FGV: 81% dos brasileiros acreditam que é fácil desobedecer às leis

  • Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.
  • 11 Nov 2014
  • 07:13h

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) verificou em pesquisa que 81% dos brasileiros acreditam que é “fácil desobedecer às leis” e que os cidadãos do país preferem “dar um jeitinho” a seguir as normas. De acordo com o levantamento, o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), que nesta 8ª edição consultou 7,1 mil pessoas em oito estados entre abril de 2013 a março de 2014, apurou também que 57% da população acreditam que “há poucos motivos para seguir as leis do Brasil”. "Isso está relacionado à desconfiança que as pessoas têm no cumprimento das leis", explicou a pesquisadora da FGV, Luciana Ramos. Entre os que mais apostam no pendor brasileiro ao jeitinho, estão os moradores do Distrito Federal: 84% dos brasilienses disseram concordar ou concordar muito com a afirmação. A menor porcentagem dos que acreditam no desrespeito às regras são os baianos: 71% responderam que percebem que todos dão "um jeitinho” sempre. De acordo com a pesquisa, que é um projeto do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada, da Escola de Direito de São Paulo da FGV, 32% da população confia no Poder Judiciário e 33% confiam na polícia. Em pesquisa anterior, estes índices foram, respectivamente, 29% e 31%.

Chuva de meia hora causa diversos transtornos em Vitória da Conquista

  • DO APROCHEGO
  • 11 Nov 2014
  • 06:45h

A correnteza chegou a levar até motos que estavam estacionadas na rua (Foto: Leitor via WhatsApp)

As chuvas que caíram na cidade de Vitória da Conquista, na tarde desta segunda-feira, causaram transtornos diversos na cidade, tanto no Centro quanto em outros bairros mais afastados. Segundo informações da Defesa Civil local, ao menos quatro casas foram alagadas no Centro e nos bairros Brasil e Irarema. Não houve feridos por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil. Já o Corpo de Bombeiros, informou que não foi acionado por conta das chuvas.No Centro, várias ruas ficaram alagadas e algumas motos chegaram a ser arrastadas pelas águas. Algumas lojas também foram alagadas. Duas caixas coletoras de entulhos foram levadas pela enxurrada, sendo que uma atingiu um veículo Corsa Sedam e a outra um ônibus coletivo. De acordo com o Centro de Metereologia da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), foram registradas meia hora de chuva intensa, com precipitação de 9,5 milímetros. Para as próximas 24h estão previstas mais 40 milímetros de chuva, informou o Centro de Metereologia, segundo o qual o motivo das chuvas é uma zona de convergência de humidade que atingiu a Bahia no final de semana. Ainda de acordo com o Centro de Metereologia, este ano já caiu na cidade 400 milímetros de chuva, sendo que a média anual é de 715 milímetros.

Chuva anima os Brumadenses

  • Brumado urgente
  • 10 Nov 2014
  • 21:53h

A chuva que começou a cair hoje (10), já deu um novo ânimo aos Brumadenses, com a umidade relativa do ar bastante elevada e a temperatura caindo aos poucos, deixa todos aliviados da onda de calor que castigava a região, com previsão de quantidade significativa de chuvas até o dia 25 deste mês, a região que estava muita seca já vislumbra melhoras, principalmente para aqueles que, sobretudo, residem na zona rural do município, que, sempre são os que mais sofrem por conta da estiagem, que por muito tempo assola todo o nordeste brasileiro, viva a chuva! 

Brumado: Prefeitura Municipal intensifica o combate ao Aedes Aegypti

  • Sérgio Maura | Ascom | PMB
  • 10 Nov 2014
  • 16:23h

Agentes preparados para o combate estão indo fazer os procedimentos de combate (Foto: Ascom | PMB)

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde e por execução do Setor de Vigilância Epidemiológica tendo a frente o seu Coordenador o Médico Veterinário Fábio Carvalho Azevedo intensificam o combate ao mosquito  transmissor (aedes aegypti) aos seres humanos da febre conhecida como Dengue. O período de incubação é de 04 a 07 dias e seus sintomas são característicos de uma virose. E os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. 

