Polêmica: Campanha pede que sertanejos não se apresentem em festas juninas

  • Tribuna da Bahia
  • 14 Jun 2017
  • 18:00h

Foto: Reprodução

Artistas como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro e Joquinha Gonzaga estão endossando uma campanha chamada 'Devolva meu São João', que critica o protagonismo cada vez maior de cantores sertanejos nas festas juninas, em vez das tradicionais apresentações de grupos e cantores de forró. No último domingo, 11, durante um show na Avenida Paulista, em São Paulo, Elba Ramalho se pronunciou sobre a campanha, relatando que o sertanejo está invadindo redutos tradicionais do forró. Após a campanha ganhar força nas redes sociais, a sertaneja Marília Mendonça falou sobre o tema durante apresentação em São João da Capitá (PE).  Rebateu a crítica e mandou um recado aos criadores da campanha: "Vai ter sertanejo no São João sim, viu? Porque quem quer é o público", disse ela durante um show em Pernambuco. A fala de Marília não passou despercebida entre os cantores de forró e Alcymar Monteiro, conhecido como 'Rei do Forró', criticou duramente a sertaneja, chamando suas músicas de 'breganejo' num áudio de WhatsApp, que acabou sendo divulgado na internet. Após críticas, Alcymar resolveu se pronunciar e esclarecer o motivo de suas críticas com um post em sua página do Facebook. Sob a hashtag #DevolvamMeuSãoJoão, ele explica que não teve intenção de ser machista em suas declarações e ressalta as tradições da festa junina, que teve como 'pai' o artista Luiz Gonzaga. No fim de sua publicação, o Rei do Forró mandou um recado: "Quem conviveu com Gonzaga não se contenta com pouco. Tem que ter gogó e cabeça. Não pode se fazer de mouco. Enquanto vivo estiver serei um defensor intransigente da minha cultura nordestina. Não porque é melhor ou pior, mas porque é genuína! Por isso encarecidamente peço aos que só querem atenção: Deixem em paz o meu Nordeste, e devolvam meu São João!".

Avô é preso suspeito de estuprar a neta de quatro anos no oeste da Bahia

  • G1 Bahia
  • 14 Jun 2017
  • 17:00h

Foto: Reprodução/Destaque Notícias

Um homem de 55 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (14), suspeito de estuprar a neta de quatro anos, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que o homem teria estuprado a vítima no último final de semana, mas não há detalhes sobre datas e circunstâncias da situação. O homem está preso na delegacia do município em uma cela separada dos outros detentos. De acordo com o Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães, ele também é suspeito de abusar de outras três crianças da mesma família. Conforme o Conselho, a criança está com os pais e será acompanhada por um psicólogo do Projeto Borboleta, que recebe vítimas de qualquer tipo de violência doméstica na cidade. A Polícia Civil informou ainda que já solicitou exames da garota de quatro anos para comprovar o estupro.

Proposta impede corte de água e luz de usuários de baixa renda

  • Tribuna da Bahia
  • 14 Jun 2017
  • 16:26h

Foto: Reprodução

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que impede o corte no abastecimento de água e de energia elétrica de usuários de baixa renda e em locais de serviços públicos essenciais à população. Esse impedimento vale mesmo em caso de falta de pagamento da fatura. Para usuários de baixa renda, a proposta determina a manutenção de cota mínima de fornecimento desses serviços. Pelo texto aprovado, a interrupção dos serviços de água potável e de energia elétrica só poderá ocorrer mediante ordem judicial, e nunca em véspera de feriado ou de fim de semana. A legislação atual (Lei 11.445/07) autoriza a interrupção por inadimplência, após notificação da concessionária.

Bahia: Bebê de oito meses morre após cair da cama

  • G1 Bahia
  • 14 Jun 2017
  • 15:16h

Foto: Reprodução

Um bebê de oito meses morreu após cair de uma cama em Juazeiro, cidade que fica ao norte da Bahia. O caso aconteceu na noite de terça-feira (13) e, de acordo com a delegada regional adjunta da Polícia Civil, Licelma Bonfim, a perícia foi realizada e a criança não apresentava sinais de violência. O padrasto do bebê contou à polícia que estava sozinho em casa com o garoto, pois a mãe havia saído. Segundo o rapaz, no momento do incidente, ele havia ido buscar uma toalha no quintal e, quando voltou, a criança havia caído da cama. Ele levou o menino para a Maternidade e Hospital da Criança e uma equipe médica fez os procedimentos de primeiros-socorros, mas o bebê não resistiu e morreu no hospital. A mãe e o padrasto já foram ouvidos pela polícia e contaram que a criança caiu e, depois disso, não apresentou sinais de vida. A polícia aguarda o resultado da necropsia para dar prosseguimento às investigações. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro, o laudo que vai apontar a causa da morte da criança deve ser apresentado entre 10 a 15 dias. Conforme Licelma Bonfim, o delegado que preside o inquérito deve intimar a médica que atendeu a criança, para ajudar a esclarecer os fatos, ainda nesta quarta-feira (14). O corpo do bebê continua no Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro e não há informações sobre quando ele será liberado.

