Chael Sonnen teme recepção no TUF Brasil, mas volta a atacar: ‘Luta fácil. Wanderlei é horrível’

  • GLOBOESPORTE.COM
  • 08 Nov 2013
  • 10:42h

(Foto: Reprodução)

Chael Sonnen já admitiu que, por se considerar um lutador mediano, usa o dom de provocar e se vender bem para conseguir bons combates e chamar os holofotes para si. Ele não teve filtro na hora de provocar Anderson Silva, Vitor Belfort, Minotauro, Minotouro e, com força ultimamente, Wanderlei Silva. Já falou muito mal também do Brasil, o que piorou a imagem dele para o público verde-amarelo. E não é que Sonnen será treinador do terceiro TUF Brasil e virá ao país tanto para o período em que estiver gravando o reality show quanto para o evento que terá o confronto com Wand, o outro técnico do programa? Em entrevista exclusiva ao Combate.com, por telefone, Sonnen admitiu pela primeira vez que está preocupado com sua segurança no Brasil: – Sim – limitou-se a responder ao ser questionado se tinha a mesma preocupação que o presidente do UFC, Dana White, em relação à recepção que terá por parte do povo brasileiro.

Vereador José Carlos de Jonas visita a Comunidade de Lagoa do Facão para elaboração final de projeto

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 08 Nov 2013
  • 09:26h

O vereador José Carlos de Jonas ao lado da funcionária da Cerb e de representantes da Comunidade de Lagoa do Facão (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador José Carlos de Jonas (PT) tem uma forte identidade com o meio rural, tanto que a grande maioria dos seus votos conquistados na eleição de 2012 veio de eleitores que residem no interior do município. Diante disso, a agenda de trabalho do vereador vem dando uma atenção muito grande às reivindicações que vêm sendo feitas pelas comunidades rurais, as quais vêm sendo muito castigadas pela forte estiagem que vem assolando a região. Visando uma convivência com a seca melhor, José Carlos de Jonas vem intensificando as suas ações, principalmente junto ao deputado federal Waldenor Pereira (PT), que vem se mostrando receptivo aos pleitos a ele direcionados. Dentro deste planejamento, o vereador esteve visitando, na última terça-feira (05) a Comunidade de Lagoa do Facão, acompanhado da projetista da CERB, Nájila Silva, para que fossem observados os últimos detalhes da elaboração do projeto de instalação de uma rede de distribuição para as residências da referida comunidade. O poço já foi instalado a pedido da ex-deputada Marizete Pereira e do próprio deputado Waldenor Pereira e, agora, as cerca de 500 famílias da comunidade irão poder ter água encanada em suas casas. “Nosso mandato parlamentar vem dando uma atenção muito grande a ações como essas, já que a seca está sendo muito intensa e o abastecimento dos nossos irmãos da zona rural está cada vez mais precário, então, buscando amenizar essa situação temos buscado junto ao deputado Waldenor a instalação de sistemas como esses”. E finalizou destacando que “vamos dar continuidade a essas ações, mantendo firme o compromisso que fizemos de lutar pelas grandes necessidades da zona rural”. 

Brumado: Abertura da Vª Edição do JEB comprova evolução dos esportes escolares

  • Divulgação
  • 08 Nov 2013
  • 08:22h

Os jogos em 2013 terão muita disputa e emoção (Foto: Divulgação)

A Vª Edição do JEB – Jogos Escolares de Brumado teve a sua abertura oficial na noite desta quinta-feira (07) feita pelo prefeito Aguiberto Lima Dias e pela secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, os quais estavam acompanhados de membros do secretariado e também de vereadores da base. Primeiramente foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, em seguida a aluna do CMEAS, Larissa Alves, cantou a música da pastora Ludimila Ferber, “Nunca Pare de Lutar”, emocionando o público presente, que aplaudiu de pé a apresentação. Após se apresentou a Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo, regida pelo renomado Antonio Costa e, por fim, alunos da Escola Oscarlina Silva, fizeram uma apresentação comandados pelo  professor Zezinho. O juramento dos atletas coube a aluna Mirla Raiara do CMEAS. Os jogos que neste ano de 2013 irão reunir 2.500 alunos das redes municipal, estadual e particular, terão uma concepção organizacional ainda maior, resultado de uma evolução que vem sendo adquirida ao longo dos anos. 
 

