Referência Regional: Instituto de Nefrologia de Brumado faz reestruturação para ampliar atendimento de alta complexidade

  • 02 Jun 2016
  • 14:10h

Hoje a INEB tem capacidade para realizar 30 procedimentos de hemodiálise simultâneos (Foto: Divulgação)

Quando foi implantado no município o INEB – Instituto de Nefrologia de Brumado, que ficou conhecido popularmente como Clínica de Hemodíalise, teve sobre si o desafio de derrubar o ceticismo dos críticos, já que representações, inclusive da área de saúde, taxaram a obra de “elefante branco”. Passados cerca de 8 anos de sua implantação, o INEB, além de ter desfragmentando as “hostes” dos incrédulos e do “grupo do contra”, comprovou o seu grande valor e hoje é uma grande referência regional em Saúde Pública, sendo um dos fatores imprescindíveis para que Brumado viesse a receber a Policlínica, já que é um dos poucos municípios da região que oferecem este serviço de alta complexidade, o qual hoje é comandado por um dos maiores nefrologistas do país, que tem 35 anos de experiência, o médico Dr. Fernando Santos, que veio do Rio Grande do Sul para trabalhar em Brumado. Os números do atendimento são uma prova irrefutável de sua resolutividade, já que o crescimento foi muito alto, tendo hoje 171 pacientes, sendo 30% de Brumado e 70% advindos dos 21 municípios pactuados, os quais recebem os procedimentos com o máximo de profissionalismo.

        As obras de reestruturação já se iniciaram (Foto: Divulgação)


Mas o proprietário do INEB, o administrador de empresas Roberto Novaes, quer avançar ainda mais, tanto que já iniciou o processo de ampliação estrutural da unidade para atingir a nova meta de atendimento que é de 210 pacientes. Outro fator importante é que a INEB gera 50 empregos diretos, além de atrair para o município um grande número de pessoas advindos de outros municípios, os quais acabam fomentando a área de comércio e restaurantes. Contando hoje com 30 máquinas de hemodiálise, a INEB irá dar um novo salto de qualidade, o que reforçará ainda mais o status de que Brumado é uma referência regional em Saúde. Outro dado que é comemorado é o ótimo número de pacientes que são encaminhados para o Hospital do Rim em São Paulo, o qual já atinge 20% dos pacientes, ou seja, cerca de 60 pessoas receberam um novo rim e, com isso, não precisaram mais de realizar o processo de hemodiálise. Vale destacar também que o município de Brumado disponibiliza recursos mensais na ordem de R$ 374 mil para a manutenção dos serviços. Na tarde desta quarta-feira (01), o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, realizou uma visita à INEB, já que existe uma preocupação por parte do município já que o teto do atendimento pelo SUS está quase sendo atingido. Ele foi informado que todas as providências estão sendo tomadas pela direção da unidade e que a ampliação da estrutura visa está sendo feita justamente nesse sentido. 

O secretário Claudio Feres e os proprietários da INEB, Roberto Novaes (centro) e Paulo Roberto Novaes (Foto: Divulgação)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.