômetro 400, na BA-210, próximo ao município de Juazeiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o PM morreu depois que a viatura da polícia capotou.  Os dois policiais, de um batalhão rodoviário estadual, estavam fazendo uma blitz na BA-210 quando um carro de passeio não parou para a abordagem e os PMs perseguiram o veículo. Durante a perseguição, a viatura policial acabou capotando. Um policial morreu no local e o outro, que  ficou ferido, foi encaminhado para um hospital em Juazeiro. Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que lamenta a morte do soldado e que está providenciando o translado do corpo do PM para Salvador. A assessoria disse, ainda, que o outro policial que também estava na viatura  está sob cuidados médicos e fora de perigo. O soldado morto foi identificado somente como Frank pela assessoria da PM. 

AJS realiza evento de lançamento de empreendimento imobiliário pioneiro em Brumado

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 15 Fev 2014
  • 11:03h

O evento foi um marco para o setor imobiliário de Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O Salão de Eventos do Clube Social de Brumado, que recebeu uma decoração glamourosa, digna dos grandes acontecimentos, foi testemunha, na noite desta sexta-feira (14), de um momento histórico para a cidade, onde a AJS Empreendimentos Imobiliários realizou o evento de lançamento institucional do Residencial Recanto da Villa, numa cerimônia muito concorrida onde estiveram presentes inúmeras autoridades como o prefeito Aguiberto Lima Dias, o ex-vice governador Edmundo Pereira Santos e sua esposa, a ex-deputada Marizete Pereira, que fizeram questão de ressaltar a importância do projeto pioneiro, que é considerado um divisor de águas para o setor imobiliário do município.Nascido do sonho do empresário natural de Caculé, Alípio Joaquim da Silva, que pela sua longa lista de serviços prestados como empreendedor foi condecorado recentemente, com muita justiça, com o título de cidadão brumadense, por sua história de conquistas em Brumado, cidade em que ele e sua família vivem há várias décadas, o Recanto da Villa é um empreendimento inovador, que une segurança, comodidade, conforto, classe, modernidade e requinte, que tem como cenário a bela Serra das Éguas, o que lhe concede um toque ainda mais especial. Tendo como parceiras a Consultora Imobiliária Affonso Henriques, uma das mais conceituadas da atualidade, que está realizando o planejamento do empreendimento e, na área de marketing, a Aktiva Publicidade, uma das agências publicitárias mais emergentes de Vitória da Conquista, brilhantemente comandada pelo genial Herbert Dutra, que vem criando peças inovadoras, quebrando paradigmas e mostrando um jeito novo de se fazer propaganda, o Residencial Recanto da Villa já nasce destinado ao sucesso, pois alia trabalho sério, credibilidade e qualidade, num empreendimento que é o sonho de consumo dos que gostam de desfrutar da vida, com tudo que ela oferece de melhor. 

 

   O casal Pereira Santos e o casal Alípio e Mariane num momento de celebração de uma amizada histórica (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

Com uma localização privilegiada, ficando somente a 03 km do centro da cidade, o Residencial Recanto da Villa, que tem o seu projeto arquitetônico criado pelo renomado Amauri Públio, - que já fez inúmeras obras importantes em Brumado -, conta com uma área total de 134 mil metros quadrados, oferecendo 124 lotes, a partir de 420 m2, num condomínio fechado com toda a segurança, com monitoramento 24 horas, tendo uma completa estrutura de lazer com duas quadras poliesportivas, quiosques de apoio, piscinas temáticas, salão de festas, salão de jogos, brinquedoteca, parque infantil, espaço gourmet e academia fitness, não ficando devendo nada aos grandes empreendimentos que vêm sendo lançado no país.O prefeito Aguiberto Lima Dias, fez um pronunciamento exaltando a importância da obra para o município e parabenizou a AJS pelo arrojo, em proporcionar para Brumado uma nova concepção para o setor imobiliário, que comprova que o progresso hoje é uma realidade na cidade.

