Dois tremores de terra são registrados em cidades do Paraná

  • Folhapress
  • 18 Set 2017
  • 09:34h

Foto: Reprodução

Dois tremores de terra foram registrados na madrugada desta segunda-feira (18) em ao menos duas cidades do Paraná, de acordo com o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Não há informações de feridos. O primeiro tremor de magnitude 4,5 na escala Richter ocorreu às 3h16 na cidade de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba. A profundidade foi de 52 km. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi possível sentir o tremor por alguns segundos e muitos moradores também ligaram para a corporação. Dois minutos depois, foi registrado um tremor com magnitude ainda maior de 5,1 em São Jerônimo da Serra (335 km de Curitiba). A profundidade dele foi de 10 km. Neste segundo caso, a Polícia Militar disse que não deu para sentir a terra tremer. Em janeiro do ano passado, um abalo símico assustou moradores de Londrina (PR) e cancelou o expediente no Fórum Criminal da cidade. Como o prédio era antigo e já tinha rachaduras, um bombeiro que estava em uma audiência recomendou que todos deixassem o local por precaução. Os episódios antecederam em um dia uma série de problemas, como rachaduras e danos em pontes e prédios públicos da cidade, atribuídos às fortes chuvas.

Na época, o geólogo José Paulo Pinese, docente da UEL que estuda os tremores, disse que estavam investigando com cautela um possível elo entre estragos na cidade e os abalos. "O solo de Londrina é de um tipo que pode entrar em colapso, se contraindo quando saturado de água. Um tremor até pode potencializar o colapso do solo, gerando mudanças na superfície, como trincas em construções", disse Pinese. Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, a cidade paranaense registrou 11 microtremores de terra, com magnitude de 1,1 a 1,9 grau na escala Richter. 

 

CONTINUE LENDO

Cinco pessoas são baleadas em ataque próximo a trailer de lanches em Conquista

  • G1 BA
  • 18 Set 2017
  • 09:07h

Foto: Blog do Léo Santos

Ao menos cinco pessoas ficaram feridas após disparos de arma de fogo, perto de um trailer de lanches no condomínio Ypê, bairro Miro Cairo, no município de Vitória da Conquista, no início da noite de sábado (16). As informações são da Polícia Militar. Investigações preliminares apontam que o responsável pelos disparos chegou ao local em um veículo e começou a atirar. Os alvos seriam duas pessoas, também não identificadas, que estavam no local e conseguiram escapar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local. Segundo informações preliminares, das cinco pessoas feridas, duas foram levadas ao Hospital São Vicente. Outras duas foram encaminhadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A quinta vítima teria sido levada por terceiros para uma unidade hospitalar ainda desconhecida. A polícia acredita que o crime tenha ocorrido por disputa do tráfico de drogas. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.azw

Corpo do jornalista Marcelo Rezende é sepultado em SP

  • G1
  • 18 Set 2017
  • 08:29h

Foto: Reprodução / G1

O Corpo do jornalista Marcelo Rezende foi sepultado na tarde deste domingo (17) no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo,após ter sido velado na Assembleia Legislativa. O corpo seguiu ao cemitério levado por um caminhão dos Bombeiros. A cerimônia de sepultamento foi restrita à família. O público que ficou na entrada do cemitério aplaudiu quando o veículo trazendo o corpo do jornalista chegou. Rezende morreu às 17h45 de sábado (16), em São Paulo, aos 65 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer, informou o Hospital Moriah. O velório de Marcelo Rezende reuniu uma multidão no lado de fora da Assembleia Legislatia. Começou pouco antes das 10h com a presença de amigos e familiares. Eles levaram uma garrafa de vinho para homenagear o jornalista, que era amante de vinhos. Personalidades da TV como os apresentadores Rodrigo Faro, Luiz Bacci, Ronnie Von e Otávio Mesquita também compareceram. Fãs do jornalista chegaram a formar uma fila ao lado de fora na expectativa de poder dar o último adeus a Rezende. Rezende foi diagnosticado no início do ano com câncer no pâncreas com metástase no fígado. Ele se afastou do comando do programa Cidade Alerta, da TV Record, para fazer o tratamento de quimioterapia. Ele estava internado no Hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo. 

