Policial acusado de estuprar adolescente enquanto rodava Uber é afastado pela PM

  • Bocão News
  • 07 Nov 2017
  • 16:50h

Após ser identificado como policial militar, Agnaldo Alves Boa Morte, acusado de estuprar uma adolescente de 17 anos, enquanto rodava Uber, foi afastado da corporação. Em nota, a Polícia Militar informou que o soldado era lotado na 19ª Companhia Independente, do bairro de Paripe, e responderá a um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). "A Polícia Militar, por meio da Corregedoria, instaurou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o envolvimento do policial militar acusado de violentar uma jovem no momento em que a transportava como condutor de Uber. Assim que recebeu a denúncia através da corregedoria da corporação, a 19ª CIPM, unidade na qual o militar é lotado, afastou o soldado das atividades operacionais enquanto transcorre a investigação. A PM faz apuração na esfera administrativa e o resultado do PAD pode implicar até na demissão do militar. Já a investigação do crime é feita pela Polícia Civil". 

O caso 

De acordo com o familiar, a jovem estava na casa do namorado, em Sussuarana Nova, no último dia 25, quando solicitou o carro pelo aplicativo, no início da noite, para leva-la até Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Porém, o motorista desviou o caminho e a levou para uma rua deserta nas imediações da avenida Paralela, onde praticou o estupro. Após o abuso, Agnaldo tomou o celular da adolescente e apagou o aplicativo para dificultar sua identificação junto à plataforma. Durante o crime, os dois entraram em luta corporal e a jovem sofreu cortes nos braços provocados por um estilete, que estava em posse do motorista. "Ela ficou em pânico e não sabe bem o local em que ele parou. Ela gritou muito, chorou, mas o carro tem película escura", contou o tio. Em seguida, a vítima foi abandonada em uma rua, ainda no bairro de Sussuarana, onde foi socorrida por populares após desmaiar. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento e a encaminhou para o Iperba. Por causa do estupro, a jovem, que já recebeu alta médica, está tomando coquetel de remédios e está recebendo acompanhamento psicológico.

Rui pede que SSP investigue invasão de fazendas no oeste baiano

  • 07 Nov 2017
  • 16:00h

Após uma reunião realizada nesta segunda-feira (6), na Governadoria, em Salvador, o governador Rui Costa pediu que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) investigue as invasões de terras ocorridas no oeste do estado e reforce o policiamento. Na última quinta, uma fazenda da empresa Igarashi, em Correntina, no oeste baiano, foi invadida por um grupo que colocou fogo nas instalações, destruiu maquinário, o sistema de energia e tratores. “Agora, estamos reforçando as estruturas de segurança, tanto da Polícia Militar, como já fizemos com o envio de tropas especializadas, como também enviando reforços para a Polícia Civil, que ficará à frente das investigações. Equipes de inteligência da secretaria também estão envolvidas na operação”, afirmou Barbosa. Ainda segundo o secretário, a prioridade no momento é evitar novas invasões e identificar os responsáveis pelo ato. A reunião contou com representantes de associações de produtores locais e secretários estaduais. 

CUT organiza mobilização para esta sexta; veja quais categorias vão paralisar atividades

  • 07 Nov 2017
  • 15:00h

Foto: Paula Brandão / CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) organiza para esta sexta-feira (10) uma mobilização contra a reforma trabalhista. Centrais sindicais e movimentos sociais também vão aderir à iniciativa nacional. Entre as ações está a paralisação das atividades a partir das 5h nas seguintes categorias: rodoviários, bancários, vigilantes, comerciários, aeroviários, correios, metalúrgicos, Sindipetro, Sindquímica, Sindpoc, Sinergia, Sincotelba, Sindsaúde, Sindprev, Sindae e Sindlimp. "Nossos direitos conseguimos ao longo de muitos anos e nos custou muito caro. Nossas conquistas são recheadas de honra de milhares de brasileiros e brasileiras que lutaram muito para isso acontecer. A tarefa que nos cabe agora é honrar a memória dos que lutaram e entregaram suas vidas para que a gente pudesse chegar até aqui e não deixar que esta história tenha um fim", declarou Cedro Silva, presidente da CUT. O movimento organiza também uma caminhada do Campo Grande até a Praça Castro Alves, a partir das 11h.

