Brasil é o campeão mundial de crimes homotransfóbicos

  • Informações do Justiça em Foco
  • 04 Mai 2014
  • 13:11h

(Imagem Ilustrativa)

Começou na Avenida Paulista, região central da capital, a 12ª Caminhada Lésbica e Bissexual. Com carro de som, tambores e faixas, a passeata interdita um dos sentidos da Rua Augusta em direção ao Largo do Arouche. O ponto, que fica no centro da cidade, foi escolhido como parada final para o ato por ser um conhecido espaço de encontro do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A caminhada sempre ocorre um dia antes da Parada do Orgulho LGBT, que chegará amanhã (4) à 18ª edição. Segundo uma das organizadoras da manifestação, Rute Alonso, as lésbicas e bissexuais têm “algumas pautas específicas das mulheres, que acabam não sendo comuns a toda a população LGBT”. Entre esses pontos, ela destacou o atendimento nos serviços de saúde. “Quando você vai ao ginecologista, ele já pressupõe que você é heterossexual. E a gente gostaria que fosse um tratamento inclusivo. Deixar as lésbicas e bissexuais mais tranquilas para usar os serviços de saúde”, ressaltou Rute. De acordo com ela, o desconforto com o atendimento faz com que muitas mulheres deixem de procurar o auxílio profissional. Para Rute, a violência é outro ponto que preocupa essas mulheres. Ela reclama que não existem estatísticas sobre os casos de estupro corretivo - quando a mulher é violentada como ataque à sua identidade sexual. “Já existe uma subnotificação de estupros em geral, por toda a vergonha da mulher que é vítima de estupro. Por outro lado, esses profissionais que acolhem não têm necessariamente indicadores para registrar que aquilo foi um estupro corretivo”, reclamou. “ O que a gente precisa é que o governo se sensibilize e comece a levantar números”.

Existem ainda reivindicações específicas das bissexuais. A funcionária pública Natasha Avital reclama da discriminação não só dos heterossexuais, mas também de homossexuais. Segundo ela, existe uma incompreensão sobre as pessoas que transitam pelas duas opções. “Muitos acham que somos héteros e só queremos experimentar, nunca teremos uma relação séria com uma mulher”, disse sobre as opiniões que escuta. “Alguns gays e lésbicas têm medo que usem a gente como exemplo de que as pessoas podem mudar [deixar de ser homossexuais]”, acrescenta.
 
Para combater essa visão, Natasha estava com um grupo distribuindo panfletos e esclarecendo sobre a condição de bissexual. “A gente veio aqui falar com todas as mulheres”.
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em São Paulo, campanha pela igualdade de direitos da população LGBT, para promover a igualdade e o respeito aos direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A campanha "Livres e Iguais" é uma parceria com a prefeitura de São Paulo e faz parte das atividades do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.
 
A intenção é aumentar a conscientização das pessoas sobre a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica e promover mais respeito pelos direitos da população LGBT. Segundo a prefeitura, a campanha vai defender a necessidade de reformas legais e na educação pública para o combate à homofobia.
 
Criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) em parceria com a Fundação Purpose, a iniciativa foi lançada mundialmente em julho do ano passado e chega agora ao Brasil. Além da campanha, a ONU lançou uma cartilha sobre o tema da campanha, disponível no site http://www.onu.org.br/img/2013/03/nascidos_livres_e_iguais.pdf.
 
Relatório divulgado no início deste ano pelo Grupo Gay da Bahia mostrou que 312 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil no ano passado, o que representa  uma morte a cada 28 horas, em média. Só em janeiro deste ano, segundo a organização, 42 pessoas da população LGBT foram mortas no país.
 
De acordo com o grupo, o Brasil é o campeão mundial de crimes homotransfóbicos: 40% dos assassinatos de pessoas LGBT ocorreram no país. Pernambuco (34 mortes) e São Paulo (29 mortes) foram os estados onde esses crimes mais ocorreram.
 
Um relatório sobre violência homofóbica divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com dados referentes a 2012, revelou que o número de denúncias de violência homofóbica cresceu 166% em relação ao ano anterior, saltando de 1.159 para 3.084 registros. O número de violações de direitos humanos relacionadas à população LGBT também cresceu: saiu de 6.809 casos em 2011 para 9.982 em 2012, o que representou um aumento de 46,6%. O número de violações é maior porque em uma única denúncia pode haver mais de um tipo de transgressão. As denúncias mais comuns foram de violência psicológica, discriminação e violência física, respectivamente.  As denúncias envolveram, segundo a secretaria, 4.851 vítimas.
 
