Brumado: Campanha de arrecadação de brinquedos é realizada pela Associação de Moradores do Bairro Baraúnas

  • Brumado Urgente
  • 06 Out 2017
  • 09:00h

Foto: Divulgação

Com o dia em que é comemorado o Dia das Crianças chegando, 12 de outubro, a Associação de Moradores do Bairro Baraúnas está se mobilizando em uma campanha para arrecadar brinquedos e posteriormente distribuí-los para as crianças. Toda ajuda será bem vinda. Veja como ajudar: Até o dia 10 de outubro a doação poderá ser feita em alguns pontos. Pety Cosméticos, Madeireira Real, Mineira Calçados, Amorim Pisos, Farmácia São Camilo, Açaí.Com, Pai Bahia (Praça da Prefeitura), Elite Cursos (Praça do Jurema).

Janaúba: Morre professora que tentou salvar crianças em creche de MG; nº de mortos em incêndio chega a 7

  • Uol
  • 06 Out 2017
  • 08:40h

Foto: Reprodução/Facebook

Uma professora e uma criança morreram na noite desta quinta-feira (5), após o incêndio em uma creche em Janaúba (547 km de Belo Horizonte), elevando para sete o número de mortos depois que o segurança Damião Soares Santos, colocou fogo em seu corpo e incendiou o local, segundo a Polícia Civil. Entre as vítimas estão cinco crianças de 4 anos, a professora e o segurança. Segundo os Bombeiros, há ainda 31 feridos, sendo 28 crianças e três adultos.Na noite de ontem, foi divulgado que uma sexta criança havia falecido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve um "erro de avaliação dentro do hospital". A criança tem passado por procedimentos de reanimação.A criança que morreu na noite desta quinta estava a caminho de Belo Horizonte para atendimento. O garoto Renan Nícolas estava com 90% do corpo queimado. Já a menina Cecília, também de 4 anos, tem queimaduras em 80% do corpo e sido dada como morta. A professora Heley de Abreu Silva Batista, 43, tentou enfrentar Santos e impedir que o segurança jogasse álcool e, depois, fogo nas crianças, segundo relatos. Heley sofreu duas paradas cardíacas, teve 90% do corpo queimado e estava internada no Hospital Regional de Janaúba em estado gravíssimo. Os nomes das crianças que morreram pela manhã no incêndio são: Juan Pablo Cruz dos Santos, Luiz Davi Carlos Rodrigues, Ruan Miguel Soares Silva e Ana Clara Ferreira Silva.

Argentina empata com Peru na Bombonera e pode ficar fora da Copa de 2018

  • Rádio Nacional
  • 06 Out 2017
  • 08:30h

Em um jogo dramático em Buenos Aires, no mítico estádio La Bombonera, do Boca Juniors, a Argentina empatou com o Peru em 0 x 0, na noite desta quinta-feira, caiu para o 6º lugar nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, com 25 pontos e agora não depende mais apenas de si para alcançar a vaga entre os quatro primeiros colocados que se classificam para o mundial. Faltando apenas uma rodada, mesmo vencendo o Equador na próxima terça-feira (10), os argentinos garantem apenas a repescagem para disputar uma vaga na Rússia com a Nova Zelândia, representante da Oceania. Já um empate pode até deixar o time de Messi definitivamente fora da copa, a depender dos resultados dos outros jogos. Para chegar nas quatro vagas, a Argentina precisa vencer o Equador e torcer para um empate entre Peru e Colômbia ou por uma vitória do Brasil, seu maior rival e já classificado, contra o Chile. Se perder o jogo em Quito, estará eliminada. O Uruguai, que poderia ter se classificado se vencesse a Venezuela, apenas empatou em 0x0 e depende de um empate no jogo com a Bolívia, penúltima colocada, na rodada final. Os resultados da 17ª rodada das eliminatórias sul-americanas foram os seguintes: Bolívia 0x0 Brasil; Venezuela 0x0 Uruguai; Colômbia 1x2 Paraguai; Argentina 0x0 Peru; Chile 2x1 Equador. Os jogos da última rodada são: Brasil x Chile; Paraguai x Venezuela; Uruguai x Bolívia; Peru x Colômbia; Equador x Argentina.A classificação é a seguinte: 1º, Brasil, 38; 2º, Uruguai, 28; 3º, Chile, 26; 4º, Colômbia, 26; 5º, Peru, 25; 6º, Argentina, 25; 7º, Paraguai, 24; 8º, Equador, 20; 9º, Bolívia, 14; 10º, Venezuela, 9. Pelas eliminatórias europeias, Alemanha e Inglaterra venceram nesta quinta-feira e garantiram suas vagas para a Copa da Rússia. Os resultados foram os seguintes; Irlanda no Norte 1x3 Alemanha; Inglaterra 1x0 Eslovênia; San Marino 0 x 8 Noruega; Azerbaijão 1x2 República Tcheca; Romênia 3x1 Cazaquistão; Montenegro 0x1 Dinamarca; Armênia 1x6 Polônia; Escócia 1x0 Eslováquia; Malta 1x1 Lituânia.

