Dois adolescentes se afogam no Rio São Francisco em Sítio do Mato

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 06:33h

(Foto: Reprodução)

Os adolescentes Saulo Farias dos Anjos, de 16 anos, e Herterson dos Anjos Macedo, de 15 anos, morreram afogados por volta das 15h deste domingo (26) no Rio São Francisco, na zona rural de Sítio do Mato, Oeste da Bahia segundo informações do Portal Lapa Oeste. Uma guarnição da 38ª CIPM foi acionada por populares e se dirigiu para comunidade de São Francisco, que fica a cerca de 30 km da sede do Município e local dos duplo afogamento. Os familiares disseram aos policiais que os garotos eram primos e residiam no Projeto de Assentamento José Rosa, também conhecido como Serraria.

 

Brumado: após tentar se livrar do flagrante, homem é detido com substâncias tóxicas e é conduzido para a DP

  • Brumado Urgente
  • 27 Mai 2019
  • 06:28h

As substâncias e o dinheiro apreendido foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 19h deste sábado (26), uma guarnição do Peto, ao fazer rondas no bairro Urbis 2, deparou-se com um indivíduo que ao avistar a guarnição, tentou se livrar de um objeto que estava de posse, atirando-o ao chão. Diante disso foi realizado o procedimento de busca pessoal, tendo sido encontrado nas imediações do local da abordagem um material muito similar a substância tóxica, além de cerca de R$ 62,00 reais em espécie. Por essa razão, o indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.

AL-BA terá audiência para discutir preço de passagens aéreas hoje (27)

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 06:17h

(Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa (AL-BA) realiza nesta segunda-feira (27), a partir das 9h30, uma sessão especial para debater o preço abusivo das passagens aéreas – e de outros serviços do setor. Convocada pelo presidente Nélson Leal (PP), o evento busca sugestões para oferecer ao Congresso Nacional e aos órgãos públicos encarregados de regular o setor aéreo sugestões em defesa do consumidor.  Capaz de normalizar o funcionamento desse segmento de imensa capilaridade e influência na economia baiana e nordestina, pois impacta o setor de turismo que gera emprego e renda em toda a região. Para o deputado Nélson Leal o debate ocorre num momento chave, pois coincide com a proibição dos vôos da Avianca, empresa pivô da crise atual, além de coincidir com a decisão do Senado Federal de vetar a cobrança pelas bagagens despachadas pelas companhias nacionais, “num bem vindo retorno à norma antiga, pois quando se instituiu esta cobrança, as companhias aéreas acenaram com redução dos preços, o que não ocorreu e agora pretendem cobrar também pelas bagagens de mão que excederem os exíguos limites fixados  – e só se saberá quanto na hora do embarque – ”, frisou.  A lacuna aberta pelo cancelamento dos vôos da Avianca foi coberta pelas demais companhias, explicam as autoridades e empresas, mas o presidente da AL-BA considera que só a ganância – sem freio ou qualquer contrapeso – colocaria as passagens no nível atual. Ele assegura que “é mais barato viajar para Europa e Estados Unidos do que ir para Brasília, São Paulo, ou mesmo, a Ilhéus”, frisou. A indignação do presidente do Legislativo é comum ao conjunto dos parlamentares que considera o avanço nessas tarifas muito superior ao impacto da “lei da oferta e procura” como ele frisa. O debate na AL-BA não se fixará apenas na enormidade das tarifas, mas em torno de queixas generalizadas com relação a quase tudo que envolve o transporte aéreo regional: Falta de rotas, desrespeito com os passageiros no cancelamento de voos, cobranças de serviços por tudo, até para marcar assentos, devolução de créditos, ou remarcação de passagens, acrescenta ele.

