Brumado: Vereadores intensificam ações para o cumprimento da Lei dos 15 minutos

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Abr 2014
  • 20:01h

Os vereadores já estão com o Check List dos serviços bancários pronto para ser executado (Foto: Brumado Urgente)

As filas e a demora no atendimento dos bancos em Brumado estão com seus dias contados, isso porque, os vereadores Weliton Lopes (SDD) e Édio Pereira (PC do B) uniram forças e conseguiram o apoio do Legislativo como um todo na busca de atender um dos grandes anseios da sociedade brumadense que é ir aos bancos sem ficar horas esperando o atendimento. Eles que já elaboraram um novo projeto que foi aprovado e se tornou Lei, mas que, até o momento estaria como uma “letra morta”, continuam com suas “diligências”, colocando em prática uma agenda positiva que, ao que tudo indica, alcançará os resultados esperados. Na sessão da última segunda-feira (28), o Brumado Urgente falou com o vereador Weliton Lopes que fez questão de citar um grande avanço nessa situação que foi a questão do “check list”, ou seja, a verificação do cumprimento das obrigações impostas aos estabelecimentos bancários de Brumado. “Esse check list é muito importante para que as nossas ações tenham a efetividade que pretendemos, já que ele nos proporcionará todas as informações que precisamos das instituições bancárias que atuam em Brumado”, destacou o parlamentar. Nessa verificação, que está sendo feita em forma de questionário, os bancos darão todas as informações que estão sendo solicitadas para que as “blitzes” que serão efetuadas pelos dois vereadores com apoio da comunidade tenham o efeito esperado. “Sabemos que o anseio da nossa população é grande para que a Lei dos 15 Minutos se torne uma realidade e não vamos descansar enquanto isso não aconteça”, finalizou o vereador Weliton Lopes. 

Os vereadores Édio Pereira e Weliton Lopes não descansarão enquanto a Lei não for aplicada em sua integralidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Vereador Weliton Lopes presta homenagem póstuma ao jovem Thierre Rodrigues Amaral

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 30 Abr 2014
  • 18:42h

(FotoComposição:Brumado Urgente)

Na sessão da última segunda-feira (28) o vereador Weliton Lopes (SDD), solicitou do plenário da Casa que realizasse um minuto de silêncio em tributo ao jovem Thierre Rodrigues Amaral.  Falecido em razão de um acidente na Avenida João Paulo I, quando pilotava uma motocicleta. A morte do jovem deixou a todos consternados, principalmente aos que conviviam com ele e conheciam seu jeito menino de ser e de viver.  Cursando Engenharia de Produção na Faculdade Fainor, em Vitória da Conquista, tinha objetivos e sonhos, que partilhava com seus irmãos, sendo gêmeos de Thiago Rodrigues Amaral, pais e amigos. “Ficamos muito abatidos com a notícia do acidente com Thierre e gostaríamos de chamar a atenção para que providências sejam tomadas no sentido de sinalização das vias públicas, em especial as que apresentam maiores índices de risco de acidentes”, pontuou Weliton Lopes.  “Gostaríamos de nos unir a dor dos pais e nos colocar à inteira disposição no que pudermos ajudar. Como parlamentares estamos buscando a efetivação de medidas que venham a minimizar o alto índice de acidentes nas vias e solicitamos a todos que tenham prudência ao conduzirem seus veículos para que não passenos por momentos tão difíceis como este da morte de Thierre”, finalziou Weliton.   

