Feministas criticam postura do governador em discurso pelo Dia da Mulher

  • Bocão News
  • 08 Mar 2015
  • 14:36h

(Foto: Dilnaldo Silva)

Um trecho do discurso do governador Rui Costa (PT) na manhã deste domingo (8), durante as comemorações ao Dia Internacional da Mulher, não agradou mulheres presentes no Dique do Tororó, em Salvador. Feministas da União da Juventude Socialista (UJS) presentes no ato reclamaram da postura do líder baiano ao falar das duas filhas que a atual mulher, a primeira dama do Estado Aline Peixoto, teve com ele - a mulher do governador está no sétimo mês de gestação. "Para vocês verem como as mulheres fazem parte da minha vida. A minha mulher está grávida de sete meses, e é mais uma mulher. Vejam, fiz três filhos e duas são mulheres", discursou. Para integrantes da ala feminina da UJS, o governador desconsiderou a figura da atual esposa e da mãe dos seus outros dois filhos. "Ele não faz filho sozinho", retrucou uma estudante, que também integra a União Nacional dos Estudantes (UNE), mas preferiu não se identificar.

Mulher hoje é o seu dia, parabéns.

  • 08 Mar 2015
  • 09:22h

Foto: Reprodução

O dia 8 de março, dia internacional da mulher é o marco de grandes conquistas e feitos realizados pelas mulheres que ao longo do século 20 demonstraram com fatos e feitos sua igualdade de direitos na sociedade.'A mulher cria, vai a luta é guerreira e busca... Ela espera... Tem paciência, é ternura e brandura, é feiticeira na hora de seduzir é misteriosa com sua força e magia. Toda mulher é aquela que com toda brandura e candura sabe suportar toda dor de amor e desamor. Sabe enfeitiçar e encantar, com sua alma de muitos mistérios. Toda mulher é você... Sou eu... Somos nós... Feliz Dia da Mulher.'

Brumado: Idosa morre atropelada na Av. Cel. Santos

  • Laércio de Morais I Brumado Urgente
  • 07 Mar 2015
  • 21:04h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Uma senhora idosa de prenome Isabel, morreu vítima de atropelamento na noite deste sábado (07), segundo testemunhas o corpo da idosa foi atingido violentamente por uma motocicleta que vinha no sentido bairro São Félix centro, e foi arremessado cerca de dez metros do local do atropelamento, ainda, segundo testemunhas o motociclista também se feriu e foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado ao hospital municipal, as policias militar e civil chegaram rapidamente ao local e controlaram o trânsito.

Lula corre da imprensa e mostra preocupação com a lista da Lava Jato

  • 07 Mar 2015
  • 11:59h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ignorou a lista divulgada pelo Supremos Tribunal Federal (STF), divulgada ontem, com parlamentares que serão investigados por suposta ligação com o escândalo da Petrobras. Durante evento no Sindicado dos Metalúrgicos na noite desta sexta-feira, o petista não fez qualquer menção à Operação Lava Jato, porém o assunto nas rodas do sindicato era o da lista. Segundo a Folha de S. Paulo, Lula foi informado, ainda durante o evento, sobre a relação dos nomes. Ele estava acompanhado pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que não largou o iPad das mãos, mesmo em cima do palco. O petista defendeu em um rápido discurso a democratização dos meios de comunicação, com declarações genéricas sobre o assunto que o acompanham desde o seu período na Presidência. Após o evento, Lula recebeu amigos em uma das salas do sindicato e evitou jornalistas sem dar declarações.

Lídice da Mata se diz surpresa com João Leão na lista da Lava Jato

  • 07 Mar 2015
  • 10:54h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A senadora Lídice da Mata, durante encontro municipal do PSB, na manhã deste sábado (7), comentou a lista do esquema do Petrolão, aberta na noite de sexta-feira (6).  Na opinião da socialista, a lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não deveria ser divulgada. “Se corre em segredo de Justiça, não deveria ser divulgada”, afirmou. A senadora disse ainda que ficou surpresa com alguns nomes que apareceram na lista. “Principalmente com o nome do vice-governador, João Leão, apesar de que muitos integrantes do Partido Progressista já vinham sendo investigados”, declarou Lídice da Mata. Lídice também  comentou a ida de Martha Suplicy (PT) para o PSB. Nesta sexta-feira (6), o jornal Folha de São Paulo informou que está bem encaminhado o desembarque da senadora petista para a legenda. A senadora Lídice da Mata avalia como positiva a ida de Marta para o PSB. "Vejo com muita simpatia. Ela minha amiga pessoal", frisou.