Prefeitura comunica que haverá expediente normal nesta quinta-feira (15)

  • PMB
  • 14 Jun 2017
  • 14:13h

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Brumado comunica aos servidores públicos do município e à população em geral que haverá expediente normal nesta quinta-feira, 15 de junho, nos órgãos municipais. As atividades transcorrerão normalmente em todos os setores da prefeitura e os servidores que não comparecerem ao trabalho não terão o dia abonado. Vale ressaltar que, embora seja celebrado em várias localidades, o Corpus Christi não é oficialmente um feriado nacional, sendo facultativo aos municípios.

Quase uma tonelada de explosivos destinada a garimpeiros é apreendida na Chapada

  • G1 Bahia
  • 14 Jun 2017
  • 13:00h

Foto: Reprodução/PRF

Quase uma tonelada de artefatos explosivos foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal na carroceria de uma caminhonete, dirigida por um homem, na noite de terça-feira (13), na BR-242, no trecho da cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina. O motorista, de 61 anos, disse à polícia que adquiriu os explosivos na cidade de Novo Horizonte e seria vendida para garimpeiros na região do município de Nordestina. O homem foi encaminhado com o material para a delegacia de polícia judiciária local. Foram no total 900 kg de explosivos: 100 kg de bananas de dinamite, 2.000 espoletas, 250 metros de estopim e 800 kg de granulado explosivo. O material era transportado sem nenhuma nota fiscal e em desacordo com as normas de segurança e regulamentações vigentes.

Conquista: Professores e agentes de saúde suspendem greve

  • 14 Jun 2017
  • 12:18h

Foto: Reprodução

Os professores da rede municipal e agentes comunitários de saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (14), após decidirem suspender a greve que durou 23 dias. Os servidores municipais já tinham retornado às atividades, na terça-feira (13), depois de também suspenderem a paralisação. Os sindicatos que representam os funcionários municipais afirmam que, apesar de a greve ter sido suspensa, ainda mantêm negociação com a prefeitura para atender as reivindicações. A prefeitura informou ao G1 que enviou um projeto à Câmara de Vereadores proposta de reajuste de 5% para o funcionalismo em geral e 7,64% para os professores. A administração destaca ainda os benefícios negociados, como 25% de aumento no valor do vale-refeição, implantação de plano de saúde e programa habitacional para os servidores e mesa permanente de negociação para estudos de outras demandas de acompanhamento do quadro fiscal. A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Arlete Dória, diz que, após a greve, a prefeitura prometeu dar um reajuste de 7,64%, que é garantido em lei para os docentes. Ela afirma que os principais pontos pendentes são a reformulação de plano de carreira e o reenquadramento dos monitores no magistério. Já a coordenadora do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Rita Suzana, diz que a categoria busca um reajuste de 6,48%, mas a prefeitura ofereceu um reajuste escalonado de 5%.

Divulgada a lista de contemplados para o pré-vestibular Universidade para Todos

  • Ascom Educação
  • 14 Jun 2017
  • 11:35h

Foto: Ilustração

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista dos estudantes contemplados para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. A lista está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A seleção foi feita através das médias de Português e de Matemática que foram lançadas pelos candidatos no ato da inscrição e que serão conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017. O curso é voltado para egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia e para estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia. 

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão em Brumado

  • 14 Jun 2017
  • 10:30h

Foto: Divulgação

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 (whatsapp) e adquira o seu lote.

Foto: Divulgação

WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares em breve

  • Brumado Urgente
  • 14 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Ilustração

O WhatsApp tinha anunciado, no ano passado, que deixaria de funcionar em vários celulares antigos. O porém é que alguns deles continuam muito populares e totalmente funcionais. Os donos desses aparelhos serão impedidos de acessar o aplicativo a partir do dia 30 de junho. Apesar de a lista de dispositivos afetados ser limitada, ela inclui modelos emblemáticos como o iPhone 3GS e versões do BlackBerry. Os smartphones com os seguintes sistemas operacionais não vão mais rodar o aplicativo: BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40, Nokia Symbian S60, Android 2.1, Android 2.2, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS 6. A única alternativa para aqueles que quiserem se manter conectados é comprar um celular mais moderno com os sistemas Android, iOS ou Windows Phone. "Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro. Esta foi uma decisão difícil de ser feita, porém foi a decisão certa para que pudéssemos oferecer as pessoas, melhores maneiras de manter contato com família, amigos e entes queridos utilizando o WhatsApp", informou a empresa.

