Homens são flagrados pela PRF com caça ilegal de animais silvestres

  • Informações da PRF
  • 30 Mai 2019
  • 15:56h

(Foto: Divulgação PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de quarta-feira (29), quatro animais silvestres abatidos. A ação foi registrada no KM 117 da BR 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim. Segundo informações da PRF, os policiais abordaram um Ford/Cargo, ocupado por três homens. Ainda de acordo com o órgão, o trio demonstrou nervosismo – o que levantou suspeita de alguma irregularidade. Na averiguação, os agentes encontraram, no interior do veículo, quatro tatus mortos, típicos de caça irregular, além de diversas unidades de agrotóxicos. Os homens não possuíam licença ambiental para a atividade. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência contra os homens pelos delitos previstos no art. 29 e 56 da Lei 9.605/1998, que tipifica os crimes ambientais. A PRF informou que a caça ilegal, proibida no país desde os anos 60, reduz a população de várias espécies de animais e eleva o risco de desequilíbrio ambiental.

Vitória da Conquista: Manifestantes vão à rua protestar contra cortes na educação

  • 30 Mai 2019
  • 14:23h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma passeata na manhã desta quinta-feira (30) em Vitória da Conquista, no sudoeste, marcou os protestos contra cortes na educação e contra a reforma da previdência. O ato na cidade integra o dia de manifestações em todo país contra cortes na educação.

Segundo o Blog do Anderson, munidos de faixas e cartazes, os manifestantes criticaram o presidente Jair Bolsonaro, o governador Rui Costa, o prefeito Herzem Gusmão e o secretário de educação do município, Esmeraldino Correia Santos. Bolsonaro foi criticado sobre pautas nacionais, como a reforma da previdência, Costa pela greve das universidades estaduais e Gusmão pela desativação de escolas da zona rural do município.

Em Conquista, o protesto começou na Praça Joaquim Correia e seguiu em caminhada até a Rua Monsenhor Olímpio, ao lado da Praça Nove de Novembro.

Obras de revitalização do TG de Brumado estão em ritmo acelerado

  • Brumado Urgente
  • 30 Mai 2019
  • 12:47h

As obras estão em ritmo intenso (Foto: Ascom | PMB)

Tido como um dos Tiros de Guerra mais bem estruturados de toda a Bahia, o TG de Brumado 06-0024 vem passando por várias ações de reestruturação, as quais dotaram a unidade de um conceito mais avançado na área do conforto, modernidade e funcionalidade. Em mais uma ação promovida pela Administração Municipal, a unidade local está passando por um grande reforma, ampliação e melhoria estrutural. As obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas em breve. O prefeito Eduardo Vasconcelos esteve, na manhã dessa quinta-feira (30) visitando as obras e ficou muito satisfeito com o que presenciou. Ele explicou detalhes da nova estrutura e ressaltou a importância da revitalização do local, que irá proporcionar aos atiradores uma estrutura ainda melhor, formando assim bons cidadãos com valores éticos e morais. Confira vídeo abaixo:

Sindicalistas anunciam Greve Geral contra bloqueios na Educação no dia 14 de junho

  • Redação
  • 30 Mai 2019
  • 10:52h

(Foto: Paulo Pinto)

No ato contra os cortes nas universidades e instituições públicas na manhã desta quinta-feira (30), no Campo Grande, sindicalistas anunciaram que no dia 14 de junho haverá uma Greve Geral no país. “Nós vamos dar um grito retumbante contra o governo Bolsonaro”, disse o presidente do Sindicatos dos Bancários, Augusto Vasconcelos. Presidente da APLB, Rui Oliveira endossou: “Nós vamos parar este país em defesa da Educação”, salientou. Se a greve se confirmar, a data vai marcar o terceiro dia de protestos contra o contingenciamento de verbas para a Educação em todo o Brasil. Manifestantes já lotaram as ruas das maiores cidades do país no último dia 15 e prometem repetir o feito ao longo do dia de hoje. 

