Brumado: Câmara aprova projeto de permuta de terrenos para construção de Base de Saúde

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 18 Jul 2017
  • 12:08h

Foto: Reprodução

No último dia 14 de julho a câmara de Vereadores de Brumado realizou sessão extraordinária a fim de votar em Regime de Urgência Urgentíssima o Projeto de Lei de n° 022/2017, oriundo do Poder Executivo que tem como objetivo autorizar a permuta de terreno com o Estado da Bahia, bem como abrir crédito adicional especial para realizar despesas com a construção da estrutura da Base Regional de Saúde de Brumado. Os terrenos a serem permutados são: quadra 47, setor 8, loteamento no Bairro Santa Tereza (de propriedade do município) e na Avenida Antônio Mourão Guimarães, antigo Derba (de propriedade do Estado). O projeto foi aprovado unanimemente pelos vereadores, os quais acreditam que a permuta trará grandes benefícios para a cidade, como por exemplo, a expectativa de que se amplie a área da Feira Livre. Em suas justificativas os vereadores ressaltaram a importância do projeto que beneficiará toda população brumadense. O presidente da Casa, vereador Léo Vasconcelos falou da importância da aprovação por parte de todos os vereadores independente das bandeiras partidárias. “Todos pensaram no benefício que será oferecido a nossa comunidade”, observou.

Mulher é amarrada e morta na frente do filho de 5 anos na BA

  • G1 Bahia
  • 18 Jul 2017
  • 11:03h

Foto: Montagem

Uma mulher de 30 anos foi assassinada dentro de casa e na frente do filho de 5 anos na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia, nesta segunda-feira (17). O suspeito de cometer o crime é o ex-companheiro da vítima, que está sendo procurado pela polícia. O crime ocorreu, pela manhã, na Rua Maceió, localizada no bairro Dom Tomaz. A vítima foi Maria Aparecida Oliveira da Hora. Segundo a polícia, ela já vinha sendo perseguida pelo ex, identificado como Valdemir Ferreira dos Santos Souza. O homem não teve a idade divulgada. A polícia, no entanto, não informou o que pode ter motivado o homicídio. Conforme a investigação, o casal, natural da cidade de Senhor do Bonfim, já foi preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. O corpo da mulher foi encontrado em cima de uma cama que estava dentro de um dos quartos da casa. Segundo a polícia, a mulher estava com a boca, mãos e pés amarrados e apresentava sinais de violência e asfixia. O suspeito está sem procurado. Conforme a polícia, ele teria fugido levando uma moto que estava na casa da vítima. Uma tia da mulher morta informou à polícia, que o veículo levado pertence à sua filha.

Brumado: Secretaria de Meio Ambiente desenvolve projetos na área de recolhimento e destinação de resíduos sólidos

  • PMB
  • 18 Jul 2017
  • 10:07h

Foto: Reprodução/PMB

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está desenvolvendo uma série de projetos para recolhimento e destinação de resíduos sólidos no município. Os projetos contemplam a aquisição de 06 (seis) caixas coletoras, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade; carrinhos coletores, que já foram disponibilizados aos catadores de materiais recicláveis; fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, que também já foram distribuídos entre os catadores. A prefeitura ainda se prontificou a pagar mensalmente um galpão para a guarda segura dos materiais recolhidos. Por meio desse investimento e suporte, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Cardoso, manifestou que a atual Administração fomenta a geração de emprego e renda e auxilia no plano de recolhimento e destinação dos resíduos sólidos no município, além de contribuir para a atividade dos catadores de materiais recicláveis na cidade.

