Plano de saneamento acontecerá só para municípios baianos com menos de 50 mil habitantes

  • Da Redação
  • 03 Fev 2014
  • 17:52h

(Foto: Reprodução)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinaram um acordo para capacitar técnicos de 50 municípios baianos com população abaixo de 50 mil habitantes para formulação do Plano Nacional de Saneamento Básico. Para ter direito a verbas federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinadas a obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos, as prefeituras precisam elaborar o plano de saneamento. As cidades que receberão os recursos serão definidas por meio de edital, conforme publicação no Diário Oficial da União, a partir de critérios como número de habitantes (abaixo de 50 mil), baixo índice de cobertura de abastecimento de água, baixo IDH Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta incidência de doenças diarréicas, maior porcentual de população rural, entre outros. Os planos de saneamento devem envolver quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos.

P.M.Alto: Professora se apresenta à Polícia e deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável

  • Sudoeste Bahia
  • 03 Fev 2014
  • 17:40h

A professora e estudante do Curso de Direito, Mônica Souza Santos (30), que ganhou fama e notoriedade ao protagonizar imagens “calientes”, onde ela aparece praticando sexo oral com um adolescente de 13 anos, o qual era seu aluno, se apresentou à Polícia na manhã desta segunda-feira (03). Ouvida pelo delegado titular da 22ª Coorpin, Joseberto Ribeiro Cruz, que ouviu o relato da professora, que estava acompanhada de um advogado. Ela, em seu depoimento, garantiu que não fugiu da cidade, como foi especulado, mas que, devido à grande repercussão do fato, teve que se mudar para a cidade de Guanambi, para a casa de parentes. Segundo o delegado “Mônica deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável, pois o aluno tinha menos de 14 anos”.O Ministério Público e o Conselho Tutelar de Palmas de Monte Alto também abriram uma investigação sobre o caso, para saber qual foi o local da filmagem e se houve algum tipo de coação por parte da professora ou se foi em um local público. O caso fez com que a pacata Palmas de Monte Alto ficasse conhecida nacionalmente e figurasse em boa parte da mídia nacional, que está fazendo uma grande exploração do fato, já que existe um vídeo com as imagens que comprovam que houve mesmo atividade sexual entre a professora e o aluno de 13 anos.  

Aposentada adquiriu fogão com defeito e até o momento não conseguiu solução para o seu problema

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 15:36h

O Fogão ainda continua na casa da cliente à espera de uma solução (Foto: Divulgação)

A implantação de uma unidade do PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – seria muito bem vinda em Brumado, mas isso acabou esbarrando nas promessas dos políticos e na legislação, já que no terreno duro da realidade, consumidores continuam sendo lesados, tendo como único órgão de defesa o Juizado Especial Cível de Causas Comuns e Defesa do Consumidor, que apesar dos grandes esforços de seus componentes, não vem resolvendo casos que remontam às grandes empresas, que muitas vezes não enviam seus representantes para as audiências, deixando os clientes insatisfeitos na “rua da amargura”, sem se falar no enorme espaço de tempo até que o caso seja analisado pela Justiça, já que existe um grande acúmulo de trabalho na Vara Civil de Brumado. Foi esse o caso da aposentada Analia Olinda e Silva, que teve uma audiência de conciliação no dia 08 de julho de 2013, devido à compra de um fogão de seis bocas numa filial local da rede de lojas Eletrosom, o qual apresentou defeitos em sua estrutura e, devido a isso, ela foi, primeiramente na própria loja, buscar os seus direitos, mas como não conseguiu êxito acabou indo ao Juizado de Pequenas Causas, mas, até o momento, mesmo com o fogão já totalmente quitado, a referida loja, segundo ela, não se prontificou a sanar o problema e trocar o produto. O Brumado Urgente falou com a aposentada que não escondendo a sua indignação declarou que “como que pode acontecer uma coisa dessas, é um absurdo, é uma falta de respeito com nós consumidores, que muitas vezes fazemos uma grande economia para comprarmos produtos de marca e, quando conseguimos, estes vêm com defeito e a loja responsável não se prontifica a resolver o problema, como aconteceu comigo”. Ela subiu o tom ao citar que “realmente é necessário que tivéssemos uma unidade do Procon em Brumado, já que, infelizmente, apesar de todos os esforços do Tribunal de Pequenas Causas, existem casos que são muito complicados de serem resolvidos”. E finalizou disparando que “após tanto tempo eu não quero nem mais um fogão novo, quero o meu dinheiro de volta com direito a danos morais inclusive, porque a “via crucis” que eu passei buscando os meus direitos não foi pouca não”. 