A aluna Larissa Alves foi muito aplaudida durante a sua apresentação (Foto: Divulgação)
 

Durante a cerimônia de abertura o prefeito Aguiberto destacou que “é uma grande satisfação para nós estarmos participando de um momento tão importante como esse, onde que vai brilhar é o esporte”. E ainda fez questão de salientar que “a nossa gestão está cada vez mais voltada para ações na área esportiva e vamos continuar nesse ritmo, pois sabemos o valor que o Esporte tem para formar cidadãos participativos. Hoje, aqui, é facilmente perceptível uma atmosfera positiva, porque sabemos que a juventude quer ter acesso às práticas esportivas, então, diante disso vamos ampliar as nossas ações sistematicamente visando o atendimento a esse desejo”. A secretária Acácia Gondim também fez questão de declarar que “O JEB a cada ano vem mostrando a força dos esporte em nossas escolas e, nesse ano de 2013, podemos notar uma grande evolução, onde, com certeza, haverão grandes disputadas. Essa integração por meio das práticas esportivas vem tendo uma grande atenção de nossa gestão e vamos continuar ampliando essas ações, pois reconhecemos o poder transformador que o Esporte possui”. O JEB terá sua continuidade nesta sexta-feira (08) e terá o seu encerramento no sábado, com a cerimônia de entrega de medalhas e troféus aos vencedores.  

 


Testemunhas de Jeová irão realizar Assembléia Especial no próximo domingo (10)

  • Divulgação
  • 08 Nov 2013
  • 08:13h

(Foto: Divulgação)

As Testemunhas de Jeová tem o prazer de convidar a todos para o programa de Assembleia ‘A PALAVRA DE DEUS EXERCE PODER’ – HEB. 4:12. No decorrer do programa serão abordados vários discursos dando ênfase à importância de permitir que a Jeová de Deus exerça poder em nossa vida; um dos discursos terá o tema: “SINTA O PODER DA PALAVRA DE DEUS”. Haverá também o seguinte tema destinado aos jovens: “JOVENS, VOCÊS CONFIAM NO PODER DE DEUS?”. Na conclusão do programa teremos este emocionante discurso: “PERMITA QUE O PODER DA PALAVRA DE DEUS CONTINUE A TRANSFORMAR VOCÊ”. Todos estão convidados para ouvir essas instruções espirituais no próximo fim de semana, no domingo dia 10/11/2013, terá inicio às 9:00 da manhã, no Ginásio de Esportes Antônio A. Ribeiro, Brumado,BA.

Entidade muda idade mínima para exame de próstata de 45 para 50 anos

  • Informações da Folha.
  • 08 Nov 2013
  • 07:20h

Uma nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) muda de 45 para 50 anos a idade para que seja feito o primeiro exame de próstata. Segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros e o sexto em ocorrência no mundo entre todos os tumores, a neoplasia é motivo de ação de entidades de saúde durante o Novembro Azul. A SBU informa que homens negros ou com casos da doença na família devem fazer o teste a partir dos 45 anos. Anteriormente, a idade mínima para esses casos era de 40 anos. A entidade ressalta, porém, que a idade mínima para o exame é apenas uma orientação, por conta de já existir um protocolo nacional de rastreamento para este tipo de câncer. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) não recomenda exames de rastreamento na ausência de sintomas. A SBU diz que a mudança de idade para o exame de próstata está de acordo com as últimas descobertas científicas e deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos.

Suspeitos de assalto a BB de Mucugê morrem em troca de tiros com a PM

  • 08 Nov 2013
  • 07:04h

(Foto: Reprodução)

Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (6). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê.

