Nota Pública do Partido dos Trabalhadores em Brumado

• 23 Jun 2016
  • 18:22h

(Divulgação)

Estamos cientes de que vivenciamos neste momento conturbado da história do Brasil, uma notória ofensiva da direita conservadora que busca, através dos seus instrumentos de dominação política e ideológica, perpetrar todo tipo de atentado contra os direitos civis, sociais e contra todo o legado democrático conquistado com muito sacrifício pelo povo brasileiro nas últimas décadas. O principal alvo dessa ofensiva são as mudanças econômicas e sociais realizadas nos últimos 12 anos pelos governos do PT, que projetaram o Brasil mundialmente como exemplo de inclusão social, respeito ao meio ambiente, combate às injustiças e às mais variadas formas de discriminação, com efetiva valorização do ser humano. Diferente do que tentam construir as forças reacionárias e conservadoras do país, continua sendo o PT a esperança concreta da ampla maioria do nosso povo para aprofundarmos as exitosas transformações que vêm mudando para melhor a vida da nossa gente, e temos total consciência de que os adversários do PT, os que querem acabar com o PT, os que querem destruir o PT, não estão em nosso partido, pelo contrário, estão distantes do PT. O companheiro Edmundo Pereira Santos foi prefeito de Brumado por três mandatos, os dois últimos consecutivos, foi deputado estadual e vice-governador da Bahia durante a primeira gestão de Jaques Wagner. É, portanto, o político brumadense de maior sucesso e prestígio e as realizações de suas gestões são visíveis em Brumado. Sua esposa, a companheira Marizete Lisboa Fernandes Pereira, teve atuação destacada nas causas sociais durante os 16 anos de gestão do PMDB em Brumado e infelizmente, na última década, por capricho pessoal e insensibilidade social, o ex-prefeito imediato cuidou de operar um desmonte das políticas de assistência social em Brumado, tendo como maior resultado uma criminalidade crescente e a falta de perspectivas para os mais jovens e os mais pobres. Além desta atuação reconhecida, Marizete representou Brumado na Assembleia Legislativa do Estado entre 2007 e 2010, a primeira mulher brumadense a se eleger deputada estadual. Portanto, a trajetória política de quatro décadas, os mandatos, as gestões e as realizações de Edmundo e Marizete em Brumado justificam a força de seus nomes, e o ingresso do grupo capitaneado pelo casal Pereira no Partido dos Trabalhadores de Brumado trouxe mais força e viabilidade eleitoral ao nosso partido. A influência e o prestígio de Edmundo e Marizete se verifica também pelo fato de que lideranças políticas de outros partidos procuram apoio e aguardam pela decisão do casal Pereira sobre as eleições. É natural e legítimo que, com o passar dos anos, algumas lideranças se aproximem, outras se afastem ou busquem maior independência. Não haverá, no PT, decisão de Edmundo e Marizete, ou de qualquer outro filiado, que não seja tomada de forma coletiva e visando a unidade. O PT de Brumado marchará unido e coeso para a disputa de outubro. Nossas discussões, neste momento, avaliam a conjuntura política para decidirmos por uma candidatura própria ou uma composição com outros partidos. Este sentimento está em sintonia com as posições de nosso Diretório Municipal e da bancada de vereadores na Câmara Municipal, encontrando também respaldo nas deliberações do Diretório Nacional e resoluções do Diretório Estadual, que apontam a necessidade do PT apresentar candidatos(as) a prefeito(a) nas principais cidades da Bahia, bem como eleger uma forte e expressiva bancada de vereadoras e vereadores. Nosso objetivo maior, é vencer as eleições em Brumado, por isso entendemos que é fundamental formarmos uma Frente Democrática e Popular que venha a combater o que de mais retrógrado e conservador existe na política brumadense, priorizando a construção de um programa de governo moderno, em sintonia com as mais avançadas experiências que estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo, na perspectiva de uma cidade sustentável.