A 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo ocorre no próximo domingo (4) e tem como tema País Vencedor É País sem Homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já! Pela Aprovação da Lei de Identidade de Gênero.

CONTINUE LENDO

Policial militar é baleado na cabeça em Vitória da Conquista

  • Aratu OnLine
  • 04 Mai 2014
  • 12:37h

(Foto: Reprodução)

O soldado da Polícia Militar Nelson Nascimento Vilas Boas foi atingido na cabeça na noite deste sábado (3), no município de Vitória da Conquista, localizado a 509 km de Salvador. A informação foi confirmada em nota, pela assessoria da corporação. O crime foi cometido por dois homens, que roubaram a arma da vítima e fugiram do local.Nelson, que é lotado no 9° Batalhão de Polícia Militar, foi surpreendido, dentro do carro que conduzia, pelos criminosos que chegaram em uma pick-up, no bairro Guarani. O soldado foi socorrido ao Hospital Samurai, naquela cidade, onde está em coma. A PM realiza diligências para identificar e prender os autores dos disparos. As autoridades ainda não sabem dizer se o crime foi motivado por uma tentativa de assalto ou execução. 

Baiano ganha medalha de ouro em torneio mundial de canoagem de velocidade

  • BTD
  • 04 Mai 2014
  • 11:19h

(Foto: Divulgação)

A Bahia comemora o feito do baiano Isaquias Queiroz, que conquistou medalha de ouro na Copa do Mundo de Canoagem de Velocidade. O atleta vence a competição neste domingo (4), em Milão, na Itália. Isaquias havia ganho a medalha de prata no sábado (3), na categoria  C1 Masculino 1000m. No dia de hoje, ele venceu a prova do C1 Masculino 500m, cravando o tempo de 1 minuto e 49 segundos, quase um segundo à frente do segundo colocado, o canadense Mark Oldershaw. O húngaro Robert Mike ficou com o bronze.

Marco Prisco infarta e é hospitalizado após ser ameaçado de morte

  • Informações do Brasil 247
  • 04 Mai 2014
  • 09:32h

(Foto: Reprodução)

O vereador de Salvador Soldado Prisco (PSDB) pode ter infartado após tentativa frustrada de fuga de internos do presídio da Papuda na noite de sábado (3). Segundo o advogado Leonardo Mascarenhas, o tucano sentiu fortes dores no peito e está sendo tratado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São Sebastião como vítima de infarto. Ainda de acordo com o advogado, Prisco se sentiu mal depois de ser ameaçado de morte pelos internos e ser acusado de informante. Ele está preso desde o último dia 18 por ter liderado as greves da Polícia Militar da Bahia em 2012 e 2014. A prisão preventiva é de 90 dias.

Pesquisa aponta Dilma pela primeira vez para 2º turno

  • Estadão Conteúdo
  • 04 Mai 2014
  • 01:00h

Ueslei Marcelino | Agência Reuters

Pesquisa Sensus divulgada neste sábado, 3, que indica que, se as eleições fossem realizadas neste somingo, 4, haveria votação em segundo turno. A presidente Dilma Rousseff (PT) teria 35% das intenções de votos, o senador tucano Aécio Neves (MG) teria 23,7% e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) teria 11%, votos brancos e nulos e não sabe ou não respondeu, 30,4%. Juntos, Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma porcentagem de Dilma (diferença de 0,3%). A margem de erro é de 2,2%. No cenário com outros presidenciáveis, Dilma registra 34%, Aécio 19,9%, Campos 8,3%, Pastor Everaldo (PSC) 2,3%, Randolfe Rodrigues (PSOL) 1,0%, Eymael (PDC) com 0,4%, Mauro Iasi (PCB) 0,3%, Levy Fidelix (PRTB) 0,1%, brancos e nulos e não sabem ou não responderam, 33,9%. Nas projeções de segundo turno numa eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista aparece com 38,6% e o tucano com 31,9%. Se a disputa for contra Eduardo Campos, a presidente da República registra 39,1% e o ex-governador de Pernambuco, 24,8%. A pesquisa traz ainda os índices de rejeição dos principais presidenciáveis. Do total de entrevistados, 42% afirmaram que não votariam em Dilma de jeito nenhum. Já a taxa de rejeição de Eduardo Campos ficou em 35,1%; e a de Aécio Neves, em 31,1%. A mostra foi realizada com dois mil entrevistados, no período de 22 a 25 de abril, em todo o Brasil.