Desviando o foco?: Bolsonaro afirma que recebe ameças constantes e que vive em prisão domiciliar sem tornozeleira eletrônica

  • Redação
  • 30 Mai 2019
  • 09:51h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (29) que sofre ameaças e que muita gente não tem interesse em que ele permaneça chefiando o Palácio do Planalto. As declarações foram feitas durante participação surpresa, definida de última hora e não prevista na agenda oficial, em cerimônia na Embratur, autarquia federal de estímulo ao turismo. Em entrevista à imprensa, ele reconheceu dificuldades no exercício do mandato, entre elas a aprovação da reforma previdenciária, e ressaltou que os problemas enfrentados pelo país não são fáceis. “Uma dívida interna monstruosa e uma reforma previdenciária que alguns teimam em jogar contra, mas necessária para o bem de todos. São esses problemas que acontecem e não é fácil. Ameaças existem. Muita gente não tem interesse de eu estar sentado naquela cadeira”, disse Bolsonaro não quis detalhar que ameaças tem sofrido e não nomeou quem não tem interesse em sua continuidade no posto. De acordo com a Folha de S. Paulo, o presidente disse ainda que, aos finais de semana, está “em prisão domiciliar sem tornozeleira eletrônica” no Palácio do Alvorada, residência oficial.

Definida a grade musical da programação dos festejos de 142 anos de Brumado

  • Ascom | CMB
  • 30 Mai 2019
  • 09:32h

Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado vem divulga na manhã desta quinta-feira (30) toda a grade musical da programação dos festejos dos 142 anos de aniversário de emancipação política e administrativa da cidade. Serão 3 dias de festa se iniciando no dia 08 com Ronni Barbosa, Fann Estourado e Serginho Cardoso. No dia 09 se apresentarão Robertinha, Sérgio e Rodrigo e Chris Pimenta. Na segunda-feira, dia 10 o palco ficará por conta dos Magnatas, Thales Aires e Lauana Prado.

Operação da PF combate desvio de recurso público no sudoeste da Bahia

  • Informações da PF
  • 30 Mai 2019
  • 09:15h

(Foto: Divulgação PF)

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) a nova fase da  “Operação Pedra Afiada”, que tem o propósito de combater crimes de desvios de recursos públicos e fraude à licitação nas cidades de Itambé e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a PF, vinte e cinco policiais federais e quatro auditores da Controladoria Geral da União cumprem onze mandados de busca e apreensão, dez mandados de prisão e doze mandados de intimação. A operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 sobre as atividades de uma empresa da região que, em conluio com o Poder Público municipal, venceu obras de calçamento da cidade, desviando esses recursos públicos obtidos, sem concluir as obras contratadas ou executando-as parcialmente. Ao longo das investigações, foi apurado que essa empresa servia apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma na licitação. Entre os anos de 2014 e 2015, a organização criminosa obteve contratos públicos, dos quais R$1.270.411,42 teriam sido desviados ou utilizados de forma indevida. De acordo com a PF, o nome da operação, Pedra Afiada é uma dupla referência ao material utilizado para as obras – paralelepípedo – e representa também o significado de Itambé na língua Tupi.

Senado proíbe indicações de políticos e parentes em agências reguladoras

  • FolhaPress
  • 30 Mai 2019
  • 08:48h

(Foto: Divulgação)

