Toda a frota pública escolar do município de Brumado passará por vistoria e inspeção a partir do dia 23

  • ASCOM - Prefeitura Municipal de Brumado
  • 22 Jan 2018
  • 09:00h

Jansen Ricardo, superintendente municipal de trânsito e Kleber Cambuí, coordenador da 18ª Ciretran, firmam parceria em prol da segurança viária no transporte escolar do município de Brumado, sendo que, a partir desta terça-feira (23/01), a partir das 08h, no parque de exposições da cidade, serão iniciadas as vistorias e inspeções em toda a frota de veículos utilizados para esta finalidade. Estarão também os coordenadores de habilitação e de veículos e o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso.

Paramirim: Dinheiro falsificado é apreendido e duas pessoas são presas

  • Brumado Urgente
  • 22 Jan 2018
  • 08:11h

Foto: Divulgação | Policia Civil

Cerca de R$3.000,00 em notas falsas foram apreendidas em operação das Policias Civil, lotados na Delegacia de Paramirim (20ª Coorpin) e Policiais Militares da 46ª CIPM, na zona rural do município de Paramirim, bem como os suspeitos Mailton Martins Silva e Gilberto Alves dos Santos. Além das notas falsas, foi apreendida com os suspeitos, uma pequena quantidade de substância semelhante à cocaína, uma espingarda calibre 32 com munições. Os dois foram autuados por crime de moeda falsa. Ainda há investigações para descobrir o local onde as notas são falsificadas.

Período de inscrições para seleção da Reda da Uesb é adiado; concurso prevê 82 vagas

  • 20 Jan 2018
  • 19:00h

Antes previsto para iniciar nesta sexta-feira (19), o período de inscrições para o processo seletivo de contratação em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi adiado. Como instituído pela Portaria 0083/2018, publicada nessa quinta (18), as inscrições deverão ser feitas de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. A seleção busca o preenchimento de 82 vagas de nível médio e superior. Presencial, o processo ocorrerá sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Gerência de Recursos Humanos (GRH) e nas Coordenações de Recursos Humanos (CRH), nos três campi da instituição. O cronograma das demais etapas será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da universidade.

Defesa de Lula vai acusar Moro de contradição para tentar reverter sentença no TRF-4

  • 20 Jan 2018
  • 17:00h

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acusar o juiz federal Sérgio Moro de ter cometido uma contradição para tentar reverter a sentença contra Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os advogados do ex-presidente devem apontar que Moro não poderia ter julgado o caso depois de reconhecer que os recursos para a reforma do tríplex no Guarujá não tinham relação com desvios da Petrobras. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o juiz de Curitiba pode julgar apenas os casos relacionados à estatal. Lula foi condenado por Moro a nove anos e seis meses de prisão em 12 de julho do ano passado. A sentença relata que o valor de R$ 3,7 milhões destinado à reforma do tríplex tiveram origem na conta que o grupo OAS tinha com o PT "decorrente da contratação dele [o grupo OAS] pela Petrobras". No entanto, ao julgar recursos impetrados pela defesa de Lula após a sentença, Moro afirmou que jamais afirmou "que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento de vantagem indevida para o ex-presidente". Ainda segundo a Folha de S. Paulo, se os três desembargadores do TRF-4 responsáveis pelo julgamento de Lula aceitarem o argumento, o caso pode voltar ao marco zero.

Clínicas particulares só receberão vacinas contra febre amarela no final de fevereiro

  • 20 Jan 2018
  • 15:00h

Segundo o presidente da ABCVAC  (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares. A previsão é que novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país e, por isso, o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição. O laboratório responsável pelo abastecimento, Sanofi Pasteur, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional, que acabou de ser concedida. A vacina, que já teve distribuição de mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril e está registrada em mais de 100 países. Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a Anvisa estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado. A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização no mercado em aproximadamente 30 dias.