Polícia mata quase uma pessoa por dia na Bahia

  • Informações do Correio
  • 07 Nov 2013
  • 17:44h

“A polícia de um modo geral tem um grau de letalidade grande e histórico, pois não temos o hábito do uso de armas não letais. Temos a cultura da arma de fogo”, diz especialista | FOTO: Reprodução |

A polícia baiana é a que, em números relativos, mais matou em 2012. Ao todo, foram 344 pessoas mortas em confrontos com as polícias Civil e Militar, o que dá uma taxa de 2,4 mortes por cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, onde a polícia matou 563 pessoas, a taxa é de 1,3. Na Bahia, a PM registrou 284 autos de resistência seguidos de morte no passado, enquanto a Polícia Civil contabilizou 60 casos. A soma indica quase uma morte por dia no ano. Os dados fazem parte do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado ontem. Na avaliação do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, os números da Bahia são elevados porque são fornecidos com “lisura”. “Dos 19 estados do grupo que fornece dados confiáveis, somente nove, entre eles a Bahia, registraram as informações (das mortes em confronto com a polícia). É comparar o igual aos desiguais. Tem estado que não quer fornecer os dados e quem fornece, e com lisura, é penalizado”, argumentou Barbosa, sem entrar no mérito sobre atuação dos policiais. Já o coronel Antônio Jorge Ferreira Melo, pesquisador do Programa de Gestão e Estudo de Segurança Pública da Ufba, observa que é preciso diferenciar os verdadeiros confrontos das execuções. “Tem que se apurar se esses confrontos não foram armados. Hoje, a violência está gratuita. A polícia de um modo geral tem um grau de letalidade grande e histórico, pois não temos o hábito do uso de armas não letais. Temos a cultura da arma de fogo”. O especialista, entretanto, fez uma ponderação: “Hoje, a população tem facilidade de se armar e qualquer boca de fumo tem uma guarda armada, então existem confrontos”. De acordo com o anuário, em 2012 houve uma queda no número de policiais militares mortos em serviço na Bahia: foram três registros contra seis em 2011. Mas, com os PMs fora de serviço, a situação é inversa. As mortes cresceram de uma em 2011 para 23 em 2012. Em relação aos policiais civis, foram contabilizadas três mortes fora de serviço no ano passado e nenhuma em 2011. Com os policiais em serviço, não houve registros de morte em 2012. No ano anterior, foram quatro assaltos.

Emissoras de rádio AM poderão migrar para FM a partir de 1° de janeiro

  • Informações da Agência Brasil.
  • 07 Nov 2013
  • 17:03h

Um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (7) permitirá a migração das rádios AM para a faixa FM. O ato acontece no Dia do Radialista e atende a um pleito do setor, que reclamava do aumento dos níveis de interferência. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), cerca de 90% das 1.784 emissoras AM passarão a operar na faixa FM. Nessa frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares, de acordo com a associação. O presidente da Abert, Daniel Slavieiro, considerou o termo como “fato mais relevante para o rádio AM nos últimos 50 anos”. O dirigente informou que o custo da migração para as rádios na compra de equipamentos está estimado em R$ 100 milhões. De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, emissoras interessadas na migração poderão protocolar requerimento na pasta a partir de 1º de janeiro de 2014. Ficou definido também que os veículos que quiserem se manter em AM poderão ampliar a cobertura na faixa. O ministro disse ainda que, durante um tempo, será permitido que as rádios transmitam em AM e FM, para que haja a migração da audiência “sem sobressaltos”.  

Tanhaçu e Malhada de Pedras receberão a visita do governador nesta sexta-feira (08)

  • Brumado Urgente
  • 07 Nov 2013
  • 16:05h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O governador Jaques Wagner visitará, nesta sexta-feira (8), os municípios de Tanhaçu e Malhada de Pedras, no Sudoeste Baiano, onde inaugurará várias obras que beneficiarão a população dos distritos e povoados dos dois municípios. Em Tanhaçu, às 9 horas, o governador inaugura a iluminação pública e quadra coberta do distrito de Sussuarana, a quadra poliesportiva do povoado de Tucum, além de fazer a entrega da pavimentação em paralelepípedo e passeio e duas unidades de Saúde da Família na sede municipal e no distrito de Sussuarana. Foram investidos nestas obras o montante de R$ 1,38 milhão. Já em Malhada de Pedras, às 11 horas, Wagner inaugura a ampliação do sistema de abastecimento de água, cujo investimento foi da ordem de R$ 2,03 milhões, e entrega duas praças à população, Monsenhor Antonio Fagundes e a Quadrangular, onde foram investidos um total de R$ 400 mil.  

