Concluída a operação tapa-buracos do trecho da BR-030 entre Brumado e Sussuarana

  • 11 Mar 2015
  • 14:19h

Os motoristas que utilizam o trecho que liga o município de Brumado ao Distrito de Sussuarana poderão trafegar com um pouco mais de tranquilidade a partir da tarde desta terça-feira (10), já que as obras da operação tapa-buracos no trecho de cerca de 50 quilômetros foram concluídas com rapidez, já que se iniciaram no último dia 26 de fevereiro, ou seja, em cerca de 15 dias as frentes de serviço realizaram a tarefa. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Brumado, a Rally Construtora, o Governo do Estado e o mandato parlamentar do deputado estadual Vitor Bonfim, as obras, que foram feitas em caráter de urgência, - porque a pista de rolamento estava intrafegável -, são a primeira parte do projeto que terá a sua culminância com a reestruturação total, com cobertura asfáltica, de todo o trecho até o município de Tanhaçu. A licitação deverá ser aberta agora em março e as obras podem começar em abril, solucionando um dos maiores impasses do setor rodoviário da região, pois as cobranças vinham sendo feitas com muita insistência por parte dos milhares de motoristas que utilizam o referido trecho todos os dias. O prefeito Aguiberto Lima Dias ficou satisfeito pelo rápido resultado que foi proporcionado pela parceria. “Estamos realmente muito satisfeitos, pois ficou claramente perceptível o empenho do governador Rui Costa em resolver essa situação que vinha incomodando muito a nós todos”, ressaltou. Ele ainda fez questão de dizer que “acreditamos que as grandes urgências de Brumado serão atendidas, porque, em muito pouco tempo, essa gestão já mostrou que honra os compromissos assumidos, o que nos deixa muito otimistas quanto ao futuro”.

Nota de Esclarecimento: SindMineradores

  • Ascom | SindMineradores
  • 11 Mar 2015
  • 14:07h

A diretoria do Sindmineradores, em respeito aos trabalhadores e à sociedade em geral, vem a público esclarecer os fatos ocorridos com o vice-presidente da Entidade e vereador Édio Pereira, na Sessão da Câmara de Vereadores da última segunda – feira, dia 09.


Uma senhora, em estado de visível desequilíbrioemocional, adentrou à Câmara de Vereadores e proferiu palavras ofensivas objetivando macular a honra do vice – presidente da Entidade em pleno exercício de suas funções legislativas, sob a alegação de que a demissão do seu marido, irmão do vereador, foi em decorrência da sua atuação sindical perante a empresa na qual o seu irmão era empregado.


Sobre tal alegação, informamos que as atividades sindicais de Édio Pereira, jamais poderiam estar atreladas aos seus interesses pessoais e familiares. Desta forma, acusar um dirigente sindical por não deixar os seus interesses familiares prevalecerem frente aos interesses dos trabalhadores é algo absolutamente reprovável, porquanto incompatível com os preceitos éticos, os quais a sociedade atualmente tanto suplica.


Lamentamos que a empresa tenha cometido tal covarde e desumana represália com um trabalhador; todavia, qualquer responsabilização dos dirigentes sindicais revela-se igualmente covarde e desumana.


Édio Pereira tem um respeitável histórico de luta em defesa da classe trabalhadora, motivo pelo qual é respeitado em toda Bahia, de modo que as acusações que lhe foram dirigidas somente trouxeram à tona a sua conduta ética e honesta perante aqueles que ele representa, permanecendo incorruptível à medida que jamais privilegiou os seus interesses privados, ainda que envolva pessoas de sua família.


Por último, reafirmamos nosso irrestrito apoio e solidariedade ao colega Édio Pereira, lembrando que se comprovando que a demissão do seu irmão tenha sido decorrente de suas atividades enquanto dirigente sindical, este Sindicato entende que houve por parte da empresa a utilização de uma manobra ardilosa e cruel que motivará a adoção das medidas judiciais cabíveis.



Respeitosamente,

Diretoria do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Micro-Região.

