Brumado: Prefeitura divulga resultado de Processo Seletivo Simplificado nº 005/2017

  • Brumado Urgente
  • 28 Out 2017
  • 09:00h

Foi divulgado nesta sexta-feira (27), o resultado do Processo Seletivo Simplificado nº 005/2017, no site da Prefeitura Municipal de Brumado – sobre as vagas referentes a Secretaria Municipal de Saúde – Sesau. Para acessar a classificação por cargo clique Aqui.

CDL: Natal Premiado é no comércio de Brumado!

  • CDL
  • 27 Out 2017
  • 19:59h

Comerciante, participe e fortaleça o comércio brumadense!

Comerciante, está chegando a hora... se você ainda não aderiu à campanha Natal Premiado é no Comércio de Brumado, procure nossos colaboradores e não perca tempo, garanta logo a sua particpação! Vamos mostrar a força do comércio brumadense! Quanto maior a adesão, mais a CDL poderá intensificar as ações promocionais final de ano!

Pressão com juros: assédio e violência lideram afastamento de bancários

  • Correio
  • 27 Out 2017
  • 19:00h

Com a família feita refém, um gerente-geral de uma agência bancária chegou ao local de trabalho, em Itapuã, com um cinto de explosivos preso à cintura e retirou o valor do resgate: R$ 113 mil. A família foi libertada. Ele foi afastado por problemas psicológicos e acabou demitido, este ano. Ações de violência, como assaltos e explosões de caixas eletrônicos são apontados como um dos principais fatores para o número de afastamentos no setor bancário. Somente esse ano, foram registradas 67 ocorrências de ataques a instituições financeiras, segundo o Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia. Um relatório sobre o retrato do adoecimento no setor bancário será divulgado nesta sexta-feira (27) durante uma audiência pública a partir das 8h na sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), no Corredor da Vitória. No levantamento foi constatado um número expressivo de denúncias ao MPT-BA sobre prática de assédio moral por parte das instituições financeiras. Além disso, ao alto nível de exigência das instituições em relação a resultados por parte dos trabalhadores, como o estabelecimento de metas elevadas de produção, são também apontados como os principais fatores para o grande número de afastamentos e aposentadorias. As ações judiciais também contribuem para o surgimento do problema. O documento foi produzido pelo MPT-BA, que envolveu técnicos e pesquisadores de nove órgãos, inclusive o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

UFBA: PF encontra suspeitos de quadrilha na lista de inscritos em concurso

  • Correio
  • 27 Out 2017
  • 18:00h

A Polícia Federal (PF) confirmou, na manhã desta sexta-feira (27), que encontrou, na lista de inscritos para o concurso da Universidade Federal da Bahia (Ufba), nomes ligados à organização criminosa da Paraíba, acusada pela Polícia Civil paraibana de fraudar mais de 100 concursos pelo Brasil. A denúncia de que o grupo se preparava para burlar o certame, que acontecerá neste domingo (29), foi publicada pelo CORREIO na terça-feira (24). Por enquanto, a prova está mantida. De acordo com o superintendente regional da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga, a corporação fez um cruzamento entre a lista de pessoas envolvidas e os nomes dos inscritos – a partir disso, foram encontrados tantos suspeitos de integrar a quadrilha quanto candidatos que seriam beneficiados pelo esquema. “Uma primeira etapa do cruzamento das listas já foi concluída, mas eles continuam para verificar quantas pessoas estão envolvidas”, afirmou o superintendente. Segundo ele, os números não serão divulgados por enquanto. Madruga reforçou que ainda não há nenhuma suspeição em relação à Ufba e ao Instituto AOCP, que é o responsável pela organização dos exames. “Se tratava de uma quadrilha que se inscreveia para resolver a prova de forma rápida e repassar as respostas para os demais candidatos. Isso não requer nenhum envolvimento do organizador da prova, nem das instituições envolvidas”, garante o superintendente. 

