Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: 'O novo Código Ambiental de Brumado trará avanços'

  • Informações da Ascom PMB
  • 09 Dez 2014
  • 12:14h

O secretário Fred Neves diz que o novo código irá trazer muitos avanços (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O Novo Código Ambiental Municipal de Brumado apresentará as alterações sofridas na atual Legislação Ambiental brasileira. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambientes, o secretário municipal, o agrônomo Frederico Neves observava que o Código Municipal Ambiental, criado no ano de 2004, apresentava diversos aspectos contraditórios quando comparado com a atual legislação ambiental. A legislação em vigor sofreu uma series de emendas, inclusões e propostas deixando o Código Municipal superado e fora da realidade no contexto ambiental moderno.  Diante da necessidade de um Novo Código Municipal Ambiental e procurando percorrer os trâmites exigidos e legais e, entre esses, uma consulta ao Ministério Público foi o Secretário Frederico Neves aconselhado a realizar uma Audiência Pública, na qual o público poderia apresentar opiniões e sugestões para a implantação de uma fiscalização, licenciamento e monitoramento eficientes no novo Código além de poder oferecer uma abrangente educação ambiental. Assim, na última sexta feira 05/12, foi realizada a Audiência Pública nas instalações Câmara de Vereadores de Brumado com ampla divulgação na mídia da comunidade. A Audiência registrou as presenças de autoridades, estudantes e outros interessados na defesa ambiental do Município de Brumado e, entre essas, destacamos a do Prefeito Aguiberto Lima Dias dos Secretários Municipais: Dr.ª Fabrícia Pinchemel Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Secretário de Administração Raimundo Lima Dias e do Secretário da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Miguel Lima Dias. A Audiência teve como palestrante o Engenheiro Agrônomo, Perito Judicial Ambiental especializado em Gestão Ambiental do Cerrado Dr. João Bosco da Silva Junior. O Dr. João Bosco ressaltou a importância da inclusão da Secretaria de Educação em parceria com a de Meio Ambiente, para assim educarem os nossos jovens sobre a importância da defesa ambiental gerando uma sustentabilidade ao meio ambiente em médio prazo. Destacou ainda, a importância da adaptação do Código Ambiental a reformulação do Conselho e, principalmente a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, pois, através dele a Secretaria conseguiria executar as suas atribuições, com independência financeira e de projetos de alta relevância para o Meio Ambiente.

Waldenor e Zé Raimundo entregam retroescavadeira em Planalto

  • Ascom | Waldenor Pereira
  • 09 Dez 2014
  • 11:58h

(Foto: Divulgação)

O povoado de Lagoa do Morro, zona Rural do município de Planalto, foi contemplado com uma retroescavadeira destinada à comunidade pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), através de emenda parlamentar federal. A entrega do equipamento aconteceu no último domingo (7), em ato organizado pelo prefeito Cloves Andrade e que contou com a participação de outras lideranças como os vereadores Flávio, Bandeira e Naum Amorim. A retroescavadeira, segundo explicou o deputado Waldenor, “é um equipamento de muita importância para a agricultura familiar” e vai contribuir para o desenvolvimento da atividade na região. “Essa máquina poderá ser usada para limpezas e construções de aguadas, que são fundamentais no desenvolvimento desta atividade, melhorando a produção e a produtividade de vocês, gerando renda, emprego, melhorando a economia local”, enfatizou o deputado federal. Além da entrega do novo equipamento, os deputados aproveitaram o momento para confraternizar com a população e agradecer o apoio recebido nas últimas eleições, como destacou Zé Raimundo. “Este é um momento de agradecimento também. Por isso, quero agradecer de alma e de coração essa votação extraordinária que Planalto nos deu, a mim e a Waldenor, para a gente chegar mais uma vez lá na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal”, discursou o deputado estadual. 

