Taigun Auto: GOLF CONFORTLINE TSI

  • 19 Jan 2016
  • 11:00h

Preso pela Lava Jato, Luiz Argôlo faz Enem e passa para matemática

  • 19 Jan 2016
  • 10:33h

(Foto: Reprodução)

O ex-deputado federal pela Bahia Luiz Argôlo (ex-SD), condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistou vaga, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no curso de matemática da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A defesa vai pedir a transferência dele para a Bahia, mas também aguarda o julgamento de pedidos de habeas corpus, para que Luiz Argôlo possa responder os processos em liberdade, segundo informado pelo advogado Sidney Peixoto, que representa o político. Ele e 15 pessoas aparecem na lista do Ministério da Educação, que pode ser consultada. Peixoto disse que Argôlo tem interesse em pedir a transferência para cursar a universidade na Bahia. Segundo Peixoto, Argôlo havia comunicado à defesa o interesse em se submeter ao exame e, mesmo antes da condenação, já participava de ações profissionalizantes para ocupar o tempo.

"Primeiro, de fato, tem a vontade do estudo, de tornar de alguma forma útil o tempo em que ele está lá. Ele já está fazendo curso profissionalizante, tem o seu tempo de leitura, enfim, vem usando melhor o tempo desde antes da sentença. E o fato de voltar para perto de casa também tem que ser pensado. Ele está preso desde abril, em Curitiba, e, no nosso entender, isso é até sem sentido", afirmou o advogado. Sidney Peixoto disse que vai estar com o cliente na próxima semana e não tem detalhes sobre o que teria motivado a escolher matemática. "Com o recesso, acabei tendo as minhas idas e vindas diminuídas", disse. Luiz Argôlo cumpre pena no Complexo Médico-Penal (CMP), na Região de Curitiba. A defesa informou que aguarda julgamento de pedidos de habeas corpus já feitos para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para o Tribunal Regional Federal (TRF), do Paraná. Segundo os dados do Sisu, ele passou para o turno da manhã, no campus localizado emAlagoinhas, a 100 km de Salvador, cidade considerada reduto eleitoral de Argôlo, que não tem diploma do ensino superior. O ex-parlamentar foi vereador de Entre Rios, onde nasceu, pelo extinto Partido da Frente Liberal (PFL), entre 2001 a 2004; e foi prefeito interino da cidade por dois meses de 2002. Em 2003, ele foi eleito deputado estadual pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), e foi reeleito em 2007. Já em 2011, foi eleito deputado federal.Luiz Argôlo foi o terceiro político a ser condenado no curso da Operação Lava Jato. A pena foi de 11 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado inicialmente, além do pagamento de multas de R$ 459.740.

CONTINUE LENDO

Em rede social, Marcos Palmeira volta a protestar contra lixão de Itororó

  • 19 Jan 2016
  • 09:44h

Foto: Reprodução / Instagram

O ator global Marcos Palmeira voltou a utilizar as redes sociais para protestar nesta segunda-feira (18) contra um lixão no município de Itororó, na região Médio Sudoeste da Bahia. Em uma postagem no Instagram, Palmeira afirmou que “o lixão de Itororo (sic) não para de crescer!”. No texto, o ator ainda culpou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) de omissão pela situação em que se encontra o local. “Até quando o Ministério Público vai se calar? Como sempre quem sofre é a população e a natureza!”. Em agosto do ano passado, Palmeira já havia se manifestado na rede social contra o problema do descarte inadequado de resíduos sólidos no lixão (leia aqui). Na ocasião, ele se disse “envergonhado” com a situação. 

Inscrições do Prouni 2016 estão abertas

  • 19 Jan 2016
  • 09:09h

(Foto: Divulgação)

As inscrições no processo seletivo para bolsas de estudo na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni) estão abertas. O prazo vai até as 23h59 de sexta-feira (22). A consulta das bolsas e as inscrições devem ser feitas pelo sitehttp://siteprouni.mec.gov.br/. O programa oferece 203.602 bolsas na primeira edição de 2016, segundo dados doMinistério da Educação (MEC). O total de vagas sofreu uma queda de 4%: em 2015 foram colocadas 213.113 bolsas no sistema. Já número de cursos subiu de 30.549 para 30.931.

Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Elas são bancadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser pagos pelas universidades. Na segunda-feira o MEC liberou a lista dos aprovados para 228 mil vagas em universidades públicas que foram selecionados por meio da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 começam as inscrições para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma e inscrições do Prouni 
O resultado da seleção do Prouni será divulgado em 25 de janeiro. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados. A segunda chamada será divulgada em 12 de fevereiro, com matrículas entre 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro. Para se inscrever é necessário ter participado do Enem 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Condições de participação no Prouni
Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

CONTINUE LENDO

Lojas Realize: A sua melhor opção na hora de comprar seus móveis

  • 19 Jan 2016
  • 08:38h

As lojas Realize de Brumado que já é reconhecida como uma das lojas que mais vende barato na cidade. São conjuntos de sofá, mesas de jantar, rack’s, roupeiros, painéis e muito mais com preços imbatíveis e condições especiais de pagamento. As lojas Realize está localizada na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 160 – Centro, fone (77) 3441- 9846 /9-8807-3748.

SMS irá iniciar o Projeto Mutirão de Limpeza; Olhos d’Água será o primeiro bairro a ser atendido

  • 19 Jan 2016
  • 07:57h

(Divulgação)

Com o período chuvoso o risco de proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti aumenta de forma considerável, então, visando a participação ainda mais efetiva da população, pois todos têm que fazer a sua parte nessa luta, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde irá operacionalizar o Projeto Mutirão de Limpeza a partir desta quinta-feira (21), sendo que o primeiro bairro a ser atendido será o Olhos d’Água. Equipes da SMS irão colocar vagonetes nas ruas e instruir as pessoas a fazerem uma grande faxina nas residências, retirando lixo, entulho e toda a sorte de coisas que podem se tornar criatório do mosquito para posterior eliminação. Com o advento da Tríplice Endemia, os cuidados têm que ser triplicados, então, diante disso, o objetivo é criar uma conscientização plena da população, para que se venha agir com maior rigor para que os possíveis focos do aedes sejam devidamente eliminados. O Mutirão de Limpeza no Bairro Olhos d’Água irá até a próxima segunda-feira (25) e será estendido a todos os bairros da cidade. 

Inscrições para Fies abrem 26 de janeiro

  • 19 Jan 2016
  • 07:22h

(Foto: Divulgação)

Estudantes interessados em obter financiamento no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se candidatar de 26 a 29 de janeiro. O Ministério da Educação ainda não divulgou detalhes sobre a seleção. De acordo com as regras fixadas no ano passado, para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem e não ter tirado zero na redação. O candidato precisa também apresentar renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa. O Fies oferece financiamento para cursos em instituições particulares de ensino superior a juros mais baixos do que os praticados no mercado. Mais de 2,1 milhões de estudantes são beneficiados pelo programa. As inscrições do Fies abrirão logo após das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que poderão ser feitas de 19 a 22 de janeiro. O ProUni oferece bolsas de estudo que cobrem até 100% das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

Cerca de 5 mil aves são apreendidas pela ADAB em Encruzilhada

  • Adab
  • 19 Jan 2016
  • 07:00h

(Foto: Adab)

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu no posto fixo de Encruzilhada divisa com Minas dois caminhões com aproximadamente 5 mil aves. A carga foi apreendida por não apresentar a documentação sanitária necessária. De acordo com a coordenadora regional de Vitória da Conquista, Adeline Ferraz, além de terem as cargas apreendidas, os condutores também foram multados. Com apoio da iniciativa privada, as aves fora encaminhadas ao abate inspecionado no abatedouro Frango de Ouro, localizado em Valença, e contou com a participação da Avícola do Nordeste (Avinor).

Oportunidade: Vende-se Drone Phantom

  • 18 Jan 2016
  • 20:25h

Aos amantes da cinematografia e fotografia aérea chegou a grande oportunidade em adquirir um dos melhores equipamentos de voo não tripulado da atualidade. Faça você mesmo fotos e vídeos incríveis em alta definição e surpreenda-se com a qualidade das imagens capturadas. As imagens são transmitidas ao vivo para o viewfinder. O pacote inclui: 3 baterias, 1 câmera Gopro, 1 transmissor, 1 viewfinder, 1 carregador de bateria, 1 controle remoto, 1 phantom. Contato: (77) 9-9959-2550.

