CDL realizou novo sorteio da campanha Mães, Namorados e São João

  • Izidy Ramel - Comunicação
  • 16 Jun 2014
  • 09:30h

(Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira, 13, aconteceu o segundo sorteio da campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado – Mães, Namorados e São João, em frente a entidade, na praça Armindo Azevedo, às 18hs.


Os sorteados foram:

- Lavínia V. Souza Silva – TV Led, 32 polegadas, comprou na Serralheria Santa Rita

- Kleber Vieira - TV Led, 32 polegadas, comprou no Boticário

- Dione Lima de Souza - TV Led, 32 polegadas, comprou no Comercial Vitória

- Delenice Maria de Souza – Motocicleta Honda, comprou no supermercado France.


O terceiro e último sorteio desta campanha será no dia 27 de junho, ainda dá tempo de fazer as suas compras nas lojas associadas à CDL, pedir os seu cupom, e concorrer aos prêmios: 4 TV’s 32 polegadas LED, 1 motocicleta 0km 125 cilindradas – Yamaha.

Brumado: Enquete revela que mais de 80% dos participantes são a favor da construção do CDP

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Jun 2014
  • 09:23h

(Brumado Urgente)

A construção do CDP - Centro de Detenção Provisória de Brumado, que, desde o início gerou muita discussão e polêmica, ainda é uma questão ainda longe de ser resolvida, já que, quando tudo parecia certo para o início das obras, houve uma nova paralisação, o que para muitos foi resultado dos veementes protestos dos moradores da Comunidade de Lagoa Funda, local escolhido pelas autoridades para abrigar o CDP, já que reunia a melhor logística na oferta de energia e abastecimento. De forma misteriosa, quando os operários já estavam para iniciar os serviços, foi dada uma ordem que deve ter partido logicamente da SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária, para que se abortasse a obra, sem qualquer explicação oficial, o que gerou inúmeras especulações, inclusive que o CDP seria construído em Caetité, já que estava havendo muita resistência por parte da população brumadense. Buscando esclarecer qual seria a opinião dos brumadenses a esse respeito, o Brumado Urgente colocou no ar uma enquete, a qual foi finalizada com a participação 744 pessoas e revelou um resultado que desmistifica a questão, já que 81% dos participantes se mostraram totalmente favoráveis à construção do CDP, sendo que apenas 19% foram contrários. O resultado da enquete, apesar de não ter o caráter oficial de uma pesquisa popular, mostra que houve uma total inversão de conceitos nos últimos anos, que deve ter sido impulsionada pelo crescimento vertiginoso da violência no município, que vem atingindo níveis muito preocupantes para uma cidade de cerca de 70 mil habitantes. Os brumadenses que ainda tem que conviver com o setor de carceragem da 20ª Coorpin que é um verdadeiro barril de pólvora, que tem capacidade para cerca de 20 custodiados, mas que abriga mais que o dobro de presos, os quais sistematicamente fazem ameaças de motins ou rebeliões, já que as condições são muito precárias, devido à superlotação das celas. A solução para essa problemática da segurança pública local volta a ficar distante, já que estaria aprovada a construção, a qual, de forma misteriosa foi interrompida. O resultado de mais de 80% de aprovação à construção do CDP deve ser analisado com muita atenção pelo Governo do Estado, já que a transferência da obra para outro município pode implicar no aumento da insatisfação de setores organizados da sociedade brumadense, que vem fazendo sucessivos protestos pelas perdas de órgãos importantes como foi o caso da Defensoria Pública Estadual.  

Lula teme pelas chances de Rui na Bahia, diz Veja

  • Política Livre
  • 16 Jun 2014
  • 07:59h

Lula não admite publicamente, mas teme pelas chances de Rui na Bahia (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teme pelas chances do pré-candidato petista ao Governo da Bahia, Rui Costa. A informação foi publicada na revista Veja desta semana. Segundo a publicação, ele está pessimista quanto às chances nos maiores colégios eleitorais do país e avalia que Alexandre Padilha, Lindbergh Farias e Fernando Pimentel também não serão governadores.

