Aguiberto: 'Após vitória de Rui, vamos lutar pela vitória de Dilma'

  • Da Redação
  • 21 Out 2014
  • 08:23h

Após comemorar a vitória de Rui Costa, Aguiberto quer comemorar a vitória de Dilma (Foto: Divulgação)

Com um “tiro na mosca” de que o candidato petista ao Governo da Bahia iria vencer no primeiro turno, o prefeito Aguiberto agora também não esconde a sua confiança na vitória de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais. Segundo ele “a vitória de Dilma será muito importante para a consolidação do projeto de fazer Brumado uma cidade cada vez melhor, já que haverá uma sintonia muito grande com o Palácio do Planalto”, argumentou Aguiberto. Ele ainda faz questão de citar que “sabemos que a Bahia e Brumado avançaram muito com o governo de Jaques Wagner e, agora, com Rui Costa continuaremos avançando, mas, para que isso se estabeleça na sua plenitude a vitória de Dilma será fundamental, por isso vamos buscar, nessa reta final, conquistar o máximo de votos para ela”. Nesta última semana, Aguiberto irá realizar uma série de visitas e colocará em prática o planejamento que foi feito desde o início do processo eleitoral. 

Casal italiano faz sexo no mar e fica com órgãos 'colados'

  • Da Redação
  • 21 Out 2014
  • 08:01h

Caso ganhou repercussão internacional. (Foto: Reprodução/Bild)

Um casal ficou em uma situação delicada após fazer sexo em uma praia no mar Adriático, na Itália. Os órgãos genitais do homem e da mulher ficaram presos por uma espécie de 'sucção', o que os impedia de se descolar um do outro. Eles transavam dentro do mar, na praia deserta de San Giorgio.Sem poder sair de dentro da água, o casal foi ajudado por uma mulher, que levou uma toalha e chamou a ambulância. Helen Ward, especialista em saúde pela Imperial College, em Londres, que foi ouvida pelo jornal inglês The Mirror, disse que um acidente como este não é impossível, “nada é impossível, mas eu acho que soa muito improvável”. O caso ganhou destaque na imprensa internacional e motivo de piada entre usuários de sites de redes sociais. O jornal alemão Bild, em tom de humor, deu dicas de como casais podem praticar sexo na água de forma segura.

Esquema de fraudes em licitações usava vendedor de picolé como 'laranja'

  • Da Redação
  • 21 Out 2014
  • 07:42h

Delegado falou sobre esquema em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (Foto: Ruan Melo / G1)

Um vendedor ambulante de picolés era usado como sócio de uma das empresas investigadas por fraudes em licitações de órgãos públicos, desarticulada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (20) durante a “Operação A-Gate” na Bahia. Segundo a PF, o homem era um dos “laranjas” usados pelos empresários, que montavam empresas para combinar preços e ganhar editais. “Esses ‘laranjas’ eram funcionários deles: um vigilante, o motorista, a mulher do motorista. Então, eles pagavam o salário daquela pessoa, diziam que iam botar como sócio e que não era para se preocupar porque eles resolveriam tudo. E aí o cara aceitava. Essas pessoas sabiam que isso estava errado, elas não foram presas nesse momento, mas vão responder por suas condutas”, afirma o delegado Fernando Berbert, que falou sobre o esquema durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, na sede da Polícia Federal, em Salvador. A PF aponta que o grupo que chefiava o esquema fazia simulações para concorrer nos processos licitatórios, enquanto combinavam valores mais altos e garantiam a vitória para as empresas montadas. “Um grupo específico controlava cinco, seis, sete empresas. Durante as licitações, várias empresas faziam lances, sendo que sempre existiam algumas que davam lances muito baixos para afastar a concorrência. Então, as outras empresas, que realmente queriam prestar o serviço, cumprir com as obrigações trabalhistas, elas percebiam que não teriam como concorrer e saíam da licitação. Essas empresas que venciam deixavam de apresentar algum documento até que só sobrasse uma, a que apresentava o preço maior”, explica o delegado. 

