Ministério Público elege lista tríplice para escolha de novo procurador-geral da Bahia

  • 20 Fev 2018
  • 16:00h

Foto: Divulgação

Três nomes estarão na mesa do governador Rui Costa para que ele escolha que chefiará o Ministério Publico do Estado da Bahia (MP-BA) no biênio 2018/2020. A eleição aconteceu nesta segunda-feira (19) no auditório do MP-BA, na Centro Administrativo da Bahia (CAB). Quatro candidatos disputaram a eleição, os três mais votados integram a lista tríplice que será entregue ao governador, pela procuradora-geral de Justiça em exercício Sara Mandra Rusciolelli Souza. Os promotores de Justiça Pedro Maia, Ediene Lousado e Alexandre Cruz integram a lista. Dos 577 promotores do estado, 516 votaram na eleição desta segunda-feira. Pedro Maia recebeu 292 votos, Ediene Lousado foi votada 266 promotores, e 233 votaram em Alexandre Cruz. O procurador de Justiça Aurisvaldo Sampaio obteve 106 votos e ficou de fora da lista. Cada promotor pode escolher até três nomes na hora da votação. Veja as opções de Rui Costa para o cargo:

Pedro Maia Souza Marques - Natural de Salvador, tem 38 anos e ingressou no MP em 2004. Atuou nas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu e Vitória da Conquista. Foi promovido em 2013 para Salvador. Coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).

Ediene Santos Lousado - Natural de Santa Terezinha, tem 50 anos e ingressou no Ministério Público em 1993. Atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi promovida para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e foi secretária-geral do MP. Atualmente exerce o cargo de procuradora-geral de Justiça.

Alexandre Soares Cruz - Natural de Salvador, tem 42 anos e ingressou no MP em 2002. Atuou nas Promotorias de Justiça de Conceição da Feira, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. Foi promovido para Salvador em 2013. Coordenou as Promotorias Regionais de Teixeira de Freitas e Santo Antônio de Jesus. Foi presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb).

Selecionados no Prouni têm até sexta para comprovar dados

  • 20 Fev 2018
  • 15:00h

Termina nessa sexta-feira (23) o prazo para comprovação dos dados dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas para estudantes. A confirmação das informações é requisito para garantir a vaga e deve ser feita na universidade onde o candidato vai estudar. Os dados que devem ser comprovadas dizem respeito ao cadastro e à renda, tanto do candidato quanto de seu grupo familiar e prova de residência, entre outros. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos devem ficar atentos e se informar nas instituições de ensino sobre os documentos, pois informações complementares poderão ser solicitadas. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nessa edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas, sendo 113.863 integrais e 129.124 parciais, em todo o país. De acordo com o MEC, as bolsas integrais foram destinadas a estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar per capita vai até três salários mínimos. Podem concorrer às bolsas do ProUni brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota superior a 450 pontos e que não tenham zerado a prova. O estudante também deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa. O processo seletivo do ProUni é composto por duas chamadas sucessivas. A segunda chamada está prevista para 2 de março. No mesmo dia tem início o prazo para comprovação de informações da segunda chamada, que vai até 9 de março. Em caso de não aprovação, o prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 16 a 19 de março.

Taisan Auto: Venha conferir o Corolla GLI 1.8 2016/2017

  • 20 Fev 2018
  • 14:30h

Na Taisan Auto você pode aproveitar as nossas ofertas todo dia. Venha conferir esse Corolla GLI 1.8 2016/2017, automático, com bancos de couro, faróis de neblina, DVD e câmera de ré e sensor de estacionamento. É uma grande oportunidade para adquirir um veículo de excelente qualidade e as melhores condições de pagamento, ideal para você e sua família. Venha ver de perto esse carro que está disponível aqui na nossa loja. Estamos localizados na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551. Para conhecer nossa linha completa de veículos disponíveis acesse  www.taisanauto.com.br.

