Justiça suspende propaganda do governo que explica ajuste fiscal

  • 25 Jun 2015
  • 08:51h

Foto: Reprodução / Youtube

O juiz federal Renato Coelho Borelli, da 20ª Vara do Distrito Federal, determinou nesta quarta-feira (24) que o governo federal suspenda a veiculação da campanha publicitária criada para esclarecer a população sobre as medidas do ajuste fiscal. De acordo com a decisão, a União terá 72 horas para suspender a veiculação das peças que tratam das mudanças no pagamento de pensões, seguro-desemprego e sobre o sistema energético, no rádio, na internet e na televisão. Caso contrário, pagará multa de R$ 50 mil. O juiz atendeu a um pedido do PSDB e entendeu que o conteúdo não condiz com a realidade. "Resta claro que a publicidade feita pelo governo federal ofende diretamente os princípios basilares da boa administração pública, trazendo inconsistências entre sua divulgação e o efetivamente ocorrido, motivo pelo qual o pleito liminar deve ser deferido", decidiu Borelli. Em defesa protocolada no processo, a Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa o governo na Justiça, argumentou que o partido não tinha legitimidade para propor a ação e defendeu a rejeição da liminar. Segundo a Agência Brasil, a assessoria da Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que o governo só vai se pronunciar sobre a decisão depois que for notificado.

Famosos prestam homenagens a Cristiano Araújo durante velório

  • 25 Jun 2015
  • 08:22h

(Foto: Reprodução)

Diversos cantores sertanejos e famosos compareceram ao velório de Cristiano Araújo nesta quarta-feira (24), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. Ele e a namorada morreram em um acidente de carro no BR-153. Em depoimentos, os amigos fizeram questão de ressaltar o carinho que tinham pela vítima.  Entre os artistas que estiveram na cerimônia estavam Leonardo; Mateus, da dupla Jorge e Mateus; Bruno, parceiro de Marrone; Guilherme, da parceria Guilherme e Santiago; a dupla Ricardo e Thiago; os cantores Munhoz, Mariano e Eduardo Melo, e o ex-BBB Yuri Fernandes. “O Cristiano é um cara muito querido, participou do meu DVD. É lastimável. A gente hoje acordou muito triste com essa notícia. Coração está dilacerado. A tristeza é muito grande”, relatou o cantor Eduardo Melo.  Já Thiago, que faz dupla com Camila, elogiou o trabalho duro do sertanejo. “Ele deixou um legado de muita perseverança, um cara que começou muito cedo e lutou muito. Foi o primeiro que me abriu as portas. Hoje, a gente está muito triste, acordamos muito mal. Não dá para acreditar”, afirmou. Abalado, Mariano, da dupla com Munhoz, disse que passou a pensar mais na vida com a morte do amigo. “O Cris, em vida, ensinou muita coisa. Agora, então, ele conseguiu parar uma nação para rever valores que, às vezes, esquecemos guardados na gaveta. É um cara que passou muitas mensagens nas suas músicas, sua energia e positividade”.

velório de Cristiano Araújo e da namorada mobilizou centenas de fãs. A entrada do público só foi autorizada após duas horas do início da cerimônia. Os fãs começaram a formar filas em frente ao Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 17h, uma hora antes do início do velório. Emocionados, eles cantaram músicas do sertanejo para demonstrar o carinho e admiração ao músico. A primeira fã da fila, a professora Gilma Maria Reis disse que estava aguardando há duas horas para se despedir do cantor. "Meu marido também era fã dele e ficou doente em casa quando soube da morte. Ficaria esperando aqui o tempo que fosse preciso para me despedir dele", disse.  O corpo do cantor Cristiano Araújo será levado em um cortejo feito em carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério Jardim das Palmeiras, onde deve ser enterrado junto com a namorada, por volta das 11h. A previsão é de que o cortejo comece às 10h30 e percorra cerca de 15 km até o cemitério, passando por várias ruas da capital.

CONTINUE LENDO

Dica da Semana do Rei do Som

  • 25 Jun 2015
  • 08:07h

As caixas acústicas multiuso amplificam, mixam e reproduzem sinais de áudio e voz. Permitem a ligação de microfones e aparelhos de reprodução de áudio, como CDs, DVDs, Videokês etc. São excelentes para o uso em casa, lojas e bares. Visite agora mesmo a loja REI do SOM e adquira a sua caixa amplificada pelo menor preço da Bahia. 