Morre em Belo Horizonte a brumadense Kelly Lamartine

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 07 Mar 2015
  • 10:39h

(Foto: Reprodução Facebook)

Um fato muito triste, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (06) em Belo Horizonte, acabou causando muita comoção, foi a morte da brumadense Kelly Lamartine, que segundo informações, teve complicações após a realização de uma cirurgia, realizada há cerca de 3 meses atrás, vindo a falecer por uma parada cardiorrespiratória. Ela que era de uma família muito tradicional da cidade era uma mulher alegre, sempre de bem com a vida e que tinha uma energia muito contagiante, vai deixar muitas saudades em seus amigos brumadenses. O promoter Marcos Antônio Cardoso foi um dos que ficou abalado com a notícia. “É com imensa tristeza que recebi a informação do falecimento da minha amiga das antigas, Kelly Lamartine. Deixo aqui os meus sentimentos aos familiares”. Ainda segundo informações o corpo será cremado e o funeral acontecerá em Belo Horizonte neste sábado (07). O Brumado Urgente se solidariza com a família enlutada e externa os sentimentos de dor e pesar.

Mulheres só receberão o mesmo salário que homens em 2086, diz OIT

  • 07 Mar 2015
  • 08:08h

(Foto: Reprodução)

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um estudo que mostra que as mulheres só receberão os mesmos salários que os homens daqui a 71 anos. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (6) e o relatório também denuncia o lento passo para a igualdade de gênero no mercado de trabalho, desde 1995. Os dados globais mais recentes indicam que mulheres recebem aproximadamente 77% do valor que os homens recebem. Nos Estados Unidos, existem mais "Johns" na diretoria de grandes empresas que mulheres. Por outro lado, o número de executivas no ranking de 500 empresas da Fortune saiu de zero, em 1995, para mais de 20, em 2014. Além disso, o estudo da OIT menciona a dupla jornada: enquanto as mulheres gastam 26 horas semanais em tarefas de casa, os homens gastam apenas 9 horas.

Brasil tem 281 milhões de linhas ativas na telefonia móvel

  • 07 Mar 2015
  • 07:55h

(Foto: Reprodução)

O Brasil encerrou o mês de janeiro com 281,705 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, o que representa 138,34 acessos para cada grupo de cem habitantes. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em janeiro, os acessos pré-pagos totalizavam 213,40 milhões (75,75% do total) e os pós-pagos 68,30 milhões (24,25%). A mais elevada teledensidade foi registrada no Distrito Federal, com 218,05 celulares para cada cem brasilienses (e um total de 6,277 milhões de linhas). A mais baixa teledensidade, de 96,68 linhas para cada cem habitantes, foi apurada no Maranhão (onde havia 6,643 milhões de linhas ao final de janeiro). O Estado de São Paulo tinha a maior base, de 68,381 milhões de linhas, resultando em uma teledensidade de 154,59 linhas móveis para cada cem habitantes.

Goleiro do Bahia é convocado para a Seleção e poderá jogar as Olimpíadas pelo Brasil

  • 06 Mar 2015
  • 15:24h

(Foto: Reprodução)

Titular nos últimos três jogos do Bahia, o goleiro Jean foi convocado para a seleção brasileira olímpica nesta sexta-feira (06). O arqueiro tricolor, que acaba de renovar seu contrato com o clube para até 2018, estará no grupo que vai disputar dois amistosos, contra Paraguai e México, nos próximos dias 27 e 29. A primeira partida acontecerá em Vitória-ES e a segunda está marcada para São Luís-MA. Ele e os demais atletas relacionados pelo técnico Gallo, inclusive o meia Anderson Talisca, formado na divisão de base do Bahia, vão se apresentar no dia 23 e serão liberados no dia 30 de março. Aos 19 anos, Jean se coloca na concorrência por uma das vagas do escrete nacional para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Fundada Associação dos Empresários Artísticos da Bahia - AEAB

  • Tiago Pittari
  • 06 Mar 2015
  • 14:55h

(Foto: Divulgação)

Nunca na história do entretenimento baiano poderia se imaginar que empresários e representantes de bandas e eventos, pudessem se unir para fundar uma associação em prol de um único objetivo: defender os interesses da classe. Contratantes rivais, com anos de disputa, se juntam para regularem o mercado, com respeito e ética, classe essa, que sempre foi marcada pela desunião constante, desgastes e disputas, agora, unidos por um mercado organizado. Na última quarta-feira (04/03), mais de 100 empresários de todas as regiões do estado da Bahia, se encontraram na cidade de Cruz das Almas e, em comum acordo, elegeram a diretoria da entidade e as principais diretrizes da associação. A mesma irá defender os interesses dos produtores, contratantes e empresários, que estiverem credenciados, dando suporte jurídico, intermediando conflitos, aplicando treinamentos e ainda, talvez, sendo o mais importante, regulamentar a categoria de comercializadores de bandas, hoje totalmente desassistida e desacreditada. Segundo Augusto Rodrigues, presidente da Associação, “esse marco histórico surgiu do movimento de grupos de discussões e ganhou grandes proporções, logo vimos à oportunidade de formar uma entidade que defendesse o interesse coletivo, para que não houvesse um canibalismo comercial”. A próxima reunião da Associação será dia 08 de abril na cidade de Feira de Santana, onde estarão convidados, todos os envolvidos desse segmento.

