Energia eólica vai gerar 5 mil vagas na Bahia

  • Gilson Jorge
  • 09 Nov 2014
  • 11:13h

Interior baiano sinaliza bons ventos para o mercado de empregos | Joá Souza | Ag. A TARDE

Especialistas em geração de energia eólica e solar têm expectativa de criar milhares de vagas relacionadas  ao setor na Bahia  após o leilão feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 31 de outubro. Os novos parques eólicos têm potencial para geral mais de 5 mil vagas no Estado e devem absorver ainda boa parte dos 10 mil empregos diretos e 15 mil indiretos que podem ser gerados até 2017.  "Não quero falar um número preciso, mas podemos mencionar milhares de vagas que serão criadas", disse, cauteloso,  Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A Associação Brasileira de Energia Eólica  (Abeeólica), por sua vez, usou os parâmetros internacionalmente utilizados para calcular a abertura de postos de trabalho por megawatt gerado no setor e estimou: serão mais de 5 mil vagas criadas no Estado, desde engenheiros até o pessoal de limpeza.  "Ainda não é possível estimar quantos empregos técnicos serão criados, mas no total devem surgir em torno de 5,6 mil vagas", declarou a presidente-executiva da Abeeólica, Elbia Melo. Em todos os novos parques a serem criados, em diferentes cidades baianas, serão contratadas pessoas para cuidar da manutenção dos equipamentos, mas a maior parte dessas vagas vai se concentrar mesmo na Região Metropolitana de Salvador, onde estão instaladas as fábricas de aerogeradores e  pás que abastecem o mercado brasileiro.  Estima-se que para cada pá construída são acionados 100 trabalhadores. Para dar conta da crescente demanda, a Alstom está investindo em capacitação profissional e colocou os funcionários de sua fábrica em Camaçari para trabalhar em três turnos.  A Tecsis, por sua vez, anunciou que deve contratar 1.500 funcionários até o fim de 2015. Elbia Melo, da Abeeólica, destaca que o número de empregos criados na Bahia pode aumentar ainda mais, pois o estado, segundo maior parque eólico do país, atrás do Rio Grande do Norte, é o que tem avançado mais na contratação no setor.

Praticantes do sadomasoquismo possuem melhor saúde mental, diz estudo

  • Portal Ciência
  • 09 Nov 2014
  • 10:08h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Os praticantes de sadomasoquismo e práticas íntimas consideradas ‘diferentes’ devem se alegrar! Os cientistas afirmam que pessoas que possuem esse tipo de gosto nas relações sexuais podem estar com a saúde mental em dia. Essa informação é bastante controversa porque o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, muitas vezes apelidado de “bíblia da psiquiatria”, mostra que pessoas com práticas sexuais excêntricas podem ter distúrbios psicológicos ou transtornos, classificando-os com fixação sexual incomum. Os pesquisadores declararam ao portal LiveScience que acham a inclusão no Manual como algo estigmatizante. O novo estudo foi publicado no Journal of Sexual Medicine, onde os participantes responderam a questionários. Os participantes não sabiam a verdadeira intenção do estudo que fez inúmeras perguntas sobre a personalidade, sensibilidade à rejeição, estilo de relacionamento, bem-estar geral, etc. O estudo mostrou claramente que os praticantes de relações íntimas excêntricas não eram diferentes do resto da população, apresentando um comportamento mais aberto, extrovertido e com experiências conscientes. Eles também demonstraram ser menos neuróticos, um traço que é bastante característico da ansiedade. Os praticantes destes hábitos também mostraram grande tolerância à rejeição, algo que os paranóicos costumam sentir, pensando que as pessoas não gostam deles. Quem busca práticas íntimas diferenciadas possui elevados níveis de bem-estar e segurança pessoal dentro dos relacionamentos, segundo os cientistas. Os participantes mostraram-se mais saudáveis psicologicamente do que o restante da população, mas a pesquisa também relevou que a consciência por uma necessidade em práticas sexuais incomuns pode levar à frustração e menos relacionamentos emocionais.