MP pede recolhimento de remédio chinês utilizado pelo SUS para tratar câncer

  • 14 Jun 2017
  • 09:09h

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou nesta terça-feira (13) que o Ministério da Saúde deixe de comprar e recolha todos os lotes do medicamento Leuginase, utilizado na rede pública para o tratamento da leucemia linfoide aguda. Esse tipo de câncer atinge principalmente crianças e adolescentes. Em vez do medicamento produzido pela empresa chinesa Beijing, o órgão deve voltar a adquirir o Aginasa que, até 2016, era utilizado no tratamento da doença, diz o Ministério Público. O documento do MPF cita ainda manifestações de profissionais e entidades médicas que colocam em dúvida a eficácia do produto chinês. Segundo o texto, após analisar a bula do remédio, a médica e pesquisadora Silvia Regina Brandalise encontrou uma série de irregularidades, “além de graves riscos aos pacientes”. Como a recomendação é endereçada ao ministro da Saúde Ricardo Barros, o envio será feito via Procuradoria Geral da República (PGR). Foram sugeridas medidas a serem adotadas pelos gestores responsáveis pelo fornecimento do medicamento via Sistema Único de Saúde (SUS). Duas procuradoras - autoras do documento - afirmam que, se por algum motivo, não for possível a compra imediata do Aginasa, o ministério deve viabilizar, em um prazo máximo de dez dias, um novo processo de compra e distribuição de medicamento que possua o princípio ativo L-Asparaginase.

Soma de salários na economia cresce em 1 ano, mesmo com desempregos

  • G1
  • 14 Jun 2017
  • 08:02h

Foto: Ilustração

Apesar do número de pessoas desempregadas ter aumentado no Brasil, a massa salarial cresceu em um ano. É o que mostram dados de abril da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a última divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na prática, isso significa que o “bolo” dos salários aumentou, mas está sendo distribuído entre menos pessoas. Em abril, a massa salarial bateu R$ 183 bilhões – um valor 0,93% maior na comparação com o mesmo mês de 2016. Esse montante representa a quantidade de dinheiro em circulação na economia cuja origem são os salários das pessoas que estão empregadas. Os dados já descontam o efeito da inflação e mostram um leve aumento real da massa salarial no país. Mas, nesse período, o número de desempregados no Brasil saltou de 11,4 milhões para 14 milhões de pessoas. Esse crescimento da massa salarial em meio ao avanço do desemprego mostra que, na média, quem conseguiu manter seu emprego na crise estava ganhando mais em abril na comparação com o ano anterior.

Conquista: Rapaz é executado pelas costas na tarde desta terça-feira

  • 14 Jun 2017
  • 07:16h

Foto: Reprodução

Diego Galvão Barbosa de Oliveira, 35 anos, o “Diego Playboy”. Este é o nome da vítima assassinada a tiros por volta das 14h45 desta terça-feira, 13, na Travessa 5, bairro Pedrinhas, zona leste de Vitória da Conquista. Filho do empresário do ramo de supermercados, conhecido como Napinho Oliveira, residente em Itapetinga, Diego tem um histórico de passagens pela polícia por uso e posse de drogas e arrombamentos, além de outros delitos. Viciado em drogas, o rapaz já foi internado várias vezes em clínicas de recuperação para tratar do vício e se recuperar, sem conseguir êxito. Ele foi perseguido e morto a tiros, enquanto tentava fugir do criminoso. A vítima ainda tentou fugir, mas não resistiu e morreu numa calçada. Este é o 5º homicídio do mês em Conquista.

Escola Municipal participa de ação socioambiental na InterCement

  • PMB
  • 13 Jun 2017
  • 20:00h

Foto: Reprodução

Em toda a história da humanidade, assuntos relacionados ao meio ambiente nunca foram tão debatidos como atualmente. Essa preocupação permeia grandes encontros políticos e sociais, mas também se faz muito necessária nas relações familiares e, principalmente, no ambiente escolar. Pensando assim, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Profª Maria Iranilde Lobo, localizada no Bairro Malhada Branca, visitaram a empresa InterCement, grande parceira da educação, para conhecer a política da empresa, seus projetos e compartilhar atitudes de um planeta sustentável. Na ocasião, foram apresentados aos alunos slides e vídeos com ações socioambientais da empresa, foi feita uma visita na área externa da fábrica e os alunos puderam realizar o plantio de mudas. Finalizando a visita, foi servido um lanche e distribuídas mochilinhas e boletins informativo. Foi um dia muito especial, com efeitos significativos que certamente irão contribuir para boas práticas sociais e ambientais. Trabalhar questões ambientais nas escolas se tornou algo essencial na busca por melhorias na qualidade de vida e bem-estar da sociedade. As crianças e os jovens que hoje ocupam as cadeiras escolares têm esse grande desafio em suas mãos e só com a educação e com a conscientização eles conseguirão reverter esse cenário tão negativo. A Secretaria Municipal de Educação agradece a empresa InterCement pela parceria e o apoio em diversos projetos educacionais.

Arraiá da Taisan: Golf Highline 1.4 TSI Automático 2015/2015

  • 13 Jun 2017
  • 18:26h

Um dos Volkswagen mais desejados de todos os tempos é o Golf. A esportividade aliada ao conforto é sua marca principal! E a Taisan disponibiliza em seu estoque o Golf Highline 1.4 TSI Automático 2015/2015, com IPVA 2017 pago, então não deixe o ano passar para adquirir seu carro novo. Taisan Auto – O seu ponto de partida, fone; 3441-5551.