Sem criatividade, Bahia empata com o Coritiba e segue na zona de rebaixamento

  • Da Redação
  • 08 Set 2014
  • 06:53h

(Foto: Reprodução)

A torcida não pôde comparecer à Arena Fonte Nova, mas não houve muitos motivos para lamentar a ausência. O Bahia recebeu o Coritiba, cercado por arquibancadas vazias, mas a noite de domingo (7) não foi das melhores para nenhum dos times, que jogaram mal, e a partida da 19ª rodada do Brasileirão terminou com o placar zerado. O resultado, além de não ser bom para nenhum dos lados, aumenta a coleção de empates das duas equipes, que estão entre as que mais igualaram placares no campeonato. Com apenas um pontinho para cada lado, a zona do rebaixamento continua sendo a morada de Bahia e Coritiba. O Esquadrão chega ao quinto jogo consecutivo sem vencer, ao oitavo empate na competição e com 17 pontos segue na mesma 19ª posição, penúltimo da tabela. Também com 17 pontos, o Coxa não muda de lugar e permanece em 18º. Na 20ª rodada, abertura do returno, o Esquadrão tem desafio complicado pela frente, enfrenta o líder do isolado do campeonato fora de casa. O duelo com o Cruzeiro, no Mineirão, acontece na quinta-feira (11), a partir das 20h30. Na mesma rodada o Coritiba volta a jogar em casa e recebe a Chapecoense, no Couto Pereira, a partir das 21h de quarta-feira (10).
 

Homem morre e três ficam feridos em acidente com carro-forte na Chapada Diamantina

  • Da Redação
  • 07 Set 2014
  • 14:33h

Foto: Chapada Notícias

Um homem morreu e três ficaram gravemente feridos num acidente na BA-052, próximo Ipirá, na tarde deste sábado (6) De acordo com informações da Policia Militar, o veículo da empresa Preserve, capotou depois que um dos pneus estourou. Peças do veículo ficaram espalhadas pela rodovia e um segurança morreu no local. A PM garantiu a segurança do veículo que trasportava valores para abastecimento em caixas eletrônicos da região. Os feridos foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Ipirá. O funcionário que veio a óbito foi levado ao Instituto Médico Legal para necropsia.

Dia da Pátria: Desfile Cívico se transforma em grande clamor pela Paz

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 07 Set 2014
  • 14:08h

A Paz em Brumado acabou sendo o mote do desfile de 07 de Setembro em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Uma grande clamor pela Paz, foi esse o mote do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Brumado , que, diferentemente dos outros anos, mudou o foco do patriotismo e se tornou num apelo gritante pela melhoria substancial da Segurança Pública no município. Outro fator, que foi muito interessante, foi a mudança do tradicional desfile dos alunos fardados, os quais, desta feita, vieram integrando fanfarras, resultado de um grande projeto que vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Educação, onde, praticamente todas as unidades municipais, possuem uma fanfarra, o que vem dando um dinamismo diferenciado ao ensino oferecido, já que os alunos têm acesso ao aprendizado musical, numa nova vertente da grade curricular. O ponto alto foi o desfile da ENSF – Escola Nossa Senhora de Fátima, que foi contundente, desenvolvendo a temática “Paz” com muita propriedade, inclusive com os alunos exibindo as manchetes dos principais blogs da cidade, nas quais estavam estampadas as feias faces da violência no município que vem ceifando vidas e que vem preocupando sobremaneira a população. Na parte final houve a tradicional apoteose, com as apresentações da Polícia Rodoviária Estadual e do Tiro de Guerra de Brumado. O desfile foi concluído com o Clube do Fusca, que mostrou a paixão dos brumadenses por esse veículo. Milhares de pessoas compareceram às Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira, comprovando a fidelidade do povo brumadense com esse evento que é um dos mais representativos do município. 