Enem: 65 inscritos foram eliminados por uso de celulares

  • Informações da Agência Brasil
  • 09 Nov 2014
  • 10:08h

(Foto: Reprodução)

A aplicação das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 transcorreu "dentro da normalidade nos 1.752 municípios", na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Em nota divulgada na noite deste sábado, 8, a pasta informa também que 65 inscritos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares. O número já ultrapassa os 47 candidatos que foram excluídos do Enem no ano passado. De acordo com a nota, o MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e parceiros institucionais monitoraram pelas redes sociais as postagens relacionadas ao Enem. O comunicado diz ainda que o ministro da Educação, Henrique Paim, lamentou profundamente o falecimento da participante Edivania Florinda de Assis na escola em que realizaria a prova, em Olinda (PE), e transmitiu a sua solidariedade aos parentes da candidata. Paim também agradeceu a todos os parceiros e desejou uma boa prova aos estudantes que vão participar do exame domingo, 9. Neste domingo serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os participantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação. Os portões serão abertos às 11h e serão fechados às 12h, no horário da Bahia. Os participantes devem levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente. Além de servir como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do Enem permite o acesso a políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.

Ovince St. Preux choca o mundo ao nocautear Shogun em 34 segundos

  • Por Ivan Raupp e Raphael Marinho
  • 09 Nov 2014
  • 09:57h

Maurício Shogun não consegue se defender dos socos de St. Preux (Foto: Jason Silva)

Tudo ocorreu de forma muito rápida. St. Preux começou chutando no corpo de Shogun e afastou o brasileiro. Shogun foi para cima, o americano andou de lado dando um cruzado de esquerda e já conseguiu o knockdown. Grogue, o curitibano levou uma sequência de socos no rosto quando estava no chão e não conseguiu se defender. Só restou ao árbitro Mário Yamasaki interromper o duelo decretando o nocaute técnico, para a tristeza da torcida brasileira presente no Sabiazinho. Para piorar a noite de Shogun, ele sofreu a derrota exatamente no fim de semana em que completava 12 anos desde sua primeira luta de MMA da carreira. O campeão do GP do Pride em 2005 e ex-campeão do UFC acumula seis reveses nos últimos nove combates, um número nada comum para a história dele. O cartel total do atleta de 32 anos é de 22 vitórias e 10 derrotas.  St. Preux, por sua vez, recuperou-se da última derrota para Ryan Bader, que foi a primeira em cinco lutas no UFC. O lutador de 31 anos agora tem 17 vitórias e seis reveses na carreira. Ele surpreendeu neste sábado principalmente por ser um atleta que foca mais na parte de grappling (luta agarrada). E era isso que se esperava dele contra um trocador nato como Shogun. O resultado é negativo também para o UFC de um modo geral, já que Shogun não chegará numa de suas melhores fases ao The Ultimate Fighter Brasil 4, do qual será treinador ao lado de Anderson Silva - os dois não vão se enfrentar ao fim da temporada. As gravações serão realizadas nos primeiros meses do próximo ano.

Com semana de agenda movimentada, prefeito Aguiberto comemora novas conquistas para Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Nov 2014
  • 08:47h

(Foto: Divulgação)