A aposentada fez questão de mostrar o carnê da quitação do produto (Foto: Divulgação)

Guanambi: Hospital Regional é alvo de sucessivas reclamações de usuários

  • Sudoeste Bahia
  • 03 Fev 2014
  • 15:03h

Foto: Arquivo Sudoeste Bahia

Que a Saúde no Brasil não anda lá muito bem das pernas, isso é inquestionável, mas existem casos onde o descaso e o abandono do setor causam revolta na população. O município de Guanambi, um dos mais prósperos da região sudoeste, segundo inúmeras denúncias que vêm sendo feitas, estaria enquadrado neste contexto, já que vários incidentes negativos estariam ocorrendo no Hospital Regional Dr. Juca Bastos, o maior da região. A mídia vem tendo um papel importante diante desses fatos, contribuindo para que a situação não venha a piorar ainda mais. Relatos de descaso, atendimento deficiente vêm sendo feitos constantemente contra a administração do órgão, que têm se mantido em silêncio até o momento. No último final de semana um caso ganhou repercussão, quando um aposentado teve um início de AVC, sendo somente socorrido pelos médicos de plantão, após o seu genro ter feito um escândalo. “Foi um ato de verdadeira omissão de socorro neste hospital, que passa por dias difíceis, com uma péssima administração, onde não existe atendimento imediato no setor de emergência”, relatou Paulo Ribeiro que ainda fez questão de declarar que “Quantas pessoas que não têm coragem de fazer o que eu fiz vão precisar morrer por falta de socorro?Quando as pessoas irão acordar para este absurdo? Nós cidadãos de bem não podemos aceitar mais essa situação que está passando este hospital, precisamos de solução urgente!”. Espera-se para a manhã desta segunda-feira (03) um comunicado por parte da direção do Hospital Regional visando esclarecer esses fatos. 

Conquista: Escorpiões invadem loja e provocam pânico na Praça do Gil

  • Blog do Anderson
  • 03 Fev 2014
  • 13:02h

(Imagem Ilustrativa)

Um imóvel na Praça Orlando Leite (Praça do Gil), em Vitória da Conquista, é motivo de transtornos para trabalhadores de uma loja e população. Na última semana o Blog do Anderson esteve in loco observando as condições do espaço onde funcionava um bar. De acordo com o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo Barros Cairo, o problema tem causado “pânico na proprietária, em funcionários e clientes, sendo surpreendidas por escorpiões, estruturas desprendendo da lajem frontal, causando sustos em transeuntes, e possivelmente morte de crianças, idosos, até mesmo adultos, se forem atingidos na cabeça. O imóvel, semi-destelhado, com ratos, baratas”. “André Cairo constatou mais uma vez a veracidade do fato, tendo ido várias vezes no ano passado a Secretaria de Serviços Públicos e Vigilância Epidemiológica denunciando o sério problema, sem que providências urgentes fossem tomadas”, disse Cairo por meio de nota enviada ao Blog do Anderson, afirmando está preparando um dossiê consistente, onde ingressará com uma Representação no Ministério Público para solução definitiva, desde quando o problema persiste.

