Brumado: Os Trilhos, o Trem e as Motocicletas

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 19 Fev 2014
  • 11:27h

O contraste entre os trilhos, o trem e as motos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Diziam os grandes estadistas no período “pós-2ªguerra”, que um país se faz com grandes rodovias e ferrovias, já que esses são dois ingredientes principais para o progresso, o que acabou sendo seguido à risca por alguns países europeus e pelo próprio Estados Unidos, que investiram fortemente em suas estradas de rodagem e em suas ferrovias, o que acabou sendo preponderante para lhes conferir o status de países de primeiro mundo, que formma o bloco do G-7, que são os que dão as cartas na economia mundial.


Já o Brasil, não leu a mesma cartilha e, apesar de ter feito investimentos em construção de estradas e ferrovias, ainda mais por ser um país de dimensões continentais, os mesmos não foram suficientes e, hoje, muitos deles se mostram obsoletos, como, por exemplo, a própria RFSSA – Rede Ferroviária Federal, que foi extinta em 2007, e que hoje se tornou a Centro-Atlântica, que tem ainda seus trilhos na capital do minério, mas que devem, num curto espaço de tempo de tornarem coisas do passado, ficando somente na lembrança dos saudosistas, que irão contar as suas histórias de quando os trens passavam por Brumado, com as casas de tolerância sempre lotadas e o “boom” econômico que era fomentando pelos trilhos.


Agora, a situação é outra, que terá outros trilhos em questão, que são os da FIOL, uma obra vultuosa, que envolve cerca de R$ 6 bilhões e representa o progresso para os municípios que serão beneficiados com seus trilhos, como Brumado, que já faz parte do Lote IV, o qual já está em fase final e que, no seu processo de construção, trouxe um ganho econômico para a cidade muito positivo, que foi considerado a “tábua de salvação” em meio a uma forte crise que foi alavancada por uma das piores estiagens dos últimos tempos.


Mas neste novo cenário, uma questão inquieta a população e os líderes políticos locais, já que ainda não está confirmada a construção de um porto seco da FIOL em Brumado, o que seria muito positivo para a economia local.

Segundo informações de bastidores, a deputada Ivana Bastos, que chegou até a ser acusada de enganar o povo de Brumado, já que em uma recente visita ao município ela teria dado a entender que o porto seco estaria garantido, mas, dias depois, na sua cidade de Guanambi, teria feito outra garantia, de que o porto seco seria construído naquele município, fazendo com que Brumado, mais uma vez, ficasse a “ver navios”.


Enquanto a situação não é resolvida, Brumado ainda fica convivendo com os trilhos da FCA, que passam dentro da cidade, mas que, em breve, devem ser desativados dando lugar a duas modernas pistas marginais, que serão muito representativas para o desenvolvimento da cidade.


Outra questão, que acabou sendo registrada pelo Brumado Urgente (veja vídeo abaixo), onde, ao passar do trem, dezenas de motos se avolumam na entrada do São Félix, o que vem comprovar o crescimento econômico de Brumado, já que o número de vendas de motos na cidade está em constante alta e, segundo dados não oficiais, o município possui cerca de sete mil motociclistas, grande parte dos mesmos que atuam no ramo de moto-táxi, o que contribuiu para a renda de centenas de famílias.


Então dentro deste ciclo temporal das ferrovias, por enquanto, Brumado e suas motocicletas, deverão ficar na expectativa de que venha a ser construído um porto seco da Fiol, o que iria ser muito positivo para a economia local, que hoje, vê as empresas mineradores refreando um pouco dos seus investimentos no município, já que a vinda ainda é incerta.


Espera-se que os representantes brumadenses, - se é que eles ainda existam -, possam intervir com vigor na questão e assegurar a construção em Brumado. 


Comentários

  1. Valdemir Meira dos Santos

    "Para mim a Dep. Ivana Bastos tá blefando... Veja: Guanambi não tem nada a ver com porto seco. Brumado é um entroncamento de rodovias e, neste caso seria mais viável. "

  2. PELAS BEIRADAS DA FIOL

    "ATE AGORA NENHUM TRILHO DA FIOL VALEC QUEM SABE DEPOIS DA COPA DESENPERE MONTATES DE DINHEIRO PARA TER HAVER DOS PORTO SECO."