População é convocada a comparecer à sessão de votação do Centro de Detenção de Brumado

  • Da Redação
  • 16 Jun 2014
  • 07:26h

As discussões em torno do projeto devem ser intensas, mas a projeção é de que o projeto seja aprovado em sua primeira votação (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Um momento histórico para Brumado, que traz, em seu bojo, uma discussão imprescindível para o futuro do município na área da Segurança Pública terá o seu desfecho nesta segunda-feira (16), com a realização da sessão do Poder Legislativo, onde será votado o Projeto de Lei que define a localização do CDP – Centro de Detenção Provisória, que, neste novo momento, ficará nas proximidades da Vila Presidente Vargas. Diante disso, o comparecimento da população de Brumado na referida sessão é muito importante, já que a questão é histórica, pois, com o crescimento da criminalidade no município, a atual situação do setor de carceragem da 20ª Coorpin ficou insustentável, prova é que, atualmente, com capacidade para 16 custodiados, existe uma superlotação com quase 50 reclusos, que acabam, por causa disso, tendo condições sub-humanas em sua custódia e provocando constantemente a possibilidade de motins, rebeliões e fugas. Neste contexto, a presença da população é vital, já que em recentes pesquisas e enquetes populares, ficou comprovado o alto índice de aceitação da instalação do Centro de Detenção, reflexo direto do alto número de assaltos, furtos e delitos, que colocaram principalmente os comerciantes locais em estado de pânico. Segundo seguidos pronunciamentos do juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães, o município não pode perder a oportunidade de receber o CDP, pois os prejuízos futuros podem ser gigantescos.

Petistas reciclam slogan e dizem que esperança vai vencer o ódio

  • Estadão
  • 16 Jun 2014
  • 07:19h

Após os xingamentos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo e as declarações do tucano Aécio Neves segundo as quais “um tsunami vai varrer” o PT do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou ontem a eleição de 2014 com a de 2002. Ele afirmou que, se 12 anos atrás o partido teve de “fazer uma campanha para a esperança vencer o medo”, agora terá de fazer “uma campanha para a esperança vencer o ódio”. A frase foi usada também por outros líderes petistas durante a convenção que lançou o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo do Estado de São Paulo, em evento realizado no ginásio do Canindé, na zona norte paulistana.

Construção do Presídio de Brumado começará a ser definida nesta segunda-feira (16)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Jun 2014
  • 11:37h

O novo local escolhido para a construção da unidade prisional fica próximo à Vila Presidente Vargas (Composição: Brumado Urgente)

Uma “novela” que já se arrasta por uma década, mas que, agora, deverá ter o seu desfecho, já que, desta feita, a definição depende somente da aprovação dos parlamentares brumadenses, o que, provavelmente, deverá ocorrer nesta segunda-feira (16), com a apresentação e votação do projeto do Executivo para a construção da Unidade Prisional de Brumado. Após uma forte resistência dos moradores da Comunidade de Lagoa Funda, foi feita um novo estudo de viabilidade e o novo local escolhido foi um terreno nas proximidades do Distrito de Vila Presidente Vargas. Neste primeiro momento, os moradores do local também mostram resistência, tanto que numa audiência pública onde estiveram presentes várias autoridades municipais, foram realizadas várias manifestações, inclusive com vaias e várias palavras de ordem, mostrando que o presídio não é bem vindo por eles. A sessão promete mais uma polêmica, já que os mesmos moradores devem comparecer à Câmara nesta segunda-feira para fazer novos protestos, mas, eles devem ser a minoria, já que a grande maioria da população de Brumado é favorável à implantação, o que já foi comprovado em várias enquetes. A questão é mesmo prioritária, já que com o aumento da criminalidade no município, a carceragem da 20ª Coorpin se tornou obsoleta. Atualmente com capacidade para 16 presos, o setor abriga quase o triplo de custodiados, o que aumenta sobremaneira os riscos de rebeliões e fugas, valendo ainda se ressaltar que a sede da 20ª Coorpin fica bem no centro da cidade, ao lado de uma escola municipal com milhares de alunos e do Hospital Magalhães Neto. A situação é realmente preocupante, já que o próprio juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães, em seus várias pronunciamentos sobre a questão, vem afirmando que os presos estão em condições sub-humanas e, caso o presídio não seja construído, muitos terão que ser soltos. O momento é histórico para o município de Brumado, pois a questão da melhoria substancial do setor de segurança pública local passa necessariamente pela construção da unidade prisional, já que haverá aumento do contingente policial, além de uma série de medidas que irão dar uma dimensão muito mais positiva para o setor. A sessão começa às 18h40m e a plenária deverá ficar repleta, sendo que a votação é aberta, ou seja, os vereadores terão que declarar publicamente o seu voto. Segundo sondagens dos bastidores feita pelo Brumado Urgente o projeto deverá ser aprovado pela maioria, mas espera-se algumas abstenções, já que nenhum dos vereadores deverá dar o voto contrário ao projeto, já que seria assinar um atestado de incoerência, pois a grande maioria da população hoje reconhece a importância da construção da unidade prisional. 