Marcelo Luiz Rezende Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1951. Começou sua carreira como repórter esportivo nos anos 70 do Jornal dos Sports. Trabalhou em O Globo, revista Placar e chegou à TV em 1987 para trabalhar na Globo. Entre os destaques está a cobertura do caso daoperação violenta da polícia na Favela Naval, em Diadema, e a apresentação do programa Linha Direta. Trabalhou também na Band e Rede TV. O jornalista deixa cinco filhos e dois netos.

CONTINUE LENDO

Diagnosticada com Alzheimer aos 58 anos, mulher tatua contatos da família no braço

  • 17 Set 2017
  • 11:07h

Célia tatuou contatos de familiares no braço para caso tenha algum esquecimento na rua (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Convivo com Alzheimer". A frase, seguida de contatos de familiares, foi tatuada pela dona de casa Célia Maria Oliveira, 64 anos, que mora em Salvador, como forma de prevenção, caso ela se perca e não consiga voltar para casa. Capixaba, mas moradora da Bahia há alguns anos, Célia descobriu a doença há 6 anos e teve que reprogramar a vida. Agora, ela faz o esforço diário de aprender coisas novas. O celular tem sido um aliado. "Eu fui uma das primeiras programadoras de computador do Brasil, no Rio de Janeiro. Não tinha computador no Brasil ainda e quando receberam os computadores me chamaram para conhecer. Hoje eu não consigo trabalhar com ele [computador], fazer nada. Então, me apeguei mesmo ao celular", relata. Célia hoje trata a doença com remédios, divididos em comprimidos, injeções e adesivos, que a ajudam a controlar o problema, que não tem cura. Os gastos ultrapassam R$ 900 por mês.

Lembrar palavras, acompanhar uma leitura e até mexer no celular são atividades que já não são mais fáceis para Célia, desde o diagnóstico da doença. A dona de casa já foi secretária-executiva, falava dois idiomas, e operava computadores como ninguém. "[Eu] sempre dava ideias para as pessoas. Se eu saísse no shopping, e você me perguntava, eu sabia o que tinha nas lojas. Depois fui perdendo tudo isso. Aí foi ficando mais difícil", relata. Nas paredes do quarto, a dona de casa dá um jeito de colocar referências das coisas que gosta e também do que precisa, como os remédios. Ela conta que o apoio da família e dos amigos é fundamental. A filha dela, a estudante Luiza Oliveira, contou como convive com o problema da mãe. "Meu maior medo era que isso acontecesse um dia, que um dos meus pais tivesse alguma doença e que ela não tivesse cura. Desde que eu soube, eu tento não pensar muito no amanhã, mas no hoje. A gente aproveita. A gente dá risada, eu saio com ela. Tem que aproveitar." Para estimular a memória e o raciocínio, Célia ganhou uma agenda onde responde uma pergunta por dia, como quem são as pessoas mais importantes da vida dela. Isso nem o Alzheimer faz ela esquecer. "Primeiro meus filhos, minha família toda, meus irmãos, que são maravilhosos e amigos. [Sem eles] seria praticamente impossível. Eu acho que eu estaria embaixo da cama contando as poeirinhas passando, porque não teria um porquê de estar lutando”, afirma a dona de casa.