Bahia lança teste e aplicativo para detectar dengue e febre Chikungunya em 20 minutos

  • 11 Mar 2015
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

Aliando ciência à tecnologia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lançou, na manhã desta terça-feira (10), um teste rápido gratuito e um aplicativo que permitem diagnosticar em apenas 20 minutos pacientes infectados por dengue e pela febre chikungunya, além de mapear e localizar pontos de foco de doença. O exame desenvolvido na Bahia é inédito no País e tem a eficácia de 99,8%. A novidade foi apresentada no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), no bairro de Brotas, em Salvador, durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças, que este ano tem o tema 'Dengue ou Chikungunya - Não vacile, vá à unidade de saúde'. O teste e o aplicativo foram desenvolvidos pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. Juntas, as duas ferramentas permitem não só diagnosticar, mas coletar dados sobre o paciente, como sintomas, e ainda mapear, por meio do GPS do smartphone, os locais onde há maior ou menor incidência de casos, possibilitando um controle maior dos focos das doenças.

Brumado: Movimento 'Fora Dilma' com dificuldades para decolar na cidade

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Mar 2015
  • 10:59h

(Foto: Reprodução Facebook)

Apesar de não ter o perfil histórico de “cidade petista”, Brumado, nas últimas duas eleições estaduais e federais teve um alto índice de votação dado aos candidatos da referida legenda, o que mostrou uma grande aprovação popular aos mesmos. Esse alto percentual foi visto pelos analistas políticos como resultado direto das ações dos principais grupos políticos locais, os quais rumaram todos no mesmo barco, num movimento que foi satirizado como “juntos e misturados”. Lula, Wagner, Dilma e Rui Costa se privilegiaram disso a nível local, mesmo não tendo a mesma paixão petista de outras cidades da região, eles acabaram sendo “entronizados” pela grande maioria dos brumadenses. Passados poucos meses desse triunfo, um momento de queda de popularidade em âmbito nacional é patente, o qual deverá ter a sua  culminância neste domingo (15), com uma tentativa de reedição do movimento dos “caras pintadas” em todo o Brasil, só, que, pelo menos até agora, Brumado parece estar alheia a isso, seguindo normalmente a sua rotina. Alguns mais corajosos, que aderiram à campanha, começam a postar nas redes sociais convites para o movimento local que foi intitulado “Fora Dilma”, que acontecerá às 19h do próximo domingo (15) na Praça Zeca Leite, mas a reação é ainda muito tímida, pelo menos até esta quarta-feira (11), por parte dos brumadenses, que, pelo “andar da carruagem” dão a entender que “não estão nem aí” para um possível impeachment da presidente Dilma. Alguns formadores de opiniões e líderes de comunidade, porém, acreditam que o movimento irá decolar e os brumadenses irão participar maciçamente do movimento. Agora é esperar para ver!!!

Brumado: Júri leva cerca de 8 horas e réus são condenados por homicídio qualificado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Mar 2015
  • 10:18h

O Juiz Dr. Genivaldo Guimarães leu a sentença que condenou os três réus (Foto: Brumado Urgente)

Brumado, apesar do grande índice de assaltos e outros delitos, no quesito homicídios, ainda é considerada uma cidade tranquila, tanto que, nos primeiros dois meses do ano, enquanto em outras cidades já se registraram vários crimes dessa natureza, em âmbito local ainda não houve nenhum homicídio consumado. Nesta segunda-feira (09), foi realizado no salão Magna Maria Pereira Santos, o primeiro júri popular do ano, o qual tinha uma peculiaridade, já que 3 réus iriam a julgamento por homicídio duplamente qualificado, ou seja motivo torpe e por dificultar ou impossibilitar a defesa da vítima. O fato aconteceu no dia 20 de abril de 2014 no Loteamento Bom Jesus, no Bairro da Urbis II, onde os acusados teriam disparados vários disparos contra Ivanildo dos Santos Correia Filho, tendo várias partes do corpo atingidas, vindo a falecer na sequência. Após 8 horas de audiência, a qual foi presidida pelo juiz da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, os 7 jurados seguiram a orientação da Promotoria Pública e declararam culpados os réus. Dois deles, Tarlei dos Santos Santiago e Wesley Souza de Jesus, foram condenados a 14 anos de prisão, em regime fechado, sendo que os mesmos já cumprem penas por tráfico de drogas e aliciamento de menores. Já o terceiro acusado, Ednaldo Cerqueira Júnior, que, a princípio recebeu o mesmo veredicto, mas, no entendimento do juiz, por residir na cidade e não ter outros envolvimentos criminais, a sua prisão foi substituída por outras medidas cautelares, sob as quais ele não poderá se ausentar da cidade sem a devida autorização judicial e manter distância de no mínimo 200 metros das testemunhas e parentes da vítima e também não frequentar os mesmos locais. Um fato que chamou a atenção foi a declaração falsa de uma das testemunhas, que mesmo sabendo da responsabilidade de estar em juízo, mentiu ou omitiu fatos relevantes e, por isso, teve a sua prisão decretada. 