Caetité: Após colisão com ônibus, motociclista não resiste e morre na madrugada de hoje (09)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Dez 2014
  • 11:44h

A motocicleta acabou sendo parcialmente prensada pelo ônibus (Foto: Brumado Urgente)

As estradas da região continuam fazendo suas vítimas, desta feita, foi na BR-030, na altura do KM 205, sentido Caetité/Brumado, onde o motociclista Renato Bispo dos Santos acabou não resistindo e faleceu na madrugada desta terça-feira (09) na UPA de Caetité, após ter se envolvido com um ônibus da Viação Novo Horizonte. Segundo o motorista do coletivo, a motocicleta trafegava sem a mínima sinalização traseira, o que dificultou a visualização, fazendo com que a colisão fosse inevitável. O motociclista que residia na Fazenda Lajes, na zona rural de Caetité, ficou muito ferido e teve que ser transferido imediatamente em estado grave. A Polícia esteve no local para controlar o tráfego e registrou a ocorrência, ouvindo também alguns passageiros, os quais tiveram depoimentos similares ao do motorista, de que a motocicleta estava sem a mínima sinalização traseira, o que impossibilitava a sua visualização. 

Ibicoara: PC desarticula ponto de venda de entorpecentes

  • Ascom | Polícia Civil
  • 09 Dez 2014
  • 10:35h

O local do ponto e as drogas apreendidas pela Polícia (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Com investigação comandada pelo policial civil Ramos, na tarde desta segunda-feira (08), por volta das 16h00m, na Rua do Brejo em Cascavel, Distrito de Ibicoara, foram apreendidos aproximadamente 400 (quatrocentas gramas de maconha) in natura, 10 (dez) papelotes de maconha prontos para comercialização, além de uma arma de fogo artesanal (em forma de carruncha), além de ter sido recuperados vários objetos provenientes de furto e roubo, entre eles um tv lcd da LG, e outros eletrônicos e cartões bancários de terceiros e uma motocicleta twister. Na frente do ponto de droga estavam Leandro da Silva Souza e um menor, que foram surpreendidos pelo IPC ramos, delegado Alex Wendel e os PMs Novaes e Valdemar. Apesar do acesso difícil foi possível surpreendê-los devido a estratégia utilizada. Foram realizadas buscas para localizar o líder da quadrilha, mas o mesmo não estava no referido distrito. Em continuidade com as investigações foram elucidados dois roubos a estabelecimento comercial em Cascavel, tudo orquestrada pelo líder do tráfico conhecido por "Pê". A quadrilha conta com outros integrantes todos identificados e em breve novas prisões deverão acontecer. Liu foi autuado por associação ao crime de tráfico. O menor, após prestar declarações, foi liberado, entregue ao Conselho Tutelar.

Ibar Nordeste: 'Empresa se comporta como filial da Magnesita', afirma Sindmine

  • Ascom | Sindmine
  • 09 Dez 2014
  • 10:21h

(Divulgação)

Em plena campanha salarial coordenada pela direção do Sindmineradores, os trabalhadores das empresas mineradoras ainda não conseguiram fechar o ACT 2014/2015. A direção do Sindmineradores esteve nesta manhã na portaria da Ibar Nordeste convocando os trabalhadores para a assembleia da próxima quarta – feira, 10, às 19 hs, no clube da entidade. Segundo a diretoria do Sindmine, “nos últimos anos a direção da Ibar tem adotado uma política de discriminação em relação aos seus funcionários da unidade de  Brumado”, parecendo aquela coisa nojenta dos paulistas que não gostam dos nordestinos, como ficou claro nas últimas eleições presidenciais, pois “a empresa mesmo tendo seus lucros aumentado a cada ano tem concedido o reajuste salarial abaixo do praticado em sua unidade em Poá, São Paulo”. “É uma discriminação inaceitável”, reafirma o diretor do Sindmine Gilberto leite. Para o vice –presidente do Sindmine, Édio Pereira, “Ibar tem se comportado também como uma filial da Magnesita em Brumado, vez que na mesa de negociação, pasmem, a empresa faz questão de afirmar que vai aguardar o desfecho das negociações com a Magnesita para apresentar a  proposta final aos seus trabalhadores”. Vamos repudiar esta postura lastimável da Ibar na assembleia com os trabalhadores amanhã a noite e propor greve por tempo indeterminado para forçar a empresa apresentar uma proposta aceitável, finaliza a direção do Sindicato. As negociações com a Magnesita serão retomadas na próxima quinta feira, 11, e se a empresa não apresentar uma proposta factível a orientação do Sindicato será a mesma direciona a  Ibar Nordeste.