O Senado aprovou nesta quarta-feira (29) projeto sobre a Lei Geral das Agências Reguladoras. A proposta proíbe indicações políticas nas agências reguladoras e cria mecanismos para evitar a influência de empresas privadas nas agências que as regulam. O texto segue para sanção presidencial. As informações são da Agência Brasil. O projeto tramitava no Congresso há oito anos. A matéria passou pelo Senado, foi para a Câmara e, ao voltar ao Senado, sofreu alterações. Coube aos senadores garantir a proibição de indicações políticas nas agências. Os indicados para ocupar cargos precisarão ter ficha limpa, não poderão ter cargos eletivos - ser deputado ou senador, por exemplo - nem ser parente de políticos.Além disso, funcionários de empresas privadas não poderão sair dela e assumir um cargo na agência que a regula. Será preciso uma quarentena de, no mínimo, 36 meses. "Esse projeto acaba com as indicações políticas nas agências reguladoras. Critérios mais rígidos para o processo de indicação. E o marco regulatório vai ser entregue à sociedade para que possa ter os seus direitos coletivos e individuais preservados", disse a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Além disso, a nova lei dá às agências autonomia financeira. Por outro lado, cria mecanismos de transparência da gestão desses recursos. "Vamos dar autonomia financeira e administrativa às agências, para que não fiquem mendigando junto aos ministérios", disse a parlamentar, que foi uma das relatoras da matéria no Senado. Ela destacou também o aprimoramento do processo decisório. "Transparência, eficiência e agilidade. Vai ter que ter relatório anual, plano estratégico de quatro anos", acrescentou a senadora. Além disso, todas terão que ter Ouvidoria. As agências reguladoras existem para fiscalizar e regular as atividades de um determinado setor. São exemplo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os senadores também destacaram a importância da lei para melhorar os serviços para a população, tornando o papel das agências mais efetivo. "Estamos cansados de reclamar diariamente da má qualidade dos serviços públicos no Brasil, quer serviços de transporte, quer serviços de energia elétrica, de combustíveis. E essa reclamação se transforma nessa nova lei", disse Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Audiência no STF trata de temática dos Precatórios do Fundef

  • Joana D'Arck Cunha
  • 30 Mai 2019
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (29), uma comissão de deputados federais e o Assessor Jurídico da CNTE foram recebidos em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Alexandre de Morais, relator da ADPF-528 que trata do tema dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação, o FUNDEF. Os precatórios do FUNDEF são originários de diferenças de repasses que a União deveria ter feito entre 1998 e 2006, quando o fundo foi substituído pelo atual FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O valor é estimado em R$ 90 bilhões e vem sendo pago conforme decisões judiciais. O fundo serve para que a União destine recursos complementares para a educação básica aos estados e municípios e pela lei, 60% dos recursos desse fundo devem ser destinados para o pagamento de professores. Os parlamentares defenderam, na audiência, que os recursos que não foram repassados no tempo correto para as prefeituras e estados sejam destinados para o que está na lei, ou seja, que 60% desses recursos sejam vinculados para professoras e professores. O deputado Waldenor Pereira, coordenador do Núcleo de Educação do PT, no Congresso Nacional, e vice-presidente da Subcomissão sobre o Financiamento da Educação, colegiado que faz parte da Comissão de Educação da Câmara, defende o pagamento dos precatórios aos professores, conforme estabelece a Constituição Federal. A audiência foi solicitada, em tempo, porque o Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 12 de junho o julgamento de algumas ações relativas à destinação dos recursos dos precatórios do antigo FUNDEF. "Saímos da reunião esperançosos de que o ministro Alexandre de Morais tenha se sensibilizado com os argumentos apresentados em defesa da subvinculação", pontuou, Waldenor. Participaram da reunião os parlamentares, Waldenor Pereira(PT/BA),JHC(PSB/Al),Tábata Amaral(PDT/SP),Israel Batista(PV/DF) e o Assessor Jurídico da CNTE- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Eduardo Ferreira.