Epidemia por novo subtipo da dengue deve fazer mais vítimas em 2014

  • Informações do Bahia Notícias
  • 03 Fev 2014
  • 12:41h

Divulgação

Um novo subtipo da dengue classificado como DEN-4 deve fazer mais vítimas neste ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, dos 4.460 casos da doença confirmados no país, entre janeiro e julho de 2013, 58,9% eram do recém-descoberto DEN-4. Doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, a dengue pode causar uma diminuição na quantidade de plaquetas – o que induz sangramento – e de leucócitos, glóbulos brancos que integram o sistema imunológico. No Brasil, atualmente há quatro subtipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Segundo o infectologista José Ribamar Branco, a dengue hemorrágica, a forma mais perigosa, “é a evolução de um caso clássico da doença por falta de diagnóstico e acompanhamento médico ou por automedicação", esclarece. Os primeiros casos da doença foram diagnosticados no país em 1692. Ao longo dos séculos, a dengue alternou períodos de maior contaminação com outros de menor incidência, porém, em 2008, ela se tornou uma epidemia. Nos últimos cinco anos, mais de cinco milhões de casos prováveis já foram registrados.

Segundo Adonato Moreira, política se faz com respeito e credibilidade e não com dinheiro

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 10:15h

(Foto: Divulgação)

As recentes declarações veiculadas na mídia local, sobre as quais pairou a leitura de que o dinheiro é fundamental para se ingressar na vida pública causaram um alvoroço na classe política local, que, nos bastidores não poupou críticas a essa atribuição. Mostrando um diferencial, o presidente do PROS, Adonato Moreira, resolveu se pronunciar sobre essa situação, já que segundo ele, “essas declarações não podem ser aceitas de forma natural, pois esse é um pensamento singular, a grande maioria não pensa dessa forma”. A celeuma se instalou, justamente, nesse sentido, pois teria sido atribuída como condição “sine qua non” para se obter o sucesso nas urnas, uma conta bancária recheada. Para Moreira “esse não é, e nem deveria ser, o fator imprescindível para se fazer política, já que deixa no ar, o que todos estão abominando nesse momento, que é a corrupção, pois se declarar que não se tem dinheiro para arcar uma campanha e como se estivesse dizendo que a votação só acontece se houver dinheiro por trás”, e ainda argumentou que “não se entra na vida pública para se ficar mais rico ou mais pobre, quem pensa dessa forma está totalmente equivocado, pois o verdadeiro sentido é ser voluntário, de atender os desejos do povo, por isso o fator monetário dá lugar ao respeito e credibilidade, esses sim são vitais para o bom desempenho de um cargo público” e arrematou “política se faz com compromissos e não com recursos financeiros, esse é o lema da atual política de nosso país”.  Adonato Moreira que já se candidatou a vereador, com votações expressivas, agora, já ensaia a sua pré-candidatura visando uma cadeira no Congresso Nacional e reafirma que “não podemos abandonar os nossos ideais, por isso continuo firme na minha busca de poder contribuir para que Brumado possa atingir o seu destino de grandeza”. Ele que irá receber na próxima semana o título de cidadão brumadense, já tem um legado muito significativo em Brumado, mas começou a sua trajetória política no estado do Ceará, onde aprendeu os primeiros passos na vida pública com o ex-governador Ciro Gomes que foi um grande incentivador.

Tribunal de Justiça da Bahia troca de comando sob correição do CNJ

  • BTH Com Agência CNJ de Notícias
  • 03 Fev 2014
  • 09:38h

Desembargador Eserval Rocha (Foto: Reprodução)