Conheça o Ladeirão da Oito, a subida que derruba até caixão com defunto

  • Thais Borges
  • 26 Mai 2019
  • 15:09h

Seu Joscelino enfrenta o Ladeirão da Oito duas vezes por dia e sempre desce da bicicleta (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Não tem quem não tenha uma história – vivida ou presenciada. De carro sem conseguir subir e voltando de ré até carreta dando meia volta e caminhão pendurado na ribanceira. As cantadas de pneu – muito mais por ameaças de derrapagem do que por manobras arriscadas – também falam por si só.  A dona dessa fama pode até ter nome oficial – Estrada da Paciência, em Cajazeiras VIII – mas é mesmo conhecida por uma alcunha que aterroriza motoristas novatos e experientes: 'Ladeirão da Oito'. Na famigerada via, entre janeiro e outubro do ano passado, foram contabilizados oficialmente três acidentes com feridos pela Transalvador, entre abalroamentos e choques. Mas, na prática, os sustos por ali são diários.  Ninguém sabe ao certo a altura ou inclinação daquele elevado. O próprio órgão de trânsito municipal, por exemplo, não calcula inclinação de ladeiras. O que se pode afirmar é que o Ladeirão da Oito é protagonista de episódios memoráveis no trânsito de Salvador.  Em 2012, por exemplo, as imagens de um caminhão-baú pendurado no barranco às margens da via chocaram moradores e forasteiros. Na última semana, mais um caso estapafúrdio: um caixão – com morto e tudo – caiu de um carro que tentava, a muito custo, subir a ladeira. Quatro pessoas tiveram que descer de seus respectivos veículos para ajudar a resolver a situação.  Morador da Mangabeira há mais de duas décadas, passa pela ladeira, no mínimo, duas vezes por dia. Na maior parte delas, vai de bicicleta, como quando encontrou o CORREIO. Só que, ao chegar na dita cuja, ele sai da garupa. Prefere ir andando, arrastando a bicicleta.

Resistência a superbactérias triplica e afeta oito pacientes por dia na Bahia

  • Correio 24h
  • 26 Mai 2019
  • 11:43h

Foto: Fernanda Lima/CORREIO

Cada pessoa é mais bactéria do que gente. São 30 trilhões de células humanas para 38 trilhões de bactérias. De tão poderosas, podem desenvolver resistência e parecer indestrutíveis. Então, já não são os hóspedes pacíficos, mas resistentes e letais. São as chamadas superbactérias. Na Bahia, a cada dia de 2018, oito pessoas descobriram abrigar esses micro-organismos, diz a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 2013 até ano passado, quase triplicaram os casos.  As bactérias estão por todos os lados e não adianta tentar fugir. Podem tirar o combustível da vida do corpo humano, da planta, da água, das raízes, do ar. É difícil saber quando - e como - elas adquirem tanta resistência a ponto de poder matar, em horas, um ser humano até então saudável. Os pesquisadores se apressam em desvendar a jornada das superbactérias.

No caso de Gabriel Dilly, 16 anos, foram necessárias três cirurgias e antibióticos para chegar à vilã. Depois de bater o dedo médio da mão numa porta, algo parecia ir mal. O Raio-X não mostrava nenhuma fratura, mas o dedo ardia, adquirira um tom verde, como se apodrecido. Ninguém sabia que, no corpo de Gabriel, uma bactéria que vive harmoniosamente na pele e mucosas se transformou numa ameaça.

O diagnóstico, que depende de uma análise microbiológica do material onde se alojou a bactéria, mostrou a presença da Staphylococcus aureus, uma das quatro mais resistentes, segundo a Global Antimicrobial Surveillance System (GLASS). 

“A gente não entendia o que estava acontecendo. O médico falou que a extensão do pus já tinha atingido a mão”, lembra Mira Dilly, mãe de Gabriel, um garoto de 11 anos em 2014, quando tudo aconteceu.