 

É extremamente importante, ao aparecimento dos sintomas, o acometido deve procurar atendimento médico imediatamente A intensificação no combate ao mosquito revela a preocupação das autoridades municipais de Brumado com a chegada do verão, quando a proliferação se torna mais fácil e com a chegada das chuvas neste período do ano, as águas encontram reservatórios como; pneus, latas, garrafas de vidro e plásticos descartados de forma imprópria pela população. Acumulando água o que favorece a proliferação dos mosquitos, pois se tornam o “habitat”, altamente favorável ao Aedes Aegypti. Diante dessa preocupação e com a chegada do verão a Prefeitura Municipal de Brumado adquiriu equipamentos modernos e mais eficientes para combater a proliferação do mosquito. O novo equipamento oferecerá maior comodidade operacional e eficiência no borrifar os locais de maiores dimensões. Seu alcance é de até 30 metros oferecendo eficiência no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura por seus setores de saúde e controle epidemiológicos solicita e alerta a população brumadense da importância no combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois se trata de um problema de saúde pública. Solicita aos brumadenses que verifiquem regularmente em seus quintais, a existência de embalagens descartadas de vidros, plásticas, pneus velhos e qualquer outro vasilhame que possa concentrar, por menor que seja a quantidade de água pode se transformar em criatório do mosquito.       

CONTINUE LENDO

Vereador Weliton Lopes propõe realização de AP para implantação do Orçamento Participativo

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 10 Nov 2014
  • 14:33h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Na sessão da noite desta segunda-feira (10) o vereador Weliton Lopes (SDD) dará entrada em requerimento solicitando a realização de audiência pública com a população de Brumado e presidentes de Associações Rurais e Urbanas para discussão da Proposta Orçamentária do Município para o ano de 2015. Em sua proposição o vereador observa que no mês de dezembro o legislativo estará votando o projeto de lei n° 032/2014 que traz em seu bojo as receitas e despesas estimadas para o ano de 2015, desta maneira acredita que a população deva ter conhecimento e participa de forma ativa no direcionamento destes recursos. A data prevista para a realização da audiência, após apreciação dos vereadores, será dia 26 de novembro, às 9h00, na Câmara Municipal, e para a realização deste importante evento o parlamentar solicitou a imprescindível colaboração do CMDS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que tem como presidente Gilberto Lima Dias, tendo em vista o trabalho intenso que vem realizando junto aos moradores da zona rural, portanto conhecendo as necessidades e prioridades das localidades rurais. “Acredito que o Orçamento deva ser participativo e a realização da audiência possibilitará a todos o conhecimento e a possibilidade de discutirem e decidirem sobre o orçamento público e as políticas públicas. A realização da audiência será um instrumento de Participação Cidadã, que romperá com as formas tradicionais de governo”, pontuou o vereador.

Gabarito oficial do Enem será divulgado nesta quarta-feira (12)

  • Da Redação
  • 10 Nov 2014
  • 12:16h

(Divulgação)

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 será divulgado até esta quarta-feira (12), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Neste ano, o exame bateu recorde de participação, com mais de 6,2 milhões de candidatos inscritos, segundo dados do próprio MEC. O índice de abstenção, no entanto, foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior, realizada em 2013. Porém, o número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que no ano passado, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao Enem.

Brumado: Aumento do policiamento ostensivo diminui muito o número de assaltos na cidade

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 10 Nov 2014
  • 11:08h

Com mais viaturas e policiais nas ruas de Brumado o número de assaltos vem diminuindo muito na cidade (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A sensação de maior segurança em Brumado, advinda do aumento dos números de policiais nas ruas da cidade, especialmente do motopatrulhamento, já pode ser comprovada nas estatísticas, já que o índice de assaltos teve uma diminuição considerável nos últimos dias. Com a chegada de novos policiais militares, a 34ª CIPM está podendo exercer o seu papel com muito mais eficácia, já que o déficit do contingente policial era uma das grandes reivindicações da população e da mídia local, que vinha sendo incisiva nessa questão. Os números oficiais devem ser apresentados em breve pela direção da Polícia Civil, mas já se nota claramente a redução, que pode ser comprovada na queda dos boletins de ocorrências por assalto à mão armada na cidade, uma modalidade criminosa que era uma das mais praticadas no município. A expectativa é que mais policiais venham para a cidade e a tendência é de se aumentar, já que Brumado a partir de 2015 deverá ter em seus domínios uma o Centro de Detenção Provisória, que deverá abrigar cerca de 400 reclusos de toda a região, o que implica, obrigatoriamente, na melhoria da logística das Polícias, como também no aumento do efetivo.  