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, assume o comando do Poder Judiciário baiano nesta segunda-feira (03), às 9 horas, em sessão solene, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Na cerimônia, também serão empossados os demais membros da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça para o biênio 2014/2016: a desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, nova 1ª vice-presidente; a desembargadora Maria da Purificação da Silva, que responderá pela 2ª vice-presidência; o desembargador José Olegário Monção Caldas, novo corregedor-geral da Justiça, e a desembargadora Vilma Costa Veiga, nova corregedora das Comarcas do Interior. Antes da cerimônia ocorrerá a entrevista coletiva do ministro Francisco Falcão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, falará sobre a continuidade do trabalho de correição no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), que tem início no mesmo dia. Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça estará em Salvador até o dia 5 para dar continuidade à correição instaurada em abril de 2013. Os trabalhos serão realizados das 9 às 18 horas e terão como foco as unidades administrativas e judiciais de primeiro e segundo grau, além dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro. Afastamento preventivo – A primeira fase da correição, realizada em abril de 2013, resultou no afastamento preventivo do ex-presidente do TJBA, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, e de sua antecessora no cargo, a desembargadora Telma Brito. Os dois magistrados respondem a processos administrativos disciplinares no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por problemas na gestão de precatórios e omissões administrativas. Na época, a Corregedoria identificou também irregularidades nos serviços notariais e de registro, como a ausência de realização de concurso, que contraria a determinação de inspeção anterior do órgão. De acordo com a Portaria número 21, a correição realizada em 2013 foi motivada por indícios de descumprimento de determinações anteriores da Corregedoria Nacional de Justiça, feitas nas gestões dos ministros Gilson Dipp e Eliana Calmon.Durante a correição, não haverá suspensão dos trabalhos forenses no TJ-BA, que prosseguirão regularmente.

Brumado: Legislativo retoma os trabalhos nesta segunda-feira (03) em clima de ano eleitoral

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 09:30h

O clima tranquilo do final de 2013 pode não ser o mesmo em 2014 devido às eleições (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Após o tradicional recesso das férias, o Poder Legislativo de Brumado volta às suas atividades normais nesta segunda-feira (03), inclusive com a realização de uma sessão ordinária, que será transformada em solene na sequência. Neste ano de 2014, a volta dos parlamentares acontece dentro de um clima político, já que acontecerão as eleições nas esferas estadual e nacional, o que, certamente, movimentará os bastidores, acalorando ainda mais as discussões. As duas bancadas, situação, formada por 7 vereadores e, oposição, com 6, podem ter conflitos endógenos, já que nem todos comungam do mesmo objetivo. Considerados por políticos da esfera maior do poder como cabos-eleitorais de peso, os edis devem tomar uma postura mais partidária, defendendo os representantes de suas legendas com maior fervor, atendendo assim aos interesses eleitorais de cada grupo. No próximo dia 10, marcando um início de ano com agenda cheia, será realizada uma sessão solene, onde serão entregues dezenas de títulos de cidadão brumadense, numa cerimônia que promete ser bem concorrida, já que várias personalidades da sociedade brumadense serão agraciadas com os títulos. 

P.M.Alto: Aberto inquérito pelo MP para apurar caso de abuso sexual por parte de professora

  • Informações da Folha do Vale
  • 03 Fev 2014
  • 09:08h

A representante do Ministério Público de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia, vai instaurar um inquérito para apurar a denuncia contra a professora e estudante de direito Mônica dos Santos Souza, (Mônica de Bel), acusada de fazer sexo oral com um menor de 13 anos, no último dia 29 de janeiro. Segundo apurou o portal, a promotora Tatyane Castro, já teria ouvido o menor J.I.N e seu pai. A filmagem foi feita pelo próprio menor, supostamente autorizado pela professora, que fala na gravação para ele não mostrar para ninguém. Segundo amigos do garoto, a filmagem teria sido feita na residência do menor. De acordo com o artigo 217 do Código Penal Brasileiro, o crime de estupro de vulnerável como o ato de pedofilia caracterizado pela relação sexual ou ato libidinoso com menor de 14 anos. O vídeo com duração de 7m31s é interrompido somente quando ele pede para o ato sexual ser consumado, depois não tem como afirmar se aconteceu a conjunção carnal.