Maracás: Rainha dos Rodeios é brutalmente assassinada pelo próprio padastro

  • Informações do Blog Junior Mascote
  • 30 Abr 2014
  • 17:51h

liana foi destaque nacional ao ser figura central de uma reportagem do ”Fantástico” (Foto: Reprodução TV Globo)

A peoa de rodeio Juliana Vira Copo morreu depois de levar uma facada no abdômen desferida pelo padrasto. Segundo informações, terça feira (29) foi aniversário da mãe de Juliana, todos estavam comemorando na cidade de Maracás BA quando aconteceu uma discussão que culminou na morte de Juliana Vira Copo. Juliana Peoa ficou famosa no Brasil inteiro quando se tornou a primeira mulher a montar no rodeio profissional da 46° Festa do peão de Boiadeiro de Barretos, o momento foi transmitido ao vivo na época no programa Fantástico da Rede Globo. Juliana Santana Santos deixa dois filhos. Juliana será sempre lembrada como uma lenda do mundo do rodeio. A Polícia Civil de Maracás está investigando o caso e colhendo o depoimento dos envolvidos.  O suspeito de matar Juliana é Adriano Costa Mendes, que mantia uma relacionamento amoroso com a mãe de juliana, na confusão Juliana teria tentado agredir Adriano que supostamente agiu em legítima defesa. Diante disso, os militares retornaram a residência da Srª Dejanira (mãe) a procura de Adriano, que não se encontrava, minutos depois, Adriano chegou em companhia de sua noiva Dejanira, momento em que foi dado voz de prisão e estava com os tênis com respingos de sangue. Adriano negou a autoria do crime, mas diante das circunstâncias, Adriano foi conduzido para Delegacia de Polícia Territorial de Maracás, onde a Delegada Drª Viviane Rosa de Alcântara autuou e prendeu em flagrante delito Adriano Costa Mendes, por crime de homicídio simples, conforme Art. 121 do CP. O par de tênis de Adriano também será enviado ao Departamento de Polícia Técnica

Moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas fazem abaixo assinado para iluminação de Praça

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Abr 2014
  • 17:35h

O líder do movimento, Sebastião Oliveira exibindo o abaixo-assinado dos moradores (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A Iluminação Pública continua sendo um dos grandes nós administrativos para a gestão municipal, já que a cidade vem crescendo sobremaneira e se atender toda a demanda fica praticamente uma missão impossível, então, tem que haver um estudo de viabilidades para se chegar a um consenso dos locais que mais necessitam do serviço. Dentro deste contexto, os moradores do Bairro Cidades das Esmeraldas, após fazerem diversas solicitações ao Poder Público para que seja instalada o sistema de iluminação na Praça Maria de Jesus, inclusive por meio de agentes políticos, mas, até o momento os pedidos não foram atendidos, o que fez com que eles fizessem um abaixo assinado nesse sentido, o qual reuniu 220 assinaturas dos moradores e foi protocolado no gabinete do prefeito no último dia 15 de abril. Na tarde desta quarta-feira (10), ou seja, 15 dias após esse fato, o líder do movimento, Sebastião de Souza Oliveira, esteve com o Brumado Urgente na referida praça para fazer um novo apelo para que a iluminação seja instalada o quanto antes. “É uma questão fácil de ser resolvida, já que os postes já foram até colocados, quando a praça foi entregue a população no final de 2013, agora só falta colocar 6 braços de tempo e as respectivas lâmpadas” e arrematou declarando que “acredito que a nossa reivindicação será atendida, já que são centenas de famílias do bairro que serão beneficiadas, criando-se também mais um espaço de lazer no período noturno, já que atualmente ninguém pode usufruir do espaço da praça, pois está tudo muito escuro”. O Brumado Urgente falou com o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que explicou que “nós já finalizamos os pagamentos dos serviços da referida praça e o sistema de iluminação ficou como última etapa. As luminárias já foram encomendadas e assim que elas chegarem serão instaladas resolvendo o problema e atendendo a justa reivindicação dos moradores”. 