Paraná Pesquisas: 64,6% da população é contrária à legalização da maconha

  • 20 Fev 2018
  • 14:00h

Foto: Agência Brasil

A legalização da maconha não é aprovada por 64,6% da população brasileira, de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (20). De acordo com a consulta, 30,7% dos entrevistados são favoráveis à medida, enquanto 4,7% dizem não saber ou não opinaram. A aceitação da legalização da erva é mais bem aceita na faixa etária mais jovem (16 a 24 anos), no qual o índice é de 42,6% -- os brasileiros com mais de 60 anos são os que menos defendem a iniciativa. A legalização também tem concordância de boa parte dos que tem Ensino Superior (45,2 %). A rejeição é maior no Norte e no Centro-Oeste (71,6 %) e menor no Sudeste (61,4%). Sobre a legalização do plantio da maconha no Brasil, o índice se mantém no mesmo patamar: 65,8% são contrários; 30% são a favor, e 4,2% não souberam ou não opinaram. As mulheres tem maior aceitação à ideia (63,9%) em relação aos homens (67,8%). Novamente, a faixa etária mais jovem concorda mais com a ideia (41%), enquanto apenas 24,7% dos idosos (60 anos ou mais) apoiam a autorização legal para o plantio. Pessoas com Ensino Superior também defendem mais a legalização (43,3%) contra 20,8% dos que tem Ensino Fundamental. A diferença de opinião entre as regiões se mantém – no Norte e Centro-Oeste ocorre a maior rejeição (70,7%) e no Sudeste a menor (63,1%). Foram entrevistadas 2.402 brasileiros em 208 municípios em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. 

Conquista: Mais de Cem quilos de entorpecentes são destruídos

  • Brumado Urgente
  • 20 Fev 2018
  • 13:00h

Fonte: DTE / DRACO

A Polícia Civil em Vitória da Conquista, através da equipe da DTE (Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes), incinerou na manhã dessa terça-feira (20), mais de 100 Kg de drogas, distribuída em dezenas de tabletes de cocaína, maconha e crack, além de centenas de comprimidos de Ecstasy. A destruição das drogas contou com a presença do representante do Ministério Público. Todas as apreensões resultaram em inquéritos policiais instaurados na DTE e todos os traficantes identificados estão sendo indiciados pelos crimes descritos, com prisões preventivas representadas à justiça.

Taisan Auto: Venha conferir essa oferta Focus GLX 1.6 2012/2013

  • 20 Fev 2018
  • 12:32h

Na Taisan Auto você pode aproveitar as nossas ofertas que estão sensacionais. Venha conferir esse belíssimo veículo Focus GLX 1.6 (2012/2013), completo, com Kit multimídia. É isso mesmo, uma bela oportunidade para adquirir um veículo de excelente qualidade e as melhores condições de pagamento, ideal para você e sua família. Venha ver de perto esse carro que está disponível aqui na nossa loja. Estamos localizados na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551. Para conhecer nossa linha completa de veículos disponíveis acesse  www.taisanauto.com.br.

Câmara Municipal de Brumado vota projeto de adesão à União das Câmaras e Vereadores do Estado da Bahia

  • Ascom CMB - Eliana Costa Silva
  • 20 Fev 2018
  • 12:00h

Foto: Brumado Urgente

O legislativo brumadense votou na sessão da última sexta-feira, 16 de fevereiro o projeto de lei nº 01/2018, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a filiação da Câmara Municipal de Brumado à União das Câmaras e Vereadores do Estado da Bahia. Quando da apresentação do projeto, o presidente da Casa, vereador Leonardo Vasconcelos ressaltou quer há mais de 10 anos o legislativo brumadense não se filia a nenhuma entidade de classe. A filiação oportunizará aos parlamentares a comodidade de terem a disposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um gabinete com todo o equipamento necessário a atividade parlamentar -  bem como computadores, internet, impressora, entre outros -  desconto no restaurante da ALBA, acesso ao estacionamento e assessoria jurídica voltada a municipalidade e atividades legislativas. Esses benefícios também serão extensivos à Brasília. O valor da filiação que deverá ser pago mensalmente à instituição será de R$ 600. O projeto segue para sua segunda votação na próxima sessão para que possa ser efetivada a filiação. Os vereadores José Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV) se abstiveram da votação.