Toda Nudez Será Castigada: Foto sensual divulgada no Facebook virá caso de polícia em Caetité

  • Brumado Urgente
  • 03 Mai 2014
  • 13:39h

(Imagem Reprodução)

A sensualidade digital, que vem se tornando cada vez mais “criminosa”, fazendo valer a máxima “nelsonrodroguiana” de que “Toda Nudez será Castigada”, não para de fazer suas vítimas, as quais, por ingenuidade ou carência extrema, acabam deixando de se levar e não pensam nas consequências de enviar fotos nuas e cheias de pose, muitas das quais tem um forte conteúdo de erotismo. Tendo o “Whatsapp” como grande protagonista e vilão ao mesmo tempo, as imagens acabam causando um misto de furor, ódio e vergonha, que já levaram, inclusive, garotas a se suicidarem, não param de circular pelos smartphones, mostrando que a tecnologia, às vezes, pode ser uma grande inimiga. Desta feita, assim como em outras cidades da região, Caetité vem registrando alguns casos dessa natureza, só que, o último acabou virando, literalmente, caso de polícia, já que a vítima foi até a Depol prestar queixa contra um perfil, sobre o qual pairam as sérias desconfianças de que seja um “fake”, ou seja, um “fantasma digital”, no qual foi exposta uma foto sua do jeito que veio ao mundo. Ela informou que tinha compartilhado a foto com uma amiga num grupo fechado do Whatsapp, mas que, ficou ruborizada, quando viu a sua imagem “desfilando” pelo Facebook. De lá para cá a vida da mulher não teve mais paz e o caso serve de alerta para que tomem todos os cuidados ao compartilhar imagens sensuais pelo Whatsapp, pois o risco de que elas sejam espalhadas pelas redes sociais é muito grande. 

Mãe Dináh morre aos 83 anos em São Paulo

  • Informações do Correio
  • 03 Mai 2014
  • 12:22h

Benedicta Finazza, 83 anos, que ficou conhecida nacionalmente como Mãe Dináh, morreu na sexta-feira (2), em São Paulo. De acordo com informações do site R7, após uma queda em casa, ela foi internada no Hospital da Luz, na Vila Mariana, em São Paulo, mas uma infecção generalizada impediu a recuperação da vidente. A informação foi confirmada pelo secretário pessoal da vidente. O corpo é velado neste sábado (3) no Cemitério da Paz, no Morumbi, zona sul de São Paulo. O enterro está marcado para as 15h no local. Mãe Dinah ficou famosa na década de 1990, quando supostamente previu o acidente aéreo que matou o grupo Mamonas Assassinas, em 1996. Desde então, passou a aparecer em programas de televisão, sempre com suas previsões para os anos vindouros. A médium também sempre foi criticada por, supostamente ter previsto uma vitória do piloto Ayrton Senna no ano em que o mesmo morreu em um acidente na Fórmula 1, em 1994. 

Lagoa Real: Picada fatal acaba tirando a vida de lavrador

  • Brumado Urgente com informações do Sudoeste Bahia
  • 03 Mai 2014
  • 11:57h

Segundo informações apenas uma picada de abelha - Tipo Europa - foi suficiente para que o lavrador viesse a morrer (Foto: Reprodução)

Um fato inusitado aconteceu no final da manhã deste sábado (03) no município de Lagoa Real, onde um lavrador acabou indo a óbito após ter recebido uma picada de abelha, Tipo Europa, a mais predominante na região. Segundo as informações obtidas pela nossa equipe, Manoel Francisco de Oliveira, de 70 anos, estava capinando em seu propriedade rural na Fazenda Espigão, zona rural do município, quando recebeu a picada, a qual, imediatamente já o deixou totalmente debilitado. Ainda segundo as informações ele era alérgico a picadas de abelha e, provavelmente deveria ter problemas cardíacos, já que apenas uma picada foi suficiente para lhe tirar a vida. Vizinhos se empenharam ao máximo para salvar a sua vida, indo com muita rapidez ir buscar uma ambulância da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, mas quando a ambulância chegou, o lavrador já estava praticamente sem vida. Ele foi transportado para a unidade da UPA em Caetité, mas não resistiu e veio a óbito. O caso trágico chama a atenção e é um alerta para os que sofrem desse problema de alergia a picadas de insetos. 