Melhor do mundo chega a Salvador driblando fãs

  • Informações do Correio
  • 15 Jun 2014
  • 10:18h

Portugal desembarcou em Salvador ontem à noite e Cristiano Ronaldo deu seu primeiro drible. Portugueses no saguão nem viram o craque, que entrou no ônibus na pista do aeroporto (Foto: Edson Ruiz/Coofi

Antes mesmo de entrar em campo, Cristiano Ronaldo quase apronta uma das suas. Na hora de desembarcar em Salvador, ontem, CR7 e seus companheiros ensaiaram uma pedalada pra cima da torcida. Saíram pela área de desembarque de cargas da Base Aérea. Mas a marcação em cima do craque foi cerrada. Os torcedores haviam preparado uma carreata do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães até o Hotel Deville, em Itapuã. Concentraram-se inicialmente ao lado da pista de pousos. Depois, foram para o saguão e ali aguardaram ansiosamente. Entre portugueses que já estão em Salvador para o jogo, descendentes de portugueses e simples admiradores da seleção - ou de Cristiano - havia cerca de 30 pessoas. Animados, cantaram o hino do país e tremularam bandeiras. Mas queriam mesmo era ver “o cara”. Surgiu a informação de que a delegação já estava no hotel e passou sem deixar rastros. A possibilidade de ter levado um drible do craque quase deixou decepcionada a pequena Letícia, de 7 anos, mostrando um jornal com a foto de CR7. Mas, calada, a portuguesinha mantinha a esperança. “Ela queria ver o ídolo e eu trouxe. Tomara que ainda não tenham chegado”, disse a mãe Paula Barreiro. Enfim, às 20h15, CR7 e toda a delegação pisaram em solo baiano. Finalmente ele estava aqui. Os torcedores então correram para o local e conseguiram chegar a tempo. “Eu vi ele dando tchauzinho na janela”, gritou uma jovem. A carreata de cerca de 15 carros estava formada. Houve buzinaço ao longo de todo o percurso. “Se ele autografar minha camisa eu vou colocar em um quadro”, tinha esperanças João Gabriel Araújo, 11 anos, brasileiro filho do português Pedro Dias. “Pensei que tinham dado um banho de bola na gente. Mas agora podemos mostrar a eles que estamos aqui”, afirmou Pedro. 

 

Cantor Sérgio Reis é hospitalizado neste domingo (15)

  • Da Redação
  • 15 Jun 2014
  • 09:27h

Foto: Reprodução

O cantor Sérgio Reis, de 73 anos, passou mal no fim da tarde deste sábado, 14, em São Carlos, no interior paulista, e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Casa de Saúde. Segundo sua assessoria, ele teve uma arritmia cardíaca e deve ser transferido para São Paulo neste domingo, 15. “O coração disparou e ele veio de ambulância para o hospital”, disse Lívia Noriega, assessora de imprensa do Hospital Casa de Saúde. A equipe médica não quer, por enquanto, comentar o estado de saúde do cantor. Sérgio Reis toma remédio para o coração, mas estava há dois dias sem tomar o medicamento. O cantor, autor de Coração de Papel, está em São Carlos acompanhado pelo cantor e compositor Renato Teixeira, que fez o clássico Romaria, sucesso de Elis Regina. Os dois fariam um show na noite deste sábado na festa junina do Clube São Carlos. O artista, que colocou um stent em 2010, passou por uma bateria de exames e, neste domingo, deverá ser transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Dois Legados da Copa, por Cristovam Buarque*

  • * Cristovam Buarque é senador (PDT-DF) e escreve no Blog do Noblat.
  • 15 Jun 2014
  • 09:25h

Ainda é cedo para saber qual legado da Copa ficará entre todos os que foram prometidos, mas é possível saber que um ficará: a percepção popular da corrupção nas prioridades. Faz anos, descobrimos a corrupção no comportamento dos políticos, mas ainda não tínhamos consciência da corrupção nas prioridades da política.

 

Horrorizamos-nos com o roubo de dinheiro público levado para o bolso de políticos, mas ainda não nos horrorizávamos com o desperdício de prioridades que desviam dinheiro sacrificando os interesses da população e do futuro.