Alessandro Lôbo: 'Vamos continuar tendo Brumado como objetivo principal de nosso trabalho'

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Dez 2014
  • 10:05h

O presidente reeleito Alessandro Lôbo garante que a harmonia continuará sendo o tom da sua gestão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Reconduzido na noite desta segunda-feira (08) à presidência do Poder Legislativo de Brumado, o vereador Alessandro Lôbo (PSL), garantiu que irá continuar dando o mesmo tom de harmonia à sua segunda gestão. Tendo sobre ele uma votação expressiva, já que 10 dos 13 vereadores o apoiaram, Lôbo foi enfático ao afirmar ao Brumado Urgente, momentos após o término da sessão que “a função da mesa diretora é dar todas as condições para que os vereadores exerçam da melhor forma possível os seus mandatos e isso foi comprovado nesta noite com essa expressiva votação. Quem ganha com isso é o povo de Brumado que terá um Legislativo forte e pronto a trabalhar pelo desenvolvimento do município”. Questionado sobre os argumentos da Chapa Renovação, que alegaram que estava existindo uma desobediência à Lei Orgânica Municipal, o que impediria a recondução da atual mesa diretora, Alessandro Lôbo foi taxativo ao afirmar que “eles estão 10 anos atrasados, ou seja, estão fora de sintonia com a realidade, pois a Lei Orgânica foi modificada em 2004. Esse comportamento anacrônico mostra desatualização com os fatos, mas agora que ficou tudo esclarecido, vamos dar continuidade ao nosso trabalho”. Sobre a continuidade do clima harmônico entre os vereadores que marcou o seu primeiro mandato, Lôbo observou que “com certeza esse clima irá continuar, pois sabemos que o processo eleitoral fez com que os ânimos ficassem mais exaltados, mas, a partir de agora, tudo será normalizado e voltaremos ao trabalho sempre tendo Brumado como objetivo maior de nossas ações”.  

A REFRI-CAR é destaque no ramo de ar condicionado automotivo

  • Brumado Urgente
  • 09 Dez 2014
  • 10:01h

Foto: Arquivo Refri-car

A REFRI-CAR AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO já se consolidou no mercado regional como uma das empresas do ramo que tem grande respaldo pela qualidade de seus produtos e serviços, e de forma paulatina conquista uma gama enorme de clientes. A empresa recentemente participou da FENB 2014, Feira de Negócios de Brumado, atraindo um grande público ao seu stand, que tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno no mercado mundial em termos de equipamentos e serviços voltados a área de ar condicionado automotivo. Parabéns pelo dinamismo do empresário Rômulo Dantas e toda a sua equipe, por estarem atentos às inovações do setor e por disponibilizar tais novidades aos seus clientes. 

Sob aplausos, Alessandro Lôbo é reconduzido à presidência do Poder Legislativo de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Dez 2014
  • 08:23h

A chapa vencedora composta por Alessandro Lôbo, Édio Pereira, Liu Vasconcelos e Weliton Lopes (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Após um processo desgastante e exaustivo, que, inclusive, fugiu as raias do parlamento e foi para o âmbito da Justiça, a Câmara de Vereadores de Brumado elegeu, em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (08), a sua mesa diretora, que terá a mesma formação da atual, tendo como presidente Alessandro Lôbo (PSL), vice-presidente Édio Pereira (PC do B), Weliton Lopes (secretário) e Liu Vasconcelos (PC do B). A sessão se iniciou em clima de suspense, já que, nos bastidores, se comentava muito a possibilidade de uma decisão judicial que pudesse obliterar o processo eleitoral. Com a palavra franqueada os vereadores Castilho Viana (PSB) e Zé Carlos dos Reis (PDT) buscaram transferir a votação para outra data, alegando que a mesma teria que ser na última sessão ordinária do ano, o que foi logo esclarecido pelo presidente que relatou que a sessão da próxima segunda-feira (15) será solene, o que desmontou os argumentos oposicionistas. Dando sequência, o secretário Weliton Lopes fez a leitura da decisão da Justiça de Brumado que reconhecia a emenda modificativa à Lei Orgânica do Município que daria o direito à reeleição da mesa diretora, o que acabou com toda a celeuma que foi feita pela chapa Renovação. Em seguida foi feita a votação, a qual, por maioria de 10 votos a 3, reconduziu Alessandro Lôbo, Édio Pereira, Weliton Lopes e Liu Vasconcelos para comandar a Casa Legislativa no biênio 2015-2016, os quais foram muito aplaudidos pelos presentes. 