Moradores do Bairro Novo Brumado na bronca com obra de recuperação de esgotamento

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Mai 2014
  • 10:52h

Segundo os moradores a obra está causando grandes transtornos, atrapalhando inclusive atividades comerciais (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Os esgotos estourados e seus respectivos consertos continuam trazendo inúmeros transtornos para a população brumadense, que já sofre há um bom tempo com essa problemática que parece “nunca ter fim”, já que o município continua sendo preterido pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal na efetivação das obras de Esgotamento Sanitário da cidade. Desta feita quem não estão satisfeitos são os moradores da Rua Ronaldo de Carvalho Leite, no Bairro Novo Brumado, os quais já estão sofrendo há quase dois meses com uma obra de recuperação de esgoto. Segundo eles os transtornos estão sendo enormes e a condição já beira o insuportável. “A gente não consegue mais almoçar, jantar e nem tomar café. Ninguém consegue nem ficar mais dentro de casa, porque o mau cheiro é terrível”, citou uma moradora ao Brumado Urgente por telefone. Ela ainda fez questão de relatar que “a obra parece infindável, já tem quase dois meses, será que o problema é tão grande assim que não tem solução?”, continuou. Segundo os relatos dos moradores não foi dada uma explicação sobre a demora da obra, que está realmente atrapalhando a vida dos mesmos, já que não há possibilidade de retirar carros da garagem e tantos outros transtornos advindos da obra. O Brumado Urgente tentou contato na manhã deste sábado com o secretário municipal de infraestrutura, para saber os motivos pelos quais a obra está demorando, mas não obteve sucesso. Recentemente ele afirmou que os transtornos são inevitáveis, mas que é muito pior as pessoas conviverem com o refluxo e os esgotos estourados, que são muito pior que aguentar o tempo em que se realizam as obras de recuperação, as quais resolvem em grande parte o problema. Outra afirmação é que os problemas relativos aos esgotos em Brumado só irão ser solucionados de vez quando for operacionalizado o sistema de esgotamento sanitário da cidade. 

A obra já tem quase dois meses que foi iniciada e até agora não foi dada uma previsão do seu término (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Bancos são explodidos em Ibicuí e Nova Itarana durante a madrugada

  • Informações do G1 Bahia
  • 03 Mai 2014
  • 10:17h

Duas agências bancárias foram explodidas e roubadas na madrugada deste sábado (3), uma em Ibicuí e outra em Nova Itarana, cidades do centro-sul baiano. De acordo com comandante a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Sudoeste) major Mascarenhas, em Ibicuí cerca de 15 homens chegaram em uma caminhonete branca e mais um carro de passeio e cometeram o crime. Já em Nova Itarana, o roubo foi cometido por cerca de oito suspeitos. Os dois roubos estão sendo investigados pelo Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras de Vitória da Conquista (Garcif). De acordo com o Garcif, ainda não se pode confirmar o número de envolvidos nem o valor roubado das agências, mas acredita-se que os dois roubos não tenham relação.

Confirmada: Bahia tem a quarta morte por dengue hemorrágica

  • por Fernando Alberth
  • 03 Mai 2014
  • 08:52h

(Divulgação)

Uma mulher de 57 anos morreu de dengue hemorrágica na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia. Ela faleceu no dia 23 de abril e o laudo com a causa da morte saiu apenas esta semana. Em 2013, 739 suspeitas de dengue foram notificadas e confirmadas no município e nenhum deles deu positivo para o tipo hemorrágico, tipo mais grave. De janeiro até abril, desse ano, 40 casos já foram notificados e oito casos foram confirmados, sendo um caso do tipo mais grave da doença. Esta é a quarta vítima do Aedes aegypt no estado. Só neste ano, a dengue hemorrágica já matou duas pessoas em Salvador e outra na cidade de Curaçá.

Médico é morto a tiros em Paripiranga

  • Informações do G1
  • 03 Mai 2014
  • 08:44h

Foto: Reprodução

O candidato do PT para prefeito de Paripiranga nas eleições de 2012, Zé Carlos, foi morto por volta das 19h desta sexta-feira (2) na cidade, que fica no noroeste baiano. Segundo a polícia, a vítima, de 49 anos, que era médico conhecido na cidade, com clínicas na região, foi atingido a tiros na cabeça por dois homens que passaram a bordo de uma moto. Ele estava saindo da academia no momento do crime. A polícia trabalha para identificar os criminosos. O motivo ainda é desconhecido. O corpo de "Doutor Carlos", como era chamado, foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha. Nas eleições, ele foi derrotado com 47% dos votos.