Dando sequênia à sua agenda positiva, o prefeito Aguiberto Lima Dias esteve em Salvador nesta semana para uma série de compromissos importantes. A parceria  com o Deputado Estadual eleito Vitor Bonfim,  tem rendido a Brumado algumas conquistas importantes, a exemplo da assinatura de convênio para construção da Praça da Ciência, que em breve será instalada em nosso município, além de outras solicitações encaminhadas a secretarias do Estado.  Na CONDER foi apresentada a documentação necessária para a  realização de convênio com o órgão, objetivando a pavimentação de ruas no município. Outra reunião importante aconteceu na sede do Detran – Bahia, onde foi solicitada junto ao diretor do órgão, o Major Antônio Marcos Blanco a capacitação de 11 agentes de trânsito que atuam no município. Em audiência na Secretaria de Infraestrutura do Estado, foi solicitada a  transferência da área pertencente ao Derba para o município, o que possibilitará a  ampliação do espaço da feira e do estacionamento. Ainda na SEINFRA, foi solicitada a  continuidade do projeto de iluminação da Av. Centenário. “Foi uma viagem de trabalho muito produtiva e estou muito satisfeito com os resultados”, declarou o prefeito Aguiberto, que ainda destacou que “a nossa parceria com os governos federal e estadual irá trazer grandes benefícios para a Brumado, então vamos nos debruçar ao máximo sobre essa possibilidade, não medindo esforços para que os grandes anseios de nosso povo se torne realidade”.

Cientistas conseguiram encontrar parte do cérebro que gera a depressão

  • Planeta Ciência
  • 09 Nov 2014
  • 07:44h

(Foto: Reprodução)

Se você é aquele tipo de pessoa pessimista na maior parte do tempo, pode ser que uma pequena região do seu cérebro seja a culpada.Para alguns, um habenula sobre-ativo pode estar ligado à depressão, ao pessimismo e a uma visão negativa sobre a vida. Espera-se que uma maior compreensão sobre como a região trabalha possa abrir caminho para novos tratamentos contra os males citados acima.O pesquisador chefe, Jonathan Roiser, da University College London, disse: "O habenula acompanha nossas experiências, respondendo com mais força à pior coisa que pode acontecer em situações”."O estudo mostrou, não apenas que habenula indica algo tendenciosamente negativo, como também que ele sinaliza quando os maus resultados são esperados”, explicou Roiser.A equipe da UCL escaneou os cérebros de 23 mulheres saudáveis, que foram comparados em um conjunto aleatório de fotografias, onde algumas recebiam um choque doloroso na mão esquerda.A ressonância magnética funcional (fMRI) mostrou que, todas associadas ao choque, ativaram o habenula. A resposta foi muito mais forte quando as mulheres estavam esperando receber um choque elétrico. Dr. Roiser disse que os resultados, publicados na última edição da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, podem apontar o caminho para novos tratamentos. Ele acrescentou: "Outro trabalho mostra que a cetamina, que tem benefícios profundos e imediatos em pacientes que não respondem à medicação antidepressiva padrão, agem, especificamente, amortecendo a atividade do habenula. Portanto, a compreensão da habenula poderia nos ajudar a desenvolver tratamentos para a depressão muito melhores”.

Médicos dizem que adeus a Schumacher está cada vez mais próximo

  • Informações do R7
  • 09 Nov 2014
  • 07:02h

O adeus ao heptacampeão Michael Schumacher está cada vez mais próximo. Segundo jornais europeus, as últimas notícias dos médicos não são nada animadoras e os fãs do ex-piloto podem começar a se preparar. Gary Harstein, ex-delegado médico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), afirmou que está preocupado: — À medida que passa o tempo fica menos provável que Schumacher possa apresentar uma evolução significativa O pessimismo é grande em relação ao futuro do ex-campeão mundial de F-1, Michael Schumacher. O Daily Mail, da Inglaterra, e o As, da Espanha publicaram artigos em que estranham a falta de notícias sobre o maior vencedor da mais importante categoria do automobilismo (com sete títulos na F-1), após ele ter sido transferido para sua casa, em Gland, Suíça. O piloto sofreu um acidente quando esquiava nos Alpes Franceses, em Meribel, em dezembro de 2013. Ele bateu a cabeça e desde então está em coma profundo. 