Brumado: Campeonato de Voleibol Amigos de Carlinhos será realizado neste final de semana

  • Ascom - Prefeitura de Brumado
  • 06 Out 2017
  • 08:00h

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, as equipes de vôlei feminino e masculino de Brumado realizarão neste final de semana, nos dias 7 e 8 de outubro, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, o Campeonato de Voleibol Amigos de Carlinhos. A prefeitura já garantiu toda a logística, arbitragem e premiação para a promoção do evento, que contará com a presença de vários atletas da região. O campeonato terá início às 8h30 e, à noite, a partir de 18h, haverá apresentações de grupos de dança e som ao vivo no ginásio. O campeonato é realizado em homenagem a Carlinhos, o Tizil, como era carinhosamente chamado pelos amigos do vôlei, que se foi precocemente. Apesar da partida, seu legado para o esporte permanece através do carinho, dedicação e amizade que sempre teve com todos a sua volta, especialmente com os companheiros do voleibol.

Confederação do Comércio estima que Dia das Crianças deve movimentar R$ 7,4 bilhões

  • Bahia notícias
  • 06 Out 2017
  • 07:30h

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Dia das Crianças movimente R$ 7,4 bilhões. Caso esse número se confirme, haverá um aumento de 3,4% frente a 2016 – o melhor resultado em quatro anos. Os dados da CNC mostram que esta será a primeira alta das vendas depois de dois anos de queda. A entidade, na pesquisa, avalia que o cenário econômico se tornou mais favorável, diante de uma melhora de uma série de indicadores importantes para o consumo.

Após decidir por encerramento, Correios voltam atrás e anunciam continuidade dos serviços do Banco Postal

  • G1
  • 06 Out 2017
  • 07:12h

Os serviços prestados pelo Banco Postal nas agências dos Correios, que estavam programados para ser encerrados a partir da próxima quarta-feira (11) em todo país, serão mantidos, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (5) pela empresa. Na Bahia, o serviço seria suspenso em 440 unidades. "Os Correios e o Banco do Brasil chegaram a entendimento para a continuidade dos serviços do Banco Postal. O acordo a ser formalizado entre as duas instituições permitirá encontrar solução para manter, até 31 de janeiro, o funcionamento de todos os pontos de atendimento do Banco Postal que seriam encerrados no dia 11/10. Nos próximos quatro meses, as duas instituições irão negociar alternativas para viabilizar a permanência da parceria", diz o comunicado da empresa. Não foi informado pelos Correios quando o acordo será formalizado. A assessoria de imprensa dos Correios havia informado que os altos custos de manutenção e segurança tornam "inviáveis" os serviços do Banco Postal. Em todo o Brasil, os serviços deixariam de ser prestados em 1.827 agências da estatal em 12 estados. O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos. Em vários municípios, chega a ser a única opção de acesso bancário. Atualmente, o serviço é oferecidos em 440 unidades dos Correios na Bahia e 6.500 agências dos Correios em todo o país.

UNINTER Brumado: Buscando sempre o melhor para os seus alunos

  • ASCOM - Plena Educacional
  • 05 Out 2017
  • 20:04h

Seca é uma das piores dos últimos anos na Bahia

  • Informações do ANA
  • 05 Out 2017
  • 18:05h

Na Bahia, as chuvas que ocorreram no mês de agosto se concentraram na faixa leste do Estado, onde contribuíram para uma pequena expansão da área sem seca, sobretudo na regiãosul. Vale destacar que essa área sem indício de seca se estende desde o sul da Bahia até a divisa com o estado de Sergipe. No oeste baiano, onde não há registro de chuvas desde o mês de maio (ou seja, quatro meses consecutivos de estiagem), houve uma expansão para noroeste da seca com intensidade extrema (S3), o que resultou na redução da área com seca grave (S2) e a supressão da área de seca moderada (S1). Também no oeste baiano houve um avanço da área de
seca excepcional (S4). Essa mesma severidade da seca também persiste em toda a região norte e grande parte das regiões da Chapada Diamantina e Nordeste do Estado. Quanto aos impactos, apenas na divisa com o estado de Sergipe os impactos continuam sendo de longo prazo (L). Nas demais áreas do Estado, onde há situação de seca, os impactos permanecem de curto e longo
prazo (CL).