Os postes já foram instalados no local, agora só faltam os braços de tempo e as luminárias para que a praça receba iluminação (Fotos: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Novo acidente na Mourão Guimarães no início da tarde de hoje (30)

  • Vários populares se aglomeraram no local no momento em que o motociclista ainda estava no chão (Foto: Brumado Urgente)
  • 30 Abr 2014
  • 13:51h

Não é somente a Av. João Paulo I que é palco constante de acidentes, o cruzamento entre a Av. Antônio Mourão Guimarães e a Rua Guilherme Dias também vem sendo um local onde os acidentes ocorrem com frequência, sendo que, muitos deles são graves, como ocorreu no último sábado (26), onde um motociclista se feriu com intensidade ao colidir com um carro de passeio. Desta feita, no início da tarde desta quarta-feira (30), o local foi novamente cenário de uma nova colisão, aonde duas motos que colidiram, por sorte, sem maiores gravidades, pois os condutores tiveram apenas algumas escoriações. O local é muito movimentado, tendo um alto fluxo de motocicletas, o que faz com que os motoristas e motociclistas venham a redobrar os cuidados, já que os riscos de acidente são muito maiores, ainda mais em horários de pico. 

'O acidente desta terça à noite não aconteceu por falta de sinalização', afirma Clidemar Risério

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Abr 2014
  • 12:40h

O superintendente do SMMT, Clidemar Risério, explicou que existe uma sinalização adequada no local em que ocorreu o acidente (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O acidente ocorrido na noite desta terça-feira (29) na Av. João Paulo I, onde se envolveram em uma colisão uma Hilux e uma motocicleta acabou fomentando ainda mais as discussões sobre a referida via, já que, nos últimos dias, os acidentes se tornaram uma constante no local, inclusive com vítima fatal. No bojo das discussões, uma corrente da população acabou colocando a culpa do acidente na falta de sinalização, mas, na manhã desta quarta-feira (30), o Brumado Urgente ouviu o superintendente do SMTT (Superintendência de Trânsito e Transportes), Clidemar Risério, que de pronto declarou que “o local está muito bem sinalizado, então, dizer que o acidente ocorreu por falta de sinalização é um grande equívoco” e ainda acrescentou que “no local onde ocorreu o acidente, que é uma confluência de vias coletoras, existem cinco quebra-molas e placas R1 de PARE, sendo que as mesas estão muito bem visíveis, especialmente na Rua José Meira Leite, por aonde vinha a Hilux, sendo que na Av. João Paulo, que foi caminho em que o motociclista trafegava em sentido Fórum, também existe um quebra-molas ao lado da Clínica de Hemodiálise, então a sinalização está de acordo”. E subiu o tom ao argumentar que “então não se pode afirmar que o acidente foi provocado pela falta de sinalização no local, o mais certo seria supor que houve uma desobediência ao limite de velocidade no local, que é de 30 KM/hora, o que não vem sendo observado por muitos condutores, o que, provavelmente, como nesse caso, seja a causa do acidente”.  Questionado sobre o fato de o motorista da Hilux ser menor de idade, ele respondeu que “isso cabe às autoridades e a perícia provar, mas caso seja confirmado é um ato muito grave, que de acordo com a Legislação se torna um crime, tanto que, quem entregou à direção a ele, será responsabilizado criminalmente por isso”. 

Embalos de Quarta à Noite com Bruno Caíres e a Massa na Crazy House

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Abr 2014
  • 11:33h

Divulgação

Bruno Caíres e a Massa dispensam comentários, já que é uma das bandas mais queridas de Brumado, que tem fãs apaixonados e que sempre quando se apresentam é casa cheia. Com uma vasta experiência musical, o talentoso Bruno Caíres e sua guitarra mágica, com rifes incríveis e com seu vocal “speed rock”, agora está lançando um novo repertório e também vai apresentar os novos integrantes da Massa num evento muito legal que acontecerá nesta quarta-feira (30), véspera de feriadão, na Crazy House, o novo templo do Rock brumadense. Veja o vídeo abaixo e saiba como chegar à Crazy House: 

TV Sudoeste lança sinal digital

  • Blog do Anderson
  • 30 Abr 2014
  • 08:02h

(Foto: Blog do Anderson)