Roger Machado exalta atuação do Bahia e diz que sonho de título continua aceso

  • por Leandro Aragão
  • 30 Mai 2019
  • 07:03h

(Foto: Correio 24h)

O técnico Roger Machado exaltou a atuação do Bahia que bateu o São Paulo novamente por 1 a 0, desta vez na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Esquadrão de Aço carimbou a classificação no torneio nacional. O treinador ainda declarou que o sonho de título continua aceso. "A gente percebeu com essa classificação que o nosso sonho de conquista continua aceso. A vitória e a classificação como ocorreu com dois resultados de vitória diante do São Paulo, um muito grande do futebol brasileiro e que está num trabalho de reconstrução com o Cuca, a gente sabe que isso tem um valor. Mas a gente tem que manter os pés no chão, manter a humildade. Agora é um momento que inconscientemente pelos afagos e pelos elogios a gente não pode abdicar de fazer o que nos trouxe até aqui nesse momento. Quando se entende cada uma peça do processo responsável pelo sucesso do todo, aí começa a andar para trás. A gente tem que entender por que que a gente ganha, quando a gente perde a gente busca reflexão também. Mas não tenha dúvida que essa vitória, da forma como ela ocorreu, nos deixa muito orgulhoso e confiante para o que vem a seguir"

O Bahia vai conhecer o seu próximo adversário apenas no sorteio das quartas de final da Copa do Brasil. Ainda na coletiva, Roger também elogiou o comportamento tático do time do Bahia. Ele destacou a dificuldade para os adversários em furar a defesa do Esquadrão.  "Acho que nós tivemos um comportamento tático robusto, consistente. A forma como a gente estruturou o time, nas últimas rodadas tem sido muito difícil fazer gol na gente, entrar na nossa defesa e está nos dando a oportunidade de, em velocidade, conseguir surpreender o adversário. Ora marcando mais alto como foi no jogo passado contra o Fluminense jogando dentro de casa, ora sabendo jogar com a vantagem a favor depois de ter conquistado um triunfo importante em São Paulo pela Copa do Brasil, sabendo jogar um pouco mais retraído, mas sem abdicar de atacar. O São Paulo valorizou muito a nossa classificação. Porque foi um time, pela sua qualidade técnica, os atletas tiveram que se manter concentrados os 90 minutos de cada jogo para conseguir neutralizar as principais ações do São Paulo. Mas hoje, a palavra que posso usar que mais define o sentimento que tivemos dessa classificação é de orgulho. Foi o que falei para os atletas e tenho certeza que a nossa torcida sabe que esse time tem representado bem o sentimento a paixão do nosso torcedor dentro de campo. Foi uma classificação importante de uma equipe unida, humilde, com uma estratégia boa, cumprida, que conseguiu essa bela classificação para a próxima fase", disse. Agora, as atenções do Tricolor voltam-se para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado (1°), às 19h, o time baiano recebe o Grêmio, em Pituaçu, pela sétima rodada do certame. O Bahia aparece na oitava colocação na tabela de classificação com 10 pontos.

CONTINUE LENDO

AABB de Conquista é coloca à venda; R$23 milhões é o valor mínimo

  • Brumado Urgente
  • 30 Mai 2019
  • 06:49h

(Foto: Divulgação)

Segundo informações veiculadas pelo Blog do Rodrigo Ferraz a direção da Associação Atlética Banco do Brasil, AABB de Vitória da Conquista, divulgou nesta quarta-feira (29) o edital de venda da sede do clube, localizado na Avenida Olívia Flores. Segundo o presidente da AABB, Renan Olímpio, o valor mínimo é de pouco mais de R$23 milhões. Não se sabe se a venda é reflexo das novas medidas do governo, ou se é resultado da crise econômica, mas, o que é certo é que a estrutura da entidade é moderna e que o investimento, apesar do alto valor, é bem atrativo, já que a cidada de Vitória da Conquista está em franco crescimento econômico, sendo considerada a capital da região sudoeste da Bahia. 

Paramirim: Polícia Civil prende homem que tentou matar companheira

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 30 Mai 2019
  • 06:39h

Uma Equipe da Polícia Civil da Delegacia de Paramirim (20ª COORPIN) prendeu na manhã do dia 28/05/2019, no Bairro Mãe Isabel, o nacional Pedro Paulo Xavier dos Santos, de 32 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. No dia 02/03/2019, por volta das 11:30 horas, PEDRO PAULO tentou matar sua companheira desferindo múltiplos golpes de faca, resultando várias lesões por todo o corpo da vítima. As agressões só cessaram com a chegada da mãe da vítima e de outras pessoas que conseguiram tomar-lhe a faca, ocasião em que Pedro conseguiu fugir, tomando rumo ignorado. Pedro permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Paramirim até ulterior deliberação.

Alerta: 'Descaso da Sesab pode provocar desassistência médica na Bahia’ afirma Sindimed:

  • Redação
  • 30 Mai 2019
  • 06:32h

Foto: Divulgação/Sindimed

Por meio de nota pública divulgada nesta quarta-feira (29), o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-Ba) afirmou que 221 médicos, lotados em unidades hospitalares ligadas à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), terão que deixar seus postos de trabalho, “sem que se tenha notícia de que outros tenham sido contratados por qualquer meio”. A entidade vê a medida como “grande risco de desassistência na área de saúde”. “Há dez anos, o Governo Estadual não faz concurso público para médico, preferindo apostar na privatização dos serviços. E foi por adotar essa linha de ação que, há tempos, o Governo preferiu contratar serviços adicionais, que foram prestados por médicos estatutários através de pessoas jurídicas, do que ampliar o quadro de servidores através do concurso público”, diz a presidente do Sindimed-BA, Ana Rita de Luna Freire Peixoto. Segundo ela, a entidade tem cobrado ao Estado medidas efetivas que impeçam o aumento da desassistência. “Na prática, a partir do dia 31 de maio, sexta-feira, teremos 221 posições de trabalho a menos nos hospitais, em razão do afastamento imposto aos médicos e gestores. Isso gerará uma grande lacuna no atendimento à saúde da população carente”, alerta.

Estudante é levado ao Hospital de Base após ser esfaqueado dentro de escola em Itambé

  • Informações do Itambé Agora
  • 29 Mai 2019
  • 19:59h

(Foto: Reprodução)

Um estudante de 17 anos, morador no Bairro Sidney Almeida foi esfaqueado por um colega, morador no Durvalina Andrade, de 16, dentro do Colégio Estadual Polivalente de Itambé, na noite desta terça-feira (28). O fato ocorreu no início do turno noturno, durante uma discussão que terminou em briga entre os dois. Segundo informações da direção da escola, o adolescente agressor, aluno do matutino entrou na escola junto com outros de outra turma, que foram ao colégio para uma reunião de trabalho. A vítima foi socorrida às pressas à Santa Casa e, após passar por atendimento médico. Em seguida, o estudante foi transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista para melhor avaliação. Não há informações sobre seu estado de saúde. De acordo a direção da escola a Polícia Militar foi acionada e deteve o agressor, que permaneceu na escola após o ocorrido. O aluno agressor foi apresentado na Delegacia Territorial de Itapetinga, devidamente acompanhado do Conselho Tutelar e do pai do menor, para medidas cabíveis. Após registro de um Termo Circunstanciado, o agressor, que também é menor foi liberado. 

Se a Moda Pega: mulher fica com cabeça entalada ao tentar espionar casa da vizinha

  • Redação
  • 29 Mai 2019
  • 17:58h

(Foto: Divulgação)

Uma mulher ficou com a cabeça presa, por cinco horas, em um portão após tentar espiar a casa da vizinha. O fato aconteceu na cidade de La Virginia, na Colômbia, mas para muitos seria muito fácil de acontecer em muitas cidades brasileiras, inclusive algumas da região, onde a "fome" para querer saber da vida alheia tem um "apetite desenfreado".  A mulher só conseguiu se soltar após a chegada do Corpo de Bombeiros. Segundo a Radio La Roca FM 103.9 no Facebook, a mulher introduziu a sua cabeça para observar se a sua vizinha se encontrava ao interior de sua casa. O nome da colombiana não foi divulgado.