CONTINUE LENDO

Todo território brasileiro terá sistema de alerta de desastres via celular

  • 17 Set 2017
  • 09:10h

(Foto: Reprodução)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta semana a ampliação do serviço de alertas de desastres naturais para todo o Brasil. Com a medida, as pessoas receberão uma mensagem de texto no celular avisando se a região em que vivem tem algum risco iminente de perigo. O usuário vai poder decidir se quer receber este tipo de alerta ou não. A mensagem introdutória do serviço terá o seguinte formato:"Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de risco. Para se cadastrar, responda com 40199 com CEP de interesse". Mesmo após aceitar receber as mensagens, qualquer pessoa pode cancelar posteriormente esses avisos. Ainda que a medida tenha sido aprovada pelo órgão de telecomunicações, deve ainda levar um tempo para ser efetivada. As operadoras devem apresentar à Anatel sugestões de datas para implantação. É esperado que o serviço comece a ser implementado em outubro. Esse sistema de alertas tem sido testado há algum tempo. No início do ano, 20 municípios de Santa Catarina, que abrangem uma população total de 500 mil pessoas, começaram a cadastrar habitantes. Na sequência, cerca de 100 mil pessoas, de cinco cidades do Paraná, também puderam contar com o serviço. Países como Chile, Canadá e Filipinas já implantaram o serviço de alertas. A iniciativa de alerta de desastres naturais começou no Japão em 2007. 

Mesmo com 142 mil voluntários inscritos para doação de medula óssea, BA tem 47 pessoas na espera por transplante

  • 17 Set 2017
  • 07:06h

(Foto: Reprodução)

Mesmo com 142 mil voluntários inscritos para doação de medula óssea, o estado da Bahia possui atualmente 47 pessoas na espera por um transplante, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), véspera do "Dia Mundial do Doador de Medula Óssea". O órgão foi criado em 1993 para reunir informações de doadores e receptores. A médica do Redome, Danielli Oliveira, explica que a falta de compatibilidade entre os doadores cadatrados como voluntários e os receptores, ou mesmo a não realização de atualização cadastral por parte de quem se disponibiliza a doar podem ser fatores determinantes para que os transplantes não sejam realizados. Além disso, segundo ela, a falta de informações sobre o processo de doação pode atrapalhar. "Quando a pessoa entra para buscar um doador, ela pode achar de forma rápida ou não. Isso vai vai depender da característica genética. Tem pessoas que se cadastram para receber um transplante e conseguem encontrar um doador compatível em um mês e, em outros casos, infelizmente, as pessoas podem ter que ficar anos esperando", destaca.

 

Após a retirada de amostras de sangue do doador e do receptor, são realizados testes laboratoriais específicos, os chamados exames de histocompatibilidade, para saber se os indivíduos apresentam semelhanças genéticas. Conforme o Redome, as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos). "Além dessa falta de compatibilidade, uma segunda barreira é a não atualização do cadastro por parte da pessoa que quer doar. O cadastro das pessoas fica ativo até quando ela completa 60 anos, e a pessoa pode mudar de casa, de telefone e esquecer de atualizar os dados no Redome. Então, as vezes a gente consegue encontrar uma pessoa compatível com um paciente à espera de doação, mas não consegue localizá-lo por falta de atualização do cadastro. Hoje, nosso trabalho é no sentido de conscientizar os doadores para que estejam de fato disponíveis quando solicitado e também de informar as pessoas sobre o processo de doação, já que muitas ainda têm dúvidas", destaca.

CONTINUE LENDO

Brumado: Feira de ciências do Centro Educacional Monteiro Lobato lota Praça da Prefeitura na noite desta sexta-feira (15)

  • Brumado Urgente
  • 16 Set 2017
  • 16:38h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

A feira de ciências do Centro Educacional Monteiro Lobato, lotou a Praça da Prefeitura na noite desta sexta-feira (15). Com apresentações primorosas e com transmissão ao vivo através de um telão, o grande público que esteve presente para assistir as apresentações dos alunos da Monteiro Lobato, pôde conferir de perto todo um trabalho aprimorado que o corpo docente e a direção da escola vem desenvolvendo ao longo do tempo. E que tem tido um reflexo muito positivo para os estudantes, prova disso, são os excelentes índices de aprovação nos mais concorridos vestibulares do país. O que corrobora a tese de que o investimento em educação é o melhor investimento que se pode ser feito em proveito de um filho. As apresentações aconteceram ontem na Praça da Prefeitura e ocorrem hoje durante todo o dia na escola.