No domingo, equipes da PF ficarão nos locais de prova e regiões próximas para verificar se existe algum tipo de fraude, já que as pessoas usam pontos eletrônicos para passar as informações. De acordo com o superintendente, a PF não acredita que a fraude vai ser concretizada, uma vez que integrantes da quadrilha foram presos e o esquema foi desestruturado.  "No dia prova, a Polícia Federal vai estar com diversas equipes nos locais de prova. Estamos em contato com a Reitoria da Ufba e com a organizadora da prova, e qualquer atitude suspeita vai ser comunicada. Se não estivermos com equipe naquele local, nossas equipes vão ser acionadas", explicou o superintendente da PF na Bahia. Quem for pego fraudando a prova, vai ser preso em flagrante.  No entanto, como a reportagem do CORREIO mostrou, integrantes da quadrilha conseguiram fraudar o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) ainda este mês. De acordo com o delegado Lucas Sé, que coordena a Operação Gabarito na Paraíba, 31 pessoas foram presas, mas há outras 40 que continuam sendo investigadas. As provas do TJ-PE aconteceram no dia 15.  As investigações vão continuar após o domingo, para garantir que não houve nenhum ato ilícito na prova, de acordo com Madruga. "Essa medida é preventiva, mas a gente não pode garantir que vai reprimir 100% dos casos. Depois da prova, a gente prossegue a investigação, e se for identificado que houve fraude, essas pessoas vão ser responsabilizadas. Elas vão perder seus cargos e vão ser presas".

CONTINUE LENDO

Caso New Hit: cinco ex-integrantes da banda são transferidos para presídio

  • B News
  • 27 Out 2017
  • 17:00h

Cinco ex-integrantes da banda New Hit, Willian Ricardo de Farias, Weslen Danilo Borges Lopes, Michael Melo de Almeida, John Ghendow de Souza Silva e Alan Aragão Trigueiros presos pela Polícia Interestadual atuante em Delegacias e Distritos Policiais (Polinter), na última terça feira  (24), foram transferidos na manhã desta sexta-feira (27) para o sistema prisional. Três músicos são considerados foragidos pela polícia. A juíza Marcela Moura França Pamponet, da cidade de Ruy Barbosa, no Centro-Norte do estado, determinou que os músicos, condenados já em segunda instância por estupro, retornassem à cadeia, acatando pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MP-BA).  A Polícia Civil informou que Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho, conhecido como Dudu Martins, vocalista da banda, não foi encontrado pela polícia e é considerado foragido. Assim como os artistas Edson Bonfim Berhends dos Santos e Guilherme Augusto Campos Silva. Os oito músicos foram acusados pela Justiça de abusar sexualmente de duas adolescentes de 16 anos após um show em agosto de 2012. Eles foram condenados em 2015 por decisão da juíza Márcia Simões Costa, titular da Vara Crime de Ruy Barbosa, mas os réus ainda recorrem da decisão. Em agosto desse ano, a sentença condenatória foi confirmada, mas os ex-integrantes tiveram a pena reduzida de 11 anos e oito meses de prisão para 10 anos pela Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).  Os desembargadores do TJ-BA decidiram absolver, na decisão de agosto passado, dois deles: Carlos Frederico Santos de Aragão, à época do crime segurança do grupo, e Jeferson Pinto dos Santos, um dos componentes.

Operacionalização das interceptações telefônicas da SSP é considerada legal pelo MP