 

 A diretora da AJS fez um pronunciamento exaltando as qualidades do Recanto da Villa (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

O diretor-presidente da Aktiva Publicidade, Herbert Dutra fez uma explanação contextualizada sobre a importância da obra e ressaltou a determinação da AJS em trazer para Brumado um empreendimento imobiliário inovador, que oferece um mix de serviços fantástico, que proporciona um padrão de vida de alta qualidade, a um preço acessível, para famílias que buscam o conforto e a tranquilidade.  Por fim, a diretora da AJS, Mariana Pires, não escondendo a sua emoção pelo realizar de um sonho, expressou que “essa é uma data imensamente especial para nós, uma data de muita comemoração, onde estamos realizando o lançamento oficial do Residencial Recanto da Villa”, e continuou “a AJS Empreendimentos Imobiliários nasceu de um sonho, do sonho de empreender, do sonho de urbanizar e de dividir com os amigos um local tão especial que é a Fazenda Lamarão. Trazendo em seu DNA a identidade de seus fundadores, Alípio Joaquim da Silva e de sua esposa Mariene Silva, empreendedores natos, que construíram a sua vida com muito esforço, subindo os degraus com muita determinação, tendo a família como base sólida das suas ações, se tornando um grande referencial de vida para todos nós”. E continuou “o que está sendo oferecido aqui hoje não é apenas um conjunto residencial, mas sim um estilo de vida, que oferece conforto, tranquilidade, principalmente para as crianças, pois assim como fomos criados, gostaríamos de poder oferecer esse mesmo privilégio para os nossos clientes”. E encerrou citando que “agradecemos à Prefeitura Municipal de Brumado e a Câmara de Vereadores por dar total apoio ao nosso empreendimento, que é o primeiro na cidade que está totalmente legalizado. Também não podemos nos esquecer da PPP que foi celebrada que está otimizando o acesso ao Recanto da Villa. Obrigado a todos”. Para encerrar a noite o cantor Tiago Araújo entou sucessos do passado e do presente mostrando um grande repertório e uma habilidade vocal incomum. Veja álbum de fotos do evento: (Clique)

 

O prefeito Aguiberto Lima Dias fez questão de parabenizar o empresário Alípio Joaquim da Silva pela brilhante empreendimento (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Prefeito Aguiberto e Deputado Erivelton Santana visitam futuras obras das vias marginais da cidade

  • BBCom
  • 15 Fev 2014
  • 07:58h

A comitiva reunida ao lado da Ponte do Padre que será uma dos extremos das vias marginais (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A construção de vias marginais que beirem a linha férrea, proporcionando assim uma atualização urbana para a cidade é uma das obras de maior relevância na área de infraestrutura de Brumado e, na tarde desta sexta-feira (14), num encontro entre o deputado Erivelton Santana (PSC) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), onde também estiveram presentes o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, o secretário de infraestrutura André Cardos, o assessor especial Amarildo Bonfim e os vereadores Castilho Viana (PSB) e Romar Pereira (SDD), se iniciou a sua pavimentação em rumo à realidade. A obra, que teve o seu projeto refeito pela Prefeitura de Brumado, o qual foi entregue ao deputado pelas próprias mãos do prefeito Aguiberto, no ano de 2013, agora, começa a se materializar, já que, possivelmente, a primeira parcela de R$ 2 milhões, poderá ser liberada até o final do primeiro semestre de 2014. Com um orçamento total de R$ 6 milhões, a obra contará com duas pistas marginais de 7 metros cada uma, com uma extensão de 6 quilômetros, indo da Ponte do Padre até o Bairro do Esconso, sendo que ela será totalmente dividida com cerca viva, um projeto em total sintonia com o meio ambiente, o qual deverá ficar ainda mais interessante quando a linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica for desativada, o que também poderá acontecer nesse ano de 2014. Segundo o prefeito Aguiberto “a construção das duas vias marginais será um marco para a área de infraestrutura municipal, promovendo o progresso e dando uma dinâmica urbana muito importante para a cidade”. Ele ainda destacou que “não podemos nos esquecer do fator trânsito, que terá um ganho enorme com essas duas pistas, desafogando, e muito, as vias centrais da cidade. Realmente é uma notícia grandiosa para os brumadenses, que têm mais um grande motivo para comemorar”. O deputado Erivelton Santana também fez questão de comentar que “o meu trabalho é feito de uma maneira diferenciada, então, assim que conheci Aguiberto e essa cidade tão acolhedora, comecei a desenvolver uma interface positiva e, tão logo o prefeito levou o projeto para minha primeira análise eu me prontifiquei a atender o pedido e incluí-lo no rol de minhas emendas parlamentares e, agora, ele está prestes a ser efetivado".

