Governo abre em novembro concurso nacional para o Mais Médicos

  • 16 Out 2017
  • 19:00h

Em novembro, o Ministério da Saúde vai abrir novo concurso para selecionar brasileiros para o programa Mais Médicos, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha. Segundo a publicação, apesar da intenção declarada de substituir os médicos cubanos por profissionais do país, a dependência deles ainda é grande já que boa parte dos doutores brasileiros abandona o posto depois de seis meses. Quando isso ocorre, Cuba é acionada para enviar seus médicos. A coluna revela que no último concurso, em fevereiro, 6.285 médicos brasileiros se inscreveram, para 2.320 vagas. Só 1.626 se apresentaram para trabalhar. Destes, cerca de 30% já deixaram seus postos. Ainda de acordo com o jornal, o governo cubano está incomodado com a falta de clareza sobre o número de médicos do país que ainda serão chamados para vir ao Brasil. Reclamou da situação com o ministro Ricardo Barros.

Menino de 6 anos morre após comer bolo envenenado pela tia

  • Correio
  • 16 Out 2017
  • 18:00h

Luis Felipe Moura Teixeira Conceição, 6 anos, morreu após comer um bolo envenenado na casa da avó, na zona rural de Santo Estevão, no Centro Norte da Bahia. O caso aconteceu no final da tarde deste domingo (15), na casa da avó do menino, na Fazenda Paulista.  Segundo a delegada Camila Guimarães, da Delegacia de Santo Estevão, a tia, que tem esquizofrenia, é suspeita de ter envenenado o bolo. "Como é esquizofrênica, ela não faz isso com o intuito de matar alguém. Ela já envenenou vários animais e também colocou veneno no leite da casa, em uma dessas vezes o pai consumiu o leite e acabou passando mal", explicou. Luis Felipe chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Santo Estevão, mas não resistiu e morreu na unidade. Segundo a delegada, ninguém mais consumiu o bolo contaminado. 

Médico é sequestrado com ambulância para atender a criminoso baleado

  • B News
  • 16 Out 2017
  • 17:00h

Um médico foi sequestrado junto com a ambulância de um posto de saúde na madrugada de domingo (15), no Complexo da Maré, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (16), criminosos invadiram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré por volta das 2h45 de domingo. Em seguida, roubaram a ambulância, sequestraram o médico e o levaram a uma clínica da Baixada Fluminense, para prestar atendimento a um criminoso que havia sido baleado em confronto com policiais militares horas antes. O médico já foi liberado pelos sequestradores e retornou para sua casa. A ambulância foi encontrada pelos policiais às 11h de domingo. A Delegacia de Bonsucesso (21ª DP), que investiga o caso, está buscando identificar a prender os criminosos. O motorista da ambulância presenciou toda a ação e já prestou depoimento na delegacia. Os policiais aguardam o médico para que ele também possa ser ouvido.

Congresso terá semana com foco em denúncia contra Temer e retorno de Aécio

  • Agência Brasil
  • 16 Out 2017
  • 16:00h

Nesta semana, as atenções de deputados e senadores estarão voltadas principalmente à análise pela Câmara da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), além da decisão sobre o futuro de Aécio Neves (PSDB-MG), afastado do mandato pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  A partir de terça-feira (17), quando retornam a Brasília depois do feriado prolongado do dia 12 de outubro, os deputados se concentrarão na análise, discussão e votação na Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Câmara da denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente Temer e ministros. O parecer sobre a peça foi apresentado na última terça-feira (10) pelo relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a rejeição do prosseguimento da denúncia, afirmando que ela se baseia em “delações espúrias, sem credibilidade não havendo justa causa para o prosseguimento da ação penal”. Como foi concedido pedido de vista coletivo, o presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), marcou para terça-feira (17), a partir das 10h, o início das dicsussões da denúncia e do parecer do relator. Pacheco informou que seguirá os mesmos procedimentos adotados na apreciação da primeira denúncia contra o presidente: cada membro da CCJ terá 15 minutos de fala – 66 titulares e 66 suplentes. Serão concedidos ainda 10 minutos para não membros da comissão, contra e a favor do prosseguimento da denúncia, com até 20 em cada grupo. Cada advogado dos denunciados terá 20 minutos para o pronunciamento final. A votação do parecer na CCJ poderá ocorrer na quarta ou na quinta-feira, a depender do ritmo das discussões. Qualquer que seja o resultado da votação na comissão, o parecer será encaminhado para discussão e votação em plenário da Câmara, prevista para terça (24) ou quarta-feira (25). Para que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigar o presidente e os ministros, serão necessário 342 votos favoráveis de deputados ao prosseguimento da denúncia.