Monitorados
Na Bahia, são monitorados 13 micro-organismos resistentes. Desde 2010, quando houve aumento na ocorrência da Klebsiella Pneumoniae, a qual se atribui o título de 'A superbactéria', a Sesab tornou obrigatória a notificação das infecções. A Anvisa aprovou, em 2018, o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única. A meta é estabelecer uma rede de monitoramento e vigilância dos possíveis casos. Afinal, é um gráfico crescente.

O aumento de infectados por superbactérias nos 552 hospitais baianos mostra o fortalecimento dessas moléculas. Mas, também aponta para uma notificação mais ampla. Pelo menos é assim que os nove profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em Salvador, interpretam os números. “Essa notificação de 2018 pode não representar só um surto, mas também uma melhora”, explica Fátima Nery, enfermeira e coordenadora do programa.

Como são apenas nove pessoas para acompanham 417 municípios, a subnotificação também é tida como realidade. Ou seja, o número pode ser ainda maior. Em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu o recado: 700 mil pessoas morriam, anualmente, por infecções bacterianas. E, na ausência de medidas, em 2050, o número poderá crescer a 10 milhões. Resta entender o que está por trás do poder das super bactérias para tentar vencê-la.

Como surgem e para onde vão
Como nascem as superbactérias? A pesquisadora da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e infectologista Ana Cristina Gales dedica sua pesquisa a entender a resistência. O uso inadequado de antibióticos é um dos principais problemas. Você já interrompeu o uso de um antibiótico? Então, há riscos de, sem saber, alguma bactéria ter sido fortalecida.

No ano passado, a OMS colocou o Brasil como o 19º maior consumidor de antibióticos numa lista de 65 países. Segundo a Anvisa, existem 126 antibióticos autorizados, enquanto 53 estão em análise em laboratórios brasileiros. Mas, não há como associar os organismos multi-resistentes apenas aos antibióticos. É um fenômeno multifatorial. 

"Vai desde o uso inadequado de antibiótico, ao uso do antibiótico no agronegócio. Temos a falta de saneamento básico. Um problema muito sério que é o diagnóstico microbiano”, explicou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libera o uso de antibióticos que promovem o crescimento de aves, por exemplo. Não informou, no entanto, quais e quantos são os compostos autorizados. Depois de comer uma galinha criada à base de antibiótico, você consome, por tabela, a substância. No uso veterinário, o antibiótico é diluído em baixa dosagem no alimento. “Quando eu dou antibiótico, eu dou uma concentração alta para matar, não pequena, pois não mata o suficiente”, diferencia Ana Gales. Como não morrem, ganham resistência. 

Resistência
O momento em que uma bactéria torna-se uma bomba relógio depende, também, de cada micro-bioma, nosso conjunto de micro-organismos. "Em algum momento, pode haver desregulação do microbioma. Isso se torna um problema em alguma condição de imunodeficiência", explica o biólogo Pablo Ramos.

Hoje, a resistência à penicilina, o primeiro antibiótico, descoberto em 1929 por Alexander Fleming, chega a 50%. Nos hospitais, o risco de infecção é maior, embora seja perfeitamente possível contrair superbactérias sem pisar os pés numa enfermaria, como aconteceu com Gabriel.

Mas, profissionais de saúde evitam o termo infecção hospitalar, como se o hospital fosse, naturalmente, um agente infeccioso. "[O paciente] está adquirindo essa bactéria, pois está exposto ao tratamento", afirma Ana Gales.

Também começa o controle o uso de antibióticos. No Instituto Couto Maia, referência em doenças infectocontagiosas, três médicos analisam as indicações de antibióticos. Querem, com isso, evitar inadequações na indicação ou na dose. Semanalmente, a equipe visita as salas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para avaliar os medicamento indicados. Atualmente, não há surto de nenhuma bactéria resistente. A dificuldade é equacionar a necessidade de acompanhar as prescrições com a urgência típica dos casos de infecção.