O deputado Erivelton Santana entregando o ofício do Ministério do Turismo autorizando a obra (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Ironias da História

  • Por Dr. Cléio Diniz
  • 14 Fev 2014
  • 11:35h

(Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Não querendo defender este ou aquele, não querendo posicionar entre este ou o outro, mas sim apenas um comparativo para que passemos a questionar a condição intelectual e administrativa de nossos governantes, quiçá suas intenções.


Prega-se, dando até razão a intenções de guerra que o sistema de governo adotado pela Ditadura subtrai, entre outros o direito de pensamento e questionamento, direito este defendido pelo sistema Democrático como um dos pilares da evolução, equilíbrio e bem estar da humanidade.


Diante deste quadro comparativo, especificamente em nosso País chamado Brasil nos deparamos com algo estranho e incoerente, ou seja, durante o o regime militar, apesar da intensa e dura repressão, nas escolas tínhamos na grade curricular, inclusive nas escolas públicas e já no ensino fundamental disciplinas como OSPB – Organização Social e Política Brasileira e EMC – Educação Moral e Cívica. O curioso que tais disciplinas se tornaram obrigatória por determinação legal, ou seja, com o advento do Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969.


Muitos defendem o ponto de vista de que tais disciplinas apenas serviam para catequizar os estudantes e impor a forma de governo pretendida pela Ditadura, o que particularmente concordo, todavia a simples abertura para o estudo sobre a matéria, ao transmitir conhecimento sobre o tema consequentemente atiça o dom da curiosidade intrínseco no ser humano, e aviva as perguntas que por sua vez o questionamento e o debate.


A Ditadura pode sim ter tido a intenção de doutrinar o povo, mas para isto forneceu a matéria prima para o debate, ou seja, o saber, o conhecimento e o entendimento.


Em conduta diversa e contrária, o nosso sistema democrático de governo editou a lei nº 8.663, de 14 de junho de 1993, que revogou o Decreto lei anterior que instituiu a obrigatoriedade de tais matérias, eliminando-as da grade curricular. Com tal atitude foi suprimida da formação educacional escolar todo e qualquer conhecimento sobre sistema de governo, sociedade e sua convivência, educação, moral e civismo, ou seja, nossos jovens chegam a idade de 16 anos, ganham o direito de votar em seus representantes, mas não tem i mínimo conhecimento e entendimento, quiçá discernimento para efetuar uma votação coerente e certa.


Com tal atitude, os governantes do sistema democrático inverteram a ordem de valores e estão praticando um sistema que melhor se enquadraria em uma Ditadura, ou seja, a manutenção de um povo leigo e desinformado. 