  • 25 Jun 2015
  • 07:00h

Apoio ao uso medicinal de maconha cresce na América Latina, diz estudo

  • 24 Jun 2015
  • 15:02h

(Foto: Ilustração)

O apoio ao uso terapêutico da maconha cresceu na América Latina, enquanto o respaldo a medidas de descriminalização e legalização de drogas aumentou no México, Colômbia e Chile, de acordo com o estudo de uma ONG divulgado nesta terça-feira (23). A ONG Observatório Latino-Americano de Políticas de Drogas e Análise (Opodp) disse que o apoio ao uso da maconha medicinal subiu de 5,74 pontos para 6,52 pontos (numa escala de 10) nos últimos anos.  Peru e Bolívia são os países onde a desaprovação é maior, com um total de 3,84 e 3,94 pontos, respectivamente, enquanto o Chile tem a maior aprovação (7,94). De modo geral, o estudo assinala que atualmente em todos os países a aprovação do uso terapêutico da maconha é maior do que a que a pesquisa havia apontado há um ano. "A América Latina tem mostrado uma abertura significativa para a necessidade de reformar as políticas atuais. Os habitantes da região se mostram críticos às abordagens adotadas, às campanhas de prevenção e políticas implementadas em seus países", disse Eduardo Vergara, fundador da Opodp. Já para o uso recreativo da maconha, a média fica em 3,97 pontos, mais para o polo da desaprovação, de acordo com o Opodp. Sua rejeição é maior na Bolívia (2,46), El Salvador (2,59) e México (2,70). Por outro lado, no Uruguai a média de aprovação chega a 5,19 e no Chile, 5,05 – esses são os países com maior apoio ao uso recreativo.

 

Consumir chocolate pode reduzir risco de doenças cardiovasculares

  • 24 Jun 2015
  • 14:09h

(Foto: Ilustração)

Cientistas britânicos pesquisaram a relação entre o consumo de chocolate e as doenças do coração. 25 mil pessoas foram analisadas durante dez anos e o resultado do estudo foi uma boa notícia para os consumidores: o grupo que declarou consumir mais o alimento apresentou menos doenças cardiovasculares. Segundo especialistas, é preciso prestar atenção na quantidade e tipo de chocolate consumido. Os cientistas colocaram em relação as quantidades de chocolate que os participantes declaravam consumir e os dados sobre sua saúde cardiovascular: taxa de colesterol, ocorrência de acidentes cardíacos, e de acidente vascular cerebral (AVC). A partir desta observação, foi constatado que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares. A partir desta observação, foi constatado que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares. Mas o autores reconhecem também que aqueles que comem mais chocolate são também mais jovens, menos gordos, dispõem de melhor saúde e praticam mais esportes. Que tal um pedacinho de chocolate todos os dias? Deguste com moderação, e tenha uma vida saudável! 
 

Morre o cantor sertanejo Cristiano Araújo

  • 24 Jun 2015
  • 10:19h

Foto: Brumado Urgente

O cantor Cristiano Araújo morreu na manhã desta quarta-feira (24) após sofrer um grave acidente de carro na BR-153, no quilômetro 613, entre os municípios de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista. Cristiano chegou a ser levado em estado grave para o Hospital Municipal da cidade de Morrinhos, foi transferido de helicóptero para o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo), mas já chegou sem vida. O sertanejo voltava de um show em Itumbiara, quando o veículo em que ele, a namorada, Allana Moraes, o segurança Ronaldo Ribeiro, que dirigia o carro, uma Land Rover, e o empresário Victor Leonardo, saiu da pista e capotou. Allana, de 19 anos, morreu no local. As outras duas pessoas sofreram ferimentos leves e passam bem.Confira trecho de uma pequena vinheta gravada especialmente para os internautas do Barra Urgente e do Brumado Urgente.

Eucalipto Tratado Nelore Valente

  • 24 Jun 2015
  • 09:48h

Os problemas de saúde causados pelo uso de smartphone e como evitá-los

  • 24 Jun 2015
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia - mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano. Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone. Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de "text neck" - "pescoço de texto" em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular. Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju, a "pescoço de texto" também pode levar a dores no braço e no ombro. "O que estamos vendo são cefaleias cervicogênicas", afirmou. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para frente da tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço. Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital. 

É uma condição neurológica em que os nervos occipitais - que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo - ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca. "Cerca de 30% dos nossos pacientes que vemos têm nevralgia occipital", disse a osteopata Lola Phillips. "Você tende a ter esse problema quando usa muito tablets, laptops ou smartphones. Você começa a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás dele." A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse "queimando", e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo. Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.

CONTINUE LENDO

  • 24 Jun 2015
  • 07:00h

Para dilmistas, Lula quer se descolar da presidente

  • 23 Jun 2015
  • 17:09h

(Foto: Reprodução)

Uma ala do governo Dilma Rousseff e também peemedebistas avaliam que o ex-presidente Lula, com suas últimas críticas direcionadas à petista, ensaia um descolamento de sua criatura para tentar sobreviver politicamente até 2018, data da próxima eleição presidencial. Segundo assessores mais próximos à presidente, Lula já vinha insistindo na tecla de que Dilma não ouve seus conselhos e intensificou este discurso em reunião com religiosos na semana passada, quando elevou o tom das críticas à petista. Ou seja, na avaliação de interlocutores dilmistas, Lula estaria passando a mensagem de que a responsabilidade pela atual crise política e econômica, que derrubou a popularidade da petista, é somente da presidente Dilma. 