Um dos fatores que vem contribuindo para a diminuição é o motopatrulhamento, que voltou com muita força às ruas da cidade (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Trilogia da Segurança: O Sistema

  • Por Dr. Cleio Diniz
  • 10 Nov 2014
  • 10:48h

Dr. Cleio Diniz é articulista do Brumado Urgente (Foto: Laércio de Morais)

Este tal de “Sistema” que não tem mãe nem pai, passou a ser o autor por tudo que acontece, por gerir nossas vidas, nossos atos e ser o responsável por tudo que ocorre. Certo é que, quando algo funciona e tende ao sucesso sempre tem um responsável, mas quando dá errado a culpa sempre é do sistema.


Por estarmos tratando da questão de segurança, vamos restringir um pouco ao sistema judiciário, com uma visão crítica e analítica. Para tanto vamos pegar como base um caso concreto ocorrido a pouco, portanto atual, onde nossa mais alta corte, o Supremo Tribunal Federal se reuniu para julgar um caso onde uma pessoa estava sendo processada por roubar um par de chinelos, no valor de R$ 16,00.


Não que o caso deixe de ter sua importância, mas mostra o entrave burocrático existente no judiciário, o qual provoca a letargia do mesmo com enormes prejuízos a todos aqueles que precisam de uma solução para um determinado problema. Outro ponto a ser pensado é o extenso poder de subjetividade e independência conferido a cada juiz, equiparando cada um a uma corte distinta. Não que se deva retirar o livre convencimento do juiz, mas não seria hora de pensarmos em diretrizes e limitação, conferindo aos tribunais superiores o mando destas?


Certo é que o sistema na forma em que conhecemos e existe não está funcionando, ou como disse o próprio ministro da Justiça em um congresso de direito público realizado na cidade de Salvador/Ba. no ano de 2013, “este modelo de Estado que conhecemos está falido, está na hora de reinventarmos outro”.


Soluções existem, talvez falte coragem, vontade ou quem sabe interesse. Não podemos acreditar na incapacidade de se perceber que, na forma em que se encontra não esta dando certo, que esta errado, que o resultado é negativo, contrário aos anseios da sociedade, aos princípios da convivência e ordem social.

Juiz baiano posta foto de sunga em solidariedade a juíza criticada por foto de biquíni

  • por Cláudia Cardozo
  • 10 Nov 2014
  • 10:23h

(Foto: Reprodução)

O juiz Gerivaldo Alves Neiva da Comarca de Conceição do Coité, no nordeste baiano, postou uma foto de sunga no Facebook. Na legenda, o juiz diz que o post é em solidariedade a juíza Maria Cozma, da Moldávia, que foi criticada por postar uma foto de biquíni no Twitter. O magistrado ainda questiona: “e aí, qual o problema??”. A juíza da Moldávia foi criticada pela Ordem dos Advogados local que afirmou que “era para sermos um corpo sério, não um atrativo para criminosos e Twitterrati". O juiz baiano é membro da coordenação estadual da Associação de Juízes para a Democracia (AJD), membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Porta Voz no Brasil do movimento Law Enforcment Against Prohibition (Agentes da lei contra a proibição - Leap Brasil), que debate a proibição de drogas no mundo. A atitude de Gerivaldo foi parabenizada por muitos de seus seguidores na rede social. Um deles diz que “se houvessem mais corajosos como o senhor a justiça da Bahia seria outra”. Já outro, em tom de brincadeira diz que o problema é que “ela é bonita e o senhor é feio. Rs rs [Sic)”.