Trecho inicial da Rua Vereador Paulo Chaves recebe pavimentação asfáltica

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 14 Fev 2014
  • 11:17h

As obras estão a todo o vapor e devem terminar ainda hoje (Fotos: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Os serviços de recuperação das ruas e avenidas de Brumado promovido pela gestão municipal continua a todo o vapor e, na manhã desta sexta-feira (14), os moradores do início da Rua Vereador Paulo amanheceram com uma grata surpresa, que foi o recapeamento com asfalto quente, que dá muito mais qualidade aos trabalhos. Uma equipe de cerca de 12 homens começou a atuar logo nas primeiras horas da manhã e a previsão é que os serviços, que englobam cerca de 300 metros da rua, - da entrada da Rua Rio de Contas até a Rua Padre Dr. Jaime Oliva (nos fundos da Embasa) - tenham a sua conclusão hoje mesmo. O Brumado Urgente acompanhou os serviços e buscou informações se o trecho sequencial que vai até a Praça dos Trabalhadores também receberá a cobertura asfáltica, mas não houve confirmação sobre essa possibilidade, apesar de vários rumores estarem caminhando nesse sentido, de que várias ruas do Bairro Jardim Brasil recebam o asfalto, o que traria ainda mais modernidade a esta região da cidade, que abriga o primeiro conjunto de edifícios da cidade, um marco histórico da capital do minério. 

Dica da Semana do Rei do Som desta feita traz Tereza como garota propaganda

  • Rei do Som
  • 14 Fev 2014
  • 10:07h

(Divulgação)

A Rei do Som já é reconhecida como referência do setor, se constituindo como uma das marcas mais respeitas de Brumado e região, devido à grande fidelização de seus clientes e sua qualidade e bom atendimento, além dos ótimos preços. Nesta semana a direção do Rei do Som fez uma campanha diferenciada, colocando como garota propaganda a inimitável "Tereza", que é uma das figuras mais ecléticas da cidade, que é reverenciada pela juventude pelas suas incríveis performances. Confira a primeira atuação de Tereza no insert publicitário: 

Salvador é a pior capital do Brasil para arrumar um marido, diz IBGE

  • Correio 24 horas
  • 14 Fev 2014
  • 09:52h

(Foto: Reprodução)

Atenção, mulheres solteiras de Salvador! Preparem o chocolate e o filme água com açúcar, porque a notícia aqui não é nada animadora. Salvador é a pior capital do Brasil para arrumar marido. São 15 mulheres sobrando para cada grupo de 100. Ou seja, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada ontem pelo IBGE, para cada grupo de 100 mulheres entre 20 e 39 anos (a faixa etária que mais se casa), há apenas 85,3 homens. A casa decimal é por conta do cálculo para tirar a média, mas toda mulher solteira que se preza, conhece pelo menos um homem que vale por 0,3.  A estudante Tauana Caldas, 21 anos, conhece vários. "Achar homem só para ficar é mais fácil. Mas eles só querem saber de festa, não têm nenhuma perspectiva de futuro, não investem no profissional", reclama a aluna de Direito, e, se tudo der certo, futura promotora de Justiça.