Bahia: Procuradoria Eleitoral pede a punição de 14 partidos políticos

  • LeiaMais.Ba
  • 18 Jul 2017
  • 09:13h

Foto: Ilustração

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) representações contra 14 partidos políticos por descumprimento da cota feminina no primeiro semestre de 2017. Os partidos deveriam destinar 20% do tempo total das inserções de propaganda partidária em rádio e televisão para promover e difundir a participação política da mulher, conforme previsão no art. 10 da Lei nº 13.165/2015. Foi verificado, ainda, o atendimento das demais regras da legislação eleitoral, que vedam a utilização da propaganda partidária para divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos ou a defesa de interesses pessoais. De acordo com a apuração, 14 partidos não fizeram nenhuma referência à participação da mulher na política ou não atingiram a cota necessária nas propagandas veiculadas no primeiro semestre de 2017. A punição prevista em lei é a perda de período de transmissão no semestre seguinte, equivalente ao tempo que deveria durar a inserção da cota feminina multiplicado por cinco. As representações foram ajuizadas contra as seguintes agremiações: Partido Democratas (DEM); Partido Democrático Trabalhista (PDT); Partido da República (PR); Partido Republicano Brasileiro (PRB); Partido Republicano da Ordem Social (PROS); Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB); Partido Socialista Brasileiro (PSB); Partido Social Cristão (PSC); Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); Partido Social Liberal (PSL); Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Partido dos Trabalhadores (PT); Partido Verde (PV); Partido Solidariedade (SD).

Aprovados no Prouni tem até hoje para realizar a entrega da documentação

  • 18 Jul 2017
  • 08:18h

Foto: Ilustração

Os alunos selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (18)  para entregar a documentação que comprove as informações prestadas durante a inscrição. O resultado da lista de espera foi divulgado na última quinta-feira (13), e pode ser acessado na página eletrônica das universidades escolhidas. Os candidatos devem comprovar a seleção diretamente com as instituições. A concessão do benefício está condicionada a regular participação e aprovação do candidato, e também à formação de turma no período letivo inicial do curso. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50)  em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de graduação. Podem participar egressos do ensino médio da rede pública ou particular, além de estudantes com deficiência e professores servidores.

Adolescente mata o irmão a facadas; crime foi motivado por ciúmes da namorada, diz polícia

  • G1 Bahia
  • 17 Jul 2017
  • 18:07h

Foto: Ilustração

Um adolescente de 17 anos matou o irmão, de 18, a golpes de faca, durante uma briga no final da noite de sábado (15), na Bahia, segundo informações da Polícia Civil. O crime aconteceu dentro da casa onde os dois moravam, no município de Miguel Calmon. De acordo com a polícia, os irmãos discutiam por causa da namorada de um deles quando o assassinato aconteceu. Segundo o delegado Pedro Gonçalves, responsável por investigar o caso, o suspeito não gostou do fato do irmão ser próximo da garota e, por isso, os dois começaram a brigar. Durante a confusão, o adolescente golpeou o irmão com uma faca de cozinha. O suspeito teve um ferimento leve provocado durante a confusão. O adolescente foi apreendido e será encaminhado para o Ministério Público, conforme o delegado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina, para ser periciado. A polícia não tinha informações sobre o sepultamento.

Adolescente é encontrada morta dentro de casa na Ba e polícia investiga tiro acidental de irmão

  • 17 Jul 2017
  • 17:06h

Foto: Reprodução/Rede social

A adolescente de 14 anos Ernestina Costa do Carmo foi encontrada morta dentro de casa, na tarde de domingo (16), na cidade de Prado, sul da Bahia, de acordo com a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A garota foi encontrada morta com um tiro na testa, na cozinha do imóvel, na Rua Muritiba, no bairro São Brás, por volta das 17h. Segundo a polícia, parentes da garota informaram, no dia do crime, que ela teria sido atingida por um tiro acidental disparado pelo irmão, de 15 anos. Os familiares informaram, ainda não ter conhecimento de desentendimento entre eles. O caso será investigado pela Polícia Civil de Prado. O irmão não foi encontrado pela polícia no local. Conforme as apurações iniciais, familiares disseram que ele saiu de casa com uma arma, dizendo que teria matado a irmã. Até a publicação desta reportagem, o adolescente não havia se apresentado à polícia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que também fez perícia no local da morte. Não há informações sobre o sepultamento da vítima. Por G1 Bahia.

Acidente na BA-540 deixa criança e dois adolescentes feridos

  • 17 Jul 2017
  • 16:06h

Foto: Reprodução

Um acidente na BA-540, rodovia localizada entre as cidades baianas de Amargosa e Mutuípe, durante este último domingo (16), deixou cinco pessoas feridas. Uma kombi capotou na região e todos os ocupantes do veículo acabaram se ferindo, entre eles uma criança de sete anos e dois adolescentes de 12 e 13 anos, respectivamente. As informações foram divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além dos menores de idade, um homem de 44 anos e uma mulher de 40 anos tiveram também ficaram feridos. Todas as vítimas foram socorridas por veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram levados para um hospital em Amargosa. O estado de saúde deles ainda não foi divulgado. Ainda não foram divulgadas as informações sobre as circunstâncias ou sobre as causas do acidente. O veículo foi retirado da via. (VN)