De acordo com as investigações, o esquema acontecia há cinco anos e envolveu ao menos 11 empresas, que ofereciam fornecimento de mão-de-obra para serviços gerais. O prejuízo apurado é de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos. “Eles criavam várias empresas para uma ser favorecida. E essa empresa prestava o serviço durante um, dois anos. Depois ela abandonava, deixava de prestar serviço, de fazer os pagamentos devidos. Eles quebravam a empresa e abandonavam os laranjas”, afirma o delegado Fernando Berbertt. “Por isso, o dano não foi só para o estado. Centenas de pessoas foram prejudicadas porque as empresas paravam de pagar salários, não depositavam FGTS, nem contribuições previdenciárias. A gente já fez levantamento dessas ações trabalhistas e o Ministério Público do Trabalho vão tomar todas as medidas cabíveis”, acrescenta Berbertt. O delegado afirma que somente os líderes do esquema foram presos nesta etapa da operação A-Gate. Ao todo, seis mandados de prisão temporária e outros 14 de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia. Os detidos foram ouvidos e levados para o sistema prisional na capital baiana. Eles ficarão presos por ao menos cinco dias, prazo que pode ser prorrogado por mais cinco. Segundo o delegado Berbertt, as investigações começaram há um ano após o recebimento de denúncia do Ministério do Trabalho. “Uma dessas empresas prestava serviço ao Ministério do Trabalho e Emprego e, em um determinado momento, começou a ter problemas trabalhistas, ela deixou de pagar salário, vale-transporte aos funcionários. Aí o Ministério mandou um fiscal aonde seria a sede da empresa e, chegando lá, ele foi direcionado para outro endereço, em um segundo escritório que seria em Lauro de Freitas [região metropolitana de Salvador]. Chegando lá descobriu-se que naquele local funcionariam três empresas, sendo que uma já prestava serviço. Então, foi feito um relatório de fiscalização mostrando a possibilidade de uma fraude e a gente começou a investigar”, relata. A polícia afirma que os órgãos federais que foram alvos da fraude são a Delegacia Regional do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Delegacia da Receita Federal de Julgamento emSalvador, Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana, Marinha do Brasil e Anatel. Se comprovadas as suspeitas, os envolvidos serão indiciados por falsidade documental, fraudes a licitações e formação de quadrilha.

CONTINUE LENDO

Polícia Federal entra em greve nesta quarta-feira (22) em todo o Brasil

  • Correio
  • 21 Out 2014
  • 07:03h

(Foto: Divulgação)

Os agentes da Polícia Federal (PF) de todo o país entrarão em greve de 72 horas a partir desta quarta-feira (22). A paralisação das atividades será seguida de atos públicos de protesto em frente às unidades da PF. Na Bahia, a mobilização acontece a partir das 16h30 de quarta, em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal localizada na Avenida Oscar Pontes, no bairro de Água de Meninos. Os agentes protestam contra a alteração na lei 9.266, assinada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 13, que inclui a definição de que a Polícia Federal é parte da "estrutura básica" do Ministério da Justiça. A greve é realizada, ainda, por conta do não cumprimento do acordo assinado com o governo federal, no final da greve de 2012, onde havia sido prometida a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos servidores, ainda regidos por leis da época da ditadura militar. “A Polícia Federal está sendo destruída, enquanto a população brasileira precisa do combate ao crime organizado e corrupção. Estamos sendo engolidos pela burocracia. O servidor deve ser reconhecido pelo que faz, e não pelo que está no papel. Queremos critérios de eficiência para as chefias, independente do cargo, e o fim da politicagem dentro da PF”, explica Jones Borges Leal, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Jones Borges, disse à Coluna Esplanada que a recente Medida Provisória (MP) 657 seria um afago estranho aos delegados em meio à eleição e às investigações de corrupção no governo, sendo uma ação decisiva para a realização da greve. A MP beneficiou apenas o cargo de delegado, criando uma espécie de concurso para chefe no serviço público federal.

