Confira dicas de defensora do consumo consciente para gerar menos lixo

  • 30 Mar 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

Não adianta só separar papel, plástico e metal. "Reduzir a quantidade de lixo é tão importante quanto reciclar", diz Gabriela Yamaguchi, porta­voz do Instituto Akatu, ONG que defende o consumo consciente. A seguir, ela ensina como gerar menos lixo. 

Menos embalagens

Evite alimentos que venham em bandejas de isopor e que possuem excesso de embalagem. Comprar a granel é uma solução. Mesmo se usar o saquinho do supermercado, o volume de resíduo gerado será menor.

Planeje compras

Antes de comprar alimentos ou qualquer objeto, veja se já não possui um em casa e compre apenas a quantidade que vai consumir. Isso evita o descarte desnecessário de produtos.

Fuja das sacolas

Sacolas de plástico de mercados, feiras e as sacolas de lojas de roupa, decoração e eletrodomésticos costumam ficar acumuladas nas residências e aumentam a produção de lixo. Carregue sempre uma sacola durável na bolsa e use­a quando for comprar algo.

Reutilize

Roupas de tecido sintético, como o nylon, demoram centenas de ano para se decomporem no meio ambiente. Se não for possível doar a peça que você não usa mais, use­a como pano de limpeza. Esse tipo de tecido funciona muito bem na hora da faxina.

Use garrafas e copos duráveis

Evite comprar garrafas de água ou outras bebidas em embalagens pequenas. O melhor é ter uma garrafa ou copo durável e enchê­la em casa ou no trabalho.

Procure refis

Muitos produtos de limpeza e higiene pessoal são comercializados em embalagens refil, que têm de 30% a 40% menos plástico na composição.Opte por elas sempre que possível.

Use a internet

Dispense catálogos e publicações que não te interessam mais e peça versões digitais de contas e extratos bancários. 

Compacte

Amassar embalagens tipo longa vida, caixas e garrafas pet ajuda a poupar espaço nas lixeiras e no caminhão de lixo, o que economiza recursos. É um hábito simples e que ajuda a diminuir o volume descartado


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.