Separados na prisão, Geddel, Funaro e Saud trocam provocações em banho de sol

  • Bahia notícias
  • 05 Out 2017
  • 17:00h

Foto: Sindpen - DF

Todos presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o doleiro Lúcio Funaro, e o executivo da JBS, Ricardo Saud, tem se comunicado aos gritos durante o banho de sol. Segundo informações da Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, antes de voltar à cela, grita para o delator da JBS: “Saud, vou te matar”. Do outro lado do muro, Geddel ajuda: “Saud, também vou te matar”. O ex-executivo então responde às provocações: “Cala boca, seu gordo!”. Os três estão separados e não se encontram no banho de sol. Outra medida é um revezamento de advogados para evitar que os três presos se encontrem. Procurados pelo Estadão, o advogado de Saud, Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, afirmou que não comentaria o caso. Os outros dois advogados não foram encontrados. 

Correios abrem concurso para 88 vagas

  • Divulgação
  • 05 Out 2017
  • 16:08h

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou nesta quinta-feira (5) edital com abertura de 88 vagas em cargos de níveis técnico e superior nas áreas de saúde e segurança do trabalho. As provas serão elaboradas pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (9). Os salários oferecidos variam de R$ 1.876,43 a R$ 4.903,05. A empresa também oferece ale alimentação/refeição, vale transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes com deficiência e possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar. A jornada de trabalho será de 4, 6 ou 8 horas diárias. As oportunidades abrangem todos os estados da federação, exceto Mato Grosso. São 12 vagas para Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, 21 para Técnico de Segurança do Trabalho, 2 para Enfermeiro do Trabalho Júnior, 9 para Engenheiro de Segurança do Trabalho, e 44 para Médico do Trabalho Júnior. 10% das vagas para os candidatos portadores de deficiência e 20% para os candidatos negros e pardos. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.iades.com.br, no período das 8h do dia 09 de outubro às 22h do dia 20 de outubro de 2017. A taxa de inscrição será de R$ 50,00 para os cargos de nível médio e técnico e de R$ 70,00 para os de nível superior. O concurso terá apenas uma etapa, o de provas objetivas, que vão cobrar conteúdos de Língua portuguesa, de Raciocínio lógico e matemático, Noções de informática e Legislação aplicada aos CORREIOS, além de conhecimentos específicos a cada cargo em disputa. As provas devem ser aplicadas em 26 de novembro em todas as capitais. Os inscritos terão até 4 horas para  responder 50 questões. Veja o edital aqui

Poupança da CAIXA registra R$ 1,07 bilhão de captação líquida em setembro

  • 05 Out 2017
  • 15:10h

Foto: Divulgação | Caixa

A Poupança da CAIXA fechou o mês de setembro com R$ 1,07 bilhão de captação líquida positiva, somando R$ 2,01 bilhões de captação líquida no acumulado do ano. O resultado mostra que a mudança na remuneração da aplicação não afetou o crescimento da carteira do banco, que ultrapassou a marca de 71 milhões de poupanças ativas. Até 26 de setembro, segundo dados do Banco Central, a CAIXA detinha 38,19% de todos os depósitos de poupança do mercado, com R$ 263,2 bilhões de saldo. “O crescimento dos depósitos nos últimos meses reflete a maior atratividade da poupança em termos de rentabilidade frente a outros investimentos no varejo”, afirma Fábio Lenza, vice-presidente de Produtos de Varejo da CAIXA. “E confirma a confiança da população na segurança e tradição da Poupança da CAIXA.”

MEC lança edital de Enem para presos e jovens sob medida socioeducativa

  • Blog da Resenha Geral
  • 05 Out 2017
  • 14:00h

Foto: Divulgação

Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade poderão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital específico para esse público foi publicado nesta segunda (2) no Diário Oficial da União. Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL devem assinar o termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 13 deste mês. As inscrições dos participantes deverão ser feitas entre os dias 9 e 20 próximos. Já as provas serão aplicadas em 12 e 13 de dezembro. Cada unidade prisional ou socioeducativa indicada terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição, e será responsável pela realização e acompanhamento das inscrições. Os participantes, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.

Ministério Público edita nota técnica de 'tolerância zero' ao nepotismo

  • Divulgação/MP
  • 05 Out 2017
  • 13:00h

O combate à prática do nepotismo subiu mais um degrau como prioridade máxima da atuação do Ministério Público estadual na estratégia de enfrentamento à corrupção. Uma nota técnica produzida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam) foi encaminhada em setembro a todos os promotores de Justiça da área, a fim de reforçar a ação sistemática contra o nepotismo no estado. Apesar de não ser impositiva, a nota subsidia os promotores de Justiça a partir de um entendimento uniforme. A partir de uma compreensão mais rigorosa, a nota prioriza uma atuação ministerial que considere nepotismo quaisquer nomeações de parentes de prefeitos até o terceiro grau para cargos políticos, a exemplo de secretários municipais. É a chamada “tolerância zero” ao nepotismo. A orientação técnica se baseia no entendimento mais recente dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio de Melo do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em decisões monocráticas proferidas em 2017, foram mais taxativos ao analisar o preenchimento de cargos políticos por familiares à luz da Súmula Vinculante nº 13, na qual a Corte aponta as situações que configuram nepotismo. Segundo o coordenador do Caopam, promotor de Justiça Luciano Taques, estas decisões partiram da compreensão de que a Súmula considera como nepotismo a pura e simples nomeação de cônjuge, companheiro, parente ou afim, até terceiro grau, para cargo político. “A caracterização direta do nepotismo independe, nesses casos, da avaliação de qualquer outra circunstância, além da relação familiar ou afetiva. Ou seja: uma vez constatada essa relação, está caracterizado o nepotismo”, explica a nota. 