ACM Neto comanda caminhada pró-Aécio em Conquista nesta terça (21)

  • Redação
  • 20 Out 2014
  • 19:53h

(Foto: Divulgação)

O grupo de oposição de Vitória da Conquista definiu a data de visita dos líderes baianos à cidade para a próxima terça-feira (21). A oposição realizará uma caminhada no centro da cidade em favor do candidato a presidência da república Aécio Neves (PSDB). O prefeito de Salvador, ACM Neto, estará acompanhado dos ex-candidatos ao Governo do Estado e Senado Federal, Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, respectivamente, além do ex-governador Nilo Coelho e deputados estaduais e federais baianos. O evento promete uma concentração na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 9h, com caminhada até o Comitê Central de Aécio Neves, no terminal de ônibus na Avenida Lauro de Freitas.

Educação: Ministro anuncia curso de Medicina para UFBA de Conquista nesta quarta-feira (22)

  • Blog do Anderson
  • 20 Out 2014
  • 15:49h

(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, promove, nesta quarta-feira (22), uma palestra sobre o programa “Mais Médicos” que será proferida pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro. O encontro acontecerá no Auditório do Prédio Administrativo da universidade, às 9 horas. Na ocasião, o Ministro da Saúde vai anunciar, formalmente, a chegada do curso de Medicina no Campus Anísio Teixeira. Dentre os presentes, estarão o novo Reitor da UFBA João Carlos Salles, o Diretor do campus da UFBA em Vitória da Conquista, Orlando Caires, políticos locais, autoridades, representantes da sociedade civil e a comunidade acadêmica. De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o programa “Mais Médicos”, lançado em julho de 2013 pelo governo federal, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas em curso de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil, segundo o portal.

Retratos da Violência: Professora é estrangulada e morta dentro da própria casa

  • De Redação
  • 20 Out 2014
  • 15:19h

(Imagem Ilustrativa)

Uma professora de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, foi encontrada morta dentro da própria casa, com sinais de estrangulamento. De acordo com a delegacia da cidade, o corpo de Cleude Alves Pereira, 48 anos, foi localizado por vizinhos da professora neste domingo (19). A vítima estava no banheiro da residência, somente de calcinha, com marcas de esganadura no pescoço e cortes atrás da orelha. A casa da professora, que morava sozinha no local e dava aulas no 5º ano do ensino fundamental, estava completamente revirada. Diversos objetos não foram encontrados na residência, que fica situada na rua Dois Irmãos, em um bairro no Centro da cidade. Por conta disso, a Polícia Civil investiga se o crime foi um latrocínio - roubo seguido de morte. Cleude era funcionária do Colégio Municipal Manoel Cardoso Neto. "Estamos fazendo camisetas, e organizando um movimento de repúdio à violência para externar a nossa indignação com o crime", comentou Rose Ângela Andrade, diretora da escola onde Cleude trabalhava, em entrevista ao Correio24horas."Este não é a primeira vez que este tipo de violência acontece nos últimos meses, mas queríamos que fosse o último", lamentou. Em luto pela morte da professora, que também dava aulas de supletivo no turno noturno para jovens e adultos, a escola cancelou todas as aulas nesta segunda-feira (20). O corpo de Cleude Alves Pereira foi enterrado hoje, às 11h30, no cemitério Campo Santo, em Itabuna, onde os familiares da professora moram. Por ser encontrada morta usando somente uma calcinha, a Polícia Civil também investiga se a educadora foi vítima de algum tipo de violência sexual. Ainda não há informações sobre suspeitos de participarem do crime.