Confira as sensacionais promoções do Comercial Vitória para esse mês de novembro

  • Brumado Urgente
  • 08 Nov 2014
  • 11:25h

(Arte: Brumado Urgente)

O mês de novembro chegou com grandes novidades no Comercial Vitória, com grandes promoções que irão fazer a alegria dos clientes. Com a chegada do calor e do final de ano o clima é de muito entusiasmo, então, para comemorar o Comercial Vitória iniciou o mês com promoções imbatíveis. Localizado na Praça Heráclito Cardoso, o Comercial Vitória expandiu as suas instalações para servir ainda melhor os seus clientes, que podem agora desfrutar de uma maior comodidade e conforto para realizar as suas compras, além do preço baixo e do ótimo atendimento. Então não perca tempo e vá ao Comercial Vitória conferir as promoções e deixar o seu final de ano ainda melhor.  

Aécio recebeu um livramento de Deus ao perder as eleições, diz Magno Malta. Assista

  • Da Redação
  • 08 Nov 2014
  • 10:23h

O senador Magno Malta (PR-ES) fez um pronunciamento especial ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado no segundo turno das eleições presidenciais. Aécio voltou esta semana para os trabalhos do Senado e foi recebido com apoio pelos parlamentares da oposição que por conta dos 51 milhões de votos que o tucano recebeu se sentem mais fortes para enfrentar o governo do PT. Malta é um desses parlamentares, mesmo fazendo parte do Partido Republicano que é da base aliada. 
 

Ônibus que caiu de ponte deixa seis mortos, 24 feridos e seis desaparecidos

  • Informações do Itapebi Acontece
  • 08 Nov 2014
  • 09:47h

(Foto: Reprodução)

O trágico acidente que aconteceu na noite de sexta-feira (7), na região do Vale do Jequiriça, na BR-101, teve um balanço registrado até a manhã deste sábado (8) de seis mortos, 24 feridos, sendo quatro graves e seis desaparecidos. De acordo com o site Itapebi Acontece, o veículo, que seguia de Ilhéus para Porto Seguro, foi atingido por uma Kombi que fazia uma ultrapassagem. O motorista do ônibus perdeu o controle da direção, bateu na mureta de proteção direita e caiu de uma altura de mais de 30 metros. O motorista da Kombi, Adriano Moreira de Souza, foi preso e está detido na delegacia, sob suspeita de ter causado o acidente. Ele passou por um exame de bafômetro, que deu negativo, mas pode responder por homicídio doloso ou culposo, a depender dos rumos da investigação. O acidente aconteceu durante uma tentativa de ultrapassagem em uma ponte sobre o rio. O motorista disse na delegacia que foi atrapalhado na direção por um terceiro veículo - a polícia ainda investiga se houve de fato esse outro carro no acidente. Ainda conforme o Itapebi Acontece, no ônibus da Rota, que está submerso no rio, segundo alguns relatos da própria empresa, viajavam 35 pessoas, mais o motorista. Destas, 24 já foram resgatadas com a ajuda de pescadores e barqueiros Itapebienses e atendidas pelo SAMU. Os sobreviventes foram levados para hospitais da região e quatro permanecem em estado grave.Oito ambulâncias do SAMU e uma ambulância de Itapebi e outra de Itagimirim estiveram no local para socorrer as vítimas acidentadas. De acordo com informações da própria empresa na última contagem em Camacan havia 35 passageiros no ônibus, destes 20 desceriam em Eunápolis e 15 seguiriam para a cidade de Porto Seguro. 
 

(Foto: Reprodução)

Saiba o que levar para a prova do Enem

  • Da Redação
  • 08 Nov 2014
  • 08:54h

(Reprodução)

Chegou o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você já estudou durante todo o ano letivo, agora é hora de colocar o conhecimento em prática. Programe-se para chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, para evitar imprevistos. É fundamental não esquecer de levar alguns itens para a prova e lembrar-se de deixar outros em casa. Para fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendável levar mais de uma, por precaução. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos. É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova. Documentos originais sem foto ou com validade expirada, crachás, carteirinhas de estudante e cópias de documentos, mesmo que autenticadas, não serão permitidos. Em caso de perda, furto ou roubo dos documentos, será obrigatória a apresentação do boletim de ocorrência, emitido no prazo máximo de 90 dias antes da realização do Enem. Aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e radiotransmissores também não serão permitidos, assim como livros e anotações. Estes itens serão lacrados pelo fiscal num porta-objetos, que deverá ficar guardado sob a cadeira até o fim da prova. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa. 