"Quanto mais tempo um paciente é exposto a um antibiótico, maior risco ele apresenta de desenvolver bactérias multirresistentes", conta Verônica Rocha, coordenadora do serviço de controle de infecção hospitalar da unidade. 

Os mistérios da superbactérias ainda estão longe de ser desvendados. Mas, os esforços estão concentrados em impedir o instante em que a bactéria insiste em querer ser maior que o ser humano.

O antibiótico da 'Superbactéria'
Primeiro, a rigidez deixa de ser produzida. Depois, as enzimas da resistência da bactéria são vencidas. Assim funciona o torgena, primeiro antibiótico a combater a KPC, considerada endêmica no Brasil. A bactéria é capaz de causar pneuomia, infecções sanguíneas e generalizadas. Também costuma ser a mais letal dos micro-organismos resistentes.

Mostras da bactéria KPC no laboratório de microbiologia na Unifesp (Foto: Fernanda Lima/CORREIO)

Até então, o tratamento da KPC era possível apenas com a união de dois medicamentos. Os profissionais de saúde começaram a perceber, então, que a resistência crescia cada vez mais. 

O antibiótico torgena já era licenciado nos Estados Unidos e na União Europeia. Mas, apenas em 2018, após sete estudos clínicas, a Anvisa liberou o uso no Brasil. A esperança é de que o medicamento possa, enfim, por algum obstáculo à superbactéria. "A bactéria estava tranquila, deitando e rolando. A bactéria volta a ser sensível e vamos combater essa infecção", afirmou a diretora-médica da Pfizer, Márjori Dulcine, em encontro promovido para jornalistas em São Paulo.

No Brasil, o alerta da KPC foi ligado em 2009, quando surgem os primeiros casos de infecção pela bactéria, resistente a até 95% dos medicamentos. O aparecimento da KPC nos hospitais, seu ambiente mais comum, seguiu uma rota: da Costa Leste dos Estados Unidos, em 2001, foi para Israel. De Israel, seguiu para China. Daí, espalhou-se pelo mundo. 

Na Bahia, de 2013 a 2018, foram 887 registros de infectados pela superbactéria.  A secretaria evita falar em mortes causas pela KPC ou outros micro-organismos resistentes, pois o dado pode não representar a realidade clínica. 

Também na Bahia, no ano passado, o biólogo Pablo Ramos, ligado à Fiocruz, já havia pesquisado proteínas que poderiam vencer o KPC. O que falta, em sua opinião, é infraestrutura para confirmar, precocemente, um dianóstico.  "Se não temos capacidade de diagnosticar, de nada serve", opina. E o KPC não costuma esperar. 

*Com supervisão da editora Mariana Rios e da subeditora Clarissa Pacheco

*A repórter viajou a convite da Pfizer

CONTINUE LENDO

Bahia: Posto vende litro da gasolina a R$2,09 e fila ‘gigante’ se forma

  • Redação
  • 26 Mai 2019
  • 08:36h

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Uma ação que promoveu descontos de mais de 50% em dois postos de gasolina de Salvador causou uma enorme fila de carros, na manhã deste sábado (25), no estabelecimento localizado no Engenho Velho de Brotas. O desconto de 53% no preço da gasolina, que foi vendida a R$ 2,09, faz parte do “Dia D” da “Campanha Feirão do Imposto”, que tem o objetivo de mostrar ao consumidor o peso dos impostos no valor final do combustível. Foram disponibilizados 5 mil litros de gasolina, sendo que cada motorista só poderia abastecer R$ 50, enquanto motociclistas poderiam comprar R$ 20 de gasolina. Cerca de 250 veículos conseguiram combustível no posto do Engenho Velho de Brotas. Para garantir o abastecimento, teve motorista que chegou no estabelecimento na noite de sexta-feira (24). As senhas terminaram antes das 7h deste sábado.

Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas

  • Redação
  • 26 Mai 2019
  • 07:31h

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) possibilitará, a produtores e autoridades sanitárias, identificar e mensurar o uso de agroquímicos – em especial pesticidas e fungicidas – nas frutas e legumes consumidos no país. Segundo pesquisadores, a técnica poderá ser usada também para checar se os produtos enviados ao exterior estão em conformidade com a legislação estrangeira no que se refere a agrotóxicos. O orientador da tese, professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explica que a técnica permite, também, evitar “as discrepâncias entre a quantidade sugerida nos rótulos de agrotóxicos e a quantidade suficiente para que o agroquímico exerça sua função. Em geral, eles sugerem uma quantidade maior do que a necessária, com o objetivo de aumentar seus lucros”, justificou o professor.

Desenvolvida em parceria com a Louisiana State University (EUA), a técnica foi usada, inicialmente, para identificar o nível de penetração do fungicida imazalil em maçãs.

“Constatamos que a substância penetra além da casca da fruta, atingindo em pouco tempo suas estruturas internas, o que pode prejudicar a saúde do consumidor, mesmo que a casca seja lavada”, disse à Agência Brasil o orientador do estudo.

Molécula não é degradada pela luz

“Ao contrário do que é dito nas especificações do fungicida, sua molécula não é degradada pela luz e, com isso, acaba penetrando na fruta”, acrescentou, referindo-se especificamente ao imazalil, utilizado para inibir o desenvolvimento de fungos, postergando o apodrecimento do produto.

Contatada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Maça (ABPM) informou que este fungicida não é usado nos produtos nacionais.

“O ingrediente ativo Imazalil, apesar de estar registrado para uso em pós-colheita, não é utilizado na cultura da maçã no Brasil. Ademais, segundo relatório da Anvisa, publicado em 2016, de 764 amostras enviadas para análise de resíduos, apenas 0,65% ou 5 amostras detectaram a presença de resíduos de Imazali”, explica o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.

Ele acrescenta que, para fazer o levantamento, a Anvisa coleta amostras na gôndolas de supermercados, o que inclui maçãs nacionais e importadas. “Portanto, relacionamos a detecção da substância em 5 amostras à fruta importada”, afirmou. Segundo Moisés Albuquerque, de cada 10 maçãs consumidas no Brasil, 9 foram produzidas em solo brasileiro.

A Agência Brasil confirmou que as maçãs usadas no estudo da UFG não foram produzidas no Brasil. “Usamos, no estudo em parceria com a universidade norte-americana, maças comercializadas naquele país para avaliar como se dá a penetração de pesticidas em frutas. Trata-se de um estudo piloto no sentido de identificarmos maneiras mais fáceis de avaliar a penetração de fungicidas em frutas e legumes”, disse Boniek Gontijo.

“Apesar de o Brasil não fazer uso deste fungicida, a técnica desenvolvida permite desenvolvermos métodos sobre a aplicação de outros pesticidas, fungicidas ou agroquímicos em outros hortifrutis. Inclusive, já estamos trabalhando com tomate em uma abordagem similar”, acrescentou.

CONTINUE LENDO

‘Bacuru’: filme brasileiro ganha prêmio do júri em Cannes

  • Redação
  • 26 Mai 2019
  • 07:08h

Foto: AFP / Valery HACH

Filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles,  ‘Bacurau’ recebeu neste sábado (25) o prêmio do júri do Festival de Cannes, ‘ex aequo’ com o francês “Les Misérables”. “Bacurau” narra a história de um pequeno povoado do sertão perseguido por um grupo de assassinos americanos. O filme é visto como uma mensagem de resistência ao atual governo de extrema-direita do Brasil. “Trabalhamos para a cultura no Brasil e o que precisamos é de seu apoio”, disse ao receber o prêmio Mendonça, que já competiu pela Palma de Ouro em 2016 com “Aquarius”. O filme se passa dentro de alguns anos no Brasil. O povoado de Bacurau, localizado no Sertão do Seridó, desaparece do mapa na internet. Os celulares param de funcionar, deixando os moradores isolados. Os assassinos têm carta branca para liquidar todo mundo, mas a comunidade se organiza para resistir.