Visando manter limites da LRF, prefeituras deverão realizar demissões em massa

  • Tempo Presente
  • 20 Out 2014
  • 14:50h

(Imagem Ilustrativa)

Na semana passada a prefeitura de Lauro de Freitas anunciou a demissão de cerca de dois mil funcionários para atender ao limite de despesas como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este é um problema que aflige a maioria dos municípios brasileiros. Neste período do ano as demissões são cotidianas porque as folhas de pagamento estão inchadas. Três razões são apontadas como principais responsáveis para isso acontecer: a oneração dos impostos (INSS, por exemplo), a recomposição do salário para acompanhar a inflação e os programas sociais do governo federal. O limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%. Maria Quitéria, presidente da UPB, afirma que poucos são os municípios que conseguem cumprir a norma.Ela diz que os programas federais (Bolsa Família, Cras, PSF, Agentes Comunitários) geram um impacto médio de 35% na folha.

PF desmonta quadrilha que fraudava licitações na Bahia

  • Da Redação
  • 20 Out 2014
  • 14:42h

(Foto: Jornal da Mídia)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira, 20, uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes em licitações de órgãos públicos federais. Foram expedidos seis mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão. Segundo investigações da PF, dois homens chefiavam o esquema que fazia simulações para combinar e aumentar valores oferecidos em certames licitatórios para garantir a vitória nas empresas do grupo. Onze empresas fraudulentas foram identificadas e o prejuízo apurado passa de R$ 2 milhões ao longo de três anos, entre 2010 e 2013. A polícia afirma que os órgãos federais como a Delegacia Regional do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Salvador, Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana, Marinha do Brasil e Anatel foram alvos da fraude. Os envolvidos responderão por falsidade documental, fraudes a licitações e formação de quadrilha. A prisão temporária tem duração de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, se necessário.

CNT/MDA mostra Dilma com 50,5% e Aécio com 49,5%

  • Reuters
  • 20 Out 2014
  • 13:18h

Dilma teve 41,6 por cento dos votos válidos e Aécio somou 33,6 por cento | Paulo Whitaker e Washington Alves | Agência Reuters

A primeira pesquisa CNT/MDA divulgada após a votação do primeiro turno da eleição presidencial mostrou a candidata Dilma Rousseff (PT) com 45,5 por cento das intenções de votos, enquanto o candidato do PSDB, Aécio Neves, aparece com 44,5 por cento, mas apesar da vantagem numérica da petista, ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Segundo a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 20, Dilma tem 50,5 por cento dos votos válidos, contra 49,5 por cento de Aécio. A margem de erro da pesquisa, realizada nos dias 18 e 19 de outubro, é de 2,2 pontos percentuais. No primeiro turno, Dilma teve 41,6 por cento dos votos válidos e Aécio somou 33,6 por cento. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de cinco regiões de país nos dias 18 e 19 de outubro.

Zé Ribeiro busca convencimento da população brumadense para votar em Dilma

  • Brumado Urgente
  • 20 Out 2014
  • 12:03h

Zé Ribeiro, juntamente com os vereadores Catoze e Zé Carlos de Jonas, junto com o candidato vencedor das eleições na Bahia, Rui Costa (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Zé Ribeiro (PT) que disputou as eleições estaduais, obtendo uma votação que foi tida como positiva, agora, neste segundo turno das eleições presidenciais, adota uma nova estratégia, desta feita na busca do convencimento dos eleitores para que os mesmos votem na candidata do seu partido, Dilma Rousseff. Segundo os argumentos de Ribeiro, que se somam aos dos seus colegas de bancada, Catoze e Zé Carlos de Jonas, a candidata petista é a que reúne as melhores condições para que Brumado continue avançando. “Dilma é o melhor para Brumado, pois representa mais empregos, mais investimentos, ou seja, o progresso que tanto almejamos” e ainda complementou afirmando que “com a vitória de Rui Costa, o quadro é ainda mais promissor, por isso buscamos conscientizar os brumadenses que as propostas de Dilma, são as melhores para Brumado”. Uma das ações adotadas pelo candidato foi a gravação de um spot, com essa temática, o qual terá a sua veiculação muito intensificada nesta última semana antes das eleições. 