Preço da gasolina recua pela quarta vez nesta semana

  • 16 Set 2017
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

A Petrobras informou nesta sexta-feira (15) redução no valor da gasolina em 0,6% e aumento no diesel de 0,5%. Os ajustes valem a partir deste sábado (16). Desde o dia 12 de setembro a gasolina teve queda de preço quatro vezes e aumento uma vez, acumulando um recuo de 3,88%. Já o diesel teve duas altas consecutivas e acumulando um total de 2,1%.

Planos de saúde populares já podem ser vendidos, diz Ministério da Saúde

  • 16 Set 2017
  • 15:08h

(Foto: Reprodução)

Mais baratos e com cobertura mais restrita, os planos de saúde acessíveis já podem ser comercializados, de acordo com o Ministério da Saúde. De acordo com o jornal O Globo, a pasta adotou este atendimento após analisar o relatório divulgado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) sobre planos populares. Segundo a agência, grande parte das sugestões encaminhadas já são praticadas no mercado, como a cobrança de participação em exames e consultas, exigência de passar primeiro em clínicos antes de consultar especialistas e segunda opinião médica. O ministério diz, ainda, que é “livre escolha do consumidor optar pela adesão”. A venda de planos acessíveis é uma bandeira do ministro Ricardo Barros. Em nota, a ANS informou que o relatório é apenas um “documento descritivo”, sem haver “produto resultante desse trabalho”. Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde),  apesar de o relatório ser um aceno positivo aos planos acessíveis, ainda não se pode falar em lançamento do produto no mercado. 

A entidade pede que haja regulação específica, que deixem claras as normas do novo produto. “Há algumas regulamentações espalhadas que já são adequadas ao que se pretende do plano popular. Mas é preciso regra específica para dar maior transparência quanto às regras. Isso é importante para dar segurança às operadoras e ao consumidor e reduzir a judicialização. Os juízes muitas vezes alegam que a regra não ficou clara para o usuário”, afirma Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da federação.

CONTINUE LENDO

Bahia: Jovem é preso após fazer fotos com animais silvestres mortos

  • 16 Set 2017
  • 14:09h

(Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante dentro de casa, na cidade de Medeiros Neto, no sul da Bahia, em posse de animais silvestres mortos. De acordo com a Polícia Militar, quatro tatus foram encontrados escondidos dentro de um freezer. Os policiais chegaram na casa do suspeito a partir de uma denúncia anônima de que ele havia publicado fotos nas redes sociais com os animais. O suspeito foi encaminhado à delegacia do município na quinta-feira (14). O G1 tentou falar com o delegado responsável pelo caso para saber mais detalhes, mas, até a publicação desta reportagem, não conseguiu contato.

Hoje (16) é Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

  • 16 Set 2017
  • 12:56h

(Foto: Reprodução)

Os pais de crianças e adolescentes menores de 15 anos devem levar seus filhos aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinas. Este sábado (16) é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, quando os locais de imunização estarão abertos em todo o país. A campanha começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 22 em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, é o momento de avaliar se alguma vacina foi incluída no calendário desde a data que a criança e adolescente esteve pela última vez no posto de saúde. “Tivemos várias modificações no calendário do Programa Nacional de Imunizações [PNI], tanto em inclusão de vacinas como em expansão da faixa etária”, explicou. Os dados do Ministério da Saúde apontam que, das cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos convocados a comparecer, mais da metade (53%) não estão com a vacinação em dia. Em 2016, o Brasil registrou a menor cobertura vacinal dos últimos 10 anos. Para Isabella, não há um único motivo para essa baixa cobertura e eles são diferentes para as várias faixas etárias. 