Prefeito Aguiberto Lima Dias realiza visita de trabalho a diversas obras que estão sendo realizadas

  • Ascom / PMB
  • 07 Nov 2013
  • 15:42h

O prefeito Aguiberto Lima Dias ao lado do secretário André Cardoso visitando as obras de calçamento no Bairro São José (Foto: Divulgação)

O ritmo frenético que vem sendo adotado na área de infraestrutura municipal vem tendo um grande reconhecimento da população brumadense, que vem aprovando as inúmeras ações que vêm sendo realizadas. Dentro desta atmosfera progressista, a administração municipal vem adotando uma postura dinâmica, executando um planejamento arrojado que vem transformando o cenário estrutural de Brumado, elevando a autoestima dos cidadãos e projetando um clima de grande otimismo quanto ao futuro. Dando sequência à agenda produtiva que vem sendo cumprida à risca, na manhã desta quinta-feira (07), o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado do secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, visitaram inúmeras obras que estão em andamento na cidade, muitas das quais estão em fase de conclusão. A primeira parte da visita aconteceu no Bairro São José, onde foram vistoriadas as obras do Ginásio Antônio Imbassahy, do calçamento da Rua Elias Alves Ataíde, as quais deveram ser entregues à comunidade no próximo mês de dezembro; da praça que fica em frente à Escola Élcio José Trigueiro, que dever ser concluída no início de 2014 e do Posto de Saúde, que dever ficar pronto em março de 2014. Na segunda parte foram observadas as obras do Setor de Hortifrúti do Mercado Municipal, que está passando por uma total transformação. 

As obras de reforma do Setor de Hortifrúti do Mercado Municipal irão dar uma nova estética ao local (Foto: Divulgação)


Pesquisa procura entender por que o cigarro causa sensação de felicidade

  • Livescience
  • 07 Nov 2013
  • 13:56h

(Foto: Reprodução)

O que filmes franceses, italianos, americanos e brasileiros feitos nos anos 60 e 70 tem em comum? Um bom entendedor do assunto pode citar inúmeras diferenças, como o fato de que, naquela época, o cinema americano estava se consolidando como uma indústria milionária, enquanto os cinemas europeu e brasileiro produziam filmes mais reflexivos e independentes. Vale lembrar que era a época da "nouvelle vague", na França e de Glauber Rocha, no Brasil. Mas, apesar das ideologias serem discrepantes, uma coisa era comum a todos eles: não importava se um filme se inclinava para a esquerda ou para a direita, sempre havia cigarro no meio.Como sabemos, muitas coisas além da propaganda ajudaram a popularizar o cigarro. A sensação de liberdade e transgressão aliadas a um período de lutas e engajamento social contribuíram para fazer do cigarro um instrumento que externasse a rebeldia característica da época. Obviamente, não foi apenas o charme que manteve o cigarro em alta no mercado através dos anos - mesmo com grande propagação dos efeitos nocivos à saúde causados por ele - mas também a sua composição química, repleta de elementos viciantes que se encarregam de "fidelizar" o cliente.