Empresário de Cândido Sales é preso acusado de integrar quadrilha que clonava cartões de crédito

  • BM
  • 20 Out 2014
  • 11:16h

Suspeito tem dois grandes supermercados em Cândido Sales, e atuava em Conquista e região (Foto: Resenha Geral)

Na última sexta-feira (18) a Polícia Civil de Vitória da Conquista realizou a prisão de Gilvan Carvalho Santos. A operação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. Segundo o delegado Ney Brito (foto), o acusado é integrante de uma quadrilha que aplica golpes com cartões clonados, além de receptação de cargas roubadas. Gilvan possui dois grandes supermercados em Cândido Sales e atuava em Conquista e região.

Brumado: Seca, sol e sem previsão de chuva

  • Brumado Urgente
  • 20 Out 2014
  • 11:08h

O sol reina absoluto na Capital do Minério durante este mês de outubro (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Quem esperou que as chuvas viessem mais cedo e, em maior abundância, em Brumado, pelo menos, até o momento, ainda terá que ficar na esperança, já que, nesta segunda-feira, 20 de outubro, o sol e a seca predominam no município, deixando, principalmente os moradores da zona rural muito apreensivos. Segundo as previsões dos institutos meteorológicos, até o final do mês de outubro, as chances de que venha um bom volume de precipitações pluviométricas é pequeno, o que pode agravar a situação. Outra projeção é que as temperaturas que já giram na casa dos 32 graus devem aumentar ainda mais, deixando os brumadenses ainda mais vítimas do sol forte e do calor, o que irá aumentar muito a venda de bebidas, refrigerantes e sucos. Em alguns casos a sensação térmica fica na casa dos 40 graus, o que, caso a tendência se confirme, Brumado poderá ter um dos verões mais quentes dos últimos tempos.  

A previsão para os próximos dias apresenta poucas possibilidades de chuvas nos próximos dias (Reprodução: Seagri)

Aécio e Dilma evitam ataques pessoais no debate da Record

  • Sudoeste Bahia
  • 20 Out 2014
  • 10:11h

Eduardo Knapp/Avener Prado/Folhapress

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) realizaram o terceiro debate do segundo turno, na noite deste domingo (19), transmitido pela Rede Record. Ao contrário dos dois debates anteriores, os candidatos se prenderam a propostas de governo, análise de estatísticas, comentando temas como educação, saúde e segurança pública. A agressividade registrada nos confrontos anteriores, com citações de questões pessoais e inúmeros casos de corrupção, não foi utilizada neste último debate. O primeiro bloco do programa, o mais longo, com quatro perguntas para cada lado, foi marcado pela discussão de três temas: segurança pública, economia e corrupção na Petrobras. O segundo e terceiro blocos foram marcados por questionamentos sobre o Bolsa-Família, o papel dos bancos públicos na economia e obras inacabadas. O último debate será no dia 24 de outubro, realizado pela Rede Globo.

Pela primeira vez, Dilma admite que houve desvio na Petrobras

  • Tribuna
  • 20 Out 2014
  • 09:30h

A presidente Dilma ao lado do governador Wagner em visita à Bahia (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

A presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) admitiu neste sábado (18), em entrevista coletiva, que houve desvio de dinheiro público na Petrobras e fala agora em pedir ressarcimento dos cofres públicos. É a primeira vez que a presidente reconhece desvios na Estatal. O esquema de corrupção na Petrobras tem sido revelado pelo ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, presos durante a Operação Lava Jato da Polícia Federal. Entre várias informações, os dois declararam que havia um esquema de cartel e de superfaturamento de contratos da Petrobras. Eles também revelaram que PP, PMDB e PT recebiam 3% dos contratos superfaturados como propina. Na coletiva, Dilma Rousseff disse que pretende pedir ressarcimento aos cofres públicos de valores desviados da Petrobras. Até o momento, nem mesmo o Ministério Público sabem ao certo quanto foi desviado da Estatal.