Um coquetel na noite desta terça-feira (29), na Arena Miraflores, em Vitória da Conquista, a Rede Bahia foi lançado o início da transmissão digital da TV Sudoeste. Com isso, a programação da emissora contará com a alta qualidade da tecnologia HD durante todo o dia, produzindo conteúdo com mais qualidade e eficiência, trazendo inovações e mudanças nos setores de produção de conteúdo, edição e reportagem. As atrações musicais ficaram por conta de Chirlei Dutra e do cover dos Beatles, All You Need Is Love. Esta é a quarta emissora da Rede Bahia a digitalizar seu conteúdo. Antes da TV Sudoeste, a TV Bahia (Salvador), TV Subaé (Feira de Santana), TV Santa Cruz (Itabuna) já haviam lançado o sinal digital. O objetivo é que até a Copa as outras duas emissoras que pertencem a Rede Bahia, TV São Francisco ( Juazeiro) e TV Oeste (Barreiras) já estejam com sinal digital. Além das cidades geradoras, será instalada a TVD em mais 20 cidades, atendendo aproximadamente 70% da população baiana.

Dilma cai seis pontos em nova pesquisa eleitoral

  • Da Redação
  • 30 Abr 2014
  • 07:44h

Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT/ MDA) aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, caiu quase um ponto percentual. Em consulta espontânea, a petista desceu de 21,3% para 20,5%. O tucano Aécio Neves subiu de 5,6% em fevereiro para 9,3% em abril. O ex-presidente Lula também aparece no estudo e, também, subiu de 5,6% para 6,5%. Candidata a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB), Marina Silva aparece agora com 4,5%. Em fevereiro ela tinha 3,5%. Campos vem logo atrás e mostra crescimento de dois pontos porcentuais de 1,6% para 3,6%. O item "outros" aparece com queda, de 2,2% para 1,4%. Brancos e Nulos somam, agora, 14%. Não sabe ou não responderam passam de 45% para 40%. Na pesquisa estimulada Dilma também caiu de 43,7% para 37%; Aécio aparece em segundo lugar e subiu de 17%, para 21,6%. Eduardo Campos aparece com 11,8%, quase dois pontos acima ao que pontuava na última avaliação.

Prefeito de Barreiras é condenado por mau uso de R$ 306 mil da Educação

  • MPF
  • 30 Abr 2014
  • 06:15h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras/BA, a Justiça Federal condenou o atual prefeito do município situado a 857km da capital, por improbidade administrativa. Antônio Henrique de Souza Moreira fez mau uso de mais de 306 mil reais em verbas oriundas do Ministério da Educação, no ano de 2001, durante uma de suas gestões anteriores. A ação foi movida pelo MPF em 2008, após procedimento administrativo que investigou que, no ano de 2001, Moreira contratou as empresas Rio de Pedras Transporte e Turismo Ltda. e Rena Turismo Ltda. para prestarem serviços ao município sem as devidas licitações. O serviço de transporte prestado pelas empresas foi pago com dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), num total de mais de 19 mil reais. O gestor também fracionou despesas que deveriam ser realizadas de uma única vez, executando-as por dispensa da licitação e licitação na modalidade convite, quando deveria ter sido utilizada a tomada de preços, cujo processo é mais rigoroso. O valor total das despesas ultrapassava 286 mil reais, valor para o qual o procedimento licitatório na modalidade tomada de preços é obrigatório. Esses valores também são oriundos do Fundef e foram utilizados para contratação de diferentes pessoas físicas para prestarem serviço de transporte escolar. Condenação – em face dos atos praticados pelo prefeito, ele foi condenado às penalidades de perda da função pública atualmente exercida, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos, além de pagamento de multa civil no valor de 30 mil reais. O prefeito não perde o mandato até que haja o trânsito em julgado da sentença prolatada pelo Juiz Federal de Barreiras.