É hoje no Planet Show II, o show da Banda Tribo de Jah em Brumado

  • 08 Nov 2014
  • 08:41h

Dólar fecha em alta e mantém-se no maior valor em nove anos

  • Bahia notícias
  • 08 Nov 2014
  • 07:27h

Em alta pelo sexto dia seguido, a moeda norte-americana fechou acima de R$ 2,56 e manteve o maior valor em nove anos nesta sexta-feira (7). O dólar comercial encerrou a semana vendido a R$ 2,563, com alta de 0,1%. O valor é o mais alto desde 20 de abril de 2005, quando a cotação tinha fechado em R$ 2,564. O dia foi marcado pela volatilidade no mercado financeiro. No início da manhã, a cotação chegou a ultrapassar R$ 2,58, mas a alta desacelerou nas horas seguintes. O dólar acumula alta de 3,42% em novembro e de 8,73% no ano. Nos últimos meses, as tensões associadas ao cenário internacional e às eleições presidenciais fizeram o dólar disparar. No exterior, o Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, reduziu os estímulos monetários à maior economia do planeta, fazendo o dólar disparar em todo o mundo. Na semana passada, o Fed encerrou as injeções de dólares na economia mundial. No mercado interno, o dólar subiu nas semanas anteriores à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Em 27 de outubro, dia seguinte ao segundo turno, a moeda chegou a fechar em R$ 2,523, cotação superada nesta quinta (6). Nos dias posteriores, a moeda norte-americana passou a oscilar bastante, acumulando sessões de alta e de queda, mas voltou a subir consistentemente desde a última sexta (31). O dólar não caiu apesar de o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) ter aumentado a taxa Selic (juros básicos da economia) para 11,25% ao ano. Em tese, os juros domésticos mais altos ajudam a derrubar o dólar porque ampliam a diferença das taxas brasileiras em relação às dos Estados Unidos, tornando o Brasil mais atrativo para os aplicadores internacionais.

Aracatu: Ventania assusta moradores

  • Informações do Aracatu Verdade
  • 07 Nov 2014
  • 19:17h

A ventania causou estragos em residências (Foto: Reprodução)

Hoje (07) as 14:00 horas um vento forte conhecido como ``Roda Moinho´´ arrancou uma cobertura de um prédio localizado na avenida Ubaldo Silveira em Aracatu, com o impacto as telhas de zinco atingiu uma casa ao lado e causou vários estragos  materiais , os objetos de dentro da residência foram quaz  todos danificado, por sorte ninguém se feriu, no momento do vento não tinha pessoas na casa, a dona do imóvel  disse que ficou assustada com a força do vento e afirmou que ainda não sabe  quais os objetos estão perdidos.O dono do prédio também teve prejuízos pois as telha ficaram totalmente retorcidas e muitas não tem como recupera-las. Os vizinhos estão no local fazendo a remoção dos entulhos e limpados os objetos atingidos.

O vento causou estragos em várias residências (Foto: Reprodução)

Fazer selfie durante provas do Enem está proibido pelo MEC

  • Da Redação
  • 07 Nov 2014
  • 19:15h

(Foto: Reprodução)

Durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está proibido fazer selfie. Os candidatos que postarem fotos de si mesmos no local do exame, da prova ou do cartão de respostas, mesmo que não esteja preenchido, poderão ser eliminados, segundo decisão do Ministério da Educação (MEC). A regra está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. A recomendação é que os candidatos não levem esses objetos, mas caso estejam com eles, guardem em porta-objetos fornecido pelo aplicador.