O promotor destaca que o STF nunca excluiu a possibilidade da nomeação de parentes para cargos políticos ser considerada prática de nepotismo, mas antes a Corte sempre a condicionava à presença de situações específicas. “É certo que o STF possui firme jurisprudência admitindo a caracterização de nepotismo no preenchimento de cargos políticos, uma vez constatada a presença de alguns dos seguintes requisitos: fraude à lei, nepotismo cruzado, falta de qualificação técnica, inidoneidade moral, troca de favores e evidente inaptidão do nomeado para o exercício do cargo”, discrimina a nota. Segundo Luciano Taques, basta um destes requisitos para configurar a prática irregular.

CONTINUE LENDO

Brumado: Aprovado na Câmara de vereadores projeto que cria mais três distritos no município

  • Brumado Urgente
  • 05 Out 2017
  • 12:40h

Na última sessão do legislativo, (02), foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei n° 034/2017, de autoria de Leonardo Quinteiro Vasconcelos, presidente do legislativo, que cria mais três Distritos rurais em Brumado. Essa medida foi tomada com o intuito de proporcionar a população melhores condições de assistência administrativa aos moradores das localidades. Atualmente Brumado conta com três distritos e após sansão do prefeito passarão a ser seis. Os novos Distritos são: Umburanas, na região do distrito de Cristalândia, Samambaia, na região de Ubiraçaba, e Arrecife, na região do distrito de Itaquaraí.

Geddel vendeu avião por R$ 700 mil à J&F em 2012

  • 05 Out 2017
  • 12:00h

Foto: Evandro Filho / Divulgação

A J&F, holding que controla a JBS e outras companhias dos irmãos Joesley e Wesley Batista, comprou um avião do ex-ministro Geddel Vieira Lima em 2012, no valor de R$ 700 mil. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a transação foi realizada no período em que Geddel ainda era vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, responsável, portanto, por liberar empréstimos a empresas, incluindo as do grupo. As investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal aponta que Geddel, entre 2011 e 2013, atuou para liberar crédito à J&F em troca de propina. O avião vendido por Geddel à J&F é uma Piper Seneca prefixo PT-WNP – a aeronave foi declarada pelo político como um de seus bens do político nas eleições de 2006 e 2010. Com dois motores, o modelo é destinado à aviação executiva. Segundo Folha, documentos apontam que a aeronave foi comprada em 2003 pelo peemedebista por R$ 210 mil. Deste modo, quando foi revendida em 2012 à J&F, registrava uma valorização de 90%, eliminada a inflação. Após a operação, o avião mudou de propriedade outras três vezes: em janeiro de 2013 para a empresa Rodopa Alimentos por R$ 651 mil, quatro meses depois de um ex-diretor da JBS, Sérgio Longo, ter comprado a Rodopa Alimentos. No ano seguinte, a JBS arrendou fábricas desta companhia com autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em setembro de 2014, a aeronave foi recomprada pela J&F por meio da JBS. Em março do ano passado, a JBS vendeu o avião para a Vegas Constutora, sediada no interior de São Paulo. Já Geddel adquiriu a aeronave da Politec, empresa do setor de tecnologia da informação, em valor considerado baixo por especialistas no mercado de aviação – à Folha, eles afirmam que um avião deste modelo custaria em torno de R$ 800 mil. O valor desembolsado pela J&F, no entanto, estaria dentro dos padrões do mercado. A Politec é citada em contratos suspeitos com o poder público e foi denunciada na Operação Caixa de Pandora, que apurou irregularidades em contratos no governo do Distrito Federal. A empresa também foi investigada na CPI dos Correios. Em 2009, ao ser questionado sobre o avião, Geddel disse que foi uma doação de seu pai, o ex-deputado Afrísio Vieira Lima. Nessa mesma época, a reportagem revelou que o piloto do avião integrava o gabinete de um aliado do peemedebista na Câmara dos Deputados. Além do avião, o ex-ministro tem outras relações com a JBS: dono de fazendas na região de Itapetinga, no médio sudoeste baiano, ele vende gado para a JBS, que possui um frigorífico no município.