SUS incorpora remédio para comportamento agressivo em adultos com autismo

  • 18 Jan 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União incorpora o uso da risperidona no tratamento de comportamento agressivo em adultos com transtorno do espectro do autismo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2014, a pasta já havia anunciado a incorporação do remédio para tratar sintomas de autismo em crianças. A distribuição da droga, nesse caso, começou no ano passado. O medicamento também já é utilizado na rede pública para outros fins, como no tratamento de transtorno bipolar. De acordo com a pasta, o autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, técnicas, terapias e medicamentos, como a risperidona, podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que 70 milhões de pessoas no mundo tenham a síndrome. No Brasil, o número é próximo de 2 milhões de pessoas. A inclusão de medicamentos no SUS obedece a regras da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, que exige comprovação da eficácia, do custo-efetividade e da segurança do produto por meio de evidência clínica consolidada. Após a incorporação, o remédio pode levar até 180 dias para ficar disponível ao paciente.

O Point do Acarajé 'Léo e Aline' é a sua melhor opção em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 18:22h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Todos nós sabemos que não é de hoje que as iguarias da culinária africana seduzem o paladar dos brasileiros, e uma em especial é um sucesso absoluto, que é o delicioso acarajé. Esse quitute irresistível conquistou o povo brasileiro e, agora, também vem caindo na graça dos turistas do mundo inteiro, então, diante disso, vir à Bahia e não experimentar um acarajé é o mesmo que ir a Roma e não ver o papa. Brumado é uma das cidades do interior do estado que oferta um dos melhores acarajés do Brasil, elogiado até mesmo pelos soteropolitanos acostumados a consumir o acarajé quase que diariamente. E um dos acarajés que vem se destacando é o acarajé do Point do Acarajé, produzido pelo o casal Léo e Aline, que com mais de 11 anos de experiência na produção de acarajés e abarás, vem se destacando pela qualidade, dedicação e empenho na produção de um dos melhores acarajés do país, e prova que atesta tais afirmações é a grande quantidade de pessoas que diariamente consomem o produto no Point do Acarajé 'Léo e Aline', que a partir de fevereiro irá funcionar de quarta a domingo na praça da Padaria Máxima, sempre a partir das 18h00m.


Estado convoca mais 1.015 professores aprovados na seleção Reda

  • 18 Jan 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação do Estado está convocando mais 1.015 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que irão atuar na Educação Básica. Até agora, 3.891 professores já foram convocados. A relação com os nomes dos novos convocados está disponível na edição do dia 16 de janeiro do Diário Oficial, e também pode ser acessada no Portal da Educação. A partir da convocação, o professor tem um prazo de dez dias para assumir o cargo. Caso não o faça, abrirá o precedente para a convocação de outros aprovados, de acordo com o número de vagas que foram disponibilizadas. Das 6.145 vagas destinadas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Deste total, 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Estudante cria luva especial para controlar tremores de Parkinson

  • 18 Jan 2016
  • 18:00h

Ilustração mostra protótipo da luva GyroGear, que busca controlar tremores do Parkinson (Foto: GyroGear)

Um estudante de medicina do Imperial College de Londres criou uma luva que ajuda pacientes de mal de Parkinson a manter a firmeza das mãos. Usando giroscópios -- mecanismos similares usados para manter a estabilidade de satélites no espaço -- o dispositivo tenta controlar os tremores típicos de pacientes da doença. Segundo Faii Ong, o inventor do aparelho, a vontade de criar algo que ajudasse vítimas do mal de Parkinson surgiu quando ele participou da equipe que cuidava de uma paciente de 103, parte de seu treinamento. Após elaborar diversos projetos, o estudante criou uma startup, e junto com outros colegas do Imperial College conseguiu levantar a verba para montar os primeiros protótipos do aparelho. Giroscópios são pequenos discos de metal postos em rotação para conservar posição por meio do princípio físico de conservação de momento angular. Um objeto em rotação tende a permanecer rodando em torno do mesmo eixo e reage a forças que tentam deslocá-lo.