Brumado: Prefeitura realiza Cadastramento Ambiental Rural gratuitamente

  • 20 Jan 2018
  • 13:00h

A empresa Saltus em junto com a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Agricultura Rec. Hídricos e Meio Ambiente – SEMAR, está em Brumado realizando gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural - CAR para imóveis rurais com área inferior a 4 (quatro) módulos. os senhores proprietários de terras com áreas inferiores a 4 módulos (cerca de 250 ha) deverão dirigir-se ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro (Ginásio de Esportes de Brumado), na Avenida Centenário em frente a Brumauto, saída para Caitité. Deverão vir munidos de cópias de RG, CPF, comprovante de endereço, caso não resida na propriedade, e cópia do documento de comprovação de propriedade. Vale ressaltar que são vagas limitadas. A Secretaria Regional do Movimento dos Pequenos produtores – MPA, junto com Cooperativa Mista de Produção e Comercialização do Estado da Bahia – CPC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, através de Secretaria Municipal de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SEMAR, estarão realizando o II Festival de Sementes Crioulas da Bahia, nos dias de 02 a 04 de fevereiro de 2018, também no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro (ginásio de Esportes), onde haverá um intercâmbio de informações, trocas de sementes, produtos do campo, debates, e relatos de experiências.

Acidentes graves em rodovias federais caem 7,5% em 2017

  • 20 Jan 2018
  • 11:00h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no ano passado 89.318 acidentes graves em estradas federais, que provocaram a morte de 6.244 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (19). O número de acidentes graves é 7,5% menor que o verificado em 2016, mas as mortes caíram apenas 2,7%. Outras 83.978 pessoas ficaram feridas, contra 87.006 em 2016. A redução dos números de violência no trânsito caíram mesmo com um aumento de cerca de 11% da frota circulante, para um total de 96,7 milhões de veículos, afirmou a PRF. De acordo com o verificado por policiais no local dos acidentes, a falta de atenção dos motoristas foi a causa provável de 34 mil feridos e de 1.844 mortes, ou quase 30% do total de vidas perdidas. A velocidade acima do permitido foi a segunda maior causa, com 1.007 mortes e 9,6 mil feridos. Minas Gerais viu o maior número de acidentes (14.398) e de mortos em suas estradas: 834 pessoas. Paraná (11.065) e Santa Catarina (10.628) também registraram níveis altos. Segundo a PRF, estes estados possuem malha viária grande e um fluxo maior de veículos.

Confiança do empresário da indústria na economia atinge maior índice desde 2011

  • Por Agência Brasil
  • 20 Jan 2018
  • 09:00h

A percepção dos empresários da indústria sobre os próximos seis meses da economia nacional aumentou em janeiro, alcançando os 59 pontos, em uma escala que varia de 0 a 100. Em relação a dezembro do ano passado, o sentimento de confiança dos empresários registrou aumento de quase um ponto, A avaliação sobre a confiança do empresário da indústria foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrado no primeiro mês de 2018 está acima da média histórica de 54,1 pontos e é o maior desde abril de 2011. A expectativa positiva dos empresários, avaliado pelo Índice de Expectativas, também apontou crescimento significativo, atingindo 62 pontos em janeiro, maior resultado dos últimos cinco anos. E a percepção dos empresários sobre as condições atuais para os negócios foi de 53 pontos. A pesquisa aponta que esse índice está acima de 50 pontos por cinco meses seguidos. Segundo a CNI, os índices refletem o aumento do otimismo em relação ao desempenho da economia brasileira e das empresas para o próximo semestre. A entidade ressalta que a melhora da expectativa aponta uma tendência das empresas em investir mais, o que pode contribuir para a criação de empregos e a recuperação do crescimento econômico. A pesquisa foi realizada entre 3 e 16 de janeiro com 2.772 empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