Esta ala do governo diz, porém, que se esta é realmente a estratégia de Lula, corre risco de naufragar. Um assessor lembra que o PT está numa situação pior do que o governo, que estariam unidos num processo de "corrosão". Depois de dar razão aos tucanos nas críticas de que Dilma mentiu na campanha ao afirmar que não mexeria em direitos trabalhistas e não faria ajuste fiscal, Lula voltou à carga nesta segunda (22), criticando aliados petistas. Segundo o ex-presidente, seus correligionários "só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito". Dilma ficou muito contrariada com as "observações ácidas" de Lula, que só alimentam, na avaliação de governistas, o cenário atual de crise política no país. Dentro do Palácio do Planalto, porém, a ordem é não rebater publicamente o ex-presidente e, de preferência, inclusive nos bastidores. Dentro do governo, assessores reclamam ainda que a presidente tem buscado criar uma agenda positiva. Nesta segunda, por sinal, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) almoçou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para discutir medidas de "animação" da economia.

CONTINUE LENDO

PMDB é o próximo partido a montar sua convenção partidária na Bahia

  • 23 Jun 2015
  • 12:01h

(Foto: Reprodução)

Diversos diretórios baianos de variados partidos já estão se mobilizando para a realização das convenções partidárias, exigidas pela legislação eleitoral para que sejam definidos os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, bem como a formação de coligações. É nestas convenções que as legendas também já começam a estipular os valores máximos de gastos por cargo e outros assuntos relacionados ao pleito que deve acontecer nos municípios em 2016. Na Bahia, o PMDB, por exemplo, já está em processo avançado na realização de encontros regionais e a convenção estadual está prevista para o dia 19 de julho. “Estamos recebendo adesões e queremos lançar o maior número possível de candidaturas. Mas isso não quer dizer que deixaremos de considerar os aliados”, disse Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB baiano. No PCdoB, comandado pelo deputado federal Daniel Almeida na Bahia, já estão definidos nomes como o da parlamentar Alice Portugal em Salvador, o deputado Fabrício Falcão em Vitória da Conquista e da ex-deputada Kelly Magalhães em Barreiras.

“Vamos fazer nossa convenção no dia 1º de novembro. Tem todo um processo de convenções nos municípios a ser realizado nos meses de agosto e setembro e em novembro faremos a estadual”, informou Almeida à Tribuna. “A meta é lançar em torno de cem candidaturas na Bahia, e para isso estamos fazendo o esforço de construir pré-candidaturas. Tem muita gente se filiando ao partido e vamos buscar construir esse cenário até a convenção”, disse o dirigente. O PSD, do senador Otto Alencar, ainda não tem uma data prevista para a realização do encontro estadual e a previsão é que aconteça somente em 2016. Segundo o ex-vice-governador da Bahia, o partido ainda está promovendo a escolha de diretórios municipais. “Estamos realizando convenções em várias cidades para a definição de diretórios. A de Salvador deve ser lá para agosto”, disse Alencar, que contou a expectativa de pretender fazer cerca de 100 prefeitos na próxima eleição, ante os 72 eleitos em 2012. “Em Salvador, estamos tentando convencer o deputado Alan Sanches a sair candidato”, frisou o senador, apesar da possível saída do parlamentar do partido seguido do filho vereador, Duda Sanches. Everaldo Anunciação, presidente do PT no estado, acredita que até o final de setembro tenha um cenário mais concreto para definir as estratégias para o pleito de 2016. “Realizaremos convenções até final de julho e em seguida faremos a reunião do diretório estadual com dirigentes municipais para discutir estratégias, táticas e a política de alianças para que no final de setembro a gente tenha um desenho do cenário”, disse o dirigente partidário. Anunciação aposta na retomada da participação popular e dá detalhes das metas. “O eixo nosso é de que a tática que usamos garantiu a vitória de Lula, Wagner, Rui Costa, com participação popular, e queremos que isso seja fortalecido. A gente tem uma maioria nas 35 maiores cidades, mas não podemos deixar de respeitar as lideranças de cada local. Onde a oposição tiver candidatura forte, vamos trabalhar pela união dos aliados”, disse o petista, que negou a imposição de nomes pela direção do partido. “O PT não impõe nada, a orientação nacional e estadual é pela tática de aliança. A direção estadual não tem interesse nenhum em sufocar as municipais”, reforçou. Um caso particular ocorre no PTB, que vivia a expectativa de fusão com o Democratas e, por isso, ficou teoricamente impedido de começar a se mobilizar nos municípios para traçar metas para as eleições municipais. “O PTB começará as convenções no início do segundo semestre. O que demorou foi a espera da posição do partido no processo de fusão. Agora que a coisa não tem mais possibilidade, vamos esperar passar os festejos juninos para começar a definir essas questões no início de julho”, afirmou Jonival Lucas, presidente estadual do partido petebista. No PPS, que também ensaiou uma fusão com o PSB que acabou não se concretizando, o cenário é semelhante ao do PTB. “Até agora não temos nada. No ano que vem é que iremos conversar sobre isso. Convenções municipais sobre eleições somente no ano que vem”, frisou o presidente da sigla, o vereador Joceval Rodrigues. Fonte: Tribuna da Bahia