 

A idéia de usar esse tipo de mecanismo só veio após Ong testar outras abordagens, como uso de elásticos, molas, ímãs e outros componentes para controlar os tremores. Segundo a GyroGear, startup criada para desenvolver o produto, testes de bancada mostram que a luva especial, batizada de GyroGlove, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80%. Esse grau de eficiência permitiria a vítimas de casos mais graves da doença voltarem a escrever, usar talheres e fazer café usando o invento. Demonstrando protótipos, Ong já venceu três concursos de startups, que o ajudaram a capitalizar a GyroGear. A empresa ainda não tem data oficial para lançar seu primeiro produto de mercado, porém. A revista Technology Review, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), diz que o inventor ainda busca resolver alguns problemas finais asssociados ao produto, mas que a GyroGlove deve entrar no mercado em setembro de 2016, com preço estimado entre US$ 550 e US$ 850.

CONTINUE LENDO

Têm coisas que só acontecem em Brumado: ‘A polêmica da esverdeada vaga para deficientes’

  • Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 17:00h

Pelo fato da vaga ter sido pintada de verde, segundo os agentes de trânsito, as infrações não podem ser aplicadas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Lei da Acessibilidade é uma grande conquista das pessoas que possuem alguma deficiência física, mas, em alguns locais, essa Lei parece somente “para inglês ver”, já que a sua aplicabilidade é quase inexistente. Em Brumado um local emblemático, bem em frente do Paço Municipal, vem sendo “palco” de grandes discussões, já que, após muitas lutas e conflitos, foi “institucionalizada” uma vaga para deficientes, mas, infelizmente, ela não vem sendo respeitada pelos motoristas, os quais ainda se utilizam da prerrogativa de que esse “ato inflacionário” não é passivo de multa. Na manhã desta segunda-feira (18) o Brumado Urgente flagrou um carro forte impedindo a utilização da vaga, o qual estava fazendo o devido descarregamento dos caixas eletrônicos. Como ele estava praticamente na “vaga dos deficientes”, pois impedia, devido ao seu tamanho, que qualquer veículo conduzido por um deficiente pudesse estacionar no local, questionamos dois agentes de trânsito que estavam no local, os quais responderam dizendo que “não pode ser efetuado um ato de infração, pois ele não está errado”. Diante dessa afirmativa, voltamos a perguntar “mas como isso não está errado?” e obtivemos a seguinte resposta: “pois a coloração da vaga é verde, quando tinha que ser azul, então, perante a legislação não se pode punir os infratores. ”. Sem muito entender a situação, falamos com o coordenador da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações, Albânio Souza Lima, que disse que “essa questão já foi levada para o Ministério Público, mas ainda não se teve uma definição por parte da Justiça”. Diante do impasse só podemos expressar o velho chavão: “têm coisas que só acontecem em Brumado”, já que, por convenção, em todos os lugares do mundo a vaga para deficientes é pintada com a cor azul, mas, em Brumado, ela, ainda não sabe ao certo o motivo, é pintada com a cor verde. 

Jornalista da Globo é assaltada durante matéria para 'Fantástico'

  • 18 Jan 2016
  • 16:51h

(Foto: Reprodução)

Adriana Cutino, jornalista da TV Tribuna (afiliada da Rede Globo no litoral de São Paulo) contou em seu perfil no Facebook ter sido assaltada enquanto gravava uma matéria para o "Fantástico" sobre o vazamento de gás em Guarujá. "Onde vamos parar? (...) Fui assaltada! Levou meu celular com meus textos, meus contatos que conquistei no dia a dia. Mais uma vez assaltada enquanto trabalho. É o fim dos tempos", desabafou. Em abril do ano passado, outra repórter da emissora foi assaltada na cidade, desta vez ao vivo. Tatyana Jorge fazia uma entrevista quando um homem deBICICLETA chegou exigindo que abaixasse a câmera e entregasse os pertences, virando assunto em todo o país.