 

É muito possível que seja descoberto roubo de dinheiro público durante as obras da Copa, mas desde já é possível perceber que houve desvio de outras finalidades mais úteis ao futuro do país e ao bem-estar da população de hoje. Um exemplo é o estádio de cerca de R$ 2 bilhões em Brasília.

 

Foi preciso fazermos a Copa para descobrirmos que desviar dinheiro para prioridades menos importantes é também roubo: mesmo se não houver apropriação privada do dinheiro público.

 

A população brasileira — tolerante com a desigualdade social, com forte preferência pelo presente, habituada ao uso do artifício histórico da inflação para financiar os gastos, e submetida à manipulação facilitada pela pouca educação, mesmo entre aqueles com nível de instrução superior — não costumava fazer as contas de quanto custava cada obra, nem o que poderia ter sido feito de diferente.

 

Com os sucessivos escândalos, como os atuais da Petrobras e do metrô de São Paulo, a população tinha despertado sua indignação contra a corrupção no comportamento dos políticos, mas não tinha percebido a corrupção implícita nas prioridades definidas por eles, mesmo os honestos.

 

A Copa permitiu visualizar a corrupção nas prioridades, ao mostrar que o dinheiro que poderia ser usado na educação, na saúde, na segurança e no sistema mais amplo de mobilidade urbana foi desviado para obras definidas pela Fifa.

 

Mesmo quando em nome da Copa se faz um BRT para levar torcedores ao novo campo de futebol, as pessoas se perguntam por que não se tomou essa decisão antes e independentemente da Copa e por que não usar o dinheiro dos estádios para fazer mais obras que facilitem a mobilidade.

 

Esse é certamente um legado da Copa. Mas parece que os políticos ainda não perceberam. As pesquisas mostram que os candidatos a presidente estão caindo na preferência dos eleitores. Provavelmente não perceberam que o imaginário do eleitor mudou graças à Copa.

 

Agora os que votam querem saber quais são as prioridades de cada candidato para o futuro do Brasil, mas os presidenciáveis prometem apenas novos comportamentos, pequenos ajustes na economia, unidos nas mesmas prioridades. Não prometem novas nem dizem quais das atuais prioridades serão substituídas.

 

Um legado da Copa é a percepção da corrupção nas prioridades; outro é descobrir que os candidatos estão sendo incapazes de perceber essa novidade.

 

Beto Bonelly e Gilson Porto agradecem o público e os colaboradores pelo sucesso do Forró do Sítio

  • 15 Jun 2014
  • 07:49h

Beto Bonelly, Mão Branca e Gilson Porto comemorando o sucesso do evento (Foto: Divulgação)

A edição 2014 do Forró do Sítio Novo superou as expectativas e foi um grande sucesso, com a presença de um grande público, que vibraram e dançaram com a apresentação da Banda Cacau com Leite; com a irreverência do forrozeiro Edgar Mão Branca e com a musicalidade das Bandas Lordão e Trio Da Huanna A produção que mostrou uma grande competência, tanto na área de decoração, como também na estrutura que não ficou devendo nada aos grandes shows que acontecem pelo Brasil a fora. Com destaque para uma moderna praça de alimentação, onde podia se degustar das grandes iguarias juninas. Os realizados do evento, o renomado empresário Gilson Porto e o promoter Beto Bonelly fizeram questão de agradecer a todos os colaboradores, patrocinadores e ao grande público que compareceu a maior festa de Brumado e região. “Queremos externar os nossos mais sinceros agradecimentos a todos que colaboraram para o grande sucesso do Forró do Sítio 2014” e ainda fizeram questão de destacar que “não podemos deixar de fazer um agradecimento especial ao grande público que lotou as dependências do Sítio Novo, dando uma grande demonstração de alegria e entusiasmo, num clima de paz e harmonia que engradeceu ainda mais o evento”. E encerraram declarando que "muito obrigado e até 2015".