Agentes comunitários de saúde podem se tornar técnicos em enfermagem

  • 20 Fev 2018
  • 11:00h

Foto: Reprodução / Via Facebook

Cerca de 250 mil agentes comunitários de saúde de todo o país poderão se qualificar para se tornarem técnicos em enfermagem. O Ministério da Saúde publicou ontem o edital para que instituições de ensino públicas e privadas de todo país, que ofertam o curso de técnico em enfermagem, possam se credenciar ao Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS), do próprio ministério. A ação faz parte da nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), que amplia a atribuição desses profissionais. Os interessados podem saber mais pelo edital publicado no site www.saude.gov.br. Para os agentes, o curso será totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições.

Vitória da Conquista: Mulher é presa transportando drogas

  • Brumado Urgente
  • 20 Fev 2018
  • 10:00h

A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista, apreendeu nesta segunda-feira (19), logo no inicio da tarde, uma mulher de 25 anos, que não teve sua identidade revelada, transportando três quilos de crack e um quilo de cocaína. A mulher era passageira do ônibus da empresa Gontijo linha São Paulo x Natal. Ela confessou que estava transportando da cidade de Foz do Iguaçu e o destino era Recife, ela receberia R$ 7 mil pelo transporte. A suspeita foi encaminhada à sede da Policia Federal e está à disposição da justiça.

Guanambi: Mulher e amante são detidos por levarem criança para motel em Guanambi

  • Brumado Urgente
  • 20 Fev 2018
  • 09:00h

Foi registrado na última sexta-feira (16), em Guanambi, um fato inusitado. Uma mulher, que não teve a identidade revelada, junto com um suposto amante, teriam ido se encontrar em um motel levando a filha da acusada que tem apenas 1 ano e alguns meses. A ocorrência policial informa que o ex-marido da mulher acionou o Conselho Tutelar e informou que a sua ex-companheira estava indo para o motel encontrar-se com o amante levando a criança, que, neste caso é sua filha também. Os conselheiros acionaram a polícia para ajudar na ocorrência e foram até o respectivo ponto de encontro, localizado às margens da BR-122. Quando a polícia e os conselheiros chegaram a mulher e o amante resistiram ao não querer abrir a porta. Inicialmente a criança não foi encontrada e a mulher disse não saber da criança. Porém, a polícia desconfiou que algo estava errado e descobriram que a criança estava escondida debaixo da saia da mulher. Diante do flagrante tanto a mulher quanto o homem foram conduzidos para a delegacia detidos. Após lavrar a ocorrência a mulher ficou à disposição da justiça e a criança aos cuidados do Conselho Tutelar.

Paramirim: Jovem de 18 anos é encontrada morta nesta segunda-feira (19)

  • Brumado Urgente
  • 20 Fev 2018
  • 08:00h

Foto: Reprodução

Uma jovem foi encontrada já sem vida, em sua residência, nesta segunda-feira (19) na cidade de Paramirim. A jovem, identificada como Keila Santos Oliveira, 18 anos, era estudante e tinha uma filha. De acordo com informações, a morte pode ter sido causada por um suicídio, isso porque a jovem teria deixado uma anotação em um caderno, se despedindo. “O motivo da minha morte será esclarecido agora, eu sempre te pedi para estar comigo e me amar, você saía e me largava em casa, e eu chorava tanto que eu não tinha mais lágrimas para chorar, mas foi melhor assim o fim da minha existência nessa terra”. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e o corpo da jovem foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML). A polícia civil de Paramirim já investiga o caso. 