Moradores do Jardim de Alá recebem títulos de propriedade em cerimônia na Prefeitura Municipal

  • BBCom
  • 03 Fev 2014
  • 09:07h

Os beneficiários juntamente com as autoridades (Foto: BBCom)

O sonho da casa própria é o maior anseio do povo brasileiro e, buscando corresponder essa expectativa, as três esferas do poder vêm se unindo para tornar isso uma realidade. Em Brumado várias ações, principalmente do projeto Minha Casa Minha Vida, vêm sendo realizadas, diminuindo o déficit habitacional popular e dando mais dignidade e qualidade de vida a centenas de famílias que vêm sendo beneficiadas. Na noite da última sexta-feira (31) uma cerimônia realizada no Centro de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado marcou mais uma etapa deste projeto, onde 30 famílias receberam o título de propriedade de suas residências, tendo a emoção como um dos pontos altos do evento. Na oportunidade o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado da secretária Themis Carvalho de Santana Narvaes e dos secretários Raimundo Lima Dias e Miguel Lima Dias, fez questão de destacar os esforços da administração municipal, desde a gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, na busca da certificação das referidas residências. “Sabemos que esse é um momento extremamente importante para essas 30 famílias, que hoje veem o seu sonho da casa própria se materializar”, destacou o gestor, que ainda fez questão de citar que “existe uma nova etapa para ser finalizada no Bairro Jardim de Alah, onde mais famílias receberão os seus títulos, completando assim mais um ciclo do setor habitacional de nossa cidade”. 

O prefeito Aguiberto ressaltou a importância da conquista das 30 famílias (Foto: BBCom)

Presidente da CMVB acompanha trabalhos da comissão pela reinstalação da Defensoria em Brumado

  • Eliana Costa / Ascom CMVB
  • 03 Fev 2014
  • 08:44h

O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva vem acompanhando de perto o trabalho da Comissão formada para buscar a reinstalação da Defensoria Pública Estadual em Brumado. O presidente destacou a importância desta iniciativa mediante a suprema importância do serviço à população, que tem tido seus processos sistematicamente arquivados em razão da falta de defensor no município. “É inacreditável que um serviço de tal importância seja retirado do Município deixando milhares de pessoas sem assistência. Em Brumado eram atendidas também as pessoas de Malhada de Pedras e Aracatu, sendo as de baixa renda as mais afetadas”. O trabalho de Alessandro Lôbo à frente da mesa diretora da Câmara Municipal de Brumado tem sido pautado na realização de ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população brumadense, em especial nas que ofertem a inclusão social, tendo merecido destaque a contratação de profissional que decodifique as sessões na linguagem Libras, a oferta de rede WiFi na praça da Câmara Municipal, que tem concentrado um grande número de pessoas no local com seus aparelhos eletrônicos, projeto para que seja implantado o cardápio em Braille nos restaurantes da cidade, entre outros. Os vereadores também têm recebido uma atenção especial tanto no que tange a parte de infraestrutura, quanto à aquisição de materiais que facilitem o trabalho, possibilitando um melhor atendimento a toda a população. Nesta segunda-feira (03) acontecerá a primeira sessão ordinária, dando início aos trabalhos do primeiro semestre de 2014. O presidente salientou que será um ano de muito trabalho em prol da comunidade brumadense. “Estaremos acompanhando de perto os trabalhos da Comissão em prol da reinstalação da Defensoria Pública, que esperamos seja efetivada o mais breve possível, assim como juntamente com os vereadores buscando a realização de ações que visem o crescimento e o progresso de Brumado”, frisou Alessandro Lôbo.      

