Alunos brasileiros são péssimos em raciocínio, aponta estudo

  • Da Redação
  • 02 Abr 2014
  • 07:46h

Foto Ilustrativa

O percentual assusta: a ínfima parcela 2% de alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos - para se ter uma ideia, em alguns países, esse número chegou a 11% .O dado foi divulgado hoje pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada. Aplicado a cada três anos e voltado para leitura, ciências e matemática, o Pisa avaliou 85 mil estudantes do mundo inteiro e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos problemas. O relatório da OCDE registra que, no país, as meninas tiveram desempenho melhor que o dos meninos e que a situação socioeconomica do estudante também tem impacto no resultado.


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