A médica explica que o maior problema é mesmo entre os adolescentes. “Nesse caso, o motivo maior é a questão cultural, a falta de informação e a dificuldade de levar o adolescente à sala de vacinação. Isso não é um problema brasileiro, é mundial”, disse. Segundo ela, a vacinação só não é menor em países que adotam a imunização nas escolas, uma maneira de aumentar a adesão de adolescentes. Este ano, o Ministério da Saúde também vai eleger um Dia D de vacinação nas escolas durante a campanha. A data ainda vai ser definida com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Já no caso das crianças, na faixa etária de 4 e 5 anos, segundo Isabella, a baixa na cobertura vacinal acontece porque elas já não frequentam o pediatra como rotina e as famílias acabam esquecendo os reforços necessários nessa fase. Ela ressalta ainda que algumas vacinas precisam de um trabalho mais focado dos órgão de saúde, por isso a importância das campanhas, e outras apresentam baixa cobertura por problemas pontuais de desabastecimento. “Então, é multifatorial”, ressaltou, segundo a Agência Brasil.

CONTINUE LENDO

Itagimirim: Bando explode agência e faz moradores como reféns

  • G1 Bahia
  • 16 Set 2017
  • 11:42h

Agência teve estrutura completamente destruída após explosão, na madrugada deste sábado (Foto: Lucas Paulo Monteiro da Silva/ Arquivo pessoal)

Uma agência bancária do Banco Bradesco ficou destruída após ser explodida por um grupo de criminosos na madrugada deste sábado (16) na cidade de Itagimirim, sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. A ação foi por volta das 1h50. Cerca de nove homens chegaram no local e explodiram caixas eletrônicos da agência. Eles fugiram pela BR-101, sentido Eunápolis. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer perícia no local. Não há informações sobre a identidade dos autores do ataque. Até a manhã deste sábado ninguém foi preso.

Resultados de concurso da PM e Corpo de Bombeiros da Bahia são adiados

  • 16 Set 2017
  • 10:59h

Foto: Ilustração

Os resultados da primeira e segunda etapas do Concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que seriam divulgados nesta sexta-feira (15), foram adiados para a próxima sexta (22). Segundo a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o resultado será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no site da Saeb, no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).  Ainda segundo a Saeb, o cronograma provisório do certame, publicado no anexo II do Edital Saeb 01/2017, trazia a previsão de o resultado ser publicado no dia 15 deste mês. No entanto, a prorrogação foi necessária em função da complexidade e da abrangência do concurso, o maior já realizado para a Polícia Militar no Estado, com cerca de 150 mil inscritos.

Chapada: Homem que atuava como guia morre e dois militares ficam feridos em capotamento de veículo

  • 16 Set 2017
  • 10:15h

Um homem que trabalhava como guia morreu e dois militares ficaram feridos depois que o carro onde eles estavam capotou, na tarde da última quinta-feira (14), em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. Nenhuma das vítimas teve o nome revelado. O guia chegou a ser socorrido, mas morreu quando estava sendo encaminhado para o hospital. Já os militares, um sargento e um cabo, passaram a noite em observação e receberam alta nesta sexta (15). As vítimas trabalhavam para verificar como estava o funcionamento da distribuição de água na região através dos carros pipas. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Zona Rural de Brumado: Homem de alta periculosidade é preço em flagrante pela Polícia Civil

  • Brumado Urgente
  • 16 Set 2017
  • 09:30h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil (20º Coorpin), prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (14), no distrito de Ubiraçaba, Elielson Carvalho de Menezes, de 23 anos, vulgo “ Neguinho de Bajara” em Brumado. O homem foi preso possuindo uma espingarda calibre 32 com numeração suprimida e 5 cartuchos do mesmo calibre. Segundo a polícia, o mesmo é muito temido pela população da Zona Rural daquela localidade. No momento da prisão, ele tentou comprar os investigadores, oferecendo uma quantia de R$ 3.500,00 para não ser levado para a delegacia. Ele é suspeito de praticar inúmeros assaltos e já foi preso pelo crime de furto. O acusado foi autuado em flagrante delito e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e corrupção ativa, bem como pelos demais crimes contra o patrimônio praticados contra diversas vítimas.