 

Sem reforma, Guedes terá de ser trocado por ministro da Alquimia, diz Bolsonaro

  • Redação
  • 26 Mai 2019
  • 06:51h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (24) que a sua relação com o ministro da Economia, Paulo Guedes, segue "mais forte do que nunca" e brincou que caso não consiga aprovar a reforma previdenciária, precisará de um ministro da Alquimia. Em publicação nas redes sociais, ele tentou minimizar a repercussão de declaração de Guedes. Em entrevista à revista Veja, ele ressaltou que não tem como permanecer no governo se a proposta de mudança enviada à Câmara dos Deputados virar uma "reforminha". "Peço desculpas por frustrar a tentativa de parte da mídia de criar um virtual atrito entre eu e Paulo Guedes. Nosso casamento segue mais forte do que nunca. No mais, caso não aprovemos a Previdência, creio que deva trocar o ministro da Economia pelo da Alquimia, só assim resolve", escreveu. Mais cedo, em viagem a Pernambuco, Bolsonaro ressaltou que  é um direito do ministro deixar o cargo caso a reforma não seja aprovada. A declaração teve repercussão negativa no Congresso Nacional e foi avaliada como um sinal de que a relação entre os dois passa por um desgaste. "É um direito dele. Ninguém é obrigado a continuar como ministro meu. Logicamente, ele está vendo uma catástrofe, é verdade, eu concordo com ele [Guedes], se nós não aprovarmos algo realmente muito próximo ao que enviamos no Parlamento", disse. Guedes, que tem o apoio do mercado financeiro, é considerado um dos fiadores da gestão do presidente, que tem enfrentado dificuldades em viabilizar a votação da proposta, que já foi desidratada em sua tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O presidente disse ainda que o Brasil não precisará mais de ministro da Economia se a reforma aprovada for de "japonês". "Lá (no Japão), tudo é miniatura", declarou em Petrolina, sertão de Pernambuco.

Bahia é eleita melhor estado turístico em pesquisa Datafolha

  • BN
  • 25 Mai 2019
  • 19:17h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente Conteúdo

A Bahia está entre as primeiras opções de viagem dos paulistanos segundo uma pesquisa Datafolha. Os cerca de 1.100 km de extensão litorânea e praias de todos os tipos, sejam selvagens, urbanas, sombreadas por mata atlântica ou repletas de piscinas naturais, o estado foi considerado "sempre uma boa pedida".

Entre os destinos em destaque, está a Chapada Diamantina. Segundo a Folha de S. Paulo, uma das mais conhecidas formações geográficas desse tipo no país, que fica no coração do estado, atrai os turistas com suas serras, rios e vegetação abundante.

A publicação da Folha ainda lembrou a indicação de Salvador como a única cidade brasileira indicada em 2019 como "lugar a conhecer" na lista publicada pelo jornal americano The New York Times.

Ainda sobre a capital baiana, a publicação da coluna "Viaja São Paulo", da Folha, destaca a orla da Barra e o centro histórico, e ainda cita as intervenções recentes feitas nesses locais. O bairro de Santo Antônio Além do Carmo também é citado, além dos casarões coloridos típicos da localidade.

No decorrer do texto ainda são citados o Litoral Norte, Litoral Sul e a Costa do Cacau. Com destaque de sugestão para Praia do Forte, Porto Seguro, Ponta do Corumbau, Taipu de Fora, Ilhéus e Ibirataia.

MPT entra com ações contra bancos por crédito a empresas lista suja

  • Redação
  • 25 Mai 2019
  • 12:29h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou na Justiça do Trabalho em São Paulo com ações civis públicas contra o Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander por negligenciamento do risco socioambiental na concessão de crédito a negócios relacionados a exploração de trabalho escravo e a violações de direitos humanos. As ações são do último dia 14 e foram divulgadas hoje (24).