O Tiro de Guerra de Brumado foi muito aplaudido durante a sua apresentação (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Brumado: Mulher descontrolada bate o carro e causa muita confusão na Praça Nita Gama

  • Brumado Urgente
  • 07 Set 2014
  • 13:02h

A mulher estava muito alterada (Foto: Brumado Urgente)

Uma grande confusão, foi dessa forma que foi qualificada a ação de uma mulher, que visivelmente descontrolada, acabou batendo o seu veículo no muro de uma residência na noite deste sábado (06) na Praça Nita Gama por volta das 22h00m. Segundo testemunhas descia a Av. Otávio Mangabeira e entrou na contramão na referida praça e acabou invadindo a calçada e batendo no muro de uma residência. Ela própria tentou retirar o carro, mas em visível estado de alteração, acabou discutindo com várias pessoas que queriam ajudar. Ela tentou se evadir com o veículo do local e quase acabou atropelando as pessoas.  A Polícia chegou e ela alegou que tinha tido uma desavença conjugal, mas teve que ser encaminhada à Coorpin para dar maiores explicações sobre o fato. Ainda segundo as testemunhas, a mulher estava possivelmente embriagada. 

A colisão foi no muro de uma residência (Foto: Brumado Urgente)

Barra da Estiva: Homem que roubou motocicleta foi preso

  • 07 Set 2014
  • 10:08h

Foto: reprodução Polícia Militar

Neste sábado, 06, por volta das 10h, em Barra da Estiva - BA, após abordagem policial foi preso em flagrante delito Levi Novaes Ferreira de 26 anos, e juntamente com ele, foram apreendidos 10 papelotes de uma substância parecida com cocaína, uma quantia em dinheiro de R$ 1.073,50 (mil e setenta e três reais e cinquenta centavos) além de uma motocicleta de placa JMU 9441 - Barra da Estiva, furtada dias atrás pelo mesmo homem neste município. Levi foi conduzido à delegacia, local onde permanece custodiado e à disposição da justiça.

Ideb: Bahia tem queda no Ensino Médio da rede estadual

  • bahia notícias
  • 07 Set 2014
  • 09:03h

Foto: Bocao news

A nota do Ensino Médio, a exemplo da média total do estado, considerando a rede pública e privada de educação, teve redução nas escolas estaduais baianas, com queda de 3 para 2,8. O Ensino Fundamental teve melhora de 0,2 pontos percentuais no nível 1 (5º ano), que obteve nota 4, e no nível 2, que apresentou média 3,1. Em nota, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) divulgou as ações implementadas para fortalecer o desempenho dos alunos. Entre as iniciativas da pasta, está o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que transmite aulas em tempo real via satélite para os locais remotos do estado, com professores mediadores em sala de aula. O programa, implantado em 2010, atende 17.377 pessoas em 150 municípios. A secretaria informou também que mantém o projeto Ensino Médio em Ação (EM-Ação), que oferece reforço escolar aos estudantes, em turno oposto ao regular, com destaque para as áreas de português e matemática. O EM-Ação também está focado na formação de professores e inclui atividades interdisciplinares, com uso de materiais didáticos e tecnologias, desenvolvidos por professores das universidades públicas e distribuídos aos alunos como apoio ao livro didático. Ainda voltado ao Ensino Médio, a SEC disponibiliza mais de 3 mil conteúdos digitais no ambiente educacional Web do Portal da Educação, com jogos, vídeoaulas, simulados, aulas de revisão e dicas do Professor Web. No comunicado, a pasta ainda cita outras medidas como o Pacto com Municípios pela Alfabetização, implantado em 2010, para garantir alfabetização com letramento de crianças com até oito anos e o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O último, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), tem foco na formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos. Os cursos, que já envolvem 20 mil professores, são realizados nas próprias unidades escolares, durante o tempo destinado às atividades complementares. Os docentes participantes são beneficiados, no programa, com bolsas de estudo.

Veja os melhores momentos da visita de Marina Silva a Brumado

  • Brumado Urgente
  • 06 Set 2014
  • 19:23h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A visita da candidata à presidência da república pelo PSB, Marina Silva, na manhã deste sábado (06) a Brumado foi considerada histórica, pois além de congregar milhares de pessoas comprovou a evolução democrática do município, que hoje desponta como um dos mais representativos da região sudoeste. O Brumado Urgente acompanhou toda a visita e disponibiliza para os seus leitores um vídeo com os melhores momentos. Assista: 

Brumado: S10 desgovernada quase causa acidente grave na tarde deste sábado (06)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 06 Set 2014
  • 17:27h