CONTINUE LENDO

Ônibus da banda Novo Amor se envolve em acidente no Entroncamento de Laje na BR 101.

  • 23 Jun 2015
  • 11:28h

Na madrugada desta terça-feira, (23/06), foi registrado um acidente no Entroncamento de Laje envolvendo o ônibus da Banda Novo Amor. Segundo Informações, o veículo faltou freio e o condutor do mesmo perdeu o controle da direção caindo da ponte no Rio do Braço. Haja vista que no veículo estava a banda NOVO AMOR (Binho Marques), que tem show marcado e deve se apresentar ainda hoje na cidade de Presidente Tancredo Neves/BA. Quinze pessoas foram socorridas para hospitais da região, algumas com apenas escoriações pelo corpo. Dentre eles, dez integrantes já estão hospedados em uma pousada na cidade de Presidente Tancredo Neves, inclusive Binho Marques.  Os demais integrantes da banda continuam internados no HRSAJ (Hospital Regional Santo Antônio de Jesus).

Justiça suspende a produção de camarões na Bahia por doença

  • Tribuna da Bahia
  • 23 Jun 2015
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

A produção de camarões em cativeiro na Bahia está suspensa, assim como a aprovação de novos projetos do setor, devido a uma liminar da Justiça Federal, situação que tem gerado desemprego. A liminar veio por causa de uma doença que afetou o plantel, mas que já foi sanada. A informação é do presidente da Bahiapesca, Dermival Oliveira Júnior, que ao mesmo tempo anuncia que os carcinocultores baianos têm uma reunião prevista com o governador Rui Costa, a fim de solicitar seu apoio para que a liminar seja suspensa. De acordo com Dermival Júnior, o encontro com o governador “deverá acontecer o mais brevemente possível (inclusive estava agendado para hoje – ontem – mas teve que ser adiado), pois os produtores já mantiveram contato com o Ministério da Pesca, de quem receberam apoio, e agora precisam que o governo do Estado também apóie essa luta”.

 

Enquanto isso, a Bahiapesca vem avançando em projetos de piscicultura, nos quais também enfrenta dificuldades quando a produção utiliza rios federais, como é o caso do São Francisco, devido à demora na concessão das licenças ambientais pelo Ibama. “Quando trabalhamos com rios sob jurisdição estadual, é mais fácil, pois já temos um bom e rápido canal de diálogo com o Ibama”, afirma o presidente da Bahiapesca. Dermival Júnior informa que a Bahia já foi o primeiro produtor de tilápias do Brasil e da América Latina, mas hoje ocupa o segundo posto. Todavia, ele garante que “há como recuperar aquela posição principal, e estamos trabalhando bastante para isso.” Entre os projetos em execução para que o estado retome sua posição de liderança, estão a implantação da Unidade de Beneficiamento de Pescados, em Barreiras, para incrementar a produção na região Oeste, e a utilização de rios locais através das barragens de Pedra do Cavalo, Boa Vista do Tupim e de Jequié. “Esses locais – explica o presidente da Bahiapesca – têm cenários altamente favoráveis à implantação de projetos de piscicultura, inclusive atendendo ao recorte territorial, conforme é desejo do governador Rui Costa.”

CONTINUE LENDO

Conquista: Policiais do Pelotão de Motos da 77 CIPM prendem homem com espingarda

  • 23 Jun 2015
  • 10:35h

Foto: Polícia Militar

Uma guarnição do Pelotão de Motos da 77 CIPM realizava patrulhamento de rotina no bairro Morada dos Pássaros quando avistou um homem dentro de um matagal. Os policiais entraram no matagal e encontraram Manoel Ferreira, 39 anos, de posse de uma espingarda. Aos policiais, Manoel informou que iria aproveitar os fogos para testar a arma. Manoel esta sendo apresentado no DISEP por posse ilegal de arma de fogo. Fonte: 77ª Companhia Independente de Polícia Militar de Vitória da Conquista/ BA