Brumado: Mais um acidente grave na Av. João Paulo I na noite desta terça-feira (29)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Abr 2014
  • 21:52h

A Hilux foi atingida pela motocicleta bem na porta do motorista (Foto: Brumado Urgente)

A questão já tinha sido abordada com muito critério e responsabilidade pelo vereador José Carlos de Jonas na sessão desta segunda-feira (28) e reportada pelo Brumado Urgente, que acabou funcionando como uma espécie de informação profética, já que na noite desta terça-feira (29), por volta das 08h10m, mais um acidente grave aconteceu na Av. João Paulo I, desta feita ao lado da Clínica de Hemodiálise. Segundo as primeiras informações uma Hilux preta que estava sendo conduzida por um filho de um empresário do ramo da panificação acabou colidindo fortemente com um motociclista, que se chocou com a porta onde estava o motorista, que, possivelmente estava sem o cinto de segurança, já que acabou se chocando com a parte frontal onde fica a direção. Ainda segundo informações preliminares os dois ficaram muito feridos e tiveram que ser transferidos imediatamente para o Hospital Magalhães Neto, que fica muito próximo ao local do acidente. O impacto da colisão foi alto, tanto que a Hilux acabou invadiu uma residência ao lado. O acidente vem comprovar a grande visão do vereador José Carlos de Jonas e também deixar claro e evidente que medidas urgentes têm que ser tomadas pelo setor de Superintendência Municipal de Trânsito visando à dinamização da sinalização no local, como também a instalação de redutores de velocidade. A instalação de semáforos também seria uma ação muito positiva, segundo o próprio vereador, que vem se mostrando muito preocupado com a situação. Outra informação na confirmada é que o motorista da Hilux seria menor de idade e que o seu estado inspira cuidados, sendo que ele poderá ser transferido para uma UTI ainda hoje. 

Aconteceu de Novo: Estudante Universitária é morta em Salvador

  • Informações do Correio
  • 29 Abr 2014
  • 16:38h

A estudante foi assassina no bairro de Santo Antônio Além do Carmo (Foto: Reprodução)

Uma jovem de 28 anos foi perseguida e morta a tiros na porta de casa no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, na noite da segunda-feira (28). De acordo com informações da Central de Polícia, Lorena de Castro Ferreira Novais estava na frente do prédio quando dois homens em um Siena prata pararam na frente do local, na Rua Direta de Santo Antônio.A vítima era estudante de Direito na Faculdade Dom Pedro II, no Centro Histórico de Salvador. Um destes homens desceu do veículo, e Lorena saiu correndo. Ele perseguiu a vítima, que pedia socorro, e atirou nela. A moça caiu na parte externa do prédio, na porta de casa. O homem ainda entrou no local e atirou nela novamente.Lorena foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça e no pescoço. A dupla fugiu, e ainda não foi identificada pela polícia. A estudante não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Não há mais informações sobre a autoria e motivação do crime.O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

ExpoBrumado 2014: Evento se iniciará na próxima sexta-feira (02)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Abr 2014
  • 14:42h

(Divulgação)

A grande ascensão de um evento passa necessariamente por um trabalho árduo e constante que, muitas vezes tem os seus resultados somente em longo prazo. Dentro desta tendência podemos destacar em Brumado a trajetória da diretoria da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado, que ao longo dos anos, “suou o rosto” para tornar a antiga Feira de Animais em uma Exposição Agropecuária. Hoje com o sonho realizado a diretoria vem empreendendo esforços para fazer da ExpoBrumado uma das exposições mais concorridas da região. Tendo como palco o Parque de Exposições Santa Inês, a ExpoBrumado 2014 irá dar um colorido especial ao feriadão desta semana, tendo a sua abertura nesta sexta-feira (02), com a presença de várias autoridades e com a apresentação de artistas da terra, com entrada franca. No sábado haverá a apresentação de três ícones do forró baiano, Edgar Mão Branca, Estakazero e Adelmário Coelho, que irão fazer a galera arrastar o pé até o dia amanhecer, lembrando que, unicamente no sábado (03) a entrada será mediante ingresso. No domingo (04) acontecerá a tradicional Feira e Leilão de Animais, que atrai criadores de toda a região e no período noturno haverá show com bandas locais com portões liberados para o público.  