MPE pede bloqueio de bens do Ex-Prefeito de Guanambi Charles Fernandes e Ex-Presidente do partido dos trabalhadores Dorisvaldo Lobo

  • Brumado Urgente
  • 20 Fev 2018
  • 07:54h

Foto: reprodução

Com base em representação movida pelo Vereador guanambiense Joventino Malheiros (Neto de Din), a 1ª. Promotoria de Justiça de Guanambi, que tem à frente a Dra. Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, ajuizou Ação Civil Pública por atos de Improbidade Administrativa, Processo n° 0501931-03.2017.805.0088, em desfavor do Ex-Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, e do Ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores Dorisvaldo Lobo, seu correligionário, pedindo inclusive, bloqueio de bens em valor que supera R$ 25.000,00, por conta de cessão e uso ilegal e imoral de um veículo de placa NZA 01700, VW/Gol, ano 2015/2016, locado pela Prefeitura Municipal na gestão do ex-gestor, de propriedade da Sra. Núbia Rodrigues Barbosa,  cunhada do Sr. Dorisvaldo Lobo. Referido veículo tinha como destinação oficial a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e, que pelas declarações prestadas pelo próprio Sr. Dorisvaldo Lobo, que é Diretor do Hospital Regional de Guanambi e atual Presidente da entidade associativa Clube de Campo Guanambi, o então Prefeito cedeu o referido veículo sem qualquer ato administrativo formal, e às custas do dinheiro do contribuinte municipal,  além da coincidência de ser um veículo de sua própria cunhada. Em sua ação civil pública, o Ministério Público alega que práticas como estas são imorais e inconstitucionais, e dilapidam o patrimônio público, necessitando punição exemplar dos responsáveis pela flagrante imoralidade. O Processo n° 0501931-03.2017.805.0088 encontra-se concluso para que a autoridade judiciária delibere quanto ao pedido de bloqueio de bens de ambos os acusados, que ainda podem ter seus direitos políticos suspensos e perdimento de bens. O Ex-Prefeito Charles Fernandes vem se colocando como pré-candidato ao cargo de Deputado Federal pelo PSD para as próximas eleições proporcionais de outubro deste ano. Já o Sr. Dorisvaldo Lobo continua como Diretor do Hospital Regional de Guanambi,  e tenta reeleição para o cargo de Presidente junto ao Clube de Campo Guanambi.

Brumado: Gabarito das provas do Processo Seletivo Simplificado 01/2018 – SESOC foi divulgado

  • Brumado Urgente
  • 20 Fev 2018
  • 07:14h

Foi divulgado, na tarde desta segunda-feira (19), pela Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania – SESOC, os gabaritos referentes às provas aplicadas no último Domingo (18), para as funções de Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficinas, Orientador Social/Visitador (CRAS E CREAS), Orientador Social/Visitador (Programa Criança Feliz) e Psicólogo, pelo Processo Seletivo Simplificado 01/2018 – SESOC. Confira o gabarito

Atividade econômica cresce 1,04% em 2017

  • 19 Fev 2018
  • 18:00h

O nível de atividade econômica no país registrou crescimento de 1,04% em 2017, em comparação com 2016, segundo o  Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado hoje (19) pelo Banco Central (BC). O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor aproxima-se à projeção do governo para 2017, divulgada em dezembro do ano passado, de 1,1%. A expectativa do mercado financeiro, de acordo com o boletim Focus, do BC, é de 1%. Em dezembro, o nível de atividade econômica no país continuou a registrar crescimento, de 1,41% em relação a novembro. Esse foi o quarto mês seguido de alta do indicador. O crescimento mensal refere-se ao IBC-Br dessazonalizado, ou seja, ajustado para o período. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Mega-Sena, concurso 2.015: aposta de Curitiba ganha sozinha

  • 19 Fev 2018
  • 17:00h

A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (17) o concurso 2.015 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram: 17 - 18 - 27 - 32 - 39 - 58. Uma aposta de Curitiba ganhou sozinha, e levou R$ 104,5 milhões. Outras 130 pessoas acertaram na Quina. O prêmio para cada uma é de R$ 51.593,19. Já a Quadra teve 12.558 acertadores, e o prêmio para cada um é de R$ 762,98. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em Vinhedo (SP). O próximo concurso da Mega-Sena acontece na quarta-feira (21), e tem expectativa de prêmio de R$ 3 milhões.