Fibromialgia X Musculação

  • por Vítor Cotrim
  • 05 Mai 2016
  • 09:15h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A fibromialgia é uma doença de causa desconhecida que se manifesta no sistema musculoesquelético, também podendo apresentar sintomas em outros sistemas, afeta principalmente músculos, tendões e ligamentos. Alguns dos sintomas característicos da fibromialgia são fadiga, dor crônica, depressão e alterações no humor, as dores geralmente se acentuam na região da coluna vertebral, nas escapulas e na região pélvica, atingindo principalmente as mulheres.

 Seu diagnostico é difícil pois em exames laboratoriais não é detectado e depende diretamente da queixa dos pacientes e da percepção médica.

O seu tratamento exige cuidados multidisciplinares como, o uso de farmacológicos e a pratica exercícios físicos. A musculação é uma boa opção pois é uma atividade que se pode controlar todas as valências físicas, entretanto é necessário evitar exercícios muito intensos, evitar um grande numero de exercícios e repetições, priorizar os grandes grupos musculares e exercícios multiarticulares, controlar a velocidade de execução do exercício e usar intervalos de descanso entre 40 e 120 segundos. É normal que nas primeiras semanas de treino o indivíduo sinta um certo desconforto, mas de acordo com a evolução no treino esse desconforto desaparece.

É fundamental sempre procurar a orientação de um profissional de Educação Física. 


Comentários

  1. Joseli Almeida Amorim

    "A fibromialgia é uma doença grave e dificil de conviver, requer cuidados medicos com reumatologista, psicologo, e musculação. É de suma importancia que se pesquise mais sobre esse assunto. O instrutor Vitor está de parabens por se preocupar em divulgar esse assunto tâo sério. Descobrir a ¨seis meses que tenho fibromialgia são dores constante 24 horas, estou fazendo exercicios fisicos com um profissional capacitado para minha necessidade, porque o fibromialgico não pode fazer qualquer exercicio, por isso tem que ser um profissional qualificado, Meu intrutor fisico está de parabens tenho visto diferença na qualidade de vida depois dos exercicios, me sinto muito melhor, até mesmo minha variação de humor regularisou mais. Obrigada Vitor."