Recursos à Justiça podem garantir Lula na eleição de 2018

  • Veja
  • 17 Jul 2017
  • 15:03h

Foto: Reprodução

Nem mesmo uma eventual condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) pode impedir que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorra à Presidência da República em 2018 – ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Há pelo menos dois cenários em que o nome do petista poderia ser votado nas urnas após condenação em segunda instância. O primeiro é por meio de alguma liminar que um ministro Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou do Supremo Tribunal Federal (STF) concedesse diante de um recurso da defesa. A outra possibilidade de o petista poder participar da eleição mesmo condenado pelo TRF4 é se a sentença vier depois de o TSE validar a candidatura. Nos termos atuais da legislação eleitoral, o prazo para abertura de registro vai da segunda quinzena de julho até o dia 15 de agosto. O processo de registro de um candidato dura entre quinze e trinta dias, mas pode se estender ainda mais, se houver rejeição. Na eventualidade de Lula ser condenado pelo TRF4 depois de eleito, o TSE não impediria que o candidato eleito venha a assumir a Presidência da República, segundo Neves. Mas, nesse ponto, ainda poderia haver questionamentos jurídicos e tentativa de rejeição. Após uma eleição, há uma etapa antes de um candidato assumir: a diplomação. É a partir desse marco, que costuma ocorrer em meados de dezembro, que um presidente eleito passaria a ter foro privilegiado. A partir daí, o TRF4 não poderia mais condená-lo. O calendário 

Motorista morre carbonizado em batida de frente com caminhão na BR-116

  • G1 Bahia
  • 17 Jul 2017
  • 14:08h

Foto: Reprodução

Uma colisão frontal com um caminhão, na BR-116, matou o motorista de um carro de passeio na noite de sábado (15), na região sudoeste da Bahia. Segundo informações da polícia, com o impacto da batida, o carro em que a vítima estava incendiou e ele morreu na hora. A ocorrência foi registrada por volta das 19h30. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. O carro de passeio de tem placa de Vitória da Conquista. Já o caminhão possui placa de São Paulo. Apesar da gravidade do acidente, a pista da BR-116 não chegou a ser interditada.

Brumado: Estatística da SMTT mostra as principais infrações cometidas no município

  • PMB
  • 17 Jul 2017
  • 13:05h

Foto: Reprodução

Segundo levantamento da Coordenação de Estatística, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, entre o dia 1º de julho de 2012 e 14 de julho de 2017, a infração mais cometida no trânsito brumadense foi “dirigir o veículo utilizando-se do telefone celular”. Também são infrações dirigir o veículo segurando o telefone celular e dirigir o veículo manuseando o telefone celular. A segunda infração mais cometida é “deixar o condutor de usar o cinto de segurança”. Vale ressaltar que o cinto de segurança no banco traseiro também é obrigatório. Em seguida, aparecem, em ordem, “avançar o sinal vermelho”, “transitar pela contramão de direção em via com sentido único” e “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. Destaca-se que os dados acima são pertinentes a veículos tipo automóvel. Os dados reais referem-se aos últimos cinco anos da gestão da SMTT e são compilados mensalmente e encaminhados à Coordenação de Educação e ao Superintendente de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, para formatação de campanhas educativas. Segundo o Coordenador de Estatística, Jansen Ricardo, em sua maior parte, as infrações registradas pelo órgão são cometidas por condutores que já foram autuados anteriormente, ou seja, reincidentes na mesma ou em outras infrações. Essas são apenas as cinco principais infrações cometidas no trânsito brumadense, mas existe uma relação extensa com todas as infrações cometidas por condutores no município.