  • Com informações da SSP
  • 27 Out 2017
  • 16:00h

O formato adotado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para a operacionalização das interceptações telefônicas no estado, modelo adotado desde o ano 2000, foi avaliado como legal pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Uma análise sobre a modalidade de centralização das coletas, realizada pela Superintendência de Inteligência, foi iniciada pela Corregedoria Geral do MP, após representação do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb). Na noite da última quarta (25), a SSP recebeu a avaliação da peça. Na conclusão do documento, que possui 45 páginas e é assinado pela procuradora-geral adjunta, Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza, e pelo promotor de justiça Márcio José Cordeiro Fahel, foi considerado que “a mera operacionalização das interceptações, de natureza administrativa, pode ficar a cargo de técnicos responsáveis pela respectiva tramitação, sob a pena de comprometer a natureza jurídica atualmente reconhecida das funções do cargo de delegado de polícia”. O documento informa ainda que o modelo adotado há 17 anos “parece encontrar também apoio jurídico na distinção entre função de polícia judiciária e atividade de inteligência, de acordo com a Lei Federal 9.883/1999”.E diz ainda que “a operacionalização das interceptações, como medida executiva, não parece ser exclusividade da autoridade policial. “Todas as ações realizadas pela SSP-BA são respaldadas pela lei e no que se refere às interceptações telefônicas não seria diferente. A avaliação do MP só faz reforçar isso”, afirmou o secretário Maurício Teles Barbosa. Disse ainda entender o excesso de preocupação de algumas entidades representativas em relação ao sigilo de informações privadas, que aumentou bastante entre os baianos após o escândalo das escutas telefônicas ilícitas, ocorridas em 2002, no Estado. “Asseguro que na minha gestão à frente da SSP não houve, nem haverá, qualquer utilização indevida das informações privadas”, finalizou.

Brumado: Confira as ofertas do Comercial Vitória

  • 27 Out 2017
  • 15:43h

Assistente financeiro suspeito de aliciar adolescentes por redes sociais é preso

  • G1
  • 27 Out 2017
  • 15:00h

Um assistente financeiro de 35 anos, suspeito de aliciar adolescentes em redes sociais para cometer abusos sexuais, foi preso nesta sexta-feira (27), em Salvador. Segundo a delegada Ana Crícia de Araújo, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), o homem, identificado como Sandro Boa Morte Moreira, teve prisão temporária cumprida na casa dele, no bairro de Pernambués. De acordo com a delegada, a polícia chegou até o suspeito após duas denúncias de adolescentes que foram estupradas pelo homem. As garotas, uma de 13 e outra de 15 anos, teriam sido aliciadas na internet e posteriormente ameaçadas pelo suspeito para que encontrassem com ele, segundo a delegada. Os abusos ocorreram em datas diferentes e as vítimas não se conheciam. Conforme informou a delegada, nos dois casos, o suspeito se passou por um adolescente para conquistar a confiança das vítimas, com perfis falsos. Um dos casos ocorreu em 2016 e o outro neste ano. A delegada informou que, nos dias dos ocorridos, as garotas foram levadas pelo suspeito de motocicleta para a casa dele, onde cometeu o crime. Segundo a delegada, o endereço do assistente financeiro ajudou a identificá-lo e as duas meninas reconheceram ele. O homem foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira, durante uma coletiva na Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), no bairro de Brotas. De acordo com a delegada, o homem será encaminhado para o Conjunto Penal de Mata Escura, onde ficará à disposição da Justiça. O caso está sob investigação e a delegada acredita que novas vítimas possam aparecer após a divulgação da prisão do suspeito.

Brumado: Câmara de vereadores indica implantação de lombo faixas na Vila Presidente Vargas

  • Brumado Urgente
  • 27 Out 2017
  • 14:00h

Foto: Brumado Urgente

Foram discutidas na manhã desta (27), pelos vereadores da Câmara Municipal de Brumado, em sessão ordinária, indicações feitas pela vereadora Ilka Abreu sobre a implantação de Lombo Faixas na Vila Presidente Vargas, no total de quatro para a comunidade. A justificativa é o grande fluxo de carros que passam na localidade e com a implantação dessas faixas elevadas, haverá um aumento na segurança nos moradores da Vila Presidente Vargas. Após discussão a indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018

  • 27 Out 2017
  • 13:00h

Foto: Divulgação

Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)publicou nesta sexta-feira (27) um resolução que define as regras de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas. A medida começa a valer em 180 dias. As punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas. A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 – o equivalente a metade do valor da infração leve atual. A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito. Já os ciclistas que andarem onde a circulação não é permitida, ou guiem de “forma agressiva”, receberão multa de R$ 130,16, que é o valor da infração média. Além da multa, a bicicleta poderá ser “removida”. De acordo com o CTB, ciclistas não podem andar em vias de trânsito rápido, que não têm cruzamentos, nem pedalar sem as mãos e transportar peso incompatível. Quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista, no mesmo sentido de circulação dos carros – ir na contramão pode dar multa. Nas calçadas, somente desmontado ou então quando houver sinalização permitindo o tráfego de bicicletas.