Babi foi encontrada; proprietários agradecem

  • 11 Mar 2015
  • 09:35h

(Foto: Divulgação)

Viemos por meio deste agradecer a vocês do site Brumado Urgente pela boa ação prestada em seu espaço para publicidade cedida para a divulgação do encontro da nossa cachorrinha Babi. Ela foi encontrada hoje pela manhã (09.03.15) por volta das 8hs. Parabenizamos aos sites de notícia local, é através dessas e muitas outras boas ações que paramos para perceber o quanto vocês são importantes na vida de cada um da nossa cidade. O nosso muito Obrigado!

Dica da Semana do Rei do Som

  • Rei do Som
  • 11 Mar 2015
  • 09:26h

(Reprodução)

Para que serve um Mega Capacitor de Energia?

O Mega Capacitor é um produto que apresenta alta qualidade e resistência, é ideal para qualificar o sistema de som e serve para complementar o carregamento de energia do veículo.

Por ser um dispositivo de armazenamento de energia, o Mega Capacitor evita transtornos, pois utiliza o máximo de bateria, cuidando de auxiliar o consumo de energia do carro. Esse produto mantém a voltagem constante como se fosse um estabilizador. Desse modo, impede que a voltagem diminua com picos de grave.

O Mega Capacitor evita que, em casos de picos de freqüência grave prolongados durante uma música, a parte elétrica do automóvel fique debilitada durante o fornecimento de corrente. 

Isso ocorre porque a bateria normal não consegue enviar a carga total necessária tão rapidamente quanto um capacitor. Como conseqüência, às vezes, a luz do carro pisca e o som não toca 100%, pelo fato das baterias automotivas não conseguirem desempenhar esse papel. 

Passe agora mesmo na Loja REI do SOM e adquira já esse item essencial para o seu som.

 

Aguiberto e Vitor Bonfim realizaram visitas importantes a órgãos estaduais

  • Brumado Urgente
  • 11 Mar 2015
  • 08:55h

Foram tratados assuntos importantes para o desenvolvimento de Brumado (Foto: Divulgação)

Após o primeiro momento de adequação do novo governo e na nova legislatura estadual, o prefeito Aguiberto Lima Dias iniciou com maior dinamismo o processo de busca por novas conquistas por Brumado. Um dos pontos escolhidos nesse primeiro momento foi reforçar a parceria com o deputado estadual Vitor Bonfim. Então, dentro deste planejamento, o chefe do executivo brumadense esteve em Salvador, acompanhado do parlamentar, para participar de uma série de encontros importantes em vários órgãos estaduais. Foram visitadas a Sesab, a Cerb, a Conder e a Seagri, onde foram feitas reivindicações importantes para Brumado.

A avaliação das visitas pelo prefeito foi muito positiva e a projeção é que a parceria com o Governo do Estado será altamente dinamizada, promovendo uma série de transformações e avanços para o município. Confira abaixo um resumo da agenda positiva realizada pela parceria entre o prefeito Aguiberto e Vitor Bonfim:

SESAB - Foi entregue ao Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas algumas solicitações. Por tratar-se de uma área sensível e muito procurada, existem algumas dificuldades, mas conversamos sobre caminhos e ações que possam resultar em melhorias. Apresentamos ao Secretário um balanço sobre os investimentos que vem sendo feitos em Brumado e encaminhamos algumas solicitações e cobranças, com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento no município.

CERB - Em audiência realizada na CERB, foi feita a cobrança da instalação de poços para Brumado, que atenderão as Comunidades de Angico Imbé, Lagoa do São João II e Sítio São José. Para o município de Brumado. O Diretor do órgão encaminhou as solicitações e buscará viabilizar as obras.