Novo golpe: Polícia descobre fábrica de adulteração de boletos

  • Informações dos Correios
  • 10 Nov 2014
  • 10:07h

(Foto: Reprodução)

Três pessoas foram presas neste final de semana numa fábrica de adulteração de boletos desviados dos Correios no Morro do Chapadão. Os presos são acusados pela polícia de fazer parte de uma quadrilha de desvio de correspondências bancárias e clonagem de boletos. O bando, ainda de acordo com as investigações, também fazia réplicas de cartões de crédito e débito. Segundo a polícia, os criminosos obtiveram cerca de R$ 2,5 milhões com a fraude. No fim de outubro, pelo menos seis pessoas foram presas, entre elas dois motoristas contratados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, numa operação da Polícia Federal para desarticular duas quadrilhas responsáveis por pelo menos 25 roubos de encomendas postais dos Correios.Segundo a PF, as quadrilhas atuavam nas zonas Norte e Oeste. Segundo o delegado Fábio Andrade, os motoristas das kombis terceirizadas de transporte dos Correios eram abordados por homens armados com pistolas e fingiam ser obrigados a descarregar as encomendas, em grande parte eletrônicos, como celulares, tablets e aparelhos de TV. O material roubado era levado para a Favela do Chapadão, em Costa Barros.  Alguns casos de boletos falsos também já começaram a ser registrados em Salvador. Uma moradora de um prédio no bairro do Itaigara, que não quis ter o seu nome revelado, foi vítima do golpe. "O boleto do condomínio chegou, eu paguei e depois recebi uma carta me cobrando o valor, dizendo que estava em aberto. Já comuniquei ao banco e espero providências". Outros casos já começaram a ser comunicados à polícia na capital baiana.

Sepultamento do jovem empresário Anderson Bergami acontecerá no final da manhã de hoje (10)

  • Informações do Blog do Anderson
  • 10 Nov 2014
  • 09:45h

O local onde aconteceu o acidente fatal já foi palco de várias outras fatalidades (Foto 1: Edna Nolasco | Foto2: Blog do Anderson)

A morte prematura de Anderson Silva Bergami, aos 26 anos, na madrugada deste domingo (9), comoveu milhares e milhares de conquistenses. O jovem que estava com a festa de formatura marcada para o próximo mês de fevereiro não resistiu aos ferimentos de uma colisão do veículo em que estava num poste na avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, Zona Sul de Vitória da Conquista. Com descendência italiana, nascido no Espirito Santo, Bergami estava no último ano do curso de Direito na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e era microempreendedor no Comércio Popular de Vitória da Conquista [Feira do Paraguai]. Em seu perfil do Facebook, o jovem deixou recentemente as seguintes mensagens: “A verdade é que: as lembranças na grande maioria das vezes, são mais importantes do que as pessoas em que nelas estão contidas, porque as pessoas, essas se vão, perdem o seu valor, mas, sem as lembranças, não seriamos o que somos hj!!!”, “Grandes sonhos deixam de ser tão grandes quando conquistados, para que haja espaço onde sonhos maiores possam ser traçados!”. A última veio em comemoração à reta final de sua vida acadêmica. O corpo de Anderson Bergami que está sendo velando na Pax Perfeição será sepultado no Cemitério Memorial das Acácias logo mais às 11 horas desta segunda-feira (10). A imagem em destaque, de autoria de Edna Nolasco, seria usada em seu convite da formatura. 

Morte do secretário de saúde de Guajerú pode estar ligada à cirurgia de redução de estômago

  • Brumado Urgente
  • 10 Nov 2014
  • 09:27h

Alípio Sérgio Carlos Garcia tinha 29 anos e era enfermeiro (Foto: Reprodução Facebook)

O municipio de Guajerú foi abalado com a divulgação da notícia, no início da noite deste domingo (9), da morte do enfermeiro Alípio Sérgio Carlos Garcia (29). Ele que exercia a função de secretário municipal de Saúde morreu em sua residência no município de Rio do Antônio, onde residia com familiares.Segundo informações colhidas ele passou por recente cirurgia de redução do estômago, a qual teria lhe trazido complicações.Segundo pessoas próximas, ele vinha se recuperando com muita dificuldade do procedimento do referido procedimento cirúrgico. O prefeito de Guajeru, Gil Rocha, lamentou a morte de Enfermeiro em uma nota oficial e destacou que "perdemos um grande amigo e um excelente profissional, um companheiro que nos últimos dois anos trabalhou pela melhoria da saúde em nossa cidade. Hoje, toda Guajeru está muito triste por essa notícia que abalou muito a todos nós. Iremos decretar luto oficial por três dias pela morte deste bravo companheiro que partiu prematuramente de nossa convivência”

Motorista ao desviar de animal, acaba no muro de uma residência e é levado desmaiado para o Hospital