'Aconselhei Lula a não sair candidato', revela o governador Jaques Wagner

  • Brasil 247
  • 03 Mai 2014
  • 08:40h

(Foto: Reprodução)

O governador Jaques Wagner, da Bahia, é um quadro dos mais altos escalões do PT. Ele foi ministro do Trabalho, primeiro, e das Relações Institucionais, em seguida, nos dois governos do presidente Lula. Mas, neste momento, Wagner não tem meias palavras para defender sua posição a favor da reeleição da presidente Dilma Rousseff, em lugar de demonstrar qualquer aquiescência com a possibilidade de o próprio Lula tomar o lugar dela na disputa eleitoral. – Eu estive com Lula e disse a ele para não ser candidato agora. Para continuarmos fortalecendo as instituições, em geral, e o nosso partido, em particular, é preciso oxigenação. À frente do salão de eventos do hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, onde o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – realiza seu 14º Fórum Empresarial, 

Ossos do Ofício: Repórter contrai dengue ao produzir matéria sobre surto da doença

  • Redação Comunique-se
  • 02 Mai 2014
  • 17:34h

Marcelo Moreira foi diagnosticado com dengue após reportar surto da doença (Imagem: Reprodução/Band)

Enquanto fazia uma matéria sobre o surto da dengue na Região Metropolitana de São Paulo, o repórter Marcelo Moreira, da Band, foi diagnosticado com o vírus. "Foi em uma reportagem em Taboão da Serra, o mosquito me picou. Metade do quarteirão está com a doença", disse o jornalista. Durante participação no ‘Brasil Urgente’ dessa quarta-feira, 30, o repórter conversou com José Luiz Datena sobre a situação da cidade de São Paulo, que já acumula mais de 3.000 casos de dengue só em 2014. O número é maior do que em todo o ano passado, quando foram registrados 2.617 casos. Moreira passou por uma bateria de exames no Hospital Metropolitano nessa quinta-feira, 1º. Essa é a terceira vez que ele contrai a doença. Mesmo após ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bairros da zona oeste da capital paulista, como Jaguaré, sustentam índices preocupantes. Em uma semana, 117 casos foram contabilizados e a localidade chegou a uma taxa de incidência de 1.010 casos por 100 mil habitantes.

Sucesso na Web: Jovens cantam tema de Titanic antes de naufrágio na Coréia

  • Bocão News
  • 02 Mai 2014
  • 16:32h

O pai de uma das vítimas do naufrágio de uma balsa na Coreia do Sul divulgou um vídeo, obtido através do celular do jovem, onde vários adolescentes aparecem conversando durante os primeiros avisos de emergência emitidos na embarcação. Na conversa, um deles chega a afirmar que a situação “parece com o Titanic”. Em outro momento, eles chegam a cantar o tema do filme produzido sobre a embarcação americana, que registrou uma das maiores tragédias marítimas da história. Ainda sem se dar conta do perigo iminente, os jovens permanecem no quarto e aparecem rindo e brincando no corredor. Park Su-hyeon, que fez o vídeo, conversa com um amigo, que pergunta “será que eu vou morrer? deveria deixar minhas últimas palavras antes de morrer”. “Tudo bem, vá em frente. Meu celular está gravando”, diz Park. “Mãe, pai, eu te amo”, registra o adolescente. Em outra passagem, uma amiga pergunta para outra menina: “por que você está recebendo o colete salva-vidas?”, sem perceber a urgência da situação. A outra responde: “você é estúpida? eu não quero morrer. eu não quero morrer”. A voz de outro jovem é ouvida: “essas são nossas últimas imagens, que serão gravadas como nossas memórias”. Ao fundo, é possível ouvir um aviso da embarcação: “não saia de sua localização e esteja preparado para uma situação perigosa”. As imagens causaram grande comoção não só na Coreia, mas em todo o mundo. De acordo com agências internacionais, o pai de Park informou ter divulgado o vídeo para ajudar a entender a tragédia e que para novos acidentes dessa dimensão não se repitam. A balsa levava 476 pessoas, entre elas 325 alunos de uma escola secundária, quando naufragou, no dia 16 de abril. Mais de trezentas pessoas morreram. Somente setenta e cinco estudantes foram resgatados com vida.