 

 

Em visita a Cerb (Foto: Divulgação)

 


CONDER - No órgão encaminhamos solicitação para realização de Convênio visando implantação e qualificação de equipamentos públicos importantes, como a área que abriga a Feira Livre, além do Mercado e do Aterro Sanitário do município

SEAGRI - Em audiência realizada na Secretaria de Agricultura (SEAGRI), o Secretário Paulo Câmara garantiu o apoio da pasta para a realização da quinta edição da Expobrumado. A exposição faz parte do calendário oficial de eventos da SEAGRI, e acontecerá nos dias 10,11 e 12 de Abril. Na programação estão confirmados shows de artistas regionais, além da realização dos já consagrados leilões. A notícia foi comemorada pelo Prefeito Aguiberto Limas Dias e pelo Presidente da Cooperatira Mista Agropecuária Brumadense, Tadeu Silva, que também participaram do encontro.

Visita a Seagri (Foto:Divulgação)

Tá virando moda: Mulher surta em posto de gasolina; veja

  • 11 Mar 2015
  • 08:42h

(Foto: Reprodução)

O aumento do preço de gasolina parece estar tirando algumas pessoas do sério. Em vídeo divulgado nas redes sociais, uma mulher 'surtou' e, aos berros, começou a circular entre os carros e pedir para que os motoristas não abasteçam em um posto de combustível em Caxias, no Rio Grande no Sul. No vídeo, ela grita: “Fiquem sem! Não trabalharemos, então. O Brasil pode parar! Não aceitaremos esse preço. Não abasteçam! Deixem eles com a gasolina sobrando, é a lei da oferta e demanda. Fiquem em casa ou voltem de ônibus", gritava a mulher que pouco tempo depois, após ter sido ignorada pelos outros motoristas, foi embora. 

Artista plástico, Eduardo Marinho, realizará palestra em Brumado neste sábado (14)

  • Ascom | Abracadabra
  • 11 Mar 2015
  • 06:59h

(Foto: Reprodução)

Trazer para Brumado artistas talentosos e questionadores para fazer um intercâmbio cultural sempre foi um dos objetivos do ABRACADABRA. Desta vez, além do talento e do senso crítico com a sociedade, o movimento cultural brumadense trouxe um dos artistas mais autênticos e provocadores de nosso tempo: Eduardo Marinho. Ele utiliza a arte para dizer o que pensa e como vê o mundo e é nacionalmente reconhecido pela sua forma ácida de ver a sociedade, tendo diversos vídeos publicados, autor da apresentação "O que a razão não alcança" e é constantemente convidado a dar palestras em diversas universidades do país. Filho de família abastada, Eduardo decidiu sair de casa, sem nada, em busca de um sentido para a vida. Decidiu não tocar em dinheiro para experimentar o "não ter" em busca de igualdade com os menos abastados. E a partir dessa experiência pôde alcançar uma nova consciência sobre sua vida, revelando para os espectadores fantásticas visões da realidade. Palestra confirmada para este sábado (14 de março), às 14h00, no auditório da prefeitura. Entrada Franca.

Propina financiou campanha de Dilma em 2010, diz delator

  • 11 Mar 2015
  • 06:45h

(Foto: Reprodução)

Em depoimento de cinco horas na CPI da Petrobras, o delator Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da estatal, voltou a colocar as contas do PT no centro do escândalo de corrupção: ele afirmou à comissão que foram solicitados 300.000 dólares do mega esquema de lavagem de dinheiro para serem injetados na campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010. Aos parlamentares, Barusco repetiu o que havia afirmado em delação premiada à Justiça: Renato Duque, que exercia a função de diretor de Serviços da Petrobras, fez o pedido de dinheiro diretamente à empresa holandesa SBM Offshore. "Foi solicitado à SBM um patrocínio de campanha, só que não foi dado por eles diretamente. Eu recebi o dinheiro e repassei num acerto de contas em outro recebimento. Foi para a campanha presidencial em 2010, na que teve José Serra e Dilma Rousseff. [A doação] foi ao PT, pelo João Vaccari Neto", afirmou.