Sindicatos debatem desmilitarização da polícia na ALBA

  • PL
  • 06 Mar 2015
  • 14:17h

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de apresentar o planejamento de trabalho da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública e aproximar os profissionais da área que possam contribuir com os trabalhos no parlamento, além de debater o modelo de segurança pública do Estado da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT), que preside o colegiado, esteve reunido nesta sexta-feira (6) na Assembleia Legislativa com representantes de diversos segmentos do setor representados por sindicatos, associações e institutos. Também foi debatido a PeC nº 51, que reestrutura o modelo de segurança a partir da desmilitarização do modelo policial.”Precisamos congregar pessoas que sejam capazes de ter energia para recuperar a capacidade de intervir e transformar a segurança pública. Entendemos segurança como um conjunto completo, desde a iluminação, passando por educação e ações sociais até chegar a ação concreta das polícias civil e militar”, afirmou o deputado petista, ante uma plateia formada por agentes penitenciários e de trânsito, policiais miliares e rodoviários federais, investigadores de polícia e guardas-municipais. Para o investigador de polícia Kleber Rosa, é preciso repensar e reformular o modelo de segurança pública. “A manutenção da necessidade de uma ideologia que visa a relação com a sociedade de forma repressora e controladora na segurança pública causa prejuízos na sociedade e danos ainda maiores aos operadores da segurança pública”, declarou. Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico para compreender a situação e as demandas corporativas da classe e, a partir disso, ser construído um Grupo de Trabalho (GT) para formular e apresentar uma síntese de pauta nas audiências públicas da Comissão, que vão debater, entre outros pontos, a questão dos Direitos Humanos e Violência ao Servidor de Segurança Pública, programada para acontecer no dia 17 deste mês, além da realização de um seminário para debater o tema. Na última terça-feira (3), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) também esteve reunido com os secretários de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, e de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, para apresentar o planejamento do colegiado e solicitar contribuições das secretarias no debate sobre os direitos humanos e segurança pública no âmbito da comissão.

MEC atrasa repasse do Fies às faculdades

  • 06 Mar 2015
  • 12:00h

O Ministério da Educação (MEC) atrasou pagamento a faculdades privadas com alunos no Fies, programa de financiamento universitário, segundo dirigentes e associações do setor. A queixa é de que o último pagamento, previsto para fevereiro, não foi feito. Com dificuldades orçamentárias, a pasta já falhou em outros compromissos financeiros em 2015. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC responsável pelo Fies, não confirmou atrasos. O FNDE paga as faculdades com títulos públicos, usados para quitar tributos. Como o valor do certificado pode ser maior do que o débito com impostos, o governo recompra os títulos restantes e esse dinheiro cai na conta da faculdade. As escolas se queixam que o FNDE não respeitou a data para a primeira recompra, de 27 de fevereiro, segundo o calendário do órgão. O MEC e as faculdades privadas travam uma guerra desde dezembro, quando uma portaria mudou parte das regras do Fies. Até 2014, por exemplo, eram 12 datas para recompra dos títulos pagos às escolas. A partir deste ano, são oito vezes, o que reduz o fluxo de caixa das faculdades. O diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, diz que o atraso piora a situação. “Já não tivemos a recompra de janeiro, que acabou após a mudança de regra, e agora estamos sem a de fevereiro.” Mais da metade das 400 associadas ao sindicato reclamaram do atraso na recompra. “A instituição não suporta dois meses sem receber esse dinheiro”, diz. “Algumas abriram turmas só por causa do Fies.” Mais de 100 instituições no País, segundo dados do MEC, têm mais de 60% dos alunos no programa.