Governador Rui Costa anuncia concurso público para professores da rede estadual

  • 07 Nov 2017
  • 14:00h

Foto: Reprodução | Instagram

Em entrevista a Mário Kertész, na Metrópole, o governador Rui Costa (PT) anunciou que deve ser publicado até sexta-feira (10) o edital do concurso para professores da rede estadual de ensino. "Fiz algumas alterações no edital e, até sexta, vamos publicar. Você que está se preparando para concurso público, sai o edital essa semana. Ano que vem, a gente quer começar o ano letivo contando com esses profissionais. O concurso será regionalizado. Não quero alguém que more em Salvador fazendo concurso para o Oeste, por exemplo, e que não quer morar lá, para pedir transferência depois. Nós vamos estimular a fixação das residências nos municípios", falou. São previstas cerca de 4 mil vagas para professores e coordenadores pedagógicos, com vínculo de 40 horas semanais.

VII Jogos Escolares de Brumado - JEB 2017 serão iniciados nesta quarta-feira (08)

  • 07 Nov 2017
  • 13:00h

A sétima edição dos Jogos Escolares de Brumado - JEB 2017 terá início nesta quarta-feira (08) com a participação de escolas municipais da zona urbana e rural, além do Centro Educacional Monteiro Lobato e do Centro Educacional Maria Nilza Azevedo Silva - CEMNAS. A competição, que se encerrará no dia 15 de novembro, acontecerá no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro e na quadra do Centro Municipal Agamenon Santana - CMEAS. As modalidades que farão parte do JEB 2017 são: Baleado Mirim - Feminino e Masculino; Handebol Mirim - Feminino e Masculino; Handebol Infanto - Feminino e Masculino; Futsal Mirim - Feminino e Masculino; e Futsal Infanto - Feminino e Masculino. O jogo de abertura da competição será realizado na quadra do CMEAS, a partir de 7h30. No sábado (11), os jogos também acontecem na quadra da referida escola. Já as demais partidas serão promovidas no Ginásio de Esportes. Cerca de 350 alunos participarão dos jogos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Brumado: Solenidade de inauguração do CEJUSC acontece hoje (07) às 15h

  • 07 Nov 2017
  • 12:00h

Foto: Divulgação

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, convida a população de Brumado para a solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Soluções Consensual de Conflitos - CEJUSC da Comarca de Brumado. O evento acontece nesta terça-feira (07) às 15h na Rua Dr. Mário Meira, 79, centro de Brumado.

Brumado: Moradores da Zona rural terão que arcar com custo de energia das bombas dos poços artesianos

  • Brumado Urgente
  • 07 Nov 2017
  • 11:00h

Um oficio foi enviado aos representantes das comunidade rurais em Brumado na última semana, através desse oficio a prefeitura municipal de Brumado informou que não irá mais arcar com os pagamentos referentes às contas de energia dos poços artesianos que abastecem as comunidades, em razão das dificuldades da Administração arcar com os referidos custos, tendo de deixar de arcar com prioridades inadiáveis. No comunicado a Administração solicita que os representantes das comunidades compareçam a Secretaria de Agricultura no prazo de 30 dias, para que a transferência da responsabilidade dessas contas seja transferida. Um dos argumentos utilizados vem ainda sobre a questão de constituir um privilégio que fere a isonomia em face do que se oferecem aos demais cidadãos.

Prefeitos de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália são alvo da PF

  • 07 Nov 2017
  • 10:00h

Claúdia (Porto Seguro) e Robério Oliveira (Eunápolis) | Foto: A Gazeta Bahia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (7) a Operação Fraternos para desarticular uma organização criminosa criada por prefeitos ligados entre si que fraudaram licitações nas prefeituras de Eunápolis, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, todas no extremo sul do estado. As investigações apontam que, com a ajuda de familiares, os prefeitos José Robério Batista de Oliveira (PSD), de Eunápolis; Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro; e Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália, teriam fraudado contratos que somam R$ 200 milhões. Claudia Oliveira e José Robério são casados e Agnelo é irmão de Cláudia. Ao todo são cumpridos 21 (vinte e um) mandados de prisão temporária, 18 (dezoito) de condução coercitiva e 42 (quarenta e dois) de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Cerca de 250 policiais federais cumprem as ordens judiciais, com apoio de 25 auditores da Controladoria-Geral da União e de membros do Ministério Público Federal. As investigações apontam que as prefeituras contratavam empresas que tinham relação com o grupo familiar para fraudar licitações, simulando a concorrência entre elas. Após a contratação, parte do dinheiro repassado pela administração dos municípios era desviado, utilizando-se de “contas de passagem” em nomes de terceiros, de forma a dificultar a identificação do destinatário final dos valores arrecadados. Na maioria dos casos, o dinheiro retornava para membros da organização criminosa, inclusive através repasses pela empresa de um dos prefeitos investigados. Essas mesmas empresas também eram utilizadas para a lavagem do dinheiro ilicitamente desviado. Em um dos casos investigados, uma das empresas do esquema tinha como sócio um ex-funcionário de outra empresa que compõem a organização criminosa, que teria investido 500 mil reais na integralização de capital da companhia. A PF descobriram, porém, que a renda mensal do ex-funcionário era de apenas R$ 800 à época. Os contratos fraudados pelos três prefeitos somam aproximadamente R$ 200 milhões. De acordo com a PF, foi identificada uma “ciranda da propina”, na qual as empresas  dos familiares revezavam as vitórias das licitações para camuflar o esquema – em muitos casos, eles chegavam ao extremo de repassar a totalidade do valor contratado a outras empresas da família na mesma data do recebimento. Os alvos da operação responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais.  