Saiba quais são os destinos mais procurados do São João

  • Informações do Correio
  • 14 Jun 2014
  • 17:07h

(Foto: Reprodução)

Durante os festejos juninos, mais de 500 mil pessoas devem deixar Salvador com destino ao interior do Estado. Uma enquete feita pelo portal São João na Bahia, aliado ao levantamento da Agerba – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, mostra quais serão os destinos mais procurados. Cidades com festejos tradicionais como Amargosa, Berimbau, Sapeaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié, Jaguaquara, São Francisco do Conde, Mairi, Piritiba, Ipirá, Senhor do Bonfim, Andorinhas e Jaguarari, destacam-se entre as preferidas pelos internautas. Já municípios litorâneos como os que estão ao longo da rodovia BA-099 (Estrada do Coco e Linha Verde) também estão sendo bastante procurados, segundo levantamento da Agerba, que também aponta Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Barreira, Vitória da Conquista, Juazeiro entre os mais requisitados. O órgão estadual estima que cerca de 240 mil pessoas devem embarcar na Rodoviária para passar a Copa e o São João, no período de 18 a 23 de junho, sendo disponibilizados 1,8 mil horários extra, além dos 540 horários regulares que são cumpridos diariamente. A Agerba recomenda aos usuários do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros que procurem antecipar a compra dos bilhetes de passagens, como é época de Copa e São João, evitando que os passageiros peguem as grandes filas em guichês. É importante lembrar também que procurem chegar à Estação Rodoviária de Salvador com antecedência mínima de 20 minutos do horário marcado para viagem, evitando possíveis transtornos no momento do embarque. Euclides da Cunha, Santo Antonio de Jesus, Miguel Calmon, Seabra, Nova Soure, Utinga, Irecê, Ruy Barbosa, Conceição do Almeida, Santo Amaro, São Félix, São Felipe, Entre Rios, Esplanada, Lençóis e Itaetê.

Campos dispara contra Wagner e Dilma em convenção de Lídice

  • Política Livre
  • 14 Jun 2014
  • 16:45h

Foto: Mário Pinho/Política Livre

A senadora Lídice da Mata é oficialmente a candidata ao Palácio de Ondina. A homologação foi feita neste sábado durante a Convenção Estadual do PSB, com a presença do pré-candidato à presidência do Brasil, Eduardo Campos, da sua vice, Marina Silva, e da agora candidata ao Senado, Eliana Calmon. Como anunciado em primeira mão por este Política Livre o ex-prefeito do município de Brumado, Eduardo Vasconcelos, foi confirmado como vice, tornando a chapa “puro sangue”, tanto na Bahia quanto no Brasil. A ex-ministra Marina Silva minimizou os acordos partidários dos adversários em troca de maior tempo de TV. “Se eles ganharem será a vitória dos tempos de televisão. Se nós ganharmos, será a vitória do povo brasileiro”, declarou em apoio a Lídice. O presidente do PSB, e pré-candidato a vaga de Dilma, Eduardo Campos disparou contra a administração do PT em nível nacional “O governo Dilma dá as costas para a Segurança Pública, demitiu três mil policiais federais”, e continuou contra o governo Wagner. “Na Bahia o que nós vemos são obras prometidas que não saíram da propaganda. Na Bahia o que nós vemos é essa crescente e estrondosa alta na violência”, disparou contra o antigo aliado. Campos também comparou a postura do PT nas eleições com a goleada de 5 a 1 da Holanda sobre a Espanha. “Tem gente entrando em campo como se fosse a Espanha ontem, na Fonte Nova, se achando campeã”, alfinetou em referência a presidente Dilma Rousseff.

Em convenção, PSB confirma Eduardo Vasconcelos como vice de Lídice

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Jun 2014
  • 13:32h

Eduardo Vasconcelos foi confirmado como vice de Lídice em convenção do PSB com a presença de Marina da Silva e Eduardo Campos (Foto: Brumado Urgente)

Agora o martelo está batido e o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, foi oficializado, na manhã deste sábado (14) como vice da senadora Lídice da Mata, em chapa do PSB para a disputa das eleições estaduais de 2014. A chapa que ainda conta com a ministra Eliana Calmon, que irá disputar uma vaga ao Senado Federal, foi anunciada na convenção da legenda que se iniciou às 08h00 no Bahia Café Hall e que se encerrará às 17h00. O Brumado Urgente entrou em contato com o ex-prefeito que declarou, via celular, que “estamos muito satisfeitos, porque agora poderemos contribuir de uma forma mais ampla, não só por Brumado, como também pela Bahia, já que o âmbito agora é do executivo”. Ele ainda explicou que “o nosso planejamento inicial era para ir para a disputa ou a federal, ou a estadual, mas como houve uma convocação do partido e não poderia rejeitar, já que o senso de partido tem que vir em primeiro lugar”.  Vasconcelos está sendo muito badalado durante a convenção, inclusive recebendo elogios da própria senadora Lídice da Mata, que afirmou estar muito satisfeita com a oficialização do nome do ex-prefeito de Brumado, já que, segundo ela “o interior do Estado vai estar muito bem representado, pois Eduardo Vasconcelos foi um dos melhores prefeitos da Bahia, realizando uma gestão moderna e muito eficiente, que credencia o seu nome para compor a nossa chapa”. A convenção também tem como objetivo a divulgação da chapa majoritária para a disputa presidencial que terá Eduardo Campos e Marina da Silva, os quais estiveram presentes ao evento. 

