Rui autoriza, hoje (28), construção de policlínica e inaugura obras em Teixeira de Freitas

  • Secom Bahia
  • 28 Abr 2016
  • 10:01h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O município de Teixeira de Freitas vai receber a primeira policlínica construída pelo modelo dos consórcios de saúde na Bahia. O governador Rui Costa assina hoje (28), na sede municipal, a ordem de serviço para o início imediato das obras de construção da Policlínica. O Governo Baiano investirá R$ 17 milhões na construção da unidade e na aquisição de equipamentos, beneficiando a população de treze municípios que formam o consórcio de saúde da região.  Outras ações na área de educação também ocorrem, hoje, com a participação do governador. Rui Costa inaugura um prédio com quatro salas do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa onde funcionará o Colégio Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), fruto da parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e a UFSB no âmbito do programa estadual Educar para Transformar, um Pacto pela Educação.  Ainda na área de educação, será entregue pelo governador a reforma do Campus Paulo Freire, da UFSB, cuja reforma incluiu os pavilhões de aula e a área administrativa do campus, bem como a assinatura do termo de cessão do terreno do Estado para a Universidade, localizado nas antigas instalações do DERBA (Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia). No local, será instalado o Centro de Formação em Saúde da UFSB.  O espaço, com área de aproximadamente 26 mil m², já possui edificações que serão reformadas para acelerar o processo de construção do novo campus. No mesmo evento, também será inaugurada a iluminação pública da Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre o aeroporto local e o Condomínio Terra Bahia.

 

Policlínica

A construção de policlínicas no interior baiano é o primeiro passo para a implantação dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia, cujo objetivo é ampliar e descentralizar os serviços de saúde e promover o reequilíbrio financeiro dos municípios. O consórcio do Extremo Sul é formado pelos municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Vereda, Prado e Nova Viçosa, Alcobaça, Medeiros Neto e Mucuri. "É um marco histórico na saúde pública da Bahia, um passo importante para inverter a lógica do 'cada um por si e Deus por todos' nos serviços de saúde do estado. Estamos substituindo este modelo pelo planejamento que permite enxergar a saúde de modo estadual e regionalmente", afirmou o governador Rui Costa.  As policlínicas vão prestar serviços especializados integrados à rede de atenção à saúde, atuando como elo da rede de assistência, atendendo às necessidades de média complexidade, ligando a atenção primária aos serviços de maiores complexidades.  Serão oferecidas consultas em várias especialidades médicas, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, ortopedia, com possibilidades de ampliação para as especialidades de pneumologia, reumatologia, hematologia e dermatologia. Com o modelo dos Consórcios de Saúde, a meta é construir 28 policlínicas no Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços de apoio diagnóstico, equipamentos, tais como tomógrafo, ressonância magnética, mamógrafo, além de realização de pequenas cirurgias. Construídas e equipadas com recursos do governo estadual, as policlínicas serão custeadas pelos entes interfederados no consórcio, sendo 40% de recursos do estado e 60% dos municípios consorciados. 

Colégio universitário 

Fruto do programa estadual Educar para Transformar, a oferta do ensino superior na Bahia e da educação integral para o ensino médio nas escolas estaduais está aumentando com a parceria entre a Secretaria da Educação do estado e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Hoje, está sendo entregue, em Teixeira de Freitas, mais um prédio com quatro salas do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa para o funcionamento do Colégio Universitário da UFSB.   Já implantados nos municípios de Itabuna, Ibicaraí, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju e Coaraci, os Colégios Universitários (Cunis) da UFSB já funcionam em sete escolas estaduais com professores e gestão da universidade. Nos Cunis são ofertados os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI), beneficiando estudantes do Sul e Extremo Sul da Bahia, com acesso ao ensino superior. Ainda como resultado dessa parceria, três Complexos Integrados de Educação (CIE) foram instalados este ano pela Secretaria da Educação do Estado em Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju, atendendo diretamente três mil estudantes do ensino médio. No turno diurno, os complexos abrigam ações de educação integral e, no noturno, é ofertada a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino médio regular voltado a jovens e trabalhadores. Os Complexos Integrados de Educação também têm espaço para o ensino superior, por meio dos Colégios Universitários (Cunis) geridos pela UFSB. Assim, estudantes do ensino médio de escolas públicas da região têm 85% das vagas direcionadas para cursos de graduação com aulas aplicadas nos Cunis. Outro resultado desta articulação é que estes futuros profissionais, estudantes dos Cunis, irão estagiar e atuar pedagogicamente nos Complexos Integrados de Educação, contribuindo para a melhoria da educação básica.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.