Senado

Enquanto a Câmara se dedica à analise da denúncia, os senadores devem deliberar já na terça-feira (17) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou do mandato o senador Aécio Neves. Na última semana, os ministros da Corte decidiram que caberá à Casa Legislativa confirmar ou não as medidas cautelares determinadas pelo STF a parlamentares, como o afastamento do mandato, o recolhimento noturno, dentre outras. Na sessão de terça-feira, os senadores devem decidir sobre o retorno de Aécio ao mandato, revogando ou não a medida cautelar adotada contra ele. A grande polêmica, ainda sem definição, é se essa votação será feita de forma aberta ou secreta. 

Bebê é resgatado após ser abandonado perto de lixeira em Salvador

  • Correio
  • 16 Out 2017
  • 15:00h

Uma bebê foi encontrada abandonada em uma caixa de papelão próximo a uma lixeira, no bairro de Vista Alegre, na noite deste domingo (15). Segundo informações do comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi), major Roberto Araújo, a bebê foi achada na 1ª Travessa de Vista Alegre por volta das 21h, e ainda estava com o cordão umbilical.Uma equipe da 18ª CIPM foi até o local após uma denúncia registrada no Centro Integrado de Comunicações (Cicom). "Assim que constataram que era um bebê mesmo, os policiais conseguiram um cobertor e chamaram o Samu, que fez o encaminhamento para o hospital", contou o major Roberto. Segundo o comandante, após ser enrolada com o cobertor, a bebê ficou tranquila e não chorou. Não há pistas de quem abandonou a bebê na rua. Após ser atendida por uma equipe do Samu ainda no local, a bebÊ foi encaminahda para a maternidade do Hospital João Batista Caribé. Na manhã desta segunda-feira (16), o comandante vai visitar a bebê na maternidade.

Brumado: Acidente entre Hilux e Gol é registrado nos cruzamentos da Av. João Paulo I e Rua Manoel Fernandes

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2017
  • 14:49h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

A atenção no trânsito e a observância dos regulamentos deve ser uma constante entre os condutores de veículos automotores, e é algo que pode salvar vidas. Já o oposto, mesmo que seja por uma fração de segundos pode causar um acidente. E dentro deste contexto de trânsito é que a equipe do Brumado Urgente flagrou por volta das 12h: 45min de hoje (16), um acidente nos cruzamentos da Avenida João Paulo I e a Rua Manoel Fernandes, que apesar do impacto frontal entre os carros, ao que tudo indica não houve feridos com gravidade, entretanto, ficaram os prejuízos materiais, tanto a pick-up Hilux quanto o veículo gol ficaram bastante avariados. As equipes do SAMU 192 e do SMTT estiveram presentes prestando assistência no local, já o tráfego controlado pelos agentes de trânsito fluía com normalidade no local.

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

PRF prende mulher transportando cocaína em Vitória da Conquista

  • 16 Out 2017
  • 14:30h

Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu no último sábado (14), uma mulher transportando cocaína em um ônibus que seguia de São Paulo/SP com destino a Euclides da Cunha/BA. O flagrante ocorreu no KM 839 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado. Durante a fiscalização no compartimento de passageiros, os PRFs encontraram uma sacola plástica contendo 2.200 papelotes de cocaína, pesando aproximadamente 2,2 Kg. Diante do nervosismo apresentado pela passageira que estava sentada próximo onde a droga foi localizada, os policiais a conduziram a Unidade Operacional da PRF. Questionada pelos agentes a mulher informou que por certa quantia em dinheiro estava levando o entorpecente para Monte Santo/BA. A mulher, de 27 anos, foi presa e levada para a delegacia de polícia judiciária local onde irá responder por tráfico de entorpecentes.

Tragédia: Pai e filho morrem afogados no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

  • BJL noticias
  • 16 Out 2017
  • 13:54h

O que deveria ser um momento de diversão para uma família, se transformou em tragédia na tarde deste domingo(15), em Bom Jesus da Lapa, quando pai e filho morreram afogados na Praia da Coroa, no rio São Francisco..  Segundo informações Melquizedeque estava brincando de passar a bola com a irmã, a bola passou da boia em uma parte mais funda, ele foi buscar e começou afundar, o pai vendo que o menino estava se afogando, tentou salvar o filho e nesta tentativa acabou sendo levado também pela água, culminando assim numa tragédia. Pessoas que estavam na praia tentaram salvar, no entanto não deu tempo alcançar os dois, e os corpos afundaram e sumiu no local. A Marinha foi acionada deu busca no local até o fim da tarde do domingo, no entanto sem sucesso. Os corpos até o momento ainda não foram encontrados. Paulo residia na Rua São Cristóvão, no Bairro Cavalhada, em Bom Jesus da Lapa. Ele era evangélico e exercia o cargo de presbítero na Igreja Assembleia de Deus.

Trecho entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora registra dois acidentes neste domingo (15)

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2017
  • 13:00h

Foto: Reprodução/WhatsApp

No final da tarde deste domingo (15), dois acidentes foram registrados na rodovia BA-148, entre as cidades de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O primeiro foi registrado próximo ao balneário municipal, onde um carro Fiat Uno capotou, eram seis ocupantes no veículo, sendo quatro crianças, todos tiveram ferimentos leves e foram socorridos por uma equipe do SAMU 192. O segundo acidente ocorreu com uma colisão entre um veículo Gol com placa de Brumado, que colidiu com uma caminhonete S10. Ninguém ficou ferido.

Brumado: Farmácia Economize +; Medicamentos com até 70% de descontos

  • 16 Out 2017
  • 11:02h

Brumado: Placas de trânsito são renovadas por todo o município para melhor fluidez no trânsito

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2017
  • 11:00h

Foto: Divulgação

Aproximadamente 30 placas de sinalização de trânsito estão sendo colocadas pelo centro da cidade em Brumado. As placas são sobre informações sobre ruas, rodovias, logradouros públicos, rotas das cidades da região. As placas trazem os novos padrões utilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que é quem está fazendo essa substituição das placas em Brumado, que faz parte do programa de recuperação asfáltica da BR-030. As placas respeitam cores e tamanhos estabelecidos e devem ajudar na fluidez do trânsito na cidade, sempre orientando o condutor e os pedestres.

Diocese de Caetité recebe doação ilegal de imóvel público do município de Guanambi

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2017
  • 10:40h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Por meio de uma Lei Municipal 1.148/2017, o Prefeito de Guanambi Jairo Magalhães, doou 600 m² de uma área destinada à praça pública no bairro Sandoval Morais, de forma ilegal. Essa doação foi feita sem observar as normas legais e a própria Lei Orgânica do Município de Guanambi, e a doação teve destinação para a Diocese de Caetite-Paróquia São Geraldo Magela, mesmo sem que a referida Diocese tenha solicitado formalmente tal pleito e sem qualquer projeto estrutural, e ainda tendo a Igreja Católica diversos imóveis em Guanambi, sem aproveitamento de seus espaços próprios. A Diocese já recebeu até mesmo notificação extrajudicial quanto á ilegalidade da doação, sem que ainda tivesse manifestado para a PROBUS, entidade notificante, estando ciente das consequências judiciais pertinentes, inclusive manejo de representação por improbidade administrativa e impetração de ação popular constitucional. Conforme informado pela referida entidade, o Prefeito de Guanambi demonstra trilhar o mesmo caminho criminoso de seu antecessor, que hoje possui um rol de ações judiciais por conta de doações ilegais de bens do patrimônio público municipal, pois nos últimos dias encaminhou vários projetos de leis de doação de bens municipais para algumas empresas guanambienses, sendo que algumas sequer possuem empregados registrados, o que configura verdadeira dilapidação do patrimônio público municipal.

Final do 4º Campeonato de Futebol de Itaquaraí foi realizada neste domingo (15)

  • 16 Out 2017
  • 10:02h

Neste domingo (15), aconteceu a final do 4º Campeonato de Futebol de Itaquaraí, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A equipe de Itaquaraí ergueu o título de grande campeã do torneio em uma partida emocionante disputada contra o time de Aracatu. Um dos organizadores do evento, Florisvaldo, o popular Deguinha, destacou que o apoio logístico e de material concedido pela prefeitura para realização do campeonato foi de suma importância para promoção de um evento de alto nível técnico e muito bem organizado. “Quero agradecer às equipes, à Prefeitura Municipal, à Associação de Moradores, especialmente à Secretária de Esportes, Acácia Gondim, e ao Diretor de Esportes, Jobson Rocha, pelo apoio concedido. Sem esse apoio não seria possível realizar o campeonato”, destacou. Ele ainda ressaltou que o evento reuniu famílias da comunidade para um momento de lazer e descontração.

Brumado: 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-jitsu foi realizada com destaque para participação de atletas brumadenses

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2017
  • 09:00h

Foto: Brumado Urgente

Foi realizada na manhã deste domingo (15), na quadra da Escola Santa Rita, a 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-Jitsu, e contou com a participação de diversos competidores entre crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Os atletas que eram da região sudoeste, de Brumado, Vitória da Conquista e etc, fizeram diversas lutas entre os níveis de faixa Branca, Azul, Roxa e Marrom. Os atletas brumadenses se destacaram e conseguiram diversas medalhas.

Câmara de Vereadores convida para cerimônia de entrega de título de cidadão ao Desembargador Lourival Trindade

  • 16 Out 2017
  • 08:00h

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado tem a honra de convidar a toda população brumadense para a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade, que acontecerá no próximo dia 20 de outubro de 2017, as 19h00, no plenário da Casa Legislativa.