Um grande público esteve presente ao Bahia Café Hall (Foto: Brumado Urgente)

Interpol de olho numa possível manipulação de jogos da Copa do Mundo 2014

  • Reuters
  • 14 Jun 2014
  • 10:48h

Secretário da Interpol afirma que equipes trabalham no Brasil contra corrupção em jogos da Copa do Mundo (Foto: Reuters)

O secretário geral da Interpol (organização internacional que coopera com policias de diversos países), Ronald Noble, revelou à rede americana CNN que a instituição enviou uma equipe para o Brasil para investigar uma possível manipulação de partidas na Copa do Mundo. “Posso garantir que, agora, enquanto a Copa acontece, existem grupos de crime organizado trabalhando com apostas ilegais. Isso pode influenciar no resultado de um jogo ou no que acontece em campo, com suborno ou corrupção”, disse Noble em entrevista ao apresentador Richard Quest no programa Quest Mean Business, na tarde desta sexta-feira. “E quando você pensa ‘é um evento grande, é muito importante, esse tipo de coisa não pode acontecer’, é que aí você tem um problema. Por isso, enviamos uma equipe da Interpol ao Brasil, para ajudar os brasileiros, e outras equipes pelo mundo para investigar esses grupos de crime organizado que trabalham com manipulação de resultados. Isso tem que ser vigiado.” Na noite desta sexta, Luiz Eduardo Navajas, delegado da Polícia Federal e coordenador da Interpol no Brasil, negou a existência de uma operação da instituição no país investigando manipulações de resultado na Copa. De acordo com Navajas, houve um mal entendido com relação à entrevista de Noble. Segundo Ronald Noble, as apostas não seriam apenas sobre os resultados dos jogos, mas também sobre outros lances que acontecem em campo. “Um pênalti, qual equipe dá a saída de bola, para quem é o primeiro escanteio… as pessoas apostam milhões de dólares nessas coisas. É assim que definimos o termo ‘manipulação’ num jogo.” Questionado sobre uma eventual participação de árbitros, jogadores e outros envolvidos na organização da Copa do Mundo, ele disse que a possibilidade existe, mas não deu mais detalhes. “Há possibilidade, mas não sei se é provável. Não prevejo o futuro, falo apenas sobre o que está acontecendo.”

Adesão à Paulo Souto pode chegar a 19 partidos

  • Informações do Tribuna da Bahia.
  • 14 Jun 2014
  • 10:37h

(Foto: Reprodução)

A menos de uma semana da convenção para as eleições estaduais, o pré-candidato da ala oposicionista ao governo do estado Paulo Souto (DEM) acena para a possibilidade de ter o maior tempo de televisão, durante a propaganda gratuita, com a chegada de mais partidos para a sua coligação. A chance foi ventilada pelo prefeito ACM Neto (DEM), apontado como principal articulador da oposição para a disputa, em recentes encontros partidários e com a imprensa. Até o momento, além do DEM, PSDB e PMDB, estão com o democrata PV, PPS, PTN, PROS, SDD, PHS, PRP, PSDC, PTdoB, PPL, PTC, PMN e PEN, que totalizam 16 partidos. Porém, há expectativa de que mais três integrem a corrente, completando 19 legendas. Caso a articulação seja concretizada, o democrata conquistará mais espaço no horário político. Estão na mira de Souto, o PRB, o PSC e o PR. Os dois primeiros aparecem no topo das probabilidades para aderirem ao bloco da oposição, faltando apenas alguns ajustes. Ambos compõem a base de sustentação política do governador Jaques Wagner (PT) e era esperada a aliança com o pré-candidato Rui Costa (PT). Mas, últimas movimentações de bastidores demonstram o contrário. Nos corredores da política, há informações de que o PR do ministro dos Transportes, César Borges, também estaria sendo assediado pelo grupo e já haveria sinalizado a tendência de se aliar a Souto. O impasse seria o posicionamento de Borges, considerada a maior liderança em solo baiano e que hoje tem uma relação de proximidade maior com os petistas pela titularidade do Ministério.