Segundo o MPT, entre outras acusações, o Bradesco, o Banco do Brasil e o Santander concederam crédito a clientes que figuravam na lista suja do trabalho escravo do governo federal, com violação à resolução 3.876 de 2010 do Conselho Monetário Nacional. Os dois primeiros, de acordo com o MPT, fizeram empréstimos repetidas vezes a clientes que estavam na lista de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão.

O Ministério Público do Trabalho acusou a Caixa, Banco Safra, BTG Pactual e Itaú, entre outras coisas, de não realizarem quaisquer ações para identificar, prevenir e controlar os riscos resultantes do trabalho infantil, de mortes no meio ambiente de trabalho, de práticas discriminatórias ou de qualquer outro problema trabalhista grave que atinja direitos fundamentais da pessoa humana.

Os três últimos, segundo o MPT, jamais negaram crédito a qualquer pessoa em razão de risco socioambiental existente, por mais graves que fossem as violações a direitos humanos praticadas pelo interessado no crédito.

“Ao receber e analisar a documentação apresentada pelos sete maiores bancos do país, o MPT verificou que a questão era mais preocupante do que se imaginava. Em todos os casos, na redação de um documento específico, denominado ‘Política de Responsabilidade Socioambiental’, exigido pela Resolução do Conselho Monetário Nacional, descobriu-se que havia irregularidades, e a maior parte das ações de responsabilidade socioambiental anunciadas pelas instituições financeiras não correspondiam à realidade, e não eram convertidas em ações concretas”, disse o MPT em nota.

Risco socioambiental
O Ministério Público do Trabalho pede que a Justiça determine, entre outras coisas, que os bancos passem a identificar todo o risco socioambiental relacionado a violações de direitos humanos, de natureza trabalhista, incluindo trabalho escravo, tráfico de seres humanos, trabalho infantil, acidentes fatais e adoecimento ocupacional em número elevado, causados pelas empresas por descumprimento de normas de saúde e segurança, discriminação e assédio moral e sexual.

O MPT solicita ainda que a Justiça determine aos bancos que passem a inserir em seus contratos, relacionados a concessão de crédito, financiamentos, investimentos e prestação de garantias, cláusulas reconhecendo obrigações de cunho socioambiental, bem como consequências e sanções para o caso de descumprimento, aplicando punições sempre que flagrada a irregularidade.

Em caso de descumprimento da decisão da Justiça, o MPT pede multa diária de R$ 2 milhões a cada um dos bancos.

Outro lado
Em nota, o Itaú disse que o respeito aos direitos humanos e normas de saúde e segurança integram seus princípios e valores, “os quais estão incorporados em suas políticas, procedimentos e treinamentos aos seus colaboradores. Dessa forma, não é concedido crédito a clientes que estejam na lista de trabalho escravo ou utilizem mão de obra infantil ou prostituição”.

A Caixa, o Banco do Brasil, o Santander e o Banco Safra disseram que ainda não foram citados pela Justiça e que não têm como se pronunciar. O BTG Pactual e o Bradesco disseram que não vão comentar a ação do MPT.

Forró do Bode com o Trio Nordestino é neste sábado (25)

  • Brumado Urgente
  • 25 Mai 2019
  • 10:48h

(Divulgação)

A Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana promoverá a 16ª edição do Forró do Bode, uma das festas mais tradicionais da região e que, a cada ano que passa, se estabelece como referência em organização, alegria e música da melhor qualidade. Nesse ano de 2019, a organização está trazendo um dos grandes sucessos do forró nacional, o Trio Nordestino, que já está na 5ª geração, se mantendo firme e forte no cenário do forró brasileiro. Com mais de cinquenta discos gravados, recentemente o grupo lançou o disco “Trio Nordestino Canta o Nordeste”, que rendeu uma indicação ao Grammy Latino (2017). O evento é beneficente e acontecerá no dia 25 de maio, no Clube Social de Brumado. Então corra logo e já garanta o seu ingresso para essa festa sensacional, sendo que os ingressos para o Forró são limitados e podem ser adquiridos nos diversos pontos de venda.