A S-10 desgovernada poderia provocar um acidente muito mais sério, caso tivesse descido a ladeira da Vereador Paulo Chaves no sentido Clube do Sindicato (Foto: Brumado Urgente)

Brumado, periodicamente, registra casos de veículos desgovernados, que descem as ladeiras da cidade e muitas vezes provocam consequências sérias. Neste sábado uma S-10 quase entra neste perfil, mas, por sorte, não houve feridos e quase não houve estragos. O veículo que estava estacionado na Rua Vereador Paulo Chaves, no Bairro Jardim Brasil, acabou descendo a rua desengrenado, sem ninguém dentro, mas por sorte, acabou colidindo com o muro do Conjunto Residencial Recanto das Palmeiras, o que evitou um acidente mais grave ou até uma tragédia, já que se seguisse o curso da rua iria parar próximo ao Clube do Sindicato, um lugar que sempre está bem movimentado. A Polícia chegou ao local e contornou a situação e não houve feridos ou maiores prejuízos na ocorrência. 

Brumado: Tiros, assaltos e medo na tarde deste sábado (06)

  • Brumado Urgente
  • 06 Set 2014
  • 16:42h

Os assaltos à mão armada voltam a fazer o terror dos empresários brumadenses

Os assaltos à mão armada em Brumado continuam aterrorizando a população, principalmente os comerciantes, que continuam sendo vítimas dos criminosos que não medem consequências para obter o seu intento. Na tarde deste sábado (06) dois assaltos, quase que simultâneos, vieram comprovar que a situação da criminalidade na cidade ainda continua sendo umas das principais urgências a serem resolvidas pelas autoridades. O primeiro aconteceu no Bairro Jardim Brasil, na Rua Vereador Paulo Chaves, onde dois elementos em uma moto, sendo que um deles estava armado com um revólver niquelado calibre 22, efetuou um assalto em um mercadinho, provocando, inclusive, o desmaio de uma cliente. A outra ocorrência aconteceu no Bairro São Félix, desta feita com gravidade, onde dois elementos, provavelmente os mesmos foram assaltar uma distribuidora de bebidas, sendo que, o proprietário esboçou uma reação e foi baleado na perna, tendo que ser transferido com rapidez pelas equipes do SAMU 192. O medo voltou a tomar conta do comércio local e a dupla, que provavelmente foi a mesma, se mostra destemida, disposta a enfrentar a tudo e a todos. Segundo uma das testemunhas o autor do disparo é um menor de idade, muito perigoso, que vem aterrorizando os comerciantes da cidade. 

'Vamos fazer a Pororoca da Mudança', expressa Marina Silva em sua visita a Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 06 Set 2014
  • 14:11h

A candidata Marina Silva disse ter tido uma ótima impressão de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A visita da candidata à presidência da República pelo PSB, Marina Silva, a cidade de Brumado na manhã deste sábado (06) superou as expectativas dos mais otimistas, com milhares pessoas totalmente entusiasmadas, as quais, num clima de euforia, criaram uma atmosfera de estrelismo que supera os eventos normais da política. Acompanhada do seu vice, Beto Albuquerque, da candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata e do seu vice, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos e da candidata Eliana Calmon, Marina liderou uma caminhada pelas principais avenidas da cidade, para depois participar de um comício na região central da cidade. Após os pronunciamentos de Eduardo Vasconcelos, Lídice da Mata e Beto Albuquerque, Marina encerrou com um discurso carregado de positivismo, com uma mensagem de esperança emblemática ao citar que “vamos fazer a pororoca da mudança”, em alusão ao fenômeno natural que acontece no encontro do Rio Amazonas com as águas do oceano, terra onde nasceu a candidata.

 

 

A candidata Marina da Silva falou para milhares de pessoas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

Ela fez questão também de dizer que “sabemos que os nossos adversários estão tentando plantar várias inverdades a nossa respeito, mas saibam que uma pessoa que já passou por tantas agruras nesta vida, que já exerceu as profissões mais humildes e que, com muita luta, conseguiu alcançar um grau acadêmico iria acabar com um programa como o Bolsa Família, quem pensa dessa forma está totalmente equivocado, pois vamos sim é ampliá-lo e melhorá-lo ainda mais”. Marina ainda destacou que “também estão dizendo que vamos acabar com os programas das ferrovias federais, isso é também outra calúnia, pois reconhecemos a importância dessa ação para o futuro de nosso país”. E finalizou exaltando a representatividade do ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos declarando que “viemos aqui hoje em Brumado por um compromisso firmado por Eduardo Campos, então, em respeito à sua memória não podíamos ter deixado de visitar a terra desse grande homem, que é considerado um dos melhores prefeitos que o estado da Bahia já teve. Eduardo é o homem da Educação, que fez uma transformação histórica nesse município e que, agora, ao lado de Lídice irá fazer essa transformação na Bahia”.

Milhares de pessoas caminharam com Marina pelas ruas de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Comunicado da 34a CIPM

  • 34ª CIPM
  • 06 Set 2014
  • 07:00h

Divulgação

Bahia tem queda na avaliação do IDEB

  • Informações do Correio
  • 06 Set 2014
  • 06:41h

(Reprodução)

As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativas ao ensino médio da rede estadual caíram em 16 estados do país, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta sexta-feira (5). A Bahia, que obteve 3 na nota do Ideb para o ensino médio em 2011, conseguiu 2,8 este ano e caiu duas posições no ranking por distrito. O estado aparece ao lado do Maranhão e de Sergipe ocupando a 21ª posição. Procurada, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia disse que os dados divulgados hoje estão em avaliação, e alertou que a diferentes ciclos do ensino entram na pesquisa: Fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, além de verificar o rendimento de escolas públicas e particulares. 

A nota do país na rede pública, que concentra 85% das matrículas, permaneceu 3,4. A meta ficou abaixo da meta estipulada pelo governo federal, de 3,6, segundo a principal avaliação educacional do país. Na rede privado, o resultado também não atingiu a expectativa. Caiu de 5,7 para 5,4. Entre as nove unidades federativas que apresentaram crescimento no Ideb relativo ao ensino médio, Goiás pulou do quinto lugar em 2011, com Ideb de 3,6, para o topo do ranking, em 2013, com 3,8. O Rio de Janeiro saltou da 15ª posição (com 3,2) para a quarta (com 3,6), empatado com Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. São Paulo se manteve na segunda posição, apesar da queda na nota, de 3,9 para 3,7. O Rio Grande do Sul pulou de 10º (com 3,4) para o terceiro, 3,7. O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio.Em nota, a Secretaria da Educação do estado salientou que houve melhora no Ideb para o ensino fundamental. O indicador é calculado de dois em dois anos e leva em conta a taxa de aprovação e o desempenho dos estudantes em avaliações externas de língua portuguesa e matemática. Nas séries iniciais do ensino fundamental, a avaliação de caráter censitário demonstrou que a rede estadual de ensino subiu de 3,8, em 2011, para 4, em 2013. O Ideb do Estado da Bahia (redes estadual, municipal e privada) cresceu de 4,2, em 2011, para 4,3, em 2013. No entanto, o índice se manteve para a rede pública (redes estadual e municipal) de 3,9 e, na rede privada de 6,3, referente a 2011 e 2013.Nas séries finais do ensino fundamental, o Ideb também registrou crescimento na rede estadual de ensino, passando de 2,9 para 3,1. O índice do Estado da Bahia cresceu de 3,3, em 2011, para 3,4, em 2013, e o da rede pública passou de 3,1 para 3,2. Na rede privada, o Ideb caiu de 5,8, em 2011, para 5,4, em 2013. No ensino médio, o Ideb foi calculado com base em uma amostra, com 202 turmas, de 155 escolas na Bahia, sendo 73 escolas da rede estadual. O Ideb registrou, a exemplo do que ocorreu em outros 15 estados da federação, uma queda no indicador nesta fase do ensino. Na Bahia, o Ideb caiu de 3,2, em 2011, para 3, em 2013, na rede privada caiu de 5,6 para 5,5 e a rede estadual de ensino verificou o recuou, de 0,2, no índice que era 3,0, em 2011, e passou para 2,8, em 2013.

CONTINUE LENDO

Marina afirma que não usa a sua fé para alcançar fins políticos

  • Da Redação
  • 06 Set 2014
  • 06:32h

(Foto: Reprodução)

A candidata Marina Silva, que estará nesta sábado (06) em Brumado, voltou a negar que mistura religião e política. Mesmo sendo fiel da igreja Assembleia de Deus, a presidenciável garante que seu posicionamento religioso não interfere na sua forma de fazer política. “Não faço de palanques púlpitos nem de púlpitos, palanques”, garante a candidata do PSB. “Minhas decisões políticas são elaboradas, discutidas e implementadas nos espaços da institucionalidade da política”. O tema vem sendo debatido na imprensa desde o sábado (30) quando o PSB alterou o plano de governo nas propostas que se referiam aos direitos dos homossexuais. Muitos acusaram a ex-senadora pelas mudanças, o que ela precisou explicar para se eximir da culpa. Marina deixou claro que a Bíblia é a base de sua fé e que exercê-la é um direito de ordem pessoal garantido pela Constituição. “Apenas aqueles que se pautam pela intolerância religiosa encaram esse direito como elemento que conspira contra o Estado laico e Estado de Direito”, se defendeu. O presidente da República, segundo Marina, também tem o direito de ter sua crença religiosa. “O presidente tem direito de vivenciar espaços de sua vida num ambiente restrito à sua pessoalidade sem a obrigatoriedade de compartilhar essa experiência com a chamada opinião pública”

Brumado: Chuva causa estragos estruturais na região central da cidade

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 05 Set 2014
  • 19:49h

O esgoto estourado na esquina com a Guilherme Dias ao lado de um posto de gasolina e de vários estabelecimentos comerciais causou transtornos e mal estar (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Por ser uma cidade com baixo índice pluviométrico, Brumado não possui uma condição estrutural muito positiva para resistir as fortes chuvas, tanto que, todos os anos, no período chuvoso, grandes estragos são registrados num grande número de vias, dando muito trabalho para a administração municipal, além de causar gastos nos cofres públicos para normalizar a situação. A história pluvial do municipal sempre aponta as chuvas para o período posterior ao dia 15 de outubro, mas, neste ano de 2014, este paradigma foi quebrado, já que uma chuva de cerca de 30mm caiu sobre a cidade no início da madrugada desta sexta-feira (05), o que causou vários estragos em inúmeras vias, principalmente da região central, além de provocar o estouro de várias redes de esgotamento, que foram feitas somente para a área fluvial, mas acabam acumulando os resíduos que acabam se integrando ao condutor subterrâneo. Quem trafegou nesta manhã pela Av. Guilherme Dias pode perceber um esgoto estourado que causou muito transtorno a moradores e comerciantes que buscaram a rápida solução do problema junto ao setor de infraestrutura municipal. Além disso várias ruas tiveram a sua trafegabilidade muito prejudicada, já que os danos foram mais intensos em alguns locais. A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que já começou a tomar as providências e, caso as chuvas não se intensifiquem nos próximos dias, tudo estará normalizado. 

Inúmeras vias da cidade foram prejudicadas com as chuvas (Foto: Laércio de Moraes | Brumado Urgente)

Brumado: Ônibus da Novo Horizonte quebra no trevo da BA-262; passageiros pedem concorrência no setor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 05 Set 2014
  • 16:32h

Passageiros ficaram muito irritados com a quebra de um ônibus da Novo Horizonte nesta manhã no trevo da BA-262 (Foto: Brumado Urgente)

Um dos anseios mais antigos da população de Brumado e região começa a ganhar força novamente devido aos sucessivos atrasos e quebras de ônibus da Viação Novo Horizonte, que há muitos anos vem tendo uma espécie de exclusividade no direito a explorar a concessão de transporte intermunicipal e estadual na região sudoeste da Bahia. Na manhã desta sexta-feira (05), um novo protesto colocou ainda mais intensidade nesta questão, já que um ônibus da referida empresa, que fazia a linha São Paulo / Ibipitanga, apresentou falhas mecânicas nas proximidades do trevo da BA-262 e houve uma demora de cerca de uma hora para que o problema fosse solucionado, sendo necessária a remoção dos passageiros para a garagem da empresa que fica próxima do local até que fossem efetuados os reparos. Muito irritados os passageiros, que vinham de uma viagem de cerca de 24 horas, esbravejaram que “não é possível que somente uma empresa tenha o direito de explorar esse direito, já passou da hora de ser promovida uma concorrência neste setor, pois somente assim os serviços podem melhorar”.