Sem Credibilidade?: Construtoras baianas abandonam as licitações do Governo do Estado

  • Política Livre
  • 29 Abr 2014
  • 13:42h

(Foto: Reprodução)

A tolerância com a demora no pagamento a fornecedores pelo governo estadual, pelo jeito, já acabou entre os construtores. Um representante do Sindicato da Indústria da Construção da Bahia (Sinduscon-BA) aproveitou ontem um encontro com a chapa oposicionista encabeçada pelo ex-governador Paulo Souto (DEM) para denunciar que as licitações de obras públicas no Estado estão ficando desertas, segundo ele, por causa das demoras e, consequentemente, da perda de credibilidade do governo do Estado. O encontro reuniu, além de Souto, os pré-candidatos Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (a senador) com empresários baianos de diversos setores, na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), no final da tarde. O representante do Sinduscon-BA disse que obras com prazo de 24 meses já se prolongam por mais de 60 meses, sem previsão de acabar, devido ao atraso constante nos repasses. “Muitas empresas quebraram e outras tantas estão no mesmo caminho”, revelou. Diante do exposto pelo construtor na ACB, pairou a dúvida sobre o futuro de um edital de licitação publicado pela Conder no Diário Oficial desta quinta-feira. Nele, estão sendo licitadas obras de pavimentação e drenagem para 73 municípios baianos. 

Vereador José Carlos de Jonas solicita sinalização urgente em dois locais críticos da cidade

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Abr 2014
  • 12:07h

José Carlos de Jonas foi incisivo em sua cobrança para uma rápida solução do problema (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Mostrando uma sintonia fina com tudo o que vem acontecendo na cidade de Brumado, o vereador José Carlos de Jonas (PT) mostrou mais uma vez que o seu mandato parlamentar vem refletir os grandes interesses e também as grandes preocupações da população. Desta feita o vereador entrou com uma indicação importante solicitando do Poder Executivo, do secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro André Cardoso e também da Superintendência de Trânsito Municipal, que seja feito, com urgência, um estudo de viabilização para redução dos acidentes na Av. João Paulo I e no cruzamento entre as ruas Euclides da Cunha e Cel. Paulino Chaves, pois, nos referidos locais, o número de acidentes é alto, inclusive com vítimas fatais como aconteceu recentemente. Segundo o vereador “somente entre os dias 17 e 18 ocorrerem três acidentes na Av. João Paulo I, sendo que um deles acabou tendo uma vítima fatal, o que deixou todos os brumadenses muito preocupados”. Ainda segundo o vereador “a deficiência encontrada no referido local é a ausência de placas indicativas mostrando os perigos nas curvas, bem como de redutores de velocidade, apesar de saber do custo operacional, seria bom que fossem colocados radar na Av. João Paulo I, já que depois que ela foi recapeada os motoristas vem exercendo velocidades acima do permitido, o que faz com que o risco de acidentes aumente consideravelmente”. O parlamentar ainda fez questão de citar que “o cruzamento entre as ruas Euclides da Cunha e a Cel. Paulino Chaves também vem apresentando um índice alto de acidentes, sendo que a instalação de um semáforo resolveria o problema”. Ele encerrou destacando que “essa nossa indicação é pela valorização da vida de nossa população, já que a falta de sinalização vem contribuindo para que o número de acidentes aumentasse de forma muito preocupante. Acredito que a administração municipal, que vem mostrando um bom senso no atendimento das grandes necessidades de nosso município, resolva o quanto antes essa situação”.