P.M. Alto: Professora flagrada em cenas picantes por aluno de 13 anos sumiu da cidade

  • Com informações da Folha do Vale
  • 03 Fev 2014
  • 06:55h

O assunto foi o mais comentado na cidade de Palmas de Monte Alto (Foto: Carlos Kuhn)

Uma professora do sudoeste baiano de 30 anos foi flagrada fazendo sexo oral em um aluno de 13 anos. Segundo informações da imprensa regional, o caso aconteceu na cidade de Monte Alto e a filmagem de sete minutos e trinta segundos foi feita pelo próprio garoto. No vídeo, a filmagem só é interrompida quando ele pede para ter relação sexual com a professora.  O portal Folha do Vale entrou em contato com o secretário de Educação Zuberto, que informou que apesar de ser professora, Mônica trabalhava na secretaria de Agricultura do município e não estava em sala de aula. “O secretário de Agricultura Edilson informou que depois do fato a mesma não foi mais trabalhar e sumiu da cidade. Mônica seria promovida para coordenadora agora em fevereiro”, informou o secretário. Colegas do aluno contaram ao site, que o garoto disse que o fato aconteceu fora da secretaria, mas em um local que eles não quiseram revelar. O meninos garantiram que o caso não teria acontecido em sala de aula. Ainda de acordo com o secretário de Educação, não há uma denúncia formal na secretaria. “Quando recebermos a denúncia iremos tomar as medidas cabíveis”, concluiu.

Eduardo Coutinho e Philip Seymour Hoffman: Perdas lamentáveis para o cinema, aqui e lá

  • por Orlando Margarido
  • 03 Fev 2014
  • 06:19h

(Foto: Reprodução)

A essa altura vocês já devem saber: morreu nosso maior documentarista, Eduardo Coutinho. A perda não é menos dolorosa, mas também se foi o ator Philip Seymour Hoffman. As notícias dão conta de possível overdose no caso deste. Mas vamos esperar pelas averiguações. No caso de Coutinho, a tragédia já parece estar esclarecida. Foi morto a facadas e o suspeito é seu filho, ao que tudo indica com problemas mentais, e que está internado depois de ser operado. Teria tentado se matar a facadas. A mulher de Coutinho também foi atacada e está em estado grave. Lamentável para um realizador que aos 80 anos vivia uma fase muito produtiva. Ele que redefiniu nossa veia documental com Cabra Marcado para Morrer e ainda era original o suficiente para produzir um longa como Um Dia na Vida, o último trabalho dele a que assisti, em sessão lotada na última Mostra de Cinema de São Paulo. No ano anterior ele fez a estréia do filme, que de tão procurado não consegui lugar. Coutinho filmou durante um dia inteiro a programação dos canais abertos de TV. Postos numa montagem com seu olhar tão atento os programas se tornam absurdos, quase surreais. Parece simples, e assim era o seu cinema. Somente ele sabia arrancar depoimentos impactantes e emocionantes de seus entrevistados. Lembram do aposentado que dizia ter conhecido Frank Sinatra e cantava My Way para a câmera? Inesquecível. Em todo projeto, Coutinho se renovava e nos impressionava, como em Jogo de Cena, uma nova virada.Ainda sob o impacto de sua morte, fica difícil fazer a homenagem que merece. Amanhã sigo a Berlim e vou rabiscar algo no caminho que faça jus ao talento. Quanto a Hoffman, não vou esconder que tinha pouca simpatia por seus trabalhos, algo um tanto gratuito, mas o loiro gordinho, de jeito boa praça, estava amadurecendo na carreira e fez bons trabalhos recentes, como em The Master. Também se mostrou talentoso diretor e pelo que sei preparava novo filme. Hollywood por vezes me parece uma máquina angustiante e enlouquecedora, e nem sempre todos aguentam. Teria sido esta a situação de Hoffman? Ou um mero vacilo? Domingo de cão este.

(Foto: Reprodução)

Matrícula na segunda chamada do Sisu encerra nesta terça (04)

  • Da Redação
  • 03 Fev 2014
  • 06:02h

(Reprodução)

O prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai até esta terça-feira (4). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. Aqueles que não foram selecionados têm até sexta-feira (7) para participar da lista de espera. Segundo a Agência Brasil, o estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de vaga. A adesão à lista é feita no site do Sisu. Para participar, o candidato deverá clicar, em seu boletim, no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao final, será emitida uma mensagem de confirmação. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.