Guanambi: Visita técnica desta sexta-feira (06) definirá agenda de voos

  • 06 Mar 2015
  • 10:14h

(Foto: Divulgação)

O Aeroporto de Guanambi recebe nesta sexta-feira (6) uma visita técnica de representantes da Azul Linhas Aéreas e do Governo da Bahia para avaliar a sua abertura a vôos comerciais regionais. A inspeção será feita por Ronaldo Veras, diretor de relações institucionais da Azul, e Denison de Oliveira, diretor de Terminais e Aeroportos da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra). “Trata-se de uma vistoria no aeroporto de Guanambi para vermos a possibilidade de instalação de vôos regionais, bem como se eles serão vôos diurnos ou também noturnos, além de estabelecer a periodicidade – dias e horários -, o que será definido pela Azul, que também nos auxiliará com as possíveis adequações para viabilizar as operações”, informou Denison de Oliveira, diretor da Seinfra. Segundo ele, a partir da vistoria será feito o relatório das necessidades prioritárias para acelerar o prazo de inauguração para receber as novas rotas da Azul, que deverão ser feitas com aviões ATR-72, com capacidade para 70 pessoas. “Iniciada há 18 meses, a obra de reforma do terminal está em fase final, com o serviço de pintura, e a previsão é de que esteja entregue até o final de junho”, salientou Oliveira. A decisão do governador Rui Costa em pedir rapidez para a implantação desses vôos no aeroporto de Guanambi aconteceu após o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, receber no último dia 26 o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira Santana, que levou a reivindicação ao titular da Serin. Josias Gomes levou o pleito ao governador, que apóia a instalação de vôos regionais no Estado. “O governador está muito empenhado em ativar os vôos regionais em Guanambi, um dos 20 aeroportos regionais prioritários na Bahia”, informou Josias Gomes. “Esta é a agenda mais positiva que Rui Costa pode criar para nossa região, que congrega cerca de 50 municípios. Já estamos negociando com a companhia aérea Azul para criar vôo ligando Guanambi a Salvador, além de outras rotas”, afirmou o prefeito Charles Fernandes. Os aeroportos baianos estão recebendo investimentos que ultrapassam os R$ 700 milhões em ampliação e modernização. Serão beneficiados 20 aeroportos regionais – entre eles, o de Guanambi – nas cidades contempladas pelo Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do governo federal. As cidades baianas foram escolhidas seguindo três critérios: localização geográfica, importância econômica, e estrutura turística.

Mais de 500 mil famílias baianas já perderam desconto na conta de luz

  • G1
  • 06 Mar 2015
  • 09:39h

(Foto: Reprodução)

Desde janeiro, 548 mil pessoas na Bahia já perderam o benefício da tarifa social, iniciativa da União que dá desconto de até 65% nas contas de energia elétrica para famílias de baixa renda. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), agora em março, o número pode subir em mais 173 mil e, em maio, outro grupo de 330 mil pode perder o desconto. Para que isso não ocorra, os dados não podem estar desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). São quatro critérios para a concessão dos benefícios: famílias com Número de Inscrição Social (NIS) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) não encontrado na base de dados do MDS ou da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); famílias com renda per capta superior a meio salário mínimo; famílias com benefício cadastrado em mais de uma residência; famílias há mais de dois anos sem atualizar cadastro no MDS.

Vereador Catoze participa de audiência na Embasa ao lado do ex-vice-governador Edmundo Pereira

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 06 Mar 2015
  • 08:23h

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade à dinâmica de seu mandato parlamentar, o vereador Catoze participou na tarde desta quinta-feira (05) de uma audiência no escritório da Embasa em Brumado, tendo como pauta a concretização de diversas redes de abastecimento de água no município. Na oportunidade, além do vereador Catoze, estiveram presentes o gerente regional da Embasa, José Olímpio; a chefe do escritório local, Patrícia Gomes; o ex-vice governador Edmundo Pereira Santos; o presidente da Ass. da Pompeia, Hernanes Silva; o presidente da Ass. da Passagem, Aurino Ferreira e o presidente da Ass. do Furado dos Veados, Gilberto da Silva Coqueiro. Foi confirmado por parte dos representantes da Embasa, a construção da extensão de rede de algumas ruas na cidade, bem como nas comunidades rurais de Furado dos Veados, Canudos e na região de Maria Nova. Falando ao Brumado Urgente, o vereador Catoze fez questão de ressaltar que "dentre outras ações, venho dedicando meu mandato para conseguir levar o líquido precioso ao maior número de famílias brumadenses" e prosseguiu  "as comunidades de Pompeia, Pebas e região em breve terão água nas torneiras e isso é uma grande vitória para aquelas centenas de famílias que sempre lutaram para a concretização desse sonho”. Catoze ainda destacou que “as obras do sistema de abastecimento de Pompeia já estão sendo concluídas e isso é uma vitória de nosso mandato como também do mandato do deputado Waldenor Pereira que sempre foi um parceiro importante nesta luta. A inauguração será feita em breve e a comunidade já está em festa por ter recebido essa obra tão importante”.

O ex-vicegovernador Edmundo Pereira foi muito participativo na reunião (Foto: Divulgação)