O ato de fumar constantemente se torna uma muleta para o usuário em momentos de tristeza, estresse e ansiedade, fazendo com que a pessoa sinta uma sensação de alívio após cada tragada. Embora seja muito comum ouvir pessoas afirmarem que o vício é psicológico e que, por isso, pode ser vencido pela força de vontade, não é sábio desprezar o poder da química. De acordo com um novo estudo, fumantes sentem tal sensação porque  fumar estimula o fluxo de  substâncias químicas no cérebro associadas à "sensação boa".  O sistema do cérebro afetado é o mesmo estimulado pela morfina e heroína. O estudo é o primeiro a mostrar como o fumo afeta o sistema natural do cérebro com produtos químicos chamados opióides endógenos, que também ajudam a acabar com as sensações dolorosas e aumentam as emoções positivas. O sistema também é responsável pela liberação de endorfinas, que produzem a sensação de bem estar.

Testes

Para realizar o teste, os participantes ficaram sem fumar durante 12 horas antes do início. A partir daí, cada pessoa fumou dois cigarros sem nicotina e outros dois com nicotina, enquanto seus cérebros eram monitorados. A cada passo, eram questionados sobre como estavam se sentindo."Parece que os fumantes têm um fluxo de opióides alterado o tempo todo em comparação com os não-fumantes, e fumar um cigarro altera o fluxo de 20 a 30 por cento em regiões do cérebro importantes para emoções e desejo", disse David Scott , um estudante de pós-graduação na Universidade de Michigan Programa de Neurociência. "Esta alteração no fluxo está relacionada com mudanças na forma como os próprios fumantes relataram sentir antes e depois de fumar." O estudo envolveu apenas seis fumantes, sendo todos homens na faixa dos 20 anos e que normalmente fumam 14 cigarros por dia. Scott e seus colegas dizem que, apesar do pequeno número de participantes, ficaram surpresos com o grande efeito sobre os níveis de opióides. A pesquisa será expandida para incluir mais participantes.

 

CONTINUE LENDO

Faça você mesmo: vela de citronela que espanta mosquitos

  • 07 Nov 2013
  • 13:39h

(Foto: Reprodução)

Mosquitos, moscas, borrachudos, mutucas, pernilongos, entre outros, são insetos que têm em comum a incrível capacidade de “zumbir” em nossos ouvidos e formarem bolas de inchaço nas partes do nosso corpo que sofrem com suas picadas. Como solução para evitar esses inconvenientes, muitas pessoas utilizam inseticidas, repelentes e dedetizadores. No entanto, esses químicos são muito nocivos para a saúde e para o meio ambiente. Eles, inclusive, contribuem para que haja uma poluição interna da casa pior que a própria poluição externa. 

Para substituir esses produtos tóxicos, experimente fazer uma vela de citronela. Isso porque ela possui a mesma eficiência dos tradicionais químicos nocivos, é natural e ainda deixa um cheiro agradável em sua residência.

A citronela é uma planta aromática que não é tóxica e é conhecida por ser um repelente natural por conta do seu aroma cítrico e forte. A partir do caule e das folhas, é possível extrair os óleos que contêm tais propriedades. Muito utilizada em cachoeiras para manter os mosquitos longe, o óleo de citronela pode ser misturado com outros aromas naturais, como eucalipto ou óleos essenciais de canela.

Confira abaixo o passo-a-passo para criar a sua vela de citronela:

Ingredientes

-Flocos de cera (pode ser comprado em loja de artesanato);
-Um par de hashi;
-Frascos de conserva;
-Pavios de vela;
-Óleo de citronela;
-Duas panelas ou uma double boiler;
-Cola quente ou fita adesiva.

Procedimento

1. Selecione os frascos de conserva em que você irá colocar as velas de citronela. Depois, insira o pavio da vela no fundo de cada frasco, prendendo-o com a ajuda de uma fita ou cola quente;

2. Depois que os pavios estiverem afixados, mantenha os frascos no interior do forno, com a temperatura mínima até que a cera esteja pronta para ser introduzida neles. Frascos quentes vão assegurar que a cera arrefece de maneira uniforme e prevenirão qualquer contratempo que possa surgir, devido à alta temperatura da cera, quando ela for introduzida nos frascos;

3. A cera em flocos perde muito do seu volume quando esquentada e transmutada para a forma sólida. Portanto, separe cerca de duas xícaras do produto para cada vela que você irá criar (como a cera em flocos perde cerca da metade do volume quando se torna sólida, adicione uma quantidade maior do produto, caso haja a utilização de um frasco muito grande);