Temer monta ofensiva contra Janot para esvaziar nova denúncia

  • G1/Andréia Sadi
  • 17 Jul 2017
  • 12:33h

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer dedicou o final de semana a discutir com aliados duas pautas: uma nova ofensiva de comunicação do governo contra Rodrigo Janot para esvaziar uma eventual segunda denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR). O presidente também pediu a ministros que retomem o discurso em defesa da agenda de reformas. Após a aprovação de Raquel Dodge na semana passada para o cargo de procuradora-geral da República, Temer pediu a auxiliares que criem um discurso para ser reproduzido pelos deputados de que Janot persegue o governo – reforçando assim as críticas de que o próprio presidente vem fazendo em público. Temer acredita que se desgastar Janot e colar no procurador a pecha de oposicionista, pode "desidratar" a apresentação de uma segunda denúncia. O presidente da República também vai aproveitar o recesso para procurar empresários e dizer que vai prosseguir com as reformas. No sábado, Temer se reuniu com o titular da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy. O ministro tucano disse ao Blog que o presidente voltou a mostrar que estava indignado com a denúncia e que não tem "razoabilidade". Segundo Imbassahy, Temer vai prosseguir com as mudanças nas regras previdenciárias e tributárias, dando celeridade às duas reformas no Congresso Nacional. O peemedebista precisa de votos para derrubar na Câmara a denúncia apresentada pela PGR por corrupção passiva. A votação está marcada para o dia 2 de agosto. Se não houver quórum, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que vai repautar diariamente até votar – e descarta adiar para setembro.

Imposto de Renda 2017: Receita paga nesta segunda 2º lote de restituição

  • G1
  • 17 Jul 2017
  • 11:53h

Foto: Ilustração

A Receita Federal vai pagar nesta segunda-feira (17) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. Este lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016, segundo informou o órgão. No total, R$ 2,99 bilhões serão transferidos a 1.495.931 contribuintes. Por lei, idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou com alguma doença grave têm prioridade na restituição neste primeiro lote. "Desse total, R$ 1,48 bilhão referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 664.547 contribuintes idosos e 55.259 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave", informou o órgão. Somente o segundo lote do Imposto de Renda de 2017, por sua vez, pagará R$ 2,53 bilhões para 1,34 milhão de contribuintes. Os valores serão corrigidos em 2,74%, correspondentes à variação da taxa básica de juros de maio a julho de 2017.

Brumado: Motorista faz manobra arriscada e acaba arrancando poste na Av. Auta Leite

  • Brumado Urgente
  • 17 Jul 2017
  • 10:30h

Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

Segundo, um morador da região da Santa Tereza que presenciou os fatos, na manhã do último sábado (15), um motorista em velocidade superior ao permitido para via, ao tentar fazer uma manobra, acabou colidindo contra um poste de iluminação localizado no canteiro central da avenida. Ainda segundo o morador que preferiu não se identificar, o motorista apresentava sinais de embriaguez e evadiu-se rapidamente do local, deixando para traz o prejuízo causado ao erário público, pois, o poste e a iluminação custaram dinheiro de nossos impostos, relatou indignado o morador.

Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

Contribuição sindical será opcional na nova lei trabalhista

  • G1
  • 17 Jul 2017
  • 10:00h

Foto: Ilustração

A reforma trabalhista aprovada pelo Senado tornou opcional a contribuição sindical. Isso significa que os trabalhadores e as empresas não são mais obrigados a dar um dia de trabalho por ano para o sindicato que representa sua categoria. Até então, o pagamento era obrigatório para todos os trabalhadores formais e vinha descontado na folha de pagamento. As novas regras entram em vigor daqui a quatro meses, conforme previsto na nova legislação. O advogado trabalhista Marcos Martelozzo, sócio da Martelozzo e Rodrigues Sociedade de Advogados esclarece. Como era antes? A contribuição para os sindicatos era feita uma vez ao ano, obrigatoriamente, tanto para funcionários de empresas quanto para autônomos e liberais. Entre os trabalhadores, havia o desconto equivalente a um dia de salário. Para os empregadores, o imposto sindical também era obrigatório. Ele era cobrado sempre em janeiro, com base no valor da empresa no ano anterior. É calculado um percentual sobre o valor da empresa para determinar a quantia a ser paga como imposto sindical. Esse percentual diminui conforme aumenta o valor da empresa – ou seja, proporcionalmente, quanto menor a empresa, mais imposto era pago. Como ficou depois da reforma? O trabalhador paga o imposto sindical apenas se quiser. Se optar por fazer a contribuição, precisa informar ao empregador que autoriza expressamente a cobrança sobre sua folha de pagamento. A empresa só poderá fazer o desconto com a permissão do funcionário. O mesmo vale para o empregador. A contribuição também passa a ser facultativa para as empresas.