Solteira desde abril, ela ainda lembra de outra dificuldade comum entre as mulheres em busca de um relacionamento. "É tanto gay que eu tenho minhas dúvidas se existem ‘homens-homens’ mesmo. Quando saio com meus amigos homossexuais, fico assustada com a quantidade. Tem uns que eu nem desconfiava", observa a garota. "O mercado está deficitário", concorda a publicitária Liz Passos, 38 anos, solteira há dois. Depois de uma desilusão amorosa, há três anos, ela criou um blog sobre relacionamentos para afogar as mágoas, e acabou descobrindo que não estava sozinha. O blog bombou. Hoje é um dos finalistas do prêmio Top Blog, onde concorrem páginas de todo o país. Em sua análise, Liz fala do excesso de oferta de mulheres. "Eles têm muitas opções e as mulheres estão fáceis demais. É por isso que quase não existem homens fiéis. A concorrência é desleal". Mas como toda notícia ruim pode piorar, a proporção de mulheres em Salvador só fez aumentar nos últimos anos. "Entre 2001 e 2011, a razão entre os sexos se distanciou de forma preocupante", diz o coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joílson Rodrigues de Souza. Ele conta que, no levantamento de 2001, a proporção era de 91,8 homens para cada 100 mulheres, número mais próximo da média nacional. Mas então, o que aconteceu com os homens desta cidade? "Podemos associar esse aumento a dois fatores. Um é o crescimento da violência, que vitima mais homens. O outro é uma maior imigração feminina do interior para a capital", diz Joílson. Ele também explica que no Brasil todo nascem mais homens do que mulheres, mas a proporção de homens começa a cair na adolescência, porque eles estão mais sujeitos a acidentes e à mortalidade decorrente da violência. "É um padrão do comportamento masculino, de se arriscar mais". Ruim para as mulheres, ótimo para os homens. Com tanta mulher bonita dando sopa, eles vão querer se prender a uma só para quê? O piloto de avião Nicolas Moresco, por exemplo, 27, teve apenas uma namorada na vida. "Durou quase um ano", conta o jovem, que justifica a solteirice. "Eu sou uma pessoa que gosta muito do inesperado. Gosto da aventura de poder sair sem compromisso nenhum". Ele também reclama do excesso de "periguetes" em Salvador. "Mas o fato de ter mais mulheres do que homens não quer dizer que os homens estão bem servidos. Tem muita bandida. Os homens têm que ficar de olho". Já o engenheiro Caio Moura, 27, adota o velho discurso de que está "esperando uma mulher legal, de família e com a cabeça boa". Não sem deixar escapar que prefere que ela chegue depois do Carnaval. Na folia momesca, ele conta que sempre sai no bloco Filhos de Gandhy, mas que "os colares são só para enfeitar". Acredita? Não foi só o número de mulheres que cresceu nos últimos dez anos. No período de 2001 a 2011, o número de idosos na população brasileira passou de 15,5 milhões para 23,5 milhões. As pessoas com 60 anos ou mais já correspondem a 24,5% da população. Segundo a pesquisadora do IBGE Cíntia Simões Agostinho, a maior parte dos idosos é mulher (55,7%) e está na área urbana (84,1%). “Normalmente eles são considerados a pessoa de referência no domicílio, 32% não têm nem um ano de estudo, quase 60% são aposentados, 49% deles tinham rendimento de até um salário mínimo, e 24,5% estão inseridos em domicílios com renda de até um salário mínimo per capita, avalia a pesquisadora.Os dados mostram ainda que apenas 4,6% dos idosos estão no nível mais baixo de renda. “O que indica uma melhor condição de renda, em média, principalmente se comparada ao grupo dos jovens”, analisa a pesquisadora. Além disso, tem crescido o número de pessoas com mais de 60 anos que vivem sozinhas. Dos domicílios onde  apenas uma pessoa vive, 42,3% são ocupados por idosos. Também cresceu o número de mulheres em idade reprodutiva que não tiveram filhos, o que indica também um perfil de maternidade mais tardia no país. Na faixa de 25 a 29 anos, o percentual passou de 31% das mulheres desses grupo para 40,8%. Já na faixa etária de 30 a 34 anos, as mulheres sem filhos representavam 18,3% em 2001. O percentual aumentou para 25,6% em 2011. A informalidade é uma característica da população idosa acima de 60 anos e da população jovem de 16 a 24 anos. A constatação é da pesquisa do IBGE. O estudo indica que 71,7% da população idosa ocupada com mais de 60 anos está na informalidade e que 46,5% da população jovem de 16 a 24 anos está na mesma situação. Na avaliação do IBGE, o fenômeno ocorre, principalmente, porque, no caso dos idosos, por já terem passado pelo mercado de trabalho, o retorno geralmente constitui uma forma de se manterem ativos, seja por gozarem de boa saúde, para complementar a renda ou, ainda, como meio de socialização.Com coeficiente de Gini de 0,508, o Brasil atingiu em 2011 a menor desigualdade de renda em 30 anos - em 1981, o indicador era 0,583 -, segundo dados da Síntese dos Indicadores Sociais, estudo feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.A pesquisa do IBGE mostra, porém, que o país continua a ser um dos mais desiguais do mundo, longe da média da União Europeia, cujo Gini - índice de zero a 1, que sobe com a disparidade de rendimentos - chegou a 0,305 em 2010 e no ano passado foi 0,290 na Alemanha, 0,308 na França e 0,244 na Suécia. O trabalho apontou mais sinais de queda na distância entre ricos e pobres brasileiros, como a redução na renda dos 20% mais ricos, de 63,7% para 57,7% do total de 2001 a 2011.