Cuidado com a qualidade da água que vem da torneira

  • 10 Mar 2015
  • 19:17h

(Foto: Reprodução)

Em época de pouca chuva e de racionamento no abastecimento de água em alguns municípios do país, é preciso tomar cuidado na hora de consumir o líquido que vem das torneiras. Muitas vezes, quando há redução na vazão da água, cria-se uma pressão interna no cano, que pode fazer com que impurezas entrem na tubulação, se houver alguma rachadura. O alerta é reforçado pelo infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Artur Timerman. De acordo com o especialista, entre as substâncias que podem contaminar a água estão bactérias e vírus nocivos ao ser humano. “Nesse caso, o consumidor pode ter diarreias, meningite, hepatite e inflamações no coração”, alerta. Muitas vezes, as crianças são as mais impactadas por não terem um sistema imune reforçado. Para evitar o problema, a solução é a troca frequente de filtros caseiros e a fervura antes do consumo.

Brumado: Eleições do Sindicato dos Comerciários é questionada por membros da UGT-BA

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 10 Mar 2015
  • 17:34h

O advogado Dr. Gil Sala coloca em dúvida o processo eleitoral do referido sindicato (Foto: Brumado Urgente)

As eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Empregados de Bens e Serviços do Comércio de Brumado, que se iniciou na manhã desta terça-feira (10), acabou se tornando em caso de Polícia, já que, além de muito bate-boca e início de agressões, membros da UGT-BA, União Geral dos Trabalhadores no estado da Bahia, estiverem registrando queixa na 20ª Coorpin alegando que o pleito estaria ocorrendo de forma ditatorial, desobedecendo completamente o estatuto do sindicato. O Brumado Urgente falou com o advogado da UGT-BA, Dr. Gil Sala, que explicou que “a chapa encabeçada pelo candidato Gilmarcos Dias está tendo uma visão ditatorial, pois outras chapas estão sendo impedidas de participar do pleito” e continuou citando que “como que eu tenho um sindicato somente com uma lista de 81 nomes escolhidos, que estão sendo induzidos ao erro. Não há qualquer comprovação de que eles tenham um ano de sindicalização e que tenham, pelo menos, dois meses de pagamento de estatuto social. Isso é claro e evidente, que coloca em dúvida essa eleição, então, é por esse motivo que viemos à delegacia para registrar a queixa de uma possível fraude nesse processo”. E terminou falando que “como que uma eleição corre com uma urna sem lacre e outra itinerante sem qualquer fiscalização da comissão eleitoral. Isso é um absurdo, então precisa ser, no mínimo, questionado. Esperamos que a transparência seja resgatada e as eleições corram da forma correta”.

Alerta: Vigilância Sanitária de Brumado

  • 10 Mar 2015
  • 16:18h

A Vigilância Sanitária do Município de Brumado diante de algumas ocorrências que chegaram ao seu conhecimento que comerciantes passíveis de serem fiscalizados pela Vigilância Sanitária, estão sendo extorquidos por elementos mal intencionados, que agindo em nome do órgão municipal estão exigindo valores financeiros e, esses valores, depositados em contas bancárias estranhas a administração municipal.


ESCLARECE:


A Vigilância Sanitária Municipal não cobra valores a serem depositados em contas bancárias, principalmente em nome de pessoas físicas. Todo valor financeiro, gerado por ações da Vigilância Sanitária, são recolhido através de boletos bancários e tendo como destinatário a Prefeitura Municipal de Brumado.


Esclarece ainda; qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimentos a Vigilância Sanitária disponibiliza os telefones 3441-8743 e o FAX 3441-8737 para maiores informações.

Brasil é o país que possui a tarifa de celular mais cara da América Latina

  • 10 Mar 2015
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

Já imaginou economizar R$ 49 por mês na tarifa de celular? 94,2% dos brasileiros poderiam economizar em sua fatura de celular ao trocar de plano. Esta e outras conclusões foram extraídas do Primeiro Estudo de Planos Celulares com foco nos usuários latino-americanos realizado pelo aplicativo espanhol Weplan, especializado em controlar e economizar no custo da tarifa de celular. Segundo um comparativo feito entre 8 países (Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru), os brasileiros pagam até R$ 1 mil mensais por uma tarifa de celular, um valor bastante alto se comparado com a Argentina, onde o preço máximo fica em torno de R$ 123. O estudo, realizado entre os 118 planos vigentes no Brasil, aponta que, atualmente, 79% dos consumidores contratam planos pré-pagos e apenas 21%, os pós-pagos.