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 10 Nov 2014
  • 09:11h

O carro acabou colidindo com um muro de uma residência e o motorista e o carona tiveram que ser removidos para o HMPMN (Foto: Darlan Ribeiro | Brumado Urgente)

A questão dos animais soltos pelas ruas de Brumado acabou se banalizando, pois pouca coisa se tem feito por parte das autoridades para se resolver essa situação, apesar dos inúmeros apelos por parte da população e da imprensa local. Acidentes graves, alguns até com vítimas fatais, já tiveram como causa animais soltos, o que deveria ter provocado um planejamento de resultados, mas somente medidas paliativas foram tomadas. No início da noite deste domingo (09) mais um acidente aconteceu por este motivo, aonde um motorista que conduziu um Fiat Uno pela Antônio Francisco da Silva, quando chegou próximo ao bairro Olhos d'Água, na região das hortas, ao avistar um animal solto na rua, foi obrigado a desviar do mesmo para não causar uma colisão, mas não conseguiu controlar o veículo que acabou indo de encontro a um muro de uma residência. O motorista ficou ferido e foi conduzido ao Hospital Magalhães Neto desacordado, já o carona também se feriu, com maior gravidade e teve que ser transferido para Vitória da Conquista para receber cuidados médicos especiais. Esse foi mais um acidente dentro do perímetro urbano de Brumado que foi causado por animais soltos nas vias públicas, que, ao que tudo indica, esse é um problema que ainda está muito longe de ser totalmente resolvido, o que faz com que os condutores tenham cuidado redobrado, principalmente em algumas áreas da cidade.  

Mulheres que forem vítimas de agressão poderão receber benefício financeiro

  • De Redação
  • 10 Nov 2014
  • 08:35h

(Foto Ilustrativa)

Mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade temporária podem ter garantido o recebimento de benefício financeiro. Projeto com esse objetivo está na pauta da Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde tramita em caráter terminativo. Se não houver recurso para a tramitação em Plenário, o texto seguirá para a Câmara. O PLS 443/2011, do senador Humberto Costa (PT-PE), altera a Lei Maria da Penha e a Lei Orgânica de Assistência Social. Pelo texto, o benefício não será inferior a seis meses. O valor deve ser estabelecido por estados e municípios em suas leis orçamentárias anuais. O texto também garante o acesso de mulheres vítimas de violência a tratamentos como a contracepção de emergência, a profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids e outros procedimentos médicos necessários e cabíveis nos casos de violência sexual. Humberto Costa argumenta que, em muitas situações, a dependência econômica da mulher vítima de violência impede que ela se afaste do companheiro agressor. Com a alteração da legislação, o senador espera que a realidade da mulher em situação de violência também mude. A relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), apresentou relatório favorável ao projeto, com ajustes na redação.

Duro de Matar: Homem resiste à segunda tentativa de homicídio em cerca de 30 dias

  • Brumado Urgente
  • 10 Nov 2014
  • 08:00h

A vítima foi logo transferida para o Hospital Magalhães Neto e passou por uma cirurgia (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

A violência em Brumado continua tirando a paz dos moradores, que se sentem ainda muito assustados com alguns acontecimentos. Apesar do aumento do contingente policial, que trouxe uma elevação da sensação de segurança na cidade, alguns episódios revelam que a criminalidade não tem hora e nem lugar para atacar e fazer as suas vítimas. Em plena noite deste domingo (09), Brumado vivenciou mais uma tentativa de homicídio na cidade, desta feita próximo a um dos bares mais movimentados. Segundo informações colhidas pela reportagem do Brumado Urgente, um indíviduo desceu de uma motocicleta e sem tirar o capacete foi em direção a um homem de prenome Jairo e desferiu cinco tiros à queima roupa, numa clara intenção de matar. A vítima recebeu rapidamente os primeiros socorros e foi removida para o Hospital Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia, já que um dos projetéis atingiu uma região vital e, segundo informações colhidas na manhã de hoje (10) não corre risco de morte. Ele, que tinha sofrido outra tentativa de homicídio a cerca de 30 dias atrás, sobreviveu a mais uma. Comentários nas redes sociais acabaram dando-lhe o título de o “duro de matar” do sertão. A motivação para o crime ainda é desconhecida, mas algumas correntes apontam que possa ser mais um acerto de contas.