CONTINUE LENDO

Obras de recuperação da Praça Heráclito Cardoso em fase final

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 14 Fev 2014
  • 09:40h

Os funcionários aceleram o ritmo para que a obra termine antes do Carnaval (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A Praça Heráclito Cardoso já foi objeto de muita polêmica, que envolveu, na época, uma disputa entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, mas, hoje, equalizada a situação, ela está prestes a se tornar um dos mais novos cartões postais de Brumado, pois está passando por uma total modernização. As obras estão em fase final e já chamam a atenção de quem passa pelo local, pelo moderno projeto arquitetônico e urbanístico. O Brumado Urgente falou com o empreiteiro responsável pela obra que informou que estão sendo feitos esforços para que ela seja totalmente finalizada e entregue à população antes do Carnaval. Ainda segundo ele a única questão que pode atrasar o cronograma previsto é que alguns materiais vêm de fora e, devido a uma eventual demora na entrega, pode-se se alongar o prazo. O projeto é inédito e contará com uma fonte seca, que será um espetáculo a parte, fazendo com que a Praça Heráclito Cardoso seja mais um charmoso ponto de encontro e de lazer, já que a sua localização é privilegiada e congrega vários bairros que estão em franco crescimento. 

A praça contará com um conjunto temático de brinquedos em sintonia com as novas linhas ambientais (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Matrícula para rede estadual começa nesta segunda (17)

  • Divulgação
  • 14 Fev 2014
  • 08:47h

(Foto: Divulgação)

As matrículas para a rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira (17) e vão até o próximo dia 26 de fevereiro. Independentemente de qual escola o aluno deseja estudar, o processo poderá ser feito em qualquer unidade de ensino, presencialmente, ou por meio do Portal da Educação. O ano letivo de 2014 será iniciado no dia 10 de março. Poderão fazer a matrícula pela internet os estudantes regularmente matriculados na rede estadual que tenham frequência regular até o final do ano letivo 2013, os que não renovaram sua matrícula ou aqueles que pretendem se transferir para outra unidade. Alunos vindos das redes municipais de Salvador, Catu e Feira de Santana também poderão se matricular pelo portal, com o código encaminhado pelas secretarias municipais. Já a matrícula para estudantes novos de outras cidades ou da rede particular ocorrerá diretamente na escola. Para fazer a matrícula, estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar o original do histórico escolar; os originais e as cópias da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade, do CPF e do comprovante de residência, além da carteira do Setps para escolas da capital baiana.

The Guardian diz que governo brasileiro perdeu o rumo e agora joga o povo contra o povo

  • Da Redação
  • 14 Fev 2014
  • 07:35h

(Foto: Reprodução)

Até os ingleses já sabem que a coisa está feia no Brasil. Uma matéria do The Guardian, traz uma análise crítica, um visão de alguém de fora sobre a situação do Brasil, onde se vê claramente um governo que se perdeu política e economicamente, e agora, tenta distrair as atenções com a copa do mundo, colocando ainda as classes sociais umas contra as outras, e, assim, tirar o foco dos reais problemas. A última semana foi cheia de atos de violência no Rio de Janeiro. Mais uma vez, a polícia e manifestantes entraram em confronto durante um protesto no centro da cidade. Alguns dias antes, um adolescente foi espancado, despido e amarrado a um poste de luz por um grupo de vigilantes por supostamente assaltar pessoas na rua. Os confrontos não são mais pessoas contra autoridade, eles se tornaram pessoas contra pessoas, são do povo contra o próprio povo.