Caetité: Polícia prende “Vovô do tráfico” após flagrante

  • Brumado Urgente
  • 07 Nov 2017
  • 09:00h

A Polícia Militar em Caetité prendeu, na noite dessa segunda-feira (06), um idoso de 69 anos que tinha em sua residência 108 g de crack, 200g de maconha, 305g de cocaína, balança de precisão, R$170,00 em espécie e quatro munições de revolver calibre 38. De acordo com informações da Policia militar, o idoso é conhecido no bairro onde mora como “Vovô do Tráfico”. O mesmo foi identificado como Welligton Antônio Costa, que já tem antecedentes criminais, já foi condenado por tráfico de drogas em Minas Gerais. Após o flagrante o mesmo foi conduzido à delegacia e está na carceragem do município. 

PRF finaliza a 'Operação Finados 2017' na Bahia

  • 07 Nov 2017
  • 08:18h

Foto: Divulgação | PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou às 23h59 de ontem (05) a Operação Finados 2017 na Bahia. Desde quarta-feira (1), foi montado um esquema especial para reforçar o policiamento e a fiscalização nas rodovias federais do estado no período do feriado prolongado de Finados. Nos cinco dias de  Operação, a PRF fiscalizou 4.895 veículos e 4.677 pessoas, realizou 2.872 testes de alcoolemia e operou com os radares fotográficos nos pontos mais críticos. Como consequência das abordagens, foram presas 19 pessoas, sendo seis por embriaguez ao volante, e as demais por crimes diversos como porte ilegal de arma, uso de documento falso, receptação, entre outros. Houve ainda a recaptura de dois indivíduos com mandados de prisão em aberto e a recuperação de dois veículos roubados. Durante o trabalho de fiscalização, os policiais deram maior atenção às condutas mais perigosas e, infelizmente, flagraram inúmeras irregularidades. A mais frequente delas foi o excesso de velocidade, com 3.320 veículos flagrados acima do limite permitido pela via. Em segundo lugar, outra conduta extremamente perigosa, a ultrapassagem indevida: 945 motoristas efetuaram a manobra pelo acostamento, em faixa contínua ou em momento inapropriado, gerando risco de acidentes graves. O não uso do cinto de segurança, seja pelo motorista ou pelos passageiros também foi outra infração observada nesse feriadão: 108 veículos foram autuados por esse motivo. Além do cinto, outro dispositivo de segurança negligenciado foi o capacete para os ocupantes de motocicletas, infração flagrada 48 vezes desde quarta-feira, assim como os dispositivos de retenção para crianças (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação). Foram 19 autos pela ausência dos equipamentos. Já com relação ao consumo de bebida alcoólica, dos 2.872 testes realizados, 46 apontaram que o condutor havia bebido antes de pegar a estrada e foram autuados. Seis deles, além da infração administrativa, foram presos por embriaguez ao volante, pois apresentaram teor alcoólico no sangue que configura crime de trânsito.

MEC vai apoiar formação de professores para educação de surdos, diz ministro

  • Agência Brasil
  • 06 Nov 2017
  • 19:00h

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (6) que o Ministério da Educação (MEC) busca a ampliar acessibilidade e políticas de afirmação de surdos. Segundo ele, está incluído na proposta da Base Nacional Comum Curricular, a formação adequada de professores, “para que a gente possa ter uma política pública cada vez mais inclusiva, respeitando a condição específica dos surdos ou daqueles que têm deficiência auditiva no nosso país". Mendonça Filho participou hoje do programa Por Dentro do Governo, produzido pela TV NBR, e comentou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano: Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil. Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, é quem subsidia as políticas públicas para surdos no âmbito do MEC e apoia a sua implementação pelas esferas subnacionais de governo. “Na ponta, quem tem a responsabilidade direta por essas políticas públicas são os estados e municípios. Cabe ao Ministério da Educação induzir e apoiar politicas nacionais de inclusão geral e específicas”. Com mais de 160 anos de existência, o Ines produz material pedagógico, fonoaudiológico e de vídeos em língua de sinais, distribuídos para os sistemas de ensino. Além de atender em torno de 600 alunos, da educação infantil ao ensino médio, o instituto também forma profissionais surdos e ouvintes no Curso Bilíngue de Pedagogia. Para Mendonça Filho, a língua brasileira de sinais (Libras) precisa ser cada vez mais incorporada na política educacional brasileira. Por isso, desde 2013, em parceria com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), o Ines disponibiliza conteúdo audiovisual acessível ao público surdo e aulas de Libras, por meio da TV INES .

Mercado financeiro mantém projeção para inflação em 3,08% este ano

  • Agência Brasil
  • 06 Nov 2017
  • 18:00h

O mercado financeiro manteve a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) segue em 3,08%, de acordo com o boletim Focus, publicação divulgada no site do Banco Central (BC) todas as semanas, com projeções para os principais indicadores econômicos. Para 2018, a estimativa para o IPCA é mantida em 4,02% há quatro semanas consecutivas. As projeções para 2017 e 2018 permanecem abaixo do centro da meta de 4,50%, que deve ser perseguida pelo BC. Essa meta tem ainda um intervalo de tolerância entre 3% e 6%. Para alcançar a meta, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 7,5% ao ano. A expectativa do mercado financeiro para a Selic ao final de 2017 e de 2018 segue em 7% ao ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi mantida em 0,73% este ano, e em 2,5% para 2018.

'Acredito na justiça divina', diz Ticiana Villas Boas, apresentadora e esposa de Joesley

  • 06 Nov 2017
  • 17:00h

Foto: Observatório da Televisão

A jornalista baiana Ticiana Villas Boas, esposa de Joesley Batista, dono do grupo J&F, reapareceu nas redes sociais neste sábado (4), publicando uma foto em seu perfil no Instagram. Na legenda, a ex-apresentadora do SBT conta que está em uma viagem na Bahia e faz um desabafo. "Somos tão pequenos diante da natureza. Mas somos parte dela e de Deus. Acredito na força e justiça divinas. Acredito no poder do tempo, que é o senhor da razão. Passei os últimos seis meses me apegando a isso e a Deus. Essa semana estou caminhando por um lugar muito especial, na minha terra, com amigos do coração. Lugar onde passei boa parte da minha infância e adolescência, que sempre me revigorou e acolheu. Conectada com a natureza estou ganhando forças para voltar a viver e lutar", escreveu. A última postagem de Ticiana aconteceu em maio, quando decidiu confirmar o seu desligamento da TV e afirmar que iria se dedicar integralmente para cuidar da família. Ela havia se afastado por conta dos comentários após as delações de Joesley Batista, dono do grupo J&F. Joesley está preso preventivamente desde setembro na Operação Tendão de Aquiles, acusado do crime de insider trading, uso de informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro.

Fazendários param por 48h em postos fiscais de Feira, Juazeiro e de mais 11 cidades

  • 06 Nov 2017
  • 16:00h

Foto: Divulgação / Sindsefaz

Funcionários de postos fiscais da secretaria da Fazenda do Estado [Sefaz] no norte e nordeste do estado anunciaram a paralisação das atividades nesta segunda-feira (6) e terça-feira (7). Os fazendários reivindicam, de forma imediata, concurso público para todos os cargos da Sefaz, mudança na GDF [Gratificação por Desempenho Fazendário] dos técnicos administrativos, aumento do valor do ponto da gratificação do grupo Fisco (Auditores e Agentes de tributos) e atualização da Indenização de Transporte, segundo eles, “congelada há 10 anos”. Por conta da paralisação, estão parados os postos fiscais: Angelo Calmon (Feira de Santana), Fernando Presídio (BA-PE, em Juazeiro), Heráclito Barreto (BA-AL, em Paulo Afonso) e Francisco Hereda (BA-SE, em Rio Real/Loreto). E os postos de atendimento nos SACs e inspetorias das cidades de Alagoinhas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Valença. Nestes locais não está ocorrendo recepção ao público nem agendamento. Ainda segundo os trabalhadores, o movimento segue calendário de lutas da categoria, iniciado em outubro passado.

Casal de idosos é feito refém durante tentativa de assalto em Vitória da Conquista

  • 06 Nov 2017
  • 15:00h

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um casal de idosos foi amordaçado enquanto foram feitos reféns dentro de casa durante uma tentativa de assalto no sábado (4), na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste do estado. Segundo a Polícia Militar, dois homens armados entraram na casa, localizada no bairro Guarani, às 15h20. O imóvel é conjugado e tem entradas independentes. Na parte de cima, ainda moram um casal e dois filhos pequenos. De acordo com o G1, a polícia consegui controlar a situação, liberou os reféns e prendeu a dupla de assaltantes. Foi encontrado com os criminosos uma quantia em dinheiro, faca e revólver.