4. A tarefa agora é derreter a cera. Para isso, use uma panela double boiler (como na foto abaixo) ou use a técnica de banho maria, utilizando duas panelas. Na de baixo, coloque apenas água. Na de cima, insira os flocos de cera e um pouco de água. Em seguida, é só ligar o fogo para iniciar o processo;

5. Acrescente cerca de três gotas de óleo de citronela para cada xícara de floco de cera presente na mistura;

6. Após o derretimento completo da cera, despeje a mistura nos frascos (para fazer ceras coloridas, como no caso da azul abaixo, insira pedaço de giz de cera no momento do derretimento dos flocos de cera). Para evitar submergir os pavios, prenda-os com os hashi, para que se mantenham centrados;

7. Uma vez que as velas tenham arrefecido, corte os pavios em cerca de um centímetro ou menos a partir da superfície da vela;

8. Depois de seguir esses passos, sua vela de citronela está pronta; agora é só escolher um lugar para colocar e acendê-las. O visual fica legal, o aroma também e os mosquitos somem!

Imagens: Made+Remade

CONTINUE LENDO

BR 116: Acidente entre caminhão e van deixa 4 mortos e 12 feridos

  • Informações do Blog Marcos Frahm
  • 07 Nov 2013
  • 11:59h

(Fotos: Marcos Frahm)

Um acidente grave ocorreu na madrugada desta quinta-feira (7) na BR-116. Informações apuradas no local pelo Blog Marcos Frahm, revelam que um veículo van, com placa NMJ-6536, de Santana do Ipanema (AL), bateu frontalmente com um caminhão-baú Volkswagen de placa CYR-5689 de São Paulo, na altura do Km 646, trecho conhecido como ”Serra do Mutum”. A van que saiu de Louveira (São Paulo) seguia para Alagoas transportando 16 pessoas; quatro morreram no local e 12 sofreram ferimentos, sendo levadas por equipes do Samu, Via Bahia e 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Jequié ao Hospital Geral Prado Valadares. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, 2 crianças que estavam na van também ficaram feridas. O motorista do caminhão sofreu lesões graves e foi encaminhado ao HGPV. O acidente aconteceu por volta das 04h30 de hoje e o trânsito permanece congestionado nos dois sentidos da rodovia entre Jaguaquara e Jequié. Os corpos das vítimas fatais já foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica e a identidade das pessoas ainda não foi revelada. 

Agora foi a vez do promotor entrar para o clube dos assaltados

  • Informações do Bocão News
  • 07 Nov 2013
  • 10:52h

O promotor do Ministério Público da Bahia, Aurisvaldo Sampaio, acabou entrando para o "clube das autoridades assaltadas". Ele divulgou o caso em seu perfil pessoal do Facebook na madrugada de quinta-feira (7), onde relatou que perdeu o celular e um relógio. Sampaio tranquilizou os amigos dizendo que está bem, mas que “o dano maior foi na minha dignidade”, escreveu. O caso chama atenção porque só nesta semana duas pessoas envolvidas com a segurança pública e combate a violência foram assaltadas: o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro e o apresentador Mário Kertész, grande comunicador e ex-prefeito da capital baiana. 

Entrou para o Clube: Comandante Geral da PM é assaltado

  • Da Redação
  • 07 Nov 2013
  • 09:16h

(Foto: Reprodução)

Já foram assaltados recentemente em Salvador o ex-prefeito e radialista Mário Kertész, o secretário José Carlos Aleluia e agora o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro. O assalto aconteceu na manhã desta 4ª feira (6) na orla de Salvador, nas proximidades do bairro da Boca do Rio. O comandante Castro fazia caminhada na orla quando foi abordado por um homem, que chegou em uma bicicleta. O assaltante levou o celular do comandante-geral. O Estado da Bahia está entre os mais violentos do Brasil. Falta ao Governo Jaques Wagner uma política eficaz no combate a violência.