Estudante usou celular para copiar trecho de livro na prova do Enem, diz PF

  • 19 Jan 2018
  • 19:00h

Foto: Marina Silva/CORREI

A Polícia Federal (PF) divulgou na manhã desta sexta-feira (19) que o estudante acusado de plagiar um texto na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)agiu usando seu celular para copiar a sinopse durante a realização da prova do exame. O estudante, de 27 anos, é comerciário e aluno de Engenharia Civil de uma universidade particular.  A redação dele foi zerada e por isso foi eliminado do Enem. Ele mora no bairro de Macaúbas e no dia 05 de novembro de 2017 fez a prova no pavilhão VI da Universidade Federal da Bahia. "Já está descartado qualquer prejuízo à integridade do exame. De acordo com as provas, foi um caso isolado e houve fragilidade dos fiscais naquele local da prova", afirmou a delegada.  Os dois fiscais que estavam na sala no dia da prova serão ouvidos no decorrer das investigações da PF. Na manhã desta sexta-feira (19) foi realizada uma operação de busca e apreensão na casa do estudante que é acusado de ter copiado na íntegra da sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”, da autora Maria do Carmo Ribeiro.  A PF informou que a suspeita de fraude foi identificado durante a correção das provas  cujo tema era “Desafios para a Formação Educacional dos Surdos”.  Uma vez confirmadas as suspeitas, segundo a PF, o investigado deverá ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, previsto no artigo 311-A do Código Penal, cuja pena é de 1 a 4 anos de reclusão e multa. O estudante responderá o processo em liberdade.  A PF apreendeu na casa do estudante a prova, rascunhos e o celular dele. Procurado pelo CORREIO, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova,  informou que não vai comentar a situação e ressaltou que não haverá cancelamento do exame. 

Redação do Enem 2017 tem 300 mil zeros e só 53 notas mil

  • 19 Jan 2018
  • 17:00h

Apenas 53 candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado obtiveram nota mil na Redação. O número de participantes que conseguiram nota máxima no teste escrito vem caindo ano a ano. Em relação a 2014, a queda é de quase 80%. Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados nesta quinta-feira (18), pelo MEC (Ministério da Educação). A estudante cearense Debora Valença, de 19 anos, foi uma entre os poucos candidatos que comemoraram a nota máxima ontem. "Fui olhar de manhã e quase não acreditei. Foi muita felicidade", conta a aluna, que pretende cursar Medicina em uma universidade federal do Ceará. Debora explica que fazia, em média, duas redações por semana para treinar. Todos os textos eram corrigidos por professores e, assim, ela conseguia identificar as falhas. "A Redação faz muita diferença na nota", diz ela, que estuda no Colégio Ari de Sá, um dos mais bem posicionados do Brasil em relação à nota no Enem. O tema do teste no ano passado, que foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", não significou problema para Debora. "Já tinha ouvido falar e tinha feito uma redação sobre educação inclusiva." Mas, para o coordenador do Curso Poliedro em São Paulo, Vinicius Haidar, o assunto pode levar a uma hipótese para explicar a queda no número de notas mil. "Não foi um tema comum, esperado. E para ter uma nota máxima é preciso bagagem cultural", diz.Em 2014, 250 candidatos conseguiram nota mil. Em 2015, foram 104, e em 2016, 77. Para Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não se pode comparar os dados. "As populações que fazem o exame são totalmente diferentes." Apesar da queda de notas máximas, a média dos participantes em Redação subiu em relação a 2016: de 541,9 para 558,0 pontos. Mas o número de participantes que zeraram o texto aumentou: foram 309 mil, ante 292 mil no ano passado. O principal motivo foi a fuga ao tema. Segundo Maria Inês, 205 candidatos desrespeitaram os direitos humanos na Redação. O Inep, no entanto, foi proibido de zerar esses textos, como ocorria nas edições anteriores do exame, após decisão judicial.