Pista: R$ 120,00

- Incluindo: cerveja, refrigerantes, água mineral, espetinhos, acarajés, tapiocas, bode no rolete, salgados, churrasco grego e comidas típicas

Camarote: R$ 200,00

- Incluindo, os mesmos serviços da pista, e mais: whisky, vodka, cervejas especiais, água de coco, buffet diferenciado, serviço de garçons e local privilegiado do espaço!

O valor dos ingressos pode ser parcelado em até 2x com cartões de crédito sem acréscimos e juros!

Policial morre após ser baleado dentro de hotel; vítima era dona do estabelecimento

  • BN
  • 25 Mai 2019
  • 10:21h

Policial morre após ser baleado dentro de hotel; vítima era dona do estabelecimento Foto: Raphael Marques / TV Bahia

O policial militar Everaldo Costa Junior morreu após ser baleado com um tiro na cabeça na última sexta-feira (24), num hotel em que era dono, no bairro do Dois de Julho, em Salvador. A informação é do G1. Segundo a Polícia Militar (PM-BA), o policial chegou a ser socorrido por agentes do 18º Batalhão da PM, foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Everaldo era soldado da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Comércio), mas não estava de serviço no momento.  A ação durou apenas cinco segundos e foi filmada por uma câmera do circuito de segurança. O crime aconteceu por volta das 19h20, mais especificamente na Ladeira do Gabriel. De acordo com a reportagem, o policial militar aparece conversando com outras três pessoas na recepção do hotel. O criminoso se aproxima do grupo, saca a arma e aponta para a vítima. Everaldo esboça uma reação antes de o suspeito atirar, mas acaba se rendendo e é atingido. Durante o ataque, o criminoso chega a usar uma pessoa como escudo. Em seguida, ele foge. O caso será investigado pela Polícia Civil. Ainda não se sabe a motivação ou a identidade do criminoso.

SESOC em mais uma ação da Campanha Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  • Ascom | CMB
  • 24 Mai 2019
  • 19:28h

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Chico Xavier, realizou mais uma atividade para divulgar a Campanha referente ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, A palestra foi realizada no dia 23 de Maio, na Casa da Amizade, para os rotarianos. O público foi muito receptivo, foram feitas diversas perguntas para as assistentes sociais Maria do Alívio e Valdirene Santana, alcançando um bom resultado da ação

Garantia Safra: Prefeitura Municipal de Brumado emite Nota Informativa

  • Brumado Urgente
  • 24 Mai 2019
  • 18:30h

Foto: Reprodução

Devido a leituras e posicionamentos dos assistidos pelo Programa Garantia Safra, as quais apontavam no sentido de que a Administração Municipal seria a responsável pelo atraso no pagamento do benefício, a Prefeitura de Brumado vem esclarecer o equívoco. Primeiramente vale ressaltar que o programa é tripartite, ou seja, tem a participação dos governos federal, estadual e municipal, cabendo ao município algumas etapas. Em comunicado recente da SETAF - Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, foi nos passado que o pagamento sairia no final de abril, o que acabou não acontecendo, apesar de todos os relatórios e visitas terem sido feitas. Em contato feito hoje (24) com a Superintendência de Agricultura Familiar – SUAF, foi nos informado que o Estado ainda não repassou as verbas. Então, diante desses esclarecimentos, o município de Brumado espera que os impasses sejam resolvidos e o pagamento seja reestabelecido o mais rápido possível, pois, como já foi afirmado, todas as etapas já foram cumpridas pela administração municipal. 

Danilo Viana
Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente