Vitória da Conquista: Jovem de 17 anos é morto no Bairro Miro Cairo

  • Brumado Urgente
  • 15 Set 2017
  • 10:44h

Foto: Divulgação

O crescente índice de homicídios no município vem assustando seus habitantes e colocando seus moradores em sinal de alerda constante. Foi registrado pela 78ª Companhia Independente de Polícia Militar mais um homicídio  na cidade, desta feita, no Bairro Miro Cairo.  O crime ocorreu por volta das 16h:30 desta quinta-feira(14).  A  vítima foi alvejada com vários tiros na cabeça.  A Polícia Civil em conjunto com o Departamento de Polícia Técnica foi até o local do crime para fazer o levantamento cadavérico e encaminhou o cadáver ao  Instituto Médico legal, onde passará por necrópsia.  Antes de ser levado para o IML, o rapaz já estava sem identificação.

Comissão da Fiol realiza audiência pública para debater memorando com chineses

  • 15 Set 2017
  • 10:11h

Os membros da Comissão da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia realizará na próxima quarta-feira (20), às 10h45, uma audiência pública como o tema: “Novo projeto de desenvolvimento integrado da Fiol e Porto Sul: memorando 2017 com a China” para debater sobre o Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos projetos. O evento contará com a presença do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. O documento estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, cooperarão para o desenvolvimento totalmente integrado dos projetos. Ainda de acordo com o documento, a participação em grupo de investimento para financiar o desenvolvimento dos projetos será liderada pelo consórcio chinês formado pelas seguintes empresas: China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd. Segundo a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos, a audiência será um momento para esclarecer as dúvidas sobre datas, prazos e entraves já previstos no memorando.

 “O nosso objetivo é receber respostas mais concretas sobre o posicionamento do governo e das empresas chinesas para a execução das obras. Queremos a apresentação de um cronograma, destacando cada processo estabelecido no acordo. Além disso, já é sabido que o trabalho da comissão é fundamental para resolver problemas ao longo desse caminho, e estamos prontos para colaborar”, pontuou a parlamentar. A deputada lembrou ainda do papel que a comissão tem tido ao longo dos últimos anos. “Nossas caravanas, nossas reuniões em Brasília estão sendo fundamentais para o andamento das atividades. Colocamos vários órgãos na mesma mesa para dialogarmos e resolvermos os problemas ali mesmo, sem esperar passar por um setor ou por outro. Essas reuniões são fundamentais para quebrar os entraves e dar andamento aos trabalhos”, explicou Ivana Bastos.

CONTINUE LENDO

Incêndio atinge margem de cachoeira em Rio de Contas; fogo é controlado

  • 15 Set 2017
  • 09:33h

Incêndio atinge serra em Rio de Contas, na Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Um incêndio atingiu a margem esquerda da Cachoeira Mocotó, no povoado de Bittencourt, na cidade de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, no domingo (10), e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e por brigadistas da região desde a quarta-feira (13). O trabalho de acompanhamento continua no local até o sábado (16), por conta do risco de novos focos, já que o terreno é seco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida ainda tem nascente de rios. O perímetro afetado não foi delimitado. O terreno está seco, porque choveu pouco na cidade nos dois últimos dias, mas as chuvas não chegaram a atingir o local do incêndio. A brigada "Gaviões da Chapada" auxiliou no combate. As causas do fogo não foram determinadas, mas a perícia do Inema foi encaminhada para tentar determinar as causas. Segundo os Bombeiros, populares suspeitam que o fogo tenha sido criminoso.

Brumado: Dia do administrador na UNOPAR foi um sucesso

  • 15 Set 2017
  • 09:09h

Foto: ASCOM UNOPAR

No dia 14 de setembro a UNOPAR promoveu o Workshop em comemoração ao dia do Administrador com o tema: Transformando Desafios em Oportunidades: Com a palestrante e aluna de Administração Tamires Guimarães. O evento contou com um grande público que lotou o auditório da UNOPAR, sobretudo, porque transformar desafios em oportunidades é um tema de fundamental importância nos dias atuais. E a palestrante conseguiu de maneira bastante exitosa conseguir tal transformação, e ao final de sua palestra foi aclamada pelo público presente.


Duas Caras: Operação desarticula grupo que cometia crimes contra a Caixa

  • 15 Set 2017
  • 08:51h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira  (15) a Operação Duas-Caras que visa desarticular grupo especializado em diversos crimes contra a Caixa Econômica Federal, incluindo furto qualificado, estelionato qualificado, peculato, uso de documento falso, falsificação de documento público e associação criminosa. São cumpridos 56 mandados judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 7 mandados de prisão temporária, 6 mandados de sequestro de bens e 1 mandado de suspensão do exercício da função pública por equiparação, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Paraíba. Cerca de 150 policiais federais participam da ação. Al investigação identificou um grupo criminoso estruturado que tinha a participação de um funcionário da Caixa. Ele pesquisava e identificava contas poupança de clientes do banco que tinham saldos grandes e que não apresentavam histórico de retiradas, e repassava os dados ao líder da quadrilha. 

O chefe do grupo então pedia a elaboração de documentos falsos, complementando os demais dados necessários com outros participantes do grupo, que, em sua maioria, possuíam acesso a banco de dados, por causa das profissões que exerciam. Os membros da organização criminosa se passavam pelos clientes, entravam em contato com a central de cartões da Caixa e informavam a “falsa” perda do cartão bancário, gerando novo envio de cartão. De posse dos cartões, que eram retirados nos centros de distribuição dos Correios com uso de documentos falsos, eles realizavam saques nos caixas eletrônicos, compras na modalidade débito, além de saques e transferências na boca do caixa, até que o dinheiro nas contas se esgotasse ou que o roubo fosse descoberto. O nome da operação é uma menção ao funcionário da Caixa, que “age de um jeito ou de outro dependendo com quem está”. A Polícia Federal detalhará o caso em entrevista coletiva às 10h no auditório da Superintendência Regional em Curitiba (PR).

CONTINUE LENDO

Pedido negado: Geddel alega risco de estupro em pedido de volta para prisão domiciliar

  • 15 Set 2017
  • 08:12h

(Foto: Reprodução)

A defesa de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) alegou risco de “estupro” na Penitenciária da Papuda, local em que o ex-ministro está recolhido desde a semana passada, em Brasília, e pediu que ele volte para o regime de prisão domiciliar em seu apartamento em Salvador. O requerimento foi negado pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que ressaltou o fato de os advogados do peemedebista terem usado informações “inverídicas” e “especulativas” na petição. A defesa se baseou em matéria publicada no portal “A Folha Brasil”, no dia da prisão do ex-ministro, noticiando que mensagens vazadas por familiares de detentos do Complexo Penitenciário da Papuda dariam conta de “ameaças de estupro” que teriam sido “enviadas aos políticos que estão cumprindo pena ou prisão preventiva”. Conforme a “reportagem” citada pelos advogados de Geddel, facções criminosas da unidade prisional teriam avisado aos acusados de corrupção que teriam de prestar serviços sexuais e domésticos aos demais internos.

“Um famoso ex-deputado já está ‘casado’ com um traficante. Seus familiares estão pedindo intervenção da Justiça para que a violência e humilhação cessem o mais breve possível”, diz trecho do texto publicado no site. A defesa também alegou que a família do peemedebista teria recebido mensagem ameaçadora por rede social e que peças do procedimento criminal, além de imagens da audiência de custódia, teriam sido publicadas pela imprensa, o que seria um fator de exposição e risco. A petição alega que “qualquer lesão que aconteça a Geddel será de responsabilidade direta de todos os garantidores que se omitiram”. “Por fim, a defesa requer a imediata colocação do custodiado em prisão domiciliar, alegando ser esta a única forma de garantir a sua integridade física ou, em caso de entendimento diverso, pede sua alocação em batalhão de guarda da Polícia Militar”, narra o despacho da magistrada. Em resposta ao pedido, a juíza afirmou não ter competência para decidir sobre o pedido, uma vez que se trata de assunto da alçada da Justiça Federal. Ela argumentou que, a despeito disso, o pedido é baseado em notícia de caráter especulativo, pois, após a prisão de Geddel, os familiares dos presos de seu bloco nem os haviam visitado, ou seja, não poderiam ter tido contato com eles para saber de eventuais ameaças. “Soa um tanto estranho que essas mensagens tenham sido dirigidas ao ora custodiado, quando sequer havia divulgação relativa à unidade prisional em que seria alocado, em especial porque a matéria jornalística traz alguma informações inverídicas sobre a realidade das unidades prisionais do DF, inclusive quanto ao número de refeições disponibilizadas aos custodiados”, escreveu. A juíza acrescentou que Geddel não tem nenhuma prerrogativa ou garantia que lhe assegure custódia em sala de Estado Maior, na Polícia Militar. O ex-ministro foi preso na última sexta-feira, 8, após a Polícia Federal descobrir que escondia R$ 51 milhões em dinheiro vivo num apartamento em Salvador bem próximo ao local em que já cumpria prisão domiciliar. Ele está preso numa ala da Papuda que já é destinada a internos vulneráveis, a exemplo de policiais que correm algum risco de ataque dos presidiários. O advogado de Geddel, Gamil Föppel, foi procurado pela reportagem, mas ainda não se pronunciou. As informações são do Estadão Conteúdo.

CONTINUE LENDO

Através de Tatuagem família reconhece o corpo de Alan

  • Nilton Freitas
  • 14 Set 2017
  • 19:02h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta quarta feira (13), na zona rural do município de Itambé foi encontrado o corpo de um homem, identificado como Alan Pereira da Silva. A vítima que morava em Vitória da Conquista estava desaparecida há aproximadamente duas semanas. De acordo com informações, a  família identificou o corpo através de uma tatuagem que Alan tinha no braço direito. Após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML de Conquista. A policia já deu inicio as investigações.

Convite: Venha participar do Seminário sobre os meios adequados de resolução de conflitos e a obrigatoriedade da mediação no novo código de processo civil

  • 14 Set 2017
  • 18:18h

O Seminário contará com as presenças de grandes nomes da contemporaneidade da seara do processo civil, além do lançamento do livro ‘Meios adequados de resolução de conflitos’. O evento acontecerá no dia 15 de setembro na sede da OAB de Brumado das 19:00hs às 22:00hs. Confira abaixo a programação completa do evento:

19:00h – CREDENCIAMENTO / INSCRIÇÕES (ABERTURA) 19:30h - OS MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

Marília de Azevedo Alves Brito – Instrutora e Mediadora Judicial, Psicóloga - Graduada pela Faculdade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoa, Mediadora Judicial de Conflitos, Instrutora em Mediação Judicial, Docente do Colegiado de Psicologia na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, Vitória da Conquista-BA

20:00h - A OBRIGATORIEDADE DA MEDIAÇÃO NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

Thiago Vinícius Papaterra Boa Morte – Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Baiana de Direito. Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mediador e Instrutor em Mediação Judicial, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Advogado. Membro-Colaborador da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA, e Presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA, Subseção Camaçari-BA.

 

20:40h - MEDIAÇÃO EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA

Mabe da Silva Anjos. Secretária Geral Adjunta da 21ª SUBSEÇÃO OAB BRUMADO, Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Práticas Sociais, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, discente do Curso de Pós Graduação em Processo Civil com ênfase nas alterações do CPC - Código de Processo Civil,

21:10 h - COMPLIANCE E INTERESSE PÚBLICO

João Batista Castro Junior. Professor Auxiliar e Coordenador do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XX, Brumado. Juiz Federal titular da 1a Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista. Mestre e Doutor pela Universidade Federal da Bahia. Ex-Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia.

21:40h – MESA REDONDA

Marília de Azevedo Alves Brito, Mabe da Silva Anjos, Thiago Vinicíus Papaterra Boa Morte, Dr. João Batista de Castro Júnior.

CONTINUE LENDO

O que é síndrome de Hoffa?

  • Saúde é Vidal
  • 14 Set 2017
  • 16:38h

Foto: Ilustração

Marcada por uma inflamação no tecido gorduroso que envolve a parte dianteira do joelho, a síndrome de Hoffa causa muita dor e, consequentemente, prejudica a mobilidade. A leitora Andrea Feltrin, por exemplo, nos procurou para obter mais informações sobre esse problema, que há algum tempo a impede de praticar atividade física.Ainda não há uma causa definida para o quadro. No entanto, a prevalência mais elevada entre corredores e ciclistas leva a crer que está ligada à repetição de certos movimentos e traumas. “Só que esses casos são pouco comuns”, tranquiliza o ortopedista Rene Abdalla, diretor do Instituto do Joelho do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.  O principal sintoma é a dor excruciante ao flexionar e estender totalmente o joelho. Para diferenciar a condição de uma tendinite, porém, só passando por um exame de ressonância magnética. Importante: o incômodo e a dificuldade de locomoção só tendem a aumentar sem o tratamento adequado. “Em média, o resultado das sessões de fisioterapia, dos anti-inflamatórios e das faixas de compressão e alinhamento aparece depois de dois meses, quando os pacientes são considerados completamente curados”, explica Abdalla. Injeções e cirurgia, só em última instância. “Remover a gordura dessa região causaria ainda mais dor em médio e longo prazo”, arremata o expert. Ou seja, via de regra é melhor ter paciência e investir nos recursos não-invasivos. Durante o período de recuperação, o exercício não precisa sair da rotina. Basta não forçar demais o joelho e, em conjunto com um profissional, definir alguns pontos. Para quem não abre mão de correr ou andar de bicicleta, vale optar por calçados com amortecedor e respeitar as orientações estipuladas pelos profissionais quanto a intensidade, terreno e distância.

 

 

 

 

 

 

USEVIDROS: Até quem não conhece recomenda!

  • ascom - Izidy Ramel Comunicação
  • 14 Set 2017
  • 16:04h

UNEB em Brumado realiza debate com candidatos a reitor

  • Brumado Urgente
  • 14 Set 2017
  • 15:10h

Na foto a atual vice-reitora e candidata Carla Liane

A UNEB, campus Brumado, realizará, no próxima terça-feira, dia 19 de setembro, às 19 h, debate entre os três candidatos a Reitor. Na eleição deste ano disputam o cargo o atual Reitor, José Bites de Carvalho, que concorre à  reeleição por mais 4 anos, a Professora Carla Liane Nascimento, atual Vice-Reitora, e o professor Valdélio Silva Santos. Os debates têm sido acesos. O Reitor Bites vive um momento difícil na sua trajetória na Universidade, sendo acusado de todos os lados de omissão e de ter assumido uma lógica meramente gerencial da UNEB, deixando de lado sua função acadêmica e de maturação de discussões sobre diversidade. O debate, então, interessa bem de perto ao campus em Brumado, que, ao longo dos anos, conviveu com ameaça de fechamento do curso de Direito, inflexibilidade na questão do terreno da sede própria e omissão na criação de outros cursos. Os esforços empreendidos por alguns professores do campus ficaram órfãos de apoio e da presença da Reitoria. Bites por aqui é um ilustre desconhecido que parece dar mais importância a outros campi da UNEB, não se sabe exatamente por quê. Está ainda até hoje sem explicação que Brumado, uma cidade nacionalmente conhecida por sua vocação minerária, não tenha recebido o curso de Engenharia de Minas, por exemplo, ou qualquer outro curso que abrigue também as chamadas hard Science, que jogam papel importante na alavancagem do desenvolvimento. A candidatura de Carla Liane, doutora em Ciências Sociais, e conhecida por sua imensa capacidade de diálogo e de gestão institucional, cresceu nessa fisionomia inoperante do atual Reitor, incapaz de articular ligações polivalentes entre as diversas finalidades institucionais da Universidade. Brumado recebe assim um debate que tem tudo a ver com seu futuro na educação superior.

Na foto os candidatos Valdélio Silva I José Bites

Tite convoca a Seleção nesta sexta-feira

  • CBF
  • 14 Set 2017
  • 14:07h

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, divulgará nesta sexta-feira (15), às 11h, na sede da CBF, a lista de convocados para os próximos jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.Líder da competição e já classificado, o Brasil enfrentará a Bolívia no dia 5 de outubro na cidade de La Paz, e fará sua última partida qualificatória contra o Chile, no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 10 de outubro. O credenciamento dos jornalistas será realizado entre 9h30 e 10h45 direto na sede da CBF. Como de costume, após a divulgação da lista, haverá entrevista coletiva. 

 

 

Tragédia em Jequié: Homem morre após incêndio supostamente acidental em apartamento

  • 14 Set 2017
  • 13:00h

Foto: Reprodução

Na tarde de hoje, quarta-feira (13), por volta das 11h30, um homem identificado como Josevaldo Cruz Santos, 52 anos, morreu queimado após um incêndio em sua casa, localizada em um conjunto habitacional popular, nos fundos do complexo policial de Jequié. Após avistarem uma densa fumaça apt° 101 do bloco 21, vizinhos arrombaram a casa e encontraram a vítima trancada no banheiro, em seguida, prestaram os primeiros socorros até a chegada do atendimento especializado. Há duas linhas de investigação, uma aponta para um acidente doméstico, e a outra, um suicídio. As cenas chocaram a comunidade. As informações são do Jequié Urgente.

Livramento de Nossa Senhora: Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido

  • Brumado Urgente
  • 14 Set 2017
  • 11:00h

Foto: Reprodução

Os acidentes no trânsito estão cada vez mais frequentes, devido as imprudências de muitas pessoas que não estão colocando em prática os ensinamentos das auto - escolas. Foi registrado na tarde de ontem (13), mais um acidente que por pouco não teve vítimas fatais. Um automóvel de passeio colidiu em uma motocicleta CG 150, na Avenida Paramirim, no Bairro Taquari em Livramento. O motociclista identificado como Vigilberto Silva Medeiros, sofreu alguns ferimentos leves. A Polícia Militar esteve no local  fazendo a ocorrência, em seguida, o SAMU - 192 veio  e levou a vítima para o Hospital Municipal da cidade. 

Com câncer, Marcelo Rezende é internado com pneumonia grave

  • R7
  • 14 Set 2017
  • 10:10h

Foto: Reprodução

 Lutando contra o câncer, o apresentador da Record, Marcelo Rezende, foi levado para um hospital da Zona Sul de São Paulo, onde está sendo medicado e acompanhado por uma equipe de profissionais, segundo o Purepeople. "Ele está muito ruim, péssimo... Ninguém está tendo acesso, os familiares proibiram. Trancaram tudo", contou uma fonte ao site, nesta quarta-feira (13). Ele sentiu fortes dores antes de ir para unidade de saúde. "Não sabemos se o Marcelo vai sair de lá, ele está até com pneumonia grave", revelou uma pessoa próxima ao apresentador, namorado de Luciana Lacerda, de quem tem recebido apoio. Recentemente, ela esteve nos Estados Unidos comprando remédios para o âncora do jornal Cidade Alerta. Após abandonar o tratamento com a medicina tradicional, Marcelo demonstrou tranquilidade neste difícil momento. Ele trocou a quimioterapia por dieta, e reiterou sua fé. "Fiquei alguns dias sem dar notícias, mas é que eu estava em pleno tratamento. É assim mesmo. Estou em casa, continuo o tratamento. Quero dizer uma coisa, que é a mais importante, a primeira é o quanto eu sou grato a você por estar orando por mim. Segundo é o que não duvido e não tenho medo. Vou seguir cada passo que Deus mandar. É ele quem sempre me guiou e guiará minha vida. Um novo momento vem aí. Um momento de cura e de amor", disse na oportunidade.