Malhada de Pedras: Moto adulterada é apreendida

  • Brumado Urgente
  • 19 Jan 2018
  • 16:00h

Foto: Divulgação | PRE

Uma guarnição do grupo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), durante rondas realizadas na cidade de Malhada de Pedras apreendeu uma moto que possui em seu registro pendencias de restrição de furto/roubo. A moto, uma CG Titan, vermelha foi encaminhada para a delegacia para adoção de medidas cabíveis. O responsável pela moto não foi localizado.

Homem natural de Macaúbas é assassinado pela própria companheira em São Paulo

  • 19 Jan 2018
  • 15:00h

Natural da cidade de Macaúbas, na região Sudoeste, Vanderlei de Jesus Santos de 35 anos, foi encontrado morto dentro de casa na grande cidade de Osasco em São Paulo, onde estava morando atualmente, com uma mulher, segundo a reportagem do Brasil Urgente que foi ao ar hoje, apresentado pelo Datena, na Band. O casal vivia em crise e os dois estavam bebendo em um bar bem próximo da residência, onde moravam, no caminho houve várias discussões e ao chegar dentro de casa, tudo aconteceu. Segundo um vizinho, ele começou a ouvir gritos, quando um deles abriu a porta, se deparou com a mulher que dizia; que matou ele, com uma faca. Populares acionaram o socorro, mas infelizmente Vanderlei acabou morrendo. Segundo informações Vanderlei deixa duas filhas menores, ele é da Comunidade de Lagoa Clara, zona rural de Macaúbas-BA, onde tem parentes. A mulher de 39 anos que esfaqueou seu marido após uma discussão, fugiu e está sendo procurada pela polícia, segundo relatos, ela teria fugido para o estado de Alagoas. Por Blog do Rodrigo Ferraz.

Brumado: Eleitores poderá realizar cadastramento biométrico neste sábado (20)

  • Brumado Urgente
  • 19 Jan 2018
  • 14:00h

Os eleitores de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu poderão realizar o cadastramento biométrico na sede do TRE em Brumado também neste sábado (20). Apesar de ser feriado municipal, o órgão irá atender os eleitores que pretendem realizar o procedimento, bem como no próximo sábado dia 27. Os eleitores que ainda não realizaram a atualização no cadastramento têm até o dia 31 de janeiro para fazer a alteração, quem não fizer terá seu titulo cancelado, perdendo assim, benefícios como Bolsa Família. Bem como outros direitos do cidadão.

Dom Basílio: Idoso sofre tentativa de homicídio, acusado foi detido

  • Brumado Urgente
  • 19 Jan 2018
  • 13:00h

Foto: Reprodução | Whatsapp

Um idoso de 76 anos sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta última quarta-feira (17) em Dom Basílio. O idoso, identificado com Santílio Ferreira da Silva foi agredido a pauladas na cabeça por Edvaldo Bitencort Neves. De acordo com informações a agressão teria sido porque a vitima reclamou por uma porteira aberta ocasionando o sumiço de uma corrente. O SAMU foi ao local e prestou atendimento ao idoso. A guarnição da 46ª CIPM, que presta serviço em Dom Basílio, conduziu Edivaldo para Delegacia de Policia Civil de Livramento, o mesmo se encontra detido à disposição da justiça e responderá por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.

PF cumpre mandado de busca em Salvador na casa de suspeito de fraudar redação do Enem

  • 19 Jan 2018
  • 12:00h

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (19) um mandado de busca e apreensão em Salvador na casa de um suspeito de fraudar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com informações da corporação, ele copiou na íntegra a sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”, da autora Maria do Carmo Ribeiro, para escrever seu texto. O tema da redação do Enem deste ano era “Desafios para a Formação Educacional dos Surdos”. A suspeita de plágio foi identificada pela banca responsável pela correção das provas e comunicada à Polícia Federal. O objetivo da ação realizada nesta sexta é localizar elementos de prova que levem ao esclarecimento completo da fraude e à identificação de outras pessoas eventualmente envolvidas. Caso a suspeita seja confirmada, o investigado deve ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, que prevê pena é de 1 a 4 anos de reclusão e multa.