Como será a multa?

Segundo o Denatran, o agente de trânsito ou autoridade que constatar a infração deverá preencher um “auto de infração”, que pode ser eletrônico, com o nome completo, documento de identificação e, “quando possível”, com o endereço e o CPF do infrator. Questionado, o órgão ainda não explicou como será feita a cobrança da multa, caso o infrator não forneça os dados, por exemplo. Cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) terá 180 dias para implementar o modelo de multa e adequar seus procedimentos para começar a autuar pedestres e ciclistas.

Temer deve se internar entre hoje e amanhã, afirma colunista

  • B News
  • 27 Out 2017
  • 12:00h

Está tudo previsto para que Michel Temer se interne entre esta sexta (27) e este sábado (28), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma bateria de exames. A informação é do colunista Lauro Jardim, de O Globo. O presidente Michel Temer, 77 anos, deve passar por cirurgia para retirada de cálculos renais que estão causando obstrução urológica. Temer passou mal no Palácio do Planalto e foi internado no Centro Cirúrgico do Hospital do Exército, em Brasília.

Brumado: aviso de desligamento de energia no centro da cidade

  • Brumado Urgente
  • 27 Out 2017
  • 11:00h

A Coelba, através de sua assessoria de comunicação, informa a toda a população brumadense que o fornecimento de energia elétrica será interrompido temporariamente no domingo (29), das 07h30min às 13h30min na Rua Cel Tibério Meira. Esse desligamento se fez necessário para que os técnicos da empresa possam realizar, com segurança, serviços para melhorar o fornecimento de energia. A interrupção pode ser cancelada caso haja algum fator atmosférico que não permita o trabalho.

Brumado: Aproveite o festival de ofertas do Comercial Vitória e compre ainda mais barato

  • 27 Out 2017
  • 10:43h

Brumado: motocicleta é apreendida pela PRE

  • Brumado Urgente
  • 27 Out 2017
  • 10:00h

Brumado: PRE apreende motocicleta com Número de Identificação do Veículo adulterado Foto: Divulgação | PRE

No final da tarde desta quinta-feira (26), a PRE em Brumado, durante abordagem na BR-030, identificou uma Motocicleta Honda/CG Titan125, vermelha, veículo este que, de acordo com os policiais, estava sem placa policial e com o Número de Identificação do Veículo parcialmente suprimido. Após a identificação da irregularidade pela Guarnição Tor da Policia Rodoviária Estadual, o veículo e o seu condutor foram encaminhados a delegacia e ficaram a disposição da justiça.

Temer veta uso de armas de fogo por agentes de trânsito

  • Agência Brasil
  • 27 Out 2017
  • 09:00h

Por orientação do Ministério da Justiça, o presidente Michel Temer vetou integralmente o projeto de lei que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito. Consultado pelo presidente, o Ministério da Justiça disse que a medida vai contra o que preconiza o Estatuto do Desarmamento e que os agentes referidos na proposta não exercem atividade de segurança pública. “A proposta de alteração do Estatuto do Desarmamento vai de encontro aos objetivos e sistemática do próprio Estatuto, de buscar restringir o porte de arma de fogo aos integrantes das forças de segurança pública, nos termos do disposto no Artigo 144 da Constituição. Os agentes aos quais o projeto pretende autorizar aquele porte não exercem atividade de segurança pública e, no caso de risco específico, há possibilidade de se requisitar a força policial para auxílio em seu trabalho”, destacou o ministério, em nota. Em seu veto, Temer expôs a justificativa do Ministério da Justiça e argumentou que sua decisão se dá “por contrariedade ao interesse público”. O projeto foi aprovado no Senado em 27 de setembro, em votação simbólica, e seguiu para sanção presidencial. O projeto concedia porte de arma de fogo a agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Guardas municipais nessa função também teriam o mesmo direito.No Senado, o projeto havia recebido apoio de parlamentares tanto da base quanto da oposição.