Dilma veta projeto que reduz contribuição ao INSS de empregador e domésticas

  • Informações do Estadão Conteúdo
  • 09 Dez 2014
  • 07:49h

Dilma alegou "contrariedade ao interesse público" e "impacto negativo" nas contas do governo | Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff vetou, integralmente, o Projeto de Lei 7.082/2010, que reduz a contribuição social do empregador e do empregado doméstico ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para rejeitar a proposta, Dilma alegou "contrariedade ao interesse público" e "impacto negativo" nas contas do governo em cerca de R$ 600 milhões por ano, "não condizente com o momento econômico atual". A proposta, aprovada pelo Congresso na primeira quinzena de novembro, criaria uma alíquota única de 6% sobre o salário para a contribuição social recolhida por empregador e pelo trabalhador. A legislação atual prevê alíquotas que variam entre 8%, 9% e 11% de recolhimento pelo funcionário doméstico. Já a contribuição devida pelo patrão é de 12% do salário do empregado. Na justificativa do veto, Dilma destaca que o projeto é anterior à Emenda das Domésticas. "O Projeto de Lei foi proposto anteriormente à promulgação da Emenda Constitucional nº 72, de 2 de abril de 2013, cuja regulamentação legal, de forma integral e mais adequada, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional", cita na mensagem com a razão do veto, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Média de acidentes nas rodovias baianas é de 3 casos a cada 2 horas

  • Informações do G1/Bahia
  • 09 Dez 2014
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

A média de acidentes registrados no fim de semana nas rodovias baianas foi de três casos a cada duas horas, até as 8h desta segunda-feira (8). As informações são das Polícias Rodoviária Federal e Estadual. Foram 107 ocorrências registradas, com 61 feridos e sete mortes. Nesta segunda-feira, a PRF registrou uma morte após o acidente que ocorreu na BR-101, trecho do município de Coração de Maria, a 111 quilômetros de Salvador. Já no domingo (7), um acidente envolvendo uma carreta ocorreu na BR-116, próximo a Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O veículo ficou atravessado na rodovia. Segundo a Polícia rodoviária Federal (PRF), as batidas de frente são as principais causas de morte nas estradas. Um dos motivos é a tentativa de ultrapassagem em locais de faixa dupla, em que a ultrapassagem é proibida. "A grande maioria dos acidentes está relacionado à imprudência do condutor, pela ultrapassagem indevida, pela velocidade incompatível com a via. Os trechos que a gente mais têm dificuldades são os trechos de zona urbana, aqueles motoristas que não têm costume de transitar em rodovia. Então, o pessoal acha que é mais tranquilo dirigir na rodovia, quando na verdade, é muito mais perigoso devido ao fluxo maior e com a velocidade maior também", explica o agente da PRF, Júlio Marcelino. Na capital baiana, a Transalvador registrou no final de semana 17 acidentes, com 26 feridos e duas mortes. Na manhã desta segunda-feira, um ônibus invadiu o estacionamento de uma concessionária de veículos na Avenida Paralela e deixou passageiros feridos.

Escola Educacional Artinfância realiza formatura da alfabetização

  • Brumado urgente
  • 08 Dez 2014
  • 20:20h

Aconteceu ontem (07), no clube social de Brumado, a formatura da turma da alfabetização da Artinfância. Com a presença maciça dos pais e familiares dos ‘pequeninos’ formandos, o clube social ficou repleto. Como de costume, a decoração e a organização do evento supervisionada pela equipe Artinfância, dispensa comentários! Contudo, o que ficou marcado na formatura da Artinfância foi a emoção que tomou conta de todos os presentes, um misto de gratidão e alegria podia ser visto em cada olhinho brilhando de cada pai presente, que aumentou ainda mais quando algumas professoras foram homenageadas pelos os formandos, aí não teve quem não se emocionasse! A diretora Regina Célia em seu discurso destacou a importância dos professores na vida e na formação do caráter de cada cidadão, salientou ainda, a celebração dos 20 anos de fundação da Artinfância, onde fez questão de enfatizar que os desafios enfrentados são enormes, mas, o amor à educação é maior ainda, e finalizou agradecendo a todos os presentes pela maravilhosa noite compartilhada com todos. 


Está chegando a Maratoninha!

  • Divulgação
  • 08 Dez 2014
  • 19:00h

Ex-prefeito Eduardo Vasconcelos estaria estudando a possibilidade de voltar ao rádio brumadense

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 08 Dez 2014
  • 17:39h

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos poderá comandar um programa semanal na rádio brumadense em 2015 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos se revelou, durante os seus dois mandatos, um ótimo “radialista”, já que o seu programa semanal “Bom dia Povo de Brumado” tinha um alto índice de audiência. Buscando colocar a população a par de tudo o que acontecia na sua gestão, Vasconcelos mostrou uma intimidade, como poucos, diante do microfone, se expressando com muita vitalidade, tendo uma força de expressão muito convincente, ainda mais quando tinha suas posições questionadas. Ultimamente ele vem comparecendo sistematicamente a programas radiofônicos, principalmente quando o assunto em discussão é política, assim como ocorreu na manhã desta segunda-feira (07), onde ele participou do programa comandado pelo radialista Carlos Silva, garantindo que estaria totalmente distante de qualquer participação nas eleições do Legislativo de Brumado. Nesse contexto, segundo informações obtidas pelo Brumado Urgente, Eduardo Vasconcelos estaria muito motivado com a possibilidade de voltar ao rádio com um programa semanal, que poderá ir ao ar nas manhãs de sábado. Segundo contatos feitos com um diretor de uma rádio local, ele não confirmou, mas também não desmentiu essa possibilidade, deixando a questão em aberto. Em outro contato com um político muito próximo a ele, essa possibilidade foi totalmente desmentida, sob a alegação de que “Eduardo já cumpriu a sua missão política a frente de Brumado e não irá mais disputar nenhuma eleição, já que ultimamente ele tem se mostrado muito indignado com a atual situação da política nacional”. Caso se confirme a volta de Vasconcelos ao rádio brumadense, isso, para a grande maioria, deixaria muito bem claro que ele deverá mesmo ser nome certo nas eleições de 2016. 

Após ter prisão preventiva revogada, Ivan Oliveira está muito otimista quanto à sua absolvição

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 08 Dez 2014
  • 15:40h

O ex-assessor parlamentar Ivan Oliveira está muito confiante na sua absolvição (Foto: Reprodução Facebook)

Após audiência de instrução na Justiça da Comarca de Brumado, na última quinta-feira (04), o ex-assessor parlamentar Ivan Alves Oliveira, que está sendo acusado dos crimes de porte de arma e formação de quadrilha, teve a sua prisão preventiva revogada e vai responder aos processos em liberdade. Com uma atuação muito determinada do advogado criminalista Dr. Tiago Amorim, que impetrou a revogação da prisão alegando falta de provas suficientes para que o ex-assessor continuasse preso, o Ministério Público acatou a solicitação da defesa e entrou com pedido de absolvição do acusado. O processo está concluso para a sentença, a qual deverá ser proferida nos próximos dias. O Brumado Urgente falou com o advogado Dr. Tiago Amorim na manhã desta segunda-feira (08), o qual, muito convicto citou que “a nossa solicitação junto ao Ministério Público foi acatada, o que me deixa muito otimista quanto à absolvição do nosso cliente, que é muito conhecido e querido na cidade” e ainda observou que “na nossa concepção não existem as mínimas provas que possam condenar Ivan, então estamos muito convictos da sua absolvição”.  

A BRUMAAÇO sorteou três vales compras e uma máquina de solda

  • 08 Dez 2014
  • 15:28h

No último sábado (06), a Brumaaço realizou o sorteio de três vales compras e uma moderna máquina de solda na sede da empresa, o evento contou com as presenças de vários clientes, que compartilharam um delicioso coffee break. Os ganhadores dos vales compras são: Paulo Elísio Barboza, Cláudio P. da Silva e Fábio Aracatu, já o sortudo que ganhou a máquina de solda foi Totõe Outdoor. ‘A parceria entre a BRUMAAÇO e seus clientes é algo que prezamos muito, dentre em breve traremos outras promoções que deixarão nossos clientes ainda mais felizes’, assegurou, um dos sócios da empresa.